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  • DDCOMP-15634 DT Apurar verba parcial

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tabs1.Permissão 530, 2. Parâmetro rotina 132, 3. Apurar verba parcial, 4. Movimentações
idspasso1,passo2,passo3,passo4
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defaultyes
referenciapasso1

Para utilizar a apuração de verba parcial será necessário parametrizar na rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina se o usuário terá permissão para apurar verba parcialmente da seguinte forma:

  • Abra a rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina;
  • Selecione a rotina 1832 - Apurar verba rebaixa CMV
  • Marque a permissão: Permitir apuração parcial”.


Após marcar a permissão abra a rotina 1832 - Apurar verba rebaixa CMV e já poderá apurar verbas parcialmente.

O usuário só poderá apurar verbas parcialmente caso essa permissão esteja marcada.

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defaultno
referenciapasso2

Foi criado o parâmetro  4728 -  Gerar movimentações na apuração de verbas conforme competência do faturamento na rotina 132 para o usuário decidir se a data de aplicação da verba irá utilizar a data de faturamento do pedido ou a data de criação do pedido de vendas.

Obs: Esse parâmetro vem marcado default como Não para a rotina 1832 - Apurar verba rebaixa CMV seguir com o processo atual

  1. Pedidos gerados e faturados dentro do Mês:
    Dt.Fat.Mês = Pega a última data do pedido faturado;
    Vlr.Fat.Mês = Soma os valores aplicados;
  2. Pedidos gerados dentro do mês de vigência da verba e faturados no Mês seguinte:
    Dt.Fat.Mês_Seguinte = Pega a última data do pedido faturado;
    Vlr.Fat.Mês_Seguinte = Soma os valores aplicados;

Para utilizar a data do pedido esse parâmetro tem que ficar como Não que é o processo atual da rotina, para utilizar a data de faturamento do pedido esse parâmetro deve ser alterado para Sim.

  • Abra a rotina 132 - Parâmetros da presidência
  • Pesquise o parâmetro 4728;

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defaultno
referenciapasso3
  • Abra a rotina 1832 - Apurar verba rebaixa CMV;
  • Selecione a vigência da verba ou o número da verba;
  • Caso tenha pedidos faturados a verba estará disponível para apuração:

Nesse exemplo iremos utilizar dois cenário com apuração parcial dentro da vigência da verba e o segundo apuração fora da vigência da verba

Cenário 1: Apuração dentro da vigência da verba

  • Clique em apurar;
  • Irá apresentar a seguinte mensagem:

Deseja apurar verba parcial? Obs.: Caso clique em Não, a verba será encerrada.

Opção "Sim": Será realizado a apuração parcial da verba, conforme faturamento realizado até o momento de execução do processo e a verba ficará disponível para aplicação e apuração novamente.
Opção "Não": Será realizado o  fechamento da verba antes do termino da vigência, bem como o encerramento da campanha de aplicação, ou seja, essa verba não será mais utilizada para rebaixa.
Opção "Cancelar": Aborta a operação.



Caso o usuário clique em Sim irá apresentar a seguinte mensagem:


Caso o usuário selecione a opção Não na mensagem anterior, o sistema irá considerar que está encerrando a verba antes do final da vigência e a rotina irá apresentar a seguinte mensagem:

Você está encerrando uma verba dentro do período de vigência caso deseje continuar com o encerramento dessa verba, ela será apurada e não poderá ser aplicada novamente no faturamento! Deseja continuar? Em caso afirmativo, digite CONCORDO na próximo tela.

Caso o usuário clique em Sim a rotina irá apresentar a tela para digitar CONCORDO, caso contrário aborta a operação:

Caso o usuário clique em Confirmar a verba será encerrada, caso contrário aborta a operação.


Cenário 2: Apuração após o termino da vigência:  

Ao clicar no botão "Apurar", será exibida a seguinte mensagem:

Nesse caso a rotina não irá emitir a mensagem de apuração parcial, pois a verba passou do termino da vigência. Sendo assim a verba será encerrada.


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defaultno
referenciapasso4

GERAÇÃO DAS MOVIMENTAÇÕES

Caso o parâmetro GERAMOVAPURCOMPETENCIA (Parâmetro 4728 -  Gerar movimentações na apuração de verbas conforme competência do faturamento) esteja marcado como N, manter o comportamento atual da rotina, que basicamente é gerar todas as movimentações baseados no SYSDATE.


Se marcado como S, seguir o comportamento descrito abaixo:

COMPORTAMENTO GENÉRICO:

  1. O insert da tabela PCAPLICVERBAI, sempre será realizado com base na data do faturamento do pedido, visto que nessa tabela registra a movimentação de aplicação do item.
  2. A atualização da tabela PCVERBA quando apuração parcial, não terá atualização de data, visto que a verba se mantém com a data de criação


APURAÇÃO PARCIAL - Dentro do mesmo mês

Ao realizar apuração parcial, a geração da movimentação se dará da seguinte forma:

PCAPLICVERBA: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será o dia da a apuração (SYSDATE).

PCMOVCRFOR: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será o dia da a apuração (SYSDATE).

PCLANC: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será o dia da a apuração  (SYSDATE).


APURAÇÃO PARCIAL - Com faturamento em competências /meses diferentes

Ao realizar apuração parcial contendo faturamento em meses diferentes, a geração da movimentação se dará da seguinte forma:

Neste cenário, os pedidos serão separados por grupos de competência. Como exemplo, vamos pensar em uma vigência de dois meses e será feito apuração parcial no segundo mês, que irá contemplar pedidos do primeiro

e segundo mês para apuração parcial, visto que ainda não está finalizado o período de vigência. Neste contexto teremos dois grupos de competência, sendo assim a movimentação deverá ser gerada da seguinte forma: 

PCAPLICVERBA: Gerar novo registro por grupo de competência com o valor da apuração parcial de cada grupo, onde a competência de cada grupo será a maior data de faturamento dos pedidos de cada grupo.

PCMOVCRFOR: Gerar novo registro por grupo de competência com o valor da apuração parcial de cada grupo, onde a competência de cada grupo será a maior data de faturamento dos pedidos de cada grupo.

PCLANC: Gerar novo registro por grupo de competência com o valor da apuração parcial de cada grupo, onde a competência de cada grupo será a maior data de faturamento dos pedidos de cada grupo.


Cenários de apuração/fechamento da verba após o termino da vigência

CENÁRIO 1: Pedidos digitados e faturados dentro do período de vigência da verba.

PCAPLICVERBA: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será a maior data de faturamento dos pedidos.

PCMOVCRFOR: Gerar novo registro com o valor da apuração total ou restante, caso tenha sido realizado apuração parcial, onde a competência será a maior data de faturamento dos pedidos.

PCLANC: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será a maior data de faturamento dos pedidos.


CENÁRIO 2: Pedidos digitados dentro da vigência e faturados fora do período de vigência da verba.

Neste cenário, os pedidos serão separados em dois grupos. O primeiro grupo será o descrito no cenário 1, onde os pedidos foram digitados e faturados dentro da vigência. O segundo

grupo será os pedidos digitados na vigência e faturados fora da vigência. 

PCAPLICVERBA: Será gerado um registro para cada grupo, onde a competência é a maior data de faturamento do grupo, sendo grupo1 dentro da vigência e grupo2 fora da vigência.

PCMOVCRFOR:  Será gerado um registro para cada grupo, onde a competência é a maior data de faturamento do grupo, sendo grupo1 dentro da vigência e grupo2 fora da vigência.

PCLANC: Será gerado um registro para cada grupo, onde a competência é a maior data de faturamento do grupo, sendo grupo1 dentro da vigência e grupo2 fora da vigência.


Obs.: No exemplo do cenário 2, foi citado processo contendo dois grupos, porém se a vigência for acima de dois meses, o número de grupos pode aumentar, onde será sempre levado em consideração para montagem dos grupos a competência por mês de faturamento. 


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Não se aplica

05. ASSUNTOS RELACIONADOS

...

 

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