Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O valor informado na despesa de Seguro será considerado para todo o processo de exportação, caso os itens possuem quantidades iguais, o sistema rateado o valor do seguro entre os itens do processo.

VISÃO GERAL – TRATAMENTOS DE PRÉ-CALCULO EXPORTAÇÃO

Image Removed

Informações
titleNota
Na fase de Embarque, as despesas internacionais são registradas no botão “Despesas Internacionais”, onde é possível informar os dados do fornecedor, moeda de pagamento, condição comercial, etc., viabilizando o controle de câmbio. Na fase de Pedido de Exportação os valores informados não geram nenhuma obrigação financeira, sendo utilizados somente como previsões para formação de preços.

Rateio do Frete

O rateio do valor do frete por item poderá ser configurado a partir do parâmetro “MV_AVG0021”, que possibilita escolher entre três formatos:

...

historyfalse
idrateio

...

id1
labelPeso Líquido
Dica
Parâmetro MV_AVG0021 = “1”

Neste cenário, o valor do frete correspondente ao item será determinado a partir da proporção entre o seu peso líquido e o pelo líquido total do processo.

...

id2
labelPeso Bruto
Dica
Parâmetro MV_AVG0021 = “2”

Neste cenário, o valor do frete correspondente ao item será determinado a partir da proporção entre o seu peso bruto e o pelo bruto total do processo.

...

defaulttrue
id3
labelPreço
Dica
Parâmetro MV_AVG0021 = “3” (padrão)

Neste cenário, que é o padrão do sistema, o valor do frete correspondente ao item será determinado a partir da proporção entre o seu preço (preço base)  e o preço total do processo.


Visão Geral - Tratamentos de Pré-Cálculo Exportação

Image Added

Rateio das demais despesas

As demais despesas (com exceção do frete) sempre são rateadas utilizando como critério o preço base dos itens.

Seguro Internacional

O seguro internacional, quando determinado para ser apurado por percentual, respeitará as regras de negociação do processo (preço aberto e preço fechado) e a prática de mercado, aplicando uma taxa de acréscimo de 10% sobre o valor do seguro calculado sobre o valor do processo.

Dica

A taxa de acréscimo de 10% sobre o valor do seguro é definido no parâmetro MV_AVG0124 e pode ser modificado para atender ao modelo praticado pela empresa. 

...

idSeguro Internacional

...

labelPreço Aberto

Quando for preço aberto, os valores dos itens somados aos valores das despesas internacionais, inclusive o valor do seguro, irão compor a base a ser usada para apuração do seguro internacional previsto.

Exemplo:

  • Total FOB: 20.000,00
  • Frete: 1.000,00
  • Percentual de seguro: 10% + taxa de acréscimo = 10% x (1+10%) = 11%
  • Seguro previsto = (Total FOB + Frete + Seguro) x 11%

Como não temos o valor do seguro internacional, ele será acrecentado ao montante que será a base para a sua apuração (cálculo por dentro), 

  • Seguro previsto = ((20.000,00 + 1.000,00) / (1 - 11%)) x 11% = 2.595,51
Dica
titleCálculo direto do seguro:

Através do parâmetro MV_AVG0183 é possível mudar o comportamento do cálculo do seguro, passando a apurar pela aplicação direta do percentual sobre o total do processo.

Exemplo:

  • Seguro previsto = (20.000,00 + 1.000,00)  x 11% = 2.310,00
Informações
titleDesconto

Quando é preço aberto é possível definir através do campo "Desc. Seg." (EE7_DESSEG) se o desconto informado será considerado na apuração do seguro.

...

labelPreço Fechado

Quando for preço fechado, os valores dos itens somados aos valores das despesas internacionais, exceto o valor do seguro, irão compor a base a ser usada para apuração do seguro internacional previsto.

Exemplo:

  • Total do Processo: 20.000,00
  • Frete: 1.000,00
  • Desconto: 500,00
  • Percentual de seguro: 10% + taxa de acréscimo = 10% x (1+10%) = 11%
  • Seguro previsto = (Total do Processo - Desconto) x 11%
  • Seguro previsto = (20.000,00 - 500,00)  x 11% = 2.145,00
Informações
titleNota

Quando é preço fechado o desconto sempre será considerado na apuração do valor base para cálculo do seguro internacional previsto.

Neste cenário os valores das despesas internacionais sempre estarão no Total do Processo. Sobre a formação de preço, consulte Formação do Preço Final dos Itens.

...

Formação do Preço Final dos itens 

O preço final do item será definido em função do tipo de calculo definido para o processo (Preço aberto ou fechado), dos valores de preço e quantidade negocidas, das despesas internacionais e dos descontos.

A configuração de preço aberto ou fechado é definida pelo campo "Preço Ab." (EE7_PRECOA), disponível na aba "Financeiro" da capa do processo. Por padrão o processo é iniciado com a configuração "Preço aberto = Sim".

Na definição do preço dos itens, todas as despesas terão o seu valor apurado para cada item do processo e o valor será o resultado do rateio do valor total da despesa de acordo com os critérios de rateio apresentados na seção anterior. As despesas sempre são rateadas entre todos os itens do processo, ou seja, sempre que uma despesa for lançada no processo haverá um valor proporcional desta despesa para cada item do processo, não havendo situações em que uma despesa incida sobre um produto mas não incida sobre outro.

Após a formação de preço final dos itens, será possível observar dois valores totalizadores na tela de visualização/edição dos itens do processo, sendo:

  1. Total FOB: Irá sempre representar o valor do item sem as despesas
  2. Total Incoterm: Irá representar o valor total do item, considerando FOB + Despesas

Abaixo apresentaremos a composição do preço final dos itens de acordo com cada critério de formação:

Preço Aberto

O preço aberto indica que o preço unitário negociado entre o exportador e o cliente representa somente o valor da mercadoria, ou seja, o usuário informou o "Valor FOB" no campo de preço do produto e o preço final ainda poderá ser acrescido do valor das despesas.

Desta forma, o preço total na configuração de preço aberto será igual a:

Dica
Preço Aberto = (Preço Unitário + Valor Unitário das Despesas) * Quantidade

Exemplo:

Valores base:

  • Quantidade: 1000
  • Unidade de Medida da Quantidade: UN
  • Preço Unitário: 10
  • Unidade de Medida do Preço: UN (Campo “U. M. Preço” em branco, assumindo a mesma unidade da quantidade)
  • Valor Unitário das Despesas: 1,50

Resultados:

...