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Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Partindo da premissa que o ambiente Protheus está devidamente configurado com o módulo de Manutenção de Ativos - SIGAMNT, é necessário realizar as seguintes configurações:

  1. Configuração de Webservice;
  2. Configuração de Campo Log;
  3. Configuração de Usuários;


Âncora
Webservice
Webservice

Configuração de WebService

O Webservice é encarregado de realizar a integração entre o módulo SIGAMNT e o aplicativo MNT NG, fazendo com que todas as operações realizadas no módulo e no app, passem pelo Webservice.

Existem dois tipos de Webservice disponíveis pela TOTVS. Mas neste projeto será utilizado o REST devido ao seu melhor desempenho. Informações de como configura-lo podem ser obtidas aqui e um exemplo básico sobre o que deve ser adicionado ao appserver.ini pode ser visto aqui

Algumas ressalvas devem ser feitas:

  • Na última linha do exemplo do link anterior, há o trecho "ENVIRONMENT=environment", onde "environment" deve ser substituído pelo Ambiente do Servidor Protheus a ser utilizado;
  • Deve incluir a linha "MAXSTRINGSIZE=10" na sessão "[General]";
  • Adicionar duas configurações dentro do HTTPURI, os itens a serem adicionados são "CORSEnable=1" e o "AllowOrigin=*";
  • Caso queira, você pode mudar a porta em que o serviço irá rodar trocando o valor "8080" na linha "Port=8080" pela porta desejada.
  • Deve incluir uma seção chamada SSLConfigure com dois itens, sendo HSM=0SSL2=1.
Totvs custom tabs box
tabsNovo processo( Nova Licença / Mingle ), Processo antigo, Passo 03, Passo 04
idspasso1,passo2
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1

Para o novo processo via Mingle utilizando a nova licença, deverão ser adicionados as instruções abaixo, conforme exemplo.

  • Na seção HTTPV11 deverá ser adicionado a chave Advpl=1;
  • Na seção HTTPREST deverá ser adicionado a chave Security=1;
  • Na seção HTTPURI deverá ser adicionado a chave PrepareIN, essa chave pode ser utilizada como PrepareIN=All ou PrepareIN=EMPRESA ou PrepareIN=EMPRESA,FILIAL;
  • Na seção HTTPURI deverá ser adicionado a chave Stateless=1;
Bloco de código
[HTTPV11]
Enable=1
Sockets=HTTPREST
Path=D:\Totvs\http
Environment=P12117_MOBILE
ResponseJob=HTTPJOB
RpcEnable=0
SigaWeb=MAK
Cache-control=no-store
PORT=8086

[HTTPREST] 
Port=8086
IPsBind=
URIs=HTTPURI
Security=1

[HTTPURI]
URL=/rest
Instances=0,2
CORSEnable=1
AllowOrigin=*
PrepareIN=T3
Stateless=1

[ONSTART]
JOBS=HTTPJOB
RefreshRate=60

[HTTPJOB]
MAIN=HTTP_START
ENVIRONMENT=P12117_MOBILE

[SSLConfigure]
HSM=0
SSL2=1
Nota
titleRequisitos Minimos
  • Protheus versão 12.1.023 ou superior
  • LIB versão 20200214 ou superior
  • License Server versão 3.0.0 ou superior
  • Binário versão 7.00.170117A ou superior
  • MNT NG versão 1.9.52 ou superior
  • WebService versão de 16/04/2021 ou superior
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

Para o processo antigo a chave PrepareIN deve ser removida da seção HTTPURI. Ao finalizar as alterações necessárias, seu AppServer.ini ficará parecido com o apresentado no bloco abaixo.

Bloco de código
[HTTPV11]
Enable=1
Sockets=HTTPREST
Path=D:\Totvs\http
Environment=P12117_MOBILE
ResponseJob=HTTPJOB
RpcEnable=0
SigaWeb=MAK
Cache-control=no-store
PORT=8086

[HTTPREST] 
Port=8086
IPsBind=
URIs=HTTPURI
Security=0

[HTTPURI]
URL=/rest
Instances=0,2
CORSEnable=1
AllowOrigin=*

[ONSTART]
JOBS=HTTPJOB
RefreshRate=60

[HTTPJOB]
MAIN=HTTP_START
ENVIRONMENT=P12117_MOBILE

[SSLConfigure]
HSM=0
SSL2=1
Nota
titleAtenção

Um ponto que deve ser prestado atenção é que o endereço em que será configurado o Webservice deve conter um IP externo para poder ser acessado pela aplicação. Sendo assim, uma vez que o Webservice estiver configurado, você deve repassar a porta interna para os responsáveis de TI e pedir para torná-lo externo

OBS:  Para ter certeza de que a configuração do REST está funcionando, deverá aparecer a palavra REST escrita no console.log, conforme print abaixo:


Abaixo está um exemplo da página do serviço do REST funcionando que pode ser acessada no endereço "http://localhost:[SUAPORTA]/rest". Nesta tela é exibido todos os Webservices disponíveis para uso.

Listagem de Webservices disponíveis no ambiente

PS: Se você tiver realizado as configurações descritas acima e não tenha aparecido o log do REST no appserver, verifique as configurações realizadas no arquivo appserver.ini e tente pegar um RPO atualizado.


OBS: Para saber as versões, seguir conforme abaixo:

Nota
titleAtenção

Para o processo da nova licença a validação da versão MNT NG somente poderá ser realizada através do Portal Mobile.

MNT NG: acessar "http://ipexterno:porta/rest/MNTNG/version" ou clicar em "Validar conexão" em Configurações do Portal Mobile (Após o cadastro de usuários), conforme print's abaixo:

MNTNG/version:

Validar Conexão:

Aplicativo: acessar link do Google Play.

Âncora
campolog
campolog

Configuração de Campo Log

Para o projeto funcionar corretamente, é necessário a criação de campos de Log de Usuário. Esses campos serão utilizados para o controle dos dados a serem enviados na etapa de sincronização do aplicativo MNT NG.


Para compatibilizar os campos necessários, deve-se:

  • Executar o compatibilizador de campos log, para isso basta acessar a documentação.

Âncora
usuarios
usuarios

Cadastro de Usuários

A configuração de usuários é realizada em duas etapas, sendo elas:

  • Portal Mobile onde você deve criar um usuário no site e realizar as configurações, assim como criação de usuários (informando e-mail) e seus grupos de usuários;
  • Cadastro de usuário Protheus. É possível também realizar o vínculo do usuário Protheus com um Funcionário da Manutenção (para executar ordens de serviço), porém não é obrigatório. Esses cadastros são detalhados a seguir. Caso queira, há possibilidade também de utilizar a autenticação Single sign-on.


Aviso
titleAtenção

É possível utilizar a autenticação Single sign-on a partir da versão do mobile igual ou superior a 1.9.33 e o Web service com uma versão igual ou superior a 08/06/2020. Para mais informações, clique aqui.

Para utilizar a autenticação Single sign-on, é necessário definir a integração do Protheus com o Single sign-on. Para definir a integração acesse o módulo Configurador (SIGACFG) e navegar pelos menus Usuário > Senhas > Política.

       

No campo Habilitar Single sign-on (USR_SSIGNON) selecione a opção 1 - Obrigatório ou 2 - Opcional e no campo Modalidade de Single sign-on (USR_SSOTYPE) a opção de acordo com a modalidade que deseja utilizar (Neste exemplo estamos utilizando a modalidade 3 - Active Directory). Ao parametrizar no configurador o campo Habilitar Single sign-on (USR_SSIGNONcomo 1 - Obrigatório, este torna-se o único meio de autenticação do usuário, já na configuração na qual o campo Habilitar Single sign-on (USR_SSIGNONé definido como 2 - Opcional, a utilização do usuário e senha padrão do Protheus também são permitidos.

Aviso
titleAtenção

Não é possível utilizar a opção de login através do Fluig Identify no aplicativo.


Para que seja possível logar no aplicativo MNT NG, é necessário possuir um usuário ativo no Protheus com permissão de acesso ao módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) e as Filiais por meio do Configurador.

  • Para criar um novo usuário no Protheus, você deve acessar o módulo SIGACFG e navegar pelos menus Usuário > Senhas > Usuários.

                  

  • Selecione a opção incluir e preencha as informações necessárias. É obrigatório o preenchimento do e-mail do usuário pois esse campo é utilizado para a autenticação no processo de  login do aplicativo.


Aviso
titleAviso

É obrigatório o preenchimento do e-mail do usuário pois este campo é utilizado na autenticação ao realizar o login no aplicativo.



Aviso
titleAtenção

Caso tenha informado a modalidade Active Directory, é necessário informar na aba Active Directory o usuário correspondente à este usuário do sistema.


É possível vincular um usuário a um funcionário da manutenção. Para realizar essa integração, acesse o módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) do módulo e navegue pelos menus Atualizações > Manutenção > Funcionários.




Aviso
titleAviso

Caso a tabela ST1 esteja compartilhada, basta possuir um usuário com o e-mail.

Exemplo: No Configurador o usuário tem acesso à empresa 99 e filial 01 e 02, no Manutenção de Ativos (ST1) precisa cadastrar o funcionário uma vez na empresa 99 informando o e-mail.

Caso a tabela ST1 esteja exclusiva, será necessário incluir um funcionário para cada filial, com o respectivo e-mail.

Exemplo: No Configurador o funcionário tem acesso à empresa 99 e filiais 01,02 e 03, na ST1 precisa tem um registro para cada filial e informando o e-mail para cada um deles.

  • Dentro do cadastro, escolha um funcionário existente ou crie um novo. 
  • Escolhido o funcionário, preencha os campos de e-mail com o login que será utilizado no aplicativo e no campo código do usuário, selecione o Usuário Protheus que será vinculado ao cadastro.


Aviso
titleAviso

A funcionalidade PlayStop do aplicativo fica condicionada ao vínculo de funcionário da manutenção ao usuário Protheus. Ou seja, se o usuário logado não possuir este vínculo, a funcionalidade PlayStop não será apresentada no aplicativo.


É possível vincular um usuário a um executante de solicitações de serviço. Para realizar essa integração, acesse o módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) do módulo e navegue pelos menus Atualizações > Manutenção > Solicitação Serviço > Executantes. Ao acessar a rotina, insira um executante ou altere um registro já existente. 


O vínculo com o usuário Protheus ocorre pelo campo e-mail, preencha-o com o mesmo e-mail do usuário Protheus.

O próximo passo é realizar as configurações no Portal Mobile .


Informações adicionais: