Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Descrição

Acompanhamento do Aluno

Objetivo

Acompanhar do aluno durante todo o período letivo, a fim de que se possam ser tomadas quaisquer providências necessárias para mudança de um cenário que vai contra os objetivos e princípios da Escola.


O Acompanhamento do Aluno permite realizar a gestão e acompanhamento de diversos fatores relacionados ao andamento do corpo discente no período letivo, tais como: Rendimento escolar, infrequência contínua do aluno e possíveis evasões, débitos financeiros, entre outros.

Os relatórios gerenciais possibilitam que a coordenação pedagógica e o grupo gestor da Unidade Operacional (Filial) possa emitir relatórios gerenciais e registrar as solicitações para alteração de situação do aluno conforme a necessidade.

Os relatórios são emitidos através do Módulo TOTVS Educacional l Educacional 

Image Modified


São exemplos de relatórios:

  • Relatório de Rendimento Escolar;
  • Relatório de Possíveis Evasões;
  • Relatório de Notas da Unidade Curricular l Diário de Classe;
  • Relatório de Pendência Financeira do Aluno.

RELATÓRIO DE RENDIMENTO ESCOLAR - EMISSÃO

O relatório de Rendimento Escolar é emitido a partir da Matrícula no Período Letivo.

Para emissão, em: Matrícula e Avaliação, selecione Matrículas.

Selecionadas as matrículas para as quais se deseja emitir o relatório, em: Anexos, selecione: Relatórios e, em seguida, selecione o relatório: Rendimento Escolar.

Image Modified

RELATÓRIO DE POSSÍVEIS EVASÕES - EMISSÃO

O relatório de Possíveis Evasões apresenta as faltas dos alunos por disciplina, possibilitando o devido acompanhamento dos alunos que estão com alto índice de infrequência, a fim de minimizar o índice de evasões, por exemplo.

Para emissão, em: Currículo e Oferta, selecione: Turmas/Disciplinas.

Selecionadas as Turmas/Disciplinas para as quais se deseja emitir o relatório, em: Anexos, selecione: Relatórios e, em seguida, selecione o relatório: Possíveis Evasões.

Image Modified

RELATÓRIO DE NOTAS DA UNIDADE CURRICULAR - EMISSÃO

O relatório de Notas da Unidade Curricular compõe o Diário de Classe e é uma importante ferramenta para auxílio na consulta de notas e/ou situações do aluno.

Para emissão, em: Currículo e Oferta, selecione: Turmas/Disciplinas.

Selecionadas as Turmas/Disciplinas para as quais se deseja emitir o relatório, em: Anexos, selecione: Relatórios e, em seguida, selecione o relatório: Diário de Classe Escolar.

Em seguida, informe o parâmetro referente ao código da etapa de notas a ser consultada e clique em: Submeter.

Image Modified

RELATÓRIO DE PENDÊNCIA FINANCEIRA - EMISSÃO

O relatório de pendência financeira relaciona todos os débitos financeiros do aluno para com a instituição, independente do período letivo e curso, por exemplo.

Para emissão, em: Currículo e Oferta, selecione: Alunos.

Selecionadas os alunos para as quais se deseja emitir o relatório, em: Anexos, selecione: Relatórios e, em seguida, selecione o relatório: Pendências Financeiras do Aluno.

Image Modified


Dica
titleDica:

Após a emissão dos relatórios, é de responsabilidade do usuário designado realizar as análises pertinentes, identificando os casos em que o aluno apresenta notas abaixo do esperado, o que pode resultar em uma possível solicitação de desistência, trancamento ou transferência. Essa etapa é fundamental para garantir a identificação precoce de situações que demandem atenção especial, visando o acompanhamento e suporte adequados aos alunos em questão.


Desta maneira, a partir do monitoramento via relatórios gerenciais e intervenções pedagógicas, pode-se elaborar um Plano de Ação, contemplando as alternativas adotadas.

O registro do Plano de Ação e as alternativas adotadas, devem ser aplicadas a um Campo Complementar específico para a finalidade, que pode ser associado tanto à Matrícula no Período Letivo do Auno, como na Turma.




Aviso
titleAviso:

Entretanto, quando o aluno desejar solicitar a Transferência, Desistência ou Trancamento de matrícula, é necessário abrir uma solicitação (workflow) via Portal do Aluno ou através do Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, para a efetivação da alteração de situação de Matrícula.

Essa solicitação poderá ser feita através do Portal do Aluno l Menu Requerimentos l Disponíveis ou via TOTVS Educacional l Atividades Acadêmicas l Requerimentos.


ALTERAÇÃO DA SITUAÇÃO DE MATRÍCULA - SOLICITAÇÃO VIA BALCÃO DE ATENDIMENTO (SECRETARIA ESCOLAR)

O registro da solicitação realizado via Secretaria Escolar l Balcão de Atendimento está disponível no Módulo TOTVS Educacional l Educacional.

...

Após, clique em: Avançar.

Image Modified


Informe os dados do aluno, como:

...

Após, clique em: Avançar.

Image Modified


Informe os dados da solicitação, sendo:

  • Local da Entrega;
  • Justificativa;
  • Curso.
  • Após, clique em: Avançar e, em seguida, clique em: Executar.

Image Modified


Finalizado o registro da solicitação, a mesma será apresentada com status: Em Análise (Em Andamento).

...

Registrada a Solicitação de Atendimento , o processo de atendimento é realizado via Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, seguindo o fluxo de análise até a sua aprovação.

Durante a análise, poderão ser aplicadas as seguintes condições de conclusão: 

  • Alterar Status do Aluno;
  • Verificar Débitos Financeiros;
  • Indeferido;
  • Elaborar e Implantar Plano de Ação.


Aviso
titleAviso:

Caso o atendimento seja deferido, a secretaria deverá proceder com a alteração da situação de matrícula do aluno para Desistente.


ALTERAÇÃO DA SITUAÇÃO DE MATRÍCULA - SOLICITAÇÃO VIA PORTAL DO ALUNO

O registro da solicitação realizado via Portal do Aluno está disponível através do Menu: Secretaria l Requerimentos l Aba: Disponíveis.

...

Registrada a Solicitação de Atendimento , o processo de atendimento é realizado via Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, seguindo o fluxo de análise até a sua aprovação.

Durante a análise, poderão ser aplicadas as seguintes condições de conclusão: 

  • Alterar Status do Aluno;
  • Verificar Débitos Financeiros;
  • Indeferido;
  • Elaborar e Implantar Plano de Ação.


Aviso
titleAviso:

Caso o atendimento seja deferido, a secretaria deverá proceder com a alteração da situação de matrícula do aluno para Desistente.




ALTERAÇÃO DA SITUAÇÃO DE MATRÍCULA - SOLICITAÇÃO DEFERIDA

Realizado o Acompanhamento do Aluno, quando deferido o atendimento, associado à Condição de Conclusão: Alterar Status do Aluno, é necessário que se aplique a alteração da Situação de Matrícula no Período Letivo.

...