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  • Manual Operacional da Customização - Integração Moodle x SGE (SESI-SENAI)

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titleParâmetros da Customização

Pré-requisitosNão

se aplicaOs anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.


Descrição do processo

Este requisito detalha os parâmetros necessários para a Integração de dados entre o TOTVS Educacional (SGE) e o Moodle.


Detalhamento do processo

A tela de parâmetros estará disponível em TOTVS Educacional | Customizações | Integração Moodle| Parâmetros.



Ao clicar no menu de acesso será aberta a tela de parâmetros que possui seis abas de configurações: Dados de Conexão – WS, Parâmetros Gerais, Status de matrícula- Matricula, Status de Matricula- Inativar Matrículas, Disciplinas – Elegíveis (sendo está aba disponível apenas para o SESI) e Modalidades de Cursos, conforme descrição abaixo.Essa parametrização será realizada por coligada e Nível de Ensino.



Na Aba Dados de Conexão – WS, deve ser informado os dados:

  • Endereço WebService: Neste parâmetro o usuário deverá informar o Endereço de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Usuário: Neste parâmetro o usuário deverá informar o Usuário de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Senha: Neste parâmetro o usuário deverá informar a senha de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Token acesso (Auto Login): O Token será valor fixo utilizado na autenticação do Moodle através do link externo que será disponibilizado no Portal do Aluno e no Portal do Professor.
  • Token acesso (Integração): O Token será valor fixo utilizado na autenticação da Integração com WebService do Moodle


Na Aba Parâmetros Gerais, deve ser informado os dados:


  • Quantidade dias Envio - Oferta: Neste campo o usuário deverá informar a quantidade de dias, anteriores a Data de Início da Turma/Disciplina no SGE, para a integração enviar a Sala de oferta no Moodle. Esta informação vai definir quantos dias antes do início da turma, a mesma será enviada para o Moodle dando acesso para Alunos e Professores.
  • ID Papel Professor: Neste campo o usuário deverá informar o ID do Papel do Professor no Moodle, para a integração enviar o código informado neste parâmetro ao Moodle. Esta informação irá definir qual será o Papel do Professor (Professor não Editor) e poderá ser alterado de acordo com a necessidade da FIEP.
  • ID Papel Aluno: Neste campo o usuário deverá informar o ID do Papel do Aluno no Moodle. Essa informação será enviada pela integração do SGE para o Moodle no envio da matrícula/inscrição do aluno e irá definir qual será o Papel do Aluno no Moodle. O valor poderá ser alterado de acordo com a necessidade da FIEP.


Obs.: O ID do Papel Professor (Professor não Editor) e o ID do Papel Aluno (Aluno) serão únicos por coligada. As permissões do papel do professor e do aluno serão definidas diretamente no Moodle e não serão tratadas pela integração.

  • Número tentativas de reenvio: Neste campo o usuário deverá informar o número máximo de tentativas que a customização deverá tentar realizar a integração com Moodle dos registros com status de erro.
  • Endereço de e-mail – Inativação de acesso: Definir o e-mail (ou grupo) que deverá receber uma notificação quando algum acesso no Mooddle for suspenso pelo processo de Exportação de Cancelamento e Transferência de matrículas. Para informar mais de um e-mail, basta separá-los por ponto e vírgula ((piscar o olho).


Na Aba Status de Matrícula - Matrícula, o usuário deverá informar o (s) Status de Matrícula que serão considerados no processo de matrícula para envio ao Moodle.



Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup que a selecionar a customização retornará todos os Status de matrícula (SSTATUS) cadastrados para àquele Nível de Ensino.

Na Aba Status de Matrícula Inativar Matrícula, o usuário deverá informar todos os Status de matrícula (Situação de Matricula) que a customização deverá considerar no processo de inativar uma matrícula na Integração com o Moodle.


Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup que ao selecionar a customização retornará todos os Status de matrícula (SSTATUS) cadastrados por Nível de Ensino.

Na Aba Disciplinas- Elegíveis, será exibida uma visão onde o usuário deverá informar a (s) disciplinas Elegíveis ao Portal Oficinas, que deverão ser exportadas para o Moodle para gerando uma sala para cada Oficina. Essa situação é específica para o SESI.
Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup e ficará a cargo do usuário selecionar as disciplinas do cadastro (SDISCIPLINA).


Image ModifiedImage Modified

Na Aba Modalidades de Cursos, usuário deverá informar a (s) Modalidades de Cursos e quantidade de dias – suspensão de usuário de cada uma, definidos por Coligada, para cortar o acesso do docente/professor ao tentar realizar alterações de notas no Moodle, após o prazo final do lançamento de notas no SGE.

Ao clicar em incluir, serão exibidos dois campos:

  • Modalidade: será do tipo lookup e ficará a cargo do usuário selecionar a modalidade do cadastro nativo (SMODALIDADECURSO) para o qual deseja informar quantidade de dias para suspensão do usuário, de acordo com prazo final de cada Modalidade, definido pela FIEP.
  • Qtde. Dias – Suspensão (Usuário): campo do tipo texto onde o usuário deverá informar a quantidade de dias de acordo com a Modalidade do Curso, que serão somadas à data final da Turma/ Disciplina. Esse resultado será enviado como data fim do acesso do usuário (aluno/professor) em determinado curso/sala e seu acesso será suspenso no Moodle.


Exemplo: Data Final (Turma/Disciplina): 09/03/2021 + Qdte. Dias Suspensão (Usuário) 3 dias uteis após o encerramento da turma/disciplina, para as Modalidade de Aprendizagem, ECO etc. = 12/03/2021. Essa data será enviada como data final nas inscrições dos usuários (aluno/professor) do Curso no Moodle. A Suspensão do usuário ocorrerá de forma automática no Moodle, quando for atingida a data final excluindo o acesso do mesmo no Curso.


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titleCriação de Campo Complementar na Matriz Curricular

Pré-requisitos

Através do preenchimento do Campo Complementar "Ferramenta AVA" a customização identificará se aquela Matriz Curricular deverá ser exportada para a Ferramenta Moodle ou não.Descrição do processo


Detalhamento do processo

O campo complementar "Ferramenta AVA" estará visível na Interface nativa de Cadastro de Matriz Curricular em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | Aba Campos Complementares.





Neste local o usuário informa qual Ferramenta AVA a Matriz Curricular deverá ser exportada para o Moodle. Os valores permitidos serão:

  • LMS – DN
  • MOODLE
  • Ambos
  • Nenhuma


O usuário consigará visualizar, através da visão de cadastro da Matriz Curricular, qual (ou quais) Ferramentas Ava estão associadas a Matriz Curricular.


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titleProcesso Processor
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titleProcesso Exportação de Docente/Professor

Pré-requisitos

Não se aplica

Descrição do processo

Os professores que estiverem associados a uma turma/disciplina (exportada para o Moodle) no TOTVS Educacional serão enviados para o Moodle.


Detalhamento do processo

O processo de exportação deverá ser executado em: TOTVS Educacional | Customizações | Integração Moodle| Exportação Moodle.



Os professores dos tipos Titular, Adjunto e Tutor serão enviados para o Moodle com o papel de Professor não Editor (Conforme definido nos parâmetros da Integração, já descritos anteriormente neste documento).


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Exclusão de Docente/

Professor

Para suspender os usuários de professores que foram enviados do SGE para o Moodle, para que os mesmos não tenham acesso a plataforma, o usuário terá as seguintes opções:

  • Excluir o professor da Turma/Disciplina através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas | Anexos | Professores.

Suspende o acesso do professor ao Curso/Sala correspondente no Moodle.

  • Desativar o usuário do professor no cadastro de usuário, através do Serviços Globais| Segurança| Usuários | Desmarcar - Flag Ativo.

Suspende o acesso à todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle.

  • Alterar o Tipo do Professor: através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas| Anexos | Professores| Tipo do Professor.

Diferente de (Titular, Adjunto ou Tutor), suspende o acesso à todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle

  • Alteração de data da Turma/Disciplina: através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta| Turmas/Disciplinas| Data Final.

Suspende o acesso do tipo do professor, que estiver com papel de Professor não Editor, em todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle.


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titleProcesso Exportação de Matrículas

Pré-requisitos

Não se aplica


Detalhamento do processo

Além dos dados do aluno (usuário), serão enviados dados da matrícula (inscrição do aluno no curso, grupo de turma e agrupamento de filial/unidade) para que o mesmo possa ser criado no Moodle. O processo de Exportação de Matrículas irá buscar as matrículas de alunos no SGE que estiverem com
Status igual ao parametrizado na aba Status da Matrícula – Matrícula (parâmetros da Integração, já descritos neste documento).





Só serão exportadas as matrículas que atenderem às seguintes regras:

  • Matrículas em uma Turma com o campo complementar Ferramenta Ava preenchido com Moodle.


  • Matrículas em uma turma/disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância ou semipresencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle.


  • Deverá existir a Oferta no Moodle referente a Disciplina na qual o aluno será matriculado. A Oferta só será enviada quando atingir o número de dias antes do início da Turma, conforme definido no parâmetro "Quantidade Dias Envio- Ofertas". A data da inscrição do aluno será de acordo com a data início da Turma/disciplina e a partir dessa data ele terá acesso à sala do Moodle.


  • A integração da matrícula irá ocorrer apenas no momento que a situação de matrícula do aluno for um valor existente nos parâmetros que indicam Matrícula (aba Status de Matrícula – Matricula).


  • O registro de matrícula somente será integrado se existir um usuário ativo vinculado ao aluno.
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titleProcesso Cancelamento e Transferência de Matrícula – Suspensão do acesso

Pré-requisitos

Não se aplica


Detalhamento do processo

Cancelamento Cancelamento
É possível realizar o cancelamento de uma matricula, seguindo os critérios abaixo:

  • Alterar a situação de matrícula do aluno nas turmas/disciplinas para uma das situações parametrizadas na aba Status de Matrícula – Inativar Matrícula (parâmetros da customização - Status de Matrícula – Inativar Matrícula (Conforme descrito anteriormente neste documento).


Visão no SGE:


Para suspender os usuários de alunos que foram enviados do SGE para o Moodle, (para que os mesmos não tenham acesso a plataforma) foi criado o processo de Exportação de Cancelamento e Transferência:



Visão no Moodle:



Transferência
Além do cancelamento da matrícula, as transferências podem ocorrer das seguintes formas:


Transferência de Turma/Turno na mesma Unidade (SESI e SENAI): O processo de mudança de
turma/turno consiste em alterar a matrícula de um aluno no período letivo, mudando a turma atual
para uma nova turma, dentro da mesma unidade/filial no SGE. No Moodle será realizada apenas a
alteração de Grupo do aluno.


Transferência de Unidade para mesmo Curso (SESI e SENAI): O processo de mudança de unidade
consiste em transferir o aluno da unidade X para Y, do mesmo curso. No Moddle serão realizadas as
alterações de Grupo e Agrupamento do aluno.


Transferência de Curso para mesma Unidade (SENAI): O processo de mudança de curso para
mesma unidade/filial consiste em alterar o curso X do aluno para curso Y. No Moodle irá Suspender
o aluno na sala e inserir o mesmo, em uma nova sala, em um novo Grupo e Agrupamento.


Transferência de Curso para Unidade diferente (SENAI): O processo de mudança de curso para
outra unidade/filial consiste em alterar o curso X do aluno para curso Y da unidade X para Y. No
Moodle irá suspender o aluno na sala e inserir o mesmo, em uma nova sala, em um novo Grupo e
Agrupamento.


▪ Transferência Externa (SESI e SENAI): O processo de transferência externa pode ser utilizado para
os casos de Alunos de intercambio e para casos de Alunos que vão para outra escola que não seja da
rede SESI e SENAI. No Moodle irá apenas suspender o aluno da sala.


Importante: Para os tipos de transferências onde irão ocorrer (mudança de turma com alteração de matriz curricular, mudança de curso/unidade) o processo para tratar o histórico das notas dos alunos não será automatizado pelo processo customizado. Caberá ao usuário no Moodle verificar as notas das atividades realizadas pelo aluno no curso origem e lança-las no curso destino.

Exemplo de transferência de turma:
Visão no SGE:


Visão no Moodle:


Fluxo do processo:


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titleProcesso Alteração de Dados da Matrícula

Pré-requisitos

Não se aplica


Detalhamento do processo

A integração de alteração de matrículas de alunos alteradas, será acionada em alguns momentos:

Alterações no cadastro de Aluno já integrado no Moodle:

  • Ao acrescentar dados de Sobrenome. (SPESSOA.SOBRENOME) 
  • Ao excluir dados de Sobrenome. (SPESSOA.SOBRENOME) 
  • Ao cadastrar o Nome Social. (PPESSOA.NOMESOCIAL)
  • Ao cadastrar/excluir E-mail Pessoal. (PPESSOA.EMAIL) 
  • Ao cadastrar/excluir E-mail do Office 365. (SALUNOCOMPL.EMAIL) 


Alterações no cadastro de Docente/Professor já integrado no Moodle:

  • Ao acrescentar dados de Sobrenome, tudo que vem depois do primeiro nome do campo. (PPESSOA.NOME) 
  • Ao excluir dados de Sobrenome. (PPESSOA.NOME) 
  • Ao cadastrar o Nome Social. (PPESSOA.NOMESOCIAL) 
  • Ao cadastrar/excluir E-mail Pessoal. (PPESSOA.EMAIL) 
  • Ao cadastrar/excluir E-mail do Office 365. (SPROFESSORCOMPL.EMAIL) 



Alterações no cadastro de turma/disciplina já integrada no Moodle:

  • Ao alterar a data de início da Turma/Disciplina. (STURMADISC.DTINICIAL) 
  • Ao alterar a data fim da Turma/Disciplina. (STURMADISC.DTFINAL) 


Após processamento, o Moodle retornará à informação se o registro foi processado com sucesso ou erro, informando a mensagem em caso de erro.


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titleProcesso Importação de Notas Moodle

Pré-requisitos

Não se aplica


Detalhamento do processo

O objetivo desse Processo é importar para o SGE as notas e avaliações dos alunos, registradas no Moodle. Será criado um novo parâmetro customizado para execução desse processo, o menu utilizado ficará disponível em 2 (dois) locais diferentes, no SGE sendo eles:


▪ TOTVS Educacional | Customização | Importação de Notas de Alunos.



Ao executar o processo de forma automática, a customização irá selecionar todas as Turmas/Disciplinas com o Tipo da Turma definido como à distância ou semipresencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle, para o envio de notas ao Moodle, de todos os alunos que estão matriculados nas mesmas.


▪ TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Processo| Importação de Notas de Alunos.







Ao executar o processo de forma manual, o usuário deverá selecionar a Turma/Disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância ou semipresencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle e serão listados todos os alunos, que estão matriculados naquela determinada Turma/Disciplina, ficando a cargo do usuário selecionar um ou vários alunos e confirmar a execução do processo, para o envio de notas ao Moodle. Em ambos os casos o processo poderá ser executado a qualquer momento pelo usuário, na data do processamento ou agendado conforme recurso nativo de agendamento de job.

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