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  • b) Processo de Tickets - Pedido de Vendas

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Visão Geral do Processo

A geração de ticket é utilizada para que possa ser efetuada uma reserva de um valor para um faturamento que será realizado posteriormente (conforme prazo acordado com a Supplier). Essa reserva garante que o que foi acordado no pedido será atendido na hora do faturamento. A geração do ticket substituiu a avaliação de crédito existente hoje no Datasul, mas a mesma ainda pode ser utilizada, o que diferenciará qual pode ser usada é o parâmetro na condição de pagamento, parâmetro: "Mais Negócios", mais detalhes aqui.

O ticket passará por uma verificação junto a Supplier verificando as datas das parcelas, valor do pedido junto ao crédito do cliente, situação do cliente, entre outros.

O ticket será gerado ao completar o pedido, as entradas de pedidos que contemplam a geração de tickets são: PD4000 (Progress), PD4000 (HTML), PD4050, PD0701, Portal de Vendas e o Aplicativo Minhas Vendas.

Regras de negócio

A integração com a supplier só ocorrerá se usar a condição de pagamento que estiver com o parâmetro: "Mais Negócios" marcado. Caso ao contrário usará a avaliação de crédito padrão do Datasul.

Os tickets serão gerados para todos os clientes com situação Ativo na Supplier, para as demais situações:

  • Se o cliente estiver bloqueado por atraso na Supplier, somente poderá comprar na modalidade de pagamento a vista ou antecipado na área de Crédito interna Datasul.
  • Se o cliente estiver bloqueado por crédito na Supplier e possuir saldo em aberto na Supplier (Limite utilizado), somente poderá comprar na modalidade de pagamento a vista ou antecipado na área de Crédito interna Datasul.
  • Se o cliente estiver bloqueado por crédito na Supplier e NÃO possuir saldo em aberto na Supplier (Limite utilizado), poderá comprar em qualquer modalidade de pagamento interna do Datasul.

O valor do ticket é gerado com o valor total do pedido, mas na hora do faturamento pode ocorrer acréscimos de impostos que não estão disponíveis no pedido ou o valor do frete, então deve ser calculado uma média de valor que possa dar de diferença e informar esse percentual no campo "Percentual de Tolerância" na tela de parâmetros de vendas (Parâmetros TOTVS Techfin), para mais informações acesse aqui.

Regras de validação do ticket de crédito (pré-autorização):

  • Prazo mínimo dias do primeiro vencimento >= Número de dias para o primeiro informado;
  • Prazo máximo dias do primeiro vencimento <= Número de dias para o primeiro informado;
  • Prazo máximo dias do último vencimento >= (Número de parcelas informado * Intervalo entre as parcelas informado);
  • Número mínimo de parcelas <= Número de parcelas informado;
  • Número máximo de parcelas >= Número de parcelas informado;
  • Distanciamento mínimo entre parcelas (dias) <= Intervalo entre as parcelas informado;
  • Distanciamento máximo entre parcelas (dias) >= Intervalo entre as parcelas informado;

Essas regras prazos são estipuladas junto com a Supplier no momento da implementação da integração.

Os tickets serão gerado quando é calculado o pedido, mas se o pedido sofrer alguma alteração que impacte no valor do pedido o ticket será cancelado e será gerado um novo ticket quando o pedido for completo novamente.