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  • Manual Operacional da Customização - Integração Moodle x SGE (SESI-SENAI)

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titleProcesso de Exportação de Matrículas – Plano de Aprendizagem

Em desenvolvimento

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titleProcesso Cancelamento e Transferência de Matrícula – Suspensão do acesso

Pré-requisitos

Não se aplica

Detalhamento do processo

Cancelamento
É possível realizar o cancelamento de uma matricula, seguindo os critérios abaixo:

  • Alterar a situação de matrícula do aluno nas turmas/disciplinas para uma das situações parametrizadas na aba Status de Matrícula – Inativar Matrícula (parâmetros da customização - Status de Matrícula – Inativar Matrícula (Conforme descrito anteriormente neste documento).


Visão no SGE:


Para suspender os usuários de alunos que foram enviados do SGE para o Moodle, (para que os mesmos não tenham acesso a plataforma) foi criado o processo de Exportação de Cancelamento e Transferência:



Visão no Moodle:



Transferência
Além do cancelamento da matrícula, as transferências podem ocorrer das seguintes formas:


Transferência de Turma/Turno na mesma Unidade (SESI e SENAI): O processo de mudança de
turma/turno consiste em alterar a matrícula de um aluno no período letivo, mudando a turma atual
para uma nova turma, dentro da mesma unidade/filial no SGE. No Moodle será realizada apenas a
alteração de Grupo do aluno.


Transferência de Unidade para mesmo Curso (SESI e SENAI): O processo de mudança de unidade
consiste em transferir o aluno da unidade X para Y, do mesmo curso. No Moddle serão realizadas as
alterações de Grupo e Agrupamento do aluno.


Transferência de Curso para mesma Unidade (SENAI): O processo de mudança de curso para
mesma unidade/filial consiste em alterar o curso X do aluno para curso Y. No Moodle irá Suspender
o aluno na sala e inserir o mesmo, em uma nova sala, em um novo Grupo e Agrupamento.


Transferência de Curso para Unidade diferente (SENAI): O processo de mudança de curso para
outra unidade/filial consiste em alterar o curso X do aluno para curso Y da unidade X para Y. No
Moodle irá suspender o aluno na sala e inserir o mesmo, em uma nova sala, em um novo Grupo e
Agrupamento.


▪ Transferência Externa (SESI e SENAI): O processo de transferência externa pode ser utilizado para
os casos de Alunos de intercambio e para casos de Alunos que vão para outra escola que não seja da
rede SESI e SENAI. No Moodle irá apenas suspender o aluno da sala.


Importante: Para os tipos de transferências onde irão ocorrer (mudança de turma com alteração de matriz curricular, mudança de curso/unidade) o processo para tratar o histórico das notas dos alunos não será automatizado pelo processo customizado. Caberá ao usuário no Moodle verificar as notas das atividades realizadas pelo aluno no curso origem e lança-las no curso destino.

Exemplo de transferência de turma:
Visão no SGE:


Visão no Moodle:


Fluxo do processo:


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titleProcesso Alteração de Dados da Matrícula

Pré-requisitos

Não se aplica

Detalhamento do processo

A integração de alteração de matrículas de alunos alteradas, será acionada em alguns momentos:

Alterações no cadastro de Aluno já integrado no Moodle:

  • Ao acrescentar dados de Sobrenome. 
  • Ao excluir dados de Sobrenome. 
  • Ao cadastrar o Nome Social.
  • Ao cadastrar/excluir E-mail Pessoal. 
  • Ao cadastrar/excluir E-mail do Office 365. 


Alterações no cadastro de Docente/Professor já integrado no Moodle:

  • Ao acrescentar dados de Sobrenome, tudo que vem depois do primeiro nome do campo. 
  • Ao excluir dados de Sobrenome. 
  • Ao cadastrar o Nome Social. 
  • Ao cadastrar/excluir E-mail Pessoal. 
  • Ao cadastrar/excluir E-mail do Office 365. 



Alterações no cadastro de turma/disciplina já integrada no Moodle:

  • Ao alterar a data de início da Turma/Disciplina. 
  • Ao alterar a data fim da Turma/Disciplina. 


Após processamento, o Moodle retornará à informação se o registro foi processado com sucesso ou erro, informando a mensagem em caso de erro.


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Processo Importação de Notas Moodle
titleMensagem de Alerta ao salvar Nota no SGE

Novo! 

Pré-requisitosNão se aplica

Os parâmetros de: Bloqueio Digitação de Notas no SGE e Alerta Digitação de Notas no SGE deverão estar marcados.

Detalhamento do processo

Ao salvar o lançamento de notas através da interface do RM.exe e pelo Portal do Professor, a customização irá validar se o parâmetro de Alerta de Digitação de Notas no SGE está marcado. Caso afirmativo será exibido uma mensagem de alerta ao usuário.

Inserir print

A mensagem de alerta será exibida quando o usuário realizar o lançamento de notas, através das seguintes interfaces: 

  • TOTVS Educacional| Matrícula e Avaliação| Notas e faltas de etapa 
  • TOTVS Educacional| Matrícula e Avaliação|Notas de avaliação 
  • TOTVS Educacional| Matrícula e Avaliação|Mais| Digitação por aluno| Notas e faltas de etapa 
  • TOTVS Educacional| Matrícula e Avaliação|Mais| Digitação por aluno| Notas de avaliação 
  • Portal do Professor| Diário de Classe| Selecionar a turma/disciplina| Avaliações


Caso a turma selecionada não esteja configurada como utiliza Ferramenta Ava Moodle, a customização não irá exibir a mensagem de alerta através da  interface do RM.exe e pelo Portal do Professor.

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titleProcesso Importação de Notas Moodle

Pré-requisitos

Não se aplica

Detalhamento do processo

O objetivo desse Processo é importar para o SGE as notas e avaliações dos alunos, registradas no Moodle. Será criado um novo parâmetro customizado para execução desse processo, o menu utilizado ficará disponível em 2 (dois) locais diferentes, no SGE sendo eles:


▪ TOTVS Educacional | Customização | Importação de Notas de Alunos.


Image Added


O objetivo desse Processo é importar para o SGE as notas e avaliações dos alunos, registradas no Moodle. Será criado um novo parâmetro customizado para execução desse processo, o menu utilizado ficará disponível em 2 (dois) locais diferentes, no SGE sendo eles:

▪ TOTVS Educacional | Customização | Importação de Notas de Alunos.Image RemovedAo executar o processo de forma automática, a customização irá selecionar todas as Turmas/Disciplinas com o Tipo da Turma definido como à distância ou semipresencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle, para o envio de notas ao Moodle, de todos os alunos que estão matriculados nas mesmas. O processo poderá ser executado manualmente pelo usuário, na data do processamento, ou agendado conforme recurso nativo de agendamento de job.

Dica

Através deste processo, são importadas apenas notas das Turmas/Disciplinas onde a sua Data final + Quantidade de Dias de Suspensão do usuário, informada no parâmetro (por Modalidade), for menor ou igual a data da execução do processo.


▪ TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Processo| Importação de Notas de Alunos.







Ao executar o processo de forma manual, o usuário deverá selecionar a Turma/Disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância ou semipresencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle e serão listados todos os alunos, que estão matriculados naquela determinada Turma/Disciplina, ficando a cargo do usuário selecionar um ou vários alunos e confirmar a execução do processo, para o envio de notas ao Moodle. 

Dica

A importação manual não valida o parâmetro e período de suspensão de usuário, já que este processo é utilizado justamente para exceções de lançamento de notas após o período definido. 

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titleModelo de Etapas e Avaliações

O modelo de Etapa de Notas varia de acordo com a modalidade de cada curso e mediação (Presencial, Semipresencial e À distância).
Para os cursos do SESI que não são elegíveis ao Portal Oficinas, assim como os cursos do SENAI, os modelos de etapa de notas e avaliações são cadastrados na Parametrização por Curso. Que estará disponível em: Totvs Educacional | Currículo e Oferta| Parametrização por Curso | Anexo| Modelo de Etapas da Matriz Aplicada| Etapa de Notas| Modelo de avaliação por curso.

Modelo de Etapas: SENAI


AVALIAÇÕES:


Para o SENAI, os modelos de avaliações por curso não serão cadastrados através do SGE. O cadastro das avaliações será aberto no Moodle para que cada professor/docente possa incluí-las, respeitando regras de apuração de resultados do Rendimento escolar.


Elas serão importadas para as etapas correspondentes no cadastro de cada Turma/Disciplina no SGE, que estará disponível em: Totvs Educacional | Currículo e Oferta|Turma/Disciplina| Anexo| Etapas| Anexo| Avaliações. De acordo com o manual de processos de rendimento escolar do SENAI, as avaliações das etapas 1 Avaliação da Etapa 1 e 4 Avaliação da Etapa 2 devem ser cadastradas seguindo o padrão:


▪ Os códigos impares de 1 a 29 são reservados para avaliações.
▪ Os códigos pares de 2 a 30 são reservados para as recuperações paralelas.


Essa regra deve ser respeitada no Moodle no momento do cadastro das avaliações, para que o processo de apuração de resultados não seja afetado no SGE. Para os casos de etapa de Recuperação onde a regra será a mesma do SGE, o Moodle irá criar/enviar as avaliações apenas se o aluno não atingir a média de recuperação.


NOTAS:
O Docente/Professor poderá lançar notas no Moodle manualmente ou poderão ser calculadas automaticamente pelo questionário auto avaliativo.
O usuário deverá realizar o cadastro das Etapas de forma equivalente no Moodle e SGE.


Estrutura SENAI:

Legenda de Avaliações – SENAI Semipresencial
Legenda Avaliações – SENAI Presencial


  • As etapas de média não foram demonstradas nos exemplos, pois são preenchidas pela fórmula e não são importadas do Moodle.

    Nível de Ensino: Educação Profissional

    Tipo de Mediação: Semipresencial

    Habilitação Técnica (Curso Técnico) Semipresencial e Flexível Semipresencial


    Tipo de Mediação: Presencial com 20% a distância

    Habilitação Técnica (Curso Técnico) - Presencial com 20% a distância



    Nível de Ensino: Educação Superior


    * O código da etapa de recuperação no Moodle pode ser identificado como Recuperação Etapa (RE) ou
    Recuperação Final (RF) - para Educação Superior.
    Tecnológica e Bacharel – Presencial (100%) e presencial com 20% a distância


    Modelo de Etapas: SESI


Aviso
titleAtenção

A partir da versão xxxxxx na importação, quando a etapa for de Recuperação (RE1, RE2 E RE3) , não será realizada a importação de avaliação. Apenas as notas serão importadas para as etapas (SNOTAETAPA) correspondentes no SGE.

Para as etapas de Recuperação, o Moodle deve enviar as notas apenas se o aluno não atingir a média de recuperação (70% por exemplo). Esse controle é feito pelo Moodle.



AVALIAÇÕES:
Para o SESI os modelos de avaliações por curso serão cadastrados através do SGE (padronizadas) e os professores não poderão incluir/excluir avaliações através da plataforma Moodle, eles terão acesso apenas para realizar configurações nas avaliações.


NOTAS:
O Docente/Professor poderá lançar notas no Moodle manualmente ou poderão ser calculadas automaticamente pelo questionário auto avaliativo.


Estrutura SESI:

Legenda Avaliações – SENAI Presencial




Nível de Ensino: Educação Básica - exceto modalidade EJA


Ensino Fundamental – Anos Iniciais (4° e 5°) e Anos Finais (6° a 9° ano)



Novo Ensino Médio


SESI - Modalidade EJA – EAD


SESI - Modalidade EJA – Profissionalizante
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Educação de Jovens e Adultos – EaD
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Nível de ensino: Educação Continuada
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Colégio Sesi - Notas e Faltas
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As notas das etapas do tipo: Média da etapa, Média Final, Conselho de Classe e Resultado Final, não serão importadas do Moodle para o SGE, já que não serão lançadas no Moodle. Serão importadas apenas as notas de Etapas mais (Recuperação Final) e Avaliações das Etapas, para serem calculadas e preenchidas automaticamente pelo processo de apuração de resultado final do aluno no TOTVS Educacional.
- Modalidade EJA – Profissionalizante
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Educação de Jovens e Adultos – EaD
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Nível de ensino: Educação Continuada
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Colégio Sesi - Notas e Faltas
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As notas das etapas do tipo: Média da etapa, Média Final, Conselho de Classe e Resultado Final, não serão importadas do Moodle para o SGE, já que não serão lançadas no Moodle. Serão importadas apenas as notas de Etapas mais (Recuperação Final) e Avaliações das Etapas, para serem calculadas e preenchidas automaticamente pelo processo de apuração de resultado final do aluno no TOTVS Educacional.

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title Bloqueio de alteração de Tipo de Mediação – Matriz/Curso e Turma/Disciplina

Novo! 

Pré-requisitos

Bloquear a alteração do Tipo de Mediação do cadastro do Curso (SENAI/IEL), Matriz Curricular (SESI) e da Turma/Disciplina (SESI, SENAI e IEL), no SGE de registros já integrados com o Moodle.

Detalhamento do processo

Quando o usuário for realizar a alteração de um tipo de mediação já informada nos cadastros do Curso,  Matriz Curricular e  Turma/Disciplina, no SGE  a customização irá validar se o registro está com a opção Ferramenta Ava Moodle preenchida e se a turma já foi integrada com o Moodle. Caso afirmativo os campos serão bloqueados para alteração e será exibido uma mensagem de alerta ao usuário.

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titleMonitor de Log

Pré-requisitos

Não se aplica.

Descrição do processo

Este requisito detalha a funcionalidade de Monitor de Logs da Integração.

Detalhamento do processo

Nesta interface o usuário poderá consultar os LOGs das operações de exportação executadas pela integração do TOTVS Educacional com Moodle.
Os históricos das exportações de dados para o Moodle serão registrados e poderão ser visualizadas no menu TOTVS Educacional | Customização | Integração Moodle | Monitor de Log.

Novo! 

Serão criadas novas funcionalidades no Monitor, são elas:

1 - Exportação de Ofertas - Turmas Gerenciais

2-  Processo de atualização de Tipo de mediação – Turma/Disciplina

3-  Processo de atualização de Tipo de mediação – Matriz/Curso



Será possível realizar filtro através de campos referente ao último job executado e associado ao lob, código da filial, Action associada ao registro chave primária da Action (se existir).


 

Será apresentada ao usuário uma visão com a relação de registros importados e exportados.


  • Id Log: Identificador sequencial de Log.
  • Data de Criação: Data de Criação do registro.
  • Data da última alteração: Data da última alteração do registro.
  • Status: Situação da Integração (Sucesso ou Erro).
  • Id. Job: Ultimo job executado que resulto criação ou alteração do log.
  • Descrição do módulo: Descrição que permite identificar o módulo.
  • Cód. Filial: Código da Filial associada ao registro.
  • Funcionalidade: Tipo de Processo que está sendo feito (Por exemplo: Exportação Moodle).
  • Campos Chave: Descrição dos campos utilizados para gerar o registro integrado.
  • Valores Chave: Chave primária do registro integrado.
  • Action: Nome da Action associada ao registro do log. Se este campo não estiver visível indica que o registro não está associado a uma tela do sistema.
  • PrimaryKey re. principal: Chave primária associada a action que permitirá a edição do registro associado.
  • Exibir registro relacionado: Botão que abrirá a tela de edição do registro relacionado ao logo caso exista.
  • Última mensagem do item de log: Ultima mensagem do item do log.
  • Download de arquivos associados: Permitirá o download de arquivo associado ao logo caso exista.



Ao acessar o anexo de um registro será possível o usuário visualizar todos os registros relacionados ao cadastro integrado selecionando a opção Item de Log. Estarão disponíveis os seguintes campos:

  • Id. Item Log: Identificador sequencial de log.
  • Id. Log: Identificador sequencial de log.
  • Mensagem: Mensagem com o status da integração do item.
  • Status: Situação da integração do item selecionado.
  • Dados Enviados: Relação dos dados enviados para integração.
  • Dados Recebidos: Relação dos dados recebidos.
  • Data de Criação: Data de criação do registro.
  • Data da última Alteração: Data da última alteração do registro.

*Não será possível incluir, editar ou excluir informações através dessa interface.

Os dados informados nesta interface serão armazenados em tabela customizada por coligada.

Informações
titleFuncionalidades

Segue um arquivo contendo a lista de todas as funcionalidades do log e os campos que compõem a chave:

Lista de Funcionalidades

Os processo de importação de notas das Turmas/Disciplinas Presenciais e Gerenciais serão incluídos no log existente).

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titleAlteração Status Logs com Erro

Novo! 

Pré-requisitos

Não se aplica.

Descrição do processo

Este requisito detalha o Processo de Alteração dos Status dos Logs com Erro.

Detalhamento do processo

O objetivo do Processo de Alteração dos Status dos Logs com Erro é permitir alterar os status dos logs com erro para cancelado.

A funcionalidade estará disponível na tela de Monitor de Logs, menu Processos | Altera Status dos Logs


Deverão ser selecionados apenas os registros com status de "Erro", deverá também selecionar ao menos 1(um) registro para alteração do mesmo.

Ao iniciar o processo será aberto uma tela para escolha de status "Cancelado" :


 


Executando o processo, todos os registros selecionados terão seu status mudados para o escolhido.

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