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  • Manual Operacional da Customização - Integração Moodle x SGE (SESI-SENAI)

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titleProcesso Exportação de Docente/Professor


Pré-requisitos

Não se aplica

Descrição do processo

Os professores que estiverem associados a uma turma/disciplina (exportada para o Moodle) no TOTVS Educacional serão enviados para o Moodle.

Detalhamento do processo

O processo de exportação deverá ser executado em: TOTVS Educacional | Customizações | Integração Moodle| Exportação Moodle.



Os professores dos tipos Titular, Adjunto e Tutor serão enviados para o Moodle com o papel de Professor não Editor (Conforme definido nos parâmetros da Integração, já descritos anteriormente neste documento).



Exclusão de Docente/Professor

Para suspender os usuários de professores que foram enviados do SGE para o Moodle, para que os mesmos não tenham acesso a plataforma, o usuário terá as seguintes opções:

  • Excluir o professor da Turma/Disciplina através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas | Anexos | Professores.

Suspende o acesso do professor ao Curso/Sala correspondente no Moodle.

  • Desativar o usuário do professor no cadastro de usuário, através do Serviços Globais| Segurança| Usuários | Desmarcar - Flag Ativo.

Suspende o acesso à todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle.

  • Alterar o Tipo do Professor: através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas| Anexos | Professores| Tipo do Professor.

Diferente de (Titular, Adjunto ou Tutor), suspende o acesso à todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle

  • Alteração de data da Turma/Disciplina: através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta| Turmas/Disciplinas| Data Final.

Suspende o acesso do tipo do professor, que estiver com papel de Professor não Editor, em todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle.


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Pré-requisitos

Não se aplica
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titleProcesso Exportação de Matrículas


Detalhamento do processo

Além dos dados do aluno (usuário), serão enviados dados da matrícula (inscrição do aluno no curso, grupo de turma e agrupamento de filial/unidade) para que o mesmo possa ser criado no Moodle. O processo de Exportação de Matrículas irá buscar as matrículas de alunos no SGE que estiverem com Status igual ao parametrizado na aba Status da Matrícula – Matrícula (parâmetros da Integração, já descritos neste documento).





Só serão exportadas as matrículas que atenderem às seguintes regras:

  • Matrículas em uma Turma com o campo complementar Ferramenta Ava preenchido com Moodle.


  • Matrículas em uma turma/disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância, semipresencial, presencial e gerencial associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
    • Novo!  No SGE, os alunos estarão matriculados em turmas/disciplinas gerenciadas, vinculadas à uma turma/disciplina gerencial. Através do Grupo da Turma no Moodle, será possível identificar a Turma Gerencial do aluno.
  • Deverá existir a Oferta no Moodle referente a Disciplina na qual o aluno será matriculado. A Oferta só será enviada quando atingir o número de dias antes do início da Turma, conforme definido no parâmetro "Quantidade Dias Envio- Ofertas". A data da inscrição do aluno será de acordo com a data início da Turma/disciplina e a partir dessa data ele terá acesso à sala do Moodle.


  • A integração da matrícula irá ocorrer apenas no momento que a situação de matrícula do aluno for um valor existente nos parâmetros que indicam Matrícula (aba Status de Matrícula – Matricula).


  • O registro de matrícula somente será integrado se existir um usuário ativo vinculado ao aluno.


Aviso
titleImportante:

Novo! 

  • No SGE, os alunos estarão matriculados em turmas gerenciadas, vinculadas à uma turma gerencial. Através do Grupo da Turma no Moodle, será possível identificar a Turma Gerencial do aluno. O código da turma gerenciada do aluno não será exportado para o Moodle. A customização identificará a matrícula através da turma gerencial. 
  • Para os casos de cancelamento e transferência de alunos em turmas/disciplinas gerenciais, o processo customizado irá seguir as mesmas regras da customização atual.

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Pré-requisitos

Não se aplica
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titleProcesso Cancelamento e Transferência de Matrícula – Suspensão do acesso


Detalhamento do processo

Cancelamento
É possível realizar o cancelamento de uma matricula, seguindo os critérios abaixo:

  • Alterar a situação de matrícula do aluno nas turmas/disciplinas para uma das situações parametrizadas na aba Status de Matrícula – Inativar Matrícula (parâmetros da customização - Status de Matrícula – Inativar Matrícula (Conforme descrito anteriormente neste documento).


Visão no SGE:


Para suspender os usuários de alunos que foram enviados do SGE para o Moodle, (para que os mesmos não tenham acesso a plataforma) foi criado o processo de Exportação de Cancelamento e Transferência:



Visão no Moodle:



Transferência
Além do cancelamento da matrícula, as transferências podem ocorrer das seguintes formas:


Transferência de Turma/Turno na mesma Unidade (SESI e SENAI): O processo de mudança de
turma/turno consiste em alterar a matrícula de um aluno no período letivo, mudando a turma atual
para uma nova turma, dentro da mesma unidade/filial no SGE. No Moodle será realizada apenas a
alteração de Grupo do aluno.


Transferência de Unidade para mesmo Curso (SESI e SENAI): O processo de mudança de unidade
consiste em transferir o aluno da unidade X para Y, do mesmo curso. No Moddle serão realizadas as
alterações de Grupo e Agrupamento do aluno.


Transferência de Curso para mesma Unidade (SENAI): O processo de mudança de curso para
mesma unidade/filial consiste em alterar o curso X do aluno para curso Y. No Moodle irá Suspender
o aluno na sala e inserir o mesmo, em uma nova sala, em um novo Grupo e Agrupamento.


Transferência de Curso para Unidade diferente (SENAI): O processo de mudança de curso para
outra unidade/filial consiste em alterar o curso X do aluno para curso Y da unidade X para Y. No
Moodle irá suspender o aluno na sala e inserir o mesmo, em uma nova sala, em um novo Grupo e
Agrupamento.


▪ Transferência Externa (SESI e SENAI): O processo de transferência externa pode ser utilizado para
os casos de Alunos de intercambio e para casos de Alunos que vão para outra escola que não seja da
rede SESI e SENAI. No Moodle irá apenas suspender o aluno da sala.


Importante: Para os tipos de transferências onde irão ocorrer (mudança de turma com alteração de matriz curricular, mudança de curso/unidade) o processo para tratar o histórico das notas dos alunos não será automatizado pelo processo customizado. Caberá ao usuário no Moodle verificar as notas das atividades realizadas pelo aluno no curso origem e lança-las no curso destino.

Exemplo de transferência de turma:
Visão no SGE:


Visão no Moodle:


Fluxo do processo:


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Pré-requisitos

Não se aplica
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titleProcesso Alteração de Dados da Matrícula


Detalhamento do processo

A integração de alteração de matrículas de alunos alteradas, será acionada em alguns momentos:

Alterações no cadastro de Aluno já integrado no Moodle:

  • Ao acrescentar dados de Sobrenome. 
  • Ao excluir dados de Sobrenome. 
  • Ao cadastrar o Nome Social.
  • Ao cadastrar/excluir E-mail Pessoal. 
  • Ao cadastrar/excluir E-mail do Office 365. 


Alterações no cadastro de Docente/Professor já integrado no Moodle:

  • Ao acrescentar dados de Sobrenome, tudo que vem depois do primeiro nome do campo. 
  • Ao excluir dados de Sobrenome. 
  • Ao cadastrar o Nome Social. 
  • Ao cadastrar/excluir E-mail Pessoal. 
  • Ao cadastrar/excluir E-mail do Office 365. 



Alterações no cadastro de turma/disciplina já integrada no Moodle:

  • Ao alterar a data de início da Turma/Disciplina. 
  • Ao alterar a data fim da Turma/Disciplina. 


Após processamento, o Moodle retornará à informação se o registro foi processado com sucesso ou erro, informando a mensagem em caso de erro.


...

Pré-requisitos
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titleProcesso Importação de Notas Moodle

Não se aplica

Detalhamento do processo

O objetivo desse Processo é importar para o SGE as notas e avaliações dos alunos, registradas no Moodle. Será criado um novo parâmetro customizado para execução desse processo, o menu utilizado ficará disponível em 2 (dois) locais diferentes, no SGE sendo eles:


▪ TOTVS Educacional | Customização | Importação de Notas de Alunos.



Ao executar o processo de forma automática, a customização irá selecionar todas as Turmas/Disciplinas com o Tipo da Turma definido como à distância ou semipresencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle, para o envio de notas ao Moodle, de todos os alunos que estão matriculados nas mesmas. O processo poderá ser executado manualmente pelo usuário, na data do processamento, ou agendado conforme recurso nativo de agendamento de job.

Dica

Através deste processo, são importadas apenas notas das Turmas/Disciplinas onde a sua Data final + Quantidade de Dias de Suspensão do usuário, informada no parâmetro (por Modalidade), for menor ou igual a data da execução do processo.


▪ TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Processo| Importação de Notas de Alunos.







Ao executar o processo de forma manual, o usuário deverá selecionar a Turma/Disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância ou semipresencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle e serão listados todos os alunos, que estão matriculados naquela determinada Turma/Disciplina, ficando a cargo do usuário selecionar um ou vários alunos e confirmar a execução do processo, para o envio de notas ao Moodle. 

Dica

A importação manual não valida o parâmetro e período de suspensão de usuário, já que este processo é utilizado justamente para exceções de lançamento de notas após o período definido. 

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titleProcesso de atualização de Tipo de mediação – Turma/Disciplina

Novo! 

Pré-requisitos

Não se aplica.

Detalhamento do processo

Atualmente as turmas presenciais e semi/à distância do SGE são exportadas para o Moodle de forma diferente. As presenciais são exportadas uma a uma, e as semi e à distância são agrupadas por Filial. Portanto, quando o tipo de mediação precisar ser ajustado no SGE, essa alteração precisará refletir no Moodle.

O processo customizado ficará  na interface nativa de Turma/Disciplina, para ser executado de forma manual pelo usuário, disponibilizado em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Processos | Atualizar Tipo Mediação.

Ao acessar o menu o usuário deverá informar qual o novo tipo de mediação para a Turma/Disciplina.

Ao executar o processo a customização deverá realizar os seguintes processos:

  • Excluir a estrutura da sala atual
    1. Desvincular o aluno e o docente dos grupos do Moodle referentes à turma alterada.
    2. Excluir o grupo atual da turma e agrupamento do Moodle.
    3. Suspender a inscrição do aluno e do docente na sala Moodle.
    4. Ocultar a sala no Moodle - para não perder o histórico.


  • Criar nova estrutura
    1. Criar a sala no Moodle 
      1. Para salas do Tipo Presencial , será necessário criar uma nova sala.
      2. Para salas do Tipo SEMI e EAD, não será necessário criar sala, a customização deverá manter a regra atual de agrupar em um sala única.


  1. Criar grupo e agrupamento da sala no Moodle.
    1. Para salas do Tipo Presencial , será necessário criar um novo grupo e agrupamento.
    2. Para salas do Tipo SEMI e EAD, não será necessário criar grupo e agrupamento, a customização deverá manter a regra atual de agrupamento em um sala única.
  2. Inscrever o aluno e docente na sala Moodle.
  3. Vincular aluno e docente aos grupos relacionados no Moodle.


Para os casos que a sala da estrutura atual for Ocultada no Moodle,  quando seu tipo de mediação for alterada novamente, a customização terá que reativar a sala existente novamente no Moodle.

Ao final do processo, o registro será ajustado no Moodle e o Tipo de Mediação será alterado no SGE.


Aviso
titleImportante:
  • O usuário poderá selecionar apenas uma Turma/Disciplina para execução do processo.
  • O processo manual não poderá ser agendado conforme, recurso nativo de agendamento de job.
  • No processo de importação de nota a customização não irá importar nota de sala que estiverem ocultas no Moodle.
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titleProcesso de atualização de Tipo de mediação – Curso/Matriz

Novo! 

Pré-requisitos

Não se aplica.

Detalhamento do processo

O processo customizado Atualizar Tipo Mediação, poderá ser executado de forma manual pelo usuário, o menu utilizado ficará disponível em 2 (dois) locais diferentes, no SGE sendo eles:

Para Coligada SESI estará disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | Processos | Atualizar Tipo Mediação.

Para Coligada SENAI/IEL estará disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Cursos | Processos | Atualizar Tipo Mediação.

Ao acessar o menu, será exibida tela onde o usuário deverá informar qual o novo tipo de mediação para a Matriz/Curso.

Ao executar o processo a customização deverá realizar os seguintes processos:

  1. Criar a nova categoria referente ao Tipo de Mediação se não existir.
  2. Criar novos itens filhos (tudo que se refere a categoria)  da mediação atual caso não exista, período, série, turma, sala Moodle e etc.
  3. Caso exista para não duplicar o cadastro  a customização deverá criar a sala dentro da estrutura de categoria existente. Não sendo necessário mover ou excluir os itens antigos.
  4.  Ajustar no SGE as tabelas de controle para a nova estrutura criada.

Ao final do processo, toda a estrutura será atualizada no Moodle e o Tipo de Mediação será alterado no cadastro do SGE. Essa alteração irá refletir na árvore de categoria do Moodle, criando os registros filhos da categoria modificada para a nova categoria.

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titleBloqueio de exclusão de Turma/Disciplina Gerenciada

Novo! 

Pré-requisitos

Não se aplica.

Detalhamento do processo

Quando o usuário for realizar a exclusão de uma Turma/Disciplina Gerenciada, que possui vínculo com Turma/Disciplina Gerencial através da interface nativa do SGE disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Anexo | Turma/Disciplina Gerenciada.

A customização irá validar se o registro está com a opção Ferramenta Ava Moodle preenchida e se a turma/disciplina já foi integrada com o Moodle. Caso afirmativo será bloqueado a opção de excluir as turmas/disciplinas gerenciadas que estavam vinculadas a turma/disciplina gerencial e será exibido uma mensagem de alerta ao usuário.

Inserir print mensagem

Caso o usuário precise alterar o valor destes campos, deverá ser utilizado o processo customizado de exclusão de Turma/Disciplina Gerencial.


Aviso
titleImportante:

A customização não irá fazer o bloqueio da exclusão da turma/disciplina gerenciada de turmas que ainda não foram integradas ao Moodle. Antes da turma ser exportada para o Moodle o usuário poderá realizar alteração normalmente através desta interface.

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titleProcesso de Exclusão de Turma/Disciplina Gerencial

Novo! Pré-requisitos

Não se aplica.

Detalhamento do processo

Atualmente, de acordo com processo nativo do produto, para que uma turma/disciplina deixe de ser gerencial, ela não pode ter turmas/disciplinas gerenciadas associadas a ela. Portanto, se o usuário exclui uma turma/disciplina gerenciada que esteja vinculada ao cadastro de uma turma/disciplina gerencial, se já houverem matrículas os alunos continuam matriculados na gerenciada e em seguida será possível desmarcar a flag de gerencial e a turma/disciplina deixa de se tornar gerencial no SGE. 

O processo customizado ficará na interface nativa de Turma/Disciplina, que será executado de forma manual pelo usuário, disponibilizado em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Processos |Excluir Turma/Disciplina Gerencial.


Ao executar o processo a customização deverá realizar os seguintes passos:

  • Excluir a estrutura da sala atual no Moodle (Gerencial)
      1. Desvincular o aluno e o docente dos grupos do Moodle referentes à turma alterada.
      2. Excluir o grupo atual da turma e agrupamento do Moodle.
      3. Suspender a inscrição do aluno e do docente na sala Moodle.
      4. Ocultar a sala no Moodle - (para não perder o histórico).
  • Excluir a Turma/Disciplina Gerencial no SGE
    1. Excluir turmas/disciplinas gerenciadas vinculada a turma/disciplina gerencial
    2. Desmarcar a flag de Gerencial da turma/disciplina. 


Caso o usuário vincule a mesma turma/disciplina gerenciada, que contém alunos matriculados, em uma outra turma/disciplina gerencial, o vínculo destes alunos ficará na nova turma gerencial. 

Para estes casos o processo atual de Exportação de Turmas Gerencial contemplará a inclusão da nova turma/gerencial no Moodle de acordo com as regras da exportação que irá: 

  1.  Criar nova sala no Moodle referente a turma gerencial (caso ainda não exista)
  2.  Criar o grupo da nova turma gerencial (caso não exista) e seu agrupamento.
  3.  Inscrever/Matricular o aluno na nova turma/disciplina gerencial (sala) no Moodle
  4.  Vincular alunos ao grupo relacionado no Moodle.

Portanto, não será necessário realizar nenhum ajuste no processo atual para exportar a Turma/disciplina gerenciada quando for associada a uma nova Turma/Disciplina gerencial novamente. 


Aviso
titleImportante:
  • O usuário poderá selecionar apenas uma Turma/Disciplina para execução do processo.
  • Não está previsto neste escopo a exclusão de sala e matrícula no Moodle, de turmas/disciplinas gerenciais já integradas.
  • Para as salas já integradas no Moodle que forem excluídas por este processo, que possuíam notas lançadas no Moodle, as mesmas não serão migradas automaticamente para novas  salas (caso sejam atualizadas).

Pré-requisitos

Não se aplica.
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titleMonitor de Log

Descrição do processo

Este requisito detalha a funcionalidade de Monitor de Logs da Integração.

Detalhamento do processo

Nesta interface o usuário poderá consultar os LOGs das operações de exportação executadas pela integração do TOTVS Educacional com Moodle.
Os históricos das exportações de dados para o Moodle serão registrados e poderão ser visualizadas no menu TOTVS Educacional | Customização | Integração Moodle | Monitor de Log.

Novo! 

Serão criadas novas funcionalidades no Monitor, são elas:

1 - Exportação de Ofertas - Turmas Gerenciais

2-  Processo de atualização de Tipo de mediação – Turma/Disciplina

3-  Processo de atualização de Tipo de mediação – Matriz/Curso



Será possível realizar filtro através de campos referente ao último job executado e associado ao lob, código da filial, Action associada ao registro chave primária da Action (se existir).


 

Será apresentada ao usuário uma visão com a relação de registros importados e exportados.


  • Id Log: Identificador sequencial de Log.
  • Data de Criação: Data de Criação do registro.
  • Data da última alteração: Data da última alteração do registro.
  • Status: Situação da Integração (Sucesso ou Erro).
  • Id. Job: Ultimo job executado que resulto criação ou alteração do log.
  • Descrição do módulo: Descrição que permite identificar o módulo.
  • Cód. Filial: Código da Filial associada ao registro.
  • Funcionalidade: Tipo de Processo que está sendo feito (Por exemplo: Exportação Moodle).
  • Campos Chave: Descrição dos campos utilizados para gerar o registro integrado.
  • Valores Chave: Chave primária do registro integrado.
  • Action: Nome da Action associada ao registro do log. Se este campo não estiver visível indica que o registro não está associado a uma tela do sistema.
  • PrimaryKey re. principal: Chave primária associada a action que permitirá a edição do registro associado.
  • Exibir registro relacionado: Botão que abrirá a tela de edição do registro relacionado ao logo caso exista.
  • Última mensagem do item de log: Ultima mensagem do item do log.
  • Download de arquivos associados: Permitirá o download de arquivo associado ao logo caso exista.



Ao acessar o anexo de um registro será possível o usuário visualizar todos os registros relacionados ao cadastro integrado selecionando a opção Item de Log. Estarão disponíveis os seguintes campos:

  • Id. Item Log: Identificador sequencial de log.
  • Id. Log: Identificador sequencial de log.
  • Mensagem: Mensagem com o status da integração do item.
  • Status: Situação da integração do item selecionado.
  • Dados Enviados: Relação dos dados enviados para integração.
  • Dados Recebidos: Relação dos dados recebidos.
  • Data de Criação: Data de criação do registro.
  • Data da última Alteração: Data da última alteração do registro.

*Não será possível incluir, editar ou excluir informações através dessa interface.

Os dados informados nesta interface serão armazenados em tabela customizada por coligada.

Informações
titleFuncionalidades

Segue um arquivo contendo a lista de todas as funcionalidades do log e os campos que compõem a chave:

Lista de Funcionalidades

Os processo de importação de notas das Turmas/Disciplinas Presenciais e Gerenciais serão incluídos no log existente).

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titleAlteração Status Logs com Erro

Novo! 

Pré-requisitos

Não se aplica.

Descrição do processo

Este requisito detalha o Processo de Alteração dos Status dos Logs com Erro.

Detalhamento do processo

O objetivo do Processo de Alteração dos Status dos Logs com Erro é permitir alterar os status dos logs com erro para cancelado.

A funcionalidade estará disponível na tela de Monitor de Logs, menu Processos | Altera Status dos Logs


Deverão ser selecionados apenas os registros com status de "Erro", deverá também selecionar ao menos 1(um) registro para alteração do mesmo.

Ao iniciar o processo será aberto uma tela para escolha de status "Cancelado" :


 


Executando o processo, todos os registros selecionados terão seu status mudados para o escolhido.

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titleExclusão de Logs

Novo! Pré-requisitos

Não se aplica.

Descrição do processo

Este requisito detalha o Processo de Exclusão dos Logs.

Detalhamento do processo

O objetivo do Processo de Exclusão dos Logs é permitir a exclusão de logs antigos com a diferença de 3(três) meses da data atual .

A funcionalidade estará disponível na tela de Monitor de Logs, menu Processos | Excluir Registro de Log


Ao abrir o processo serão listados todas as funcionalidades para aquele modulo do sistema.

Com isso o usuário deverá preencher os campos de acordo com : 


  • Data inicio: Data que será considerada para data mínima para exclusão.
  • Data Fim: Data que será considerada para data limite para exclusão.
  • Status: Status que os Logs deverão conter para exclusão.
  • Funcionalidades: Funcionalidades do sistema que o log deve abranger para ser excluído.


Após o preenchimentos de todos os campos de forma correta, e o processo executado os registros que abrangerem os parâmetros passados serão excluídos dos sistemas.



Pré-requisitos

Não se aplica.
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titleProcesso para Reenvio de Dados

Descrição do processo

Este requisito detalha o processo de Reenvio de registros em caso de falha na integração.

Detalhamento do processo

O objetivo do Processo de reenvio de dados é permitir o envio para o Moodle dos registros que não foram exportados corretamente. Esse processo poderá ser executado manualmente ou poderá ser agendado, por registro e a integração efetuará a exportação dos registros novamente.
A funcionalidade estará disponível na tela de Monitor de Logs, menu Processos | Reenvio de Log




Ao ser acionado o processo customizado de reenvio de dados a customização tentará realizar novamente o envio das informações ao Moodle, caso consiga o status do registro passará para Sucesso. O processo de reenvio automático será executado até atingir o número máximo de tentativas parametrizado (Parâmetros da integração – Parâmetros Gerais). Caso o parâmetro esteja vazio a customização não realizará nenhuma tentativa de reenvio automaticamente. Caso seja atingido o número máximo de tentativas de reenvio e em nenhuma das tentativas tenha retornado sucesso, a customização passará o status do registro para Cancelado, sendo o registro não integrado com o Moodle. Dependendo do erro ocorrido, o usuário precisará acessar o Monitor de log e analisar os logs, corrigir os registros (caso necessário) e então acionar o processo de reenvio.

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