Árvore de páginas

Índice

Visão Geral

A elaboração do Pré-cálculo de despesas tem como principal objetivo, prover ao exportador os subsídios necessários para alocação de recursos financeiros, que serão aplicados nos processos de exportação de mercadorias, para cobrir os custos da exportação, desde a preparação das mercadorias até o embarque das mesmas.
O sistema disponibiliza ao usuário, funcionalidades para que o mesmo defina tabelas de despesas visando atender diferentes cenários de negociação. Na configuração dessas tabelas, o usuário consegue especificar o modo em que as despesas serão apuradas e de que forma serão tratadas no sistema.
Para cada processo o usuário poderá aplicar uma tabela de despesas distinta, configurando um cenário particular para cada caso. O sistema não só apura o valor das despesas como também gera a impressão do documento de Pré-cálculo onde são apuradas e listadas as despesas do processo. Além disso, o usuário terá a sua disposição a opção de rateio das despesas por item, o custo é rateado com base no percentual que cada item representa no total do processo.
Além do documento de Pré-cálculo, o sistema gera a impressão do relatório de Pré-cálculo onde são listadas as despesas de vários processos em um único processo. O usuário estipula as condições para filtro dos processos e o sistema apura as despesas.
Com essas informações em mãos, o usuário conseguirá analisar as despesas previstas (Précusto) contra as despesas reais (custo realizado) após a conclusão da exportação.

Tabela de Pré-cáculo

Na rotina de Tabela de Pré-Calculo é possível incluir tabelas onde serão cadastradas as despesas para determinado processo. Estas despesas serão uma previsão dos gastos que o exportador irá pagar no final de seu processo.

Exemplo - Como cadastrar uma Tabela de Pré-Calculo:

  1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Tabelas\ Pré-Calculo.
  2. No browser clique na opção Incluir.
  3. Para as opções de manutenção de tabelas o sistema exibirá a tela abaixo, onde serão preenchidas as informações pertinentes à tabela. É possível visualizar que ao incluir uma tabela, as principais despesas para o processo de exportação já serão trazidas automaticamente.

4. Será necessário preencher os seguintes campos: 

Tabela: Código referente a tabela de despesas.

Via Transp.: Código da Via de Transporte.

Obs: Este campo é opcional visto que tanto em fase de pedido e fase de embarque, teremos essa informação gravada nos processos.

Descrição: Descrição para tabela de despesas.

Rateio de Frete: Indica a forma que o frete será rateado no documento de pré-cálculo.

Opções:

Peso

Quantidade

5. Além disso, o usuário definirá quais serão as despesas e os detalhes de cada uma delas.

Observação: Caso seja necessário deletar alguma despesa da tabela, selecione a mesma e pressione o botão Delete do seu teclado, a linha correspondente a despesa ficará inativa.

6. Será apresentado no browser as seguintes colunas:

Despesa: Código da despesa.

Descrição: Descrição da despesa.

Tipo: Especificação do tipo de despesa, este campo servirá de base para o calculo dos totais. O sistema não permite que o usuário altere a informação na rotina de tabela de Pré-cálculo visto que esta informação é definida diretamente no cadastro de despesas.

Exemplo: 1 – Valor, 2 – Percentual, 3 – Quantidade e 4 – Peso.

Moeda: Moeda em que a moeda será calculada.

% Aplicado: Para as despesas do tipo percentual, o usuário deverá informar nesta coluna, o valor do percentual que o sistema irá utilizar para o cálculo do valor final da despesa.

Despesa Base: Existem algumas despesas que são calculadas com base em outras despesas. Neste campo o usuário pode informar as despesas que servirão de base para o cálculo da despesa atual.

Exemplo: Cód. Desp: “Geral”
Desp. Base: 101/102/103
Para a despesa “Geral”, o sistema irá apurar o valor de cada despesa base (101/102/103) e no final irá apurar o valor (Coluna % Aplicado) para determinar o valor dadespesa “Geral”.

Valor: Para as despesas do tipo “Valor Fixo”, deverá ser preenchido nessa coluna o valor da despesa. O sistema não irá realizar nenhum cálculo para apuração do valor, será considerado somente o valor digitado nesta coluna

Qtde de Dias: Quantidade de dias para pagamento da despesa a partir da data de entrega. Caso a despesa tenha que ser quitada antes da entrega, o usuário deverá preencher a coluna com valor negativo. Ex.: -10.

Valor Max.: Valor de piso para a despesa.

Valor Min.: Valor de teto para a despesa.

1) Ate: Nesta coluna o usuário poderá especificar uma faixa de peso para cálculo do valor da despesa. São seis faixas para preenchimento do nível (peso) e valor para a faixa.

Valor p/ Kg1: Valor para a faixa.

2) Ate: Nesta coluna o usuário poderá especificar uma faixa de peso para cálculo do valor da despesa. São seis faixas para preenchimento do nível (peso) e valor para a faixa.

Valor p/ Kg2: Valor para a faixa.

3) Ate: Nesta coluna o usuário poderá especificar uma faixa de peso para cálculo do valor da despesa. São seis faixas para preenchimento do nível (peso) e valor para a faixa.

Valor p/ Kg3: Valor para a faixa.

4) Ate: Nesta coluna o usuário poderá especificar uma faixa de peso para cálculo do valor da despesa. São seis faixas para preenchimento do nível (peso) e valor para a faixa.

Valor p/ Kg4: Valor para a faixa.

5) Ate: Nesta coluna o usuário poderá especificar uma faixa de peso para cálculo do valor da despesa. São seis faixas para preenchimento do nível (peso) e valor para a faixa.

Valor p/ Kg5: Valor para a faixa.

6) Ate: Nesta coluna o usuário poderá especificar uma faixa de peso para cálculo do valor da despesa. São seis faixas para preenchimento do nível (peso) e valor para a faixa.

Valor p/ Kg6: Valor para a faixa.



Pedido de Exportação

Parametrização

Caso seja necessário integrar o módulo Easy Export Control e o módulo Financeiro, configure o ambiente de acordo com parâmetro abaixo:

Parâmetro MV_AVG0131 = T


Pedido de Exportação

Na fase de Pedido de Exportação, o sistema disponibiliza ao usuário as seguintes funcionalidades:

  • Vinculação de tabela de Pré-cálculo (fase pedido);
  • Impressão do documento de Pré-cálculo

Exemplo - Como vincular uma Tabela de Pré-Calculo:

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Pedido Export.\Manutenção.
2. No browser clique na opção Incluir.
3. Na pasta Cadastrais, preencha os campos obrigatórios.

4. Na pasta Financeiro, informe a tabela de Pré-calculo.

Tab Pre-Calc.: Código da tabela de Pré-cálculo. Este campo apresenta consulta para que o usuário selecione uma tabela previamente cadastrada no sistema.(cadastro de tabelas de Pré-cálculo).

5. Na pasta Embalagens, informe os campos a seguir (caso seja necessário).

Qtd.Cont.20: Neste campo o usuário deverá informar a quantidade de contêineres do tipo 20 que farão parte do processo. Esta informação será utilizada para cálculo da despesa de frete. Será descrito nos próximos tópicos, os cálculos efetuados para apuração desta despesa.

Qtd.Cont.40:Neste campo o usuário deverá informar a quantidade de contêineres do tipo 40 que farão parte do processo. Esta informação será utilizada para cálculo da despesa de frete. Será descrito nos próximos tópicos, os cálculos efetuados para apuração desta despesa.

Qtd.Cont.40HC.:Neste campo o usuário deverá informar a quantidade de contêineres do tipo 40HC que farão parte do processo. Esta informação será utilizada para cálculo da despesa de frete. Será descrito nos próximos tópicos, os cálculos efetuados para apuração desta despesa.

6. Clique em Outras Ações \ Incluir, será apresentado a tela de itens. Preencha as informações e clique em Ok.

7. Na tela de processo de exportação clique em Salvar, para confirmação da inclusão do pedido.


Nota

Na fase de pedido, o sistema não armazena as despesas calculadas para o pré-cálculo (pré-custo). As despesas são calculadas no momento da geração do documento de pré-custo, para cada geração as despesas são calculadas considerando a situação atual do processo, itens, quantidades, preços, containeres e etc.


Impressão do Pré-Cálculo - Fase Pedido

O sistema disponibiliza ao usuário a impressão do documento de Pré-Cálculo. Neste documento são impressas as principais informações financeiras do pedido de exportação.

Exemplo - Como Imprimir o Pré-Calculo:

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Pedido Export.\Manutenção.

2. No browser selecione o pedido e clique em Visualizar.

3. Na tela que será apresentada, clique em clique no botão Docs/Cartas.

4. Este tipo de relatório esta configurado para ser impresso no idioma Português do tipo Documento, porém caso seja necessário altere essas informações em Miscelânea/Atividades/Doctos. Clique em Ok.

5. Na tela de Documentos selecione a opção A-138 - Documento Pré-cálculo, clique em Confirmar.

6. Será apresentado a tabela com as despesas cadastradas para o processo, clique em Confirmar.

Relatório de Pré-Cálculo:




Para melhor visualização das informações, os dados e valores são impressos em quatro diferentes quadros, sendo eles:

    Neste quadro são impressas as informações genéricas do pedido, como exemplo: Nome do exportador, condição de pagamento, tipo de transporte, tipo de preço, entre outras.

    Neste quadro são impressas as informações pertinentes as despesas apuradas para o processo de acordo com a tabela de Pré-Cálculo vinculada. Neste quadro são impressas as seguintes colunas:

    Coluna  Descrição
    Despesa Descrição da despesa.
    Valor em R$ Valor unitário em Reais
    Taxa Taxa utilizada para conversão de moedas.
    Valor  Valor da despesa na moeda da despesa.
    % FOB Percentual de representatividade da despesa sobre o valor total FOB do processo.

    Este quadro é opcional, ou seja, o usuário pode decidir no momento da impressão se deseja imprimi-lo ou não. As despesas apuradas e impressas no quadro Despesas são rateadas para cada item lançado no pedido, dessa forma, o usuário consegue visualizar a distribuição das despesas nos itens e constatar o custo para exportação de cada item do pedido.
    Neste quadro são impressas algumas informações de identificação do produto (código, fabricante, quantidade, NCM, entre outras) e as informações das despesas distribuídas nas colunas abaixo:

    Coluna  Descrição
    Despesa Descrição da despesa.
    Valor Unit. em R$ Valor unitário em Reais
    Taxa Taxa utilizada para conversão de moedas.
    Valor Unit. Valor unitário na moeda da despesa.
    Valor Tot. em R$ Valor total apurado da despesa em Reais.
    Valor Tot. Valor total apurado da despesa na moeda da despesa.
    % FOB Percentual de representatividade da despesa sobre o valor total FOB do processo.


    O rateio dos valores das despesas obedece a algumas regras em particular para cada tipo de despesa. Veja abaixo:

    Desp. Cálculo Vl. Un. R$ Vl. Un. US$ Vl. Tot. R$ Vl. Tot. US$ FOB %
    FOB

    Nenhum.

    Obs: Para as colunas Vl.Un.R$ e Vl.Un.US$ o sistema considera o preço unitário do
    Produto. Para as colunas Vl.Tot.R$ e Vl.Tot.US$ o sistema considera o preço
    total do produto .

    (Preço * Taxa) Preço (Preço Total * Taxa) Preço Total Base
    Frete O sistema apura o percentual do item com relação ao total do processo.
    nPerc = (Prc.Tot.Item/Fob)
    Aplica o percentual encontrado no valor total da despesa.
    X = (Val.Despesa *nPerc)
    Calcula o valor unitário a partir do total da despesa calculado para o item.
    Y = ( X / Qtde. do Item)
    Calculo proporcional com relação ao valor FOB do item.
    Z = (( X / Prc.Tot.Item) * 100)
    Y * Taxa Y X*Taxa X Z
    Demais

    Para as demais despesas (fora FOB e Seguro) o rateio das despesas obedece a
    configuração do parâmetro MV_AVG0021: “1” – Rateio a partir do peso líquido;
    “2” – Rateio a partir do peso Bruto;
    “3” – Rateio a partir do preço FOB.

    O sistema apura o percentual do item com relação ao valor configurado no MV,
    podendo utilizar o peso líquido total, bruto total ou o preço FOB.
    nPerc = (Total Item/Total Capa)
    Aplica o percentual encontrado no valor total da despesa.
    X = (Val.Despesa * nPerc)
    Calcula o valor unitário a partir do total da despesa calculado para o item.
    Y = ( X / Qtde. do Item)
    Calculo proporcional com relação ao valor FOB do item.
    Z = (( X / Prc.Tot.Item)* 100)

    Y * Taxa Y X*Taxa X Z

    Neste quadro serão impressas as informações das despesas referentes ao Despachante, sendo elas: Adiantamento ao Despachante, Complementos ao Despachante, Devoluções do Despachante e Valor trabalhado com o Despachante.


    Embarque

    Na fase de embarque, o sistema disponibiliza ao usuário as seguintes funcionalidades:

    • Vinculação de tabela de Pré-Cálculo (fase embarque);
    • Histórico de Pré-Cálculo;
    • Impressão do documento de Pré-cálculo.


    Exemplo - Como vincular uma Tabela de Pré-Calculo:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Embarque\Manutenção.

    2. No browser clique em Incluir.

    3. Na pasta Cadastrais, preencha os campos obrigatórios. Após clique em Pedidos.

    4. Clique duas vezes sobre o pedido e clique em confirmar.

    5. Caso a tabela de Pré-Calculo ainda não tenha sido vinculada no processo, na pasta Dados Complementares é possível informar a mesma.

    6. Na tela que será apresentada, clique em Ok para salvar.

    Histórico de Pré-cálculo

    Na fase de pedido o sistema não realiza a gravação das despesas apuradas. Já na fase de embarque o sistema mantém os valores apurados gravados na base de dados. Dessa maneira, o usuário terá a sua disposição sem necessitar da impressão do documento de Précálculo as despesas apuradas para o processo em questão.
    Com essa funcionalidade o usuário poderá facilmente analisar as despesas estimadas contra as despesas reais que compuseram seu custo na exportação. Esta situação seria o comparativo Pré-Cálculo X Custo Realizado.
    O usuário tem acesso ao histórico do Pré-cálculo apenas na opção de visualização, isto ocorre visto que, na opção de alteração, caso o usuário altere informações chave (quantidade de itens, preços, pesos, etc.) o sistema irá reapurar as despesas, deixando-as de acordo com o cenário mais novo do embarque.


    Exemplo – Como visualizar o Histórico de Pré-Calculo:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Embarque\Manutenção.

    2. No browser, selecione o embarque cadastrado e clique em Visualizar. Na tela que será apresentada, clique no botão Histórico Pré-Calculo.

    3. Será possível visualizar as despesas vinculadas através da tabela de Pré-Calculo. Clique em Detalhes Despesas.

    4. São exibidas as seguintes colunas:


    ColunaDescrição
    DespesaDescrição da Despesa
    DescriçãoDescrição da Despesa
    Valor R$Valor apurado da despesa em Reais
    MoedaTaxa utilizada para conversão de moedas
    ValorValor da despesa na moeda da despesa.


    5. Será apresentado o documento de Pré-Calculo.


    Relatório de Pré-cálculo

    Na fase de pedido o sistema não realiza a gravação das despesas apuradas. Já na fase de embarque o sistema mantém os valores apurados gravados na base de dados.
    Além do documento de Pré-cálculo, o sistema disponibiliza ao usuário o Relatório de PréCálculo, para que o mesmo possa visualizar de forma globalizada, as despesas para os processos que o mesmo possui em andamento.

    Exemplo – Como imprimir o Relatório de Pré-Calculo:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Embarque\Manutenção.

    2. No browser, selecione o embarque cadastrado e clique em Visualizar. Na tela que será apresentada, clique no botão Doctos/Cartas.

    3. Na tela que será apresentada, o tipo de documento informe como Relatório e clique em Ok.

    4. Selecione a opção A-137 Relatório de Pré-Calculo e clique em Ok.

    5. Será apresentada a tela de Filtro "Relatório de Pré-Cálculo", informe os dados: Embarque, Cod Cliente e Despesa.

    6. Será impresso o relatório de Pré-Calculo conforme abaixo:


    7. O relatório possui as seguintes características:

    • Filtros:
    Filtro Descrição
    Nr. EmbarqueNúmero do processo de embarque.
    Cód. ClienteCódigo do cliente.
    Cód. DespesaCódigo da despesa


    • Colunas:
    Coluna Descrição
    ProcessoNúmero do processo de embarque.
    ClienteRazão social do cliente.
    DespesaDescrição da despesa.
    DescriçãoDescrição da despesa.
    MoedaMoeda da despesa.
    ValorValor da despesa em sua moeda.
    Valor em R$Valor da despesa em Reais


    • Totais:

    Para cada agrupamento, o sistema totaliza as colunas “Valor” e “Valor em R$”.


    Apuração de Despesas


    Para apuração das despesas de FOB e Frete o sistema realiza tratamentos diferenciados.


      Para o calculo das despesas de Frete, algumas condições são consideradas, como por exemplo, o conteúdo do parâmetro MV_AVG0021 que pode assumir três condições:

      Rateio: 1 = Peso líquido, 2 = Peso bruto e 3 = Preço FOB.

      1) Na Via de Transporte, na alteração da origem e destino é possível realizar algumas configurações no agente, como por exemplo, informar o valor mínimo e máximo por kg da mercadoria, desta forma o frete será calculado com base nesses valores.

      Exemplo: Faixa Peso * Valor Kg

      2) No Pedido de Exportação, na pasta Embalagens é possível informar o valor de Cubagem e a quantidade de containers que será utilizado para o processo, com base nessas informações o sistema realiza o calculo.
      Caso os campos de Quantidade de Containers (20,40 e 40Hc) estejam informados na capa do processo, o valor da despesa obedece a seguinte regra:

      Exemplo: Vl. Desp. = (Qtde 20 * Vl. Frete 20)+ (Qtde 40 * Vl. Frete 40)+ (Qtde 40HC * Vl. Frete 40 HC)

      Caso os campos de Quantidade de Containers não tenham sido informados:

      O sistema verifica entre o total do Peso Líquido e o Peso Bruto com base no valor total de Cubagem qual representa o maior custo de acordo com as faixas de preço por Kg descritos no cadastro de vias de transporte. A partir disso o sistema calcula o valor do frete.

      3) Caso o processo não tenha os valores informados de container e cubagem, o sistema assume o peso líquido total do processo.

      4) Caso contrário, os valores considerados pelo sistema serão os valores informados na tabela de Pré-Calculo.

      Exemplo:

      Por Valor = o sistema irá considerar o valor informado no campo Valor da tabela de Pré-Calculo;

      Por Percentual = o sistema considera o percentual da despesa informada como sua base de calculo.

      Os campos Vl. Frete 20, Vl. Frete 40, Vl. Frete 40HC são carregados a partir do cadastro de vias de transporte, para os agentes cadastrados para uma determinada origem e destino.

      Veja abaixo:

      O sistema considera a via e origem/destino cadastradas na capa do processo (pedido ou embarque) e realiza um estudo de viabilidade nas taxas cadastradas para os agentes cadastrados. Com a conclusão deste estudo, o sistema apura automaticamente com a taxa menos custosa para utilização na apuração do valor do frete.

      Nota

      Caso o usuário não informe as quantidades para os containers na capa do pedido, o sistema irá verificar entre o total do Peso Líquido do processo e o total de Cubagem qual representa o maior custo de acordo com as faixas de preço por Kg cadastrados para os agentes. Também neste caso o sistema irá realizar a análise das faixas de preço automaticamente, sempre visando o cenário mais propício de negociação e lucro.

      O valor da despesa é igual o valor FOB do processo de exportação.

      O sistema realizará automaticamente as validações necessárias para apuração das despesas. Com relação à configuração de despesas base, o usuário não poderá configurar a relação das “bases” de modo que caracterize uma referência circular, ou seja, uma despesa base não poderá apontar para outra despesa base que dependa do cálculo da despesa anterior.

      Exemplo:

      Despesa: 777

      Despesas base: 101/102/777 (Referência Circular)

      O valor informado na despesa de Seguro será considerado para todo o processo de exportação, caso os itens possuem quantidades iguais, o sistema rateado o valor do seguro entre os itens do processo.


      Visão Geral - Tratamentos de Pré-Cálculo Exportação