Histórico da Página
...
Como proceder ao acessar o Identity e aparecer o erro "Credenciais de acesso inválidas"?
Solução
Esse erro ocorre ao realizar login no Identity. É um dos erros genéricos mais comuns e possui várias causas associadas. Listamos abaixo os principais motivos para que essa situação ocorra e seu, respectivos, modos de resolução:
...
01. Senha do usuário incorreta:
a) Caso a senha esteja incorreta, o usuário poderá fazer a redefinição, conforme a documentação: Identity | Login | Recuperação de senha pessoal
...
02. Usuário desativado no Identity:
a) Se o usuário estiver desativado no Identity, também ocorrerá o erro de "Credenciais de acesso inválidas".
b) Se for o caso, o Administrador Corporativo deve ir em Usuários.
c) Pesquisar o e-mail do usuário na tela Gerenciar usuários.
d) Acessar o cadastro do usuário e clicar em Mais Opções.
e) Acionar Ativar usuário.
03. Mecanismo de expiração de senha no Active Directory:
a) O Identity respeita a configuração do Active Directory local e impede o login do usuário se a senha estiver expirada.
b) É necessário que o usuário defina uma nova senha no Active Directory local para efetuar o login. Saiba mais em: Identity | Senha pessoal x senha de rede
...
04. Usuário preso na lista de aceitos do Active Directory:
a) Com um usuário Administrador Corporativo no Identity, acesse a aba Usuários.
b) Pesquise o e-mail completo e verifique se aparece na lista de usuários do Identity (Gerenciar usuários).
c) Caso o e-mail NÃO seja encontrado, acesse Configurações.
d) Clique em Active Directory.
e) Acione Gerenciar Active Directories.
f) Busque pelo e-mail do usuário dentro do Active Directory.
g) Por vezes, ocorre duplicidade na base do Identity e o usuário não aparece na listagem principal, porém, dentro do Active Directory, consta como aceito.
h) Se isso ocorrer, solicite a alteração através de um ticket no Portal do Clientena Central de Atendimento, através das opções Nova Solicitação → Suporte Técnico. Assim, o time de suporte moverá o usuário para pendente através das APIs disponíveis.
...
05. SmartSync e/ou Active Directory indisponíveis no contexto:
a) Com um usuário Administrador Corporativo no Identity, acesse Configurações.
b) Clique em Active Directory.
c) Acione Gerenciar Active Directories.
d) Verifique se as colunas SmartSync e AD estão com status Disponível.
e) Quando o usuário estiver provisionado em um Active Directory via SmartSync, é necessário que esses servidores estejam disponíveis no Identity.
f) Caso o SmartSync ou Active Directory estiver indisponível, inicie-o localmente.
g) Enquanto o status Disponível não aparecer nas configurações, ninguém da empresa conseguirá logar com a senha de rede.
06. Valor de objectGUID divergente entre o Active Directory local e o Identity:
a) Com um usuário Administrador Corporativo no Identity, acesse a aba Usuários.
b) Pesquisar o e-mail do usuário na tela Gerenciar usuários.
c) Acessar o cadastro do usuário, ir nas informações de provisionamento e clicar em Mais detalhes.
d) Esse é o valor de objectGUID que está cadastrado no Identity.
e) Para encontrar o valor de objectGUID cadastrado no Active Directory local, acesse a documentação: Identity | Como obter o objectGUID de um usuário no Active Directory?
f) Os valores de objectGUID tanto no Identity, como no Active Directory local, precisam ser iguais. Do contrário, é necessário forçar uma sincronização para atualizar esse valor. Saiba como em: Identity | Como forçar sincronização entre o Active Directory e o Identity?