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- Em Livros Fiscais (SIGAFIS), acesse Miscelânea/Arquivos Magnéticos/Instr. Normativas (MATA950), configure os parâmetros da rotina, conforme indicado a seguir:
Data Inicial?
Informe a data de início do período a ser processado.
Data Final?
Informe a data final do período a ser processado.
Instr. Normativa?
Informe o nome do arquivo de configuração, sem a extensão .INI. Para este meio magnético, informe DIMESC.
Arq. Destino?
Informe o nome do arquivo de destino. Exemplo: DIMESC.TXT.
Diretório?
Informe o nome do diretório em que será gerado o arquivo destino.
Seleciona Filiais?
Informe Sim para permitir a seleção de filiais e Não para gerar as informações somente da filial logada.
Para gerar o arquivo de modo consolidado por CNPJ + I.E., é obrigatório o preenchimento deste parâmetro com a opção SIM.
Aglutina por CNPJ?
Indica se deve agrupar a geração das informações das filiais por CNPJ, considerando as filiais do mesmo grupo de empresas e com mesmo CNPJ como se fosse apenas uma filial no sistema.
SIM – Ao selecionar o agrupamento, o sistema irá gerar somente um arquivo, somando a movimentação de todas as filiais selecionadas.
NÃO – Ao selecionar que não aglutine, o sistema irá gerar um arquivo por filial origem da movimentação.
Este parâmetro não terá efeito se o conteúdo do parâmetro Seleciona Filiais? for diferente de Sim. - Ao confirmar os parâmetros, são apresentadas as perguntas específicas da DIME:
Informações necessárias para oRegistro
tipoTipo 20
–- Dados do contabilista responsável
CPF Contador?
Informe o número do CPF do contador responsável pela declaração.
Nome Contador?
Informe o nome do contador responsável pela declaração.
Informações necessárias para oRegistro
tipoTipo 21
–- Início da
declaraçãoDeclaração
Nome do Contribuinte?
Informe o nome do contribuinte a quem se relacionam as informações.
Tipo de Declaração?
Selecione o tipo da declaração a ser enviada:
- Normal, indica se o estabelecimento ainda está em atividade;
- Encerramento da atividade;
- Saída do regime de estimativa fiscal
- Enquadramento no Simples Nacional
Regime de Apuração?
Informe o regime de apuração para esta declaração, que pode ser: - Normal, quando se tratar de regime de apuração e que não se enquadre em nenhum dos demais;
- Estimativa, quando se tratar de estabelecimentos com estimativa fiscal nos termos do art. 57. Quando for selecionada a opção Estimativa, a pergunta Tipo de Declaração ? deve estar com o conteúdo Saída Regime Estimativa Fiscal.
- Bares, Restaurantes e Similares, quando se tratar de estabelecimentos que possuam regime especial para bares, restaurantes e similares;
- Produtor primário, quando se tratar de produtor primário com inscrição no CPP e com regime especial de apuração do imposto. Quando for selecionada a opção Produtor primário, a pergunta Porte da Empresa ? deve estar com o conteúdo Produtor Primário.
Porte da Empresa?
Informe o porte da empresa desta declaração, que pode ser: - ME (Microempresa);
- EPP (Empresa de Pequeno Porte);
- Normal, quando se tratar do regime de apuração e que não se enquadre em nenhum dos demais;
Produtor primário, quando se tratar de produtor primário com inscrição no CPP e com regime especial de apuração do imposto.
Aviso title Importante! Conforme Portaria 153/12 (27/04/2012), esta informação ficará sem utilização e será gravado o valor 1 (Não se aplica) ao ser gerado no arquivo texto.
Apuração Consolidada?
Informe se o tipo de apuração contida nesta declaração é consolidada, onde:- Não é apuração consolidada, para estabelecimentos que não adotem apuração consolidada.
- É estabelecimento consolidador, para estabelecimento consolidador.
- É estabelecimento consolidado, para estabelecimento consolidado.
A consolidação ocorre quando existe a transferência de débitos e/ou créditos entre empresas de um mesmo grupo, como por exemplo, entre matriz e filiais.
Para que a consolidação ocorra, é obrigatório que o parâmetro “Seleciona Filiais?” seja preenchido com o conteúdo igual a SIM.
Transferências de Créditos no Período?
Informe se houve transferência de créditos no período, em que: - Não transferiu nem recebeu créditos - para aqueles que não transferiram nem receberam créditos em transferências;
- Transferiu créditos - para este item, o quadro 42 (Débitos por transferência de créditos acumulados) deve ser enviado;
- Recebeu créditos - para este item, o quadro 43 (Créditos recebidos por transferência) deve ser enviado;
Transferiu e recebeu créditos.
Aviso title Importante! Essa opção somente deve estar diferente de Não transferiu nem recebeu créditos quando o estabelecimento transfere ou recebe créditos de terceiros, ou seja, caso utilize os códigos de subitem para o registro 43 (Créditos recebidos por transferência). Observe que isso não inclui o estabelecimento consolidado ou consolidador (entre filiais), ou seja, para transferências entre consolidados, essa opção deve estar sempre como Não Transferiu nem recebeu créditos.
Tem Créditos Presumidos?
Informe se o contribuinte tem créditos presumidos, por exemplo: Funcultural, Funturismo, Fundesporte.Aviso title Importante! Conforme Portaria 153/12 (27/04/2012), esta informação ficará sem utilização e será gravado o valor 1 (Não se aplica) ao ser gerado no arquivo texto.
Tem Créditos por Incentivos Fiscais?
Informe se o contribuinte tem créditos por incentivos fiscais.Aviso title Importante! Conforme a Portaria SEF 081/08 a partir do período de referência de abril de 2008 somente a opção 3 (Informação desnecessária), conforme exemplo na página 17, será aceita pelo validador.
Conforme Portaria 153/12 (27/04/2012), esta informação ficará sem utilização e será gravado o valor 1 (Não se aplica) ao ser gerado no arquivo texto.
Movimento?
Informe se a declaração contém movimento. As opções são:- Sem movimento e sem saldos.
- Sem movimentos e com saldos.
- Com movimento.
Substituto Tributário?
Informe se o contribuinte se enquadra em um dos itens abaixo: - Sim, para Substituto Tributário.
- Não, para Substituto Tributário.
- Substituído Solidário.
Tem Escrita Contábil? - Sim, é Estab. Principal: Para o contribuinte que possui escrita contábil e está cadastrado no CCICMS como Primeiro Estabelecimento no Estado ou é estabelecimento único;
- Não: Para contribuinte que não possui escrita fiscal;
Sim, dados informados no Estab. Principal: Para o contribuinte que possui escrita contábil e os dados estão consolidados no Primeiro Estabelecimento do Estado.
Tipo de Apuração?
Informe qual o tipo de apuração foi efetuada no período para gerar esta declaração. (Mensal ou Decendial). Quando essa opção for Apuração Decendial, a Apuração de ICMS executada anteriormente também deve ser na forma decendial, em que a primeira execução deve compreender os períodos 1 e 2, e a segunda execução compreender o 3º período.
Quantidade de Trabalhadores em Atividade?
Informe a quantidade de trabalhadores em atividade na empresa.Aviso title Importante! Para que seja processada mais de uma filial, a pergunta Apuração Consolidada ? deve estar preenchida com o conteúdo É estabelecimento consolidador. Lembramos que apenas as filiais que estejam estabelecidas no mesmo estado da matriz são processadas. Exemplo: o estabelecimento consolidador, matriz, está estabelecido em Santa Catarina. Neste caso, apenas as filiais em que a UF seja SC serão processadas.
Aviso title Importante! Para o preenchimento das telas a seguir (80, 81, 82, 83 e 84):
Deve ser preenchida somente quando:
Declaração Complementar Anual
Na tela do Registro 80, o item Receita Bruta Vendas/Serviços deve manter-se zerado quando o contribuinte tiver escrita contábil (conforme pergunta do assistente). Esse registro deve ser entregue somente quando tratar-se de Declaração Complementar Anual, caso contrário, as informações devem manter-se zeradas.
Para que os Registros 81, 82 e 83 sejam gerados, o contribuinte deve ter escrita contábil (conforme pergunta do assistente) e preencher as respectivas telas para Declaração Complementar Anual. Quando não se enquadrar nessas características, as perguntas devem ser mantidas zeradas no assistente.
Para que o Registro 84 seja gerado, deve haver valores nas informações solicitadas na tela para este registro, portanto, deve ser preenchido somente quando tratar-se de Declaração Complementar Anual.
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Registro
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Tipo 80/90
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- Resumo do livro de inventário e receita bruta
Data de Início do Exercício?
Informe a data do início do exercício a ser encerrado nos registros tipo 80. Essa data é utilizada para o processamento do saldo em estoque no início do período.
Valor do Estoque no Início do Exercício?
Informe o valor em estoque na data de inicio do exercício. Esse valor deve ser informado apenas nos casos em que o controle de estoques não é feito pelo Microsiga Protheus® ou caso não queira que esse valor seja processado automaticamente. Se esse campo estiver com o conteúdo zero, o Sistema efetua o cálculo automaticamente, com base nos fechamentos de estoque.
Data Final do Exercício?
Informe a data do final do exercício a ser encerrado nos registros tipo 80. Essa data é utilizada para o processamento do saldo em estoque no final do período.
Valor do Estoque no Final do Exercício?
Informe o valor em estoque na data do final do exercício. Esse valor deve ser informado apenas nos casos em que o controle de estoques não é feito pelo Microsiga Protheus® ou caso não queira que esse valor seja processado automaticamente. Se esse campo estiver com o conteúdo zero, o Sistema efetua o cálculo automaticamente, com base nos fechamentos de estoque.
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Receita Bruta de Vendas/Serviços?
Informe o valor da receita bruta de vendas/serviços anual do estabelecimento contribuinte.
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title | Importante! |
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A empresa que possuir escrita contábil não deve informar esse item.
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Informações necessárias para o Registro tipo 81/91 – Ativo
Neste assistente, informe os valores a serem totalizados na conta de Ativo:
- Circulante
- Disponibilidades
- Contas a receber do Circulante
- Estoques de mercadorias e matéria-prima
- Outros estoques
Outras contas do ativo circulante
Aviso title Importante! Os valores do Circulante (Quadro 81 e 82) devem coincidir entre as contas do Ativo (Quadro 81) e as contas do Passivo (Quadro 2).
- Realizável a longo prazo
- Contas a receber do realizável
Outras contas do realizável
Aviso title Importante! Os valores do Realizável a Longo Prazo (Quadro 81) e Exigível a Longo Prazo (Quadro 82), devem coincidir entre as contas do Ativo (Quadro 81) e as contas do Passivo (Quadro 82).
- Permanente
- Investimentos
- Imobilizado (Líquido)
- Diferido
Intangível
Aviso title Importante! Os valores do Permanente (Quadro 81) e Resultados de Exercícios Futuros+Patrimônio Líquido (Quadro 82) devem coincidir entre as contas do Passivo e as contas do Ativo (Quadro 81).
Informações necessárias para o Registro tipo 82/92 – Passivo
Neste assistente, informe :os Valores a serem totalizados na conta de Passivo
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- Fornecedores
- Empréstimos e financiamentos
Outras contas do passivo circulante
Aviso title Importante! Os valores do Circulante (Quadro 81 e 82) devem coincidir entre as contas do Ativo (Quadro 81) e as contas do Passivo (Quadro 2).
- Exigível a longo prazo
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