Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Característica do Método, o cálculo Financeiro é feito partindo da TAXA NOMINAL informada na tela de RENEGOCIAÇÃO, assim, para o cálculo Financeiro (Cliente vai pagar) não tem alteração), já o cálculo Contábil o sistema deve considerar o valor de principal deduzido dos custos e despesas onde deve invidir a TEJ Taxa efetiva de juros.

OBS.:  O cálculo p chegada/apuração dos valores para metodologia Pura, estão contidos na planilha disponibilizada no drive “Avaliação TEJ - IFRS9 - Publicada - Outros Custos - em andamento.xlsx”, contemplando o esboço de cálculos para operações c/ juros sobre saldo devedor na aba “SLD DEV - Met. Pura – Reneg”, e operações com juros sobre saldo da parcela conforme aba “SLD PARC - Met. Pura – Reneg”.

      • Não há alterações para efeito do cálculo de tributo;
      • Em caso da inexistência de valores classificados como custos e despesas de transações lançados em tela de despesas adicionais, não há alterações, os valores do fluxo contábil e financeiro são iguais;
      • Não há alterações p/ renegociação com troco (c/ nova liberação de recurso) - O tratamento de cálculo é o mesmo explanado acima;
      • Não há alterações p/ renegociação de mais de uma operação -  O tratamento de cálculo é o mesmo explanado acima, ou seja, ao que tange calculo prevalece a taxa efetiva apurada a partir das informações lançadas em taxa nominal, valores, prazos, etc.

...

Para efeito de cálculo, o saldo CONTÁBIL a reestruturar, aplica-se a descapitalização do valor apurado no fluxo financeiro (item acima) pela TAXA EFETIVA da operação original, ou seja, ao valor que o cliente irá pagar trazemos a valor presente na data da reestruturação pela taxa EFETIVA da operação original.OBS.:  O cálculo p chegada/apuração dos valores para metodologia reestruturação Diferenciada, estão contidos na planilha disponibilizada ao drive “Avaliação TEJ - IFRS9 - Publicada - Outros Custos - em andamento.xlsx”, contemplando o esboço de cálculos para operações c/ juros sobre saldo devedor Aba “SLD DEV - Met. Pura. - Reestr.”, e operações com juros sobre saldo da Aba “SLD PARC - Met. Pura. – Reestr”.

Resumindo, o Valor Financeiro (valor que o cliente vai pagar), é calculado partindo do novo valor principal apurado pela taxa nominal informada em tela, aplicada ao prazo apurado do fluxo de vencimentos; já o Valor Contábil é apurado pela descapitalização dos resultados finais do fluxo financeiro pela taxa efetiva da operação original da data da reestruturação.

...