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Informações
titleImportante!

O Rastreio do Pedido de Vendas é enviado do sistema TOTVS Protheus, e será integrado com o sistema TOTVS OMNI através de comunicação de Mensagem Única.

Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de Rastreio do Pedido basta acessar: https://api.totvs.com.br/legado  Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em  Lista de Serviços e busque a mensagem DOCUMENTTRACEABILITYORDER.

ProdutoFluxoTipo da MensagemVersão MSUFormato
TOTVS ProtheusEnviaSíncrona1.001JSON
TOTVS OMNIRecebeSíncrona1.001JSON
Dica
titleDica!

Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).

  • Mas afinal o que é um Adapter?

Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (DOCUMENTTRACEABILITYORDER) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.

  • Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.

Cadastro do adapter DOCUMENTTRACEABILITYORDER

  1. No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
  2. Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:

Conector de Widget
width600
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=VQ3-TlOJ7uU
height400


Informações
titleAuxilio no preenchimento dos campos

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Condição de envio

Canal de Envio

VersãoAliasRotaFormato
MATA410BDocumenttraceabilityorderRastreio de PedidoSimNãoSíncronoTodas


PAD.APP1.001

SUA_ROTA

JSON


Importante: O campo Condição de envio pode ser preenchido com uma função ou expressão logica, para determinar se o Produto em questão será enviado ou não, no caso do adapter de tabela de preço.


Integrando Rastreio de Pedido

Dica
titleDica!

Como funciona a integração de Rastreio de Pedido entre o TOTVS Protheus e TOTVS OMNI?

Após a integração de um pedido do tipo entrega, qualquer atualização que o mesmo tiver no Protheus, será gerado e enviado à mensagem DocumentTraceAbilityOrder, ao TOTVS OMNI, com o status do pedido no Protheus.


Quais são os status de rastreio de pedido que o Protheus envia ao TOTVS OMNI?

Os status de rastreio de pedido são os seguintes:

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titleLiberado

Esse status ocorre quando o pedido é integrado ao Protheus e processado pela rotina do GravaBatch, com isso ao gerar o pedido de venda verifica se o parâmetro MV_LJIFPLI  esta configurado com a forma de pagamento da venda efetuada para gerar a libertação automática.

(informação) Importante: Configurar o parâmetro MV_LJIFPLI = Ex: FI|CC|R$ para recebimento de pedido de venda liberado.
OBS: Neste momento ocorre a geração e o envio de mensagem de rastreio com o status Pedido Liberado ao TOTVS OMNI, que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Em preparação". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Liberado.


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titleRastreio com o status Liberado


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titleFaturado

Esse status ocorre quando é gerado no TOTVS Protheus o documento de saída(NF-e) do pedido integrado.

  1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Faturamento / Documento de Saída (MATA460A).
  2. Selecione o pedido de venda e gere o Documento de Saída.
    (informação) Importante: Pedido deve estar liberado para a emissão da Nota Fiscal de Saída.
    OBS: Neste momento é gerada e enviada a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Faturado ao TOTVS OMNI que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Faturado". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Faturado.
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titleRastreio com o status Faturado


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titleEmpacotado

Esse status ocorre quando é transmitida e autorizado o documento de saída(NF-e) do pedido integrado.

  1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / NF-e e NFS-e / NF-e Sefaz
  2. Selecione o Documento de Saída e realize a Transmissão da Nota Fiscal à  Sefaz.
    (informação) Importante: O Documento de Saída deverá estar gerado.
    OBS: Neste momento é gerada e enviada a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Empacotado e os dados da NF-e ao TOTVS OMNI que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Faturado". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Empacotado.
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titleRastreio com o status Empacotado.


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titleDevolvido

Esse status ocorre quando é realizado a devolução manual do pedido no Protheus.

  1. No modulo Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações / Atendimento / Rotina de Troca
  2. Informe os dados da venda conforme sua necessidade e em seguida finalize o processo de devolução.

(informação) Importante: Qualquer item devolvido ira gerar uma mensagem de Rastreio de Pedido com o status Devolvido.

 Não existe integração de NCC com o TOTVS OMNI, sendo assim ao efetuar uma devolução o e-Commerce não será avisado sobre credito do cliente.
OBS: Neste momento é gerada e enviada a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Devolvido ao TOTVS OMNI que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Devolução aceita pelo operador". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Devolvido.

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titleRastreio com o status Devolvido.



Demais informações

Dica
titleFluxo da integração de Rastreio de Pedido

Após realizar qualquer tipo de movimentação do pedido integrado no TOTVS Protheus será gerado a mensagem DocumentTraceAbilityOrder no EAI do configurador, essa mensagem é disparada ao TOTVS OMNI através da ROTA cadastrada e vinculado ao Adapter DocumentTraceAbilitOrder.

Quando recepcionado e processada a mensagem DocumentTraceAbilitOrder pelo TOTVS OMNI, o mesmo retorna uma mensagem para o Protheus informando sucesso ou falha na integração, que também pode ser visualizada no monitor do EAI.

Informações
titleLegendas de status da mensagem

A mensagem pode ter diversos tipos de status e cada um deles esta vinculado a uma legenda sendo elas:

Image Modified Aguardando execução

Image Modified Executando

Image Modified Finalizada

Image Modified Falhou

Image Modified Bloqueado

Image Modified Não entregue

Image Modified Recusada

Image Modified Entregue


Próximo passo

Dica
titleVamos lá!

Após configurar e entender o funcionamento de rastreio de pedido Entrega, vamos para o próximo passo, Rastreio do Pedido Retira.