Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Objetivo

Configurar Prazo Limite para Recebimento na Cobrança Eletrônica

Configuração do campo para exibição, no Arquivo de Remessa, da quantidade de dias para recebimento do valor cobrado após o vencimento do título.

Essa informação será configurada no mesmo campo em que é inserido o critério de pagamento de multa, tendo essas informações separadas por vírgula.

Ao configurar o campo Informações Específicas 7 o prazo para recebimento será demonstrado no campo 06.5 do Layout de Cobrança Eletrônica do Banco do Brasil, padrão FEBRABAN de 400 posições, versão 2017 do Registro Detalhe Tipo 5 – Multa/Prazo Limite de Recebimento – Opcional – Remessa.

Caminho

Supervisor > Parâmetros > Cobrança > Conta Cobrança > aba CNAB – FICTACOBRANC

Pré-Requisitos 

Possuir acesso ao Sistema Financeiro e suas aplicações.

Utilizar o Banco do Brasil para cobrança.

Realizar Cobrança Eletrônica.


Passo a Passo

Acesse a aplicação de Conta Cobrança:

Insira no campo Banco a opção Banco do Brasil. Marque a opção Gera Cobrança Eletrônica  e preencha os outros campos seguindo a Configuração de Cobrança Eletrônica.

Imagem 1 – Prazo para Recebimento


Acesse a aba CNAB e, no campo Informação Específica 7, insira o número de dias, com até três (3) casas decimais do limite para recebimento do valor do título.

Informações

O campo Informação Específica 7 trata do registro 5 para o Banco do Brasil relativo à Multa, dessa forma, o usuário informará, antes da vírgula, o critério de pagamento de multa e após a vírgula a quantidade de dias para recebimento após o vencimento.

Imagem 2 – Prazo para Recebimento


Seguindo a estrutura abaixo:

Dica

Para obter informações mais detalhadas sobre o preenchimento de cada campo de Informação Específica, clique no botão de Interrogação (interrogação).

Imagem 3 – Prazo para Recebimento


O layout exibe o campo 06.5, como mostrado na Imagem 4.

Imagem 4 – Prazo para Recebimento


Registrar boleto via API para Banco do Brasil

Foi adicionado o parâmetro Gera Cobrança por API que será habilitado quando o banco selecionado for 1 - Banco do Brasil.

Ao selecionar o parâmetro a aba API também será habilitada permitindo o cadastro de informações para comunicação com o Banco do Brasil.

Imagem 5 - Parâmetro Gera Cobrança por API Habilitado.


Aba API

  • Ambiente: Indica qual ambiente do Banco do Brasil a aplicação irá se comunicar.
    • Produção: Produção é o ambiente real da aplicação, onde se utiliza o sistema no dia a dia.
    • Homologação: Homologação é o ambiente utilizado para realizar testes na aplicação sem impactar os dados reais.
  • Application key: Acesse o portal developers do Banco do Brasil. Selecione a aplicação criada e navegue até as credenciais. Localize o item developer_application_key e copie seu valor.
  • Token de autenticação: Acesse o portal developers do Banco do Brasil. Selecione a aplicação criada e navegue até as credenciais. Localize e clique no botão Copiar Basic para gerar o token, em seguida, cole no campo Token Autenticação.

Imagem 6 - Aba API com campos para comunicação com Banco do Brasil.


No portal developers do Banco do Brasil, no menu lateral, clique na opção Credências.

Imagem 6 - Barra navegação BB.

Localize e clique no botão Copiar Basic.

Imagem 7 - Botão Copiar.

Na aplicação Conta de Cobrança, aba API, cole no campo Token Autenticação o valor copiado. Em seguida clica no botão Incluir - <F3>.

Imagem 8 - Token Autenticação.

Aba Conta de Cobrança

  • Nro. do Contrato: Numero do convênio. Informação disponibilizada pelo banco do brasil.

Aba CNAB.

  • Informação específica 2: Variação da carteira. Informação disponibilizada pelo banco do brasil.

Clique no botão Incluir - <F3>.