Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Nesta página você encontra o passo-a-passo para configuração do aplicativo MNT NG.

Expandir
titleConfigurações utilizando a licença do SIGAMNT
Deck of Cards
idConfigurações
effectTypefade
loopCardstrue
Card
id0
labelProtheus
  • Web Service Rest
  • Campos de log usuário
  • Cadastro de usuário
Card
id1
labelWeb Service Rest

Configuração de WebService REST 

Neste projeto é utilizado o REST como servidor. Informações de como configurá-lo podem ser obtidas aqui.

Algumas ressalvas devem ser feitas:

  • Substituir o valor da chave "ENVIRONMENT" =P12127_MNTNG, onde "P12127_MNTNG" deve ser substituído pelo Ambiente do Servidor Protheus a ser utilizado;
  • Incluir a linha "MAXSTRINGSIZE=10" na seção "[General]";
  • Adicionar duas configurações dentro do HTTPURI, os itens a serem adicionados são "CORSEnable=1" e o "AllowOrigin=*";
  • Substituir a porta "8086" na linha "Port=8086" pela porta desejada.
Aviso

É importante ressaltar sobre a habilitação da chave Security para uso da autenticação Basic.

Ao habilitar esta chave (security=1) é necessário adicionar o usuário de autenticação Protheus no cadastro de usuários do Portal Mobile.



Bloco de código
titleconfiguração
[HTTPV11]
Enable=1
Sockets=HTTPREST
advpl=1

[HTTPREST] 
Port=8086
IPsBind=
URIs=HTTPURI
Security=1

[HTTPURI]
URL=/rest
Instances=0,2
CORSEnable=1
AllowOrigin=*

[ONSTART]
JOBS=HTTPJOB
RefreshRate=120

[HTTPJOB]
MAIN=HTTP_START
ENVIRONMENT=P12127_MNTNG

Nota
titleAtenção

Um ponto que deve ser prestado atenção é que o endereço em que será configurado o Webservice deve conter um IP externo para poder ser acessado pela aplicação. Sendo assim, uma vez que o Webservice estiver configurado, você deve repassar a porta interna para os responsáveis de TI e pedir para torná-lo externo

OBS:  Para ter certeza de que a configuração do REST está funcionando, deverá aparecer a palavra REST escrita no console.log, conforme print abaixo:


Abaixo está um exemplo da página do serviço do REST funcionando que pode ser acessada no endereço "http://localhost:[SUAPORTA]/rest". Nesta tela é exibido todos os Webservices disponíveis para uso.

Listagem de Webservices disponíveis no ambiente

PS: Se você tiver realizado as configurações descritas acima e não tenha aparecido o log do REST no appserver, verifique as configurações realizadas no arquivo appserver.ini e tente pegar um RPO atualizado.


OBS: Para saber as versões, seguir conforme abaixo:

Nota
titleAtenção

Para o processo da nova licença a validação da versão MNT NG somente poderá ser realizada através do Portal Mobile.

MNT NG: acessar "http://ipexterno:porta/rest/MNTNG/version" ou clicar em "Validar conexão" em Configurações do Portal Mobile (Após o cadastro de usuários), conforme print's abaixo:

MNTNG/version:

Validar Conexão:

Card
id2
labelCampos de Usuário

Configuração de Campo Log

Para o projeto funcionar corretamente, é necessário a criação de campos de Log de Usuário. Esses campos serão utilizados para o controle dos dados a serem enviados na etapa de sincronização do aplicativo MNT NG.

Mais informações na documentação.

Card
id3
labelCadastro de usuário


Para que seja possível logar no aplicativo MNT NG, é necessário possuir um usuário ativo no Protheus com permissão de acesso ao módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) e as Filiais por meio do Configurador.

  • Para criar um novo usuário no Protheus, você deve acessar o módulo SIGACFG e navegar pelos menus Usuário > Senhas > Usuários.

                  

  • Selecione a opção incluir e preencha as informações necessárias. É obrigatório o preenchimento do e-mail do usuário pois esse campo é utilizado para a autenticação no processo de  login do aplicativo.


Aviso
titleAviso

É obrigatório o preenchimento do e-mail do usuário pois este campo é utilizado na autenticação ao realizar o login no aplicativo.



Aviso
titleAtenção

Caso tenha informado a modalidade Active Directory, é necessário informar na aba Active Directory o usuário correspondente à este usuário do sistema.


É possível vincular um usuário a um funcionário da manutenção. Para realizar essa integração, acesse o módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) do módulo e navegue pelos menus Atualizações > Manutenção > Funcionários.




Aviso
titleAviso

Caso a tabela ST1 esteja compartilhada, basta possuir um usuário com o e-mail.

Exemplo: No Configurador o usuário tem acesso à empresa 99 e filial 01 e 02, no Manutenção de Ativos (ST1) precisa cadastrar o funcionário uma vez na empresa 99 informando o e-mail.

Caso a tabela ST1 esteja exclusiva, será necessário incluir um funcionário para cada filial, com o respectivo e-mail.

Exemplo: No Configurador o funcionário tem acesso à empresa 99 e filiais 01,02 e 03, na ST1 precisa tem um registro para cada filial e informando o e-mail para cada um deles.

  • Dentro do cadastro, escolha um funcionário existente ou crie um novo. 
  • Escolhido o funcionário, preencha os campos de e-mail com o login que será utilizado no aplicativo e no campo código do usuário, selecione o Usuário Protheus que será vinculado ao cadastro.


Aviso
titleAviso

A funcionalidade PlayStop do aplicativo fica condicionada ao vínculo de funcionário da manutenção ao usuário Protheus. Ou seja, se o usuário logado não possuir este vínculo, a funcionalidade PlayStop não será apresentada no aplicativo.


É possível vincular um usuário a um executante de solicitações de serviço. Para realizar essa integração, acesse o módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) do módulo e navegue pelos menus Atualizações > Manutenção > Solicitação Serviço > Executantes. Ao acessar a rotina, insira um executante ou altere um registro já existente. 


O vínculo com o usuário Protheus ocorre pelo campo e-mail, preencha-o com o mesmo e-mail do usuário Protheus.


Cadastro de Usuários

A configuração de usuários é realizada em duas etapas, sendo elas:

  • Portal Mobile onde você deve criar um usuário no site e realizar as configurações, assim como criação de usuários (informando e-mail) e seus grupos de usuários;
  • Cadastro de usuário Protheus. É possível também realizar o vínculo do usuário Protheus com um Funcionário da Manutenção (para executar ordens de serviço), porém não é obrigatório. Esses cadastros são detalhados a seguir. Caso queira, há possibilidade também de utilizar a autenticação Single sign-on.



Card
id2
labelConfiguração MINGLE

Configuração MINGLE

Caso o consumo de licenças do aplicativo seja realizado via MINGLE, Para o projeto funcionar corretamente, é necessário a criação de campos de Log de Usuário. Esses campos serão utilizados para o controle dos dados a serem enviados na etapa de sincronização do aplicativo MNT NG.

Mais informações na documentação.

Deck of Cards
idPortal Mobile
Card
id0
labelPortal Mobile
  • Registro da empresa
  • Endereço do servidor e  Validação de ambiente
  • Grupos de usuários ( Permissões e Filtros )
  • Usuários
Card
id1
labelRegistro de empresa

Registro da Empresa

Para realizar o cadastro da empresa no portal mobile será solicitado algumas informações como CNPJ, e-mail do responsável além de necessitar o aceite dos termos de uso, que podem e devem ser lidos no link do próprio portal. 

Card
id2
labelEndereço do Servidor

A licença de acesso do aplicativo MNTNG pode ser consumida de duas formas distintas, sendo a primeira compartilhando a mesma licença do SIGAMNT e a segunda via MINGLE.

Caso o usuário compartilhe a mesma licença do SIGAMNT, a seguinte configuração no Portal Mobile é necessária:

Endereço do Servidor

Acione Configurações para definir o endereço do servidor Protheus. Selecione o item "Manutenção de Ativos (SIGAMNT)".

Em seguida, preencher o endereço corretamente para o bom funcionamento do produto. O botão Validar conexão (que é representado pela seta (→)) avalia se o serviço se encontra online.

Realize a autenticação com e-mail e senha.


Card
id4
labelValidação de Ambiente

Validação do Ambiente

Acione Validar Ambiente. Desta forma será validado se o ambiente está apto a utilizar o aplicativo. Pelo menos uma filial deve ser confirmada como apta para utilização.

 

Aviso

Não esqueça de Salvar após validar o ambiente e sempre que realizar alguma alteração.

Card
id5
labelGrupos de Usuários

Grupos de Usuários

Defina os grupos de usuários para diferenciar permissões e filtros.

Card
id6
labelPermissões

Permissões:

Configure as permissões de cada grupo. 

Neste exemplo logo abaixo, o grupo Técnicos poderá apenas alterar a ordem de serviço, prever e realizar check list, apontar insumo. Além de incluir e alterar solicitações de serviço ficando sem acesso as demais funções, a não ser que sejam selecionadas. 

Aviso
titleAtenção

Para utilização de solicitação de serviço, consulte a documentação disponível no link



Card
id5
labelFiltros

Filtros

Nesta opção no Grupo de Usuários é possível filtrar itens de acordo com cada grupo.


  • Somente O.S. relacionadas ao usuário :

Ao selecionar esta opção será exibida aos respectivos usuários cadastrados,  apenas as ordens de serviço geradas por ele ou na qual ele esteja definido como insumo de mão-de-obra.S

  • Somente O.S. relacionadas a especialidade ao usuário

No cadastro de usuários do Protheus, é possível relacionar a especialidade ao funcionário. Ao selecionar esta opção será exibida aos respectivos usuários cadastrados, apenas as ordens de serviço cujo há pelo menos um insumo de especialidade ao qual ele pertence. 

  • Somente S.S. relacionadas ao usuário 

Para esta opção será exibida aos respectivos usuários cadastrados apenas as solicitações de serviço geradas por ele ou aquelas em que ele está definido como executante.


Dica

 Acione este botão para atualizar a lista de filiais caso deseje selecionar itens dos filtros.


 Acione este botão para atualizar cada filial caso deseje selecionar itens dos filtros.


Personalize os itens que serão apresentados para os usuários caso deseje restringir equipamentos, família de equipamentos, serviços etc.

Card
id6
labelUsuários

Usuários

Defina quais usuários tem a permissão de logar no aplicativo e em que grupo de restrição de permissões e filtros a que pertencem.

Expandir
titleConfigurações utilizando MINGLE
Deck of Cards
idConfigurações
effectTypefade
loopCardstrue
Card
id0
labelProtheus
  • Web Service Rest
  • Campos de log usuário
  • Cadastro de usuário
Card
id1
labelWeb Service Rest

Configuração de WebService REST 

Neste projeto é utilizado o REST como servidor. Informações de como configurá-lo podem ser obtidas aqui.

Algumas ressalvas devem ser feitas:

  • Substituir o valor da chave "ENVIRONMENT" =P12127_MNTNG, onde "P12127_MNTNG" deve ser substituído pelo Ambiente do Servidor Protheus a ser utilizado;
  • Incluir a linha "MAXSTRINGSIZE=10" na seção "[General]";
  • Adicionar duas configurações dentro do HTTPURI, os itens a serem adicionados são "CORSEnable=1" e o "AllowOrigin=*";
  • Substituir a porta "8086" na linha "Port=8086" pela porta desejada.
Aviso

É importante ressaltar sobre a habilitação da chave Security para uso da autenticação Basic.

Ao habilitar esta chave (security=1) é necessário adicionar o usuário de autenticação Protheus no cadastro de usuários do Portal Mobile.



Bloco de código
titleconfiguração
[HTTPV11]
Enable=1
Sockets=HTTPREST
advpl=1

[HTTPREST] 
Port=8086
IPsBind=
URIs=HTTPURI
Security=1

[HTTPURI]
URL=/rest
Instances=0,2
CORSEnable=1
AllowOrigin=*

[ONSTART]
JOBS=HTTPJOB
RefreshRate=120

[HTTPJOB]
MAIN=HTTP_START
ENVIRONMENT=P12127_MNTNG

Nota
titleAtenção

Um ponto que deve ser prestado atenção é que o endereço em que será configurado o Webservice deve conter um IP externo para poder ser acessado pela aplicação. Sendo assim, uma vez que o Webservice estiver configurado, você deve repassar a porta interna para os responsáveis de TI e pedir para torná-lo externo

OBS:  Para ter certeza de que a configuração do REST está funcionando, deverá aparecer a palavra REST escrita no console.log, conforme print abaixo:


Abaixo está um exemplo da página do serviço do REST funcionando que pode ser acessada no endereço "http://localhost:[SUAPORTA]/rest". Nesta tela é exibido todos os Webservices disponíveis para uso.

Listagem de Webservices disponíveis no ambiente

PS: Se você tiver realizado as configurações descritas acima e não tenha aparecido o log do REST no appserver, verifique as configurações realizadas no arquivo appserver.ini e tente pegar um RPO atualizado.


OBS: Para saber as versões, seguir conforme abaixo:

Nota
titleAtenção

Para o processo da nova licença a validação da versão MNT NG somente poderá ser realizada através do Portal Mobile.

MNT NG: acessar "http://ipexterno:porta/rest/MNTNG/version" ou clicar em "Validar conexão" em Configurações do Portal Mobile (Após o cadastro de usuários), conforme print's abaixo:

MNTNG/version:

Validar Conexão:

Card
id2
labelCampos de Usuário

Configuração de Campo Log

Para o projeto funcionar corretamente, é necessário a criação de campos de Log de Usuário. Esses campos serão utilizados para o controle dos dados a serem enviados na etapa de sincronização do aplicativo MNT NG.

Mais informações na documentação.

Card
id3
labelCadastro de usuário


Para que seja possível logar no aplicativo MNT NG, é necessário possuir um usuário ativo no Protheus com permissão de acesso ao módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) e as Filiais por meio do Configurador.

  • Para criar um novo usuário no Protheus, você deve acessar o módulo SIGACFG e navegar pelos menus Usuário > Senhas > Usuários.

                  

  • Selecione a opção incluir e preencha as informações necessárias. É obrigatório o preenchimento do e-mail do usuário pois esse campo é utilizado para a autenticação no processo de  login do aplicativo.


Aviso
titleAviso

É obrigatório o preenchimento do e-mail do usuário pois este campo é utilizado na autenticação ao realizar o login no aplicativo.



Aviso
titleAtenção

Caso tenha informado a modalidade Active Directory, é necessário informar na aba Active Directory o usuário correspondente à este usuário do sistema.


É possível vincular um usuário a um funcionário da manutenção. Para realizar essa integração, acesse o módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) do módulo e navegue pelos menus Atualizações > Manutenção > Funcionários.




Aviso
titleAviso

Caso a tabela ST1 esteja compartilhada, basta possuir um usuário com o e-mail.

Exemplo: No Configurador o usuário tem acesso à empresa 99 e filial 01 e 02, no Manutenção de Ativos (ST1) precisa cadastrar o funcionário uma vez na empresa 99 informando o e-mail.

Caso a tabela ST1 esteja exclusiva, será necessário incluir um funcionário para cada filial, com o respectivo e-mail.

Exemplo: No Configurador o funcionário tem acesso à empresa 99 e filiais 01,02 e 03, na ST1 precisa tem um registro para cada filial e informando o e-mail para cada um deles.

  • Dentro do cadastro, escolha um funcionário existente ou crie um novo. 
  • Escolhido o funcionário, preencha os campos de e-mail com o login que será utilizado no aplicativo e no campo código do usuário, selecione o Usuário Protheus que será vinculado ao cadastro.


Aviso
titleAviso

A funcionalidade PlayStop do aplicativo fica condicionada ao vínculo de funcionário da manutenção ao usuário Protheus. Ou seja, se o usuário logado não possuir este vínculo, a funcionalidade PlayStop não será apresentada no aplicativo.


É possível vincular um usuário a um executante de solicitações de serviço. Para realizar essa integração, acesse o módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) do módulo e navegue pelos menus Atualizações > Manutenção > Solicitação Serviço > Executantes. Ao acessar a rotina, insira um executante ou altere um registro já existente. 


O vínculo com o usuário Protheus ocorre pelo campo e-mail, preencha-o com o mesmo e-mail do usuário Protheus.


Cadastro de Usuários

A configuração de usuários é realizada em duas etapas, sendo elas:

  • Portal Mobile onde você deve criar um usuário no site e realizar as configurações, assim como criação de usuários (informando e-mail) e seus grupos de usuários;
  • Cadastro de usuário Protheus. É possível também realizar o vínculo do usuário Protheus com um Funcionário da Manutenção (para executar ordens de serviço), porém não é obrigatório. Esses cadastros são detalhados a seguir. Caso queira, há possibilidade também de utilizar a autenticação Single sign-on.



Card
id2
labelConfiguração MINGLE

Configuração MINGLE

Caso o consumo de licenças do aplicativo seja realizado via MINGLE, Para o projeto funcionar corretamente, é necessário a criação de campos de Log de Usuário. Esses campos serão utilizados para o controle dos dados a serem enviados na etapa de sincronização do aplicativo MNT NG.

Mais informações na documentação.

Deck of Cards
idPortal Mobile
Card
id0
labelPortal Mobile
  • Registro da empresa
  • Endereço do servidor e  Validação de ambiente
  • Grupos de usuários ( Permissões e Filtros )
  • Usuários
Card
id1
labelRegistro de empresa

Registro da Empresa

Para realizar o cadastro da empresa no portal mobile será solicitado algumas informações como CNPJ, e-mail do responsável além de necessitar o aceite dos termos de uso, que podem e devem ser lidos no link do próprio portal. 

Card
id2
labelEndereço do Servidor

Endereço do servidor

Acione Configurações para definir o endereço do servidor Protheus. 

Essa informação deve ser preenchida corretamente para o bom funcionamento do produto. O botão Validar conexão (que é representado pela seta (→)) avalia se o serviço se encontra online.

Realize a autenticação com e-mail e senha.

Card
id3
labelUtilização de licença

A licença de acesso do aplicativo MNTNG pode ser consumida de duas formas distintas, sendo a primeira compartilhando a mesma licença do SIGAMNT e a segunda via MINGLE.

Caso o usuário compartilhe a mesma licença do SIGAMNT, a seguinte configuração no Portal Mobile é necessária:

Licença SIGAMNT

Acione Configurações para definir o endereço do servidor Protheus. Selecione o item "Manutenção de Ativos (SIGAMNT)".

Em seguida, preencher o endereço corretamente para o bom funcionamento do produto. O botão Validar conexão (que é representado pela seta (→)) avalia se o serviço se encontra online.

Realize a autenticação com e-mail e senha.


Licença via MINGLE

Caso o usuário possua controle da licença via MINGLE, deverá acessar a opção de Configurações e selecionar o item "Aplicativo MNT NG". No campo "Alias Mingle", deverá informar seu Alias que foi previamente cadastrado nesse link.

É importante que as demais configurações de ambiente tenham sido realizadas, conforme descrito adiante no item Configurações Mingle.

Card
id4
labelValidação de Ambiente

Validação do Ambiente

Acione Validar Ambiente. Desta forma será validado se o ambiente está apto a utilizar o aplicativo. Pelo menos uma filial deve ser confirmada como apta para utilização.

 

Aviso

Não esqueça de Salvar após validar o ambiente e sempre que realizar alguma alteração.

Card
id5
labelGrupos de Usuários

Grupos de Usuários

Defina os grupos de usuários para diferenciar permissões e filtros.

Card
id6
labelPermissões

Permissões:

Configure as permissões de cada grupo. 

Neste exemplo logo abaixo, o grupo Técnicos poderá apenas alterar a ordem de serviço, prever e realizar check list, apontar insumo. Além de incluir e alterar solicitações de serviço ficando sem acesso as demais funções, a não ser que sejam selecionadas. 

Aviso
titleAtenção

Para utilização de solicitação de serviço, consulte a documentação disponível no link



Card
id5
labelFiltros

Filtros

Nesta opção no Grupo de Usuários é possível filtrar itens de acordo com cada grupo.


  • Somente O.S. relacionadas ao usuário :

Ao selecionar esta opção será exibida aos respectivos usuários cadastrados,  apenas as ordens de serviço geradas por ele ou na qual ele esteja definido como insumo de mão-de-obra.S

  • Somente O.S. relacionadas a especialidade ao usuário

No cadastro de usuários do Protheus, é possível relacionar a especialidade ao funcionário. Ao selecionar esta opção será exibida aos respectivos usuários cadastrados, apenas as ordens de serviço cujo há pelo menos um insumo de especialidade ao qual ele pertence. 

  • Somente S.S. relacionadas ao usuário 

Para esta opção será exibida aos respectivos usuários cadastrados apenas as solicitações de serviço geradas por ele ou aquelas em que ele está definido como executante.


Dica

 Acione este botão para atualizar a lista de filiais caso deseje selecionar itens dos filtros.


 Acione este botão para atualizar cada filial caso deseje selecionar itens dos filtros.


Personalize os itens que serão apresentados para os usuários caso deseje restringir equipamentos, família de equipamentos, serviços etc.

Card
id6
labelUsuários

Usuários

Defina quais usuários tem a permissão de logar no aplicativo e em que grupo de restrição de permissões e filtros a que pertencem.

Deck of Cards
idAplicativo
Card
id1
labelAplicativo
  • Instalação e preferências
Card
id2
labelNo dispositivo

Instalação

Para utilizar o aplicativo no seu dispositivo móvel, o primeiro passo é baixar o app na "Play Store" (Central de aplicativos para Android) . Após acessa-la, você deve pesquisar por "MNT NG", ou também pode acessar a esse link e ser direcionado ao download.

Encontrando o aplicativo MNT NG, é só clicar no botão "Instalar", aguardar o download ser concluído.

Preferências

No MNT NG, é possível escolher algumas preferências de visualização. Como por exemplo "Barra de Navegação", "Aba de Insumo", "Aba de Checklist", "Abrir O.S. durante a execução e "Irregularidade obrigatória"

Para fazer estas configurações, basta abrir o menu lateral deslizando o dedo da direita para a esquerda e clicando na engrenagem no topo da tela.

Com a tela de preferências aberta, basta marcar ou desmarcar as configurações que você deseja e em seguida clicar em "OK"  no campo superior direito. 

Informações adicionais: