Conta Estorno Só será possível incluir uma conta de estorno quando a estrutura das contas for idêntica. Se a conta a ser incluída for "Global", a conta de estorno deverá ser "Global". Se a conta contábil possuir "Rateio", a conta de estorno também deverá possuir "Rateio". Além disso, o sistema só permitirá alterar o campo Rateio se não existir conta de estorno associada à conta contábil.
Rateio Habilite o campo se desejar que uma distribuição gerencial seja registrada nos valores movimentados na Conta Contábil. Desta forma, todas as vezes que uma conta contábil, cujo campo Rateio esteja ativado em seu cadastro for utilizada em um lançamento, a distribuição gerencial do valor contábil será exigida para a complementação do lançamento, devendo ser informadas as contas gerenciais que receberão o rateio. Com esta opção marcada será exibida a aba Distribuição Gerencial onde pode ser informado, de forma opcional, um rateio padrão. Assim, em todos os lançamentos cadastrados com essa conta contábil, o rateio será automaticamente cadastrado nas contas gerenciais informadas como default, podendo ser alterado se desejar, ou confirmado. Observações - Sendo informada uma ou mais contas gerenciais para o rateio padrão, o total rateado entre as gerenciais deverá obrigatoriamente fechar em 100%.
- Para contas contábeis Globais que tiverem distribuição gerencial, apenas contas gerenciais Globais poderão ser utilizadas no cadastro do rateio padrão (default), pois este padrão será usado nos lançamentos de todas as coligadas que acessarem contas Globais, portanto, as gerenciais também têm que ser Globais, não podendo ser utilizadas no default gerenciais específicas de uma coligada apenas. Já no cadastro dos lançamentos, pode-se informar qualquer gerencial (global ou não global) para o rateio de uma conta contábil global.
- Em caso de alteração do rateio padrão informado no cadastro da conta contábil, o sistema altera automaticamente todos os lançamentos que tiverem utilizando esta conta. Um filtro opcional poderá ser utilizado para agrupar e/ou classificar as contas nos relatórios criados através do Gerador de Relatórios. O agrupamento/classificação poderá ser realizado seguindo-se o pequeno roteiro abaixo:
- No "Filtro Opcional" do cadastro das contas desejadas, digite um número;
- Acesse o Gerador de Relatórios, Menu Formatação e selecione o relatório desejado;
- Através da opção Inserir Campo da Base de Dados, selecione a tabela Contas Contábeis e inclua o campo "Campo Opcional" em um dos Grupos (LD - Linha de Detalhes, por exemplo) do relatório acessado - Formatação do Gerador de Relatórios;
- Através da janela Selecionar Registros (Seleção - Filtros Fixos), selecione no item Campo, a opção "Campo Opcional" e defina demais opções.
Seguindo estes passos as contas serão agrupadas de acordo com o número informado no Campo Opcional. Uma Conta de Estorno poderá ser associada à conta contábil, basta incluí-la no campo apropriado. Desta forma, ao efetuar um estorno contábil no TOTVS Gestão Financeira ou no TOTVS Gestão Fiscal será feita a substituição pela conta de estorno aqui informada. Caso não exista a conta de estorno associada continua sendo utilizada a própria conta contábil.
Natureza da conta para emissão do SPED Para gerar o SPED Contábil, todas as contas, desde as sintéticas até as analíticas, devem ser classificadas de acordo com a sua natureza, sendo que as contas de nível superior deverão ter a mesma natureza das suas subcontas. No caso de existir alguma conta que não deve ser enviada para o SPED Contábil, esta deverá ser classificada como "Não informada". Assim esta conta e todas as suas movimentações contábeis não serão consideradas na geração do SPED. Ao gerar o SPED o sistema cria um arquivo digital com vários registros, separados conforme as naturezas aqui classificadas, confrontando, entre outras informações, os valores dos grandes grupos contábeis. Desta forma, uma conta classificada incorretamente pode fazer com que o arquivo digital gerado pelo SPED não seja validado.
Eliminar valores nas consolidações Marcando este campo, as movimentações da conta contábil serão consideradas como eliminações na geração das demonstrações contábeis consolidadas. |