Páginas filhas
  • Manual de Customização RM - Portal de Oficinas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleParametrização da Gestão de Oficinas – Win

Descrição do Processo
Esta tela permitirá o cadastro dos parâmetros necessários para o funcionamento do Portal de Oficinas.


Detalhamento do Processo
No Acesse por TOTVS Educacional , por meio do menu | Customização | Parâmetros da Gestão de Oficina Portal Oficinas | Parâmetros o usuário administrador efetuará as parametrizações referentes ao processo.


Image RemovedImage Added

Deverão ser parametrizados as seguintes informações

:

Deck of Cards
idfiep-deck
Card
defaulttrue
labelAba: Dados Gerais
titleTeste

Campo

Descrição

Número de dias para exibição dos próximos Eventos Acadêmicos

Corresponde a quantidade de dias a partir da data corrente que serão selecionados os eventos acadêmicos a serem listados no Dashboard do Portal.

Número mínimo de registros de ações das rotas

Corresponde a quantidade mínima de registros de ações (atividades e instrumentos avaliativos) a ser preenchido pelo professor responsável na rota.

Número de dias para entrega da rota

Número de dias corridos, após o início de bimestre, para a entrega das rotas de aprendizagem.

Número de dias para aprovação das rotas

Número de dias corridos, após o prazo de entrega das rotas, para que os pedagogos possam realizar a análise e aprovação das rotas.

Permite visualizar/contribuir em oficinas independente de unidades de ensino

Indicativo para liberar que usuários (professores e pedagogos) possam visualizar e inserir contribuições em oficinas de unidade de ensino diferente da unidade de ensino do usuário logado.

Permite visualizar/contribuir em rotas independente de unidades de ensino.

Indicativo para liberar que usuários (professores e pedagogos) possam visualizar e inserir contribuições em rotas de unidade de ensino diferente da unidade de ensino do usuário logado.

Image Removed

Image Added


Observação: Os Eventos Acadêmicos são cadastrados no menu TOTVS Educacional | Gestão | Calendários | Calendário | Anexo: Eventos Acadêmicos.


Image Modified
Image Modified

Card
defaulttrue
labelAba: Relatórios
titleTeste

Nesta Aba deverão ser parametrizados os relatórios desenvolvidos para tais funcionalidades.


Image Removed


Image Added

Card
defaulttrue
labelAba: Secretários
titleTeste

Image Added


Card
defaulttrue
labelAba: Situação de Matrícula
titleTeste

Nesta Aba devem ser inseridas as situações de matricula que consideram que o aluno está matriculado. Para seleção do usuário, será exibida lista do cadastro padrão de situação de matricula, podendo o usuário informar uma ou mais situações. Preenchimento obrigatório (pelo menos uma situação de matricula).

Image Removed

Image Added

Observação: As situações de matrícula são cadastradas no menu TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Acadêmico | Situação de Matrícula


Image Modified
Image Modified


Card
defaulttrue
labelAba: Pedagogos
titleTeste

Pedagogo: usuários cadastrados no sistema que são pedagogos. Para seleção do usuário será exibida lista do cadastro padrão de usuários, podendo ser informado um ou mais usuários. Preenchimento obrigatório.

Image Removed


Image Added


Aviso
titleImportante
:

A parametrização deverá ser cadastrada para cada filial (unidade operacional) da coligada SESI, sendo que o código da coligada e filial será gerado de forma automática de acordo com o contexto logado pelo usuário.

Expandir
titlePortal Customizado (Dashboard)

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para Acessar o Portal de Oficinas, é necessário que o usuário tenha permissão no Portal Educacional.


Descrição do Processo
Para Gestão de Oficinas do SESI PR foi desenvolvido pela TOTVS um "Portal de Oficinas".
O acesso a este portal será a através de um link a ser disponibilizado no Portal Educacional.


Através do novo portal do aluno será possível realizar o acesso ao Portal Oficina, através do menu "Portal Oficina". Para isso é preciso configurar o acesso do perfil nas opções de perfil de acesso.




Detalhamento do Processo
Através desta opção, o usuário terá acesso ao Painel principal.

O painel principal será composto por:
Menu lateral esquerdo: que disponibilizará as funcionalidades abaixo do portal de oficinas de acordo com permissão do usuário.

  • Página Inicial


Usuário retorna a Página Inicial do Portal de Oficinas.

  • Oficina


Funcionalidade

Quem acessa?

Cadastro Oficinas

Pedagogo / Professor

Conteúdo

Pedagogo / Professor

Teia

Pedagogo / Professor

Inscrição

Aluno

Histórico

Todos usuários

Livros

Pedagogo / Professor

Filmes

Pedagogo / Professor

Outras Atividades

Pedagogo / Professor

Contribuições

Pedagogo / Professor

Finalização

Pedagogo / Professor

Visualizar Oficinas

Todos usuários

Salas

Pedagogo / Professor


  • Rotas


Funcionalidade

Quem acessa?

Cadastro de Rotas

Pedagogo / Professor

Contribuições

Pedagogo / Professor




  • Salas


Funcionalidade

Quem acessa?

Cadastro de Salas

Pedagogo / Professor




  • Plano de aula


Funcionalidade

Quem acessa?

Plano de aula

Pedagogo / Professor


  • Matricula na Oficina


Funcionalidade

Quem acessa?

Matricula na Oficina

Pedagogo


  • Deferir / Indeferir


Funcionalidade

Quem acessa?

Deferir / Indeferir

Pedagogo


  • Frequência


Funcionalidade

Quem acessa?

Lançamento de Frequência

Secretário /Pedagogo/Professor

Consulta Frequência

Todos usuários


  • Avaliação


Funcionalidade

Quem acessa?

Lançamento de Conceito

Secretário /Pedagogo/Professor

Consulta Conceito

Todos usuários


  • Agenda


Funcionalidade

Quem acessa?

Agenda

Pedagogo/Secretária


  • Relatórios


Neste menu serão listados todos os relatórios do projeto que ainda serão especificados.

Frame principal: neste serão disponibilizadas

  • As oficinas da unidade na qual o usuário está logado, de acordo com as seguintes regras:


  • Se o usuário logado é um aluno ou responsável: serão exibidas todas as oficinas em oferta, de acordo com o período de visualização, ou, no caso da inscrição já deferida, a oficina em curso na qual o aluno e está matriculado e também as oficinas com programação finalizada para o próximo período letivo / bimestre desde que estejam no período de visualização.
  • Se o usuário logado é um professor: serão exibidas as oficinas em curso que o professor está ministrando, e também as oficinas com programação finalizada para o próximo período letivo / bimestre que professor esteja habilitado, independente de período de visualização.
  • Demais usuários (coordenador/pedagogo/secretária): serão exibidas todas as oficinas em curso e também as oficinas com programação finalizada para o próximo período letivo / bimestre.
    Ao clicar em Oficinas, é exibida logomarca da oficina, nome e quantidade de vagas ofertadas.
    Ao clicar na logo da oficina, será exibida página de consulta com dados cadastrais e os conteúdos da oficina.
    Ao clicar no link "Visualizar Oficinas" será exibida página de consulta de oficina. Esta página será a mesma do cadastro de oficina, descrita neste documento, porém, apenas com a opção de visualização.
    Abaixo das informações da oficina existirá um menu "Gostei! Cursaria". Para que os usuários possam registrar o interesse nesta oficina. Ao clicar nesta opção o contador de interesse da oficina será atualizado, contando mais um. Estas informações são armazenadas em tabela customizada por unidade e oficina, não sendo controlado quem se interessou.
    Somente serão exibidas as oficinas em curso ou do próximo bimestre, de acordo com o usuário logado. As oficinas já encerradas poderão ser consultadas através do cadastro ou histórico de oficinas.
    O usuário poderá criar consulta ou relatórios para acessar tais informações.
  • Informações de eventos acadêmicos: nesta área serão listados os eventos acadêmicos dos próximos dias de acordo com o que fora informado nos parâmetros.



Para tal, é necessário que os eventos acadêmicos estejam cadastrados no TOTVS Educacional (Calendário | Eventos Acadêmicos), sendo listado o nome do evento.

  • Tarefas/Ocorrências: nesta área serão listadas as tarefas a serem realizadas pelo usuário de acordo com a unidade logada. O formato da descrição é semelhante a uma nota ou lembrete para o usuário, informando da tarefa. É importante ressaltar que não será exibido o detalhe do registro que gerou tal tarefa/ocorrência.


Tela de Tarefas/Ocorrências do Professor



Tela de Tarefas/Ocorrências do Aluno


Expandir
titleSegmento (primeiro nível da palavra chave) - Win

Descrição do Processo

O cadastro do Segmento (Palavra-chave 1) define o segmento de referência do cadastro da matriz curricular da oficina, portanto para criar oficinas do Novo Ensino Médio, será necessário informar para cada segmento o tipo de oficina e o curso.  

Aviso
titleImportante
:

O cadastro de Segmentos será global o que significa que seus registros são visíveis a todas as coligadas e unidades de ensino/filiais e poderão ser utilizados na solução customizada independente da unidade de ensino/filial.

Detalhamento do Processo
O usuário deverá acessar no por TOTVS Educacional , o menu | Customização | Gestão de Portal Oficinas | Cadastros | SegmentoPalavras Chave. Ao acessar esta opção o usuário poderá: excluir (caso a palavra chave não estiver em uso por alguma oficina), inserir ou editar o Segmento.

Image RemovedImage Added


Os atributos/campos pertinentes e este cadastro e seus significados segue como listado a seguir:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Segmento

Campo alfanumérico de tamanho restrito a 120 caracteres. Não permitirá qualquer tipo de formatação. Campo de preenchimento obrigatório.

Ativo

Indicador se a palavra-chave está ativa e poderá ser utilizada nas oficinas. Apesar de uma palavra-chave estar 'inativa' ela será apresentada na opção de filtros de localizar oficinas (pois podem existir oficinas que foram cadastradas com tal palavra-chave').

Tipo de OficinaCampo do tipo lookup para seleção do tipo da Oficina. Preenchimento Obrigatório
CursoCampo do tipo lookup para seleção do curso que estiver relacionado ao segmento.


Ao inserir um registro de palavra-chave e acionar a opção de gravar ocorrerá a validação se a palavra-chave é única entre os registros existentes de palavra-chave. Caso não seja única será exibida mensagem de erro.Image Removed


Image Added 


Ao se inserir uma palavra-chave, por padrão, ela será/estará ativa.

O campo Palavra Chave 1, foi alterado para Segmento. 

Ao acessar a interface serão listados os seguintes campos na aba Identificação:

  • Segmento: terá como objetivo permitir que o usuário defina o segmento de referência do cadastro da matriz curricular, para elaboração das oficinas. Cada matriz possui segmentos específicos para identificar as matrículas dos alunos em oficinas do novo  Ensino Médio.
  • Tipo de oficina: terá como objetivo permitir que o usuário defina o tipo de oficina de acordo com o cadastro da (tabela dinâmica do Req. 01) vinculado a uma matriz curricular para criação de salas do novo ensino médio  no portal. Este campo também deverá ser exibido na visão da palavra chave.
  • Curso: lista todos os cursos vinculados a matriz curricular, o usuário deverá definir o curso para identificar as matrículas dos alunos em oficinas do novo  Ensino Médio. 

A aba de identificação 

Image Removed


Aba: Identificação 

Image Added

Image AddedImage Removed

Observação: Não será permitido selecionar o Tipo de Oficina igual a Técnico. Essa classificação é utilizada apenas nas disciplinas da matriz curricular.

Após escolher o tipo de oficina, selecionamos o curso, de acordo com a imagem abaixo:

Ao tentar excluir uma palavra chave que possui registros associados, será exibida mensagem de erro
Image RemovedImage Added


O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.


Image RemovedImage Added

Expandir
titlePalavras-Chave 'filha' (segundo nível) – Win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Através do menu Customização | Gestão de Portal Oficinas | Cadastros | Segmento o usuário deverá incluir/alterar/excluir as informações de Segmentos, somente após inserir o mesmo irá conseguir inserir a palavras-chave filha.

Descrição do Processo
O cadastro de palavras-chave 'filhas' será disponibilizada através de um anexo do cadastro de Segmento.


Detalhamento do Processo
Após o registro do Segmento, será apresentado uma visão de anexo para inserção da palavra-chave filhas e as operações de inclusão, exclusão e alteração disponíveis para a manutenção dos registros.
Não será permitido a inclusão de palavras-chave filhas cuja palavra-chave 'pai' estiver inativa. O sistema irá emitir mensagem de erro.



Os atributos/campos pertinentes e este cadastro e seus significados segue como listado a seguir:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Palavra-Chave

Campo alfanumérico de tamanho restrito a 30 caracteres. Não permitirá qualquer tipo de formatação. Campo de preenchimento obrigatório.

Ativo

Indicador se a palavra-chave filha está ativa e poderá ser utilizada nas oficinas. Apesar de uma palavra-chave filha estar 'inativa' ela será apresentada na opção de filtros de localizar oficinas (pois podem existir oficinas que foram cadastradas com tal palavra-chave').


Ao inserir um registro de palavra-chave 'filha' e acionar a opção de gravar ocorrerá a validação se a palavra-chave é única entre os registros existentes de palavras-chave 'filhas' de mesma palavra-chave 'pai'. Poderá existir a mesma palavra-chave (o mesmo texto) cadastrado na entidade palavras-chave 'pai' e nas palavras-chave 'filha' (desde que a palavra-chave 'pai' seja diferente). Caso já exista será exibida mensagem de erro.


Ao se inserir uma palavra-chave, por padrão, ela será/estará ativa.


Importante:

O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.


...

Expandir
titleHabilidades das Competências – Win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para este processo é necessário que as Habilidades e as Competências tenham seus registros no sistema.


Descrição do Processo
O cadastro de habilidades das competências se refere a relacionar quais as habilidades estarão vinculadas a quais competências e neste caso, para cada competência, podemos ter um ou mais habilidades relacionadas.
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas | Anexo: Competências, o usuário irá, a partir do anexo ser apresentado a uma visão das associações de competências e habilidades já relacionadas (relativo à disciplina selecionada) e as operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros.


Detalhamento do Processo
O anexo Habilidades da Competência, não contêm uma interface (tela) de edição e portanto não permite alterações. A exclusão de registros segue o padrão dos cadastros do TOTVS RM, através da seleção do registro a se excluir e acionando a opção 'Excluir' no menu da visão. A inclusão de registros será realizada através de um processo citado mais abaixo.
O cadastro de habilidades da competência conterá os seguintes campos:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático.

Identificador da Competência

Identificador do registro de competência ao qual se refere a habilidade. Através deste campo é que é realizado o relacionamento entre a habilidade e a competência

Identificador da Habilidade

Identificador do registro de habilidade. Este campo indica qual a habilidade que está relacionada ou está sendo relacionada a uma determinada competência.


...

Expandir
titleCampo Complementar Tipo Oficina no cadastro de Disciplinas da Matriz Curricular

Descrição do Processo
Foi disponibilizado um campo complementar no cadastro da disciplina da matriz curricular, disponível em: TOTVS Educacional |Currículo e Oferta | Matriz Curricular | Período | Disciplinas da Matriz | Campos complementares | Tipo de Oficina.

Image RemovedImage Added

Ao clicar em lookup aparecerá o tipo de oficina, com os respectivos código e descrição: FGB- Formação Geral Básica; ILH- Linguagens e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; IMN- Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias; ITS- Interseriado; TEC- Técnico.

Para o Novo Ensino Médio foi criado uma oficina para cada série por trimestre, onde não será permitido misturar alunos em séries diferentes.

Já para a Educação Básica (Anos Iniciais e Finais) as oficinas serão do tipo Interseriado e serão mantidas as regras existentes de interseriação.

Caso o tipo de oficina esteja com o status em andamento, aparecerá uma mensagem informando que não é possível alterar o tipo de oficina, porque a grade pertence a uma(s) oficina(s) está com status em andamento, conforme a imagem abaixo:


Expandir
titleConteúdo das Disciplinas - Win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível o cadastro de conteúdo, é necessário que as disciplinas estejam devidamente cadastradas no TOTVS Educacional. Também é necessário o cadastro do Conteúdo Agrupador.


Descrição do Processo
Os conteúdos são por disciplina e poderemos ter vários conteúdos relacionados a uma disciplina. Uma vez que o cadastro de disciplinas é por nível de ensino do SGE, independente da unidade de ensino/filial, implica que os conteúdos serão por nível de ensino e, conforme citado, por disciplina.
O cadastro dos conteúdos é realizado através de um anexo do cadastro de disciplinas por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas | Anexo: Conteúdos. A partir de então será apresentado uma visão com os registros cadastrados dos conteúdos (relativos à disciplina selecionada) e uma interface de edição com os atributos do registro dos conteúdos. As operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros a partir da interface de visão e/ou edição.


Image RemovedImage Added


Entre as informações do conteúdo será necessário selecionar um conteúdo agrupador (uma espécie de classificação do conteúdo) onde o conteúdo em si se enquadra. O cadastro do conteúdo agrupador, será por meio do menu Customização | Portal Oficinas | Conteúdo Agrupador de Conteúdos.
Image Removed Image Added 
Image RemovedImage Added

Detalhamento do Processo
Na visão dos conteúdos das disciplinas teremos todas as colunas deste cadastro inclusive a coluna de 'Descrição' do tópico de conteúdo com a particularidade de apresentar somente a parte inicial do texto pois o campo não possui restrição de tamanho e o tamanho da coluna, na visão, pode ser redimensionável.
Segue abaixo a lista de campos a serem disponibilizados e suas particularidades:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado

Ativo

Indicador se o registro de conteúdo está ativo e poderá ser utilizado/considerado em outras funcionalidades da solução customizada de gestão de oficinas.

Cód. Conteúdo

Campo será do tipo texto que será preenchido pelo usuário manualmente  ou preenchido automaticamente de acordo com os dados enviados no processo de importação da planilha. 

Tópico de Conteúdo

Campo texto restrito a no máximo 120 caracteres, sem a possibilidade de qualquer tipo de formatação, de preenchimento livre por parte do usuário cuja finalidade é possibilitar um nome significativo ao registro de competência de maneira a identificar o registro sem a necessidade de acessar a interface de edição.

Descrição

Campo texto sem restrição de tamanho para que o usuário, caso deseje, descreva detalhes relativo ao conteúdo. Este campo não permitirá formatações (exemplos: negrito, sublinhado)

Conteúdo Agrupador

Campo para que o usuário informe (selecione um dos itens) a qual agrupador o conteúdo se enquadra.

Disciplina

Campo de preenchimento automático de acordo com a disciplina selecionada no momento que o usuário clicar em 'Incluir' no cadastro de conteúdo. Este campo manterá a relação entre o conteúdo e a disciplina, isto é, de qual disciplina é o conteúdo. Será apresentado no cadastro apenas para leitura/visualização, isto é, não poderá ser alterado.


Para este cadastro teremos como obrigatório os campos 'Tópico de conteúdo' e 'Conteúdo agrupador'.


Importante:

O acesso a este cadastro (que é um anexo do cadastro de disciplinas do SGE) será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.


Image RemovedImage Added


Caso o registro de conteúdo não estiver em uso por alguma entidade da solução customizada então exclui o registro, caso contrário a exclusão é interrompida e mensagem de erro é apresentada ao usuário.


...