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  • Manual de Customização RM - Portal de Oficinas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O objetivo desta customização é o cadastro das oficinas, relacionamento entre suas entidades (conteúdos, teia de relacionamento das disciplinas/conteúdo, rota de aprendizagem, disciplinas, professores), oferta das oficinas aos alunos, a inscrição dos mesmos (nas oficinas), formação de turmas/equipes, controle de frequência/avaliações, integrações (das informações) com o TOTVS Educacional até o acesso pelos usuários (usuários, alunos, professores, pedagogos) às informações de maneira estruturada através de um portal também customizado.

...

Síntese

O Portal Oficinas é uma extensão do Portal do Educacional, que visa atender a metodologia Oficinas de Aprendizagens utilizadas pelo Sesi para Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio.

Fluxo Trimestral:

Image Added


Fluxo Anual:

Image Added


Funcionalidades do Portal Oficinas:


Image Added


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titleParametrização da Gestão de Oficinas – winWin

 Pré-Requisitos / Parametrizações
Este processo não possui pré-requisitos.
Descrição do Processo
Esta tela permitirá o cadastro dos parâmetros necessários para o funcionamento do Portal de Oficinas.


Detalhamento do Processo
No TOTVS Educacional, por meio do menu Customização | Parâmetros da Gestão de Oficina o usuário administrador efetuará as parametrizações referentes ao processo.


Deverão ser parametrizados as seguintes informações:


Aba: Dados Gerais

Campo

Descrição

Número de dias para exibição dos próximos Eventos Acadêmicos

Corresponde a quantidade de dias a partir da data corrente que serão selecionados os eventos acadêmicos a serem listados no Dashboard do Portal.

Número mínimo de registros de ações das rotas

Corresponde a quantidade mínima de registros de ações (atividades e instrumentos avaliativos) a ser preenchido pelo professor responsável na rota.

Número de dias para entrega da rota

Número de dias corridos, após o início de bimestre, para a entrega das rotas de aprendizagem.

Número de dias para aprovação das rotas

Número de dias corridos, após o prazo de entrega das rotas, para que os pedagogos possam realizar a análise e aprovação das rotas.

Permite visualizar/contribuir em oficinas independente de unidades de ensino

Indicativo para liberar que usuários (professores e pedagogos) possam visualizar e inserir contribuições em oficinas de unidade de ensino diferente da unidade de ensino do usuário logado.

Permite visualizar/contribuir em rotas independente de unidades de ensino.

Indicativo para liberar que usuários (professores e pedagogos) possam visualizar e inserir contribuições em rotas de unidade de ensino diferente da unidade de ensino do usuário logado.



Observação: Os Eventos Acadêmicos são cadastrados no menu TOTVS Educacional | Gestão | Calendários | Calendário | Anexo: Eventos Acadêmicos.





Aba: Relatórios
Nesta Aba deverão ser parametrizados os relatórios desenvolvidos para tais funcionalidades.

ditar


Aba: Situação de Matrícula
Nesta Aba devem ser inseridas as situações de matricula que consideram que o aluno está matriculado. Para seleção do usuário, será exibida lista do cadastro padrão de situação de matricula, podendo o usuário informar uma ou mais situações. Preenchimento obrigatório (pelo menos uma situação de matricula).



Observação: As situações de matrícula são cadastradas no menu TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Acadêmico | Situação de Matrícula





Aba: Pedagogos
Pedagogo: usuários cadastrados no sistema que são pedagogos. Para seleção do usuário será exibida lista do cadastro padrão de usuários, podendo ser informado um ou mais usuários. Preenchimento obrigatório.



Importante:

A parametrização deverá ser cadastrada para cada filial (unidade operacional) da coligada SESI, sendo que o código da coligada e filial será gerado de forma automática de acordo com o contexto logado pelo usuário.

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titlePortal Customizado (Dashboard)

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para Acessar o Portal de Oficinas, é necessário que o usuário tenha permissão no Portal Educacional.


Descrição do Processo
Para Gestão de Oficinas do SESI PR foi desenvolvido pela TOTVS um "Portal de Oficinas".
O acesso a este portal será a através de um link a ser disponibilizado no Portal Educacional.


Através do novo portal do aluno será possível realizar o acesso ao Portal Oficina, através do menu "Portal Oficina". Para isso é preciso configurar o acesso do perfil nas opções de perfil de acesso.




Detalhamento do Processo
Através desta opção, o usuário terá acesso ao Painel principal.

O painel principal será composto por:
Menu lateral esquerdo: que disponibilizará as funcionalidades abaixo do portal de oficinas de acordo com permissão do usuário.

  • Página Inicial


Usuário retorna a Página Inicial do Portal de Oficinas.

  • Oficina


Funcionalidade

Quem acessa?

Cadastro Oficinas

Pedagogo / Professor

Conteúdo

Pedagogo / Professor

Teia

Pedagogo / Professor

Inscrição

Aluno

Histórico

Todos usuários

Livros

Pedagogo / Professor

Filmes

Pedagogo / Professor

Outras Atividades

Pedagogo / Professor

Contribuições

Pedagogo / Professor

Finalização

Pedagogo / Professor

Visualizar Oficinas

Todos usuários

Salas

Pedagogo / Professor


  • Rotas


Funcionalidade

Quem acessa?

Cadastro de Rotas

Pedagogo / Professor

Contribuições

Pedagogo / Professor




  • Salas


Funcionalidade

Quem acessa?

Cadastro de Salas

Pedagogo / Professor




  • Plano de aula


Funcionalidade

Quem acessa?

Plano de aula

Pedagogo / Professor


  • Matricula na Oficina


Funcionalidade

Quem acessa?

Matricula na Oficina

Pedagogo


  • Deferir / Indeferir


Funcionalidade

Quem acessa?

Deferir / Indeferir

Pedagogo


  • Frequência


Funcionalidade

Quem acessa?

Lançamento de Frequência

Secretário /Pedagogo/Professor

Consulta Frequência

Todos usuários


  • Avaliação


Funcionalidade

Quem acessa?

Lançamento de Conceito

Secretário /Pedagogo/Professor

Consulta Conceito

Todos usuários


  • Agenda


Funcionalidade

Quem acessa?

Agenda

Pedagogo/Secretária


  • Relatórios


Neste menu serão listados todos os relatórios do projeto que ainda serão especificados.

Frame principal: neste serão disponibilizadas

  • As oficinas da unidade na qual o usuário está logado, de acordo com as seguintes regras:


  • Se o usuário logado é um aluno ou responsável: serão exibidas todas as oficinas em oferta, de acordo com o período de visualização, ou, no caso da inscrição já deferida, a oficina em curso na qual o aluno e está matriculado e também as oficinas com programação finalizada para o próximo período letivo / bimestre desde que estejam no período de visualização.
  • Se o usuário logado é um professor: serão exibidas as oficinas em curso que o professor está ministrando, e também as oficinas com programação finalizada para o próximo período letivo / bimestre que professor esteja habilitado, independente de período de visualização.
  • Demais usuários (coordenador/pedagogo/secretária): serão exibidas todas as oficinas em curso e também as oficinas com programação finalizada para o próximo período letivo / bimestre.
    Ao clicar em Oficinas, é exibida logomarca da oficina, nome e quantidade de vagas ofertadas.
    Ao clicar na logo da oficina, será exibida página de consulta com dados cadastrais e os conteúdos da oficina.
    Ao clicar no link "Visualizar Oficinas" será exibida página de consulta de oficina. Esta página será a mesma do cadastro de oficina, descrita neste documento, porém, apenas com a opção de visualização.
    Abaixo das informações da oficina existirá um menu "Gostei! Cursaria". Para que os usuários possam registrar o interesse nesta oficina. Ao clicar nesta opção o contador de interesse da oficina será atualizado, contando mais um. Estas informações são armazenadas em tabela customizada por unidade e oficina, não sendo controlado quem se interessou.
    Somente serão exibidas as oficinas em curso ou do próximo bimestre, de acordo com o usuário logado. As oficinas já encerradas poderão ser consultadas através do cadastro ou histórico de oficinas.
    .
    O usuário poderá criar consulta ou relatórios para acessar tais informações.
  • Informações de eventos acadêmicos: nesta área serão listados os eventos acadêmicos dos próximos dias de acordo com o que fora informado nos parâmetros.



Para tal, é necessário que os eventos acadêmicos estejam cadastrados no TOTVS Educacional (Calendário | Eventos Acadêmicos), sendo listado o nome do evento.

  • Tarefas/Ocorrências: nesta área serão listadas as tarefas a serem realizadas pelo usuário de acordo com a unidade logada. O formato da descrição é semelhante a uma nota ou lembrete para o usuário, informando da tarefa. É importante ressaltar que não será exibido o detalhe do registro que gerou tal tarefa/ocorrência.


Tela de Tarefas/Ocorrências do Professor



Tela de Tarefas/Ocorrências do Aluno


Pré-Requisitos / Parametrizações
Esse processo não possui pré-requisitos.
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titleSegmento (primeiro nível da palavra chave) – win

Descrição do ProcessoSegmentos são relativos aos

O cadastro do Segmento (Palavra-chave 1) define o segmento de referência do cadastro da matriz curricular da oficina, portanto para criar oficinas do Novo Ensino Médio, será necessário informar para cada segmento o tipo de oficina e o curso.  

Importante:

focos da oficina e servirão como um dos mecanismos de pesquisa dos registros de oficinas. Em uma oficina poderemos ter até três níveis de palavras chaves. A primeira é o Sgmento, a segunda será selecionável através de uma lista de palavras pré-cadastradas (onde a segunda dependerá do segmento) e a terceira será aberta (o usuário informa).
Importante: O cadastro de Segmentos será global o que significa que seus registros são visíveis a todas as coligadas e unidades de ensino/filiais e poderão ser utilizados na solução customizada independente da unidade de ensino/filial.


Detalhamento do Processo
O usuário deverá acessar no TOTVS Educacional, o menu Customização | Gestão de Oficinas | Cadastros | Segmento. Ao acessar esta opção o usuário poderá: excluir (caso a palavra chave não estiver em uso por alguma oficina), inserir ou editar palavras-chaveo Segmento.



Os atributos/campos pertinentes e este cadastro e seus significados segue como listado a seguir:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Segmento

Campo alfanumérico de tamanho restrito a 120 caracteres. Não permitirá qualquer tipo de formatação. Campo de preenchimento obrigatório.

Ativo

Indicador se a palavra-chave está ativa e poderá ser utilizada nas oficinas. Apesar de uma palavra-chave estar 'inativa' ela será apresentada na opção de filtros de localizar oficinas (pois podem existir oficinas que foram cadastradas com tal palavra-chave').

Tipo de OficinaCampo do tipo lookup para seleção do tipo da Oficina. Preenchimento Obrigatório
CursoCampo do tipo lookup para seleção do curso que estiver relacionado ao segmento.


Ao inserir um registro de palavra-chave e acionar a opção de gravar ocorrerá a validação se a palavra-chave é única entre os registros existentes de palavra-chave. Caso não seja única será exibida mensagem de erro.

Ao se inserir uma palavra-chave, por padrão, ela será/estará ativa.

Ao clicar em lookup aparecerá o cadastro com os tipos de oficinas cadastrado com o código e a descrição FGB- Formação Geral Básica; ILH- Linguagens e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; IMN- Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias; ITS- Interseriado; TEC- Técnico, conforme imagem abaixo.

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Após escolher o tipo de oficina, selecionamos o curso, de acordo com a imagem abaixo:

NOVO!

O campo Palavra Chave 1, foi alterado para Segmento. 

Ao acessar a interface serão listados os seguintes campos na aba Identificação:

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  • Segmento: terá como objetivo permitir que o usuário defina o segmento de referência do cadastro da matriz curricular, para elaboração das oficinas. Cada matriz possui segmentos específicos para identificar as matrículas dos alunos em oficinas do novo  Ensino Médio.
  • Tipo de oficina: terá como objetivo permitir que o usuário defina o tipo de oficina de acordo com o cadastro da (tabela dinâmica do Req. 01) vinculado a uma matriz curricular para criação de salas do novo ensino médio  no portal. Este campo também deverá ser exibido na visão da palavra chave.
  • Curso: lista todos os cursos vinculados a matriz curricular, o usuário deverá definir o curso para identificar as matrículas dos alunos em oficinas do novo  Ensino Médio. 


A aba de identificação 

Observação: Não será permitido selecionar o Tipo de Oficina igual a Técnico. Essa classificação é utilizada apenas nas disciplinas da matriz curricular.

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Após escolher o tipo de oficina, selecionamos o curso, de acordo com a imagem abaixo:

Image Added

Ao tentar excluir uma palavra chave que possui registros associados, será exibida mensagem de erro


O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.


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titlePalavras-Chave 'filha' (segundo nível) – win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Conforme descrito no Req. 03, através Através do menu Customização | Gestão de Oficinas | Cadastros | Segmento o usuário deverá incluir/alterar/excluir as informações de Segmentos, somente após inserir o mesmo irá conseguir inserir a palavras-chave filha.

Descrição do Processo
O cadastro de palavras-chave 'filhas' será disponibilizada através de um anexo do cadastro de Segmento.


Detalhamento do Processo
Após o registro do Segmento, será apresentado uma visão de anexo para inserção da palavra-chave filhas e as operações de inclusão, exclusão e alteração disponíveis para a manutenção dos registros.
Não será permitido a inclusão de palavras-chave filhas cuja palavra-chave 'pai' estiver inativa. O sistema irá emitir mensagem de erro.



Os atributos/campos pertinentes e este cadastro e seus significados segue como listado a seguir:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Palavra-Chave

Campo alfanumérico de tamanho restrito a 30 caracteres. Não permitirá qualquer tipo de formatação. Campo de preenchimento obrigatório.

Ativo

Indicador se a palavra-chave filha está ativa e poderá ser utilizada nas oficinas. Apesar de uma palavra-chave filha estar 'inativa' ela será apresentada na opção de filtros de localizar oficinas (pois podem existir oficinas que foram cadastradas com tal palavra-chave').


Ao inserir um registro de palavra-chave 'filha' e acionar a opção de gravar ocorrerá a validação se a palavra-chave é única entre os registros existentes de palavras-chave 'filhas' de mesma palavra-chave 'pai'. Poderá existir a mesma palavra-chave (o mesmo texto) cadastrado na entidade palavras-chave 'pai' e nas palavras-chave 'filha' (desde que a palavra-chave 'pai' seja diferente). Caso já exista será exibida mensagem de erro.


Ao se inserir uma palavra-chave, por padrão, ela será/estará ativa.


Importante:

O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.


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titleHabilidades - win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível o cadastro de habilidades, é necessário que as disciplinas estejam devidamente cadastradas no TOTVS Educacional. As disciplinas são cadastradas no menu: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas.




Descrição do Processo
As habilidades serão por disciplina independente das séries dos cursos, isto é, para cada disciplina teremos um conjunto de habilidades relacionadas que, posteriormente, poderão estar vinculadas a uma ou mais competências da disciplina.
Importante: Uma vez que o cadastro de disciplinas é por nível de ensino no SGE, independente da filial, significa que as habilidades também serão por nível de ensino


Detalhamento do Processo
O cadastro de habilidades será disponibilizado através de um anexo do cadastro de disciplinas. No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas, o usuário irá, a partir do anexo, ser apresentado a uma visão com as habilidades já cadastradas (relativo à disciplina selecionada) e as operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros.




Este será um cadastro básico com código, nome, descrição e uma classificação (tipo) da habilidade. Segue abaixo a particularidade dos campos:

Campo

Descrição

Identificador/Código

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado

Nome

Campo texto restrito a no máximo 120 caracteres, sem a possibilidade de qualquer tipo de formatação, de preenchimento livre por parte do usuário cuja finalidade é possibilitar um nome significativo ao registro de habilidade de maneira a identificar o registro sem a necessidade de acessar a interface de edição.

Descrição

Campo texto sem restrição de tamanho para que o usuário, caso deseje, descreva detalhes relativo à habilidade. Este campo não permitirá formatações (exemplos: negrito, sublinhado)

Tipo

Campo para o usuário informar qual a classificação da habilidade. As opções serão fixas: BÁSICA, PROVA BRASIL, ENEM ou COMPLEMENTAR, onde o usuário poderá optar por ambas (uma habilidade poderá ser BÁSICA e/ou PROVA BRASIL e/ou ENEM e/ou COMPLEMENTAR ao mesmo tempo)

Ativo

Indicador se o registro de habilidade está ativo e poderá ser utilizado/considerado em outras funcionalidades da solução customizada de gestão de oficinas.


Importante: Para este cadastro será obrigatório apenas o campo 'Nome'.


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titleCompetências – win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível o cadastro de competências, é necessário que as disciplinas estejam devidamente cadastradas no TOTVS Educacional.


Descrição do Processo
Assim como as habilidades, as competências são alvos das oficinas como pontos a serem desenvolvidos para com o intuito de desenvolvimento pessoal e profissional. As competências estarão relacionadas aos conteúdos conceituais.
As competências serão por disciplina, isto é, para cada disciplina teremos um conjunto de competências que, posteriormente, deverão estar vinculados a um ou mais conteúdo das disciplinas.
Importante: Uma vez que o cadastro de disciplinas é por nível de ensino no SGE, independente da filial, significa que as habilidades também serão por nível de ensino


Detalhamento do Processo
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas, o usuário irá, a partir do anexo, ser apresentado a uma visão das competências já cadastradas (relativo à disciplina selecionada) e as operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros.


Este será um cadastro básico com código, nome e descrição e segue abaixo a particularidade dos campos:

Campo

Descrição

Identificador/Código

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado

Nome

Campo texto restrito a no máximo 120 caracteres, sem a possibilidade de qualquer tipo de formatação, de preenchimento livre por parte do usuário cuja finalidade é possibilitar um nome significativo ao registro de competência de maneira a identificar o registro sem a necessidade de acessar a interface de edição.

Descrição

Campo texto sem restrição de tamanho para que o usuário, caso deseje, descreva detalhes relativo à competência. Este campo não permitirá formatações (exemplos: negrito, sublinhado)

Ativo

Indicador se o registro de competência está ativo e poderá ser utilizado/considerado em outras funcionalidades da solução customizada de gestão de oficinas.


Importante: Para este cadastro teremos como obrigatório apenas o campo 'Nome'.
O acesso a este cadastro (anexo do cadastro de Disciplinas do SGE) será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.


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titleHabilidades das Competências – win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para este processo é necessário que as Habilidades e as Competências tenham seus registros no sistema.


Descrição do Processo
O cadastro de habilidades das competências se refere a relacionar quais as habilidades estarão vinculadas a quais competências e neste caso, para cada competência, podemos ter um ou mais habilidades relacionadas.
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas | Anexo: Competências, o usuário irá, a partir do anexo ser apresentado a uma visão das associações de competências e habilidades já relacionadas (relativo à disciplina selecionada) e as operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros.


Detalhamento do Processo
O anexo Habilidades da Competência, não contêm uma interface (tela) de edição e portanto não permite alterações. A exclusão de registros segue o padrão dos cadastros do TOTVS RM, através da seleção do registro a se excluir e acionando a opção 'Excluir' no menu da visão. A inclusão de registros será realizada através de um processo citado mais abaixo.
O cadastro de habilidades da competência conterá os seguintes campos:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático.

Identificador da Competência

Identificador do registro de competência ao qual se refere a habilidade. Através deste campo é que é realizado o relacionamento entre a habilidade e a competência

Identificador da Habilidade

Identificador do registro de habilidade. Este campo indica qual a habilidade que está relacionada ou está sendo relacionada a uma determinada competência.


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titleProcesso Associar habilidades ás competências – win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para este processo é necessário que as Habilidades e as Competências tenham seus registros no sistema.


Descrição do Processo
A execução do processo de associar habilidades às competências, deverá ser executado para uma competência por vez, isto é, não será permitido selecionar vários registros de competências e executar o processo.

Ao ser acionado ele apresenta uma interface com a lista de todas as habilidades cadastradas exceto as que já estiverem relacionadas à competência em questão. O usuário deverá marcar as habilidades que deseja relacionar à competência em questão e executar o processo.
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas | Anexo: Competências / Processos: Associar Habilidades à competência, o usuário irá, incluir nas habilidades das competências tantos registros quantos forem selecionados na execução do processo.



Detalhamento do Processo
O processo irá incluir na entidade de habilidades das competências tantos registros quantos forem as habilidades marcadas gerando assim os relacionamentos. O campo 'Identificador da competência' será valorado com o identificador da competência selecionado na visão de competências para o qual o processo foi acionado. O campo 'Identificador da habilidade' será valorado com o identificador de cada habilidade selecionada na interface do processo.
Importante: O acesso a este processo de 'Associar habilidades à competência' será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo.



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titleCriação de Campo Complementar Tipo Oficina no cadastro de Disciplinas da Matriz Curricular

NOVO

Descrição do Processo
Foi disponibilizado um campo complementar no cadastro da disciplina da matriz curricular, disponível em: TOTVS Educacional |Currículo e Oferta | Matriz Curricular | Período | Disciplinas da Matriz | Campos complementares | Tipo de Oficina.

Ao clicar em lookup aparecerá o tipo de oficina, com os respectivos código e descrição: FGB- Formação Geral Básica; ILH- Linguagens e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; IMN- Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias; ITS- Interseriado; TEC- Técnico.

Para o Novo Ensino Médio foi criado uma oficina para cada série por trimestre, onde não será permitido misturar alunos em séries diferentes.

Já para a Educação Básica (Anos Iniciais e Finais) as oficinas serão do tipo Interseriado e serão mantidas as regras existentes de interseriação.

Caso o tipo de oficina esteja com o status em andamento, aparecerá uma mensagem informando que não é possível alterar o tipo de oficina, porque a grade pertence a uma(s) oficina(s) está com status em andamento, conforme a imagem abaixo:


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titleConteúdo das Disciplinas - win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível o cadastro de conteúdo, é necessário que as disciplinas estejam devidamente cadastradas no TOTVS Educacional. Também é necessário o cadastro do Conteúdo Agrupador.


Descrição do Processo
Os conteúdos são por disciplina e poderemos ter vários conteúdos relacionados a uma disciplina. Uma vez que o cadastro de disciplinas é por nível de ensino do SGE, independente da unidade de ensino/filial, implica que os conteúdos serão por nível de ensino e, conforme citado, por disciplina.
O cadastro dos conteúdos é realizado através de um anexo do cadastro de disciplinas por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas | Anexo: Conteúdos. A partir de então será apresentado uma visão com os registros cadastrados dos conteúdos (relativos à disciplina selecionada) e uma interface de edição com os atributos do registro dos conteúdos. As operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros a partir da interface de visão e/ou edição.



Entre as informações do conteúdo será necessário selecionar um conteúdo agrupador (uma espécie de classificação do conteúdo) onde o conteúdo em si se enquadra. O cadastro do conteúdo agrupador, será por meio do menu Customização | Agrupador de Conteúdos.


Detalhamento do Processo
Na visão dos conteúdos das disciplinas teremos todas as colunas deste cadastro inclusive a coluna de 'Descrição' do tópico de conteúdo com a particularidade de apresentar somente a parte inicial do texto pois o campo não possui restrição de tamanho e o tamanho da coluna, na visão, pode ser redimensionável.
Segue abaixo a lista de campos a serem disponibilizados e suas particularidades:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado

Ativo

Indicador se o registro de conteúdo está ativo e poderá ser utilizado/considerado em outras funcionalidades da solução customizada de gestão de oficinas.

Tópico de Conteúdo

Campo texto restrito a no máximo 120 caracteres, sem a possibilidade de qualquer tipo de formatação, de preenchimento livre por parte do usuário cuja finalidade é possibilitar um nome significativo ao registro de competência de maneira a identificar o registro sem a necessidade de acessar a interface de edição.

Descrição

Campo texto sem restrição de tamanho para que o usuário, caso deseje, descreva detalhes relativo ao conteúdo. Este campo não permitirá formatações (exemplos: negrito, sublinhado)

Conteúdo Agrupador

Campo para que o usuário informe (selecione um dos itens) a qual agrupador o conteúdo se enquadra.

Disciplina

Campo de preenchimento automático de acordo com a disciplina selecionada no momento que o usuário clicar em 'Incluir' no cadastro de conteúdo. Este campo manterá a relação entre o conteúdo e a disciplina, isto é, de qual disciplina é o conteúdo. Será apresentado no cadastro apenas para leitura/visualização, isto é, não poderá ser alterado.


Para este cadastro teremos como obrigatório os campos 'Tópico de conteúdo' e 'Conteúdo agrupador'.


Importante:

O acesso a este cadastro (que é um anexo do cadastro de disciplinas do SGE) será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.

Caso o registro de conteúdo não estiver em uso por alguma entidade da solução customizada então exclui o registro, caso contrário a exclusão é interrompida e mensagem de erro é apresentada ao usuário.

...

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titleProcesso Associar Competências aos Conteúdos - win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível a associação de competências aos conteúdos, é necessário que as competências e os conteúdos estejam devidamente cadastrados no TOTVS Educacional.

Descrição do Processo
O processo de associação de competências dos conteúdos deverá ser executado para um tópico de conteúdo (competências são associadas ao tópico de conteúdo e não ao conteúdo agrupador) por vez, isto é, não será permitido selecionar vários registros de conteúdos e executar o processo.
Ao ser acionado ele apresenta uma interface com a lista de todas as competências cadastradas exceto as que já estiverem relacionadas ao conteúdo em questão. O usuário deverá marcar as competências que deseja relacionar ao conteúdo em questão e executar o processo.
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas | Anexo: Conteúdos / Processos: Associar Competências ao Conteúdo, o usuário irá, incluir nos conteúdos as competências tantos registros quantos forem selecionados na execução do processo.

Detalhamento do Processo
O processo irá incluir na entidade de competências dos conteúdos tantos registros quantos forem as competências marcadas gerando assim os relacionamentos. O campo 'Identificador do conteúdo' será valorado com o identificador do conteúdo selecionado na visão de conteúdos para o qual o processo foi acionado. O campo 'Identificador da competência' será valorado com o identificador de cada competência selecionada na interface do processo.

Importante:

O acesso ao processo de 'Associar competências ao conteúdo' será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo.

...

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titleConteúdos da Oficina - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
Os conteúdos a serem abrangidos pelas disciplinas, devem ter sido associados ao cadastro de disciplinas da matriz curricular.

Descrição do Processo
Para adicionar informações a uma oficina é necessário definir a oficina para o contexto.
Para isto, o usuário irá entrar no menu Cadastro de Oficinas, selecionar a oficina desejada e depois selecionar a opção "Definir a oficina do Contexto".
A oficina selecionada irá ser exibida na barra superior do portal.


No portal Usuário irá acessar: Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Conteúdos.
Nesta página serão apresentados os conteúdos já associados à oficina, caso tenham sido selecionados, e que estão contemplados em seu plano de ensino.
Este cadastro permanecerá 'vazio' (não apresentará nenhum conteúdo associado à disciplina/oficina) até que o usuário execute o processo de associar/desassociar conteúdos à oficina realizando as associações.


A página de conteúdos é um cadastro associado a oficina apenas para visualização, não existe as opções de incluir, excluir e alterar
A Página com a árvore estruturada de conteúdos JÁ associados à oficina é apresentada. Não é um cadastro associado é uma outra página.



Detalhamento do Processo
A página/interface a ser apresentada conterá uma estrutura do tipo 'árvore' onde cada nó da árvore será na disciplina, os nós filhos das disciplinas serão os conteúdos agrupadores, seus nós filhos serão os tópicos de conteúdos, seus nós filhos serão as competências e seus nós filhos serão as habilidades.
Os itens apresentados nos nós serão os conteúdos associados à oficina e estes trarão consigo as competências e habilidades vinculadas aos conteúdos quando a associação de conteúdos à oficina foi realizada (esta estrutura e relacionamentos será armazenada na oficina como uma cópia.
Ao posicionar sobre um tópico de conteúdo (e aguardar instantes) será apresentado um 'hint' (uma dica como uma espécie de um balão) cujo texto será descrição do respectivo tópico de conteúdo onde o mouse foi posicionado.




OBSERVAÇÃO: Devido a quantidade de disciplinas, conteúdos agrupadores, tópicos de conteúdos, competências e habilidades tender a ser muito grande então a árvore sempre será apresentada retraída (fechada) até o nível de disciplinas.

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titleProcesso Associar/Desassociar Conteúdos à Oficina - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
Os conteúdos a serem abrangidos pelas disciplinas, devem ter sido associados ao cadastro de disciplinas da matriz curricular.

Descrição do Processo
No portal Usuário irá acessar: Portal Educacional | Oficinas | Oficinas | Associar/Desassociar Conteúdos.

A Página/Interface do processo é apresentada contendo a lista de todas as disciplinas, conteúdos, competências e habilidades em uma estrutura do tipo 'árvore' e para cada 'nó' da árvore teremos uma caixa de marcação a frente dos conteúdos.
As disciplinas a serem listadas serão de acordo com a matriz curricular de uma das séries assinaladas/marcadas na oficina (na seção de recomendação) bem como os conteúdos, competências e habilidades associados a estas
Disciplinas.
OBSERVAÇÃO: Devido a quantidade de disciplinas, conteúdos agrupadores, tópicos de conteúdos, competências e habilidades serem em número muito elevado (o que faria com que a árvore crescesse muito prejudicando a identificação do conteúdo que se deseja) então a árvore sempre será apresentada retraída (fechada) até o nível de disciplinas.


Detalhamento do Processo
Apenas usuários com permissão no perfil (acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM) e/ou professor responsável pela oficina poderão executá-lo.
A operação do processo consistirá em o usuário, após definir a oficina padrão do contexto, acessar o registro de oficina (o qual deseja associar/desassociar conteúdos), acessar o cadastro de conteúdos da oficina e acionar o processo.
Antes de apresentar a página/interface do processo é realizada uma validação verificando se o status/situação da oficina é 'EM CONSTRUÇÃO' e a oficina está ativa, caso contrário o processo será interrompido com uma mensagem explicativa ao usuário.

Os conteúdos que já foram associados à oficina em outro momento estarão apresentados previamente marcados. Os conteúdos ainda NÃO associados à oficina serão apresentados desmarcados.



Caso a oficina ainda não possua nenhum conteúdo associado então todos os conteúdos da árvore estarão desmarcados.
Nesta interface o usuário irá marcar/desmarcar os conteúdos, por disciplina, que deseja associar/desassociar à oficina e executará o processo.
Ao posicionar sobre um tópico de conteúdo (e aguardar instantes) será apresentado um 'hint' (uma dica como uma espécie de um balão) cujo texto será descrição do respectivo tópico de conteúdo onde o mouse foi posicionado.

Serão armazenados na oficina, além dos conteúdos, também as competências e habilidades para que não se perca a integridade de, se após a associação o vínculo entre conteúdo x competência x habilidade mudar, não 'perder' o que foi associado à oficina no momento da execução do processo (seria como armazenar a foto no momento do processo de como estão relacionados os conteúdos x competências x habilidades).
Na finalização do processo será apresentado ao usuário uma interface com o log do processo indicando o status de processamento: sucesso ou falha (e neste caso as mensagens de erro).
Este procedimento poderá ser repetido tantas vezes quantas forem necessárias para realizar as associações entre os conteúdos a serem abordados pelas oficinas.

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titleLivros da Oficina - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
O registro da Oficina deve estar com a situação de "EM CONSTRUÇÂO' e ativa.

Descrição do Processo
Os livros de uma oficina são as literaturas recomendadas que servirão de referência para os trabalhos durante a aplicação da oficina sejam eles para leituras, atividades, trabalhos, direcionamentos, exemplos, entre outros.
É possível alimentar a oficina com mais de um livro, não teremos limite para a quantidade de registros de livros que se podem cadastrar para as oficinas.
Esta funcionalidade terá o acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM então apenas usuários com permissão no perfil e/ou professor responsável pela oficina poderão manipulá-lo.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Oficinas | Oficinas | Livros.



Detalhamento do Processo
Através de um menu onde teremos um atalho (opção de menu, botão, link) para o acesso ao cadastro de livros. Será apresentado uma visão com a lista dos registros de livros relacionadas à oficina, selecionada como padrão do contexto, e as operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção destes registros.



Apenas será possível a inclusão e/ou alteração de registros neste cadastro caso a oficina, a qual o cadastro detalhe esteja relacionado, se encontre com status 'EM CONSTRUÇÃO' e ativa.



O cadastro de livros será um cadastro básico com a particularidade de alguns campos possuírem a possibilidade de formatação (inclusão de imagens, negrito, numeração, sublinhado, cores) onde disponibilizaremos tal recurso através de um controle próprio que permita estas operações.



Ao usuário optar por incluir ou alterar um registro de livro será apresentado uma página/interface com os seguintes campos:

Campo

Descrição

ID

É um valor inteiro sequencial de preenchimento automático, será apresentado na interface mas não será passível de alteração (somente leitura).

Nome

Campo texto restrito a no máximo 100 caracteres, sem formatação, cuja finalidade será de o usuário informar o nome do livro.

Sinopse

Campo sem restrição de tamanho para que o usuário possa informar detalhes, resumo, informações relevantes do livro.
Este campo é disponibilizado com a possibilidade de formatação e também permite que se insiram imagens entre o texto.

Professor orientador

Serão 3 (três) campos que disponibilizaremos para que sejam atribuídos professores orientadores relativos ao livro. Serão apresentados uma lista de professores da unidade de ensino da oficina.

Atividade de resgate

Atividade (s) relativas ao conteúdo do livro.
Este será um campo sem restrição de tamanho onde o usuário poderá informar um texto, formatá-lo e também possibilitará a inserção de imagens diretamente entre o texto.


Neste cadastro teremos todos os campos de preenchimento obrigatório onde existe apenas uma particularidade para os campos que representam os 'Professores orientadores' onde o campo Professor Orientador 1 deverá ser informado, os demais não possuem obrigatoriedade.

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titleOutras Atividades da Oficina - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
O registro da Oficina deve estar com a situação de "EM CONSTRUÇÂO' e ativa.

Descrição do Processo
Podem existir atividades a serem aplicadas em oficinas que não estão diretamente relacionadas aos livros e/ou filmes como jogos, pesquisas de campo, trabalhos, gincanas, entrevistas, reportagens, documentários, entre outras que agregam ao desafio proposta da oficina e também podem servir de referência em outras atividades ou contexto da oficina. Nestes casos os campos para registrar tais eventos são particulares a esclarecer a atividade, seus motivos, direcionamentos e objetivos.
Esta funcionalidade terá o acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM então apenas usuários com permissão no perfil e/ou professor responsável pela oficina poderão manipulá-lo.
Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Outras Atividades.



Detalhamento do Processo
Ao acessar este cadastro será apresentada uma visão com os registros de outras atividades relacionadas à oficina, definida como padrão do contexto. As operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção destes registros de atividades.

A página /interface de edição de registros desta entidade será composta por campos do tipo texto onde a única particularidade é a presença de três campos relativos aos professores orientadores. NÃO existem campos com a particularidade de formatação de texto (inclusão de imagens, negrito, numeração, sublinhado, cores).

Os campos a serem disponibilizados para este cadastro são:

Campo

Descrição

ID

Identificador que será um valor inteiro sequencial de preenchimento automático, serão apresentados na interface mas não será passível de alteração (somente leitura).

Qual atividade

Campo texto restrito a no máximo 255 caracteres, sem formatação, cuja finalidade será de o usuário informar a atividade elaborada.

Porquê

Campo texto restrito a 255 caracteres, sem formatação, para o usuário esclarecer o porquê da ideia da atividade e o motivo/objetivo de aplica-la à oficina.

Onde e Como

Campo texto restrito a 255 caracteres para que o usuário informar detalhes sobre temporariedade (datas, horário, período, duração) da atividade, observações sobre a localização (interno, externo, sala, localidade) da mesma, como se dará/acontecerá, a sequência de passos e direcionamentos de execução da atividade pensada.

Professor orientador

Serão 3 (três) campos que disponibilizaremos para que sejam atribuídos professores orientadores relativos a atividade.
Estes campos serão valorados com a seleção de um dos professores apresentados em uma lista de professores da unidade de ensino da oficina.


Neste cadastro todos os campos são de preenchimento obrigatório onde existe apenas uma particularidade para os campos que representam os 'Professores orientadores' onde o Professor Orientador 1 deverá ser informado obrigatoriamente.

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titleProcesso Marcar contribuições como verificadas (lidas) - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
Não há.
Descrição do Processo
Será disponibilizado dentro do cadastro de contribuições da oficina um processo possibilitando a seleção de vários registros de contribuições e sinalizá-las (marcá-las) como 'Verificada'. Este processo estará disponível através de atalho (botão, link) do cadastro de contribuições.
Esta funcionalidade terá o acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM então apenas usuários com permissão no perfil e/ou professor responsável pela oficina poderão manipulá-lo.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Oficinas | Oficinas | Contribuições

Detalhamento do Processo
A operação do processo consistirá de o usuário selecionar um ou mais registros de contribuições e acionar o processo.
Em sua execução o processo, para os registros selecionados, alterará os campos:

  1. Verificado para verdadeiro (valor 1);
  2. Data/Hora da verificação com a data/hora da execução do processo;
  3. Usuário da verificação com o código do usuário que executou o processo.



Caso ocorra algum erro durante o processamento então TODAS as alterações serão desfeitas (para todos os registros) e as informações do erro serão incluídas em um log.
Na finalização do processo será apresentado ao usuário uma interface com o log do processo indicando o status de processamento: sucesso ou falha (e neste caso as mensagens de erro).

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titleProcesso Programar Oferta das Oficinas - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
A Oficina deve estar com a situação de 'FINALIZADA' e ativa

Descrição do Processo
Depois da elaboração da oficina a mesma precisa ser ofertada em salas da oficina para que os alunos possam se inscrever, cursar e a instituição fazer sua gestão. Este processo que visa agilizar a programação das ofertas (criação das salas da oficina) através de um 'wizard' que guiará o usuário no preenchimento das informações necessárias.
Ao final da execução do processo, caso executado com sucesso, serão criados registros de Salas da oficina conforme a parametrização informada pelo usuário neste processo. Através destes registros de Salas da oficina o usuário poderá fazer as alterações que considerar necessárias para uma sala da oficina específica.
Este processo será disponibilizado de duas formas:

  • Através do cadastro de oficinas sob o nome 'Programar ofertas' onde o acesso (o acionamento do processo) será provido por um atalho (botão, link) na visão do registro de oficina.


O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Cadastro de oficinas | Programar Oferta.



  • Através do cadastro de oficinas um atalho de Sala.


O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Salas | Adicionar Novo.

  • Através do portal customizado também está disponível um atalho (botão, link) para o acionamento do processo.


O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Sala | Cadastro de Sala | Adicionar Novo.

A segurança de usuários que poderão executar o processo será através do perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo.

Detalhamento do Processo
Para atender a necessidade da Customização de Oficinas, será necessário acrescentar um processo ao SGE.
Para a Metodologia Oficina, o modelo de etapa será também cadastrado no período letivo.
Para realizar este cadastro, através do SGE (TOTVS Educacional) siga os passos a seguir:
1º) Acesse o cadastro de Período Letivo


2º) Acesse o anexo, Modelo de Etapas por Período Letivo

3º) Selecione o Período letivo para o qual deseja cadastrar o modelo de etapas.
4º) Cadastre o modelo de etapa de Notas e o modelo de etapa de Faltas, seguindo o modelo abaixo:
Notas


Todas as etapas de notas devem possuir a mesma parametrização, nesta parametrização deve-se marcar as seguintes informações:

  • Tipo de Etapa: Notas
  • Código da etapa: de acordo com a figura acima
  • Descrição da etapa: de acordo com a figura acima
  • Exibe no Portal: Marcada
  • Data Início e Data de Término da etapa: de acordo com o regimento (informar somente na etapa principal)
  • Grupo de Conceito: Conceito SESI
  • Notas Conceituais: Usar nota final



Faltas
Todas as etapas de faltas devem possuir a mesma parametrização, nesta parametrização deve-se marcar as seguintes informações:

  • Tipo de Etapa: Faltas
  • Código da etapa: de acordo com a figura acima
  • Descrição da etapa: de acordo com a figura acima
  • Exibe no Portal: Marcada
  • Data Início e Data de Término da etapa: de acordo com o regimento
  • Data Início e Data de limite de digitação: de acordo com o regimento
  • Data limite do conteúdo previsto e efetivo: de acordo com o regimento
  • Freq. mínima (%): 75
  • Obrigatória digitação do número de aulas dadas: Marcada



Voltando para a programação da oferta, o usuário acessará o cadastro de oficinas onde a visão será apresentada listando as oficinas cadastradas e seus atributos (possibilitando também a elaboração de filtros para restringir/filtrar os registros apresentados e até mesmo localizar um registro em particular).

O usuário marcará (selecionará) o registro de oficina (apenas um registro por vez) da qual deseja criar salas das oficinas (ofertar aos alunos) e acionará o processo. Uma página/interface, dividido em cinco etapas, será apresentada para que o usuário defina a programação das ofertas:

  • Identificação: A primeira etapa é composta da identificação básica da oferta (Oficina, Desafio Proposto, Unidade de ensino (as quais o usuário tenha permissão), Curso, Turno, Quantidade de Sala e Total de vagas de cada sala.


NOVO!

Ajustado o cadastro de Programação de Oferta, para considerar turnos/ horários que estejam parametrizados para exibir no portal oficinas e na etapa de seleção de disciplina listar apenas disciplinas da matriz que possuírem os mesmos tipos que o da oficina  inserir o campo tipo de oficina na interface de programação.

Ao selecionar o turno na tela de cadastro de programação de oferta, deverão ser listados apenas os turnos com a opção que esteja com flag marcada  “Exibe no Portal Oficinas”.



  • Bimestre / Etapas: A segunda etapa é composta de períodos de visualização/inscrição, Período Letivo e bimestre/etapa.


A etapa de inscrição/visualização deverá ser sempre menor que a data de início da etapa principal.
Nesta etapa deve-se marcar todas as etapas de notas e faltas pertencentes a um Bimestre e escolher sempre a etapa principal do Bimestre.

  • Salas: A terceira etapa apresentará lista com as salas de acordo com o informado na etapa anterior para personalização, onde será informado: Salas (local físico), Professor responsável, Período de visualização da oficina, Período de inscrição para a oficina.


  • Vagas por Série/Ano: Na quarta etapa será definido o Limite de vagas por série, do curso informado na primeira etapa. Para as séries que não são oferecidas vagas é necessário preencher com zero. Serão exibidas apenas as séries que fizerem parte da recomendação da oficina.



  • Disciplinas / Professores: A quinta etapa será o momento onde os professores poderão ser associados às disciplinas. Na quinta etapa poderemos ter tantas interfaces de associações (listas de disciplinas onde os professores poderão ser selecionados) quantas forem as salas das oficinas definidas na segunda etapa.


 
As disciplinas apresentadas são referentes a matriz curricular de uma das séries (assinaladas /marcadas). Apenas um único professor poderá ser associado a cada disciplina (professor do contexto logado). A associação poderá ser feita tantas vezes forem as salas da oficina. Existe um recurso que será 'Aplicar esta associação às demais salas' onde ao usuário acioná-lo copiaremos a associação de professores x disciplinas da sala da oficina atual/corrente para salas restantes. Não é obrigatório o preenchimento da associação professor x disciplina que poderá ser realizado posteriormente acessando o cadastro de Salas da oficina.
 

Após estas definições é necessário clicar no botão executar para que seja(m) criada(s) a(s) sala(s) da (s) oficina (s) conforme tais informações. Ao final do processo será apresentado um log com informações de sucesso, alertas e/ou erros.
A função de aplicar a associação de professores a disciplina da primeira sala para as demais, irá alocar após o processo de execução. Para conferir a informação é necessário ir ao cadastro de sala.
A execução do processo realizará os seguintes procedimentos, para cada sala da oficina (item) da lista de salas das oficinas:

  • Criará um novo registro de sala da oficina obedecendo os valores padrões de novo registro (definidos no cadastro de Salas da oficina);
  • Situação/Status será valorado como 'EM PROGRAMAÇÃO';
  • Atribuirá aos campos do registro de sala da oficina, criado acima, os respectivos valores definidos no processo;
  • Gravará o registro;
  • Criará os registros de disciplinas da sala da oficina, de acordo com a matriz curricular de uma das séries assinaladas/marcadas para sala,
  • Associará os professores às disciplinas de acordo com as associações professores x disciplinas definidas no processo para a respectiva sala da oficina (que se está processando, sala da oficina corrente). Para cada associação de disciplinas x professores teremos um par de campos do tipo data, início e fim, para determinar o período em que o professor ministrará/ministrou tal disciplina na sala. Estes campos serão preenchidos com a data início/fim do bimestre da sala da oficina. Tais campos poderão ser alterados posteriormente (por exemplo quando um professor for demitido ou sair de licença).


Ao clicar na opção de executar o processo, o sistema irá validar todas as regras.
Um procedimento irá gerar uma mensagem no log de processamento mas não interferirá no processo.
O alerta será relativo à quantidade de alunos matriculados (regularmente matriculadas em seus respectivos cursos, séries, turmas e turnos no SGE) 'versus' quantidade de vagas disponibilizadas pelas oficinas através das salas das oficinas. A recuperação da quantidade de alunos matriculados no SGE será por curso e turno. Nas salas das oficinas a recuperação será realizada entre as Salas da oficina com situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' também por curso e turno.
ATENÇÃO: a mensagem a ser apresentada não será apenas do curso da sala em questão mas sim em geral para todos os cursos do nível de ensino, unidade de ensino (Filial), período letivo e bimestre (etapa). A única diferenciação é que teremos, nesta mensagem, tais informações por turno.
Ao final da execução do processo será apresentada ao usuário uma interface com o log de sua execução contendo status de processamento – sucesso (identificadores das salas, nome das salas, unidade de ensino, curso e total de vagas da sala), falha (neste caso também a mensagem de erro) e alertas.

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titleConteúdos da rota de aprendizagem - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
Não há
Descrição do Processo
Inserido como um link no Cadastro de Rota de Aprendizagem.
Para acessar os conteúdos da Rota de Aprendizagem, no Portal Educacional através do Menu: Portal de Oficinas | Rotas | Cadastro de Rotas | Conteúdos.



Detalhamento do Processo
Selecione a rota desejada e em seguida o link conteúdos.
Serão exibidos na tela, os conteúdos já associados a rota.

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Pré-Requisitos / Parametrizações
Não há.
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titleProcesso marcar Contribuições como marcadas (lidas) - web

Descrição do Processo
Será disponibilizado dentro do cadastro de contribuições às rotas um processo possibilitando a seleção de vários registros e marcá-los como 'Verificado' (lido pelo professor responsável). Este processo estará disponível através de atalho (botão, link) do cadastro de contribuições às rotas.
Esta funcionalidade terá o acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM então apenas usuários com permissão no perfil e/ou professor responsável pela oficina poderão manipulá-lo.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Rotas | Contribuições | Marcar como verificadas/ Lidas OU Portal Educacional | Portal de Oficinas | Rotas | Cadastro de Rotas | Contribuições | Marcar como Verificada /Lida.


Detalhamento do Processo
A operação do processo consistirá em o usuário selecionar um ou mais registros de contribuições e acionar o processo.
Durante a execução, para cada registro selecionado, o processo alterará os campos adotando as seguintes regras:

  • Verificado para verdadeiro (valor 1);
  • Data/Hora da verificação com a data/hora da execução do processo;
  • Usuário da verificação com o código do usuário que executou o processo.


Caso ocorra algum erro durante o processamento então TODAS as alterações serão desfeitas (para todos os registros) e as informações do erro serão incluídas no log.
Na finalização do processo será apresentado ao usuário uma interface com o log do processo indicando o status de processamento: sucesso ou falha (e neste caso as mensagens de erro).




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titleProcesso Aprovar rotas de aprendizagem - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
Apenas será permitido executar este processo para rotas que estejam com a situação/status 'FINALIZADA' ou 'FINALIZADA/AJUSTES' ou 'APROVADA', 'APROVADA COM RESSALVAS', 'APROVADA/AJUSTES', 'APROVADA COM RESSALVAS/AJUSTES', isto é, já estão preenchidas e em mãos dos pedagogos para validações ou, foram aprovadas mas detectaram alguma necessidade de ajuste na rota.

Descrição do Processo
A aprovação de rotas consiste no pedagogo analisar as rotas preenchidas pelos professores (manualmente verificar o preenchimento dos campos, consistência/coerência de conteúdos e competências/habilidades e das ações/atividades, etc.) e retornar para ajustes, aprovar ou aprovar com ressalvas.
O processo de 'Aprovar rotas' será disponibilizado no cadastro de rotas e terá acesso controlado através do perfil de segurança do TOTVS RM.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Rotas | Cadastrar Rotas | Aprovar.

Detalhamento do Processo
O usuário (pedagogo) acessará o cadastro de rotas onde uma lista das rotas (visão) será apresentada com várias informações (campos) das rotas inclusive suas situações/status (possibilitando também a elaboração de filtros para restringir/filtrar os registros apresentados e até mesmo localizar um registro em particular).
O usuário marcará (selecionará) os registros de rotas que deseja aprovar e o acionará o processo. Uma página/interface será apresentada para que o usuário informe os parâmetros do processo (preencha o check-list e a análise das rotas) e clique no botão executar.



Check-list
Os critérios, agrupamentos e justificativas para cada opção serão como a que segue na tabela a seguir:

Critérios

Aprovada com ressalva

Retorno para ajustes

Conteúdos, Competências e Habilidades



A quantidade de conteúdos é condizente com o número de aulas?


Rever quantidade de conteúdos.

As habilidades selecionadas estão expressas nas atividades da rota?

Deixar mais evidente.

Considerar as habilidades nas ações/atividades.

Ações/Atividades Equipe e Aluno



Os conteúdos estão realmente descritos nas ações/atividades?


Escrever ações/atividades para as equipes e aluno. O campo não é apenas de conteúdo.

Há menção de como os conteúdos auxiliam a responder ao desafio?

Deixar mais claro a relação entre conteúdos e desafio da oficina.


As atividades estão descritas de forma clara?

Necessidade de detalhar melhor as atividades.

Escrever ações/atividades para as equipes e aluno. O campo não é apenas de conteúdo.

Há atividades previstas de forma distinta, mas relacionadas entre si, para as equipes e para o aluno? Há esta separação?

Necessidade de detalhar melhor atividades para a equipe e atividades para o aluno.

Elencar as atividades de forma distinta para equipes e para o aluno. Necessidade de prever atividades especificas para o aluno individualmente.

As atividades previstas são condizentes com a metodologia e são diversificadas (estudos, pesquisas, elaborações, apresentações, aulas práticas, análise de filmes, elaboração de materiais, etc.)

Diversificar mais as didáticas propostas.

Necessidade de contemplar as didáticas da metodologia e diversificá-las.

Estão contempladas atividades compartilhadas?

Necessidade de registrar atividades compartilhadas.


Contempla construção do contrato de trabalho das equipes - quando professor responsável pela oficina?

Contemplar construção do contrato de trabalho das equipes - inicio do bimestre.


Há atividades para trabalho com o livro ou o filme da Oficina (no caso de o professor ser o responsável)?

Detalhar melhor o trabalho com o filme e/ou livro da oficina.

Constar atividades para o livro e/ou filme da Oficina em que é responsável.

As atividades previstas atendem as diretrizes específicas da disciplina?


Contemplar as atividades constantes das diretrizes específicas da disciplina.

Tarefas de casa



São propostas tarefas para casa?


Incluir tarefas de casa de acordo com a metodologia.

Há relação entre tarefas de casa e atividades de sala de aula?

Deixar mais clara relação entre tarefas de casa e sala de aula.


As tarefas de casa propostas atendem a diversidade proposta na metodologia – 4 tipos diferenciados?

Necessidade de diversificar as tarefas de casa.


Avaliação Equipe/Aluno



Há instrumentos avaliativos previstos de forma distinta para as equipes e para o aluno?


Considerar instrumentos avaliativos distintos para o individual e para a equipe.

Os instrumentos previstos contemplam a área cognitiva ou ainda se confunde com o relacional?


Planejar instrumentos avaliativos que contemplem apenas o campo cognitivo.

São previstos realmente aplicação de instrumentos avaliativos ou ainda se confunde com atividades de processo?


Prever instrumentos avaliativos e não considerar as atividades de processo como avaliação formal.

A quantidade prevista atende a proporção – 60% para o individual e 40% para a equipe? (2/1)


Reorganizar quantidade de instrumentos avaliativos - 60% individual e 40% para a equipe.

Os instrumentos avaliativos previstos são diversificados tanto para a equipe como para o individual?

Necessidade de diversificar instrumentos avaliativos.


Os instrumentos previstos focam diferentes canais de demonstração da aprendizagem?

Necessidade de considerar diferentes canais de aprendizagem nos instrumentos avaliativos.


Menciona dinâmica de avaliação relacional para fechamento do bimestre - se for o professor responsável pela oficina?

Contemplar dinâmica de avaliação relacional - equipes/aluno - fechamento do bimestre.


Referências



Há referências bibliográficas ou de materiais?



São personalizados para a Oficina ou são sempre os mesmos?

Diversificar materiais e referências bibliográficas conforme a Oficina.



Por padrão, sempre que o processo for acionado, todos os critérios estarão com a opção 'Aprovar' assinalada (marcada). Tais opções deverão ser assinaladas conforme a análise/verificação se a(s) rota(s) contempla(m) o respectivo item.
A definição se uma rota será aprovada, aprovada com ressalvas ou retorno para ajustes será pelo processo a partir do preenchimento do check-list obedecendo a seguinte regra:

  • Somente será considerado aprovado se todos os critérios estiverem assinalados com a opção 'Aprovada'.




  • Se existir alguma opção 'Aprovada com ressalvas' assinalada e não existir nenhuma opção assinalada como 'Retorno para ajustes' então a rota será aprovada com ressalvas;






  • Se existir alguma opção 'Retorno para ajustes' assinalada então será considerado que a rota deve ser ajustada pelo professor responsável, para atender os critérios;





O campo Análise da rota é tipo texto com restrição aos 500 caracteres para que o usuário possa informar observações, comentários, ajustes, ressalvas relativas às rotas submetidas à aprovação. Este campo será obrigatório caso exista alguma opção 'Aprovada com ressalvas' ou 'Retorno para ajustes' assinalada entre os critérios do check-list.
O processo será executado para as rotas selecionadas levando em consideração os parâmetros definidos efetuando suas operações/procedimentos.
Ao final da execução do processo será apresentada ao usuário uma interface com o log da execução do processo contendo informações de identificação dos registros e status de processamento – sucesso, falha (neste caso também a mensagem de erro) e alertas.



OBS: Quando uma rota estiver com a situação/status 'APROVADA' ou 'APROVADA COM RESSALVAS' ou 'APROVADA/AJUSTES' ou 'APROVADA COM RESSALVAS/AJUSTES' (atribuída no processo de aprovação) significa que usuários com permissão no perfil poderão alterar apenas o campo 'Ativo' ou executar o processo de 'Aprovação de rotas' (fazendo com que ela volte à situação/status 'REVISAO/AJUSTES').

Pré-Requisitos / Parametrizações
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titleProcesso copiar rota de aprendizagem - web

Não há.
Descrição do Processo
A cópia, ou duplicação, de rotas visa permitir o aproveitamento total ou parcial de rotas já finalizadas (elaboradas e aprovadas) efetuando ajustes para se enquadrar no contexto da oficina (na nova oferta considerando o período letivo e bimestre/etapa).
O processo de 'Copiar rotas' será disponibilizado no cadastro de rotas através de atalho (botão, link) e terá acesso controlado através do perfil de segurança do TOTVS RM.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Rotas | Cadastro de Rotas | Copiar Rotas.

Na tela de rotas cadastradas será apresentada uma visão, listando todas as rotas cadastradas (onde o usuário pode utilizar o filtro para localizar uma ou um conjunto de oficinas).

Detalhamento do Processo
Após selecionar a rota da qual deseja efetuar uma cópia, acessa o atalho do processo de 'Copiar Rota'.
A página de parametrização do processo de cópia é apresentada.



Após seleção dos itens que deseja copiar da rota original e/ou informação de novos valores para a rota a ser criada pelo processo de cópia é acionada a execução do processo através do atalho de 'Executar'.

O processo efetua seus procedimentos criando um novo registro de rota, valora os campos de acordo com selecionado para cópia ou informado manualmente, cria/copia registros dos cadastros detalhes da rota original para a nova rota de acordo com o selecionado pelo usuário.
Ao final do processo é gerado um log com informações de sucesso e/ou erros.

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titleManutenção de Ofertas (Sala das Oficinas) - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
Elaboração e finalização das oficinas e programação da oferta.

Descrição do Processo
Após a elaboração e finalização das oficinas é necessário ofertá-las para que os alunos possam se inscrever e cursá-las. A oferta de uma oficina é realizada através da criação de salas, relacionadas às oficinas, determinando suas características.
A sala é uma das principais entidades do modelo de oficinas pois é através dela que teremos alocações dos professores (por disciplinas), o plano de aula, horários, gerenciamento das inscrições/matriculas, alunos inscritos/cursando, alocação em equipes, controle de frequência, controle de conceitos em avaliações, conselho de classe, entre outros.
Importante:

O acesso será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM onde apenas usuários com permissão (apenas pedagogos terão tal permissão), e poderão manipular seus registros.
O acesso a salas é feito através do menu Portal Educacional | Oficinas | Salas | Cadastro de Salas.



Detalhamento do Processo
Ao acessar o Cadastro de Salas é apresentado ao usuário uma visão com as salas das oficinas já cadastradas (sejam elas diretamente através desta funcionalidade ou então as salas de oficinas geradas pelo processo de programação de ofertas).
A manutenção de ofertas (cadastro das salas das oficinas) é um cadastro padrão com as opções de adicionar novo registro, editar e excluir.

Ao acionar a opção de incluir ou editar será apresentada uma página/interface de edição com os campos da sala da oficina permitindo ao usuário a visualização (no caso de uma consulta) ou o preenchimento/alteração dos valores de cada campo (no caso de uma inclusão/alteração).
Para editar uma sala, selecione a sala desejada e clique na opção editar. Selecione a informação desejada, faça as alterações necessárias e depois clique em salvar.

Para incluir uma nova sala, clique na opção Adicionar Novo. Preencha as informações necessárias e depois clique em salvar.

Identificação

Campo

Descrição

Oficina

Campo para que será preenchido com a oficina selecionada no contexto. Para o preenchimento deste campo serão apresentadas apenas as oficinas ativas cuja situação/status seja 'FINALIZADA'.

Ativo

Indica se a sala da oficina está ativa/ofertada (pode ser utilizado dentro da solução para geração de horários, plano de aulas, inscrições, frequência, avaliações) ou se é um registro desativado (se tornou obsoleto) e não pode ser considerado para nenhuma operação. Por padrão, ao se inserir um novo registro, este campo será valorado como 'Ativo'. A inativação do registro implica que nenhum de seus campos poderão ser alterados.

Desafio proposto

Será um campo somente leitura e apresentará o texto informado no campo 'Desafio proposto' da oficina selecionada.

Identificador/Código

Campo de preenchimento automático e apresentado apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Nome da Oferta

Campo de preenchimento manual para identificar a oferta / sala.

Data de criação

Campo do tipo data cujo preenchimento será automático com a data atual quando o usuário criar uma nova sala da oficina. Este campo será apenas leitura não podendo ser editado.

Usuário de criação

Campo alfanumérico cujo preenchimento será automático com o código do usuário logado (do contexto) que criou a sala da oficina. Este campo será apenas leitura não podendo ser editado.

Filial/Unidade de ensino

Campo para o usuário informar – selecionar uma das unidades de ensino/filiais cadastradas no SGE e que o usuário tenha acesso segundo segurança do perfil – para qual unidade de ensino a oficina está sendo ofertada através da sala da oficina. Por padrão este campo será previamente valorado com a unidade de ensino do contexto onde o usuário está logado.

Turno

Campo para denotar o período do dia em que, em geral, as aulas serão ministradas para tal sala da oficina. O preenchimento será a partir da seleção de um dos turnos previamente cadastrados no SGE (TOTVS Educacional

Educacional

Currículo e Oferta

Acadêmico

Turnos e Horários). Os registros de turnos disponíveis para a seleção estarão filtrados pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado), a unidade de ensino (Filial) informada para a sala da oficina.

Situação/Status

Campo para denotar a situação da sala da oficina.
Seus valores poderão ser:
EM PROGRAMAÇÃO significa que a sala ainda está sendo elaborada, e a sala ainda não pode ser 'publicada'. Com este status tal sala não pode ser considerada para alocar alunos (mas poderão gerar demais artefatos relativas à sala: horário, plano de aula). Os campos de preenchimento obrigatório serão: Oficina, Unidade de ensino e Nome da Oferta;
PROGRAMAÇÃO FINALIZADA significa que a sala já tem todos os requisitos definidos e passará a constar como 'ofertada' pela instituição, não serão mais permitidas alterações em seus atributos diretos. Apenas oficinas, que tenham salas das oficinas com esta situação/status, serão visualizadas, receberão inscrições, poderão alocar alunos e dispô-los em equipes. Todos os campos do cadastro passam a ser obrigatórios.
ENCERRADA significa que o bimestre já finalizou, a frequência, conceitos e conselho de classe já foram lançadas, todos os procedimentos de final de bimestre já foram providenciados e sala da oficina já foi encerrada, não possui pendências. Nenhuma informação da sala, sejam seus atributos diretos e/ou indiretos (cadastros detalhes de inscrições/matriculas, professores x disciplinas, planos de aulas, horários), poderá ser alterada. Por padrão, ao se criar uma nova sala, este campo receberá o valor 'EM PROGRAMAÇÃO'.

Professor responsável

Campo para definir qual será o professor responsável por processos e funcionalidades a serem executadas/acessadas relativos à sala da oficina. A lista de professores será de acordo com um dos professores da unidade de ensino, disciplinas informadas na sala e previamente cadastrados no TOTVS Educacional – SGE.


Se, para o 'Período letivo', 'Bimestre (Etapa)', 'Turno' da sala, existir algum outro registro de sala com mesmo valor informado para a 'Sala', o sistema irá exibir mensagem de erro.

Bimestre Etapa

Campo

Descrição

Período de visualização da oficina

Esta seção será composta por dois campos do tipo data/hora e representarão a data/hora inicial e data/hora final em que a oficina, ofertada através desta sala da oficina, estará disponível no portal customizado para consulta dos detalhes da oficina.
A data/hora informada para o início da visualização deverá ser menor que a data de início do bimestre selecionado na sala da oficina (bimestre onde a oficina está sendo ofertada nesta sala da oficina).
A data/hora informada para o final da visualização deverá ser maior que a data/hora início da visualização e deverá ser menor que a data de início do bimestre selecionado na sala da oficina (bimestre onde a oficina está sendo ofertada nesta sala da oficina).

Período de inscrição para a oficina

Esta seção será composta por dois campos do tipo data/hora e representarão a data/hora inicial e data/hora final em que os alunos poderão se inscrever para a oficina ofertada através desta sala da oficina.
A data/hora informada para o início da inscrição deverá ser maior que a data/hora final de visualização e menor que a data de início do bimestre selecionado na sala da oficina (bimestre onde a oficina está sendo ofertada nesta sala da oficina).
A data/hora informada para o final da visualização deverá ser maior que a data/hora início da inscrição e deverá ser menor que a data de início do bimestre selecionado na sala da oficina (bimestre onde a oficina está sendo ofertada nesta sala da oficina).

Período letivo

Campo para que seja informado o período letivo (ano) que se está fazendo a oferta da oficina representada pela sala da oficina.
Este campo será preenchido pela seleção de um dos períodos letivos previamente cadastradas no SGE (TOTVS Educacional

Educacional

Currículo e Oferta

Oferta

Períodos letivos).
Os períodos letivos a serem apresentadas para a seleção estarão filtrados pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado), a unidade de ensino (Filial) informada para a sala da oficina e também apenas os períodos letivos 'não encerrados' (campo 'Período letivo encerrado' não marcado no cadastro de períodos letivos).

Bimestre (Etapa)

Determina para qual dos bimestres a oficina, através da sala da oficina, será ofertada. A quais etapas se refere a oficina que está sendo ofertada (no SGE está cadastrado como 'Etapas do período letivo'). Denominado 'Etapas do período letivo' no SGE. Este campo será preenchido pela seleção das etapas previamente cadastradas no SGE, correspondentes ao Bimestre da Oferta da Oficina.
As etapas a serem apresentadas para seleção estarão filtradas pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado), a unidade de ensino (Filial) informada para a sala da oficina e pelo 'Período letivo' informado para a sala. É necessário que uma das etapas seja assinalada como a etapa principal (normalmente a etapa do tipo 'Notas' e que será a centralizadora das notas/conceitos).


OBS: O cadastro de etapas que será visualizado nesta tela será cadastrado no SGE, no Menu: Currículo e Oferta | Oferta | Período Letivo | Anexo: Modelo de Etapas do Período Letivo, conforme descrito no Req.25 – Processo Programar Oferta das Oficinas – web.


Vagas por Série/Ano

Os atributos/campos pertinentes e este cadastro e seus significados segue como listado a seguir:

Campo

Descrição

Sala (local físico)

Este campo representará o lugar físico, principal, onde as aulas serão ministradas. O preenchimento será a partir da seleção de umas das salas previamente cadastradas no SGE (TOTVS Educacional

Educacional

Currículo e Oferta

Acadêmico

Auxiliares

Prédio/Bloco/Sala).
As salas (local físico) a serem apresentadas para a seleção estarão filtradas pela unidade de ensino (Filial) informada para a sala da oficina.
Caso a sala (local físico) selecionada tenha a informação de capacidade então tal valor será automaticamente valorado no campo 'Total de vagas' (mas poderá ser alterado pelo usuário).
Para facilitar a seleção serão apresentadas as informações de prédio, campus, bloco e capacidade relativos aos registros de sala (local físico).

Curso/Série

Este campo determinará para qual curso/séries a sala da oficina é destinada. Serão apresentados, para que o usuário selecione apenas um curso, os cursos cadastrados no SGE (que estejam com o campo complementar METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim'). A lista de séries a serem apresentadas, para a limitação de vagas por série, será de acordo com o curso selecionado e para as séries sim poderemos ter a marcação de mais de uma. O curso selecionado, junto a limitação de vagas por séries do curso, será utilizado entre as restrições no momento das inscrições dos alunos às oficinas e também para a alocação dos alunos à sala da oficina.

Matriz Curricular

Este campo determinará qual a Matriz Curricular, pertencente ao Curso/Série, com Status de Ativa ou Atual a sala da oficina é destinada. Serão apresentados, para que o usuário selecione apenas matrizes das séries selecionadas.

<ac:structured-macro ac:name="unmigrated-wiki-markup" ac:schema-version="1" ac:macro-id="b80a57df-7f72-486d-b358-67f348257fa2"><ac:plain-text-body><![CDATA[

Total de vagas

Campo onde o usuário irá informar o número máximo de vagas (independente de curso/série) para a sala da oficina. Este será um campo que aceitará valores inteiros maiores que 0 (zero) e será de preenchimento obrigatório. O valor aqui informado deverá ser menor ou igual à capacidade da sala (local físico) selecionada para a sala da oficina (caso esta informação esteja preenchida no registro de sala [local físico]).

]]></ac:plain-text-body></ac:structured-macro>

Limite de vagas por série/ano

Esta seção apresentará uma lista com as séries do curso selecionado e para cada série teremos um campo para que o usuário informe qual o número máximo de alunos, da série, que será permitido para a sala da oficina. A lista de séries será vinculada ao curso então ao mudar o curso a lista de séries mudará. O usuário deverá se atentar ao fato de que, se ele já tiver preenchido os limites de vagas por série e mudar o curso, a lista de séries mudará e os valores informados para cada série será perdido.
Os campos de limite de vagas por série não são de preenchimento obrigatório. Os campos relativos ao limite de vagas por série, quando informados, deverão ser valores inteiros, maiores ou iguais a 0 (zero). Caso seja informado o valor 0 (zero) em alguma série então significa que na sala da oficina não serão permitidos alunos de tal série. Caso não seja informado valor em alguma série então significa que não haverá limite de alunos de tal série na sala da oficina. O somatório dos valores 'limite de vagas por série' deverá ser menor ou igual ao total de vagas da sala da oficina.


Se o registro for gravado com sucesso e, o campo de 'Curso/Séries' tiver sido preenchido, então o sistema automaticamente gerará os registros de disciplinas da sala da oficina (com as disciplinas da matriz curricular de uma das séries assinaladas/marcadas do curso selecionado para que o usuário, em momento oportuno, efetue as associações de quais professores ministrarão quais disciplinas. Caso o campo tenha sido alterado então os atuais registros de disciplinas serão excluídos dando lugar aos novos. Neste recurso o sistema também efetuará a associação dos professores à disciplina caso a disciplina tenha um único professor habilitado (para o nível de ensino e na unidade de ensino/Filial) para a disciplina e para estes casos atribuirá a data início e fim.
OBS: Ao selecionar um curso/séries teremos uma validação se as disciplinas e conteúdos das disciplinas das matrizes curriculares das séries assinaladas/marcadas são EXATAMENTE as mesmas. Caso isto não se confirme então uma mensagem explicativa será apresentada ao usuário e o sistema não permitirá a seleção de tal curso (até que se faça a equalização das disciplinas nas matrizes curriculares das séries do curso ou o usuário altere a seleção das séries).
Nesta visão temos ainda algumas opções de filtro, que podem ser acionadas pelo botão Exibir Busca.

As buscas podem ser realizadas a partir dos seguintes campos:

  • Código da sala de oficina; Ainda não aparece
  • Nome da sala de oficina;
  • Código e nome da oficina (esta informação já vem preenchida de acordo com a oficina definida no contexto, mas pode ser alterada);
  • Unidade de ensino;
  • Situação/Status (Em programação, Programação Finalizada, Encerrada);
  • Curso;
  • Período letivo;
  • Turno;
  • Sala (local físico);
  • Bimestre (etapa). Ainda não aparece


Cabe observar que, caso o usuário defina mais de um campo para o filtro, serão apresentados na visão, somente os registros que atenderem TODOS as condições do filtro.

Para busca de registros, é possível também informar no campo Pesquisa algum dado da sala para que seja realizada a busca e retornado todas as salas com esta informação.

...

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titleHorários - win

Pré-Requisitos / Parametrizações
É necessário que o cadastro de turno/horário do Educacional esteja devidamente preenchido.

Descrição do Processo
O horário, em resumo, visa determinar (ou cadastrar) o dia e horário de cada aula para as disciplinas cadastradas.
A oferta da disciplina é realizada através da sala da oficina e é nesta que temos as definições de período letivo, bimestre/etapa, turno, alunos matriculados, equipe, frequência, avaliações e, principalmente para o controle de horário, os professores que lecionarão em tal sala da oficina. Partindo deste modelo temos o cadastro de horários que será vinculado (relacionado) à sala da oficina. Neste cadastro o usuário terá a possibilidade de manipular (incluir, excluir, editar) os horários para as salas das oficinas.
O cadastro de horários será disponibilizado no menu 'TOTVS Educacional | Customização | Gestão de Oficinas | Salas/ Anexo: Horários. Nesta opção serão listadas as salas das oficinas cadastradas e seus horários serão apresentados através do anexo 'Horários'. Nesta tela o usuário poderá incluir, excluir ou editar os registros de horário(s) das salas.


Importante:

O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.

Detalhamento do Processo
Ao acessar o anexo de horários será apresentado uma visão com os horários já cadastrados para a sala da oficina (posicionada na visão de 'Salas das oficinas'). A visão de horários irá apresentar colunas de dia da semana do horário, hora início, hora fim, disciplina, professor.

O usuário poderá excluir um ou mais horários selecionando os registros e acionando o botão de excluir.
A edição de um registro de horário ocorrerá posicionando um registro de horário e clicando no botão de editar (ou um duplo-clique no registro a ser editado). Isso fará com que a interface de edição do registro seja apresentada para que o usuário efetue os ajustes necessários.



Importante:

As disciplinas exibidas para inserção, serão as disciplinas da matriz.

Serão exibidos somente professores que possuem em seu cadastro a autorização para ministrar a disciplina selecionada.
Para a inserção de um novo registro, um novo horário, bastará clicar no botão de inserir. Esta ação fará com que seja apresentada a interface de edição com todos os campos em 'branco' (não valorados) para o preenchimento dos valores dos campos.

A interface de edição será composta pelos campos abaixo onde também seguem as respectivas regras de preenchimento:

Campo

Descrição

Oficina, Unidade de ensino/Filial, Curso, Nome da sala da oficina, Sala, Período letivo, Bimestre (etapa), Turno

Estes campos serão apenas informativos, recuperados do registro da sala da oficina referente ao horário (que se está editando ou inserindo), para auxiliar o usuário. Não são passíveis de alteração.

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Horário

Este campo será composto por dia da semana (descritivo), hora inicial e hora final onde ambos três valores serão valorados pela seleção de um horário cadastrado no SGE (cadastro de horários do turno). A lista de horários, para o usuário selecionar um deles, será filtrado pela unidade de ensino e pelo turno informados na sala. Campo de preenchimento obrigatório.

Disciplina

Campo para manter de qual disciplina é o horário. Será de preenchimento por parte do usuário a partir da seleção de uma das disciplinas da matriz curricular de uma das séries do curso definido na sala da oficina. Campo de preenchimento obrigatório.

Professor

Campo onde o usuário selecionará um professor de uma lista de professores habilitados para a disciplina definida no horário. A lista de professores também será filtrada considerando apenas os professores da unidade de ensino/filial informado na sala da oficina.
Caso exista um único professor nas condições citadas, na unidade de ensino e habilitado para a disciplina, este professor será automaticamente atribuído ao campo ao usuário selecionar a disciplina.


Ao salvar o registro será realizada as seguintes consistências:

  • Preenchimento dos campos obrigatórios: 'Horário' e 'Disciplina';
  • Horário selecionado não consta em outro horário da mesma sala da oficina.


Caso qualquer uma das consistências acima não seja atendida então não será permitido gravar o horário e uma mensagem explicativa será apresentada ao usuário.


ATENÇÃO:

  1. Não haverá qualquer consistência no quesito de conflito/choque de horários de professores entre salas das oficinas, isto é, caso tenha sido informado o mesmo professor em mesmos horários em diferentes salas das oficinas a solução customizada não acusará este problema;


  1. A geração dos horários (alocando professor e disciplinas) gerenciando choques/conflitos será realizada por outra a ferramenta (Urânia conforme cliente) que posteriormente será digitado no cadastro de horários da solução customizada;


  1. Caso a atribuição de um professor a um horário/disciplina seja alterada atribuindo-se outro professor ao horário/disciplina (por uma licença, afastamento, demissão, entre outros) não teremos um automatismo para alteração do professor nos planos de aula nem tão pouco um automatismo de cadastrar o novo professor entre os professores da sala da oficina para a disciplina em questão (inclusive ajustando as datas de vigência início/fim). Estes ajustes deverão ser realizados manualmente pelo usuário (ou por um usuário que possua permissão no perfil para tal).


...

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titlePlano de Aula – web

Pré-Requisitos / Parametrizações
As salas devem estar criadas.

Descrição do Processo
A disponibilização do plano de aula para os professores será feita através do portal customizado onde neste teremos um atalho (um menu, botão, link) que os levará a lista (visão) dos registros de planos de aula. Ao acessar serão mostrados todos os planos de aula das disciplinas às quais o professor está/esteve associado.
O professor vigente de cada disciplina poderá manipular 'seus' planos de aulas (planos de aula cuja data da aula esteja dentro de seu período de vigência) mas poderá visualizar todos os planos de aulas (dos professores anteriores na disciplina).
A disponibilização do plano de aula aos alunos será feita através do portal customizado onde neste teremos um atalho (um menu, botão, link) que os levará a lista (visão) dos registros de planos de aula. Ao acessar serão mostrados apenas os planos de aula das disciplinas das salas da oficina das quais o aluno esteja matriculado. Neste caso serão apresentadas as informações básicas do plano de aula (data, dia da semana), 'Conteúdo/atividade prevista' (caso assinalado/marcado que o aluno possa visualizar) e a 'Tarefa de casa' referente ao plano de aula.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Planos de aulas.



Detalhamento do Processo
A visão de planos de aulas, apresentada ao professor quando este acessar tal opção de menu, contará com uma página/interface com uma visão (lista) com as salas das oficinas referentes aos planos de aula já gerados e que tem o professor logado como associado à disciplina.
Todas as salas das oficinas serão apresentadas 'colapsadas' (fechadas).



Ao expandi-las será apresentada a lista de disciplinas da respectiva sala da oficina. As disciplinas da lista serão apresentadas como um link (atalho) que, ao clicá-lo, levará o usuário a lista de planos de aula da disciplina clicada.
A visão de salas das oficinas sempre será apresentada com ordenação decrescente relativa aos campos Período letivo, bimestre/etapa (mais recente para menos recente). Nesta visão teremos as colunas de oficina, curso, período letivo, bimestre/etapa, turno, sala (local físico).


A partir da visão de planos de aula da disciplina será possível alterações em seus atributos desde que a data do plano de aula esteja dentro do período de vigência do professor na disciplina caso contrário ele poderá apenas visualizar o plano de aula.
Na visão de planos de aula, é apresentada ao usuário as disciplinas das salas em ordenação crescente com relação a data da aula.



A partir da visão (lista) de planos de aula teremos uma opção de edição do mesmo. Ao acionar esta opção uma página/interface de edição do plano de aula seja apresentada para que o professor proceda com a entrada de informações e/ou ajustes necessários.
Ao selecionar uma data e clicar em editar, serão exibidas as colunas: data da aula prevista, hora início, hora fim, professor, conteúdo/atividade prevista (pequeno resumo), conteúdo/atividade realizada (pequeno resumo), indicativo de reposição, data de aula realizada, indicativo de substituto, professor substituto e tarefas de casa (pequeno resumo).

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura.

Oficina, Unidade de ensino/Filial, Curso, Unidade de ensino, Período letivo, Bimestre (etapa), Turno

Estes campos serão apenas informativos, recuperados do registro de sala da oficina referente ao plano de aula (que se está editando), para auxiliar o usuário. Não serão passíveis de alteração;

Disponibilizar conteúdo/atividade prevista ao aluno

Campo do tipo caixa de marcação para indicar se, para o registro de plano de aula em questão, a informação cadastrada no campo 'Conteúdo previsto' poderá ser acessado/visualizado (somente leitura) para os demais alunos através do portal customizado (dashboard).

Disciplina

Campo que identifica de qual disciplina é o registro de plano de aula que se está editando. Via portal customizado este campo será somente leitura não sendo possível alteração pelo usuário.

Professor

Campo para identificar qual foi o professor que, pela primeira vez, preencheu o plano de aula. Este campo será valorado automaticamente, caso não esteja preenchido, quando um usuário professor (apenas se o usuário for professor) preencher editar/alterar o plano de aulas. Tal campo permanecerá somente leitura e não poderá ser alterado pelos usuários.

Sala (local físico), Data da aula (prevista), Dia da semana (descritivo), Hora início, Hora término

Campos informativos recuperados do registro de sala da oficina e/ou do plano de aula (que se está editando ou inserindo) para auxiliar o usuário. Não serão passíveis de alteração.

Conteúdo/Atividade prevista

Campo para ser informado, normalmente pelo professor responsável, a programação de conteúdos, atividades, avaliações ou outros sobre o que será abrangido na aula. Será um campo texto sem restrição de tamanho e não disponibilizaremos controles de formatação (negrito, sublinhado, cores, fontes, itálico);

Data realizado

Em qual data a aula, prevista para uma determinada data, realmente ocorreu para alguma particularidade de a aula não ter acontecido no dia previsto. Por padrão esta data estará preenchida com a data prevista da aula.

Conteúdo/Atividade realizada

Campo para ser informado, pelo professor que ministrou a aula (o professor responsável ou o substituto, o que efetivamente foi 'dado' e cobrado em sala de aula. Conteúdos, atividades, trabalhos, aproveitamento, local físico quando diferente da sala original entre outros. Será um campo texto sem restrição de tamanho e não disponibilizaremos controles de formatação (negrito, sublinhado, cores, fontes, itálico).

Reposição

Campo do tipo caixa de marcação (para indicar se a aula, relativo a este registro de plano de aula, se trata de uma aula de reposição.

Substituto

Campo do tipo caixa de marcação para indicar se a aula foi/será ministrada por um outro professor que não o professor previamente alocado para a disciplina. Ao marcar este campo então o campo de professor substituto será habilitado e de preenchimento obrigatório.

Professor substituto

Campo onde o usuário informará o professor substituto que lecionou ou lecionará a aula do registro de plano de aula. Será apresentada uma lista de lista de professores habilitados para a disciplina onde o usuário selecionará um destes. A lista de professores será filtrada também considerando apenas os professores da unidade de ensino/filial informado na sala (o qual o plano de aula está vinculado). Caso exista um único professor nas condições citadas, na unidade de ensino e habilitado para a disciplina, este professor será automaticamente atribuído a este campo quando o usuário marcar o campo indicativo de substituto (acima). Será de preenchimento obrigatório quando o indicativo de substituto (acima) estiver marcado.

Tarefas de casa

Campo para ser informado, pelo professor que ministrou a aula (o professor responsável ou o substituto), atividades previstas relativas à aula ou mesmo determinar atividades/tarefas a serem providenciadas pelos alunos. Será um campo texto sem restrição de tamanho e não disponibilizaremos controles de formatação (negrito, sublinhado, cores, fontes, itálico). Este campo sempre estará disponível para consulta pelo aluno.


OBS: Via planos de aula no portal customizado NÃO disponibilizaremos a opção de excluir e/ou incluir planos de aula. O professor poderá apenas preencher as informações dos planos de aula existentes.
Ao salvar o registro teremos a consistência de, caso o campo substituto esteja marcado, então o professor substituto deverá ser preenchido.


No caso de um aluno acessar o recurso de planos de aula serão apresentadas apenas as salas das oficinas das quais o aluno cursou e/ou está cursando. O acesso aos dados do plano de aula é idêntico ao citado acima, mas no caso dos alunos eles poderão somente consultar planos de aulas onde sempre será apresentado o campo de 'Tarefas de casa' e o campo 'Conteúdo/Atividade prevista' será apresentado caso o professor tenha assinalado para que o aluno possa visualizá-lo.



Ao clicar sobre uma disciplina, será visualizado os dias de aula.

Ao selecionar um dia e clicar em visualizar, será possível verificar as

Âncora
_GoBack
_GoBack
tarefas de casa atribuídas ao dia, cadastrados pelo professor no plano de aula.


No caso de um acesso realizado pelo aluno o campo 'Conteúdo/Atividade realizada' não será apresentado e o campo 'Conteúdo/Atividade prevista' apenas estará preenchido caso o plano de aula esteja assinalada para disponibilizar essa informação ao aluno.

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titleInscrição de Aluno na Oficina

Detalhamento do Processo

NOVO!

Processo de inscrição da Oficina (acesso do Aluno) para efetuar novas validações para os tipos de oficina relacionadas ao novo Ensino Médio e aos modelos de Interseriado e permitir a inscrição de mais de uma oficina para alunos do Novo Ensino Médio.

Para que o aluno possa ser inscrito ele precisa ter a matrícula no SGE com status igual a 2. Devem existir oficinas e salas referentes à matriz do aluno.

Para aluno do segmento ITS - Interseriado ou dos Cursos Técnicos (terão apenas a opção de inscrição em uma oficina). A tela não sofreu alterações. Caso seja localizado apenas um período letivo e uma etapa os campos já serão preenchidos automaticamente.

Na tela inicial, será exibida mensagens de inscrição referentes aos tipos de oficinas para inscrição, caso existam.




Para alunos de segmentos de linguagens ou matemáticas serão apresentadas opções para realização de inscrição em duas oficinas simultaneamente (na mesma tela). Caso ocorra a inscrição em uma oficina e na outra não ele deverá realizar a inscrição apenas no tipo de oficina faltante, no mesmo modelo do ITS.

A tela de inscrição para modelo de segmentos diferentes tem um comportamento onde o aluno deve selecionar 2 oficinas para inscrição. Após a seleção deverá clicar no botão realizar matrícula, onde será direcionado para a tela de confirmação das inscrições. Ele não pode selecionar apenas uma oficinas, mais de duas ou duas do mesmo tipo, pois o sistema apresentará mensagens de erro e não permitirá a confirmação da inscrição.



Na tela de confirmação serão exibidos os dados do aluno e os dados das oficinas selecionadas.

Caso ocorra erro na inscrição de uma das oficinas a mensagem de erro exibirá o nome da oficina com erro.



...

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titleMatrícula na Oficina

Detalhamento do Processo

NOVO!

Processo de matrícula no Portal Oficina, para permitir mais de uma matrícula para os alunos do Interseriado e alunos da 2ª e 3ª série do Novo Ensino Médio.

As telas de matrícula foram alteradas para exibirem o Tipo de Oficina e permitirem a matrícula de um aluno em mais de uma oficina no mesmo período letivo, caso seu segmento seja de Linguagens ou de Matemáticas.



O usuário poderá incluir matrículas de alunos deferidos e também de não deferidos.


Para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio que utilizem os segmentos de Linguagens ou Matemáticas, o sistema permitirá que ele tenha mais de uma matrícula.


Através do menu de acompanhamento de matrículas será possível consultar as matrículas das oficinas.