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Produto:

Microsiga Protheus®

Versões:

12.1.2410

Ocorrência:

Integração de Documentos Fiscaisdocumentos fiscais


Índice

01.Visão geral

A integração dos cadastros documentos fiscais trás para o TAF de forma automática as informações de cadastros predecessores obrigatórios à integração dos documentos, essas informações são importante tanto para manter a integridade das informações apresentadas nos documentos fiscais como para a apuração do tributo e geração de arquivos para o SPED. Cada cadastro tem sua particularidade, que serão apresentadas nos detalhamentos que virão a seguir nesse documentopresentes nos documentos lançados nos livros fiscais.

02.Em que momento essas informações serão integradas

No ato da geração de lançamento dos documentos fiscais nos livros fiscais, o sistema fará a verificação dos cadastros necessários, daí então antes da integração do documento será verificado se esses cadastros já existem ou não no TAF, se já existirem e for necessário serão atualizados, se não, serão incluídos automaticamenteiniciará a integração para o TAF.

03.De que forma serão feitas as integrações

Para que esse processo seja mais performático, as integrações exceto a de Participantes foram feitas via procedures escritas diretamente no banco de dados e chamadas na aplicação ao final da geração dos documentos a integração é feita de maneira assíncrona, de forma totalmente transparente, sem que o usuário tenha de esperar por ela. O proceso é iniciado de forma instantânea, após o lançamento de um documento fiscal nos livros fiscais.

04. Cadastros que serão integrados

4.1 Produtos

4.1.1 Tabelas do sistema envolvidas no processo

TAF
C1L - Identificação do item

ERP
SB1 - Tabela de produtos
SB5 - Dados adicionais do produto
CDN - Código do ISS
F2Q - Complemento fiscal

4.1.2 Tabela dos campos que serão integrados e "de: para:" das informações.

TAF

ERP

DESCRIÇÃO

C1L_CODIGO

B1_CODIGO

Código do item

C1L_DESCRI

B1_DESC

Descrição do item

C1L_TIPITE

B1_TIPO

Tipo do item

C1L_CODNCM

B1_POSIPI

Cód. Id Ncm

C1L_CODGEN

B1_CODISS

Código gênero

C1L_CODSER

CDN_CODLST

Cód. Id serviço

C1L_CODIND

B5_CODGRU

Grupo bebida

C1L_ORIMER

B1_ORIGEM

Cód. Identificador origem

C1L_ALQICM

B1_PICM

Alíquota ICMS

C1L_ALQIPI

B1_IPI

Alíquota IPI

C1L_DTINCL

B1_DATREF

Data de inclusão

C1L_SRVMUN

CDN_CODLST

Cód. do serviço municipal

C1L_IDCEST

B1_CEST

Cód. especificador ST

C1L_IDTSER

F2Q_TPSERV

Tipo de serviço

4.2 Unidade de medida

4.2.1 Tabelas do sistema envolvidas no processo

TAF
C1J - Unidade de medida

ERP
SAH - Unidade de medida

4.2.2 Tabela dos campos que serão integrados e "de: para:" das informações.

TAFERPDESCRIÇÃO
C1J_CODIGOAH_UNIMEDCódigo da unidade de medida
C1J_DESCRIAH_DESCPODescrição da unidade de medida

4.3 Plano de contas

4.3.1 Tabelas do sistema envolvidas no processo

TAF
C1O - Plano de contas

ERP
CT1 - Plano de contas

4.3.2 Tabela dos campos que serão integrados e "de: para:" das informações.

TAFERPDESCRIÇÃO
C1O_DTALTCT1_DTEXISData ERP
C1O_CODNATCT1_NATCTACódigo da natureza
C1O_INDCTACT1_CLASSETipo da conta
C1O_DESCRICT1_DESC01Descrição da conta
C1O_CTASUPCT1_CTASUPConta superior
C1O_DTCRIACT1_DTEXISData de criação
C1O_NATURECT1_NORMALNatureza da conta

4.4 Centro de custo

4.4.1 Tabelas do sistema envolvidas no processo

TAF
C1P - Centro de custo

ERP
CTT - Centro de custo

4.4.2 Tabela dos campos que serão integrados e "de: para:" das informações.

TAFERPDESCRIÇÃO
C1P_DTALTCTT_DTEXISData de inclusão
C1P_CODCUSCTT_CUSTOCódigo centro de custo
C1P_CCUSCTT_DESC01Descrição centro de custo

4.5 Participantes

4.3.1 Informações Gerais

No Início do processo de integração será verificado se o parâmetro MV_HISTTAB (Histórico de alteração de Cadastros) está ativo, caso não esteja ele será ativado.

Para integrar este cadastro se fez necessário a criação de uma tabela (V14). Esta tabela faz o intermédio das informações entre SA1, SA2 e SA4 com a C1H.


4.5.2 Processo de integração

Durante o processo de integração do documento fiscal é identificado seu participante, seja ele cliente ou fornecedor. Caso tenha informações de transportadora preenchidas nos campos F1_TRANSP ou F2_TRANSP neste momento também será identificado o participante do transporte. Logo após são capturadas informações e montado uma chave (CNPJ ou CPF + Insc. Estadual + Insc. Municipal + Cod. Município + CEP + Estado) com esta chave é feito uma busca nas tabelas SA1, SA2 e SA4, caso sejam retornados registros é feito um merge destes dados seguindo a ordem de Cliente, Fornecedor e Transportador. Na tabela C1H será criado apenas um registro com os dados unificados no processo anterior. Na tabela V14 será criado um registro para cada participante encontrado desta forma e em cada registro conterá o ID do registro da C1H correspondente.


4.5.3 Atualização do Cadastro

Quando houver alteração nos cadastros de Cliente, Fornecedor ou Transportador, os dados do cadastro de participantes (C1H) serão atualizados junto com a gravação do histórico de alteração de cadastro (tabela AIF).


4.5.4 Processo de Saneamento do Cadastro

No ato da efetivação do cadastro do participante na tabela C1H será feita uma busca pela chave (CNPJ ou CPF + Insc. Estadual + Insc. Municipal + Cod. Município + CEP + Estado) caso seja encontrado algum cadastro o mesmo será considerado como obsoleto e logo após a gravação do cadastro novo. Para novos lançamentos dentro do TAF os cadastros obsoletos não poderão mais serem utilizados.


4.5.5 Tabelas do sistema envolvidas no processo

TAF

C1H – Cadastro de Participantes

...

SA4 – Cadastro de Transportador


4.5.6 Tabela dos campos que serão integrados e "de: para:" das informações.