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  • Manual Operacional da Customização - Integração Moodle x SGE (SESI-SENAI)



Projeto: FS008447 (AAAAQX e AAAAR5) – Integrações com Moodle


Nome do cliente: FIEP


Objetivo
O objetivo deste documento de especificação é descrever as funcionalidades que serão desenvolvidas para possibilitar a Integração do TOTVS Educacional (SGE) x Moodle.


Público Alvo
Este manual é destinado aos colaboradores selecionados como multiplicadores e usuários-chave para o Programa SGE.



Pré-requisitos

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.


Descrição do processo

Este requisito detalha os parâmetros necessários para a Integração de dados entre o TOTVS Educacional (SGE) e o Moodle.


Detalhamento do processo

A tela de parâmetros estará disponível em TOTVS Educacional | Customizações | Integração Moodle| Parâmetros.



Ao clicar no menu de acesso será aberta a tela de parâmetros que possui seis abas de configurações: Dados de Conexão – WS, Parâmetros Gerais, Status de matrícula- Matricula, Status de Matricula- Inativar Matrículas, Disciplinas – Elegíveis (sendo está aba disponível apenas para o SESI) e Modalidades de Cursos, conforme descrição abaixo. Essa parametrização será realizada por coligada e Nível de Ensino.



Na Aba Dados de Conexão – WS, deve ser informado os dados:

  • Endereço WebService: Neste parâmetro o usuário deverá informar o Endereço de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Usuário: Neste parâmetro o usuário deverá informar o Usuário de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Senha: Neste parâmetro o usuário deverá informar a senha de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Token acesso (Auto Login): O Token será valor fixo utilizado na autenticação do Moodle através do link externo que será disponibilizado no Portal do Aluno e no Portal do Professor.
  • Token acesso (Integração): O Token será valor fixo utilizado na autenticação da Integração com WebService do Moodle


Na Aba Parâmetros Gerais, deve ser informado os dados:



  • Quantidade dias Envio - Oferta: Neste campo o usuário deverá informar a quantidade de dias, anteriores a Data de Início da Turma/Disciplina no SGE, para a integração enviar a Sala de oferta no Moodle. Esta informação vai definir quantos dias antes do início da turma, a mesma será enviada para o Moodle dando acesso para Alunos e Professores.
  • ID Papel Professor: Neste campo o usuário deverá informar o ID do Papel do Professor no Moodle, para a integração enviar o código informado neste parâmetro ao Moodle. Esta informação irá definir qual será o Papel do Professor (Professor não Editor) e poderá ser alterado de acordo com a necessidade da FIEP.
  • ID Papel Aluno: Neste campo o usuário deverá informar o ID do Papel do Aluno no Moodle. Essa informação será enviada pela integração do SGE para o Moodle no envio da matrícula/inscrição do aluno e irá definir qual será o Papel do Aluno no Moodle. O valor poderá ser alterado de acordo com a necessidade da FIEP.


Obs.: O ID do Papel Professor (Professor não Editor) e o ID do Papel Aluno (Aluno) serão únicos por coligada. As permissões do papel do professor e do aluno serão definidas diretamente no Moodle e não serão tratadas pela integração.

  • Número tentativas de reenvio: Neste campo o usuário deverá informar o número máximo de tentativas que a customização deverá tentar realizar a integração com Moodle dos registros com status de erro.
  • Endereço de e-mail – Inativação de acesso: Definir o e-mail (ou grupo) que deverá receber uma notificação quando algum acesso no Mooddle for suspenso pelo processo de Exportação de Cancelamento e Transferência de matrículas. Para informar mais de um e-mail, basta separá-los por ponto e vírgula ((piscar o olho).


Na Aba Status de Matrícula - Matrícula, o usuário deverá informar o (s) Status de Matrícula que serão considerados no processo de matrícula para envio ao Moodle.



Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup que a selecionar a customização retornará todos os Status de matrícula (SSTATUS) cadastrados para àquele Nível de Ensino.

Na Aba Status de Matrícula Inativar Matrícula, o usuário deverá informar todos os Status de matrícula (Situação de Matricula) que a customização deverá considerar no processo de inativar uma matrícula na Integração com o Moodle.



Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup que ao selecionar a customização retornará todos os Status de matrícula (SSTATUS) cadastrados por Nível de Ensino.

Na Aba Disciplinas- Elegíveis, será exibida uma visão onde o usuário deverá informar a (s) disciplinas Elegíveis ao Portal Oficinas, que deverão ser exportadas para o Moodle para gerando uma sala para cada Oficina. Essa situação é específica para o SESI.
Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup e ficará a cargo do usuário selecionar as disciplinas do cadastro (SDISCIPLINA).


Na Aba Modalidades de Cursos, usuário deverá informar a (s) Modalidades de Cursos e quantidade de dias – suspensão de usuário de cada uma, definidos por Coligada, para cortar o acesso do docente/professor ao tentar realizar alterações de notas no Moodle, após o prazo final do lançamento de notas no SGE.

Ao clicar em incluir, serão exibidos dois campos:

  • Modalidade: será do tipo lookup e ficará a cargo do usuário selecionar a modalidade do cadastro nativo (SMODALIDADECURSO) para o qual deseja informar quantidade de dias para suspensão do usuário, de acordo com prazo final de cada Modalidade, definido pela FIEP.
  • Qtde. Dias – Suspensão (Usuário): campo do tipo texto onde o usuário deverá informar a quantidade de dias de acordo com a Modalidade do Curso, que serão somadas à data final da Turma/ Disciplina. Esse resultado será enviado como data fim do acesso do usuário (aluno/professor) em determinado curso/sala e seu acesso será suspenso no Moodle.


Exemplo: Data Final (Turma/Disciplina): 09/03/2021 + Qdte. Dias Suspensão (Usuário) 3 dias uteis após o encerramento da turma/disciplina, para as Modalidade de Aprendizagem, ECO etc. = 12/03/2021. Essa data será enviada como data final nas inscrições dos usuários (aluno/professor) do Curso no Moodle. A Suspensão do usuário ocorrerá de forma automática no Moodle, quando for atingida a data final excluindo o acesso do mesmo no Curso.


Novo! 

Pré-requisitos

Através do preenchimento do Anexo " Configuração Ferramenta AVA" a customização identificará se aquela Matriz Curricular deverá ser exportada para a Ferramenta Moodle ou não.

Detalhamento do processo

O anexo customizado "Configuração Ferramenta AVA" estará visível na Interface nativa de Cadastro de Matriz Curricular em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | Anexo |Configuração Ferramenta AVA.

Neste local o usuário informa qual Ferramenta AVA a Matriz Curricular deverá ser exportada para o Moodle. Os valores permitidos serão:

  • LMS – DN
  • MOODLE
  • Ambos
  • Nenhuma



Além da configuração da Ferramenta AVA, foram criados novos parâmetros para o usuário preencher: 

Utiliza Importação Notas Moodle - Turmas Presenciais: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para o tipo de mediação Presencial, se utilizará o recurso de Processo de Importação de Notas do Moodle para o SGE. O campo será criado com valor inicial desmarcado (não importar notas).

Utiliza Importação Notas Moodle - Turmas EAD: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para os tipos de mediação Semipresencial e À distância, se utilizará o recurso de Processo de Importação de Notas do Moodle para o SGE. O campo será criado com valor inicial marcado (importar notas).

Bloqueio Digitação de Notas no SGE: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para determinado tipo de mediação se o lançamento de notas (de turmas exportadas para o Moodle) poderá ser realizado no SGE. O campo será criado com valor inicial desmarcado.

Alerta Digitação de Notas no SGE:  permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para determinado tipo de mediação, quando o usuário salvar o  lançamento de notas através da interface do RM.exe e pelo Portal do Professor, se deverá ser exibido a mensagem de alerta para o usuário. A mensagem só será exibida para o usuário quando o parâmetro estiver marcado.  O campo será criado com valor inicial desmarcado


Novo! → FS008966 - Integração Moodle - Importação de Notas do SENAI no Modelo SESI

Não importar Avaliações do Moodle - Modelo SESI - Indica se a matriz do SENAI deverá seguir o modelo do SESI (não importar avaliações). Importante:  Só será permitido alterar este campo no anexo da Matriz Curricular se não existir turma vinculada à matriz. Ao incluir uma nova turma a customização preencherá automaticamente o novo parâmetro nas turmas da matriz que estiverem com esse campo vazio. Este campo ficará disponível apenas para a Coligada SENAI e não foi modificado o comportamento para as Coligadas SESI e IEL.


O usuário visualizará, através da visão de cadastro da Matriz Curricular, qual (ou quais) Ferramentas Ava estão associadas a Matriz Curricular.


Novo! 

Pré-requisitos

Ao incluir ou alterar uma turma/disciplina em uma Turma que o campo Ferramenta Ava estiver informado Moodle, a customização marcará o checkbox "Não enviar ao LMS" automaticamente de Todas as turmas/disciplinas associadas àquela turma.

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.

Detalhamento do processo

O anexo customizado "Configuração Ferramenta AVA" estará visível na Interface nativa de Cadastro de Turma em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas | Anexo |Configuração Ferramenta AVA.

Neste local o usuário informa qual Ferramenta AVA a Turma deverá ser exportada para o Moodle. Os valores permitidos serão:

  • LMS – DN
  • MOODLE
  • Nenhuma


Além da configuração da Ferramenta AVA, foram criados novos parâmetros para o usuário preencher: 

Utiliza Importação Notas Moodle - Turmas Presenciais: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para o tipo de mediação Presencial, se utilizará o recurso de Processo de Importação de Notas do Moodle para o SGE. O campo será criado com valor inicial desmarcado (não importar notas).

Utiliza Importação Notas Moodle - Turmas EAD: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para os tipos de mediação Semipresencial e À distância, se utilizará o recurso de Processo de Importação de Notas do Moodle para o SGE. O campo será criado com valor inicial marcado (importar notas).

Bloqueio Digitação de Notas no SGE: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para determinado tipo de mediação se o lançamento de notas (de turmas exportadas para o Moodle) poderá ser realizado no SGE. O campo será criado com valor inicial desmarcado.

Alerta Digitação de Notas no SGE:  permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para determinado tipo de mediação, quando o usuário salvar o  lançamento de notas através da interface do RM.exe e pelo Portal do Professor, se deverá ser exibido a mensagem de alerta para o usuário. A mensagem só será exibida para o usuário quando o parâmetro estiver marcado.  O campo será criado com valor inicial desmarcado

Novo! → FS008966 - Integração Moodle - Importação de Notas do SENAI no Modelo SESI

Não importar Avaliações do Moodle - Modelo SESI - Indica se a turma do SENAI deverá seguir o modelo do SESI (não importar avaliações).  Ao salvar uma Turma associada a uma Matriz Curricular com o novo campo marcado, a customização preenche automaticamente o novo campo do anexo da Turma, com o valor preenchido na Matriz Curricular. Caso para determinada Turma tenha alguma exceção e precise ser alterada a marcação deste parâmetro, o usuário deve alterar manualmente no cadastro da turma e o mesmo não será replicado para a Matriz Curricular. Portanto, a customização considera sempre os valores preenchidos nos campos do anexo da Turma para importação de notas. Importante: Este campo ficará disponível apenas para a Coligada SENAI e não foi modificado o comportamento para as Coligadas SESI e IEL.


O campo visão será preenchido automaticamente pela customização de acordo com as novas turmas criadas para aquela Matriz Curricular. Para turmas já existentes na Base de Dados, o usuário será responsável por realizar a manutenção manualmente do campo complementar.

Descrição do processo

O objetivo deste requisito é detalhar a integração da Oferta – Categoria e Curso no Moodle, que irá definir a árvore principal do Moodle e o Curso que será ofertado.

Detalhamento do processo

Serão exportados para criação de Categoria no Moodle, as seguintes entidades:

Estrutura de Categoria e Salas para o SESI (SEMI/EAD):


Estrutura de Categoria e Salas para o SESI (PRESENCIAL)


Estrutura de Categoria e Salas para o SENAI/IEL (SEMI/EAD):



Estrutura de Categoria e Salas para o SENAI/IEL (PRESENCIAL)




Novo! 

Estrutura de Categoria e Salas para o SENAI/IEL (GERENCIAL)






Novo! 

Na customização a ordem de Exportação das Funcionalidades do Log fica da seguinte forma:

OFERTA

SESI 

Exportação Categoria - Coligada

Exportação Categoria - Nível De Ensino

Exportação Categoria - Modalidade

Exportação Categoria - Período Letivo

Exportação Categoria - Curso

Exportação Categoria - Habilitação

Exportação Tipo Mediação - SESI

Criação da Sala - SESI

Exportação Turma Presencial SESI*

Exportação Sala Presencial*

Exportação Grupo - Turma

Exportação Agrupamento - Filial

Vinculo Turma - Filial

Exportação Grupo - Matriz Curricular

* Somente existe para Turmas Disciplinas presenciais e ficam no mesmo nível que a Criação da Sala - SESI


SENAI / IEL

Exportação Categoria - Coligada

Exportação Categoria - Nível De Ensino

Exportação Categoria - Modalidade

Exportação Categoria - Período Letivo

Exportação Tipo Mediação

Exportação Categoria - Matriz Curricular

Exportação Categoria - Período Matriz Curricular

Criação da Sala - SENAI/IEL

Exportação Turma Presencial SENAI*

Exportação Sala Presencial*

Exportação Grupo - Turma

Exportação Agrupamento - Filial

Vinculo Turma - Filial

Exportação Grupo - Matriz Curricular

* Somente existe para Turmas Disciplinas presenciais e ficam no mesmo nível que a Criação da Sala - SENAI/IEL


MATRICULA


Exportação Docente*

Inscrição Docente no Curso

Vinculo Docente - Turma

Vinculo Docente - Matriz Curricular


Exportação Aluno*

Inscrição Aluno no Curso

Vinculo Aluno - Turma

Vinculo Aluno - Matriz Curricular

Exportação Plano de Aprendizagem**


* Aluno não tem dependência com Docente e Docente não tem dependência com Aluno.
** Plano de Ensino depende do Vinculo do Aluno no Curso.


Pré-requisitos

Só serão exportadas, Ofertas que atendam as seguintes regras:

  • Turma com o campo complementar Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
  • Turma/disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância, semipresencial ou presencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
  • Novo! Turma/Disciplina Gerencial.
    • Para exportação de oferta das turmas Gerenciais, as turmas/disciplinas gerenciadas cadastradas no SGE serão agrupadas na mesma sala/oferta gerencial no Moodle, por unidade/filial.
  • Possuir pelo menos um aluno matriculado.
  • Novo! Disciplina da Matriz Curricular com o campo complementar Enviar para o Moodle marcado.


Descrição do processo

Esse processo deverá ser executado manualmente e será responsável por realizar a exportação dos dados do SGE com as funcionalidades do Moodle, permitindo exportar os dados de Oferta. As Disciplinas da Matriz Curricular do SGE corresponderão ao Curso (Sala) do Moodle e será exportada no momento da criação da oferta.

  • Turmas À distância ou Semipresencial: As salas do Moodle serão agrupadas por Disciplinas da Matriz Curricular. Ou seja, alunos da mesma matriz curricular, mesma disciplina, em turmas distintas, ficarão associados à mesma sala do Moodle. 
  • Turmas Presenciais: As salas do Moodle não serão agrupadas. Cada turma/disciplina no SGE corresponderá a uma sala do Moodle.


Detalhamento do processo

Foi criada uma interface customizada "Exportação de Oferta" para o correto funcionamento da Integração do TOTVS Educacional com o Moodle.
Estará disponível em: TOTVS Educacional | Customizações | Moodle | Exportação | Oferta do Curso.


Novo! 

Turma/Disciplina Gerencial:

Novo! 

Turma/Disciplina Gerenciada:


Como criar uma Turma disciplina gerencial.

Premissas - O que as Turmas/Disciplinas gerenciadas devem ter em comum?

- A turma/disciplina gerenciada deve ser desenvolvida no mesmo período (Data inicial e final) da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve conter os mesmos horários da turma/disciplina gerencial, mesmo que em turnos diferentes

- A turma/disciplina gerenciada deve conter o mesmo plano de aula da turma/disciplina gerenciada.

- A turma/disciplina gerenciada deve conter os mesmos professores da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve estar associada a mesma sala da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve estar associada ao mesmo turno da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve conter as mesmas etapas de notas e faltas da turma/disciplina gerencial.

- Tenha o mesmo tipo de nota (numérico ou conceitual) da turma/disciplina gerencial;


Importante:

Para as turmas que possuem apenas turmas disciplinas gerenciais, não é possível matricular alunos, já que tais turmas disciplinas não são listadas no processo de matrícula. Assim, as matrículas só podem ser realizadas nas turmas que possuem turmas disciplinas gerenciadas.

Novo! 

Detalhamento do processo

Foi disponibilizado um novo campo de status na visão nativa de Turma/Disciplina (grid) disponível em: TOTVS educacional | Currículo e Oferta| Turma/Disciplina, para o usuário visualizar o status de integração da criação de curso/sala exportados para o Moodle no processo atual. 

O status da integração da turma/disciplina será preenchido automaticamente pela customização, exibindo o status da turma/disciplina, a partir do curso/sala criado no Moodle. A exibição do campo será do tipo farol, conforme exemplo:

  • Status: preenchido pela integração com seguintes valores: 
    • Farol Azul: Status quando a Turma/Disciplina nunca foi exportada, não consta registro na tabela de controle.
    • Farol Vermelho: Status quando ocorre erro na Integração.
    • Farol Verde: Status quando não há nenhum erro durante a exportação, integração realizada com sucesso. 

O usuário conseguirá visualizar, através da visão (grid) de Turma/disciplina, o status da integração do registro em tipo de farol. O campo não será exibido na interface de edição da turma/disciplina.


Importante:

O preenchimento do campo da visão será realizado somente pela customização ao abrir a tela, sendo assim não será possível realizar o preenchimento, edição e/ou exclusão de informações neste campo.

Novo! 

Pré-requisitos

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.


Detalhamento do processo

Foi disponibilizado um novo anexo Monitor de Log na interface nativa de Turma/Disciplina, disponível em: TOTVS educacional | Currículo e Oferta| Turma/Disciplina, para o usuário visualizar o histórico da criação de curso/sala exportados para o Moodle.

Os dados da integração da turma/disciplina serão preenchidos automaticamente pela customização, através da execução do processo de Exportação de Oferta existente.

Funcionalidades incluídas no anexo:

  1. Criação de Sala - SENAI/IEL
  2. Criação de Sala - SESI
  3. Exportação de Sala Presencial


Importante:

Esta visão será apenas de leitura, não possibilitando ao usuário fazer qualquer tipo de manutenção nos registros, ou seja, inclusão, edição e exclusão. Os dados informados nesta interface serão os mesmos dados armazenados em tabela customizada de monitor de log existente.

Descrição do processo

Os professores que estiverem associados a uma turma/disciplina (exportada para o Moodle) no TOTVS Educacional serão enviados para o Moodle.

Detalhamento do processo

O processo de exportação deverá ser executado em: TOTVS Educacional | Customizações | Integração Moodle| Exportação Moodle.



Os professores dos tipos Titular, Adjunto e Tutor serão enviados para o Moodle com o papel de Professor não Editor (Conforme definido nos parâmetros da Integração, já descritos anteriormente neste documento).



Novo! 

Para a exportação do usuário do professor, são validadas as seguintes regras:

  • O campo CPF (PPESSOA.CPF), caso o aluno seja brasileiro, ou Nº do passaporte (PPESSOA.NPASSAPORTE), caso o aluno seja estrangeiro, devem ser informados.
  • O campo Email (PPESSOA.EMAIL) deve ser informado.
  • O usuário do aluno (GUSUARIO) deve estar marcado como Ativo.
  • O campos nacionalidade (PPESSOA.NACIONALIDADE) deve estar preenchida.

Também serão realizadas as seguintes consistências no e-mail (PPESSOA.EMAIL) do professor:

  • Todos professores:
    • O e-mail não deve estar sendo utilizado em outro usuário no Moodle, caso contrario o usuário ele não será exportado e a seguinte mensagem aparecerá no Log: O e-mail xxx  informado, encontra-se cadastrado para outro usuário na plataforma Moodle, por esse motivo não será integrado.
  • Professor com cadastro prévio no Mooodle:
    • Caso o e-mail do professor no SGE (PPESSOA.EMAIL) seja diferente do cadastrado previamente no Moodle, o e-mail do Moodle será atualizado para o e-mail que está no SGE.

Caso o professor já tenha um cadastro do Moodle o mesmo será vinculado ao cadastro no SGE através das tabelas de controle da customização.


Exclusão de Docente/Professor

Para suspender os usuários de professores que foram enviados do SGE para o Moodle, para que os mesmos não tenham acesso a plataforma, o usuário terá as seguintes opções:

  • Excluir o professor da Turma/Disciplina através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas | Anexos | Professores.

Suspende o acesso do professor ao Curso/Sala correspondente no Moodle.

  • Desativar o usuário do professor no cadastro de usuário, através do Serviços Globais| Segurança| Usuários | Desmarcar - Flag Ativo.

Suspende o acesso à todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle.

  • Alterar o Tipo do Professor: através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas| Anexos | Professores| Tipo do Professor.

Diferente de (Titular, Adjunto ou Tutor), suspende o acesso à todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle

  • Alteração de data da Turma/Disciplina: através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta| Turmas/Disciplinas| Data Final.

Suspende o acesso do tipo do professor, que estiver com papel de Professor não Editor, em todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle.


Através do Portal do Professor será possível realizar o acesso ao Moodle, através do menu "Portal Moodle", que estará disponível na visão inicial que o Professor terá ao acessar o Portal Educacional. Ao clicar no link o usuário terá acesso a página do Curso no Moodle na unidade que foi realizado o cadastro.



O usuário de acesso do Professor será o seu CPF.

Novo! 

Pré-requisitos

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.


Detalhamento do processo

Foi disponibilizado um novo anexo Monitor de Log na interface nativa de Professor, disponível em: TOTVS educacional | Currículo e Oferta| Professor, para o usuário visualizar o histórico da criação de usuário/matrícula exportados para o Moodle.

Os dados da integração da matrícula usuário serão preenchidos automaticamente pela customização, através da execução do processo de Exportação de Matrícula existente.

Funcionalidades incluídas no anexo:

  1. Inscrição Docente no Curso
  2. Atualização Dados da Turma/Disciplina
  3. Suspensão de Matrícula de Docentes
  4. Exportação Docente
  5. Atualizacao Usuário
  6. Vínculo Docente - Turma
  7. Excluir Vínculo do Docente na Turma
  8. Vínculo Docente - Matriz Curricular
  9. Excluir Vínculo do Docente na Matriz Curricular



Importante:

Esta visão será apenas de leitura, não possibilitando ao usuário fazer qualquer tipo de manutenção nos registros, ou seja, inclusão, edição e exclusão. Os dados informados nesta interface serão os mesmos dados armazenados em tabela customizada de monitor de log existente.

Detalhamento do processo

Além dos dados do aluno (usuário), serão enviados dados da matrícula (inscrição do aluno no curso, grupo de turma e agrupamento de filial/unidade) para que o mesmo possa ser criado no Moodle. O processo de Exportação de Matrículas irá buscar as matrículas de alunos no SGE que estiverem com Status igual ao parametrizado na aba Status da Matrícula – Matrícula (parâmetros da Integração, já descritos neste documento).




Só serão exportadas as matrículas que atenderem às seguintes regras:

  • Matrículas em uma Turma com o campo complementar Ferramenta Ava preenchido com Moodle.


  • Matrículas em uma turma/disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância, semipresencial, presencial e gerencial associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
    • Novo!  No SGE, os alunos estarão matriculados em turmas/disciplinas gerenciadas, vinculadas à uma turma/disciplina gerencial. Através do Grupo da Turma no Moodle, será possível identificar a Turma Gerencial do aluno.
  • Deverá existir a Oferta no Moodle referente a Disciplina na qual o aluno será matriculado. A Oferta só será enviada quando atingir o número de dias antes do início da Turma, conforme definido no parâmetro "Quantidade Dias Envio- Ofertas". A data da inscrição do aluno será de acordo com a data início da Turma/disciplina e a partir dessa data ele terá acesso à sala do Moodle.


  • A integração da matrícula irá ocorrer apenas no momento que a situação de matrícula do aluno for um valor existente nos parâmetros que indicam Matrícula (aba Status de Matrícula – Matricula).


  • O registro de matrícula somente será integrado se existir um usuário ativo vinculado ao aluno.


Novo! 

Para a exportação do usuário do aluno, além das regras acima são validados as seguintes regras:

  • O campo CPF (PPESSOA.CPF), caso o aluno seja brasileiro, ou Nº do passaporte (PPESSOA.NPASSAPORTE), caso o aluno seja estrangeiro, devem ser informados.
  • O campo Email (PPESSOA.EMAIL) deve ser informado.
  • O usuário do aluno (GUSUARIO) deve estar marcado como Ativo.
  • O campos nacionalidade (PPESSOA.NACIONALIDADE) deve estar preenchida.
  • O campo Tipo de Aluno (SALUNO.CODTIPOALUNO) deve estar com um valor que tenha a descrição "Ativo".

Também serão realizadas as seguintes consistências no e-mail (PPESSOA.EMAIL) do aluno:

  • Todos alunos:
    • O e-mail não deve estar sendo utilizado em outro usuário no Moodle, caso contrario o usuário ele não será exportado e a seguinte mensagem aparecerá no Log: O e-mail xxx  informado, encontra-se cadastrado para outro usuário na plataforma Moodle, por esse motivo não será integrado.
  • Aluno com cadastro prévio no Mooodle:
    • Caso o e-mail do aluno no SGE (PPESSOA.EMAIL) seja diferente do cadastrado previamente no Moodle, o e-mail do Moodle será atualizado para o e-mail que está no SGE.

Caso o aluno já tenha um cadastro do Moodle o mesmo será vinculado ao cadastro no SGE através das tabelas de controle da customização.

Importante:

  • No SGE, os alunos estarão matriculados em turmas gerenciadas, vinculadas à uma turma gerencial. Através do Grupo da Turma no Moodle, será possível identificar a Turma Gerencial do aluno. O código da turma gerenciada do aluno não será exportado para o Moodle. A customização identificará a matrícula através da turma gerencial. 
  • Para os casos de cancelamento e transferência de alunos em turmas/disciplinas gerenciais, o processo customizado irá seguir as mesmas regras da customização atual.
  • Somente o e-mail (PPESSOA.EMAIL) do aluno será atualizado na Exportação de Matrícula e Docente. Outros campos podem ser atualizados diretamente do cadastro do aluno, após o mesmo ser exportado com sucesso para o Moodle.
  • Os alunos com matriculas criadas a partir da Api da Loja Click não serão exportados pelo processo de Exportação de Matricula e Docentes. Novo! 
  • Somente o e-mail (PPESSOA.EMAIL) do aluno será atualizado na Exportação de Matrícula e Docente. Outros campos podem ser atualizados diretamente do cadastro do aluno, após o mesmo ser exportado com sucesso para o Moodle. Novo! 

Novo!

Detalhamento do Processo

O Processo de Exportação de Matrículas existente irá enviar, além das informações atuais, o Plano de Aprendizagem do aluno no Moodle referente ao Curso/Matriz Curricular.

Todos os alunos que forem exportados para o Moodle, independentemente de estarem associados a turmas gerenciais, presenciais ou a distância, serão automaticamente associados ao Plano de Aprendizagem específico para o curso em que estão matriculados.

Ao exportar o usuário para o Moodle, a integração vincula o usuário aos planos de aprendizagem correspondentes. 

Passos da customização:

  • Identifica o usuário(Aluno) que está sendo criado.
  • Verifica no Moodle os planos de aprendizagem do usuário.
  • Identifica a Matriz Curricular do usuário.
  • Caso o usuário não tenha vínculo com o plano de aprendizagem da Matriz Curricular:
    • Localiza no Moodle modelo/template de plano de aprendizagem através da Matriz Curricular.
    • Cria no Moodle o plano de aprendizagem com base no modelo/template localizado para o usuário.


Importante:

  • Para o correto funcionamento da customização, a FIEP terá que cadastrar no Moodle os Modelos dos Planos de Aprendizagem para cada Matriz Curricular do SGE. O código da matriz curricular deverá ser informado no plano de aprendizagem para a sua identificação.
  • Não será criado plano de aprendizagem para usuário professor/docente. Os planos serão criados apenas para usuários de Alunos

Detalhamento do processo

Cancelamento
É possível realizar o cancelamento de uma matricula, seguindo os critérios abaixo:

  • Alterar a situação de matrícula do aluno nas turmas/disciplinas para uma das situações parametrizadas na aba Status de Matrícula – Inativar Matrícula (parâmetros da customização - Status de Matrícula – Inativar Matrícula (Conforme descrito anteriormente neste documento).


Visão no SGE:


Para suspender os usuários de alunos que foram enviados do SGE para o Moodle, (para que os mesmos não tenham acesso a plataforma) foi criado o processo de Exportação de Cancelamento e Transferência:



Visão no Moodle:



Transferência
Além do cancelamento da matrícula, as transferências podem ocorrer das seguintes formas:


Transferência de Turma/Turno na mesma Unidade (SESI e SENAI): O processo de mudança de
turma/turno consiste em alterar a matrícula de um aluno no período letivo, mudando a turma atual
para uma nova turma, dentro da mesma unidade/filial no SGE. No Moodle será realizada apenas a
alteração de Grupo do aluno.


Transferência de Unidade para mesmo Curso (SESI e SENAI): O processo de mudança de unidade
consiste em transferir o aluno da unidade X para Y, do mesmo curso. No Moddle serão realizadas as
alterações de Grupo e Agrupamento do aluno.


Transferência de Curso para mesma Unidade (SENAI): O processo de mudança de curso para
mesma unidade/filial consiste em alterar o curso X do aluno para curso Y. No Moodle irá Suspender
o aluno na sala e inserir o mesmo, em uma nova sala, em um novo Grupo e Agrupamento.


Transferência de Curso para Unidade diferente (SENAI): O processo de mudança de curso para
outra unidade/filial consiste em alterar o curso X do aluno para curso Y da unidade X para Y. No
Moodle irá suspender o aluno na sala e inserir o mesmo, em uma nova sala, em um novo Grupo e
Agrupamento.


▪ Transferência Externa (SESI e SENAI): O processo de transferência externa pode ser utilizado para
os casos de Alunos de intercambio e para casos de Alunos que vão para outra escola que não seja da
rede SESI e SENAI. No Moodle irá apenas suspender o aluno da sala.


Importante: Para os tipos de transferências onde irão ocorrer (mudança de turma com alteração de matriz curricular, mudança de curso/unidade) o processo para tratar o histórico das notas dos alunos não será automatizado pelo processo customizado. Caberá ao usuário no Moodle verificar as notas das atividades realizadas pelo aluno no curso origem e lança-las no curso destino.

Exemplo de transferência de turma:
Visão no SGE:


Visão no Moodle:


Fluxo do processo:

Novo! 

Exclusão

É possível realizar a exclusão uma matrícula, selecionando a mesma em tela e excluir, o mesmo será realizado o processamento de suspensão de acesso ao Moodle corresponde a matricula disciplina excluída.

Importante

Caso ocorra algum problema em meio a exclusão do registro no SGE o comportamento nativo de exclusão não será interrompido, mas será registrado a ocorrência de erro no monitor de log para realização do reenvio.

Registros excluídos com erro serão processados na próxima execução do processo Cancelamento e Transferência.

Para os casos de Cancelamento, Trancamento e Transferência Externa de Matrículas, onde o aluno pretende retornar para concluir o mesmo curso na instituição, será necessário realizar a alteração de situação de matrícula do aluno no SGE, por meio do cadastro:
Alunos| Anexos| Matrículas no Período Letivo| Processos| Alterar Situação de Matrícula para o status igual a Matriculado parametrizado aba Status de Matrícula – Matrícula (parâmetros da Integração, já descritos neste documento).

Após alteração é necessário realizar a exportação da Matricula, conforme Fluxo abaixo:


Esse processo será aplicável para alunos que retornam, na mesma matrícula em disciplina, de um status de Inativar Matrícula para um status de Matriculado (abas correspondentes nos parâmetros da integração Moodle). Para esses alunos, não foi feita uma nova matrícula e por isso, é necessário identificar essa alteração no SGE e reativar o acesso do aluno no Moodle, nas salas correspondentes.


Através do novo Portal do Aluno será possível realizar o acesso ao Moodle, através do menu " Portal Moodle", que estará disponível no menu lateral esquerdo na visão inicial que o Aluno terá ao acessar o Portal Educacional.







Ao clicar no link o usuário terá acesso a página do Curso no Moodle na unidade que foi realizado o cadastro.

Detalhamento do processo

A integração de alteração de matrículas de alunos alteradas, será acionada em alguns momentos:

Alterações no cadastro de Aluno já integrado no Moodle:

  • Ao acrescentar dados de Sobrenome. 
  • Ao excluir dados de Sobrenome. 
  • Ao cadastrar o Nome Social.
  • Ao cadastrar/excluir E-mail Pessoal. 
  • Ao cadastrar/excluir E-mail do Office 365. 


Alterações no cadastro de Docente/Professor já integrado no Moodle:

  • Ao acrescentar dados de Sobrenome, tudo que vem depois do primeiro nome do campo. 
  • Ao excluir dados de Sobrenome. 
  • Ao cadastrar o Nome Social. 
  • Ao cadastrar/excluir E-mail Pessoal. 
  • Ao cadastrar/excluir E-mail do Office 365. 



Alterações no cadastro de turma/disciplina já integrada no Moodle:

  • Ao alterar a data de início da Turma/Disciplina. 
  • Ao alterar a data fim da Turma/Disciplina. 


Após processamento, o Moodle retornará à informação se o registro foi processado com sucesso ou erro, informando a mensagem em caso de erro.


Novo! 

Detalhamento do processo

Foi disponibilizado um novo campo de status na visão nativa de Aluno (grid) disponível em: TOTVS educacional | Currículo e Oferta| Aluno, para o usuário visualizar o status de integração da matrícula do aluno exportadas para o Moodle no processo atual.

Como um aluno poderá estar matriculado em mais de um curso exportado para o Moodle, será exibido o status da integração da matrícula do aluno referente ao período letivo corrente. Ou ainda, caso o aluno não tenha matrícula no período letivo corrente, será exibido o status de exportação da última matrícula do aluno (ordenado pela data da matrícula). Para cada período letivo o aluno é matriculado em todas as disciplinas do período selecionado no SGE, e no Moodle a inscrição/matrícula do aluno é integrada por disciplina. 

O status da integração da matrícula do aluno será preenchido automaticamente pela customização, exibindo o status do aluno, a partir do usuário/matrícula criado no Moodle. A exibição do campo status será do tipo farol, conforme exemplo:

  • Status: preenchido pela integração com seguintes valores: 
    • Farol Azul: Status quando o Aluno nunca foi exportado ou não consta registro na tabela de controle.
    • Farol Vermelho: Status quando todos os registros de matrícula estão com ocorrência de um erro na tabela (matrícula em nenhuma disciplina). 
    • Farol Amarelo: Status quando existem registros de matrícula enviados para o Moodle com erro e com sucesso.
    • Farol Verde: Status quando não há nenhum erro durante a exportação ou quando o aluno não está com o Status Cancelado pelo AVA - Moodle.
    • Farol Roxo: Status quando todos os registros de matrícula no último período letivo do aluno estão  cancelados no SGE e foram enviados com sucesso para o Moodle
       ( matrícula cancelada com sucesso).


Importante:

O preenchimento do campo da visão será realizado somente pela customização ao abrir a tela, sendo assim não será possível realizar o preenchimento, edição e/ou exclusão de informações neste campo.

Novo! 

Pré-requisitos

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.


Detalhamento do processo

Foi disponibilizado um novo anexo Monitor de Log na interface nativa de Aluno, disponível em: TOTVS educacional | Currículo e Oferta| Aluno, para o usuário visualizar o histórico da criação de usuário/matrícula exportados para o Moodle.

Os dados da integração da matrícula do usuário serão preenchidos automaticamente pela customização, através da execução do processo de Exportação de Matrícula existente.

Funcionalidades incluídas no anexo:

  1. Inscrição Aluno no Curso
  2. Atualização Dados da Turma/Disciplina
  3. Suspensão de Matrícula de Alunos
  4. Exportação Aluno
  5. Atualização Usuário
  6. Vínculo Aluno - Turma
  7. Excluir Vínculo do Aluno na Turma
  8. Vínculo Aluno- Matriz Curricular
  9. Excluir Vínculo do Aluno na Matriz Curricular

Importante:

Esta visão será apenas de leitura, não possibilitando ao usuário fazer qualquer tipo de manutenção nos registros, ou seja, inclusão, edição e exclusão. Os dados informados nesta interface serão os mesmos dados armazenados em tabela customizada de monitor de log existente.

Novo! 

Pré-requisitos

Os parâmetros de: Bloqueio Digitação de Notas no SGE e Alerta Digitação de Notas no SGE deverão estar marcados.

Detalhamento do processo

Ao salvar o lançamento de notas através da interface do RM.exe e pelo Portal do Professor, a customização irá validar se o parâmetro de Alerta de Digitação de Notas no SGE está marcado. Caso afirmativo será exibido uma mensagem de alerta ao usuário.

Alerta Digitação de Notas no SGE

Bloqueio Digitação de Notas no SGE

A mensagem de alerta será exibida quando o usuário realizar o lançamento de notas, através das seguintes interfaces: 

  • TOTVS Educacional| Matrícula e Avaliação| Notas e faltas de etapa 
  • TOTVS Educacional| Matrícula e Avaliação|Notas de avaliação 
  • TOTVS Educacional| Matrícula e Avaliação|Mais| Digitação por aluno| Notas e faltas de etapa 
  • TOTVS Educacional| Matrícula e Avaliação|Mais| Digitação por aluno| Notas de avaliação 
  • Portal do Professor| Diário de Classe| Selecionar a turma/disciplina| Notas de avaliação 


Caso a turma selecionada não esteja configurada como utiliza Ferramenta Ava Moodle, a customização não irá exibir a mensagem de alerta através da  interface do RM.exe e pelo Portal do Professor.

Detalhamento do processo

O objetivo desse Processo é importar para o SGE as notas e avaliações dos alunos, registradas no Moodle. Será criado um novo parâmetro customizado para execução desse processo, o menu utilizado ficará disponível em 2 (dois) locais diferentes, no SGE sendo eles:


▪ TOTVS Educacional | Customização | Moodle | Importação de Notas de Alunos.

Novo! 

Foi realizado um ajuste na API do Moodle, para melhorar a funcionalidade de importação automática de notas. Agora, o processo irá considerar as notas adicionadas até, no máximo, 72 horas antes do processo de importação.



Ao executar o processo de forma automática, a customização irá selecionar todas as Turmas/Disciplinas com o Tipo da Turma definido como à distância ou semipresencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle, para o envio de notas ao Moodle, de todos os alunos que estão matriculados nas mesmas. O processo poderá ser executado manualmente pelo usuário, na data do processamento, ou agendado conforme recurso nativo de agendamento de job.

Novo! 

O processo de Importação de Notas atual foi ajustado para realizar importação  das turmas/disciplinas do tipo presencial e gerencial, considerando as novas regras para realizar importação de notas das turmas/disciplinas do tipo presencial desagrupadas por filial, de acordo com as regras de Exportação de Oferta - Curso do SGE para o Moodle.

Ao executar o processo de forma automática (Geral), a customização irá ajustar o processo atual, para selecionar todas as Turmas/Disciplinas com o Tipo da Turma definido como à distância, semipresencial e presencial associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle, para o envio de notas ao Moodle, de todos os alunos que estão matriculados nas mesmas.


Pelo processo automático a customização só irá importar as notas de acordo com a Data Final da Turma/Disciplina + Qtde de Dias de Suspensão do usuário informada no parâmetro (Modalidade), quando for menor ou igual a data do processamento (data execução do processo geral). 


▪ TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Processo| Importação de Notas de Alunos.

Novo! 

Foi realizado um ajuste na API do Moodle, para melhorar a funcionalidade de importação de notas por turma/disciplina.  Agora, o processo irá retorna as notas alteradas a qualquer momento no processo de importação.







Ao executar o processo de forma manual, o usuário deverá selecionar a Turma/Disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância ou semipresencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle e serão listados todos os alunos, que estão matriculados naquela determinada Turma/Disciplina, ficando a cargo do usuário selecionar um ou vários alunos e confirmar a execução do processo, para o envio de notas ao Moodle. 

Novo! 

Ao executar o processo de forma manual (Por Turma/Disciplina), o usuário deverá selecionar a Turma/Disciplina com o Tipo da Turma definido como presencial associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle e serão listados todos os alunos, que estão matriculados naquela determinada Turma/Disciplina, ficando a cargo do usuário selecionar um ou vários alunos e confirmar a execução do processo, para o envio de notas ao Moodle. 


Pelo Processo manual (execução pela turma/disciplina) essa regra não é aplicada, já que este processo é utilizado justamente para exceções de lançamento de notas após o período definido. Caso afirmativo será exibido uma mensagem de alerta ao usuário, conforme exemplo:

Modelo mensagem: 

O lançamento de notas para esta Turma/Disciplina está fora do prazo de acordo com o prazo da apuração de resultados informado no parâmetro Modalidade. Deseja prosseguir e importar a nota? 


Quando os parâmetros Utiliza Importação Notas - Moodle -Turmas Presenciais e Turmas EAD estiverem desmarcados, o processo customizado não irá  importar nota do Moodle para o SGE. Porém o lançamento de nota no Moodle não sofrerá alterações, permitindo o acesso ao usuário, para continuar lançando nota no Moodle. Neste caso, se o usuário digitar uma nota no Moodle a mesma não será importada para o SGE.  Também não está previsto neste escopo o envio das notas lançadas através do SGE para o Moodle.


Importante:

A importação manual não valida o parâmetro e período de suspensão de usuário, já que este processo é utilizado justamente para exceções de lançamento de notas após o período definido.

Novo! 

Para realizar a importação de notas das turmas/disciplinas gerenciais, o processo customizado terá que identificar através do Grupo Turma, a matrícula da turma/disciplina gerenciada, vinculada à uma turma/disciplina gerencial, para possibilitar a importação das notas do Moodle para o SGE. O código da turma gerenciada do aluno não será exportado para o Moodle. A customização identificará a matrícula através da turma gerencial. 

A nota será lançada na Sala referente a turma/disciplina gerencial no Moodle e ao importar para SGE o processo customizado deverá seguir comportamento nativo e salvar as notas lançadas nas turmas/disciplinas gerenciadas no SGE. Para isso, existem algumas regras para as notas serem importadas.

  • A turma/disciplina gerenciada deverá conter as mesmas etapas de notas e faltas da turma/disciplina gerencial.
  • Deverá ter o mesmo tipo de nota (numérico ou conceitual) da turma/disciplina gerencial. 
  • O parâmetro Utilizar turma/disciplina Gerencial na digitação de notas no TOTVS Educacional, disponível em: Configurações | Parâmetros Gerais| Secretaria |Etapa 1/7   deverá estar marcado, para o lançamento de notas na turma/disciplina gerencial ser replicado para as turmas/gerenciadas. Caso o parâmetro esteja desmarcado, a customização não irá realizar a importação das notas. Este parâmetro é configurado por filial. 

Após o lançamento das notas, a customização irá acionar os mesmos métodos utilizados na importação atual para obter as notas do Moodle e realizar a inclusão no SGE.


O modelo de Etapa de Notas varia de acordo com a modalidade de cada curso e mediação (Presencial, Semipresencial e À distância).
Para os cursos do SESI que não são elegíveis ao Portal Oficinas, assim como os cursos do SENAI, os modelos de etapa de notas e avaliações são cadastrados na Parametrização por Curso. Que estará disponível em: Totvs Educacional | Currículo e Oferta| Parametrização por Curso | Anexo| Modelo de Etapas da Matriz Aplicada| Etapa de Notas| Modelo de avaliação por curso.


AVALIAÇÕES SENAI/IEL:


Para o SENAI/IEL, os modelos de avaliações por curso não serão cadastrados através do SGE. O cadastro das avaliações será aberto no Moodle para que cada professor/docente possa incluí-las, respeitando regras de apuração de resultados do Rendimento escolar.


Elas serão importadas para as etapas correspondentes no cadastro de cada Turma/Disciplina no SGE, que estará disponível em: Totvs Educacional | Currículo e Oferta|Turma/Disciplina| Anexo| Etapas| Anexo| Avaliações. De acordo com o manual de processos de rendimento escolar do SENAI, as avaliações das etapas 1 Avaliação da Etapa 1 e 4 Avaliação da Etapa 2 devem ser cadastradas seguindo o padrão:


▪ Os códigos impares de 1 a 29 são reservados para avaliações.
▪ Os códigos pares de 2 a 30 são reservados para as recuperações paralelas.


Essa regra deve ser respeitada no Moodle no momento do cadastro das avaliações, para que o processo de apuração de resultados não seja afetado no SGE. Para os casos de etapa de Recuperação onde a regra será a mesma do SGE, o Moodle irá criar/enviar as avaliações apenas se o aluno não atingir a média de recuperação.


NOTAS:
O Docente/Professor poderá lançar notas no Moodle manualmente ou poderão ser calculadas automaticamente pelo questionário auto avaliativo.
O usuário deverá realizar o cadastro das Etapas de forma equivalente no Moodle e SGE.


Estrutura SENAI:


 


Novo! 


Novo! 

Estrutura IEL:






AVALIAÇÕES SESI:
Para o SESI os modelos de avaliações por curso serão cadastrados através do SGE (padronizadas) e os professores não poderão incluir/excluir avaliações através da plataforma Moodle, eles terão acesso apenas para realizar configurações nas avaliações.


NOTAS:
O Docente/Professor poderá lançar notas no Moodle manualmente ou poderão ser calculadas automaticamente pelo questionário auto avaliativo.


Estrutura SESI:



Observação: Quando a etapa for de Recuperação, não será realizada a importação de avaliação. As notas serão importadas diretamente para as etapas de recuperação de cada trimestre correspondente no SGE, para serem calculadas e preenchidas automaticamente pelo processo de apuração de resultado final do aluno no TOTVS Educacional (fórmula de apuração de resultados existente), conforme regra definida no projeto FS008668 - Importação de notas para etapa de recuperação.

As notas das etapas do tipo: Média da etapa, Média Final, Conselho de Classe e Resultado Final, não serão importadas do Moodle para o SGE, já que não serão lançadas no Moodle. Serão importadas apenas as notas de Etapas mais (Recuperação Final) e Avaliações das Etapas, para serem calculadas e preenchidas automaticamente pelo processo de apuração de resultado final do aluno no TOTVS Educacional.


Novo! → FS008966 - Integração Moodle - Importação de Notas do SENAI no Modelo SESI

Ao ser executado, o processo verifica a marcação do novo parâmetro  “Não importar Avaliações do Moodle - Modelo SESI” do anexo de Ferramenta Ava da Turma. Caso esteja preenchido, o processo não importa as avaliações do Moodle para o SGE e as notas são importadas seguindo o padrão de avaliações e regras para o SESI. 

Importante: 

A importação de notas para as Coligadas SESI e IEL não foi modificada. 


Importante:

As notas serão importadas para as etapas das turmas/disciplinas onde os alunos estão matriculados no SGE, seguindo a regra de de-para das etapas e avaliações.

Novo! 

Pré-requisitos

Bloquear a alteração do Tipo de Mediação do cadastro do Curso (SENAI/IEL), Matriz Curricular (SESI) e da Turma/Disciplina (SESI, SENAI e IEL), no SGE de registros já integrados com o Moodle.

Detalhamento do processo

Quando o usuário for realizar a alteração de um tipo de mediação já informada nos cadastros do Curso,  Matriz Curricular e  Turma/Disciplina, no SGE  a customização irá validar se o registro está com a opção Ferramenta Ava Moodle preenchida e se a turma já foi integrada com o Moodle. Caso afirmativo os campos serão bloqueados para alteração e será exibido uma mensagem de alerta ao usuário.


Mensagem:

Não será permitido alterar o valor dos campos referentes ao tipo de mediação, de registros de turmas já integradas com o Moodle. Caso seja necessário realizar alteração o usuário deverá utilizar os processos customizados de atualização do Tipo de mediação.


Serão bloqueados os seguintes campos quando o usuário realizar a alteração do tipo de mediação, através das seguintes interfaces: 

Para Coligada SESI estará disponível em: 

TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | Campo Complementar |Tipo Mediação.

TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Campo Complementar|Tipo Mediação.

Para Coligada SENAI/IEL estará disponível em: 

TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Cursos |Tipo Mediação.

TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Campo Complementar |Tipo Mediação.


Importante:

A customização não irá fazer o bloqueio do tipo de medição de turmas que ainda não foram integradas ao Moodle. Antes da turma ser exportada para o Moodle o usuário poderá realizar alteração pelas interfaces citadas.

Novo! 

Detalhamento do processo

Atualmente as turmas presenciais e semi/à distância do SGE são exportadas para o Moodle de forma diferente. As presenciais são exportadas uma a uma, e as semi e à distância são agrupadas por Filial. Portanto, quando o tipo de mediação precisar ser ajustado no SGE, essa alteração precisará refletir no Moodle.

O processo customizado ficará  na interface nativa de Turma/Disciplina, para ser executado de forma manual pelo usuário, disponibilizado em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Processos | Atualizar Tipo Mediação.

Ao acessar o menu o usuário deverá informar qual o novo tipo de mediação para a Turma/Disciplina.

Ao executar o processo a customização deverá realizar os seguintes processos:

  • Excluir a estrutura da sala atual
    1. Desvincular o aluno e o docente dos grupos do Moodle referentes à turma alterada.
    2. Excluir o grupo atual da turma e agrupamento do Moodle.
    3. Suspender a inscrição do aluno e do docente na sala Moodle.
    4. Ocultar a sala no Moodle - para não perder o histórico.


  • Criar nova estrutura
    1. Criar a sala no Moodle 
      1. Para salas do Tipo Presencial , será necessário criar uma nova sala.
      2. Para salas do Tipo SEMI e EAD, não será necessário criar sala, a customização deverá manter a regra atual de agrupar em um sala única.


  1. Criar grupo e agrupamento da sala no Moodle.
    1. Para salas do Tipo Presencial , será necessário criar um novo grupo e agrupamento.
    2. Para salas do Tipo SEMI e EAD, não será necessário criar grupo e agrupamento, a customização deverá manter a regra atual de agrupamento em um sala única.
  2. Inscrever o aluno e docente na sala Moodle.
  3. Vincular aluno e docente aos grupos relacionados no Moodle.


Para os casos que a sala da estrutura atual for Ocultada no Moodle,  quando seu tipo de mediação for alterada novamente, a customização terá que reativar a sala existente novamente no Moodle.

Ao final do processo, o registro será ajustado no Moodle e o Tipo de Mediação será alterado no SGE.


Importante:

  • O usuário poderá selecionar apenas uma Turma/Disciplina para execução do processo.
  • O processo manual não poderá ser agendado conforme, recurso nativo de agendamento de job.
  • No processo de importação de nota a customização não irá importar nota de sala que estiverem ocultas no Moodle.

Novo! 

Detalhamento do processo

O processo customizado Atualizar Tipo Mediação, poderá ser executado de forma manual pelo usuário, o menu utilizado ficará disponível em 2 (dois) locais diferentes, no SGE sendo eles:

Para Coligada SESI estará disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | Processos | Atualizar Tipo Mediação.

Para Coligada SENAI/IEL estará disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Cursos | Processos | Atualizar Tipo Mediação.

Ao acessar o menu, será exibida tela onde o usuário deverá informar qual o novo tipo de mediação para a Matriz/Curso.

Ao executar o processo a customização deverá realizar os seguintes processos:

  1. Criar a nova categoria referente ao Tipo de Mediação se não existir.
  2. Criar novos itens filhos (tudo que se refere a categoria)  da mediação atual caso não exista, período, série, turma, sala Moodle e etc.
  3. Caso exista para não duplicar o cadastro  a customização deverá criar a sala dentro da estrutura de categoria existente. Não sendo necessário mover ou excluir os itens antigos.
  4.  Ajustar no SGE as tabelas de controle para a nova estrutura criada.

Ao final do processo, toda a estrutura será atualizada no Moodle e o Tipo de Mediação será alterado no cadastro do SGE. Essa alteração irá refletir na árvore de categoria do Moodle, criando os registros filhos da categoria modificada para a nova categoria.

Novo! 

Detalhamento do processo

Quando o usuário for realizar a exclusão de uma Turma/Disciplina Gerenciada, que possui vínculo com Turma/Disciplina Gerencial através da interface nativa do SGE disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Anexo | Turma/Disciplina Gerenciada.

A customização irá validar se o registro está com a opção Ferramenta Ava Moodle preenchida e se a turma/disciplina já foi integrada com o Moodle. Caso afirmativo será bloqueado a opção de excluir as turmas/disciplinas gerenciadas que estavam vinculadas a turma/disciplina gerencial e será exibido uma mensagem de alerta ao usuário.


Mensagem:

Não é possível excluir a turma/disciplina gerenciada quando a mesma possuir vínculo com  turma/disciplina gerencial já integrada com o Moodle. Caso seja necessário realizar exclusão, o usuário deverá utilizar o processo customizado de exclusão de Turma/Disciplina Gerencial.

Caso o usuário precise alterar o valor destes campos, deverá ser utilizado o processo customizado de exclusão de Turma/Disciplina Gerencial.


Importante:

A customização não irá fazer o bloqueio da exclusão da turma/disciplina gerenciada de turmas que ainda não foram integradas ao Moodle. Antes da turma ser exportada para o Moodle o usuário poderá realizar alteração normalmente através desta interface.

Novo! 

Detalhamento do processo

Atualmente, de acordo com processo nativo do produto, para que uma turma/disciplina deixe de ser gerencial, ela não pode ter turmas/disciplinas gerenciadas associadas a ela. Portanto, se o usuário exclui uma turma/disciplina gerenciada que esteja vinculada ao cadastro de uma turma/disciplina gerencial, se já houverem matrículas os alunos continuam matriculados na gerenciada e em seguida será possível desmarcar a flag de gerencial e a turma/disciplina deixa de se tornar gerencial no SGE. 

O processo customizado ficará na interface nativa de Turma/Disciplina, que será executado de forma manual pelo usuário, disponibilizado em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Processos |Excluir Turma/Disciplina Gerencial.


Ao executar o processo a customização deverá realizar os seguintes passos:

  • Excluir a estrutura da sala atual no Moodle (Gerencial)
      1. Desvincular o aluno e o docente dos grupos do Moodle referentes à turma alterada.
      2. Excluir o grupo atual da turma e agrupamento do Moodle.
      3. Suspender a inscrição do aluno e do docente na sala Moodle.
      4. Ocultar a sala no Moodle - (para não perder o histórico).
  • Excluir a Turma/Disciplina Gerencial no SGE
    1. Excluir turmas/disciplinas gerenciadas vinculada a turma/disciplina gerencial
    2. Desmarcar a flag de Gerencial da turma/disciplina. 


Caso o usuário vincule a mesma turma/disciplina gerenciada, que contém alunos matriculados, em uma outra turma/disciplina gerencial, o vínculo destes alunos ficará na nova turma gerencial. 

Para estes casos o processo atual de Exportação de Turmas Gerencial contemplará a inclusão da nova turma/gerencial no Moodle de acordo com as regras da exportação que irá: 

  1.  Criar nova sala no Moodle referente a turma gerencial (caso ainda não exista)
  2.  Criar o grupo da nova turma gerencial (caso não exista) e seu agrupamento.
  3.  Inscrever/Matricular o aluno na nova turma/disciplina gerencial (sala) no Moodle
  4.  Vincular alunos ao grupo relacionado no Moodle.

Portanto, não será necessário realizar nenhum ajuste no processo atual para exportar a Turma/disciplina gerenciada quando for associada a uma nova Turma/Disciplina gerencial novamente. 


Importante:

  • O usuário poderá selecionar apenas uma Turma/Disciplina para execução do processo.
  • Não está previsto neste escopo a exclusão de sala e matrícula no Moodle, de turmas/disciplinas gerenciais já integradas.
  • Para as salas já integradas no Moodle que forem excluídas por este processo, que possuíam notas lançadas no Moodle, as mesmas não serão migradas automaticamente para novas  salas (caso sejam atualizadas).

Descrição do processo

Este requisito detalha a funcionalidade de Monitor de Logs da Integração.

Detalhamento do processo

Nesta interface o usuário poderá consultar os LOGs das operações de exportação executadas pela integração do TOTVS Educacional com Moodle.
Os históricos das exportações de dados para o Moodle serão registrados e poderão ser visualizadas no menu TOTVS Educacional | Customização | Moodle | Monitor de Log.

Novo! 

Serão criadas novas funcionalidades no Monitor, são elas:

1 - Exportação de Ofertas - Turmas Gerenciais

2-  Processo de atualização de Tipo de mediação – Turma/Disciplina

3-  Processo de atualização de Tipo de mediação – Matriz/Curso



Será possível realizar filtro através de campos referente ao último job executado e associado ao lob, código da filial, Action associada ao registro chave primária da Action (se existir).


 

Será apresentada ao usuário uma visão com a relação de registros importados e exportados.


  • Id Log: Identificador sequencial de Log.
  • Data de Criação: Data de Criação do registro.
  • Data da última alteração: Data da última alteração do registro.
  • Status: Situação da Integração (Sucesso ou Erro).
  • Id. Job: Ultimo job executado que resulto criação ou alteração do log.
  • Descrição do módulo: Descrição que permite identificar o módulo.
  • Cód. Filial: Código da Filial associada ao registro.
  • Funcionalidade: Tipo de Processo que está sendo feito (Por exemplo: Exportação Moodle).
  • Campos Chave: Descrição dos campos utilizados para gerar o registro integrado.
  • Valores Chave: Chave primária do registro integrado.
  • Action: Nome da Action associada ao registro do log. Se este campo não estiver visível indica que o registro não está associado a uma tela do sistema.
  • PrimaryKey re. principal: Chave primária associada a action que permitirá a edição do registro associado.
  • Exibir registro relacionado: Botão que abrirá a tela de edição do registro relacionado ao logo caso exista.
  • Última mensagem do item de log: Ultima mensagem do item do log.
  • Download de arquivos associados: Permitirá o download de arquivo associado ao logo caso exista.



Ao acessar o anexo de um registro será possível o usuário visualizar todos os registros relacionados ao cadastro integrado selecionando a opção Item de Log. Estarão disponíveis os seguintes campos:

  • Id. Item Log: Identificador sequencial de log.
  • Id. Log: Identificador sequencial de log.
  • Mensagem: Mensagem com o status da integração do item.
  • Status: Situação da integração do item selecionado.
  • Dados Enviados: Relação dos dados enviados para integração.
  • Dados Recebidos: Relação dos dados recebidos.
  • Data de Criação: Data de criação do registro.
  • Data da última Alteração: Data da última alteração do registro.

*Não será possível incluir, editar ou excluir informações através dessa interface.

Os dados informados nesta interface serão armazenados em tabela customizada por coligada.

Funcionalidades

Segue um arquivo contendo a lista de todas as funcionalidades do log e os campos que compõem a chave:

Lista de Funcionalidades

Os processo de importação de notas das Turmas/Disciplinas Presenciais e Gerenciais serão incluídos no log existente).

Novo! 

Pré-requisitos:

Liberar a permissão do perfil de usuário, no Monitor de log (Moodle), opção Editar Registro - Monitor de log, conforme imagem:


Descrição do processo

O objetivo do Processo de Alteração dos Status dos Logs com Erro é permitir alterar os status dos logs com erro para cancelado.

A funcionalidade estará disponível na tela de Monitor de Logs, menu Processos | Altera Status dos Logs


Deverão ser selecionados apenas os registros com status de "Erro", deverá também selecionar ao menos 1(um) registro para alteração do mesmo.

Ao iniciar o processo será aberto uma tela para escolha de status "Cancelado" :


 


Executando o processo, todos os registros selecionados terão seu status mudados para o escolhido.

Novo! 

Pré-requisitos:

Liberar a permissão do perfil de usuário, no Monitor de log (Moodle), opção Excluir Registro - Monitor de log, conforme imagem:


Descrição do processo

O objetivo do Processo de Exclusão dos Logs é permitir a exclusão de logs antigos com a diferença de 3(três) meses da data atual .

A funcionalidade estará disponível na tela de Monitor de Logs, menu Processos | Excluir Registro de Log


Ao abrir o processo serão listados todas as funcionalidades para aquele modulo do sistema.

Com isso o usuário deverá preencher os campos de acordo com : 


  • Data inicio: Data que será considerada para data mínima para exclusão.
  • Data Fim: Data que será considerada para data limite para exclusão.
  • Status: Status que os Logs deverão conter para exclusão.
  • Funcionalidades: Funcionalidades do sistema que o log deve abranger para ser excluído.


Novo! 

Foi disponibilizado mais uma nova etapa na interface customizada do Processo Excluir Registro de Log, para exibir ao usuário os itens que serão excluídos a partir da funcionalidade, status e datas selecionadas, com opção de marcar ou desmarcar registros de log para exclusão. 

A etapa adicionada exibirá um grid que servirá para o usuário visualizar todos os registros que atendam a seleção da funcionalidade e status no período solicitado. Será permitido selecionar um ou vários registros antes de executar a exclusão dos registros. Por padrão, todos os registros estarão marcados.

Para o carregamento dos registros da segunda etapa é necessário a seleção de funcionalidade, período e status. Não foram alteradas as validações anteriores que existiam em tela de processamento.  Por padrão, os registros já vêm selecionados na segunda etapa.

Importante:

Ao acessar o processo de exclusão de log, não pode haver nenhum registro de monitor de log selecionado, já que o usuário deverá filtrar na interface do processo os registros que serão excluídos.

Após o preenchimentos de todos os campos de forma correta, e o processo executado os registros que abrangerem os parâmetros passados serão excluídos dos sistemas.

Novo! 

Pré-requisitos:

Liberar a permissão do perfil de usuário, no Monitor de log (Moodle), opção Reenvio de Log, conforme imagem:



Descrição do processo

Este requisito detalha o processo de Reenvio de registros em caso de falha na integração.

Detalhamento do processo

O objetivo do Processo de reenvio de dados é permitir o envio para o Moodle dos registros que não foram exportados corretamente. Esse processo poderá ser executado manualmente ou poderá ser agendado, por registro e a integração efetuará a exportação dos registros novamente.
A funcionalidade estará disponível na tela de Monitor de Logs, menu Processos | Reenvio de Log

 


Ao ser acionado o processo customizado de reenvio de dados a customização tentará realizar novamente o envio das informações ao Moodle, caso consiga o status do registro passará para Sucesso. O processo de reenvio automático será executado até atingir o número máximo de tentativas parametrizado (Parâmetros da integração – Parâmetros Gerais). Caso o parâmetro esteja vazio a customização não realizará nenhuma tentativa de reenvio automaticamente. Caso seja atingido o número máximo de tentativas de reenvio e em nenhuma das tentativas tenha retornado sucesso, a customização passará o status do registro para Cancelado, sendo o registro não integrado com o Moodle. Dependendo do erro ocorrido, o usuário precisará acessar o Monitor de log e analisar os logs, corrigir os registros (caso necessário) e então acionar o processo de reenvio.