...
O processo de geração de AFD do Clockin efetua a geração de todas as marcações encontradas no período de geração sem nenhum filtro especificado exceto o filtro informado no Settings. Para efetuar a geração do AFD, deverá ser acessada a Plataforma e através do Menu Lateral selecionar "Carol Apps", selecionar a opção Backoffice e na interface selecionar a aba "Process". O processo que gera o arquivo de AFD é o "clockin_export_data". Este processo poderá ser executado pontualmente através do botão "Run Now" ou efetuado agendamento através do botão "Edit", para ser gerado de tempos em tempos. Abaixo imagem que mostra o processo e quais is botões que devem ser pressionados:
Após efetuar a parametrização ou a geração do arquivo, este é gerado na aba "Storage" cujo o processo está descrito no item 06 desta documentação.
Aviso |
---|
Recomendamos que o parâmetro "Data início exportação Arquivo de Dados" do Settings esteja sempre informado para que a geração possa ser de informações de um período determinado. Caso o campo não esteja preenchido a geração considera todos os registros de marcações para a geração o que pode acarretar em erros de execução na geração devido ao volume de dados. Também recomendados que o parâmetro data AFD - Data Final da geração do AFD do Settings seja informado somente quando for efetuada uma geração pontual que será necessário um período determinado. Para gerações com agendamento não é necessário ter a data final, o processo de geração do AFD irá gerar das informações irá gerar até o dia anterior ao atual. |
Atualmente podemos ter dois arquivos AFD com nomenclatura diferente sendo gerados no Storage Com a implantação do AFD:
Como facilitador temos também opções no próprio Backoffice do Clockin para efetuar a baixa dos arquivos. Para isso pode-se acessar a opção Monitor do Menu lateral do Backoffice, nesta interface o usuário encontrará uma caixa de seleção bem a direita no título da consulta dos dispositivos, onde é possível selecionar forma de exportar os arquivos AFD dos dispositivos:
Na ocorrência de um possível problema em um processo de geração do AFD, sugere-se a verificação do log da geração. Para acessar o log da geração do processo, acessar o menu lateral da Plataforma Carol, selecionar a opção Carol App e selecionar o aplicativo Backoffice, na tela selecionar a aba "Process". No processo "clockin_export_data" o status da ultima geração do processo e verificar. Ao clicar no status que está sendo demonstrado é possível efetuar a consulta do log de geração.
'developerTaxidExportAFD' set to '53113791000122'. - este descritivo indica qual o CNPJ está sendo gerado (pode ter mais de um)
'collectiveAgreementExportAFD' set using default value '99999999999'. - este campo indica qual convenção coletiva está sendo usado, neste caso está sendo usado o "default" porque não foi informado nem no settings e nem no cadastro do dispositivo
'finalDateExportAFD' set to '2023-01-30'. - neste log indica qual a data final que está sendo considerada para a geração
'initialDateExportAFD' set to '2023-01-02'- neste log indica qual a data inicial que está sendo considerada para a geração.
Abaixo, tela mostrando onde é possível visualizar as informações do log de geração: