Páginas filhas
  • Manual Operacional da Customização - Integração Moodle x SGE (SESI-SENAI)

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...


O objetivo deste processo é detalhar como o TOTVS Educacional (SGE) realizará a integração com o Moodle de acordo com os Dados de Conexão –WS, parâmetros gerais, status de matricula – Matricula, Status de Matrícula- Inativar Matrícula e modalidade do curso.
Para isso foi criada uma parametrização onde o usuário definirá os valores utilizados pela integração; A interface customizada estará disponível em: TOTVS Educacional | Customizações | Integração Moodle| Parâmetros.

Ao clicar no menu de acesso será aberta a tela de parâmetros que possui seis abas de configurações: Dados de Conexão – WS, Parâmetros Gerais, Status de matrícula- Matricula, Status de Matricula- Inativar Matrículas, Disciplinas – Elegíveis (sendo está aba disponível apenas para o SESI) e Modalidades de Cursos, conforme descrição abaixo.
Essa parametrização será realizada por coligada e Nível de Ensino.

Na Aba Dados de Conexão – WS, deve ser informado os dados:

  • Endereço WebService: Neste parâmetro o usuário deverá informar o Endereço de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Usuário: Neste parâmetro o usuário deverá informar o Usuário de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Senha: Neste parâmetro o usuário deverá informar a senha de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Token acesso (Auto Login): O Token será valor fixo utilizado na autenticação do Moodle através do link externo que será disponibilizado no Portal do Aluno e no Portal do Professor.
  • Token acesso (Integração): O Token será valor fixo utilizado na autenticação da Integração com WebService do Moodle


Na Aba Parâmetros Gerais, deve ser informado os dados:

  • Quantidade dias Envio - Oferta: Neste campo o usuário deverá informar a quantidade de dias, anteriores a Data de Início da Turma/Disciplina no SGE, para a integração enviar a Sala de oferta no Moodle. Esta informação vai definir quantos dias antes do início da turma, a mesma será enviada para o Moodle dando acesso para Alunos e Professores.
  • ID Papel Professor: Neste campo o usuário deverá informar o ID do Papel do Professor no Moodle, para a integração enviar o código informado neste parâmetro ao Moodle. Esta informação irá definir qual será o Papel do Professor (Professor não Editor) e poderá ser alterado de acordo com a necessidade da FIEP.
  • ID Papel Aluno: Neste campo o usuário deverá informar o ID do Papel do Aluno no Moodle. Essa informação será enviada pela integração do SGE para o Moodle no envio da matrícula/inscrição do aluno e irá definir qual será o Papel do Aluno no Moodle. O valor poderá ser alterado de acordo com a necessidade da FIEP.

...


Na Aba Status de Matrícula - Matrícula, o usuário deverá informar o (s) Status de Matrícula que serão considerados no processo de matrícula para envio ao Moodle.

Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup que a selecionar a customização retornará todos os Status de matrícula (SSTATUS) cadastrados para àquele Nível de Ensino.

Na Aba Status de Matrícula Inativar Matrícula, o usuário deverá informar todos os Status de matrícula (Situação de Matricula) que a customização deverá considerar no processo de inativar uma matrícula na Integração com o Moodle.

Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup que ao selecionar a customização retornará todos os Status de matrícula (SSTATUS) cadastrados por Nível de Ensino.

Na Aba Disciplinas- Elegíveis, será exibida uma visão onde o usuário deverá informar a (s) disciplinas Elegíveis ao Portal Oficinas, que deverão ser exportadas para o Moodle para gerando uma sala para cada Oficina.
Essa situação é específica para o SESI.
Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup e ficará a cargo do usuário selecionar as disciplinas do cadastro (SDISCIPLINA).
Na Aba Modalidades de Cursos, usuário deverá informar a (s) Modalidades de Cursos e quantidade de dias – suspensão de usuário de cada uma, definidos por Coligada, para cortar o acesso do docente/professor ao tentar realizar alterações de notas no Moodle, após o prazo final do lançamento de notas no SGE.

Ao clicar em incluir, serão exibidos dois campos:

  • Modalidade: será do tipo lookup e ficará a cargo do usuário selecionar a modalidade do cadastro nativo (SMODALIDADECURSO) para o qual deseja informar quantidade de dias para suspensão do usuário, de acordo com prazo final de cada Modalidade, definido pela FIEP.
  • Qtde. Dias – Suspensão (Usuário): campo do tipo texto onde o usuário deverá informar a quantidade de dias de acordo com a Modalidade do Curso, que serão somadas à data final da Turma/ Disciplina. Esse resultado será enviado como data fim do acesso do usuário (aluno/professor) em determinado curso/sala e seu acesso será suspenso no Moodle.

...

Através do preenchimento do Campo Complementar "Ferramenta AVA" a customização identificará se aquela Matriz Curricular deverá ser exportada para a Ferramenta Moodle ou não.
O usuário consiga visualizar, através da visão de cadastro da Matriz Curricular, qual (ou quais) Ferramentas Ava estão associadas a Matriz Curricular.

Âncora
_Toc75945422
_Toc75945422
Campo Complementar no Cadastro da Turma

...

  • Turma com o campo complementar Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
  • Turma/disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância ou semipresencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
  • Possuir pelo menos um aluno matriculado.


Âncora
_Toc75945424
_Toc75945424
Exportação de Docente/Professor

...


Para suspender os usuários de professores que foram enviados do SGE para o Moodle, para que os mesmos não tenham acesso a plataforma, o usuário terá as seguintes opções:

  • Excluir o professor da Turma/Disciplina através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas | Anexos | Professores.

...

Suspende o acesso do tipo do professor, que estiver com papel de Professor não Editor, em todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle.

Âncora
_Toc75945426
_Toc75945426
Acesso do Docente/Professor no Moodle

...


Além dos dados do aluno (usuário), serão enviados dados da matrícula (inscrição do aluno no curso, grupo
de turma e agrupamento de filial/unidade) para que o mesmo possa ser criado no Moodle.
O processo de Exportação de Matrículas irá buscar as matrículas de alunos no SGE que estiverem com
Status igual ao parametrizado na aba Status da Matrícula – Matrícula (parâmetros da Integração, já descritos neste documento).









Só serão exportadas as matrículas que atenderem às seguintes regras:

  • Matrículas em uma Turma com o campo complementar Ferramenta Ava preenchido com Moodle.

...


Cancelamento
É possível realizar o cancelamento de uma matricula, seguindo os critérios abaixo:

  • Alterar a situação de matrícula do aluno nas turmas/disciplinas para uma das situações parametrizadas na aba Status de Matrícula – Inativar Matrícula (parâmetros da customização - Status de Matrícula – Inativar Matrícula (Conforme descrito anteriormente neste documento).

...


Através do novo Portal do Aluno será possível realizar o acesso ao Moodle, através do menu " Portal
Moodle", que estará disponível no menu lateral esquerdo na visão inicial que o Aluno terá ao acessar
o Portal Educacional.








Ao clicar no link o usuário terá acesso a página do Curso no Moodle na unidade que foi realizado o cadastro.

Alteração de Dados da Matrícula

...



Ao acessar o anexo de um registro será possível o usuário visualizar todos os registros relacionados ao cadastro integrado selecionando a opção Item de Log. Estarão disponíveis os seguintes campos:


  • Id. Item Log: Identificador sequencial de log.
  • Id. Log: Identificador sequencial de log.
  • Mensagem: Mensagem com o status da integração do item.
  • Status: Situação da integração do item selecionado.
  • Dados Enviados: Relação dos dados enviados para integração.
  • Dados Recebidos: Relação dos dados recebidos.
  • Data de Criação: Data de criação do registro.
  • Data da última Alteração: Data da última alteração do registro.








*Não será possível incluir, editar ou excluir informações através dessa interface.

Os dados informados nesta interface serão armazenados em tabela customizada por coligada.

Âncora
_Toc75945433
_Toc75945433
Processo para Reenvio de Dados

...