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Com o parâmetro desmarcado: R$600,00 (Valor da outra matriz curricular)
- Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos
Associamos então o “PLANO – Plano de Cobrança por créditos” no contrato do aluno para o período letivo 2019/2.
Observe que a Matriz Aplicada associada ao contrato é a mesma dos exemplos acima.
- Utilizaremos o parâmetro “Dividir valor de créditos financeiros das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato” para que o sistema possa somar os créditos das disciplinas em que o aluno esta matriculado, multiplicar por seus respectivos valores e dividir entre as parcelas do contrato.
Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2
Temos o contrato com um plano de pagamento que terá um valor total de R$ 2.500 calculado, onde o mesmo deverá ser divido entre 6 parcelas, que foram cadastrados no plano de pagamento.
5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 x 5 (disciplinas) = RS2.500 / 6 (parcelas)= R$ 416,67
- Vamos gerar então a primeira parcela para esse plano de pagamento, onde ele deverá gerar um valor de R$ 416,67, conforme demonstrado acima.
Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos / Anexos / Parcelas / Processo / Gerar Lançamento.
Temos a parcela gerada com o valor de 416,67.
Podemos verificar também no cadastro do contrato do aluno, na coluna “Valor Simulado” o valor de cada parcela, antes mesmos de gerar as parcelas.
Obs: O valor real destas parcelas seria R$416,6666...7, porém o sistema arredondou para R$416,67, dando um valor total de R$2500,02, uma diferença de R$0,02. No momento de gerar a última parcela desse contrato, o sistema irá comparar o valor “ simulado” com o valor “real” do contrato, e caso tenha diferença entre os valores, esse valor será aplicado na parcela. O valor gerado da ultima parcela será de R$416,65.
Informações | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Funcionamento dos parâmetros: Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno / Usar valor do créditos financeiros da matriz curricular do aluno / Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno em caso de equivalência múltipla - Mesma disciplinas em matriz diferente:
Se o sistema estiver com este parâmetro marcado, e se a disciplina matriculada for de outra matriz curricular e também estiver ofertada na matriz curricular do aluno deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno.
Se o sistema estiver com este parâmetro marcado, e se a disciplina matriculada for de outra matriz curricular e também estiver ofertada na matriz curricular do aluno deverão ser considerados o valor do créditos da disciplina matriz do aluno. Exemplo:
Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz 5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 = RS500 - Disciplinas cadastradas com equivalência:
Se o sistema estiver parametrizado marcado, e se a disciplina for ofertada em outra matriz curricular e equivaler alguma disciplina na matriz curricular do aluno, deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno.
Se o sistema estiver parametrizado marcado, e se a disciplina for ofertada em outra matriz curricular e equivaler alguma disciplina na matriz curricular do aluno, deverão ser considerados o valor do créditos da disciplina matriz do aluno. Exemplo:
Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz 5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 = RS500 - Disciplinas cadastradas com equivalência múltipla: Se o parâmetro "Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno em caso de equivalência múltipla", o comportamento do sistema deve ser o conforme descrito abaixo:
2. Matricula em duas disciplinas da matriz com equivalência para uma disciplinas fora da grade: o sistema sempre irá considerar a disciplina com maior número de crédito e a disciplina com maior valor do crédito da matriz do aluno.
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- Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos
Associamos então o “PLANO – Plano de Cobrança por créditos” no contrato do aluno para o período letivo 2019/2.
Observe que a Matriz Aplicada associada ao contrato é a mesma dos exemplos acima.
- Utilizaremos o parâmetro “Dividir valor de créditos financeiros das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato” para que o sistema possa somar os créditos das disciplinas em que o aluno esta matriculado, multiplicar por seus respectivos valores e dividir entre as parcelas do contrato.
Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2
Temos o contrato com um plano de pagamento que terá um valor total de R$ 2.500 calculado, onde o mesmo deverá ser divido entre 6 parcelas, que foram cadastrados no plano de pagamento.
5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 x 5 (disciplinas) = RS2.500 / 6 (parcelas)= R$ 416,67
- Vamos gerar então a primeira parcela para esse plano de pagamento, onde ele deverá gerar um valor de R$ 416,67, conforme demonstrado acima.
Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos / Anexos / Parcelas / Processo / Gerar Lançamento.
Temos a parcela gerada com o valor de 416,67.
Podemos verificar também no cadastro do contrato do aluno, na coluna “Valor Simulado” o valor de cada parcela, antes mesmos de gerar as parcelas.
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Informações Adicionais
- Aumento e Cancelamento de disciplinas
Na matricula do aluno é comum que alunos matriculem em disciplinas após o inicio do período letivo ou cancele a matricula de determinada disciplina, para explicar melhor o comportamento do sistema em relação ao calculo acesso o documento, Aumento e Cancelamento de disciplinas - Cobrança por crédito. - Parcela fixa em contrato com parcelas calculadas por crédito
Na rematrícula dos alunos, é muito comum que as instituições não saibam em quantas disciplinas o aluno irá se matricular, porém a instituição já deve cobrar do aluno um valor para “garantir” essa rematrícula. Para isso, elas criam uma parcela fixa no contrato, com um determinado valor, e mandam para todos os seus alunos efetuarem o pagamento.
Depois da matrícula e o valor total do contrato de acordo com os créditos forem conhecidos, é possível parametrizar para que esse valor seja abatido no valor total do contrato, e o novo valor seja dividido entre as parcelas restantes.
Exemplo: O contrato do aluno possui 6 parcelas. A 1º parcela será fixa em um valor de R$500,00. O aluno se matricula em 5 disciplinas, todas possuem 5 créditos de R$ 100,00.
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