Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Deck of Cards
idConfigurações
effectTypefade
loopCardstrue
Card
id0
labelProtheus
  • Web Service Rest
  • Campos de log usuário
  • Cadastro de usuário
Card
id1
labelWeb Service Rest

Configuração de WebService REST


Nota
titleAtenção

O endereço em que será configurado o Webservice deve conter um IP externo para poder ser acessado pela aplicação. 

Configure o REST para realizar a conexão entre aplicativo / Protheus. A seguir é apresentado um trecho da configuração REST.

Bloco de código
titleConfiguração MINGLE
[ONSTART]
JOBS=HTTPJOB
Refreshrate=120

[HTTPJOB]
MAIN=HTTP_START
ENVIRONMENT=MntPadrao

[HTTPV11]
Enable=1
Sockets=HTTPREST
TimeOut=120

[HTTPREST]
Port=8389
IPsBind=
URIs=HTTPURI
security=1

[HTTPURI]
URL=/rest
Instances=1,5,2,1
CORSEnable=1
AllowOrigin=*
OnConnect=REST_CONNECT
OnExit=REST_EXIT
OnStart=REST_START
preparein=all
Stateless=1
Aviso

É importante ressaltar sobre a habilitação da chave Security para uso da autenticação Basic. Ao habilitar esta chave (security=1) é necessário adicionar o usuário de autenticação Protheus no cadastro de usuários do Portal Mobile.

OBS: Para ter certeza de que a configuração do REST está funcionando, deverá aparecer a palavra REST escrita no console.log, conforme print abaixo:


Abaixo está um exemplo da página do serviço do REST funcionando que pode ser acessada no endereço "http://localhost:[SUAPORTA]/rest".  Nesta tela é exibido São exibidos todos os Webservices disponíveis para uso.

Listagem de Webservices disponíveis no ambiente

Card
id4
labelCadastro Mingle

Para utilizar o MNT NG é necessário possuir licenças do aplicativo assim como um alias Mingle. Solicite um alias pelo link https://mingle.totvs.com.br


Aviso

O alias deve ser ÚNICO para o seu ambiente (não preencher a empresa/filial ao solicitar o Alias no portal Mingle). O Alias será a chave cadastrada no portal mobile: em vez de informar o endereço e porta nas configurações, será necessário informar informado apenas o alias Mingle, dispensando o uso de endereço e porta.

Card
id2
labelCampos de Usuário

Configuração de Campo Log

Para o projeto funcionar corretamente, é necessário a criação de campos de Log de Usuário. Esses campos serão utilizados para o controle dos dados a serem enviados na etapa de sincronização do aplicativo MNT NG.

Mais informações na documentação.

Card
id3
labelCadastro de usuário


Para que seja possível logar no aplicativo MNT NG, é necessário possuir um usuário ativo no Protheus com permissão de acesso ao módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) e as Filiais por meio do Configurador.

  • Para criar um novo usuário no Protheus, você deve acessar o módulo SIGACFG e navegar pelos menus Usuário > Senhas > Usuários.

                  

  • Selecione a opção incluir e preencha as informações necessárias. É obrigatório o preenchimento do e-mail do usuário pois esse campo é utilizado para a autenticação no processo de  login do aplicativo.


Aviso
titleAviso

É obrigatório o preenchimento do e-mail do usuário pois este campo é utilizado na autenticação ao realizar o login no aplicativo.



Aviso
titleAtenção

Caso tenha informado a modalidade Active Directory, é necessário informar na aba Active Directory o usuário correspondente à este usuário do sistema.


É possível vincular um usuário a um funcionário da manutenção. Para realizar essa integração, acesse o módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) do módulo e navegue pelos menus Atualizações > Manutenção > Funcionários.




Aviso
titleAviso

Caso a tabela ST1 esteja compartilhada, basta possuir um usuário com o e-mail.

Exemplo: No Configurador o usuário tem acesso à empresa 99 e filial 01 e 02, no Manutenção de Ativos (ST1) precisa cadastrar o funcionário uma vez na empresa 99 informando o e-mail.

Caso a tabela ST1 esteja exclusiva, será necessário incluir um funcionário para cada filial, com o respectivo e-mail.

Exemplo: No Configurador o funcionário tem acesso à empresa 99 e filiais 01,02 e 03, na ST1 precisa tem um registro para cada filial e informando o e-mail para cada um deles.

  • Dentro do cadastro, escolha um funcionário existente ou crie um novo. 
  • Escolhido o funcionário, preencha os campos de e-mail com o login que será utilizado no aplicativo e no campo código do usuário, selecione o Usuário Protheus que será vinculado ao cadastro.


Aviso
titleAviso

A funcionalidade PlayStop do aplicativo fica condicionada ao vínculo de funcionário da manutenção ao usuário Protheus. Ou seja, se o usuário logado não possuir este vínculo, a funcionalidade PlayStop não será apresentada no aplicativo.


É possível vincular um usuário a um executante de solicitações de serviço. Para realizar essa integração, acesse o módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) do módulo e navegue pelos menus Atualizações > Manutenção > Solicitação Serviço > Executantes. Ao acessar a rotina, insira um executante ou altere um registro já existente. 


O vínculo com o usuário Protheus ocorre pelo campo e-mail, preencha-o com o mesmo e-mail do usuário Protheus.


Cadastro de Usuários

A configuração de usuários é realizada em duas etapas, sendo elas:

  • Portal Mobile onde você deve criar um usuário no site e realizar as configurações, assim como criação de usuários (informando e-mail) e seus grupos de usuários;
  • Cadastro de usuário Protheus. É possível também realizar o vínculo do usuário Protheus com um Funcionário da Manutenção (para executar ordens de serviço), porém não é obrigatório. Esses cadastros são detalhados a seguir. Caso queira, há possibilidade também de utilizar a autenticação na modalidade Single sign-on ACTIVE DIRECTORY.



Deck of Cards
idPortal MobileCadastros do MNTNG no Protheus
Card
id3
labelUtilização de licença

A licença de acesso do aplicativo MNTNG deve ser consumida via MINGLE.

Aviso

É importante que as demais configurações de ambiente tenham sido realizadas, conforme descrito anteriormente no item Web Service Rest.

Card
id5
labelGrupos de Usuários

Grupos de Usuários

Defina os Grupos (MNTA915) de usuários para diferenciar permissões e filtros.

Card
id6
labelPermissões

Permissões:

Configure as Permissões (MNTA916) de cada grupo. 

Neste No exemplo logo abaixo, o grupo Técnicos poderá apenas alterar a ordem de serviço, prever e realizar check list, apontar e realizar todos os tipos de insumo.

Aviso
titleAtenção

Para utilização de solicitação de serviço, consulte a documentação disponível no link

Card
id5
labelFiltros

Filtros relacionados a cadastros

Personalize os itens que serão apresentados para os usuários caso deseje restringir equipamentos, família de equipamentos, serviços etc, através da rotina de Filtros (MNTA917).

Card
id6
labelUsuários

Usuários

Defina quais usuários tem a permissão de logar no aplicativo e em que grupo de restrição de permissões e filtros a que pertencem, através da rotina Permissões e usuários (MNTA916).


...