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CONTEÚDO

Índice


01. VISÃO GERAL

Após a configuração do processo de integração  TOTVS Logística TMS x TOTVS Portal Logístico, incluindo os itens abaixo será possível a integração documento Fatura, ou seja, títulos no Contas à Receber (SE1), para integração junto ao TOTVS Portal Logístico:

  • Configuração de rotinas;
  • Layout;
  • Job de Envio.

A geração do documento tipo Fatura poderá ocorrer via rotinas Fatura Por Documento (TMSA850) ou Fatura Automática (TMSA491).

Quanto ao processo de baixa do título ocorrerá através da rotina FINA070 - Baixas a Receber .

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO - GERAÇÃO DE FATURAS

Informações
titleImportante:

Para que os documentos do tipo Fatura, ou seja, títulos no Contas à Receber sejam integrados ao Portal Logístico, é indispensável que os documentos de transporte que serão aglutinados em uma única fatura (título) a receber, já existam no Portal Logístico (Documento de Carga + Documento Transporte).

Gerar Faturas Por Documento

  1.  No SIGATMS, clique em Atualizações > Financeiro > Fatura por Documento.

  2.  Pressione a tecla F12 para realizar a parametrização específica da rotina.
  3.  Em seguida é apresentada a tela Parâmetros:
     a.  Considera Lojas?
     b.  Vis Doc Apoio/CTE/Ambos (este parâmetro será descontinuado a partir do release 12.1.27).

  4.  Informe os dados necessários, com atenção especial ao seguinte parâmetro: Considera Lojas?.
  5.  Selecione Sim para definir se a loja do cliente deve ser considerada na filtragem dos documentos a serem faturados.
     Caso contrário, 
    os documentos de todas as lojas do cliente são exibidos para a geração da fatura.

  6.  Confira os dados e confirme.

  7.  Em seguida, clique em Selecionar.
     O Sistema apresenta uma pequena janela, solicitando a seleção da Filial do cliente desejada.
  8.  Selecione a Filial e confirme.
  9.  Na sequência é apresentada a tela para informação dos dados da fatura.
  10.  Informe os dados necessários e confirme.
  11.  O Sistema abre uma janela solicitando a confirmação dos dados.  Confirme.
  12.  O Sistema apresenta a tela de Faturas a Receber.
  13.   Informe os dados necessários e confirme.
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  14. A partir deste momento será registrado na  rotina de  Histórico de Integrações (TMSAI84), com Status = 'Não Integrado' e Situação = 'Em aberto'.
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  15. Após a execução do Job de Envio, o registro será atualizado:
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  16. Registro será atualizado na rotina Histórico de Integrações (TMSAI84), com Status = 'Integrado' e Situação= 'Enviado':
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    Portal Logístico

    O registro no Portal é efetivado, acessar menu lateral Documentos Financeiros, o status do documento neste momento será "À vencer":

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    Mais Detalhes:
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Baixa à Receber

  1. Seguindo a documentação da rotina FINA070 - Baixas a Receber , realize o processo de baixa fatura/título.
  2. Após execução do Job de Envio - O status do documento será atualizado para "Pago":
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    Mais detalhes:
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    Aviso
    titleAviso:

    Processos de acréscimo e decréscimo dos valores da fatura/título serão atualizados na visualização do documento financeiro no Portal Logístico.

Gerar Faturas de Forma Automática

  1.  No SIGATMS, clique em Atualizações > Financeiro > Fatura Automática.

  2.  Na tela Fatura Automática, clique em Gerar.

  3.  Na sequência é apresentada a tela Faturas a Receber por Cliente, indicando o objetivo da rotina.

  4.  Clique em Parâmetros para configurar os parâmetros que serão considerados na geração da Fatura automática.

  5.  Informe os dados necessários para este processo.

  6.  Clique em OK para continuar.

  7.  Se ocorrer algum problema durante o processamento será exibida tela Verifique os Dados, destacando as divergências encontradas.
     Exemplo: Informar condição de pagamento no cadastro do cliente 000001/01.

  8.  Para verificar os detalhes do Cadastro do Cliente, clique em Mais Detalhes.

  9.  Caso contrário, será apresentada a tela Faturas por Cliente, exibindo: os clientes considerados, valor da Fatura por cliente, o valor total das Faturas, separa por produto, por transporte, Filial de débito, entre outros.

  10.  Nesta tela é possível marcar/desmarcar os clientes considerados para a Fatura automática. Para isto, dê duplo clique no registro desejado e observe que, ao marcar/desmarcar um item, o campo Total da(s) Fatura(s) (exibido no rodapé). será alterado.

  11.  Confira os dados e confirme a geração da fatura automática.

  12.  Ao confirmar, as Faturas serão gerados no Contas a Receber, de acordo com o perfil do cliente e a condição de pagamento determinada.

  13.  Além da geração do título para a cobrança total do serviço (Componentes da Tabela (TAXA) + valor fixo do Contrato), o Sistema irá gerar uma Nota Fiscal de serviço ou Conhecimento de Frete para o embasamento legal.

  14. A partir deste momento será registrado na  rotina de  Histórico de Integrações (TMSAI84), com Status = 'Não Integrado' e Situação = 'Em aberto'.
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  15. Após a execução do Job de Envio, o registro será atualizado:
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  16. Registro será atualizado na rotina Histórico de Integrações (TMSAI84), com Status = 'Integrado' e Situação= 'Enviado':
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    Portal Logístico


  17.  O registro no Portal é efetivado, acessar menu lateral Documentos Financeiros, o status do documento neste momento será "À vencer":
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    Mais detalhes:
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Baixa à Receber

O processo de baixa a receber será o mesmo destacado anteriormente para Faturamento por Documento.

Aviso
titleAviso:

Processos de acréscimo e decréscimo dos valores da fatura/título serão atualizados na visualização do documento financeiro no Portal Logístico.


03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO - CANCELAMENTO DE FATURAS

Outras Ações / Ações relacionadas

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Para documentos com baixa realizada - Contas à Receber

  1. Seguindo a documentação da rotina FINA070 - Baixas a Receber , realize o processo de cancelamento da baixa fatura/título.
  2. Após a execução do Job do Envio;

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04. TELA XXXXX

Principais Campos e Parâmetros

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