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Importante!

O Rastreio do Pedido de Vendas é enviado do sistema TOTVS Protheus, e será integrado com o sistema TOTVS OMNI através de comunicação de Mensagem Única.

Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de Rastreio do Pedido basta acessar: https://api.totvs.com.br/legado  Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em  Lista de Serviços e busque a mensagem DOCUMENTTRACEABILITYORDER.

ProdutoFluxoTipo da MensagemVersão MSUFormato
TOTVS ProtheusEnviaSíncrona1.001JSON
TOTVS OMNIRecebeSíncrona1.001JSON

Dica!

Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).

  • Mas afinal o que é um Adapter?

Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (DOCUMENTTRACEABILITYORDER) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.

  • Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.

Cadastro do adapter DOCUMENTTRACEABILITYORDER

  1. No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
  2. Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:


Auxilio no preenchimento dos campos

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Condição de envio

Canal de Envio

VersãoAliasRotaFormato
MATA410BDocumenttraceabilityorderRastreio de PedidoSimNãoSíncronoTodas


PAD.APP1.001

SUA_ROTA

JSON


Importante: No campo Condição de envio pode ser preenchido com a seguinte função IIF( !Empty(SC5->C5_STATUS) ,.T.,.F.), visando gerar e enviar somente os status de pedido gerado via integração.


Integrando Rastreio de Pedido

Dica!

Como funciona a integração de Rastreio de Pedido entre o TOTVS Protheus e TOTVS OMNI?

Após a integração de um pedido do tipo entrega, qualquer atualização que o mesmo tiver no Protheus, será gerado e enviado à mensagem DocumentTraceAbilityOrder, ao TOTVS OMNI, com o status do pedido no Protheus.


Quais são os status de rastreio de pedido que o Protheus envia ao TOTVS OMNI?

Os status de rastreio de pedido são os seguintes:

Esse status ocorre quando o pedido é integrado ao Protheus e processado pela rotina do GravaBatch, com isso ao gerar o pedido de venda verifica se o parâmetro MV_LJIFPLI  esta configurado com a forma de pagamento da venda efetuada para gerar a libertação automática.

(informação) Importante: Configurar o parâmetro MV_LJIFPLI = Ex: FI|CC|R$ para recebimento de pedido de venda liberado.
OBS: Neste momento ocorre a geração e o envio de mensagem de rastreio com o status Pedido Liberado ao TOTVS OMNI, que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Em preparação". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Liberado.



Esse status ocorre quando é gerado no TOTVS Protheus o documento de saída(NF-e) do pedido integrado.

  1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Faturamento / Documento de Saída (MATA460A).
  2. Selecione o pedido de venda e gere o Documento de Saída.
    (informação) Importante: Pedido deve estar liberado para a emissão da Nota Fiscal de Saída.
    OBS: Neste momento é gerada e enviada a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Faturado ao TOTVS OMNI que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Faturado". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Faturado.


Esse status ocorre quando é transmitida e autorizado o documento de saída(NF-e) do pedido integrado.

  1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / NF-e e NFS-e / NF-e Sefaz
  2. Selecione o Documento de Saída e realize a Transmissão da Nota Fiscal à  Sefaz.
    (informação) Importante: O Documento de Saída deverá estar gerado.
    OBS: Neste momento é gerada e enviada a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Empacotado e os dados da NF-e ao TOTVS OMNI que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Faturado". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Empacotado.


Esse status ocorre quando é realizado a devolução manual do pedido no Protheus.

  1. No modulo Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações / Atendimento / Rotina de Troca
  2. Informe os dados da venda conforme sua necessidade e em seguida finalize o processo de devolução.

(informação) Importante: Qualquer item devolvido ira gerar uma mensagem de Rastreio de Pedido com o status Devolvido.

 Não existe integração de NCC com o TOTVS OMNI, sendo assim ao efetuar uma devolução o e-Commerce não será avisado sobre credito do cliente.
OBS: Neste momento é gerada e enviada a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Devolvido ao TOTVS OMNI que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Devolução aceita pelo operador". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Devolvido.



Demais informações

Fluxo da integração de Rastreio de Pedido

Após realizar qualquer tipo de movimentação do pedido integrado no TOTVS Protheus será gerado a mensagem DocumentTraceAbilityOrder no EAI do configurador, essa mensagem é disparada ao TOTVS OMNI através da ROTA cadastrada e vinculado ao Adapter DocumentTraceAbilitOrder.

Quando recepcionado e processada a mensagem DocumentTraceAbilitOrder pelo TOTVS OMNI, o mesmo retorna uma mensagem para o Protheus informando sucesso ou falha na integração, que também pode ser visualizada no monitor do EAI.

Legendas de status da mensagem

A mensagem pode ter diversos tipos de status e cada um deles esta vinculado a uma legenda sendo elas:

Aguardando execução

Executando

Finalizada

Falhou

Bloqueado

Não entregue

Recusada

Entregue


Próximo passo

Vamos lá!

Após configurar e entender o funcionamento de rastreio de pedido Entrega, vamos para o próximo passo, Rastreio do Pedido Retira.

  • Sem rótulos