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Visão Geral do Processo
A geração de ticket é utilizada para que possa ser efetuada uma reserva de um valor para um faturamento que será realizado posteriormente (conforme prazo acordado com a Supplier). Essa reserva garante que o que foi acordado no pedido será atendido na hora do faturamento. A geração do ticket substituiu a avaliação de crédito existente hoje no Datasul, mas a mesma ainda pode ser utilizada, o que diferenciará qual pode ser usada é o parâmetro na condição de pagamento, parâmetro: "Mais Negócios", mais detalhes aqui.
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A integração com a supplier só ocorrerá se usar a condição de pagamento que estiver com o parâmetro: "Mais Negócios" marcado. Caso ao contrário usará a avaliação de crédito padrão do Datasul. O cliente também deve possuir uma concessão aprovada.
Os tickets serão gerados para todos os clientes com situação Ativo na Supplier, para as demais situações:
- Se o cliente estiver bloqueado por atraso na Supplier, somente poderá comprar na modalidade de pagamento a vista ou antecipado na área de Crédito interna Datasul.
- Se o cliente estiver bloqueado por crédito na Supplier e possuir saldo em aberto na Supplier (Limite utilizado), somente poderá comprar na modalidade de pagamento a vista ou antecipado na área de Crédito interna Datasul.
- Se o cliente estiver bloqueado por crédito na Supplier e NÃO possuir saldo em aberto na Supplier (Limite utilizado), poderá comprar em qualquer modalidade de pagamento interna do Datasul.
O valor do ticket é gerado com o valor total do pedido, mas na hora do faturamento pode ocorrer acréscimos de impostos que não estão disponíveis no pedido ou o valor do frete, então deve ser calculado uma média de valor que possa dar de diferença e informar esse percentual no campo "Percentual de Tolerância" na tela de parâmetros de vendas (Parâmetros TOTVS Techfin), para mais informações acesse aqui.
Regras de validação do ticket de crédito (pré-autorização):
- Prazo mínimo dias do primeiro vencimento >= Número de dias para o primeiro informado;
- Prazo máximo dias do primeiro vencimento <= Número de dias para o primeiro informado;
- Prazo máximo dias do último vencimento >= (Número de parcelas informado * Intervalo entre as parcelas informado);
- Número mínimo de parcelas <= Número de parcelas informado;
- Número máximo de parcelas >= Número de parcelas informado;
- Distanciamento mínimo entre parcelas (dias) <= Intervalo entre as parcelas informado;
- Distanciamento máximo entre parcelas (dias) >= Intervalo entre as parcelas informado;
Essas regras prazos são estipuladas junto com a Supplier no momento da implementação da integração.
Os tickets serão gerado quando é calculado o pedido, mas se o pedido sofrer alguma alteração que impacte no valor do pedido o ticket será cancelado e será gerado um novo ticket quando o pedido for completo novamente.
Legendas
Situação dos Clientes:
- Ativo - Cliente verificado na Supplier e disponível para criação de tickets.
- Bloqueado por Crédito - Cliente não possui crédito aprovado na Supplier.
- Bloqueado por Atraso - Cliente está com pagamentos em atraso na Supplier.
- Não Definido - Cliente não está disponível na Supplier. Não foi feito nenhum pedido de concessão para ele.