Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • Estar com o ambiente atualizado, no release 12.1.31 ou superior;

Cadastros, Configurações, Apuração e

...

Relatórios


O configurador dos tributos genéricos está disponível no menu do módulo Livros Fiscais (SIGAFIS), no menu Atualizações → Facilitadores → Configurador de Tributos (rotina FISA170).

...

2 - Contrapartida =  As devoluções geram estornos de débito caso a nota original tenha gerado débito, e geram estornos de crédito caso a nota fiscal original tenha gerado crédito.

Facilitadores

Facilitador do cadastro de perfil

Para auxiliar na criação e manutenção dos perfis, foram disponibilizados facilitadores no menu Outras Ações -> Facilitador, localizados no cadastro de cada perfil. Através destes facilitadores, é possível efetuar inclusões ou exclusões em lote, sem necessidade de fazê-lo item a item.

O facilitador oferece possibilidade de montar um filtro na tabela de origem, e então realizar a inclusão ou exclusão do resultado deste filtro de uma só vez no(s) perfil(is) selecionado(s).

Seleção da operação

Nesta etapa deve ser selecionada qual operação será realizada: Inclusão ou Exclusão:

Image Removed

Seleção dos Perfis

Nesta etapa deve ser selecionado o perfil (ou os perfis) nos quais a inclusão ou exclusão será efetuada:

Image Removed

Filtros

Nesta etapa deve ser feito o filtro que será aplicado na respectiva tabela para seleção dos registros que serão incluídos ou excluídos do(s) perfil(is) selecionado(s):

Image Removed

Seleção de Registros

Nesta etapa são listados os registros resultantes do filtro aplicado. Os registros que, de fato, devem ser incluídos ou excluídos devem ser selecionados:

Image Removed

Resumo

Nesta última etapa deve ser efetuada a conferência/confirmação das operações que serão efetuadas:

Image Removed

Ao clicar em confirmar as operações serão efetuadas e os perfis selecionados serão alterados.

Facilitador do cadastro de Fornecedores, Clientes e Produtos

Além do facilitador existente no próprio cadastro dos perfis existem, ainda, outras duas formas para vincular produtos, clientes e fornecedores a um ou mais perfis.

Para utilizar esta funcionalidade:

1. Acesse o cadastro em questão.
2. Selecione um registro.
3. Clique em "Alterar" ou "Visualizar"
4. Acesse o menu "Outras Ações -> Perfis Tributários"

Serão listados os perfis nos quais o registro em questão está vinculado:

Image Removed

Através dos botões "Vincular a Outro(s) Perfil(is)" E "Desvincular do Perfil Selecionado" é possível vincular o registro a um ou mais perfis e também desvinculá-lo caso seja necessário.

Facilitador de Inclusão - Fornecedores, Clientes e Produtos

Além das duas formas citadas anteriormente, também é possível vincular um registro a um ou mais perfis no momento da inclusão. Após a inclusão efetiva do registro, o sistema irá validar se existem um ou mais perfis tributários cadastrados. Se existirem, a seguinte mensagem será exibida:

Image Removed

Ao clicar em sim, serão listados os perfis cadastrados e neste momento o registro já poderá ser vinculado a um ou vários perfis:

Image Removed

Dica
titleDica

Esta funcionalidade é controlada pelo parâmetro MV_FACAUTO (Default = .F.). Se o parâmetro for configurado como .F. então a mensagem não será exibida e o registro deverá ser vinculado aos perfis, se necessário, utilizando-se qualquer uma das outras formas mencionadas.

Pasta Relatórios

Relatório de Tributos Genéricos por Documento Fiscal

Com objetivo de auxiliar a conferência do cálculo dos tributos genéricos, disponibilizamos o relatório de tributos genéricos por documento fiscal, desta forma será possível conferir os valores dos tributos por item de documento fiscal, independentemente se o tributo gerou retenção, recolhimento ou apuração.

Image Removed

Para processar o relatório basta preencher as perguntas iniciais:

Data Inicial: Indique a data inicial para processamento do relatório

Data Final: Indique a data final para processamento do relatório

Seleciona Filiais: Esta pergunta quais filiais deverão ser consideradas para processamento do relatório, a opção 1-Sim abrir uma tela para selecionar uma ou mais filiais, já  opção 2-Não considera somente a filial logada.

Tributo: Neste campo informaremos qual tributo deverá ser processado no relatório. Somente será permitir processar um tributo por relatório.

Confirmando o processamento do relatório, serão listadas as notas que possuírem tributo genérico calculado no período e filial(is) especificado(s), considerando as notas fiscais que gravaram livro fiscal (tabelas SFT/SF3). Após a conclusão do relatório as informações nas seguintes estrutura:

Image Removed

Seção de cabeçalho do relatório:

Filial = Aqui será demonstrada a filial da nota fiscal

Operação NF = Este campo identifica a operação da nota fiscal nas seguintes hipóteses:

  • Entrada Normal
  • Saída Normal
  • Serviço Tomado
  • Serviço Prestado
  • Devolução de Venda
  • Devolução de Compra
  • Nota em lote
  • Beneficiamento
  • Complemento de IPI
  • Complemento de ICMS
  • Complemento

Regra do Tributo = Neste campo será demonstrado o código da regra do tributo.

Descrição da Regra = Neste campo será exibida a descrição da regra de cálculo do tributo.

Seção de detalhamento do relatório:

A seção será composta pelas seguintes colunas:

Número NF = Número do documento fiscal.

Série NF = Série do documento fiscal.

Cod. Participante = Código do cliente/fornecedor.

Loja Participante = Loja do cliente/fornecedor.

Data = Data de emissão.

Item NF = Número do item.

CFOP = CFOP do item.

Unidade de Medida = Unidade de medida do item.

Base de Cálculo - Quantidade = Base de cálculo em quantidade do tributo genérico.

Base de Cálculo Tributo = Base de cálculo do tributo.

Alíquota Tributo = Alíquota do tributo genérico.

Valor Tributo = Valor calculado do tributo genérico.

Apuração dos Tributos Genéricos

Esta rotina permite que seja efetuada a apuração dos tributos genéricos. Sua finalidade é totalizar os créditos e débitos gerados em cada operação, conforme as regras de apuração configuradas, e assim calcular um saldo credor ou devedor do respectivo tributo. Na hipótese de saldo devedor a rotina permite que seja gerado um título a pagar, e na hipótese de saldo credor há um controle do saldo que é transportado e utilizado nos períodos posteriores para abater os valores de débito.

As informações utilizadas na apuração são provenientes das tabelas abaixo:

SD1 - Itens das notas fiscais de entrada;

SD2 - Itens das notas fiscais de saída;

SF1 - Cabeçalho das notas fiscais de entrada;

SF2 - Cabeçalho das notas fiscais de saída ;

SFT - Livro Fiscal por Item de NF;

...

Processamento da Apuração

Processar: Inicia uma nova apuração.

Editar: Edição de uma apuração já existente, caso ainda não tenha sido gerado título.

Visualizar: Visualização de uma apuração já existente.

Outras Ações:

Excluir: Exclui a apuração selecionada. Se houver um título já gerado e este título estiver baixado a exclusão não será permitida e a seguinte mensagem será exibida: “O título <número do título / prefixo> já possui baixa e não poderá ser excluído”. Neste caso será necessário estornar o título em questão manualmente pelo financeiro antes de excluir a apuração.

Gerar Título Financeiro: Efetua a geração do título da apuração selecionada caso haja saldo devedor. O título será gerado com base na regra financeira vinculada ao tributo apurado através da rotina “Regra de Título da Apuração”. Esta regra financeira define todos os aspectos do título como fornecedor, natureza, vencimento, prefixo, etc. Por este motivo, caso nenhuma regra tenha sido vinculada ao tributo apurado, não será possível efetuar a geração do título da apuração e será exibida a mensagem de erro: “Tributo não possui regra de Título x Apuração.”

Gerar Título Financeiro/Contabilização: Efetua a geração do título da apuração selecionada, caso haja saldo devedor, seguindo a mesma regra do botão “Gerar Título Financeiro”. Após a geração do título a contabilização é acionada e o título é contabilizado. Os LP’s utilizados neste processo são: 767 para inclusão e 768 para exclusão/estorno.

Contabilizar Título Gerado: Efetua a contabilização do título previamente gerado para a apuração selecionada. Os LP’s utilizados neste processo também são 767 para inclusão e 768 para exclusão/estorno.

Visualizar Título Gerado: Permite a visualização do título gerado para a apuração selecionada.

Relatório de Conferência de Apuração: Efetua a geração do relatório de conferência/detalhamento da apuração selecionada.

Ao clicar em Processar um novo processamento será iniciado e uma filial será solicitada. Para tributos que devam ser apurados de forma centralizada a filial selecionada deverá ser a filial centralizadora, ou seja, a filial sob a qual serão consolidadas as movimentações.

Esta seleção simula o login na filial selecionada, ou seja, é possível apurar um tributo de forma não-centralizada, ou seja, filial a filial, sem que seja necessário logar em cada filial efetivamente. Basta selecioná-las, uma a uma, e seguir com o processamento normalmente.

Após a seleção da filial de apuração, a tela de parametrização será exibida:

Image Removed

Data Inicial: Data inicial do período de apuração.

Data Final: Data final do período de apuração.

Seleciona Filiais: Indica se deve ser exibida a tela para seleção de filiais, caso movimentações de outras filiais além da filial de apuração, previamente selecionada, devam ser consideradas. Caso este campo seja configurado como “2-Não” serão consideradas apenas as movimentações da filial de apuração.

Tributos: Nesta listagem são exibidos os tributos passíveis de apuração para seleção. Deve ser selecionado ao menos um tributo para prosseguir com o processamento e também é possível selecionar mais de um tributo. Neste caso será efetuada uma apuração para cada tributo, separadamente.

Dica

Um tributo passível de apuração é um tributo que possui, em pelo menos uma de suas variações, uma regra de apuração vinculada.

Ao clicar em Avançar a apuração será efetuada e a tela de apuração será exibida:

...

idapuracao


...

Apuração dos Tributos Genéricos


Esta rotina permite que seja efetuada a apuração dos tributos genéricos. Sua finalidade é totalizar os créditos e débitos gerados em cada operação, conforme as regras de apuração configuradas, e assim calcular um saldo credor ou devedor do respectivo tributo. Na hipótese de saldo devedor a rotina permite que seja gerado um título a pagar, e na hipótese de saldo credor há um controle do saldo que é transportado e utilizado nos períodos posteriores para abater os valores de débito.


As informações utilizadas na apuração são provenientes das tabelas abaixo:


SD1 - Itens das notas fiscais de entrada;

SD2 - Itens das notas fiscais de saída;

SF1 - Cabeçalho das notas fiscais de entrada;

SF2 - Cabeçalho das notas fiscais de saída ;

SFT - Livro Fiscal por Item de NF;

F2D - Tributos Genéricos Calculados;

Processamento da Apuração























Processar: Inicia uma nova apuração.

Editar: Edição de uma apuração já existente, caso ainda não tenha sido gerado título.

Visualizar: Visualização de uma apuração já existente.

Outras Ações:

Excluir: Exclui a apuração selecionada. Se houver um título já gerado e este título estiver baixado a exclusão não será permitida e a seguinte mensagem será exibida: “O título <número do título / prefixo> já possui baixa e não poderá ser excluído”. Neste caso será necessário estornar o título em questão manualmente pelo financeiro antes de excluir a apuração.

Gerar Título Financeiro: Efetua a geração do título da apuração selecionada caso haja saldo devedor. O título será gerado com base na regra financeira vinculada ao tributo apurado através da rotina “Regra de Título da Apuração”. Esta regra financeira define todos os aspectos do título como fornecedor, natureza, vencimento, prefixo, etc. Por este motivo, caso nenhuma regra tenha sido vinculada ao tributo apurado, não será possível efetuar a geração do título da apuração e será exibida a mensagem de erro: “Tributo não possui regra de Título x Apuração.”

Gerar Título Financeiro/Contabilização: Efetua a geração do título da apuração selecionada, caso haja saldo devedor, seguindo a mesma regra do botão “Gerar Título Financeiro”. Após a geração do título a contabilização é acionada e o título é contabilizado. Os LP’s utilizados neste processo são: 767 para inclusão e 768 para exclusão/estorno.

Contabilizar Título Gerado: Efetua a contabilização do título previamente gerado para a apuração selecionada. Os LP’s utilizados neste processo também são 767 para inclusão e 768 para exclusão/estorno.

Visualizar Título Gerado: Permite a visualização do título gerado para a apuração selecionada.

Relatório de Conferência de Apuração: Efetua a geração do relatório de conferência/detalhamento da apuração selecionada.


Ao clicar em Processar um novo processamento será iniciado e uma filial será solicitada. Para tributos que devam ser apurados de forma centralizada a filial selecionada deverá ser a filial centralizadora, ou seja, a filial sob a qual serão consolidadas as movimentações.

Esta seleção simula o login na filial selecionada, ou seja, é possível apurar um tributo de forma não-centralizada, ou seja, filial a filial, sem que seja necessário logar em cada filial efetivamente. Basta selecioná-las, uma a uma, e seguir com o processamento normalmente.


Após a seleção da filial de apuração, a tela de parametrização será exibida:


Image Added















Data Inicial: Data inicial do período de apuração.

Data Final: Data final do período de apuração.

Seleciona Filiais: Indica se deve ser exibida a tela para seleção de filiais, caso movimentações de outras filiais além da filial de apuração, previamente selecionada, devam ser consideradas. Caso este campo seja configurado como “2-Não” serão consideradas apenas as movimentações da filial de apuração.

Tributos: Nesta listagem são exibidos os tributos passíveis de apuração para seleção. Deve ser selecionado ao menos um tributo para prosseguir com o processamento e também é possível selecionar mais de um tributo. Neste caso será efetuada uma apuração para cada tributo, separadamente.


Dica

Um tributo passível de apuração é um tributo que possui, em pelo menos uma de suas variações, uma regra de apuração vinculada.


Ao clicar em Avançar a apuração será efetuada e a tela de apuração será exibida:


Deck of Cards
idapuracao
Card
defaulttrue
iddebitos
labelDébitos

Nesta aba são demonstrados os valores apurados como débito, totalizados por regra de cálculo, ou seja, por cada variação do tributo que está sendo apurado. Na coluna Devoluções (Estorno de Débito) são demonstrados os valores de devoluções que anulam o débito, ou seja, os estornos de débito.


Image Added

Card
idcreditos
labelCréditos

Nesta aba são demonstrados os valores apurados como crédito, totalizados por regra de cálculo, ou seja, por cada variação do tributo que está sendo apurado. Na coluna Devoluções (Estorno de Crédito) são demonstrados os valores de devoluções que anulam o crédito, ou seja, os estornos de crédito.


Image Added

Card
idresumo
labelResumo

Nesta aba é demonstrado o resumo da apuração. Totalizadores de débitos e créditos, ajustes, saldos credores de períodos anteriores que tenham sido eventualmente utilizados na apuração, saldo devedor, etc.


Image Added



Ajustes de Apuração


É possível incluir e excluir ajustes manuais para manipulação dos valores apurados. Ao clicar duas vezes sobre a linha Ajustes de Débito ou sobre a linha Ajustes de Crédito serão listados os ajustes conforme o tipo. A partir da listagem é possível incluir novos ajustes, alterar ou excluir ajustes já existentes. A listagem de ajustes também pode ser acessada através do menu Outras Ações. 


Image Added


Todos os ajustes inseridos serão considerados como ajustes de acréscimo, ou seja, têm como finalidade aumentar o crédito ou o débito conforme o tipo de ajuste. Não estão disponíveis ajustes de redução. Para reduzir os débitos ou créditos é necessário incluir um ajuste de acréscimo do tipo oposto, ou seja, para reduzir os débitos deve ser inserido um ajuste de crédito e para reduzir os créditos deve ser inserido um ajuste de débito.


Dica

Para inclusão, alteração e exclusão de ajustes é necessário que a apuração esteja em modo de edição. Em modo de visualização só será permitida a visualização dos ajustes previamente cadastrados.


Saldos Credores


Após cada apuração, caso os débitos não tenham superado superado os créditos será gerado um saldo credor e este saldo é transportado para o período seguinte para posterior utilização. Ao clicar duas vezes sobre qualquer uma das linhas de saldo credor (transportado, utilizado ou a transportar) serão listados os saldos considerados na apuração em questão, com seus respectivos períodos de origem e também quanto de cada saldo foi utilizado na apuração. Os saldos são consumidos na ordem de geração, ou seja, do mais antigo para o mais novo.


Image Added


...

Pasta Relatórios

Relatório de Tributos Genéricos por Documento Fiscal


Com objetivo de auxiliar a conferência do cálculo dos tributos genéricos, disponibilizamos o relatório de tributos genéricos por documento fiscal, desta forma será possível conferir os valores dos tributos por item de documento fiscal, independentemente se o tributo gerou retenção, recolhimento ou apuração.


Image Added


Para processar o relatório basta preencher as perguntas iniciais:


Data Inicial: Indique a data inicial para processamento do relatório

Data Final: Indique a data final para processamento do relatório

Seleciona Filiais: Esta pergunta quais filiais deverão ser consideradas para processamento do relatório, a opção 1-Sim abrir uma tela para selecionar uma ou mais filiais, já  opção 2-Não considera somente a filial logada.

Tributo: Neste campo informaremos qual tributo deverá ser processado no relatório. Somente será permitir processar um tributo por relatório.


Confirmando o processamento do relatório, serão listadas as notas que possuírem tributo genérico calculado no período e filial(is) especificado(s), considerando as notas fiscais que gravaram livro fiscal (tabelas SFT/SF3). Após a conclusão do relatório as informações nas seguintes estrutura:

Image Added


Seção de cabeçalho do relatório:

Filial = Aqui será demonstrada a filial da nota fiscal

Operação NF = Este campo identifica a operação da nota fiscal nas seguintes hipóteses:

  • Entrada Normal
  • Saída Normal
  • Serviço Tomado
  • Serviço Prestado
  • Devolução de Venda
  • Devolução de Compra
  • Nota em lote
  • Beneficiamento
  • Complemento de IPI
  • Complemento de ICMS
  • Complemento


Regra do Tributo = Neste campo será demonstrado o código da regra do tributo.

Descrição da Regra = Neste campo será exibida a descrição da regra de cálculo do tributo.


Seção de detalhamento do relatório:

A seção será composta pelas seguintes colunas:

Número NF = Número do documento fiscal.

Série NF = Série do documento fiscal.

Cod. Participante = Código do cliente/fornecedor.

Loja Participante = Loja do cliente/fornecedor.

Data = Data de emissão.

Item NF = Número do item.

CFOP = CFOP do item.

Unidade de Medida = Unidade de medida do item.

Base de Cálculo - Quantidade = Base de cálculo em quantidade do tributo genérico.

Base de Cálculo Tributo = Base de cálculo do tributo.

Alíquota Tributo = Alíquota do tributo genérico.

Valor Tributo = Valor calculado do tributo genérico.


...

Relatório de Conferência da Apuração


O objetivo deste relatório é auxiliar a conferência dos valores apresentados na apuração dos tributos genéricos. Para imprimir o relatório basta selecionar a apuração processada, ir em Outras Ações da apuração e selecionar a opção Relatório de Conferência da Apuração, que automaticamente o relatório será impresso.


O relatório tem 5 seções:


Débitos

Créditos

Ajustes

Saldo Credor

Resumo da Apuração


Seção de Débitos


A seção Débitos demonstrará os valores de origem de nota fiscal que geraram débito na apuração, bem como os valores das devoluções, esta seção é detalhada por regra de cálculo do tributo.


Image Added


Seção de Créditos


A seção Créditos tem o mesmo princípio da seção Débitos, porém aqui será demonstrando os valores dos Créditos e suas devoluções.


Image Added


Seção de Ajustes


A seção dos ajustes demonstrará os eventuais ajustes manuais de débito e de créditos. A seção identifica o tipo de ajuste e detalha todos os ajustes da apuração selecionada. Exemplos de ajuste de Débito e Crédito respectivamente:


Image Added

Image Added


Seção de Saldos


A seção de saldos demonstra o detalhamento dos valores que compõem o saldo credor, exibindo a data de origem do saldo, o valor inicial do saldo no período, o valor utilizado no período e o saldo final do período.


Image Added


Seção de Resumo


A seção de resumo da apuração demonstrará os totais da apuração:

  • Débitos por Saída
  • Estornos de Crédito
  • Ajustes de Débito
  • Totais de Débitos
  • Saldo Credor Transportado do Período Anterior
  • Saldo Credor do Período Anterior Utilizado
  • Créditos por entrada
  • Estornos de Débito
  • Ajustes de Créditos
  • Total de Créditos
  • Saldo Devedor

Saldo Créditos a Transportar para o Próximo Período


Image Added


...

Facilitadores


Facilitador do cadastro de perfil


Para auxiliar na criação e manutenção dos perfis, foram disponibilizados facilitadores no menu Outras Ações -> Facilitador, localizados no cadastro de cada perfil. Através destes facilitadores, é possível efetuar inclusões ou exclusões em lote, sem necessidade de fazê-lo item a item.

O facilitador oferece possibilidade de montar um filtro na tabela de origem, e então realizar a inclusão ou exclusão do resultado deste filtro de uma só vez no(s) perfil(is) selecionado(s).


Seleção da operação


Nesta etapa deve ser selecionada qual operação será realizada: Inclusão ou Exclusão:


Image Added


Seleção dos Perfis


Nesta etapa deve ser selecionado o perfil (ou os perfis) nos quais a inclusão ou exclusão será efetuada:


Image Added


Filtros


Nesta etapa deve ser feito o filtro que será aplicado na respectiva tabela para seleção dos registros que serão incluídos ou excluídos do(s) perfil(is) selecionado(s):


Image Added


Seleção de Registros


Nesta etapa são listados os registros resultantes do filtro aplicado. Os registros que, de fato, devem ser incluídos ou excluídos devem ser selecionados:


Image Added


Resumo


Nesta última etapa deve ser efetuada a conferência/confirmação das operações que serão efetuadas:


Image Added


Ao clicar em confirmar as operações serão efetuadas e os perfis selecionados serão alterados.


...

Facilitador do cadastro de Fornecedores, Clientes e Produtos


Além do facilitador existente no próprio cadastro dos perfis existem, ainda, outras duas formas para vincular produtos, clientes e fornecedores a um ou mais perfis.


Para utilizar esta funcionalidade:


1. Acesse o cadastro em questão.
2. Selecione um registro.
3. Clique em "Alterar" ou "Visualizar"
4. Acesse o menu "Outras Ações -> Perfis Tributários"


Serão listados os perfis nos quais o registro em questão está vinculado:


Image Added


Através dos botões "Vincular a Outro(s) Perfil(is)" E "Desvincular do Perfil Selecionado" é possível vincular o registro a um ou mais perfis e também desvinculá-lo caso seja necessário.


...

Facilitador de Inclusão - Fornecedores, Clientes e Produtos


Além das duas formas citadas anteriormente, também é possível vincular um registro a um ou mais perfis no momento da inclusão. Após a inclusão efetiva do registro, o sistema irá validar se existem um ou mais perfis tributários cadastrados. Se existirem, a seguinte mensagem será exibida:


Image Added


Ao clicar em sim, serão listados os perfis cadastrados e neste momento o registro já poderá ser vinculado a um ou vários perfis:


Image Added


Dica
titleDica

Esta funcionalidade é controlada pelo parâmetro MV_FACAUTO (Default = .F.). Se o parâmetro for configurado como .F. então a mensagem não será exibida e o registro deverá ser vinculado aos perfis, se necessário, utilizando-se qualquer uma das outras formas mencionadas.

...

defaulttrue
iddebitos
labelDébitos

Nesta aba são demonstrados os valores apurados como débito, totalizados por regra de cálculo, ou seja, por cada variação do tributo que está sendo apurado. Na coluna Devoluções (Estorno de Débito) são demonstrados os valores de devoluções que anulam o débito, ou seja, os estornos de débito.

Image Removed

...

idcreditos
labelCréditos

Nesta aba são demonstrados os valores apurados como crédito, totalizados por regra de cálculo, ou seja, por cada variação do tributo que está sendo apurado. Na coluna Devoluções (Estorno de Crédito) são demonstrados os valores de devoluções que anulam o crédito, ou seja, os estornos de crédito.

Image Removed

...

idresumo
labelResumo

Nesta aba é demonstrado o resumo da apuração. Totalizadores de débitos e créditos, ajustes, saldos credores de períodos anteriores que tenham sido eventualmente utilizados na apuração, saldo devedor, etc.

Image Removed

Ajustes de Apuração

É possível incluir e excluir ajustes manuais para manipulação dos valores apurados. Ao clicar duas vezes sobre a linha Ajustes de Débito ou sobre a linha Ajustes de Crédito serão listados os ajustes conforme o tipo. A partir da listagem é possível incluir novos ajustes, alterar ou excluir ajustes já existentes. A listagem de ajustes também pode ser acessada através do menu Outras Ações. 

Image Removed

Todos os ajustes inseridos serão considerados como ajustes de acréscimo, ou seja, têm como finalidade aumentar o crédito ou o débito conforme o tipo de ajuste. Não estão disponíveis ajustes de redução. Para reduzir os débitos ou créditos é necessário incluir um ajuste de acréscimo do tipo oposto, ou seja, para reduzir os débitos deve ser inserido um ajuste de crédito e para reduzir os créditos deve ser inserido um ajuste de débito.

Dica

Para inclusão, alteração e exclusão de ajustes é necessário que a apuração esteja em modo de edição. Em modo de visualização só será permitida a visualização dos ajustes previamente cadastrados.

Saldos Credores

Após cada apuração, caso os débitos não tenham superado superado os créditos será gerado um saldo credor e este saldo é transportado para o período seguinte para posterior utilização. Ao clicar duas vezes sobre qualquer uma das linhas de saldo credor (transportado, utilizado ou a transportar) serão listados os saldos considerados na apuração em questão, com seus respectivos períodos de origem e também quanto de cada saldo foi utilizado na apuração. Os saldos são consumidos na ordem de geração, ou seja, do mais antigo para o mais novo.

Image Removed

Relatório de Conferência da Apuração

O objetivo deste relatório é auxiliar a conferência dos valores apresentados na apuração dos tributos genéricos. Para imprimir o relatório basta selecionar a apuração processada, ir em Outras Ações da apuração e selecionar a opção Relatório de Conferência da Apuração, que automaticamente o relatório será impresso.

O relatório tem 5 seções:

Débitos

Créditos

Ajustes

Saldo Credor

Resumo da Apuração

Seção de Débitos

A seção Débitos demonstrará os valores de origem de nota fiscal que geraram débito na apuração, bem como os valores das devoluções, esta seção é detalhada por regra de cálculo do tributo.

Image Removed

Seção de Créditos

A seção Créditos tem o mesmo princípio da seção Débitos, porém aqui será demonstrando os valores dos Créditos e suas devoluções.

Image Removed

Seção de Ajustes

A seção dos ajustes demonstrará os eventuais ajustes manuais de débito e de créditos. A seção identifica o tipo de ajuste e detalha todos os ajustes da apuração selecionada. Exemplos de ajuste de Débito e Crédito respectivamente:

Image Removed

Image Removed

Seção de Saldos

A seção de saldos demonstra o detalhamento dos valores que compõem o saldo credor, exibindo a data de origem do saldo, o valor inicial do saldo no período, o valor utilizado no período e o saldo final do período.

Image Removed

Seção de Resumo

A seção de resumo da apuração demonstrará os totais da apuração:

...

Saldo Créditos a Transportar para o Próximo Período

...


...

Tributos Legado contemplados pelo Configurador de Tributos 

...