Páginas filhas
  • Manual de Customização RM - Portal de Oficinas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titlePalavras-Chave 'filha' (segundo nível) – win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Conforme descrito no Req. 03, através do menu Customização | Palavras-Chave o usuário deverá incluir/alterar/excluir as informações de palavras-chave pai, somente após inserir palavras-chave pai irá conseguir inserir a palavras-chave filha.
Descrição do Processo
O cadastro de palavras-chave 'filhas' será disponibilizada através de um anexo do cadastro de palavras-chave 'pai'.
Detalhamento do Processo
Após o registro da palavra-chave pai, será apresentado uma visão de anexo para inserção da palavra-chave filhas e as operações de inclusão, exclusão e alteração disponíveis para a manutenção dos registros.
Não será permitido a inclusão de palavras-chave filhas cuja palavra-chave 'pai' estiver inativa. O sistema irá emitir mensagem de erro.

Os atributos/campos pertinentes e este cadastro e seus significados segue como listado a seguir:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Palavra-Chave

Campo alfanumérico de tamanho restrito a 30 caracteres. Não permitirá qualquer tipo de formatação. Campo de preenchimento obrigatório.

Identificador palavra-chave 'pai'

Campo inteiro cujo preenchimento será automático de acordo com o identificador da palavra-chave 'pai' a qual se está cadastrando a palavra-chave 'filha'. Este atributo não será apresentado na interface de edição.

Ativo

Indicador se a palavra-chave filha está ativa e poderá ser utilizada nas oficinas. Apesar de uma palavra-chave filha estar 'inativa' ela será apresentada na opção de filtros de localizar oficinas (pois podem existir oficinas que foram cadastradas com tal palavra-chave').


Ao inserir um registro de palavra-chave 'filha' e acionar a opção de gravar ocorrerá a validação se a palavra-chave é única entre os registros existentes de palavras-chave 'filhas' de mesma palavra-chave 'pai'. Poderá existir a mesma palavra-chave (o mesmo texto) cadastrado na entidade palavras-chave 'pai' e nas palavras-chave 'filha' (desde que a palavra-chave 'pai' seja diferente). Caso já exista será exibida mensagem de erro.

Ao se inserir uma palavra-chave, por padrão, ela será/estará ativa.

Importante: O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.

Expandir
titleAlteração no cadastro de Palavra Chave - Segmento

NOVO

Descrição do Processo
Em andamento

Expandir
titleHabilidades - win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível o cadastro de habilidades, é necessário que as disciplinas estejam devidamente cadastradas no TOTVS Educacional. As disciplinas são cadastradas no menu: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas.


Descrição do Processo
As habilidades serão por disciplina independente das séries dos cursos, isto é, para cada disciplina teremos um conjunto de habilidades relacionadas que, posteriormente, poderão estar vinculadas a uma ou mais competências da disciplina.
Importante: Uma vez que o cadastro de disciplinas é por nível de ensino no SGE, independente da filial, significa que as habilidades também serão por nível de ensino
Detalhamento do Processo
O cadastro de habilidades será disponibilizado através de um anexo do cadastro de disciplinas. No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas, o usuário irá, a partir do anexo, ser apresentado a uma visão com as habilidades já cadastradas (relativo à disciplina selecionada) e as operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros.


Este será um cadastro básico com código, nome, descrição e uma classificação (tipo) da habilidade. Segue abaixo a particularidade dos campos:

Campo

Descrição

Identificador/Código

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado

Nome

Campo texto restrito a no máximo 120 caracteres, sem a possibilidade de qualquer tipo de formatação, de preenchimento livre por parte do usuário cuja finalidade é possibilitar um nome significativo ao registro de habilidade de maneira a identificar o registro sem a necessidade de acessar a interface de edição.

Descrição

Campo texto sem restrição de tamanho para que o usuário, caso deseje, descreva detalhes relativo à habilidade. Este campo não permitirá formatações (exemplos: negrito, sublinhado)

Tipo

Campo para o usuário informar qual a classificação da habilidade. As opções serão fixas: BÁSICA, PROVA BRASIL, ENEM ou COMPLEMENTAR, onde o usuário poderá optar por ambas (uma habilidade poderá ser BÁSICA e/ou PROVA BRASIL e/ou ENEM e/ou COMPLEMENTAR ao mesmo tempo)

Ativo

Indicador se o registro de habilidade está ativo e poderá ser utilizado/considerado em outras funcionalidades da solução customizada de gestão de oficinas.


Importante: Para este cadastro será obrigatório apenas o campo 'Nome'.


...

Expandir
titleProcesso Associar habilidades ás competências – win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para este processo é necessário que as Habilidades e as Competências tenham seus registros no sistema.
Descrição do Processo
A execução do processo de associar habilidades às competências, deverá ser executado para uma competência por vez, isto é, não será permitido selecionar vários registros de competências e executar o processo.

Ao ser acionado ele apresenta uma interface com a lista de todas as habilidades cadastradas exceto as que já estiverem relacionadas à competência em questão. O usuário deverá marcar as habilidades que deseja relacionar à competência em questão e executar o processo.
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas | Anexo: Competências / Processos: Associar Habilidades à competência, o usuário irá, incluir nas habilidades das competências tantos registros quantos forem selecionados na execução do processo.

Detalhamento do Processo
O processo irá incluir na entidade de habilidades das competências tantos registros quantos forem as habilidades marcadas gerando assim os relacionamentos. O campo 'Identificador da competência' será valorado com o identificador da competência selecionado na visão de competências para o qual o processo foi acionado. O campo 'Identificador da habilidade' será valorado com o identificador de cada habilidade selecionada na interface do processo.
Importante: O acesso a este processo de 'Associar habilidades à competência' será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo.

Expandir
titleCriação de Campo Completar no cadastro de Disciplinas da Matriz Curricular

NOVO

Descrição do Processo
Foi disponibilizado um campo complementar no cadastro da disciplina da matriz curricular, disponível em: TOTVS Educacional |Currículo e Oferta | Matriz Curricular | Período | Disciplinas da Matriz | Campos complementares | Tipo de Oficinas.

Em andamento 

Expandir
titleConteúdo das Disciplinas - win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível o cadastro de conteúdo, é necessário que as disciplinas estejam devidamente cadastradas no TOTVS Educacional. Também é necessário o cadastro do Conteúdo Agrupador.
Descrição do Processo
Os conteúdos são por disciplina e poderemos ter vários conteúdos relacionados a uma disciplina. Uma vez que o cadastro de disciplinas é por nível de ensino do SGE, independente da unidade de ensino/filial, implica que os conteúdos serão por nível de ensino e, conforme citado, por disciplina.
O cadastro dos conteúdos é realizado através de um anexo do cadastro de disciplinas por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas | Anexo: Conteúdos. A partir de então será apresentado uma visão com os registros cadastrados dos conteúdos (relativos à disciplina selecionada) e uma interface de edição com os atributos do registro dos conteúdos. As operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros a partir da interface de visão e/ou edição.

Entre as informações do conteúdo será necessário selecionar um conteúdo agrupador (uma espécie de classificação do conteúdo) onde o conteúdo em si se enquadra. O cadastro do conteúdo agrupador, será por meio do menu Customização | Agrupador de Conteúdos.


Detalhamento do Processo
Na visão dos conteúdos das disciplinas teremos todas as colunas deste cadastro inclusive a coluna de 'Descrição' do tópico de conteúdo com a particularidade de apresentar somente a parte inicial do texto pois o campo não possui restrição de tamanho e o tamanho da coluna, na visão, pode ser redimensionável.
Segue abaixo a lista de campos a serem disponibilizados e suas particularidades:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado

Ativo

Indicador se o registro de conteúdo está ativo e poderá ser utilizado/considerado em outras funcionalidades da solução customizada de gestão de oficinas.

Tópico de Conteúdo

Campo texto restrito a no máximo 120 caracteres, sem a possibilidade de qualquer tipo de formatação, de preenchimento livre por parte do usuário cuja finalidade é possibilitar um nome significativo ao registro de competência de maneira a identificar o registro sem a necessidade de acessar a interface de edição.

Descrição

Campo texto sem restrição de tamanho para que o usuário, caso deseje, descreva detalhes relativo ao conteúdo. Este campo não permitirá formatações (exemplos: negrito, sublinhado)

Conteúdo Agrupador

Campo para que o usuário informe (selecione um dos itens) a qual agrupador o conteúdo se enquadra.

Disciplina

Campo de preenchimento automático de acordo com a disciplina selecionada no momento que o usuário clicar em 'Incluir' no cadastro de conteúdo. Este campo manterá a relação entre o conteúdo e a disciplina, isto é, de qual disciplina é o conteúdo. Será apresentado no cadastro apenas para leitura/visualização, isto é, não poderá ser alterado.


Para este cadastro teremos como obrigatório os campos 'Tópico de conteúdo' e 'Conteúdo agrupador'.
Importante: O acesso a este cadastro (que é um anexo do cadastro de disciplinas do SGE) será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.

Caso o registro de conteúdo não estiver em uso por alguma entidade da solução customizada então exclui o registro, caso contrário a exclusão é interrompida e mensagem de erro é apresentada ao usuário.

...

Expandir
titleProcesso copiar Oficinas - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
Somente oficinas com status de 'FINALIZADA' e ativa, podem ser copiadas.
Descrição do Processo
O processo de 'Copiar oficinas' o usuário informará o que deseja copiar da oficina original e o processo procederá criando um novo registro de oficina e já lhe atribuirá informações/registros.
O processo de 'Copiar oficinas' será disponibilizado no cadastro de oficinas através de atalho (botão, link) e terá acesso controlado através do perfil de segurança do TOTVS RM.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Cadastro de Oficinas | Copiar oficina.

Detalhamento do Processo
O usuário marcará (selecionará) o registro de oficina (apenas um registro por vez) do qual deseja efetuar a cópia e acionará o processo.
Uma página/interface será apresentada para que o usuário selecione quais atributos serão copiados e também informe alguns parâmetros relativos ao novo registro de oficina (nome da oficina, unidade de ensino/filial, professor responsável) e clique no botão executar.

O processo será executado para o registro de oficina selecionado efetuando uma cópia dos dados da oficina, considerando os parâmetros definidos, para a nova oficina. Ao final do processo será apresentado um log da execução do processo com informações de sucesso, alertas e erros.
A página/interface apresentará os seguintes parâmetros:

Campo

Descrição

Campos a copiar

Uma lista com os campos disponíveis a serem copiados para o novo registro de oficina onde cada um destes será apresentado em um controle do tipo marcação (CheckBox). O usuário deverá selecionar (marcar/desmarcar) os campos que deseja 'levar' para o novo registro de oficina.

Valores para a nova oficina

Campos a serem preenchidos pelo usuário onde tais valores serão atribuídos aos respectivos campos no novo registro de oficina.
Caso o respectivo campo na lista de 'Campos a copiar' (acima) esteja marcado então o campo nesta lista estará desabilitado, caso contrário ele será de preenchimento obrigatório. Segue: Nome, Unidade de Ensino Filial, Professor Responsável



OBS: As 'Rotas de aprendizagem' somente poderão ser copiadas se a unidade de ensino/filial destino da nova oficina for a mesma que a unidade de ensino/filial da oficina original. Se forem diferentes então o item 'Rotas de aprendizagem' será desmarcado e desabilitado. Somente serão copiadas, rotas que estejam com situação/status: APROVADA ou APROVADA COM RESSALVAS ou APROVADA/AJUSTES.
Na execução do processo de cópia serão realizados os seguintes procedimentos:

  • Criação de um novo registro de oficina obedecendo os valores padrão de novo registro definidos no cadastro de oficinas;
  • Situação/Status será valorado como 'EM CONSTRUÇÃO';
  • Versão da oficina será valorado como 'REEDITADA';
  • Identificador da oficina original no novo registro de oficina será valorado com o identificador da oficina que foi selecionada para a execução do processo (oficina que serviu de origem da cópia);
  • Atribuirá aos campos deste novo registro os valores de acordo com as seleções efetuadas na parametrização do processo, ora utilizando os valores da oficina original, ora utilizando os valores informados entre os parâmetros (Nome, Unidade de ensino/Filial, Professor responsável) do processo.


Depois da criação do registro, atribuição de valores e gravação no banco de dados, o processo enviará um e-mail ao professor responsável pela nova oficina com um texto informativo de que uma nova oficina foi criada, que está sob sua responsabilidade e disponível para manipulação.
Se, em qualquer momento do processo, ocorrer algum erro então o processo será interrompido e a mensagem de erro será incluída ao log para posterior apresentação ao usuário do texto explicativo que não foi possível concluir o processo e das mensagens relativas a erros que por ventura ocorrerem.
Ao final da execução do processo será apresentada ao usuário uma interface com o log de sua execução contendo status de processamento – sucesso (identificador, nome, unidade de ensino e professore responsável da nova oficina e lista de campos copiados), falha (neste caso também a mensagem de erro) e alertas.

Expandir
titleAjuste no Cadastro de Salas -Oficinas

NOVO

Descrição do Processo
Em andamento

Expandir
titleAlteração no cadastro de Turnos/Horários

NOVO

Descrição do Processo
Em andamento

Expandir
titleProcesso Programar Oferta das Oficinas - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
A Oficina deve estar com a situação de 'FINALIZADA' e ativa
Descrição do Processo
Depois da elaboração da oficina a mesma precisa ser ofertada em salas da oficina para que os alunos possam se inscrever, cursar e a instituição fazer sua gestão. Este processo que visa agilizar a programação das ofertas (criação das salas da oficina) através de um 'wizard' que guiará o usuário no preenchimento das informações necessárias.
Ao final da execução do processo, caso executado com sucesso, serão criados registros de Salas da oficina conforme a parametrização informada pelo usuário neste processo. Através destes registros de Salas da oficina o usuário poderá fazer as alterações que considerar necessárias para uma sala da oficina específica.
Este processo será disponibilizado de duas formas:

  • Através do cadastro de oficinas sob o nome 'Programar ofertas' onde o acesso (o acionamento do processo) será provido por um atalho (botão, link) na visão do registro de oficina.


O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Cadastro de oficinas | Programar Oferta.



  • Através do cadastro de oficinas um atalho de Sala.


O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Salas | Adicionar Novo.

  • Através do portal customizado também está disponível um atalho (botão, link) para o acionamento do processo.


O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Sala | Cadastro de Sala | Adicionar Novo.

A segurança de usuários que poderão executar o processo será através do perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo.
Detalhamento do Processo
Para atender a necessidade da Customização de Oficinas, será necessário acrescentar um processo ao SGE.
Para a Metodologia Oficina, o modelo de etapa será também cadastrado no período letivo.
Para realizar este cadastro, através do SGE (TOTVS Educacional) siga os passos a seguir:
1º) Acesse o cadastro de Período Letivo


2º) Acesse o anexo, Modelo de Etapas por Período Letivo

3º) Selecione o Período letivo para o qual deseja cadastrar o modelo de etapas.
4º) Cadastre o modelo de etapa de Notas e o modelo de etapa de Faltas, seguindo o modelo abaixo:
Notas


Todas as etapas de notas devem possuir a mesma parametrização, nesta parametrização deve-se marcar as seguintes informações:

  • Tipo de Etapa: Notas
  • Código da etapa: de acordo com a figura acima
  • Descrição da etapa: de acordo com a figura acima
  • Exibe no Portal: Marcada
  • Data Início e Data de Término da etapa: de acordo com o regimento (informar somente na etapa principal)
  • Grupo de Conceito: Conceito SESI
  • Notas Conceituais: Usar nota final



Faltas
Todas as etapas de faltas devem possuir a mesma parametrização, nesta parametrização deve-se marcar as seguintes informações:

  • Tipo de Etapa: Faltas
  • Código da etapa: de acordo com a figura acima
  • Descrição da etapa: de acordo com a figura acima
  • Exibe no Portal: Marcada
  • Data Início e Data de Término da etapa: de acordo com o regimento
  • Data Início e Data de limite de digitação: de acordo com o regimento
  • Data limite do conteúdo previsto e efetivo: de acordo com o regimento
  • Freq. mínima (%): 75
  • Obrigatória digitação do número de aulas dadas: Marcada




Voltando para a programação da oferta, o usuário acessará o cadastro de oficinas onde a visão será apresentada listando as oficinas cadastradas e seus atributos (possibilitando também a elaboração de filtros para restringir/filtrar os registros apresentados e até mesmo localizar um registro em particular).

O usuário marcará (selecionará) o registro de oficina (apenas um registro por vez) da qual deseja criar salas das oficinas (ofertar aos alunos) e acionará o processo. Uma página/interface, dividido em cinco etapas, será apresentada para que o usuário defina a programação das ofertas:

  • Identificação: A primeira etapa é composta da identificação básica da oferta (Oficina, Desafio Proposto, Unidade de ensino (as quais o usuário tenha permissão), Curso, Turno, Quantidade de Sala e Total de vagas de cada sala.


NOVO

Ao selecionar o turno na tela de cadastro de programação de oferta, deverão ser listados apenas os turnos com a opção que esteja com flag marcada  “Exibe no Portal Oficinas”.

Image Added


Em andamento 

  • Bimestre / Etapas: A segunda etapa é composta de períodos de visualização/inscrição, Período Letivo e bimestre/etapa.


A etapa de inscrição/visualização deverá ser sempre menor que a data de início da etapa principal.
Nesta etapa deve-se marcar todas as etapas de notas e faltas pertencentes a um Bimestre e escolher sempre a etapa principal do Bimestre.

  • Salas: A terceira etapa apresentará lista com as salas de acordo com o informado na etapa anterior para personalização, onde será informado: Salas (local físico), Professor responsável, Período de visualização da oficina, Período de inscrição para a oficina.


  • Vagas por Série/Ano: Na quarta etapa será definido o Limite de vagas por série, do curso informado na primeira etapa. Para as séries que não são oferecidas vagas é necessário preencher com zero.



  • Disciplinas / Professores: A quinta etapa será o momento onde os professores poderão ser associados às disciplinas. Na quinta etapa poderemos ter tantas interfaces de associações (listas de disciplinas onde os professores poderão ser selecionados) quantas forem as salas das oficinas definidas na segunda etapa.



As disciplinas apresentadas são referentes a matriz curricular de uma das séries (assinaladas /marcadas). Apenas um único professor poderá ser associado a cada disciplina (professor do contexto logado). A associação poderá ser feita tantas vezes forem as salas da oficina. Existe um recurso que será 'Aplicar esta associação às demais salas' onde ao usuário acioná-lo copiaremos a associação de professores x disciplinas da sala da oficina atual/corrente para salas restantes. Não é obrigatório o preenchimento da associação professor x disciplina que poderá ser realizado posteriormente acessando o cadastro de Salas da oficina.


Após estas definições é necessário clicar no botão executar para que seja(m) criada(s) a(s) sala(s) da (s) oficina (s) conforme tais informações. Ao final do processo será apresentado um log com informações de sucesso, alertas e/ou erros.
A função de aplicar a associação de professores a disciplina da primeira sala para as demais, irá alocar após o processo de execução. Para conferir a informação é necessário ir ao cadastro de sala.
A execução do processo realizará os seguintes procedimentos, para cada sala da oficina (item) da lista de salas das oficinas:

  • Criará um novo registro de sala da oficina obedecendo os valores padrões de novo registro (definidos no cadastro de Salas da oficina);
  • Situação/Status será valorado como 'EM PROGRAMAÇÃO';
  • Atribuirá aos campos do registro de sala da oficina, criado acima, os respectivos valores definidos no processo;
  • Gravará o registro;
  • Criará os registros de disciplinas da sala da oficina, de acordo com a matriz curricular de uma das séries assinaladas/marcadas para sala,
  • Associará os professores às disciplinas de acordo com as associações professores x disciplinas definidas no processo para a respectiva sala da oficina (que se está processando, sala da oficina corrente). Para cada associação de disciplinas x professores teremos um par de campos do tipo data, início e fim, para determinar o período em que o professor ministrará/ministrou tal disciplina na sala. Estes campos serão preenchidos com a data início/fim do bimestre da sala da oficina. Tais campos poderão ser alterados posteriormente (por exemplo quando um professor for demitido ou sair de licença).


Ao clicar na opção de executar o processo, o sistema irá validar todas as regras.
Um procedimento irá gerar uma mensagem no log de processamento mas não interferirá no processo.
O alerta será relativo à quantidade de alunos matriculados (regularmente matriculadas em seus respectivos cursos, séries, turmas e turnos no SGE) 'versus' quantidade de vagas disponibilizadas pelas oficinas através das salas das oficinas. A recuperação da quantidade de alunos matriculados no SGE será por curso e turno. Nas salas das oficinas a recuperação será realizada entre as Salas da oficina com situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' também por curso e turno.
ATENÇÃO: a mensagem a ser apresentada não será apenas do curso da sala em questão mas sim em geral para todos os cursos do nível de ensino, unidade de ensino (Filial), período letivo e bimestre (etapa). A única diferenciação é que teremos, nesta mensagem, tais informações por turno.
Ao final da execução do processo será apresentada ao usuário uma interface com o log de sua execução contendo status de processamento – sucesso (identificadores das salas, nome das salas, unidade de ensino, curso e total de vagas da sala), falha (neste caso também a mensagem de erro) e alertas.

Expandir
titleProcesso Gerar rotas de aprendizagem da Oficina - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
Apenas será permitido executar este processo para oficinas que estejam com a situação/status 'FINALIZADA' e ativas.
Desrição do Processo
As rotas são uma espécie de planejamento de atividades para uma melhor aprendizagem e absorção dos conhecimentos a serem abordados pelas oficinas. Uma rota pode ser disciplinar ou interdisciplinar mas terá apenas um professor responsável.
O processo de criação (ou geração) das rotas é um facilitador de maneira que, após executá-lo, a rota com seus dados básicos, dados de identificação e de conteúdos já estejam criados e os respectivos professores responsáveis o acessarão para completá-los com relação aos registros de ações/atividades.
Este processo está disponibilizado no cadastro de oficinas sob o nome 'Gerar rotas de aprendizagem' onde o acesso (acionamento do processo) será provido por um atalho (botão, link) na visão do registro de oficina. Com relação à segurança, este processo será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Gerar rotas de aprendizagem.


Detalhamento do Processo
O usuário acessa o cadastro de oficinas, seleciona a oficina para a qual deseja inserir rotas. Com a oficina selecionada clica em gerar rotas de aprendizagem.
Uma página/interface será apresentada para que o usuário defina algumas informações básicas sobre as rotas a serem criadas: Quantidade de rotas a serem criadas, Unidade de ensino/Filial, Disciplinas, Professor Responsável, Número de registro de Ações, Copiar Conteúdo, Período Letivo, Bimestre/Etapa, Prazo de entrega, Prazo de aprovação.



Após esta parametrização, o processo será executado criando os registros de rotas com os dados informados (e os registros de ações relacionadas à rota). Ao final do processo será apresentado um log com informações de sucesso, alertas e/ou erros.


Nesta página teremos os seguintes campos e suas particularidades/regras:

Campo

Descrição

Oficina

Campo para a seleção da oficina da qual as rotas serão criadas (oficinas ativas e que estejam finalizadas).

Desafio proposto

Campo informativo com o texto 'Desafio proposto' da oficina selecionada acima.

Unidade de ensino/Filial

Este campo já estará preenchido com a unidade de ensino/filial em que o usuário está logado (do contexto). Estarão disponíveis, para o usuário selecionar, apenas as unidades de ensino/filiais da coligada logada (do contexto) cadastradas no SGE e que o usuário tenha acesso.


O usuário poderá manipular esta lista (incluir/remover rotas) conforme desejado e serão criadas tantas rotas quantos forem os itens desta lista. Os campos e as regras são as que seguem a seguir:

Campo

Descrição

Disciplinas

Campo onde o usuário deverá informar as várias disciplinas, uma vez que as rotas poderão ser interdisciplinares, as quais a rota se destina. A lista das disciplinas possíveis para seleção serão as disciplinas da matriz curricular de uma das séries assinaladas na oficina a qual a rota se refere. Na lista de disciplinas para a seleção serão removidas as disciplinas já informadas entre as rotas de mesmo período letivo e bimestre/etapa (da lista que se está montado no momento) bem como removidas as disciplinas já informadas considerando os registros 'Ativos' e de mesmo período letivo e bimestre/etapa.

Professor responsável

Campo a ser valorado a partir de uma seleção de um dos professores da unidade de ensino/filial informada filtrado também pelas disciplinas informadas na rota.

Professores habilitados

Atalho (botão/link) para apresentar a lista de professores habilitados às disciplinas da rota (conforme definidos no TOTVS Educacional). Esta lista/visão será meramente informativa (para fins de consulta) não permitindo qualquer alteração.

Prazo de entrega

Campo do tipo data para identificar 'quando' a rota deverá estar, no mínimo, com a situação/status 'FINALIZADA' ou 'FINALIZADA/AJUSTES' (aguardando aprovação). Esta data deverá ser, no máximo, um determinado número de dias após o início do bimestre/etapa (bimestre informado na rota). O número de dias será de acordo com o parametrizado.

Prazo de aprovação

Campo do tipo data para determinar 'quando' a rota deverá ser analisada e 'aprovada' (passar pelo processo de aprovação e em uma das situações/status pós processo de aprovação). Esta data deverá ser um número de dias após o prazo de entrega da rota. O número de dias será o de acordo com o parametrizado.

Número de registros de ações

Campo para indicar quantos registros de ações ('Ações de pesquisa e estudo' e 'Instrumentos avaliativos') serão criados automaticamente para a rota. Os números mínimos de registros deste tipo são parametrizáveis, então ao inserir uma rota na lista este campo virá preenchido com o valor definido no parâmetro. Este campo aceitará valores inteiros maiores ou igual ao valor parametrizado.



ATENÇÃO: os registros serão criados mas o processo não atribuirá valores a seus campos sendo necessário que o professor responsável acesse/edite a rota, após a criação da rota por este processo, e informe valores a tais registros de ações.

Campo

Descrição

Copiar conteúdos da oficina

Campo do tipo caixa de marcação (CheckBox) cujo objetivo é indicar se, para a rota a ser criada pelo processo, também será gerada na rota (copiada da oficina) a associação de conteúdos. Por padrão, ao se inserir uma rota na lista de rotas a serem criadas pelo processo, este campo virá marcado.























Wiki Markup
\\
*_ATENÇÃO{*}: a marcação deste campo implica que TODOS os conteúdos_ _associados à oficina serão copiados à rota (onde o professor responsável poderá – caso lhe seja permitido \[permissão no processo de associar/desassociar conteúdos às rotas\] – alterá-los conforme desejado/planejado)._
\\























Campo

Descrição

Período letivo

Campo para indicar de qual período letivo será a rota. Por padrão virá preenchido com o período letivo correspondente ao ano corrente (data atual) mas será possível que o usuário selecione um outro período onde a lista para seleção serão os períodos letivos cadastrados no TOTVS Educacional – SGE.

Bimestre/Etapa

Campo para indicar de qual bimestre/etapa será a rota. Por padrão virá preenchido com o bimestre/etapa correspondente ao mês corrente (data atual) de acordo com as datas de início/fim das etapas cadastradas (em Modelo de etapas da matriz) no TOTVS Educacional – SGE. Será permitido ao usuário efetuar a seleção de um bimestre/etapa diferente e a lista para seleção será a partir dos registros de etapas, cadastradas no TOTVS Educacional – SGE, filtradas pelo período letivo informado anteriormente.


Todos os campos são de preenchimento obrigatório e o atalho (botão) para executar o processo será habilitado apenas se esta restrição for cumprida.
Antes da execução do processo, será feita uma consistência para averiguar se há disciplinas em comum entre os itens da lista em si e, entre os itens da lista e os registros 'Ativos' de rota (já gravados no banco de dados) para a oficina informada observando registros de mesmo período letivo e mesmo bimestre/etapa. Caso exista alguma interseção então o processo será interrompido a uma mensagem explicativa apresentada ao usuário.

Os procedimentos a serem executados pelo processo, para cada item da lista de rotas, são os listados a seguir:

    • Criação de um novo registro de rota obedecendo os valores padrão de novo registro definidos no cadastro de rotas;
    • Situação/Status será valorado como 'EM CONSTRUÇÃO';
    • Versão da rota será valorado como 'ORIGINAL';
    • Campos do novo registro receberão os respectivos campos definidos no processo e/ou campos do item (rota) da lista de rotas que se está processando;
    • Gravação do registro;
    • Criação dos registros de ações tantos quantos forem o valor informado em 'Número de registros de ações'. Os campos destes registros não serão valorados;
    • Caso o indicativo 'Copiar conteúdos da oficina' (referente ao item (rota) que se está processando) tiver marcado então o conjunto de conteúdos definidos para a oficina serão copiados e também relacionados a rota recém-criada.

...

Expandir
titleProfessores das disciplinas da sala da oficina - web























Wiki Markup
\\
<span style="color: #009abd"><strong>Pré-Requisitos / Parametrizações</strong></span>
\\
As salas devem estar criadas.
\\
<span style="color: #009abd"><strong>Descrição do Processo</strong></span>
\\
Para cada sala da oficina teremos as disciplinas de acordo com a matriz curricular de uma das séries assinaladas/marcadas na sala. Para cada disciplina é necessário definir os professores que ministrarão tais disciplinas e em qual período (data início e data fim) esta definição será válida. Será a partir destas informações que teremos uma melhor elaboração dos horários, confecção e preenchimento dos planos de aulas.
\\
Vale lembrar que os professores são por unidade de ensino (Filial) e, apesar de poder existir mais de um professor habilitado para mesma disciplina, na sala da oficina disponibilizaremos a opção de poder associar apenas um professor por disciplina (que poderá ser o mesmo para diferentes disciplinas) para um mesmo intervalo de datas, desde que o professor seja um professor habilitado para a disciplina.
\\
Conforme já descrito, as funcionalidades de criação de ofertas (Req. 34 – Manutenção de ofertas \[Salas das oficinas\]) e/ou o processo de Programação de ofertas (Req. 25 – Processo Programar ofertas das oficinas) já criarão os registros de disciplinas, então neste cadastro apenas será possível a inclusão de disciplinas x professores desde que não gere uma interseção (observando o período de datas de início/fim) entre uma mesma disciplina x professor já definida (cadastradas). 
\\
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Salas | Cadastro de Salas / Professores
\\
!worddav796913396216c5e11caa8b125ddb19cd.png|height=252,width=606!
\\
<span style="color: #009abd"><strong>Detalhamento do Processo</strong></span>
\\
Ao acessá-lo será apresentado uma visão com os registros cadastrados de disciplinas x professores e as únicas operações possíveis serão a inclusão e/ou alteração. Uma vez que neste cadastro já existirão as disciplinas da sala da oficina, a operação para associar os professores às disciplinas será realizada através do usuário editar o registro, selecionar o professor e/ou atribuir o período de datas (início e fim) no qual o professor será responsável pela disciplina e salvar o registro. Para a operação de inclusão será necessário que o usuário informe a disciplina, selecione o professor e defina o período de datas (início e fim).
\\
!worddav55a62df47c295b164499cf835d225fc4.png|height=336,width=596!
\\
Ao editar o registro será apresentado ao usuário uma página/interface com os seguintes campos e suas regras de preenchimento:
\\























Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, de preenchimento automático pela funcionalidade e não poderá ser alterado pelo usuário.

Identificador da sala da oficina

Campo inteiro de preenchimento automático pela funcionalidade. Conterá o identificador da sala da oficina a que se refere a associação professor x disciplina. Este é o campo que vincula o registro a sala da oficina.

Disciplina

Campo de preenchimento automático pela funcionalidade que identifica a qual disciplina (no SGE) se refere a associação professor x disciplina. Na interface de edição será apresentado o nome da disciplina apenas para leitura/visualização, isto é, não poderá ser alterado.

Professor

Campo onde o usuário selecionará um professor de uma lista de professores habilitados para a disciplina definida. A lista de professores também será filtrada considerando apenas os professores da unidade de ensino/filial informado na sala da oficina. Caso exista um único professor nas condições citadas, na unidade de ensino e habilitado para a disciplina, este professor será automaticamente atribuído ao campo ao usuário editar o registro. Neste caso bastará ao usuário salvar o registro.

Período do professor

Esta seção será composta por dois campos do tipo data e representarão a data inicial e data final em que o professor associado à disciplina será o responsável por ministrá-la bem como o preenchimento do plano de aula. A data informada para o início deverá ser menor que a data final e ambas datas deverão estar dentro do período definido para o bimestre/etapa da sala da oficina. A data final não é de preenchimento obrigatório mas esta particularidade implica que tal professor será responsável pela disciplina até o final do bimestre/etapa ou até que este campo de data final seja alterado.























Wiki Markup
\\
\\
Os campos obrigatórios deste cadastro serão a disciplina, professor e data início.
\\
!worddavbbbc138ecf78a4f5818bd75d57b81ef0.png|height=330,width=604!
\\
!worddav2e0d34effee623abc92fe0bd1acd647d.png|height=238,width=598!
\\
Haverá uma consistência ao salvar o registro de maneira a não permitir que, para uma mesma disciplina, tenhamos interseção do período de datas (similar a não permitir dois professores a uma mesma disciplina para mesmo dia). Caso esta validação não seja atendida então o sistema não permitirá salvar o registro de associação de professor à disciplina para o determinado período.  
\\
O acesso a este cadastro (que é um cadastro detalhe da Manutenção de ofertas \[Salas das oficinas\]) será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.
\\
*_ATENÇÃO{*}: Caso a instituição proceda com a troca de um professor durante o período (bimestre/etapa) da sala da oficina então é importante, +manualmente{+}, criar a associação de disciplina x professor neste cadastro (lembrar de antes alterar o período de vigência do professor anterior e então sim informar a vigência deste novo professor)._























Expandir
titleHorários - win

Pré-Requisitos / Parametrizações
É necessário que o cadastro de turno/horário do Educacional esteja devidamente preenchido.
Descrição do Processo
O horário, em resumo, visa determinar (ou cadastrar) o dia e horário de cada aula para as disciplinas cadastradas.
A oferta da disciplina é realizada através da sala da oficina e é nesta que temos as definições de período letivo, bimestre/etapa, turno, alunos matriculados, equipe, frequência, avaliações e, principalmente para o controle de horário, os professores que lecionarão em tal sala da oficina. Partindo deste modelo temos o cadastro de horários que será vinculado (relacionado) à sala da oficina. Neste cadastro o usuário terá a possibilidade de manipular (incluir, excluir, editar) os horários para as salas das oficinas.
O cadastro de horários será disponibilizado no menu 'TOTVS Educacional | Customização | Gestão de Oficinas | Salas/ Anexo: Horários. Nesta opção serão listadas as salas das oficinas cadastradas e seus horários serão apresentados através do anexo 'Horários'. Nesta tela o usuário poderá incluir, excluir ou editar os registros de horário(s) das salas.


Importante: O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.
Detalhamento do Processo
Ao acessar o anexo de horários será apresentado uma visão com os horários já cadastrados para a sala da oficina (posicionada na visão de 'Salas das oficinas'). A visão de horários irá apresentar colunas de dia da semana do horário, hora início, hora fim, disciplina, professor.

O usuário poderá excluir um ou mais horários selecionando os registros e acionando o botão de excluir.
A edição de um registro de horário ocorrerá posicionando um registro de horário e clicando no botão de editar (ou um duplo-clique no registro a ser editado). Isso fará com que a interface de edição do registro seja apresentada para que o usuário efetue os ajustes necessários.

Importante: As disciplinas exibidas para inserção, serão as disciplinas da matriz.
Serão exibidos somente professores que possuem em seu cadastro a autorização para ministrar a disciplina selecionada.
Para a inserção de um novo registro, um novo horário, bastará clicar no botão de inserir. Esta ação fará com que seja apresentada a interface de edição com todos os campos em 'branco' (não valorados) para o preenchimento dos valores dos campos.

A interface de edição será composta pelos campos abaixo onde também seguem as respectivas regras de preenchimento:

Campo

Descrição

Oficina, Unidade de ensino/Filial, Curso, Nome da sala da oficina, Sala, Período letivo, Bimestre (etapa), Turno

Estes campos serão apenas informativos, recuperados do registro da sala da oficina referente ao horário (que se está editando ou inserindo), para auxiliar o usuário. Não são passíveis de alteração.

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Horário

Este campo será composto por dia da semana (descritivo), hora inicial e hora final onde ambos três valores serão valorados pela seleção de um horário cadastrado no SGE (cadastro de horários do turno). A lista de horários, para o usuário selecionar um deles, será filtrado pela unidade de ensino e pelo turno informados na sala. Campo de preenchimento obrigatório.

Disciplina

Campo para manter de qual disciplina é o horário. Será de preenchimento por parte do usuário a partir da seleção de uma das disciplinas da matriz curricular de uma das séries do curso definido na sala da oficina. Campo de preenchimento obrigatório.

Professor

Campo onde o usuário selecionará um professor de uma lista de professores habilitados para a disciplina definida no horário. A lista de professores também será filtrada considerando apenas os professores da unidade de ensino/filial informado na sala da oficina.
Caso exista um único professor nas condições citadas, na unidade de ensino e habilitado para a disciplina, este professor será automaticamente atribuído ao campo ao usuário selecionar a disciplina.


Ao salvar o registro será realizada as seguintes consistências:

  • Preenchimento dos campos obrigatórios: 'Horário' e 'Disciplina';
  • Horário selecionado não consta em outro horário da mesma sala da oficina.


Caso qualquer uma das consistências acima não seja atendida então não será permitido gravar o horário e uma mensagem explicativa será apresentada ao usuário.


ATENÇÃO:

  1. Não haverá qualquer consistência no quesito de conflito/choque de horários de professores entre salas das oficinas, isto é, caso tenha sido informado o mesmo professor em mesmos horários em diferentes salas das oficinas a solução customizada não acusará este problema;


  1. A geração dos horários (alocando professor e disciplinas) gerenciando choques/conflitos será realizada por outra a ferramenta (Urânia conforme cliente) que posteriormente será digitado no cadastro de horários da solução customizada;


  1. Caso a atribuição de um professor a um horário/disciplina seja alterada atribuindo-se outro professor ao horário/disciplina (por uma licença, afastamento, demissão, entre outros) não teremos um automatismo para alteração do professor nos planos de aula nem tão pouco um automatismo de cadastrar o novo professor entre os professores da sala da oficina para a disciplina em questão (inclusive ajustando as datas de vigência início/fim). Estes ajustes deverão ser realizados manualmente pelo usuário (ou por um usuário que possua permissão no perfil para tal).


...