Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • Quando o tipo de promoção é Redução de preçoValor de desconto ou Percentual de desconto:
    • Tipo de acesso aos produtos: combo com as opções Código do produtoCódigo GTIN (EAN/DUN)Código barras interno e Descrição do produto;
    • Produto: campo de busca e exibição do produto selecionado. O produto não poderá estar em promoção normal do ERP, e nem ser inserido mais de uma vez na mesma promoção.
      • Ao clicar no botão de pesquisar do produto, será aberta a lista com todos os produtos, basta selecionar o produto desejado:

    • Embalagem: combo que lista as embalagens do produto, ativas para venda, no segmento selecionado. A embalagem padrão de venda é definida no cadastro de famílias, aba Segmentos.
    • Preço atual: será exibido o maior preço atual entre segmento e empresas selecionadas no passo Empresas. O preço atual é o preço praticado no momento, podendo ser de promoção ou não. Se o produto está em promoção normal do ERP, o preço atual é o preço promocional válido no momento, senão é o preço normal. Esse campo não é editável.
    • Preço promocional / Valor de desconto / Percentual de desconto: campo se altera dependendo do tipo de promoção, para informar o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto;
    • Incluir: botão para incluir o item selecionado na promoção;
    • Quantidade total alocada: campo que define a quantidade unitária total do produto, reservada para aplicação da promoção. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
    • Quantidade limite por cliente: campo que define a quantidade unitária limite do produto, em que a promoção será aplicada a um mesmo cliente. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
    • Alterar todos os produtos da família: define a ação de incluir automaticamente os demais produtos da mesma família de um produto incluído pelo usuário, caso exista;
    • Mais abaixo, grid com a lista dos produtos já incluídos na promoção, com as colunas:
      • Código: exibe o código sequencial do produto;
      • Produto: exibe a descrição completa do produto;
      • Emb: exibe a embalagem do produto, definida para a promoção;
      • Preço Atual: exibe o preço atual dos itens da promoção;
      • Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto: coluna se altera, dependendo do tipo de promoção, para exibir o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto dos itens;
      • Margem Atual: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço atual;
      • Margem Promocional: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço promocional, ou preço com desconto;
        • Para o cálculo de margem de lucro do preço, é considerado como base o custo atual do produto, ou seja, o custo visualizado na Consulta de Produtos, a composição do custo líquido depende da configuração de Método de Precificação, definido no cadastro da divisão. Será considerada a empresa que possui o maior custo dentre as empresas selecionadas no passo Empresas. 

        • O custo utilizado no cálculo da margem deve ser proporcional à quantidade da embalagem de preço.

      • Quantidade total alocada: exibe a quantidade total do produto reservada para a promoção;
      • Quantidade limite por cliente: exibe a quantidade limite do produto a ser aplicada para cada cliente;
      • Gerenciador de Colunas: coluna com o ícone próprio, e ao clicar sobre o ícone, exibe um menu com as colunas disponíveis para visualização, sendo que o padrão de seleção para exibição são as colunas Código (fixo), Produto (fixo), Emb (opcional), Preço Atual (opcional), Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto (fixo);
      • E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções Editar e Excluir.
  • Quando o tipo de promoção é Compre e ganhe:

...

O usuário define os filtros desejados e aciona o botão Aplicar filtros para retornar a tela principal da aplicação, exibindo as promoções conforme os filtros utilizados. Ou aciona o botão Cancelar para descartar os filtros.

Regras de Negócio

Para o cálculo de margem de lucro do preço, a ser exibida na aplicação, deve ser considerado como base o custo atual do produto, ou seja, o custo visualizado na Consulta de Produtos. Será considerada a empresa que possui o maior custo dentre as empresas selecionadas no step Empresas.

Para o cálculo de margem de lucro do preço, sempre é considerado o custo líquido, e a composição do custo líquido depende da configuração de Método de Precificação, definido no cadastro da divisão.

Para as configurações por segmento de vendas, utilizados no cálculo de margem, será considerado o segmento selecionado no step Empresas.

O custo utilizado no cálculo da margem deve ser proporcional à quantidade da embalagem de preço.