Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Informações
titleImportante
  • O campo FM_REFGRD tem informação da Referência da Grade de Produto, e o campo FM_REFGRD terá a descrição da referência selecionada no campo FM_ DESREF.
  • O campo FM_GRPTI tem o código do grupo de Tes Inteligente, que poderá ser informado no cadastro de Produto, através do campo B1_ GRPTI.
  • O campo FM_ORIGEM ("Origem do produto") só estará habilitado se o parâmetro MV_A410OPE estiver como .T.


Foi implementada melhoria na rotina de TES Inteligente para que seja possível cadastrar regras mais específicas.
Foram disponibilizados dois novos campos (Grupo de TES Inteligente (FM_GRPTI) e Tipo de Cliente (FM_TIPOCLI)) para que a construção das regras possa ser realizada.

- Via configurador, verificar a criação da tabela genérica "ZV - Grupo de TES Inteligente"
- Esta tabela já possui um grupo padrão (0001). Se necessário, incluir um ou mais.
- No cadastro de produtos, vincular o grupo cadastrado a um produto.
- No cadastro das regras de TES Inteligente, incluir uma ou mais regras preenchendo os campos de "Grupo-TI" (FM_GRPTI) e/ou "Tipo de Cliente" (FM_TIPOCLI)
- No módulo faturamento, realizar a inclusão de um pedido de venda e utilizar o produto, o cliente e o tipo de movimentação cadastrados na(s) regra(s) acima.
- Verificar que a TES será preenchida no item conforme a regra cadastrada.


Poderão ser preenchidos todos ou alguns campos da regra, variando conforme a necessidade do cliente. Sempre será sugerido TES da regra que possuir informações que se enquadrem com o documento fiscal, se alguma informação da regra não se enquadrar com o documento fiscal, esta regra será descartada. Regra que possuir campos não preenchidos não será descartada, desde que os demais campos preenchidos se enquadrem com documento fiscal.

Para exemplificar o preenchimento, vamos supor a criação de uma regra para sugerir o código de TES 500 nas Vendas de Mercadoria para Consumidor Final no Estado de São Paulo, devemos preencher da seguinte maneira a regra do TES Inteligente:

Regra número 1:

Tipo de Movimentação

Tes de Saída

Estado

Tipo de Cliente

01500SPF-Cons.Final

Quando houver escrituração de documento fiscal com Tipo de Movimentação 01, para Estado de São Paulo utilizando cliente classificado como Consumidor Final, o TES 500 será sugerido na escrituração do documento fiscal.

Vejamos mais um exemplo, Venda de Mercadoria do Produto "AAAA", sugerindo o código de TES 501:

Regra número 2:

Tipo de Movimentação

Tes de Saída

Código de Produto

01501AAAA

Com esta regra, quando for escriturada uma Venda de Mercadoria do Produto "AAAA", o TES 501 será sugerido na digitação da nota fiscal.


As regras serão cadastradas em função do segmento e da necessidade de cada cliente, podendo criar regras mais específicas ou mais genéricas.


Informações
titleInformações Adicionais

O campo de Tipo de Cliente será verificado somente para operações vinculadas com cliente, se a nota estiver vinculada com um Fornecedor, o campo Tipo de Cliente não será considerado para enquadrar a regra.

 

Para enquadrar o participante, os campos FM_CLIENTE+FM_LOJACLI somente serão verificados caso operações esteja vinculada com um Cliente. Se a operação estiver vinculada com um Fornecedor, então os campos FM_FORNECE+ FM_LOJAFOR ser considerados para enquadrar o participante

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO


Critério de Sugestão de TES - Específicas x Genéricas

A medida que as regras são cadastradas, é possível que existam regras mais genéricas, podendo entrar em conflito com alguma regra mais específica, como nos próprios exemplos citados acima. Suponhamos o seguinte cenário: 

 -Documento fiscal de Venda de Mercadoria para Consumidor Final, no Estado de São Paulo, vendendo o produto de código "AAAA".

A princípio as duas regras atenderiam esta situação, pois ambas as regras atendem e se enquadram nas informações do documento fiscal em questão, porém a rotina poderá sugerir somente um TES. Para resolver este conflito, o critério adotado será considerar a regra que tiver mais informações enquadradas de acordo com documento fiscal.

No nosso exemplo, a regra 1 possui duas informações enquadradas, o Estado e Tipo de Cliente, já a regra 2 possui apenas uma informação enquadrada, que é o Código de Produto. Neste caso a regra 1 possui mais informações enquadradas que a regra 2, logo o TES 500 será sugerido, pois é a mais específica no contexto deste documento fiscal.

Neste tipo de conflito, o TES sugerido será sempre o que pertencer a regra mais específica, ou seja, a regra que tiver mais informações enquadradas. 

Importante:

A combinação dos campos CLIENTE+LOJA será considerada somente como uma informação enquadrada, bem como a combinação dos campos FORNECEDOR+LOJA.


Critério de Sugestão de TES - Regras diferentes com mesma quantidade de informações enquadradas

Poderá ocorrer também conflito de regras distintas, cadastradas com campos diferentes, porém com a mesma quantidade de informações enquadradas com documento fiscal. Abaixo temos um exemplo desta situação:

Regra número 3

Tipo de Movimentação

TES

Produto

02502BBBB

Regra número 4 

Tipo de Movimentação

TES

Cliente

02503CCCC


Em uma operação de Simples Remessa de Material para o Cliente "CCCC", movimentando o Produto "BBBB", as regras 3 e 4 se enquadram no documento fiscal, a regra 3 enquadrou o Código de Produto, e regra 4 enquadrou o Código de Cliente, as duas possuem a mesma quantidade de informações, tanto o TES 502 quanto o 503 poderiam ser sugeridos. Para resolver este conflito, o sistema adota o critério da ordem de campos mais relevantes/prioritários do cadastro de TES inteligente, se o Código de Produto tem maior relevância, então o TES 502 será sugerido, ou se o Código do Cliente tiver maior relevância, então o TES 503 será sugerido. O sistema possui uma ordem padrão de prioridades, que pode ser alterada pelo cliente se necessário.

Para compreender esta ordem, cada campo (excluindo tipo de movimentação, TES de entrada e TES de saída) da SFM terá um identificador fixo, conforme tabelas abaixo:

Identificadores campos da SFM  - Operações com Cliente

Campo

Descrição

Código de Identificação

FM_PRODUTOCódigo de Produto1
FM_GRPRODGrupo de Tributação do Produto2
FM_POSIPINCM3
FM_CLIENTE+FM_LOJACLICliente+Loja Cliente4
FM_GRTRIBGrupo Tributação5
FM_ESTEstado6
FM_REFGRDCódigo de Referência da Grade7
FM_GRPTIGrupo de TES Inteligente8
FM_TIPOCLITipo de Cliente9
FM_GRPCST Código de enquadramento de IPI10
FM_TIPOMOVTipo de Movimentação do Pedido de Venda11
FM_ORIGEMOrigem do produto12




Para as operações vinculadas com Cliente, a ordem padrão do sistema é 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12, onde cada número representa um campo da tabela SFM, ou seja, a ordem dos campos prioritários é:

FM_PRODUTO, FM_GRPROD, FM_POSIPI, FM_CLIENTE+FM_LOJACLI, FM_GRTRIB, FM_EST, FM_REFGRD, FM_GRPTI, FM_TIPOCLI, FM_GRPCST,FM_TIPOMOV.

Onde o campo com maior prioridade/relevância é o primeiro da esquerda para a direita, e o campo com menor prioridade/relevância é o último da direita.


Identificadores campos da SFM  - Operações com Fornecedor

Campo

Descrição

Código de Identificação

FM_PRODUTOCódigo de Produto1
FM_GRPRODGrupo de Tributação do Produto2
FM_POSIPINCM3
FM_FORNECE+FM_LOJAFORFornecedor+Loja Fornecedor4
FM_GRTRIBGrupo Tributação5
FM_ESTEstado6
FM_REFGRDCódigo de Referência da Grade7
FM_GRPTIGrupo de TES Inteligente8
FM_GRPCST Código de enquadramento de IPI9
FM_ORIGEMOrigem do produto10




Para as operações vinculadas com Fornecedor, a ordem padrão do sistema é 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10, onde cada número representa um campo da tabela SFM, ou seja, a ordem dos campos prioritários é:

FM_PRODUTO, FM_GRPROD, FM_POSIPI, FM_FORNECE+FM_LOJAFOR, FM_GRTRIB, FM_EST, FM_REFGRD, FM_GRPTI, FM_GRPCST.

Onde o campo com maior prioridade/relevância é o primeiro da esquerda para a direita, e o campo com menor prioridade/relevância é o último da direita.


Voltando para o exemplo das regras 3 e 4, considerando a ordem padrão do sistema, o TES sugerido seria o 502, pois o Produto (identificação 1) tem maior relevância/prioridade que o Cliente+Loja (identificação 4):

1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12

Caso seja necessário alterar esta ordem de campos, basta alterar o conteúdo do parâmetro MV_OTICLI para operações com clientes, e parâmetro MV_OTIFOR para operações com fornecedores.


Ainda neste exemplo, se quisermos alterar a ordem de prioridade padrão do sistema, dando maior prioridade para Cliente ao invés do Produto, devemos preencher o parâmetro MV_OTICLI da seguinte maneira: 

{4,1,2,3,5,6,7,8,9,10,11,12}.

Veja que o identificador do Cliente+Loja (4) é o primeiro da ordem, neste caso, o TES sugerido seria o 503, já que o Cliente possui maior relevância que o Produto. O mesmo procedimento é válido para o parâmetro MV_OTIFOR para as operações vinculadas com fornecedor.


Se por algum motivo a ordem prioritária dos campos definida pelo cliente não desempatar este conflito de regras, o desempate será feito pela ordem padrão do sistema.

Orientações de Preenchimento de Regras

...

Aviso
Caso o ponto de entrada MT089CD exista no ambiente, as regras de desempate do sistema não serão aplicadas, assim o retorno do ponto de entrada que definirá qual TES será sugerido, considerando as customizações existentes.




Card documentos
Informacao

...

123456
TituloIMPORTANTE!

03. TELA XXXXX

Outras Ações / Ações relacionadas

...