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Informações
titleParâmetro Créditos da Matriz do Aluno


Funcionamento dos parâmetros: Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno / Usar valor do créditos financeiros da matriz curricular do aluno / Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno em caso de equivalência múltipla

Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2


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titleMesma disciplina em matriz diferente
  • Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver com este parâmetro marcado, e se a disciplina matriculada for de outra matriz curricular e também estiver ofertada na matriz curricular do aluno deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno. 

  • Usar valor do créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver com este parâmetro marcado, e se a disciplina matriculada for de outra matriz curricular e também estiver ofertada na matriz curricular do aluno deverão ser considerados o valor do créditos da disciplina matriz do aluno. 

Exemplo: 

Disciplina Matriz do aluno

Nº Crédito x Valor do Crédito

Mesma Disciplina (fora da grade do aluno)

Nº Crédito x Valor do Crédito

Introdução a Ciência do Direito

5  *  100 = 500

Introdução a Ciência do Direito

4  *  150 = 600

Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado na mesma disciplina da sua matriz, mas essa disciplina pertence a outra grade.

Com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz
5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 = RS500

Sem os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da outra grade 
4 (Nº de Créditos por disciplina) x R$150 = RS600


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titleDisciplinas diferentes com equivalência
  • Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver parametrizado marcado, e se a disciplina for ofertada em outra matriz curricular e equivaler alguma disciplina na matriz curricular do aluno, deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno.

  • Usar valor do créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver parametrizado marcado, e se a disciplina for ofertada em outra matriz curricular e equivaler alguma disciplina na matriz curricular do aluno, deverão ser considerados o valor do créditos da disciplina matriz do aluno.

Exemplo: 

Disciplina Matriz do aluno

Nº Crédito x Valor do Crédito

Disciplinas equivalentes (fora da grade do aluno)

Nº Crédito x Valor do Crédito

Introdução a Ciência do Direito

5  *  100 = 500

Teoria Geral do Direito

3  *  150 = 450

Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado na disciplina da outra grade que possui equivalência cadastrada com a disciplina da matriz da sua grade.

Com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz
5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 = RS500

Sem os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da outra grade 
3 (Nº de Créditos por disciplina) x R$150 = RS450


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titleDisciplinas diferentes com equivalência múltipla

Se o parâmetro "Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno em caso de equivalência múltipla", o comportamento do sistema deve ser o conforme descrito abaixo:

  1. Matricula tem duas disciplinas com equivalência para uma da matriz: o sistema sempre irá considerar o número de crédito e valor do crédito da disciplina da matriz. 

    Disciplina Matriz do aluno

    Nº Crédito x Valor do Crédito

    Disciplinas equivalentes (fora da grade do aluno)

    Nº Crédito x Valor do Crédito


    Português

    5  *  100

    Redação

    5  *  100 = 500

    Número de créditos e valor do crédito da disciplina de português



    Comunicação

    0

    A segunda disciplina ficará zerada, pois o valor foi considerado na primeira disciplina equivalente.




  2. Matricula em duas disciplinas da matriz com equivalência para uma disciplinas fora da grade: o sistema sempre irá considerar a disciplina com maior número de crédito e a disciplina com maior valor do crédito da matriz do aluno.

    Disciplinas Matriz do aluno

    Nº Crédito x Valor do Crédito

    Disciplina equivalente (fora da grade do aluno)

    Nº Crédito x Valor do Crédito


    Redação

      5  * 500

    Português

    6 * 500 = 3.000

    Vai prevalecer o maior valor de crédito e o maior número de crédito de cada disciplina equivalente

    Comunicação

      6 * 150
Aviso

Quando os parâmetros para considerar o n° de crédito e valor de crédito da matriz curricular do aluno estiver marcado e o sistema não encontre a mesma disciplina na matriz curricular do aluno, ou se o valor da disciplina na matriz do aluno não estiver preenchido, o sistema irá considerar o valor da disciplina matriculada 

Exemplo:

Disciplinas Matriz do alunoNº Crédito x Valor do CréditoDisciplina equivalente (fora da grade do aluno)Nº Crédito x Valor do Crédito
Português0Comunicação4 * 100 = 400

Mesmo com os parâmetros para considerar o n° de crédito e valor de crédito da matriz curricular do aluno, no momento da matrícula, será considerado o valor da disciplina "Comunicação", já que a disciplina "Português" está zerada.

Informações
titleFaixa de Crédito

Funcionamento do parâmetro Utilizar Faixa de Crédito e  Utilizar Faixa de Crédito | Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno

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 Utilizar Faixa de Crédito                                                                                                               Utilizar Faixa de Crédito | Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno 

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titleMesma disciplina em matriz diferente
  • Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver com este parâmetro marcado, e se a disciplina matriculada for da Turma Livre e também estiver ofertada na matriz curricular do aluno deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno. 


Exemplo: 

Disciplina Matriz do aluno

Nº Crédito x Valor da Faixa de Crédito

Mesma Disciplina (Turma Livre)

Nº Crédito x Valor do Crédito

Introdução a Ciência do Direito

1  *  500 = 500

Introdução a Ciência do Direito

3  *  200 = 600

Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado na mesma disciplina da sua matriz, mas essa disciplina pertence a Turma Livre.

Com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz
1 (Nº de Créditos por disciplina) x R$500 (Valor de Crédito da Faixa de Crédito = RS500


Sem os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da Turma Livre
3 (Nº de Créditos por disciplina) x R$200 = RS600


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titleDisciplinas diferentes com equivalência
  • Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver parametrizado marcado, e se a disciplina for ofertada na Turma Livre e equivaler alguma disciplina na matriz curricular do aluno, deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno.


Exemplo: 

Disciplina Matriz do aluno

Nº Crédito x Valor da Faixa de Crédito

Disciplinas equivalentes (Turma Livre)

Nº Crédito x Valor do Crédito

Introdução a Ciência do Direito

1  *  500 = 500

Teoria Geral do Direito

4  *  150 = 600

Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado na disciplina da Turma Livre que possui equivalência cadastrada com a disciplina da matriz da sua grade.

Com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz
1 (Nº de Créditos por disciplina) x R$500 (Valor de Crédito da Faixa de Crédito = RS500


Sem os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da Turma Livre
4 (Nº de Créditos por disciplina) x R$150 = RS600



Para mais informações sobre o cadastro de Faixa de Crédito, clique aqui.

Informações Adicionais

  1. Aumento e Cancelamento de disciplinas 
    Na matricula do aluno é comum que alunos matriculem em disciplinas após o inicio do período letivo ou cancele a matricula de determinada disciplina, para explicar melhor o comportamento do sistema em relação ao calculo  acesso o documento, Aumento e Cancelamento de disciplinas - Cobrança por crédito.

  2. Parcela fixa em contrato com parcelas calculadas por crédito
    Na rematrícula dos alunos, é muito comum que as instituições não saibam em quantas disciplinas o aluno irá se matricular, porém a instituição já deve cobrar do aluno um valor para “garantir” essa rematrícula. Para isso, elas criam uma parcela fixa no contrato, com um determinado valor, e mandam para todos os seus alunos efetuarem o pagamento. Acesse o documento Parcela fixa em contrato com parcelas calculadas por crédito 

  3. Número e Valor de créditos no Currículo Individual e Turma Livre
    Para saber sobre o calculo, clique aqui.

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