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titleExemplo

Temos um aluno que foi matriculado nas 5 disciplinas do 1º período do exemplo anterior, onde a situação de cada uma das matrículas em disciplinas foi associada como “Matriculado”.

Após matriculado nas disciplinas do período letivo podemos acessar o número do crédito, conforme abaixo: 
Acesse: Currículo e Oferta / Alunos / Anexos / Matrícula no período letivo / Anexos / Matrícula em disciplinas


  • O número de créditos presentes na aba de dados adicionais da matrícula tem origem da matriz curricular da disciplina, o sistema sempre busca esse valor, salvo parametrizações em casos de equivalência.

Acesse: Currículo e Oferta / Alunos / Anexos / Matrícula no período letivo / Anexos / Matrícula em disciplinas / Aba "Dados adicionais"






Obs: Caso um aluno esteja cursando uma disciplina em outra Matriz Curricular que possua um número de créditos e valores diferentes, é possível parametrizar para que o sistema busque o valor que desejar (da matriz do aluno ou da matriz que o aluno está cursando a disciplina).

Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2

No exemplo deste aluno, que está cursando a disciplina “Introdução a Ciência do Direito", irá pagar pela disciplina 5 x R$100 = R$500 cursando a disciplina na sua matriz, caso o aluno estivesse cursando essa mesma disciplina em outra Matriz Curricular, que custasse 4 x R$150 = R$600, poderia ser utilizado o parâmetro “Usar valor do crédito financeiro da matriz curricular do aluno” para determinar qual o valor ele iria pagar.

Com o parâmetro marcado: R$500,00 (Valor da sua matriz curricular)

Com o parâmetro desmarcado: R$600,00 (Valor da outra matriz curricular)


Neste exemplo, o aluno tem 5 disciplinas cadastradas com os mesmos números e valores de créditos e deverá pagar um total de R$ 2.500,00 para cursar as 5 disciplinas do 1º período.

5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 por 5 disciplinas inscritas = RS 2.500,00



  • Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos

Associamos então o  “PLANO – Plano de Cobrança por créditos” no contrato do aluno para o período letivo 2019/2.

Observe que a Matriz Aplicada associada ao contrato é a mesma dos exemplos acima.



  • Utilizaremos o parâmetro “Dividir valor de créditos financeiros das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato” para que o sistema possa somar os créditos das disciplinas em que o aluno esta matriculado, multiplicar por seus respectivos valores e dividir entre as parcelas do contrato. 

Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2

Temos o contrato com um plano de pagamento que terá um valor total de R$ 2.500 calculado, onde o mesmo deverá ser divido entre 6 parcelas, que foram cadastrados no plano de pagamento.

5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 x 5 (disciplinas) = RS2.500 / 6 (parcelas)= R$ 416,67


  • Vamos gerar então a primeira parcela para esse plano de pagamento, onde ele deverá gerar um valor de R$ 416,67, conforme demonstrado acima.

Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos / Anexos / Parcelas / Processo / Gerar Lançamento.


Temos a parcela gerada com o valor de 416,67.

Podemos verificar também no cadastro do contrato do aluno, na coluna “Valor Simulado” o valor de cada parcela, antes mesmos de gerar as parcelas.

Obs: O valor real destas parcelas seria R$416,6666...7, porém o sistema arredondou para R$416,67, dando um valor total de R$2500,02, uma diferença de R$0,02. No momento de gerar a última parcela desse contrato, o sistema irá comparar o valor “ simulado” com o valor “real” do contrato, e caso tenha diferença entre os valores, esse valor será aplicado na parcela. O valor gerado da ultima parcela será de R$416,65.





Informações
titleParâmetro de créditos da Matriz

Funcionamento dos parâmetros: Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno / Usar valor do créditos financeiros da matriz curricular do aluno / Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno em caso de equivalência múltipla


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titleMesma disciplinas em matriz diferente
  • Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver com este parâmetro marcado, e se a disciplina matriculada for de outra matriz curricular e também estiver ofertada na matriz curricular do aluno deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno. 

  • Usar valor do créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver com este parâmetro marcado, e se a disciplina matriculada for de outra matriz curricular e também estiver ofertada na matriz curricular do aluno deverão ser considerados o valor do créditos da disciplina matriz do aluno. 

Exemplo: 

Disciplina Matriz do aluno

Nº Crédito x Valor do Crédito

Mesma Disciplina (fora da grade do aluno)

Nº Crédito x Valor do Crédito

Introdução a Ciência do Direito

5  *  100 = 500

Introdução a Ciência do Direito

4  *  150 = 600

Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz 5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 = RS500


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titleDisciplinas cadastradas com equivalência
  • Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver parametrizado marcado, e se a disciplina for ofertada em outra matriz curricular e equivaler alguma disciplina na matriz curricular do aluno, deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno.

  • Usar valor do créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver parametrizado marcado, e se a disciplina for ofertada em outra matriz curricular e equivaler alguma disciplina na matriz curricular do aluno, deverão ser considerados o valor do créditos da disciplina matriz do aluno.

Exemplo: 

Disciplina Matriz do aluno

Nº Crédito x Valor do Crédito

Disciplinas equivalentes (fora da grade do aluno)

Nº Crédito x Valor do Crédito

Introdução a Ciência do Direito

5  *  100 = 500

Teoria Geral do Direito

3  *  150 = 450

Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz 5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 = RS500

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titleDisciplinas cadastradas com equivalência múltipla

Se o parâmetro "Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno em caso de equivalência múltipla", o comportamento do sistema deve ser o conforme descrito abaixo:

  1. Matricula tem duas disciplinas com equivalência para uma da matriz: o sistema sempre irá considerar o número de crédito e valor do crédito da disciplina da matriz. 

    Disciplina Matriz do aluno

    Nº Crédito x Valor do Crédito

    Disciplinas equivalentes (fora da grade do aluno)

    Nº Crédito x Valor do Crédito


    Português

    5  *  100

    Redação

    5  *  100 = 500

    Número de créditos e valor do crédito da disciplina de português



    Comunicação

    0

    A segunda disciplina ficará zerada, pois o valor foi considerado na primeira disciplina equivalente.




  2. Matricula em duas disciplinas da matriz com equivalência para uma disciplinas fora da grade: o sistema sempre irá considerar a disciplina com maior número de crédito e a disciplina com maior valor do crédito da matriz do aluno.

    Disciplinas Matriz do aluno

    Nº Crédito x Valor do Crédito

    Disciplina equivalente (fora da grade do aluno)

    Nº Crédito x Valor do Crédito


    Redação

      5  * 500

    Português

    6 * 500 = 3.000

    Vai prevalecer o maior valor de crédito e o maior número de crédito de cada disciplina equivalente

    Comunicação

      6 * 150
Aviso

Quando os parâmetros para considerar o n° de crédito e valor de crédito da matriz curricular do aluno estiver marcado e o sistema não encontre a mesma disciplina na matriz curricular do aluno, ou se o valor da disciplina na matriz do aluno não estiver preenchido, o sistema irá considerar o valor da disciplina matriculada 

Exemplo:

Disciplinas Matriz do alunoNº Crédito x Valor do CréditoDisciplina equivalente (fora da grade do aluno)Nº Crédito x Valor do Crédito
Português0Comunicação4 * 100 = 400

Mesmo com os parâmetros para considerar o n° de crédito e valor de crédito da matriz curricular do aluno, no momento da matrícula, será considerado o valor da disciplina "Comunicação", já que a disciplina "Português" está zerada.

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