Páginas filhas
  • Manual Operacional da Customização - Integração Moodle x SGE (SESI-SENAI)

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleParâmetros da Customização

Pré-requisitos

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.


Descrição do processo

Este requisito detalha os parâmetros necessários para a Integração de dados entre o TOTVS Educacional (SGE) e o Moodle.


Detalhamento do processo

A tela de parâmetros estará disponível em TOTVS Educacional | Customizações | Integração Moodle| Parâmetros.



Ao clicar no menu de acesso será aberta a tela de parâmetros que possui seis abas de configurações: Dados de Conexão – WS, Parâmetros Gerais, Status de matrícula- Matricula, Status de Matricula- Inativar Matrículas, Disciplinas – Elegíveis (sendo está aba disponível apenas para o SESI) e Modalidades de Cursos, conforme descrição abaixo. Essa parametrização será realizada por coligada e Nível de Ensino.



Na Aba Dados de Conexão – WS, deve ser informado os dados:

  • Endereço WebService: Neste parâmetro o usuário deverá informar o Endereço de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Usuário: Neste parâmetro o usuário deverá informar o Usuário de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Senha: Neste parâmetro o usuário deverá informar a senha de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Token acesso (Auto Login): O Token será valor fixo utilizado na autenticação do Moodle através do link externo que será disponibilizado no Portal do Aluno e no Portal do Professor.
  • Token acesso (Integração): O Token será valor fixo utilizado na autenticação da Integração com WebService do Moodle


Na Aba Parâmetros Gerais, deve ser informado os dados:



  • Quantidade dias Envio - Oferta: Neste campo o usuário deverá informar a quantidade de dias, anteriores a Data de Início da Turma/Disciplina no SGE, para a integração enviar a Sala de oferta no Moodle. Esta informação vai definir quantos dias antes do início da turma, a mesma será enviada para o Moodle dando acesso para Alunos e Professores.
  • ID Papel Professor: Neste campo o usuário deverá informar o ID do Papel do Professor no Moodle, para a integração enviar o código informado neste parâmetro ao Moodle. Esta informação irá definir qual será o Papel do Professor (Professor não Editor) e poderá ser alterado de acordo com a necessidade da FIEP.
  • ID Papel Aluno: Neste campo o usuário deverá informar o ID do Papel do Aluno no Moodle. Essa informação será enviada pela integração do SGE para o Moodle no envio da matrícula/inscrição do aluno e irá definir qual será o Papel do Aluno no Moodle. O valor poderá ser alterado de acordo com a necessidade da FIEP.


Obs.: O ID do Papel Professor (Professor não Editor) e o ID do Papel Aluno (Aluno) serão únicos por coligada. As permissões do papel do professor e do aluno serão definidas diretamente no Moodle e não serão tratadas pela integração.

  • Número tentativas de reenvio: Neste campo o usuário deverá informar o número máximo de tentativas que a customização deverá tentar realizar a integração com Moodle dos registros com status de erro.
  • Endereço de e-mail – Inativação de acesso: Definir o e-mail (ou grupo) que deverá receber uma notificação quando algum acesso no Mooddle for suspenso pelo processo de Exportação de Cancelamento e Transferência de matrículas. Para informar mais de um e-mail, basta separá-los por ponto e vírgula ((piscar o olho).


Na Aba Status de Matrícula - Matrícula, o usuário deverá informar o (s) Status de Matrícula que serão considerados no processo de matrícula para envio ao Moodle.



Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup que a selecionar a customização retornará todos os Status de matrícula (SSTATUS) cadastrados para àquele Nível de Ensino.

Na Aba Status de Matrícula Inativar Matrícula, o usuário deverá informar todos os Status de matrícula (Situação de Matricula) que a customização deverá considerar no processo de inativar uma matrícula na Integração com o Moodle.



Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup que ao selecionar a customização retornará todos os Status de matrícula (SSTATUS) cadastrados por Nível de Ensino.

Na Aba Disciplinas- Elegíveis, será exibida uma visão onde o usuário deverá informar a (s) disciplinas Elegíveis ao Portal Oficinas, que deverão ser exportadas para o Moodle para gerando uma sala para cada Oficina. Essa situação é específica para o SESI.
Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup e ficará a cargo do usuário selecionar as disciplinas do cadastro (SDISCIPLINA).


Image RemovedImage Added

Na Aba Modalidades de Cursos, usuário deverá informar a (s) Modalidades de Cursos e quantidade de dias – suspensão de usuário de cada uma, definidos por Coligada, para cortar o acesso do docente/professor ao tentar realizar alterações de notas no Moodle, após o prazo final do lançamento de notas no SGE.

Ao clicar em incluir, serão exibidos dois campos:

  • Modalidade: será do tipo lookup e ficará a cargo do usuário selecionar a modalidade do cadastro nativo (SMODALIDADECURSO) para o qual deseja informar quantidade de dias para suspensão do usuário, de acordo com prazo final de cada Modalidade, definido pela FIEP.
  • Qtde. Dias – Suspensão (Usuário): campo do tipo texto onde o usuário deverá informar a quantidade de dias de acordo com a Modalidade do Curso, que serão somadas à data final da Turma/ Disciplina. Esse resultado será enviado como data fim do acesso do usuário (aluno/professor) em determinado curso/sala e seu acesso será suspenso no Moodle.


Exemplo: Data Final (Turma/Disciplina): 09/03/2021 + Qdte. Dias Suspensão (Usuário) 3 dias uteis após o encerramento da turma/disciplina, para as Modalidade de Aprendizagem, ECO etc. = 12/03/2021. Essa data será enviada como data final nas inscrições dos usuários (aluno/professor) do Curso no Moodle. A Suspensão do usuário ocorrerá de forma automática no Moodle, quando for atingida a data final excluindo o acesso do mesmo no Curso.


Expandir
titleAnexo Configuração Ferramenta AVA na Matriz Curricular

Novo! 

Pré-requisitos

Através do preenchimento do Anexo " Configuração Ferramenta AVA" a customização identificará se aquela Matriz Curricular deverá ser exportada para a Ferramenta Moodle ou não.

Detalhamento do processo

O anexo customizado "Configuração Ferramenta AVA" estará visível na Interface nativa de Cadastro de Matriz Curricular em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | Anexo |Configuração Ferramenta AVA.

Image RemovedImage Added

Neste local o usuário informa qual Ferramenta AVA a Matriz Curricular deverá ser exportada para o Moodle. Os valores permitidos serão:

  • LMS – DN
  • MOODLE
  • Ambos
  • Nenhuma


Image RemovedImage Added


Além da configuração da Ferramenta AVA, foram criados novos parâmetros para o usuário preencher: 

Utiliza Importação Notas Moodle - Turmas Presenciais: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para o tipo de mediação Presencial, se utilizará o recurso de Processo de Importação de Notas do Moodle para o SGE. O campo será criado com valor inicial desmarcado (não importar notas).

Utiliza Importação Notas Moodle - Turmas EAD: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para os tipos de mediação Semipresencial e À distância, se utilizará o recurso de Processo de Importação de Notas do Moodle para o SGE. O campo será criado com valor inicial marcado (importar notas).

Bloqueio Digitação de Notas no SGE: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para determinado tipo de mediação se o lançamento de notas (de turmas exportadas para o Moodle) poderá ser realizado no SGE. O campo será criado com valor inicial desmarcado.

Alerta Digitação de Notas no SGE:  permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para determinado tipo de mediação, quando o usuário salvar o  lançamento de notas através da interface do RM.exe e pelo Portal do Professor, se deverá ser exibido a mensagem de alerta para o usuário. A mensagem só será exibida para o usuário quando o parâmetro estiver marcado.  O campo será criado com valor inicial desmarcado


Novo! → FS008966 - Integração Moodle - Importação de Notas do SENAI no Modelo SESI

Não importar Avaliações do Moodle - Modelo SESI - Indica se a matriz do SENAI deverá seguir o modelo do SESI (não importar avaliações). Importante:  Só será permitido alterar este campo no anexo da Matriz Curricular se não existir turma vinculada à matriz. Ao incluir uma nova turma a customização preencherá automaticamente o novo parâmetro nas turmas da matriz que estiverem com esse campo vazio. Este campo ficará disponível apenas para a Coligada SENAI e não foi modificado o comportamento para as Coligadas SESI e IEL.


Image RemovedImage Added

O usuário visualizará, através da visão de cadastro da Matriz Curricular, qual (ou quais) Ferramentas Ava estão associadas a Matriz Curricular.


Expandir
title Anexo Configuração Ferramenta AVA na Turma

Novo! 

Pré-requisitos

Ao incluir ou alterar uma turma/disciplina em uma Turma que o campo Ferramenta Ava estiver informado Moodle, a customização marcará o checkbox "Não enviar ao LMS" automaticamente de Todas as turmas/disciplinas associadas àquela turma.

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.

Image RemovedImage Added

Detalhamento do processo

O anexo customizado "Configuração Ferramenta AVA" estará visível na Interface nativa de Cadastro de Turma em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma Turmas | Anexo |Configuração Ferramenta AVA.

Image RemovedImage Added

Neste local o usuário informa qual Ferramenta AVA a Turma deverá ser exportada para o Moodle. Os valores permitidos serão:

  • LMS – DN
  • MOODLE
  • Nenhuma


Image RemovedImage Added

Além da configuração da Ferramenta AVA, foram criados novos parâmetros para o usuário preencher: 

Utiliza Importação Notas Moodle - Turmas Presenciais: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para o tipo de mediação Presencial, se utilizará o recurso de Processo de Importação de Notas do Moodle para o SGE. O campo será criado com valor inicial desmarcado (não importar notas).

Utiliza Importação Notas Moodle - Turmas EAD: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para os tipos de mediação Semipresencial e À distância, se utilizará o recurso de Processo de Importação de Notas do Moodle para o SGE. O campo será criado com valor inicial marcado (importar notas).

Bloqueio Digitação de Notas no SGE: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para determinado tipo de mediação se o lançamento de notas (de turmas exportadas para o Moodle) poderá ser realizado no SGE. O campo será criado com valor inicial desmarcado.

Alerta Digitação de Notas no SGE:  permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para determinado tipo de mediação, quando o usuário salvar o  lançamento de notas através da interface do RM.exe e pelo Portal do Professor, se deverá ser exibido a mensagem de alerta para o usuário. A mensagem só será exibida para o usuário quando o parâmetro estiver marcado.  O campo será criado com valor inicial desmarcado

Novo! → FS008966 - Integração Moodle - Importação de Notas do SENAI no Modelo SESI

Não importar Avaliações do Moodle - Modelo SESI - Indica se a turma do SENAI deverá seguir o modelo do SESI (não importar avaliações).  Ao salvar uma Turma associada a uma Matriz Curricular com o novo campo marcado, a customização preenche automaticamente o novo campo do anexo da Turma, com o valor preenchido na Matriz Curricular. Caso para determinada Turma tenha alguma exceção e precise ser alterada a marcação deste parâmetro, o usuário deve alterar manualmente no cadastro da turma e o mesmo não será replicado para a Matriz Curricular. Portanto, a customização considera sempre os valores preenchidos nos campos do anexo da Turma para importação de notas. Importante: Este campo ficará disponível apenas para a Coligada SENAI e não foi modificado o comportamento para as Coligadas SESI e IEL.


Image RemovedImage Added

O campo visão será preenchido automaticamente pela customização de acordo com as novas turmas criadas para aquela Matriz Curricular. Para turmas já existentes na Base de Dados, o usuário será responsável por realizar a manutenção manualmente do campo complementar.

...

Expandir
titleProcesso Exportação de Oferta - Curso

Pré-requisitos

Só serão exportadas, Ofertas que atendam as seguintes regras:

  • Turma com o campo complementar Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
  • Turma/disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância, semipresencial ou presencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
  • Novo! Turma/Disciplina Gerencial.
    • Para exportação de oferta das turmas Gerenciais, as turmas/disciplinas gerenciadas cadastradas no SGE serão agrupadas na mesma sala/oferta gerencial no Moodle, por unidade/filial.
  • Possuir pelo menos um aluno matriculado.
  • Novo! Disciplina da Matriz Curricular com o campo complementar Enviar para o Moodle marcado.


Descrição do processo

Esse processo deverá ser executado manualmente e será responsável por realizar a exportação dos dados do SGE com as funcionalidades do Moodle, permitindo exportar os dados de Oferta. As Disciplinas da Matriz Curricular do SGE corresponderão ao Curso (Sala) do Moodle e será exportada no momento da criação da oferta.

  • Turmas À distância ou Semipresencial: As salas do Moodle serão agrupadas por Disciplinas da Matriz Curricular. Ou seja, alunos da mesma matriz curricular, mesma disciplina, em turmas distintas, ficarão associados à mesma sala do Moodle. 
  • Turmas Presenciais: As salas do Moodle não serão agrupadas. Cada turma/disciplina no SGE corresponderá a uma sala do Moodle.


Detalhamento do processo

Foi criada uma interface customizada "Exportação de Oferta" para o correto funcionamento da Integração do TOTVS Educacional com o Moodle.
Estará disponível em: TOTVS Educacional | Customizações | Integração Moodle | Exportação Moodle| Oferta do Curso.

Image RemovedImage AddedImage Removed

Image RemovedImage Added


Novo! 

Turma/Disciplina Gerencial:

Novo! 

Turma/Disciplina Gerenciada:


Como criar uma Turma disciplina gerencial.

Premissas - O que as Turmas/Disciplinas gerenciadas devem ter em comum?

- A turma/disciplina gerenciada deve ser desenvolvida no mesmo período (Data inicial e final) da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve conter os mesmos horários da turma/disciplina gerencial, mesmo que em turnos diferentes

- A turma/disciplina gerenciada deve conter o mesmo plano de aula da turma/disciplina gerenciada.

- A turma/disciplina gerenciada deve conter os mesmos professores da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve estar associada a mesma sala da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve estar associada ao mesmo turno da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve conter as mesmas etapas de notas e faltas da turma/disciplina gerencial.

- Tenha o mesmo tipo de nota (numérico ou conceitual) da turma/disciplina gerencial;


Aviso
titleImportante:

Para as turmas que possuem apenas turmas disciplinas gerenciais, não é possível matricular alunos, já que tais turmas disciplinas não são listadas no processo de matrícula. Assim, as matrículas só podem ser realizadas nas turmas que possuem turmas disciplinas gerenciadas.

...

Expandir
titleAnexo Monitor de Log -Turma/Disciplina

Novo! 

Pré-requisitos

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.


Detalhamento do processo

Foi disponibilizado um novo anexo Monitor de Log na interface nativa de Turma/Disciplina, disponível em: TOTVS educacional | Currículo e Oferta| Turma/Disciplina, para o usuário visualizar o histórico da criação de curso/sala exportados para o Moodle.

Image RemovedImage Added

Os dados da integração da turma/disciplina serão preenchidos automaticamente pela customização, através da execução do processo de Exportação de Oferta existente.

Funcionalidades incluídas no anexo:

  1. Criação de Sala - SENAI/IEL
  2. Criação de Sala - SESI
  3. Exportação de Sala Presencial


Aviso
titleImportante:

Esta visão será apenas de leitura, não possibilitando ao usuário fazer qualquer tipo de manutenção nos registros, ou seja, inclusão, edição e exclusão. Os dados informados nesta interface serão os mesmos dados armazenados em tabela customizada de monitor de log existente.

...