Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

No caso em que o transporte não é de responsabilidade do emitente, o destinatário poderá gerar o evento, com o mesmo objetivo de autorizar que o transportador fique autorizado a acessar o XML da NF-e.
Nos casos de redespacho ou subcontratação, definido o transportador contratado, este poderá também autorizar outro transportador participante da mesma operação de transporte a acessar o XML da NF-e

03. SOLUÇÃO

Estamos Para permitirmos a inclusão e autorização do evento do ator interessado, o módulo de recebimento esta liberando o monitor de evento do ator interessado, para permitir que o destinatário ou o transportador (em caso de redespacho ou subcontratação) possa autorizar o responsável pelo transporte a ter acesso ao XML da NF-e.

Ao acessar o Para a inclusão de um evento será necessário acessar o monitor de evento do ator interessado NF-e , e na tela inicial será apresentado a tela de listagem com os eventos já cadastrados, com filtro inicial com eventos com situação igual a não enviado e enviado, mas sendo possível realizar a pesquisa rápida por chave de acesso ou pelo número do documento, ou utilizar a busca avançada para realizar o filtro por situação do evento, faixa de estabelecimento, faixa de emitente, faixa de série documento, faixa de número documento, faixa de data de inclusão e faixa de data de envio.

Image Modified

Através do botão Novo, disponível Ainda na tela de listagem, foram disponibilizada as seguintes ações no ícone Image Added:

  • Visualizar: ao acionar esta ação, o usuário será redirecionado da tela de visualização do evento, os campos serão apresentados desabilitados;
  • Editar: 

...

  • ao acionar esta ação, o usuário será redirecionado da tela de edição do evento, permitindo a edição  dos campos Autor evento, CNPJ/CPF do ator interessado e Tipo autorização, a edição somente será permitida para eventos com situação igual à não enviado ou rejeitado;
  • Duplicar: ao acionar esta ação, será efetuado a cópia do registro e incrementando a sequência do evento e permitirá alterar os campos Autor evento, CNPJ/CPF do ator interessado e Tipo autorização;
  • Enviar: ao acionar esta ação, será enviado o evento do ator interessado ao Sefaz por intermédio do TSS ou TC2, alterando a situação do evento para enviado;
  • Consultar: ao acionar esta ação, será consultado o evento do ator interessado junto Sefaz por intermédio do TSS ou TC2, podendo ficar com a situação de autorizado, rejeitado;
  • Excluir: permitirá ao usuário excluir o evento com situação igual à não enviado ou rejeitado.

Nas ações de página da listagem temos as seguintes opções:

  • Novo, permite a inclusão de um novo evento, onde o usuário será redirecionado

...

  • para tela de inclusão, permitindo a digitação das informações do evento do ator interessado;
  • Atualizar, que efetua atualização das informações da listagem;
  • Outras Ações, será utilizada para o envio ou consulta de eventos selecionados na listagem, se for selecionado apenas um evento, o envio ou consulta ocorrerão de forma on-line, ao selecionar vários registros será apresentado uma modal informando que o envio ou consulta do evento ocorrerão em RPW.

Agora que detalhamos sobre a tela de listagem, iremos detalhar a tela de inclusão e edição do evento do ator interessado.

Ao acionar o botão novo o usuário, será direcionado para tela de inclusão do evento e todos os campos serão apresentados vazios, mas ao informar a chave de acesso, será feito a sugestão da sequência do evento,   conforme a NT 2020.007 será permitido podendo ter até 20 sequências sequencias do evento do ator interessado para uma mesma chave de acesso, conforme detalhado na NT2020.007.

O campo de versão, será apresentado desabilitado e será preenchido com a versão informada no programa CD0403-Manutenção do estabelecimento, campo versão evento (ator interessado), disponível no folder documentos eletrônicos.

Campos estabelecimento e emitente , serão preenchidos automaticamente inicialmente serão apresentado em branco permitindo a digitação manual, mas o sistema efetuará a sugestão automática, se a chave de acesso da NF-e informada no evento, já exista no recebimento fiscal ou no monitor NF-e, para o monitor NF-e será sugerido o campo os campos de estabelecimento e emitente disponíveis nos dados traduzidos do documento NF-e,  conforme a imagem abaixo, caso o documento de NF-e ainda não foi lançado o usuário poderá informar manualmente ou utilizar o programa de pesquisa. 

No campo Autor do evento, poderá ser informado o destinatário ou o transportador no caso de subcontratação ou redespacho, este campo ficará habilitado no modo inclusão, edição e ao efetuar a cópia do registro.

No campo CNPJ/CPF do ator interessado, informar o CNPJ ou CPF do transportador que está autorizado a autorizar outros transportadores para terem ter acesso ao download da NF-e. Ao adicionar mais de um evento para a mesma chave de acesso as informações do CNPJ ou CPF do ator interessado deverão ser diferentes para cada sequência do evento do ator interessado.

...

Afinal da inclusão do evento, será possível salvar o evento para posterior envio pela tela de listagem e o evento ficará com situação igual à não enviado, ou salvar e enviar o evento ao Sefaz por intermédio do TSS ou TC2 .

Retornando para tela de listagem, após a inclusão do evento, será possível realizar algumas ações na linha do evento acionando o ícone Image Removed , conforme segue abaixo:

e neste caso o evento ficará com a situação igual à enviado.

Considerações:

  • Para eventos que já foram enviado
  • Visualizar: ao acionar esta ação, o usuário será redirecionado da tela de visualização do evento, onde as informações e campos serão apresentados desabilitados;
  • Editar:  ao acionar esta ação, o usuário será redirecionado da tela de edição do evento, somente será permitida a edição de evento com situação igual à não enviado ou rejeitado;
  • Duplicar: ao acionar esta ação, será efetuado a cópia do registro e incrementando a sequência do evento e permitirá alterar os campos Autor evento, CNPJ/CPF do ator interessado e Tipo autorização;
  • Enviar: ao acionar esta ação, será enviado o evento do ator interessado ao Sefaz por intermédio do TSS ou TC2;
  • Consultar: ao acionar esta ação, será consultado o evento do ator interessado junto Sefaz por intermédio do TSS ou TC2;
  • Excluir: permitirá ao usuário excluir o evento com situação igual à não enviado ou rejeitado.

Será possível realizar a cópia do evento, através da opção duplicar, onde será redirecionado para outra tela com as informações preenchidas, conforme o registro que foi duplicado, alterando automaticamente a sequência do evento para a próxima sequencia do evento referente aquela da chave de acesso e permitindo a edição de alguns campos, como autor do evento, CNPJ/CPF do ator interessado e tipo autorização.

Caso não seja enviado ainda o evento será A consulta da situação do evento, será realizada através da ação da listagem, opção Consultar ou pela ação da página da listagem, selecionando um ou vários registros na listagem , após clicando em outras Outras Opções e acionar a ação Consultar. Quando selecionado apenas um registro será realizada a consulta de forma on-line, caso seja selecionado vários registro na listagem, a execução da consulta ocorrerá utilizando o RPW.

Após o envio do evento o XML de envio ficará disponível para download e será apresentada na tela de edição/visualização a data, hora e usuário que realizou o envio do evento.

A consulta da situação do evento, será realizada através da ação da listagem, opção Consultar ou pela ação da página da listagem, selecionando um ou vários registros na listagem , após clicando em outras Outras Opções e acionar a ação Consultar. Quando selecionado apenas um registro será realizada a consulta de forma on-line, caso seja selecionado vários registro na listagem, a execução da consulta ocorrerá utilizando o RPW.

O envio e consulta de vários registro será utilizado via rpw e para isso será necessário que o servidor rpw esteja informado no programa Parâmetros do conversor NF-e/CT-e/NFS-e Html na aba gerais. 

...

  • TC2 ou TSS, será possível consultar a data/hora e o usuário que realizou o envio do evento e também realizar download do XML de envio, na tela de edição ou visualização do evento.
  • Para eventos com situação de autorizado, será possível consultar a data/hora e protocolo de autorização e também realizar download do XML autorizado, na tela de edição ou visualização do evento.
  • Evento do ator interessado com situação sido rejeitado, poderá ser editado e feito um novo envio, da mesma sequência do evento, até que a mesma seja autorizada.
  • Caso tenha sido criada mais uma sequência de evento para mesma chave de acesso, caso a anterior não tenha sido autorizada e utilizado o TSS como meio de transmissão será apresentada a validação "36370  [TSS NFERETORNAEVENTO] Problema na consulta da situação do Ator Interessado na  NF-e no TSS. (NFERETORNAEVENTO): TOTVS Service SOA TSS : 003 - ID do evento incorreto", e a situação do evento do ator interessado ficará igual à não enviado.

04. ASSUNTOS RELACIONADOS

...