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...

Deck of Cards
historyfalse
id1
Card
id1
labelQuadro de informações gerais (A)

Neste quadro são impressas as informações genéricas do pedido, como exemplo: Nome do exportador, condição de pagamento, tipo de transporte, tipo de preço, entre outras.

Card
id2
labelQuadro de Despesas (B)

Neste quadro são impressas as informações pertinentes as despesas apuradas para o processo de acordo com a tabela de Pré-Cálculo vinculada. Neste quadro são impressas as seguintes colunas:

Coluna Descrição
DespesaDescrição da despesa.
Valor em R$Valor unitário em Reais
TaxaTaxa utilizada para conversão de moedas.
Valor Valor da despesa na moeda da despesa.
% FOBPercentual de representatividade da despesa sobre o valor total FOB do processo.
Card
id3
labelQuadro Custo por Item (C)

Este quadro é opcional, ou seja, o usuário pode decidir no momento da impressão se deseja imprimi-lo ou não. As despesas apuradas e impressas no quadro Despesas são rateadas para cada item lançado no pedido, dessa forma, o usuário consegue visualizar a distribuição das despesas nos itens e constatar o custo para exportação de cada item do pedido.
Neste quadro são impressas algumas informações de identificação do produto (código, fabricante, quantidade, NCM, entre outras) e as informações das despesas distribuídas nas colunas abaixo:

Coluna Descrição
DespesaDescrição da despesa.
Valor Unit. em R$Valor unitário em Reais
TaxaTaxa utilizada para conversão de moedas.
Valor Unit.Valor unitário na moeda da despesa.
Valor Tot. em R$Valor total apurado da despesa em Reais.
Valor Tot.Valor total apurado da despesa na moeda da despesa.
% FOBPercentual de representatividade da despesa sobre o valor total FOB do processo.


O rateio dos valores das despesas obedece a algumas regras em particular para cada tipo de despesa. Veja abaixo:

Desp.CálculoVl. Un. R$Vl. Un. US$Vl. Tot. R$Vl. Tot. US$FOB %
FOB

Nenhum.

Obs: Para as colunas Vl.Un.R$ e Vl.Un.US$ o sistema considera o preço unitário do
Produto. Para as colunas Vl.Tot.R$ e Vl.Tot.US$ o sistema considera o preço
total do produto .

(Preço * Taxa)Preço(Preço Total * Taxa)Preço TotalBase
FreteO sistema apura o percentual do item com relação ao total do processo.
nPerc = (Prc.Tot.Item/Fob)
Aplica o percentual encontrado no valor total da despesa.
X = (Val.Despesa *nPerc)
Calcula o valor unitário a partir do total da despesa calculado para o item.
Y = ( X / Qtde. do Item)
Calculo proporcional com relação ao valor FOB do item.
Z = (( X / Prc.Tot.Item) * 100)
Y * TaxaYX*TaxaXZ
Demais

Para as demais despesas (fora FOB e Seguro) o rateio das despesas obedece a
configuração do parâmetro MV_AVG0021: “1” – Rateio a partir do peso líquido;
“2” – Rateio a partir do peso Bruto;
“3” – Rateio a partir do preço FOB.

O sistema apura o percentual do item com relação ao valor configurado no MV,
podendo utilizar o peso líquido total, bruto total ou o preço FOB.
nPerc = (Total Item/Total Capa)
Aplica o percentual encontrado no valor total da despesa.
X = (Val.Despesa * nPerc)
Calcula o valor unitário a partir do total da despesa calculado para o item.
Y = ( X / Qtde. do Item)
Calculo proporcional com relação ao valor FOB do item.
Z = (( X / Prc.Tot.Item)* 100)

Y * TaxaYX*TaxaXZ
Card
id4
labelQuadro Observações Gerais (D)

Neste quadro serão impressas as informações das despesas referentes ao Despachante, sendo elas: Adiantamento ao Despachante, Complementos ao Despachante, Devoluções do Despachante e Valor trabalhado com o Despachante.

Quadro de informações gerais (A).
Neste quadro são impressas as informações genéricas do pedido, como exemplo: Nome do exportador, condição de pagamento, tipo de transporte, tipo de preço, entre outras.
Quadro de Despesas (B).
Neste quadro são impressas as informações pertinentes as despesas apuradas para o processo de acordo com a tabela de Pré-Cálculo vinculada. Neste quadro são impressas as seguintes colunas:

...

Quadro Custo por Item (C).
Este quadro é opcional, ou seja, o usuário pode decidir no momento da impressão se deseja imprimi-lo ou não. As despesas apuradas e impressas no quadro Despesas são rateadas para cada item lançado no pedido, dessa forma, o usuário consegue visualizar a distribuição das despesas nos itens e constatar o custo para exportação de cada item do pedido.
Neste quadro são impressas algumas informações de identificação do produto (código, fabricante, quantidade, NCM, entre outras) e as informações das despesas distribuídas nas colunas abaixo:

...

O rateio dos valores das despesas obedece a algumas regras em particular para cada tipo de despesa. Veja abaixo:

...

Nenhum.

Obs: Para as colunas Vl.Un.R$ e Vl.Un.US$ o sistema considera o preço unitário do
Produto. Para as colunas Vl.Tot.R$ e Vl.Tot.US$ o sistema considera o preço
total do produto .

...

Para as demais despesas (fora FOB e Seguro) o rateio das despesas obedece a
configuração do parâmetro MV_AVG0021: “1” – Rateio a partir do peso líquido;
“2” – Rateio a partir do peso Bruto;
“3” – Rateio a partir do preço FOB.

O sistema apura o percentual do item com relação ao valor configurado no MV,
podendo utilizar o peso líquido total, bruto total ou o preço FOB.
nPerc = (Total Item/Total Capa)
Aplica o percentual encontrado no valor total da despesa.
X = (Val.Despesa * nPerc)
Calcula o valor unitário a partir do total da despesa calculado para o item.
Y = ( X / Qtde. do Item)
Calculo proporcional com relação ao valor FOB do item.
Z = (( X / Prc.Tot.Item)* 100)

...


Embarque

Na fase de embarque, o sistema disponibiliza ao usuário as seguintes funcionalidades:

  • Vinculação de tabela de Pré-Cálculo (fase embarque);
  • Histórico de Pré-Cálculo;
  • Impressão do documento de Pré-cálculo.


Exemplo - Como vincular uma Tabela de Pré-Calculo:

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Embarque\Manutenção.

2. No browser clique em Incluir.

3. Na pasta Cadastrais, preencha os campos obrigatórios. Após clique em Pedidos.

4. Clique duas vezes sobre o pedido e clique em confirmar.

5. Caso a tabela de Pré-Calculo ainda não tenha sido vinculada no processo, na pasta Dados Complementares é possível informar a mesma.

6. Na tela que será apresentada, clique em Ok para salvar.


Histórico de Pré-cálculo

Na fase de pedido o sistema não realiza a gravação das despesas apuradas. Já na fase de embarque o sistema mantém os valores apurados gravados na base de dados. Dessa maneira, o usuário terá a sua disposição sem necessitar da impressão do documento de Précálculo as despesas apuradas para o processo em questão.
Com essa funcionalidade o usuário poderá facilmente analisar as despesas estimadas contra as despesas reais que compuseram seu custo na exportação. Esta situação seria o comparativo Pré-Cálculo X Custo Realizado.
O usuário tem acesso ao histórico do Pré-cálculo apenas na opção de visualização, isto ocorre visto que, na opção de alteração, caso o usuário altere informações chave (quantidade de itens, preços, pesos, etc.) o sistema irá reapurar as despesas, deixando-as de acordo com o cenário mais novo do embarque.


Exemplo – Como visualizar o Histórico de Pré-Calculo:

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Embarque\Manutenção.

2. No browser, selecione o embarque cadastrado e clique em Visualizar. Na tela que será apresentada, clique no botão Histórico Pré-Calculo.

3. Será possível visualizar as despesas vinculadas através da tabela de Pré-Calculo. Clique em Detalhes Despesas.

4. São exibidas as seguintes colunas:


ColunaDescrição
DespesaDescrição da Despesa
DescriçãoDescrição da Despesa
Valor R$Valor apurado da despesa em Reais
MoedaTaxa utilizada para conversão de moedas
ValorValor da despesa na moeda da despesa.


5. Será apresentado o documento de Pré-Calculo com as seguintes informações:

Image Added


Relatório de Pré-cálculo

Na fase de pedido o sistema não realiza a gravação das despesas apuradas. Já na fase de embarque o sistema mantém os valores apurados gravados na base de dados.
Além do documento de Pré-cálculo, o sistema disponibiliza ao usuário o Relatório de PréCálculo, para que o mesmo possa visualizar de forma globalizada, as despesas para os processos que o mesmo possui em andamento.

Exemplo – Como imprimir o Relatório de Pré-Calculo:

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Embarque\Manutenção.

2. No browser, selecione o embarque cadastrado e clique em Visualizar. Na tela que será apresentada, clique no botão Doctos/Cartas.

3. Na tela que será apresentada, o tipo de documento informe como Relatório e clique em Ok.

4. Selecione a opção A-137 Relatório de Pré-Calculo e clique em Ok.

5. Será apresentada a tela de Filtro "Relatório de Pré-Cálculo", informe os dados: Embarque, Cod Cliente e Despesa.

6. Será impresso o relatório de Pré-Calculo conforme abaixo:

Image Added


7. O relatório possui as seguintes características:

  • Filtros:
Filtro Descrição
Nr. EmbarqueNúmero do processo de embarque.
Cód. ClienteCódigo do cliente.
Cód. DespesaCódigo da despesa


  • Colunas:
Coluna Descrição
ProcessoNúmero do processo de embarque.
ClienteRazão social do cliente.
DespesaDescrição da despesa.
DescriçãoDescrição da despesa.
MoedaMoeda da despesa.
ValorValor da despesa em sua moeda.
Valor em R$Valor da despesa em Reais


  • Totais:

Para cada agrupamento, o sistema totaliza as colunas “Valor” e “Valor em R$”.


Apuração de Despesas


Para apuração das despesas de FOB e Frete o sistema realiza tratamentos diferenciados.


Deck of Cards
historyfalse
idCálculo
Card
id1
labelCálculo de Frete:

Para o calculo das despesas de Frete, algumas condições são consideradas, como por exemplo, o conteúdo do parâmetro MV_AVG0021 que pode assumir três condições:

Rateio: 1 = Peso líquido, 2 = Peso bruto e 3 = Preço FOB.

1) Na Via de Transporte, na alteração da origem e destino é possível realizar algumas configurações no agente, como por exemplo, informar o valor mínimo e máximo por kg da mercadoria, desta forma o frete será calculado com base nesses valores.

Exemplo: Faixa Peso * Valor Kg

2) No Pedido de Exportação, na pasta Embalagens é possível informar o valor de Cubagem e a quantidade de containers que será utilizado para o processo, com base nessas informações o sistema realiza o calculo.
Caso os campos de Quantidade de Containers (20,40 e 40Hc) estejam informados na capa do processo, o valor da despesa obedece a seguinte regra:

Exemplo: Vl. Desp. = (Qtde 20 * Vl. Frete 20)+ (Qtde 40 * Vl. Frete 40)+ (Qtde 40HC * Vl. Frete 40 HC)

Caso os campos de Quantidade de Containers não tenham sido informados:

O sistema verifica entre o total do Peso Líquido e o Peso Bruto com base no valor total de Cubagem qual representa o maior custo de acordo com as faixas de preço por Kg descritos no cadastro de vias de transporte. A partir disso o sistema calcula o valor do frete.

3) Caso o processo não tenha os valores informados de container e cubagem, o sistema assume o peso líquido total do processo.

4) Caso contrário, os valores considerados pelo sistema serão os valores informados na tabela de Pré-Calculo.

Exemplo:

Por Valor = o sistema irá considerar o valor informado no campo Valor da tabela de Pré-Calculo;

Por Percentual = o sistema considera o percentual da despesa informada como sua base de calculo.

Os campos Vl. Frete 20, Vl. Frete 40, Vl. Frete 40HC são carregados a partir do cadastro de vias de transporte, para os agentes cadastrados para uma determinada origem e destino.

Veja abaixo:

Image Added

O sistema considera a via e origem/destino cadastradas na capa do processo (pedido ou embarque) e realiza um estudo de viabilidade nas taxas cadastradas para os agentes cadastrados. Com a conclusão deste estudo, o sistema apura automaticamente com a taxa menos custosa para utilização na apuração do valor do frete.

Informações
titleNota

Caso o usuário não informe as quantidades para os containers na capa do pedido, o sistema irá verificar entre o total do Peso Líquido do processo e o total de Cubagem qual representa o maior custo de acordo com as faixas de preço por Kg cadastrados para os agentes. Também neste caso o sistema irá realizar a análise das faixas de preço automaticamente, sempre visando o cenário mais propício de negociação e lucro.

Card
id2
labelCálculo do FOB

O valor da despesa é igual o valor FOB do processo de exportação.

O sistema realizará automaticamente as validações necessárias para apuração das despesas. Com relação à configuração de despesas base, o usuário não poderá configurar a relação das “bases” de modo que caracterize uma referência circular, ou seja, uma despesa base não poderá apontar para outra despesa base que dependa do cálculo da despesa anterior.

Exemplo:

Despesa: 777

Despesas base: 101/102/777 (Referência Circular)

Card
id3
labelCálculo do Seguro

O valor informado na despesa de Seguro será considerado para todo o processo de exportação, caso os itens possuem quantidades iguais, o sistema rateado o valor do seguro entre os itens do processo

Quadro Observações Gerais (D).
Neste quadro serão impressas as informações das despesas referentes ao Despachante, sendo elas: Adiantamento ao Despachante, Complementos ao Despachante, Devoluções do Despachante e Valor trabalhado com o Despachante.

Embarque

Na fase de embarque, o sistema disponibiliza ao usuário as seguintes funcionalidades:

  • Vinculação de tabela de Pré-Cálculo (fase embarque);
  • Histórico de Pré-Cálculo;
  • Impressão do documento de Pré-cálculo.

...

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Embarque\Manutenção.

2. No browser clique em Incluir.

3. Na pasta Cadastrais, preencha os campos obrigatórios. Após clique em Pedidos.

4. Clique duas vezes sobre o pedido e clique em confirmar.

5. Caso a tabela de Pré-Calculo ainda não tenha sido vinculada no processo, na pasta Dados Complementares é possível informar a mesma.

6. Na tela que será apresentada, clique em Ok para salvar.

Histórico de Pré-cálculo

Na fase de pedido o sistema não realiza a gravação das despesas apuradas. Já na fase de embarque o sistema mantém os valores apurados gravados na base de dados. Dessa maneira, o usuário terá a sua disposição sem necessitar da impressão do documento de Précálculo as despesas apuradas para o processo em questão.
Com essa funcionalidade o usuário poderá facilmente analisar as despesas estimadas contra as despesas reais que compuseram seu custo na exportação. Esta situação seria o comparativo Pré-Cálculo X Custo Realizado.
O usuário tem acesso ao histórico do Pré-cálculo apenas na opção de visualização, isto ocorre visto que, na opção de alteração, caso o usuário altere informações chave (quantidade de itens, preços, pesos, etc.) o sistema irá reapurar as despesas, deixando-as de acordo com o cenário mais novo do embarque.

...

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Embarque\Manutenção.

2. No browser, selecione o embarque cadastrado e clique em Visualizar. Na tela que será apresentada, clique no botão Histórico Pré-Calculo.

3. Será possível visualizar as despesas vinculadas através da tabela de Pré-Calculo. Clique em Detalhes Despesas.

4. São exibidas as seguintes colunas:

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5. Será apresentado o documento de Pré-Calculo com as seguintes informações:

Image Removed

Relatório de Pré-cálculo

Na fase de pedido o sistema não realiza a gravação das despesas apuradas. Já na fase de embarque o sistema mantém os valores apurados gravados na base de dados.
Além do documento de Pré-cálculo, o sistema disponibiliza ao usuário o Relatório de PréCálculo, para que o mesmo possa visualizar de forma globalizada, as despesas para os processos que o mesmo possui em andamento.

Exemplo – Como imprimir o Relatório de Pré-Calculo:

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Embarque\Manutenção.

2. No browser, selecione o embarque cadastrado e clique em Visualizar. Na tela que será apresentada, clique no botão Doctos/Cartas.

3. Na tela que será apresentada, o tipo de documento informe como Relatório e clique em Ok.

4. Selecione a opção A-137 Relatório de Pré-Calculo e clique em Ok.

5. Será apresentada a tela de Filtro "Relatório de Pré-Cálculo", informe os dados: Embarque, Cod Cliente e Despesa.

6. Será impresso o relatório de Pré-Calculo conforme abaixo:

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7. O relatório possui as seguintes características:

  • Filtros:

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  • Colunas:

...

  • Totais:

Para cada agrupamento, o sistema totaliza as colunas “Valor” e “Valor em R$”.

Apuração de Despesas

...

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CÁLCULO DE FRETE:

Para o calculo das despesas de Frete, algumas condições são consideradas, como por exemplo, o conteúdo do parâmetro MV_AVG0021 que pode assumir três condições:

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