Totvs custom tabs box items |
---|
default | yes |
---|
referencia | visao |
---|
| Desenvolvimento da interface no POUI e das APIs para integrar as informações dos funcionários e afastamentos ao sistema Ahgora. Aviso |
---|
| Requisito para a rotina funcionar: - Ativação do servidor REST na porta multiprotocolo, pelo uso da chave app_environment.
- A integração depende da aplicação da atualização liberada no pacote de expedição do módulo RH a partir de 04/10/2024 e da execução do UPDDISTR com o dicionário diferencial para os releases iguais ou superiores a versão 12.1.033;
- Configuração dos parâmetros MV_AHGORA1 e MV_AHGORA2, com o usuário e senha do integrador, esses dados serão disponibilizados pela Ahgora;
- Habilitar o parâmetro MV_RHAHGOR, para gerar inclusões e alterações geradas no Protheus na tabela de integração.
|
Cadastros Básicos para integração Antes da integração, é necessário que existam cadastros básicos no sistema da Ahgora: - Centro de Custo - Tabela CTT;
- Sindicato - Tabela RCE;
- Turno de trabalho - Tabela SR6;
- Tipos de afastamentos - Tabela RCM;
- Verbas - Tabela SRV; - Obs: As verbas serão usadas nos resultados enviados pela Ahgora para o protheus - Ahgora: API - Resultados
Os códigos deverão ser enviados concatenados com empresa/filial(Quando for exclusiva) e código do registro. Nota |
---|
| Os cadastros básicos serão realizados pela equipe de implantação. Quem estiver responsável pela implantação deverá extrair os dados do Protheus e concatenar os códigos correspondentes de cada empresa/filial antes de importá-los no sistema Ahgora. |
Para essa extração no protheus, pode ser usada a consulta genérica. Documentação: RH - Linha Protheus - GPE - Consulta de informações em arquivos por Consulta Genérica Exemplo de extração de dados no protheus: Meu cadastro de sindicato é compartilhado entre filiais, ou seja, o campo filial está vazio
Tabela RCE de sindicatos com o campo filial vazio:
O código da empresa que vou utilizar é 01:
Recomendamos gerar a tabela pela rotina 'Consulta Génerica' Caminho no menu: Consultas > Cadastros > Genéricos; Filtramos a tabela RCE de sindicatos e clicamos duas vezes em cima do nome da tabela:
Ao abrir a tabela, é possível ver que a filial está vazia, logo, é uma tabela compartilhada entre filiais. Você pode escolher quais campos quer exportar, após isso, pode gerar o arquivo .CSV
O arquivo deverá ser editado para concatenação da empresa + código do sindicato conforme esperado pela Ahgora. Para o código desse exemplo deverá ficar 0100, 0101, 0102. Onde 01 é o código da empresa seguido pelo código do sindicato.
Exemplo de uma tabela exclusiva por filial. SR6 - Turno de trabalho Veja que ao abrir a consulta genérica dessa tabela, é mostrado o campo filial, logo, o código nesse caso será Empresa + Filial + Código do turno = 0101001
|
Totvs custom tabs box items |
---|
|
Primeiro, devemos adicionar a nova tela ao menu. Como sugestão, posicionar dentro do menu Miscelânea no módulo SIGAGPE → Cadastrar o grupo 'Integração Ahgora' e o item 'Integração'
Grupo
Novo Item 'Integração' com a rotina GPEM929 dentro do grupo 'Integração Ahgora'
Clicar em Gerar, preencher com SIGAGPE e clicar em Gerar
|
Totvs custom tabs box items |
---|
| Integração e Opções em tela
Aviso |
---|
| - A integração depende das configurações de parâmetros de usuário e senha de integração com Ahgora, bem como atualização da expedição contínua e aplicação do UPDDISTR com atualização do dicionários de dados, essa parte da atualização poderá ser verificada na seção 'Atualização/Dicionário';
- Toda integração será gravada na tabela RUM, alterações nos registros dos funcionários e afastamentos, também serão gravados na tabela RUM - Integração Ahgora;
- O campo elegibilidade do ponto é obrigatório para o funcionário, veja a seção 'Elegibilidade do Ponto' antes de iniciar a integração.
|
Ao acessar o novo menu criado, abre-se uma nova tela. Nessa nova tela, será exibido o menu para integração dos funcionários, afastamentos e exclusões dos afastamento com a Ahgora
Caso exista alguma divergência, será aberto a tela abaixo mostrando o que falta atualizar ou configurar, a tela de integração só será aberta quando não existir pendências de atualizações e configurações. No exemplo, a porta Multiprotocolo não está habilitada, portanto, a tela de integração não será aberta.
Deck of Cards |
---|
| Card |
---|
id | ponto |
---|
label | Elegibilidade do Ponto |
---|
| Para integração com Ahgora, a elegibilidade do ponto é obrigatório, onde será enviado na integração do funcionário, se o ponto dele é obrigatório ou livre. Essa configuração deve ser feita antes da integração dos funcionários.
Cadastro do Funcionário - Rotina GPEA010 Para alteração da elegibilidade do ponto do funcionário, onde será informado se ele possuí o ponto obrigatório ou ponto livre, o parâmetro que será usado é o MV_RHAHGOR, com o parâmetro habilitado, ao alterar o cadastro do trabalhador, clicar no menu 'Outras ações' > 'Integração Ahgora', será aberta a tela abaixo. A tela também será aberta na inclusão do funcionário, ao confirmar o cadastro.
Ao salvar, será criado um registro no histórico do trabalhador na tabela SR9, esse registro será usado posteriormente na integração do funcionário com o sistema da Ahgora.
Carga Inicial Também foi desenvolvida uma rotina para efetuar a carga inicial referente a elegibilidade do colaborar para o ponto. No cadastro de funcionários, em "Outras Ações", deve ser utilizada a opção "Integração Ponto - Ahgora":
Será aberto um wizard onde poderá ser definidos alguns filtros:
E deve ser informado se existe ou não controle de ponto, a data de elegibilidade para o controle, e as filiais que serão processadas:
Aviso |
---|
| - A data informada não poderá ser maior que a data atual, e será limitada a data de admissão. Como alternativa poderá ser marcado o checkbox "Usa data de admissão" para que defina o controle desde a admissão de cada funcionário.
- Essa rotina deve ser usada para carga inicial, e também para mudanças na elegibilidade em lote. A nova opção será exibida apenas quando a integração com AHGORA estiver ativa.
|
|
Card |
---|
id | IntegAhgoraLista |
---|
label | Integração Funcionários |
---|
| Inicialmente a tela abre vazia esperando que sejam informados os filtros. Na tela inicial o filtro é genérico com filial, admissão de/até e qual status da integração deseja filtrar. Para mais filtros, é necessário acessar a opção de 'Filtros Avançados'
Como sugestão, a 'Data Admissão De' vem preenchida com um mês anterior que a data atual e a 'Data Admissão Até' com a data atual. Filtros de 'Filial' e 'Data Admissão De' são obrigatórios.
Filtro 'Filial' aceita multivalores
Na opção de 'Filtros Avançados', é possível realizar mais alguns filtros específicos além dos filtros já apresentados na primeira tela.
Selecionando os filtros na tela de filtros avançados ou na tela inicial, e ao clicar no botão 'Aplicar Filtros', o sistema buscará as informações dos funcionários. Ao aplicarmos os filtros será apresentada a seguinte tela: Lista de FuncionáriosAo obter a lista de funcionários, temos as colunas: - Status → Correspondente ao status do registro.
- Legenda verde, Tag 'NI' - Integrados - Legenda azul, Tag 'IN' - Não integrados - Legenda vermelha, Tag 'CI' - Com Inconsistências - Legenda laranja, Tag 'AR' - Aguardando Retorno - Matrícula Ahgora → Matrícula composta por Empresa + Filial + Matrícula do funcionário no GPE, campo RA_MAT;
- Nome → Nome do funcionário, campo RA_NOME;
- Dt. Admissão → Campo RA_ADMISSA;
- Dt. Demissão → Campo RA_DEMISSA;
- Turno → Turno do funcionário, campo RA_TNOTRAB;
- Função → Função do funcionário, campo RA_CODFUNC;
- Movimento → Inclusão/Alteração;
- Dt. Movimento → Data da movimentação;
Serão listados 100 registros por página, ao final da página será mostrado o botão para carregar mais resultados.
Selecionando um registro para integração.
Ao integrar o registro, se ocorrer tudo certo, o registro será alterado para 'Aguardando Retorno'.
Com o registro com status com legenda laranja, 'Aguardando Retorno', será necessário atualizar o status para que seja feita a consulta com o sistema Ahgora, para que possamos saber se o registro foi aceito ou não.
Ao final da atualização do status, o registro será alterado, nesse caso alterou para 'IN' - Integrado, ou seja, o registro foi integrado com sucesso.
Registro com erro fica com a legenda em vermelho, e você pode consultar o erro, na opção status que está localizada ao clicar nos 3 pontinhoa na parte direita da tabela.
Status Nesse caso, o retorno do erro para o registro foi o E-mail já cadastrado, erro esse enviado pela Ahgora, ou seja, ela não aceitou o registro, pois o e-mail já está cadastrado em outro funcionário.
Consulta lote A segunda opção é a consulta do lote de envio para o ahgora. Ao abrir a tela do lote, é possível salvar o arquivo .json.
Registros que serão enviados na integração Propriedades | Descrição | Protheus | Observações | matricula | Matrícula Ahgora | Concatenada com Empresa + Filial + RA_MAT |
| nome | Nome do funcionário | RA_NOME |
| pis | Pis do funcionário | RA_PIS |
| matricula_esocial | Matrícula eSocial | RA_CODUNIC |
| dataAdmissao | Data de admissão | RA_ADMISSA |
| dataDemissao | Data de demissão | RA_DEMISSA |
| escala_padrao | Turno do funcionário | RA_TNOTRAB |
| lastChangeDefaultSchedule | Data da troca do turno | RUM_DATTUR |
| ctps | Carteira de trabalho | RA_NUMCP |
| cargo | Função do funcionário | RA_CODFUNC + Descrição da função |
| departamento | Categoria do funcionário (Multi Valores separados por vírgula) | RA_DEPTO + Descrição do departamento |
| sexo | Sexo do funcionário | RA_SEXO |
| email | E-mail do funcionário | RA_EMAIL |
| cpf | CPF do funcionário | RA_CIC |
| rg | RG do funcionário | RA_RG |
| cnpj | CNPJ da filial do funcionário | M0_CGC |
| dataCnpj | Data da transferência do funcionário | RUM_DATTRA |
| centroCusto | Centro de custo do funcionário | RA_CC |
| regimeTrabalho | Categoria do funcionário | RA_CATFUNC |
| dataNascimento | Data de nascimento do funcionário | RA_NASC |
| dataCargo | Data alteração da função | RUM_DATFUN |
| carga_horaria | Carga horária mensal | RA_HRSMES |
| bate_ponto | Elegibilidade do ponto | Busca no histórico SR9 | DT Ahgora: Inclusão na SR9 sobre o ponto do funcionário | data_troca_elegibilidade_ponto | Troca da Elegibilidade do ponto | Busca no histórico SR9 | DT Ahgora: Inclusão na SR9 sobre o ponto do funcionário | matricula_chefia | Matrícula chefia | Busca o gestor do departamento do funcionário |
| nome_chefia | Nome chefia | RA_NOME |
| email_chefia | E-mail da chefia | RA_EMAIL |
| codSindicato | Código do sindicato | RA_SINDICA |
| dataCodSindicato | Data da troca do funcionário de sindicato | Busca no histórico SR9 |
| telefone | Telefone do funcionário | RA_TELEFON |
| sem_pis | Envio se o funcionário possuí PIS ou não | Validação interna |
| custo_da_hora | Custo da hora do funcionário | RA_SALARIO / RA_HRSMES. Para os Horistas, apenas o RA_SALARIO |
| salario | Salário contratual | RA_SALARIO |
| codInterno | Código Interno do funcionário | Empresa + filial + matricula separados por pipe |
| matricula_anterior | Matrícula anterior na transferência | Concatenada com Empresa + Filial + RA_MAT anterior |
|
Aviso |
---|
| - Atualizar Status só irá consultar registros com status 'AR' - Aguardando retorno;
- Botão Integrar funcionários só ficará habilitado quando houver registro selecionado;
- Registros com status 'AR' - Aguardando retorno e 'IN' - Integrados, não serão integrados novamente, para integrar novamente um registro já integrado, ele precisará sofrer alguma alteração no cadastro;
- Opção de consultar lote só estará disponível para registros com status diferente de 'NI' - Não integrados;
- Após integração, a consulta do retorno com o sistema da Ahgora fica disponível por 1 hora, ou seja, é de extrema importância que após a integração, seja feita a consulta do status para obter o retorno;
|
Alterações no Protheus Rotinas que irão gravar registros para integração do funcionário na tabela RUM(Lote integração Ahgora): - GPEA010/GPEA265 - Cadastro do funcionário;
- GPEA180 - Transferência;
- GPEM040 - Desligamento;
- PONA160 - troca de turno;
Ao incluir um funcionário ou alterar um campo pertinente para Ahgora, será gerado um registro na tabela de integração. O registro gerado será do tipo 'A', alteração, porém caso não exista, será criado como inclusão "I". Para transferência, caso exista o registro na tabela de integração, e esse registro ainda não estiver integrado, a transferência será abortada. Aviso |
---|
| - Essas atualizações na tabela de integração só serão executadas caso o parâmetro MV_RHAHGOR estiver habilitado com conteúdo .T.
|
|
Card |
---|
id | IntegAhgoraAfast |
---|
label | Integração Afastamentos |
---|
| Inicialmente a tela abre vazia esperando que sejam informados os filtros. Na tela inicial o filtro é genérico com filial, afastamento de/até e qual status da integração deseja filtrar. Para mais filtros, é necessário acessar a opção de 'Filtros Avançados'
Como sugestão, a 'Data Afastamento De' vem preenchida com um mês anterior que a data atual e a 'Data Afastamento Até' com a data atual. Filtros de 'Filial' e 'Data Afastamento De' são obrigatórios. Ao aplicarmos os filtros será apresentada a seguinte tela: Lista de AfastamentosAo obter a lista de afastamentos, temos as colunas: - Status → Correspondente ao status do registro.
- Legenda verde, Tag 'NI' - Integrados - Legenda azul, Tag 'IN' - Não integrados - Legenda vermelha, Tag 'CI' - Com Inconsistências - Legenda laranja, Tag 'AR' - Aguardando Retorno - Matrícula Ahgora → Matrícula composta por Empresa + Filial + Matrícula do funcionário no GPE, campo RA_MAT;
- Nome → Nome do funcionário, campo RA_NOME;
- Tipo do afastamento → Tipo e descrição do afastamento, campos, R8_TIPOAFA + RCE_DESCRI;
- Dt. Início → Inicio do afastamento, campo R8_DATAINI;
- Dt. Fim→ Fim do afastamento, campo R8_DATAFIM;
- Movimento → Inclusão/Alteração;
- Dt. Movimento → Data da movimentação;
O processo de integração e retorno das informações funciona da mesma maneira demostrada na seção 'Integração Funcionários'
Registros que serão enviados na integração Propriedades | Descrição | Protheus | Observações | matricula | Matrícula Ahgora | Concatenada com Empresa + Filial + RA_MAT |
| motivo | Tipo do afastamento | R8_TIPOAFA |
| inicio | Início do afastamento | R8_DATAINI |
| fim | Fim do afastamento | R8_DATAFIM |
| cod_interno | Código interno | Empresa + Filial + RA_MAT + R8_SEQ separados por ponto. |
| operation | Operação | INS | Validação interna |
Aviso |
---|
| - O afastamento é único, caso envie o afastamento apenas com data início e posteriormente alterar para enviar a data fim, este afastamento será integrado completo e o registro inicial será substituído no sistema da Ahgora;
- Atualizar Status só irá consultar registros com status 'AR' - Aguardando retorno;
- Botão Integrar funcionários só ficará habilitado quando houver registro selecionado;
- Registros com status 'AR' - Aguardando retorno e 'IN' - Integrados, não serão integrados novamente, para integrar novamente um registro já integrado, ele precisará sofrer alguma alteração no cadastro;
- Opção de consultar lote só estará disponível para registros com status diferente de 'NI' - Não integrados;
- Após integração, a consulta do retorno com o sistema da Ahgora fica disponível por 1 hora, ou seja, é de extrema importância que após a integração, seja feita a consulta do status para obter o retorno;
|
Alterações no Protheus Rotinas que irão gravar registros para integração do afastamento na tabela RUM(Lote integração Ahgora): - GPEA240 - Cadastro do Ausências;
- GPEM030/GPEM060 - Férias
Ao incluir uma ausência ou alterar um campo no afastamento pertinente para Ahgora, será gerado um registro na tabela de integração. O registro gerado será do tipo 'A', alteração, porém caso não exista, será criado como inclusão "I". Aviso |
---|
| - Essas atualizações na tabela de integração só serão executadas caso o parâmetro MV_RHAHGOR estiver habilitado com conteúdo .T.
|
|
Card |
---|
id | IntegAhgoraExclu |
---|
label | Integração Exclusão Afastamentos |
---|
| Inicialmente a tela abre vazia esperando que sejam informados os filtros. Na tela inicial o filtro é genérico com filial, exclusão de/até e qual status da integração deseja filtrar. Para mais filtros, é necessário acessar a opção de 'Filtros Avançados'
Como sugestão, a 'Data Exclusão De' vem preenchida com um mês anterior que a data atual e a 'Data Exclusão Até' com a data atual. Filtros de 'Filial' e 'Data Exclusão De' são obrigatórios. Ao aplicarmos os filtros será apresentada a seguinte tela: Lista de AfastamentosAo obter a lista de afastamentos, temos as colunas: - Status → Correspondente ao status do registro.
- Legenda verde, Tag 'NI' - Integrados - Legenda azul, Tag 'IN' - Não integrados - Legenda vermelha, Tag 'CI' - Com Inconsistências - Legenda laranja, Tag 'AR' - Aguardando Retorno - Matrícula Ahgora → Matrícula composta por Empresa + Filial + Matrícula do funcionário no GPE, campo RA_MAT;
- Nome → Nome do funcionário, campo RA_NOME;
- Tipo do afastamento → Tipo e descrição do afastamento, campos, R8_TIPOAFA + RCE_DESCRI;
- Dt. Início → Inicio do afastamento, campo R8_DATAINI;
- Dt. Fim→ Fim do afastamento, campo R8_DATAFIM;
- Movimento → Exclusão;
- Dt. Movimento → Data da movimentação;
O processo de integração e retorno das informações funciona da mesma maneira demostrada na seção 'Integração Funcionários'
Registros que serão enviados na integração Propriedades | Descrição | Protheus | Observações | matricula | Matrícula Ahgora | Concatenada com Empresa + Filial + RA_MAT |
| motivo | Tipo do afastamento | R8_TIPOAFA |
| inicio | Início do afastamento | R8_DATAINI |
| fim | Fim do afastamento | R8_DATAFIM |
| cod_interno | Código interno | Empresa + Filial + RA_MAT + R8_SEQ separados por ponto. |
| operation | Operação | DEL | Validação interna |
Aviso |
---|
| - Atualizar Status só irá consultar registros com status 'AR' - Aguardando retorno;
- Botão Integrar funcionários só ficará habilitado quando houver registro selecionado;
- Registros com status 'AR' - Aguardando retorno e 'IN' - Integrados, não serão integrados novamente, para integrar novamente um registro já integrado, ele precisará sofrer alguma alteração no cadastro;
- Opção de consultar lote só estará disponível para registros com status diferente de 'NI' - Não integrados;
- Após integração, a consulta do retorno com o sistema da Ahgora fica disponível por 1 hora, ou seja, é de extrema importância que após a integração, seja feita a consulta do status para obter o retorno;
|
Alterações no Protheus Rotinas que irão gravar registros para integração da exclusão do afastamento na tabela RUM(Lote integração Ahgora): - GPEA240 - Cadastro do Ausências;
- GPEM030/GPEM060 - Férias
Ao excluir o afastamento no GPE, será validado se existe o afastamento criado na tabela RUM, e se o mesmo está integrado, caso contrário, essa exclusão não será gerada na tabela de integração; O registro gerado será do tipo 'E', exclusão. Aviso |
---|
| - A exclusão só irá ocorrer se de fato o afastamento for excluído do SIGAGPE, ao excluir o afastamento, o registro será criado na tabela de integração RUM, e será possível filtrar ele na tela para o envio dessa exclusão;
- Essas atualizações na tabela de integração só serão executadas caso o parâmetro MV_RHAHGOR estiver habilitado com conteúdo .T.
|
|
Card |
---|
id | schedule |
---|
label | Agendamento da Integração/Schedule |
---|
| Também foi disponibilizada a rotina GPEM942 para ser possível agendar no Schedule a realização da integração e consulta das integrações com Ahgora. A rotina pode ser cadastrada no Schedule do módulo SIGACFG - Configurador para efetuar a integração automaticamente, conforme exemplo abaixo:
Nota |
---|
| O JOB busca registros na tabela RUM( Lote de Integração Ahgora), caso exista registro com status diferente de 6(Registro enviado e aceito com sucesso), será criado a integração e enviado para Ahgora, na sequencia será consultado o status da integração. Caso não exista registro a ser enviado, porém exista registro aguardando o retorno, o JOB irá consultar o retorno desse registro com Ahgora. A rotina automática irá servir para envios do dia a dia, admissões/alterações de funcionários e inclusões/alterações/exclusões de afastamentos. Para os funcionários, existe uma rotina que faz uma carga inicial na tabela RUM, conforme descrito na seção 'Elegibilidade do ponto'. Ao executar essa rotina, os dados serão gerados na RUM e o JOB se encarregará de enviá-los para a Ahgora. Para os afastamentos não existe a carga inicial, é necessário utilizar a rotina em POUI para o primeiro envio, na sequencia, ao incluir, alterar ou excluir um afastamento via rotina de ausências, será criado o registro na tabela RUM, consequentemente, o JOB irá integra-lo automaticamente. Para evitar impacto na performance, recomenda-se que o agendamento seja programado para, no máximo, duas vezes ao dia. |
Informações |
---|
| Para saber mais como realizar o cadastro do schedule, como o agendamento e configuração da recorrência, acesse a documentação do Framework: Schedule - Como agendar a execução de rotinas É imprescindível que o sistema esteja atualizado com o pacote da expedição contínua do RH, com a atualização do dicionário com a criação da tabela RUM e com os parâmetros(MV_AHGORA1/MV_AHGORA2) de integração com Ahgora configurados. |
Exemplo de retorno gerado no console do appserver:
O JOB GPEM942 irá seguir a ordem abaixo: 1 - Serão integrados os funcionários contidos na tabela de integração RUM; 2 - Serão consultados o status da integração dos funcionários; 3 - Serão integrados os afastamentos contidos na tabela de integração RUM; 4 - Serão consultados os status da integração dos afastamentos; 5 - Serão integrados as exclusões dos afastamentos contidos na tabela de integração RUM; 6 - Serão consultados os status da integração das exclusões dos afastamentos; |
|
|
Totvs custom tabs box items |
---|
default | no |
---|
referencia | dicionario |
---|
| Foi efetuado a criação de parâmetros no dicionário SX6, conforme estrutura abaixo: X6_VAR | X6_TIPO | X6_DESCRIC | Exemplo de preenchimento | Observações |
---|
MV_RHAHGOR | L | Habilita a integração de dados do Protheus com do sistema da Ahgora | .T. ou .F. | Para gerar informações na tabela RUM a partir das inclusões e alterações dos cadastros dos funcionários e afastamentos do GPE, este parâmetro deve ser habilitado | MV_AHGORA1 | C | Usuário de acesso do ambiente de integração do sistema da Ahgora | User de integração do sistema Ahgora disponibilizado pela Ahgora | Para abrir a tela em POUI para integração, este parâmetro deve ser preenchido | MV_AHGORA2 | C | Senha de acesso do ambiente de integração do sistema da Ahgora | Senha de integração do sistema Ahgora disponibilizado pela Ahgora | Para abrir a tela em POUI para integração, este parâmetro deve ser preenchido |
Nota |
---|
| As informações de acesso ao ambiente da Ahgora devem ser solicitadas ao responsável do contrato da Ahgora. |
Foi efetuado a criação de tabelas no dicionário SX2, conforme estrutura abaixo: X2_CHAVE | X2_NOME | X2_MODO | X2_MODOUN | X2_MODOEMP |
---|
RUM | Lote de integração Ahgora | C | C | C |
Foi efetuado a criação de campos no dicionário SX3 conforme estrutura abaixo: X3_ARQUIVO | X3_ORDEM | X3_CAMPO | X3_TIPO | X3_TAMANHO | X3_TITULO | X3_DESCRIC |
---|
RUM | 01 | RUM_FILIAL | C | 2 | Filial | Filial | RUM | 02 | RUM_FIL | C | 2 | Filial Reg | Filial do Registro | RUM | 03 | RUM_MAT | C | 6 | Matrícula | Matrícula | RUM | 04 | RUM_CODINT | C | 40 | Código Inte. | Código Interno | RUM | 05 | RUM_UNIQUE | C | 15 | Unique ID | Código do processamento | RUM | 06 | RUM_SUBUNQ | C | 15 | Sub Unique | Código Sub Unique | RUM | 07 | RUM_TIPO | C | 1 | Tipo API | Tipo API | RUM | 08 | RUM_STATUS | C | 1 | Status | Status da integração | RUM | 09 | RUM_TAB | C | 3 | Tabela | Tabela que foi manipulada | RUM | 10 | RUM_KEY | C | 200 | Chave Reg. | Chave do Registro | RUM | 11 | RUM_OPER | C | 1 | Operação | Operação | RUM | 12 | RUM_TPINT | C | 1 | Tp. Integra. | Tipo de integração | RUM | 13 | RUM_DATINT | D | 8 | Data Integ. | Data Integração | RUM | 14 | RUM_HORINT | C | 8 | Hora Integ. | Hora da integração | RUM | 15 | RUM_LOTE | M | 10 | Lote | Lote da integração | RUM | 16 | RUM_RETORN | M | 10 | Lote Retorno | Lote de retorno | RUM | 17 | RUM_STAMSN | M | 10 | Msn. Status | Mensagem do Status | RUM | 18 | RUM_SEQAFA | C | 3 | Sequencia | Sequencia Afastamento | RUM | 19 | RUM_DATAIN | D | 8 | Dt. Ini. Afa | Data Afastamento | RUM | 20 | RUM_DATFUN | D | 8 | Dt. Alt. Fun | Data alteração da Função | RUM | 21 | RUM_DATTUR | D | 8 | Dt.Alt Turno | Data alteração do turno | RUM | 22 | RUM_DATTRA | D | 8 | Dt. Alt CNPJ | Data alteração CNPJ | RUM | 23 | RUM_DATMOV | D | 8 | Dt Movimento | Data do movimento | RUM | 24 | RUM_USER | C | 40 | Usuário | Usuário logado |
Foi efetuado a criação de índices no dicionário SIX conforme estrutura abaixo: INDICE | ORDEM | CHAVE |
---|
RUM | 01 | RUM_FILIAL+RUM_TIPO+RUM_TPINT+RUM_CODINT | RUM | 02 | RUM_FILIAL+RUM_TIPO+RUM_UNIQUE+RUM_SUBUNQ | RUM | 03 | RUM_FILIAL+RUM_FIL+RUM_MAT+RUM_TIPO+RUM_CODINT | RUM | 04 | RUM_FILIAL+RUM_TAB+RUM_OPER+RUM_KEY | RUM | 05 | RUM_FILIAL+RUM_TIPO+RUM_SUBUNQ+RUM_UNIQUE | RUM | 06 | RUM_FILIAL+RUM_KEY | RUM | 07 | RUM_FILIAL+RUM_FIL+RUM_MAT+DTOS(RUM_DATINT)+RUM_HORINT+RUM_CODINT | RUM | 08 | RUM_FILIAL+RUM_TIPO+RUM_OPER+DTOS(RUM_DATMOV)+RUM_CODINT | RUM | 09 | RUM_FILIAL+RUM_OPER+DTOS(RUM_DATAIN)+RUM_CODINT |
Foi efetuado a criação de relacionamento no dicionário SX9 conforme estrutura abaixo: X9_DOM | X9_IDENT | X9_CDOM | X9_EXPDOM | X9_EXPCDOM |
---|
SRA | 001 | RUM | RA_MAT | RUM_MAT |
Aviso |
---|
| - A integração depende da aplicação da atualização liberada no pacote de expedição do módulo RH a partir de 2004/0910/2024 e da execução do UPDDISTR com o dicionário diferencial para os releases iguais ou superiores a versão 12.1.033;
|
|
Totvs custom tabs box items |
---|
| Este detalhamento tem como objetivo registrar os endpoints da interface da integração com Ahgora, desenvolvida utilizando PO-UI.
Deck of Cards |
---|
| Card |
---|
id | IntegAhgoraLista |
---|
label | Integração Funcionário |
---|
| Objetivo: Busca dos dados para listagem dos funcionários e envio dos funcionários selecionados para o back-end.
Tipo de requisição: GET/POST Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/funcionarios
Get: Query Params: Nome | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | page | Número da página | number | Sim | 1 | pageSize | Tamanho da página | number | Sim | 100 | dataAdmissaoDe | Data de Admissão De | string | Sim | "2023-01-02T16:37:02-03:00" | dataAdmissaoAte | Data de demissão do funcionário Até | string | Não | "2024-01-02T16:37:02-03:00" | branchCode | Filial (Multi Valores separados por vírgula) | string | Sim | “D MG 01,D MG 02” | matCode | Matrícula De | string | Não | 000001 | matCodeAte | Matrícula Até | string | Não | 000004 | situacao | Situação do funcionário (Multi Valores separados por vírgula) | string | Não | N,A | categoria | Categoria do funcionário (Multi Valores separados por vírgula) | string | Não | M,E | tipostatus | Tipo do status (Multi Valores separados por vírgula) | string | Não | 0-Não Integrados; 3-Com Inconsistências; 4-Aguardando Retorno; 6-Integrados; | codCC | Centro de custo De | string | Não | 001 | codCCAte | Centro de Custo Até | string | Não | 001 | codFuncao | Função De | string | Não | 001 | codFuncaoAte | Função Até | string | Não | 001 | codDepto | Departamento De | string | Não | 000000061 | codDeptoAte | Departamento Até | string | Não | 000000061 | turnoCode | Turno De | string | Não | 001 | turnoCodeAte | Turno Até | string | Não | 001 |
Estrutura de Retorno: Campo | Tipo | Exemplo | statusAhgora(obrigatório) | string | NI(Não Integrado), IN(Integrado), CI(Com inconsistência), AR(Aguardando retorno) | matricula(obrigatório) | string | 0101000001 | dataAdmissao(obrigatório) | string | 2024-01-01 | dataDemissao | string | "" | escala_padrao | string | 001 | cargo | string | 001 - BIOMEDICO ASSIST. II | departamento | string | 001 - Departamento RH | centroCusto | string | 001 - CC Tecnologia | codInterno(obrigatório) | string | 01|01|040924 | tpMovimento(obrigatório) | string | I(Inclusão), A(Alteração) | dtMovimento(obrigatório) | string | 2024-09-05 |
Exemplo de Requisição: GET: api/rh/v1/ahgora/funcionarios?page=1&pageSize=100&dataAdmissaoDe=2024-01-01T17:29:41-03:00&dataAdmissaoAte=2024-09-05T17:29:41-03:00&branchCode=01,02&situacao= N,A&categoria=M,E&tipostatus=0,6&codCC=001%20%20%20%20%20%20&codCCAte=001%20%20%20%20%20%20&codFuncao=001%20%20&codFuncaoAte=001%20%20&turnoCode=001&turnoCodeAte=001 Se atentar com a paginação. Expandir |
---|
| { "items": [ { "statusAhgora": "NI", "matricula": "0101040924", "nome": "John Doe", "dataAdmissao": "2024-01-01", "dataDemissao": "", "escala_padrao": "001", "cargo": "001 - BIOMEDICO ASSIST. II", "departamento": "", "centroCusto": "001 - CC Tecnologia da Informac", "codInterno": "01|01|040924", "tpMovimento": "I", "dtMovimento": "2024-09-05" }, { "statusAhgora": "NI", "matricula": "0101999557", "nome": "Jane Doe", "dataAdmissao": "2024-01-01", "dataDemissao": "", "escala_padrao": "001", "cargo": "001 - BIOMEDICO ASSIST. II", "departamento": "", "centroCusto": "001 - CC Tecnologia da Informac", "codInterno": "01|01|999557", "tpMovimento": "I", "dtMovimento": "2024-09-05" } ], "hasNext": false } |
Post: /api/rh/v1/ahgora/funcionarios Nome | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | codInterno | Código interno do funcionário | string | Sim | 01|01|210824 | dtMovimento | Data do movimento | string | Sim | 2024-09-05 | tpMovimento | Tipo do movimento | string | Sim | I(Inclusão) |
A partir do filtro realizado, ao clicar em integrar funcionário, os dados serão enviados para o back-end. Expandir |
---|
| { "items": [ { "codInterno":"01|01|210824", "tpMovimento":"I", "dtMovimento":"2024-09-05" } ] } |
Com os dados postados, o back-end se encarregará de montar o body para requisição de envio para o Ahgora: https://api.ahgora.com.br/people Expandir |
---|
title | Exemplo de envio para Ahgora |
---|
| [ { "matricula": "0101210824", "nome": "John Doe", "pis": "", "matricula_esocial": "010121082420240821162913 ", "dataAdmissao": "2024-01-01", "dataDemissao": "", "localizacoes": "", "escala_padrao": "001", "lastChangeDefaultSchedule": "", "tipo_escala": "", "ctps": " ", "cargo": "001 - BIOMEDICO ASSIST. II", "departamento": "", "sexo": "M", "email": " ", "cpf": " ", "rg": " ", "cnpj": "53113791000122", "dataCnpj": "", "centroCusto": "001", "regimeTrabalho": "CLT", "dataNascimento": "1990-01-01", "dataCargo": "", "carga_horaria": 220, "bate_ponto": "Ponto Obrigatorio", "data_troca_elegibilidade_ponto": "2024-01-01", "matricula_chefia": "", "nome_chefia": "", "email_chefia": "", "codSindicato": "01", "dataCodSindicato": "", "telefone": " ", "sem_pis": true, "codInterno": "01|01|210824", "matricula_anterior": "" } ] |
Retorno do código unique de processamento retornado pela Ahgora Expandir |
---|
title | Rertorno do unique criado pela Ahgora |
---|
| { "company":"a148176", "message":"Employee's Integration on progress", "unique":"b6ca283f" } |
Devolver o retorno para o POUI com o status da integração para que seja atualizado a lista, nesse caso 'AR' (Aguardando retorno), pois ainda não foi feita a consulta do unique. Estrutura de Retorno: Campo | Tipo | Exemplo | codInterno | string | 01|01|210824 | statusAhgora | string | AR |
Expandir |
---|
title | Rertorno da integração para o POUI |
---|
| { "items": [ { "codInterno":"01|01|210824", "statusAhgora":"AR" } ] } |
Card documentos |
---|
Informacao | Com o código unique em mãos, será necessário consultar o status do processamento na Ahgora. Pode ser feito após o envio antes do retorno para o POUI ou através do botão 'Atualizar Status' que está disponível na tela |
---|
Titulo | Importante |
---|
|
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
Card |
---|
id | IntegAhgoraAfast |
---|
label | Integração Afastamento |
---|
| Objetivo: Busca dos dados para listagem dos afastamentos e envio dos afastamentos selecionados para o back-end.
Tipo de requisição: GET/POST Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/afastamentos
Get: Query Params: Nome | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | page | Número da página | number | Sim | 1 | pageSize | Tamanho da página | number | Sim | 100 | dataAfastDe | Data Afastamento De | string | Sim | "2019-01-02T16:37:02-03:00" | dataAfastAte | Data Afastamento Até | string | Não | "2024-01-02T16:37:02-03:00" | branchCode | Filial (Multi Valores separados por vírgula) | string | Sim | "01,02" | matCode | Matrícula De | string | Não | 000004 | matCodeAte | Matrícula Até | string | Não | 000004 | situacao | Situação do funcionário (Multi Valores separados por vírgula) | string | Não | N,A | categoria | Categoria do funcionário (Multi Valores separados por vírgula) | string | Não | M,E | tipostatus | Tipo do status (Multi Valores separados por vírgula) | string | Não | 0,6 | codCC | Centro de custo De | string | Não | 001 | codCCAte | Centro de Custo Até | string | Não | 001 | codFuncao | Função De | string | Não | 001 | codFuncaoAte | Função Até | string | Não | 001 | codDepto | Departamento De | string | Não | 000000061 | codDeptoAte | Departamento Até | string | Não | 000000061 | turnoCode | Turno De | string | Não | 001 | turnoCodeAte | Turno Até | string | Não | 001 |
Estrutura de Retorno: Campo | Tipo | Exemplo | statusAhgora(obrigatório) | string | NI(Não Integrado), IN(Integrado), CI(Com inconsistência), AR(Aguardando retorno) | matricula(obrigatório) | string | 0101000001 | nome | string | John Doe | motivo | string | 004 - Afastamento Temporário por Doença | inicio | string | 2019-01-01 | fim | string | 2019-01-02 | cod_interno(obrigatório) | string | 01.01.000004.001 | tpMovimento(obrigatório) | string | I(Inclusão) | dtMovimento(obrigatório) | string | 2024-09-06 |
Exemplo de Requisição: GET: api/rh/v1/ahgora/afastamentos?page=1&pageSize=100&dataAfastDe=2000-01-01T08:39:02-03:00&dataAfastAte=2024-09-06T08:39:02-03:00&branchCode=01& matCode=&matCodeAte=&situacao=&categoria=&tipostatus=&codCC=&codCCAte=&codFuncao=&codFuncaoAte=&codDepto=&codDeptoAte=&turnoCode=&turnoCodeAte= Se atentar com a paginação. Expandir |
---|
| { "items": [ { "statusAhgora": "NI", "matricula": "0101000004", "nome": "John Doe", "motivo": "004 - Afastamento Temporário por Doença", "inicio": "2019-01-01", "fim": "2019-01-02", "cod_interno": "01.01.000004.001", "tpMovimento": "I", "dtMovimento": "2024-09-06" }, { "statusAhgora": "NI", "matricula": "0101000962", "nome": "John Doe", "motivo": "004 - Afastamento Temporário por Doença", "inicio": "2023-01-01", "fim": "2023-01-02", "cod_interno": "01.01.000962.003", "tpMovimento": "I", "dtMovimento": "2024-09-06" } ], "hasNext": true } |
Post: /api/rh/v1/ahgora/afastamentos Nome | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | cod_interno | Código interno do afastamento | string | Sim | 01.01.000004.001 | dtMovimento | Data do movimento | string | Sim | 2024-09-06 | tpMovimento | Tipo do movimento | string | Sim | I(Inclusão) |
A partir do filtro realizado, ao clicar em integrar afastamento, os dados serão enviados para o back-end. Expandir |
---|
| { "items": [ { "cod_interno":"01.01.000004.001", "tpMovimento":"I", "dtMovimento":"2024-09-06" } ] } |
Com os dados postados, o back-end se encarregará de montar o body para requisição de envio para o Ahgora: https://api.ahgora.com.br/absences Obs* Caso não exista data fim, enviar uma fictícia, exemplo: 31/12/2099 Expandir |
---|
title | Exemplo de envio para Ahgora |
---|
| [ { "matricula": "0101000004", "motivo": "004", "inicio": "2019-01-01", "fim": "2019-01-02", "cod_interno": "01.01.000004.001", "operation": "INS" } ] |
Retorno do código unique de processamento retornado pela Ahgora Expandir |
---|
title | Rertorno do unique criado pela Ahgora |
---|
| { "company":"a148176", "message":"Employee's Integration on progress", "unique":"c5ga345h" } |
Devolver o retorno para o POUI com o status da integração para que seja atualizado a lista, nesse caso 'AR' (Aguardando retorno), pois ainda não foi feita a consulta do unique. Estrutura de Retorno: Campo | Tipo | Exemplo | codInterno | string | 01.01.000004.001 | statusAhgora | string | AR |
Expandir |
---|
title | Rertorno da integração para o POUI |
---|
| { "items": [ { "codInterno":"01.01.000004.001", "statusAhgora":"AR" } ] } |
Card documentos |
---|
Informacao | Com o código unique em mãos, será necessário consultar o status do processamento na Ahgora. Pode ser feito após o envio antes do retorno para o POUI ou através do botão 'Atualizar Status' que está disponível na tela |
---|
Titulo | Importante |
---|
|
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
Card |
---|
id | IntegAhgoraExclu |
---|
label | Integração Exclusão Afastamento |
---|
| Objetivo: Busca dos dados para listagem dos afastamentos excluídos e envio dos afastamentos excluídos selecionados para o back-end.
Tipo de requisição: GET/POST Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/afastamentos/exclusao
Get: Query Params: Nome | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | page | Número da página | number | Sim | 1 | pageSize | Tamanho da página | number | Sim | 100 | dataExcDe | Data Exclusão De | string | Sim | "2019-01-02T16:37:02-03:00" | dataExcAte | Data Exclusão Até | string | Não | "2024-01-02T16:37:02-03:00" | branchCode | Filial (Multi Valores separados por vírgula) | string | Sim | "01,02" | matCode | Matrícula De | string | Não | 000002 | matCodeAte | Matrícula Até | string | Não | 000002 | situacao | Situação do funcionário (Multi Valores separados por vírgula) | string | Não | N,A | categoria | Categoria do funcionário (Multi Valores separados por vírgula) | string | Não | M,E | tipostatus | Tipo do status (Multi Valores separados por vírgula) | string | Não | 0,6 | codCC | Centro de custo De | string | Não | 001 | codCCAte | Centro de Custo Até | string | Não | 001 | codFuncao | Função De | string | Não | 001 | codFuncaoAte | Função Até | string | Não | 001 | codDepto | Departamento De | string | Não | 000000061 | codDeptoAte | Departamento Até | string | Não | 000000061 | turnoCode | Turno De | string | Não | 001 | turnoCodeAte | Turno Até | string | Não | 001 |
Estrutura de Retorno: Campo | Tipo | Exemplo | statusAhgora(obrigatório) | string | NI(Não Integrado), IN(Integrado), CI(Com inconsistência), AR(Aguardando retorno) | matricula(obrigatório) | string | 0101000001 | nome | string | John Doe | motivo | string | 004 - Afastamento Temporário por Doença | inicio | string | 2019-01-01 | fim | string | 2019-01-02 | cod_interno(obrigatório) | string | 01.01.000004.001 | tpMovimento(obrigatório) | string | E(Inclusão) | dtMovimento(obrigatório) | string | 2024-09-06 |
Exemplo de Requisição: GET: api/rh/v1/ahgora/afastamentos/exclusao?page=1&pageSize=100&dataExcDe=2000-01-01T09:03:57-03:00&dataExcAte=2024-09-06T09:03:57-03:00& branchCode=01&matCode=&matCodeAte=&situacao=&categoria=&tipostatus=&codCC=&codCCAte=&codFuncao=&codFuncaoAte=&codDepto=&codDeptoAte=&turnoCode=&turnoCodeAte= Se atentar com a paginação. Expandir |
---|
| { "items": [ { "statusAhgora": "NI", "matricula": "0101000002", "nome": "Jane Doe", "motivo": "004 - Afastamento Temporário por Doença", "inicio": "2024-08-01", "fim": "2024-08-10", "cod_interno": "01.01.000002.001", "tpMovimento": "E", "dtMovimento": "2024-08-29" } ], "hasNext": false } |
Post: /api/rh/v1/ahgora/afastamentos/exclusao Nome | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | cod_interno | Código interno do afastamento | string | Sim | 01.01.000002.001 | dtMovimento | Data do movimento | string | Sim | 2024-08-29 | tpMovimento | Tipo do movimento | string | Sim | E(Exclusão) |
A partir do filtro realizado, ao clicar em integrar afastamento, os dados serão enviados para o back-end. Expandir |
---|
| { "items": [ { "cod_interno":"01.01.000002.001", "tpMovimento":"E", "dtMovimento":"2024-08-29" } ] } |
Com os dados postados, o back-end se encarregará de montar o body para requisição de envio para o Ahgora: https://api.ahgora.com.br/absences Expandir |
---|
title | Exemplo de envio para Ahgora |
---|
| Poderá ser enviado dessa forma [ { "matricula": "0101000002", "motivo": "004", "inicio": "2024-08-01", "fim": "2024-08-10", "cod_interno": "01.01.000002.001", "operation": "DEL" } ]
Ou enviar apenas o código interno e a operação [ { "cod_interno": "01.01.000002.001", "operation": "DEL" } ] |
Retorno do código unique de processamento retornado pela Ahgora Expandir |
---|
title | Rertorno do unique criado pela Ahgora |
---|
| { "company":"a148176", "message":"Employee's Integration on progress", "unique":"d6jb378d" } |
Devolver o retorno para o POUI com o status da integração para que seja atualizado a lista, nesse caso 'AR' (Aguardando retorno), pois ainda não foi feita a consulta do unique. Estrutura de Retorno: Campo | Tipo | Exemplo | codInterno | string | 01.01.000002.001 | statusAhgora | string | AR |
Expandir |
---|
title | Rertorno da integração para o POUI |
---|
| { "items": [ { "codInterno":"01.01.000002.001", "statusAhgora":"AR" } ] } |
Card documentos |
---|
Informacao | Com o código unique em mãos, será necessário consultar o status do processamento na Ahgora. Pode ser feito após o envio antes do retorno para o POUI ou através do botão 'Atualizar Status' que está disponível na tela |
---|
Titulo | Importante |
---|
|
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
Card |
---|
id | status |
---|
label | Status/Consulta |
---|
| Totvs custom tabs box items |
---|
default | no |
---|
referencia | status |
---|
| Deck of Cards |
---|
| Card |
---|
id | status |
---|
label | Atualizar Status |
---|
| Objetivo: Obter o status da integração
Tipo de requisição: POST Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/status/ Query Params: Campo | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | cApi | Tipo da API: 1-People; 2-Absences; | string | SIM | 1 |
Ao selecionar os registros com status 'Aguardando retorno' e clicar no botão atualizar Status, os registros serão enviados para o back-end. Exemplo de Requisição: POST: api/rh/v1/ahgora/status/?cApi=1 Expandir |
---|
| { "items": [ { "codInterno":"01|01|000002" } ] } |
POST: api/rh/v1/ahgora/status/?cApi=2 Expandir |
---|
| { "items": [ { "codInterno":"01.01.000002.001" } ] } |
Com o código interno em mãos, será necessário encontrar o código unique gravado anteriormente para fazer o get na API da Ahgora: https://api.ahgora.com.br/v2/process/?unique=0b8ef0cc Retorno do status da Ahgora para o unique pesquisado. Veja que nesse caso o retorno veio com 2 erros, que devem ser gravados para posterior consulta na tela. Os erros precisam ser gravados separados por pipe quando existir mais de um, exemplo: Centro de custo inválido | CNPJ inválido Expandir |
---|
title | Rertorno do status da integração pela Ahgora |
---|
| { "data": { "errors": [ { "identifier": "0101000004", "message": [ "Centro de custo inválido", "CNPJ inválido" ] } ] }, "company": "a148176", "unique": "0b8ef0cc", "status": "error", "progress": { "done": "1", "total": "1" } } |
Estrutura de Retorno para o POUI: Campo | Tipo | codInterno | string | statusAhgora | string |
Como o retorno está com inconsistência, devolvo com status 'CI' Expandir |
---|
| { "items": [ { "codInterno": "01.01.000004.001", "statusAhgora":"CI" } ] } |
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
Card |
---|
id | registro |
---|
label | Status do registro |
---|
| Objetivo: Consulta status do registro com inconsistência posicionado na linha
Tipo de requisição: GET Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/status/:codInterno Query Params: Campo | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | cApi | Tipo da API: 1-People; 2-Absences; | string | SIM | 1 |
Estrutura de Retorno:
Exemplo de Requisição: GET: api/rh/v1/ahgora/status/010100004?cApi=1 Buscamos o status do registro com inconsistência, no retorno da Ahgora caso exista mais de um erro deve ser separado por pipe conforme explicado na seção 'Atualizar Status' Expandir |
---|
| { "items": [ { "status":"Centro de custo inválido | CNPJ inválido" } ] } |
O pipe é necessário para a quebra de linha e visualização em tela conforme imagem abaixo. Obs* A numeração é feita pelo POUI.
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
Card |
---|
| Objetivo: Consulta do lote de envio
Tipo de requisição: GET Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/lote/:codInterno Query Params: Campo | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | cApi | Tipo da API: 1-People; 2-Absences; | string | SIM | 2 |
Estrutura de Retorno: Campo | Tipo | lote | string | data | string | hora | string |
Exemplo de Requisição: GET: api/rh/v1/ahgora/lote/01.01.125803.001?cApi=2 Passamos o código interno do funcionário e o tipo da API para que possam encontrar o lote salvo anteriormente para o registro. Expandir |
---|
| { "items": [ { "lote": "[{\"matricula\": \"0101125803\",\"motivo\": \"001\",\"inicio\": \"2024-01-29\",\"fim\": \"2024-02-17\",\"cod_interno\": \"01.01.125803.001\",\"operation\": \"INS\"}]", "data": "2024-08-30", "hora": "19:44:02" } ] } |
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
|
|
|
Card |
---|
| Totvs custom tabs box items |
---|
default | no |
---|
referencia | filtros |
---|
| Deck of Cards |
---|
| Card |
---|
| Objetivo: Listagem de Filiais
Tipo de requisição: GET Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/branches Query Params: Campo | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | page | Número da página | number | SIM | 1 | pageSize | Tamanho da página | numer | SIM | 50 | filter | Campo automático do lookup. Pode filtrar o código ou nome da filial | string | Não | “Filial X” |
Estrutura de Retorno: Para conseguirmos abranger todas as áreas, utilizamos a nomenclatura abaixo. Campo | Tipo | branchCode | string | branchName | string |
Exemplo de Requisição: GET: api/rh/v1/ahgora/branches?filter=&page=1&pageSize=50 Expandir |
---|
| { "items": [ { "branchCode": "01", "branchName": "Matriz" }, { "branchCode": "02", "branchName": "Suporte-Suporte" }, { "branchCode": "03", "branchName": "Santos" }, { "branchCode": "04", "branchName": "São Vicente" } ], "hasNext": false } |
É possível também digitar no campo sem entrar no lookup para buscar uma filial. Get: api/rh/v1/ahgora/branches/01 Expandir |
---|
| { "items": [ { "branchCode": "01", "branchName": "Matriz" } ] } |
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
Card |
---|
id | matricula |
---|
label | Matrícula |
---|
| Objetivo: Listagem das Matrículas
Tipo de requisição: GET Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/matricula Query Params: Campo | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | page | Número da página | number | SIM | 1 | pageSize | Tamanho da página | numer | SIM | 50 | filter | Campo automático do lookup. Pode filtrar a matrícula | string | Não | “Matrícula X” | branchCode | Código da filial que está no filtro | string | Não | 04 |
Obs* O filtro da filial é obrigatório, ele vai estar no filtro da matrícula caso queira retornar apenas as matrículas das filiais selecionadas.
Estrutura de Retorno: Para conseguirmos abranger todas as áreas, utilizamos a nomenclatura abaixo. Campo | Tipo | branchCode | string | branchName | string |
Exemplo de Requisição: GET: api/rh/v1/ahgora/matricula?filter=&page=1&pageSize=50&branchCode=04 Expandir |
---|
| Como passei a filial 04 que está no filtro, optei por carregar apenas matrículas dessa filial { "items": [ { "filMat": "04", "matCode": "000001", "matName": "John Doe" }, { "filMat": "04", "matCode": "152062", "matName": "Jane Doe" } ], "hasNext": false } |
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
Card |
---|
| Objetivo: Listagem dos Turnos
Tipo de requisição: GET Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/turno Query Params: Campo | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | page | Número da página | number | SIM | 1 | pageSize | Tamanho da página | numer | SIM | 50 | filter | Campo automático do lookup. Pode filtrar o turno | string | Não | “Turno X” | branchCode | Código da filial que está no filtro | string | Não | 02 |
Obs* O filtro da filial é obrigatório, ele vai estar no filtro do turno caso queira retornar apenas os turnos das filiais selecionadas.
Estrutura de Retorno: Campo | Tipo | filTurno | string | turnoCode | string | turnoDesc | string |
Exemplo de Requisição: GET: api/rh/v1/ahgora/turno?filter=&page=1&pageSize=50&branchCode=02 Expandir |
---|
| Como passei a filial 02 que está no filtro, optei por carregar apenas os turnos dessa filial { "items": [ { "filTurno": "02", "turnoCode": "001", "turnoDesc": "001" } ], "hasNext": false } |
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
Card |
---|
id | ccusto |
---|
label | Centro de Custo |
---|
| Objetivo: Listagem dos Centros de Custo
Tipo de requisição: GET Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/ccusto Query Params: Campo | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | page | Número da página | number | SIM | 1 | pageSize | Tamanho da página | numer | SIM | 50 | filter | Campo automático do lookup. Pode filtrar o C.Custo | string | Não | “CCusto X” | branchCode | Código da filial que está no filtro | string | Não | 02 |
Obs* O filtro da filial é obrigatório, ele vai estar no filtro do centro de custo caso queira retornar apenas os centros de custo das filiais selecionadas.
Estrutura de Retorno: Campo | Tipo | filCC | string | codCC | string | ccDesc | string |
Exemplo de Requisição: GET: api/rh/v1/ahgora/ccusto?filter=&page=1&pageSize=10&branchCode=02 Expandir |
---|
| Como a tabela de Centro de Custo é compartilhada, mesmo com a filial, eu retorno todos { "items": [ { "filCC": " ", "codCC": "000000003", "ccDesc": "03" }, { "filCC": " ", "codCC": "000000010", "ccDesc": "010" }, { "filCC": " ", "codCC": "000000022", "ccDesc": "22" }, { "filCC": " ", "codCC": "00001 ", "ccDesc": "TESTE TITULO" }, { "filCC": " ", "codCC": "012 ", "ccDesc": "CONC 012" } ], "hasNext": true } |
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
Card |
---|
| Objetivo: Listagem das Funções
Tipo de requisição: GET Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/funcao Query Params: Campo | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | page | Número da página | number | SIM | 1 | pageSize | Tamanho da página | numer | SIM | 50 | filter | Campo automático do lookup. Pode filtrar o C.Custo | string | Não | “Funcao X” | branchCode | Código da filial que está no filtro | string | Não | 02 |
Obs* O filtro da filial é obrigatório, ele vai estar no filtro da função caso queira retornar apenas as funções das filiais selecionadas.
Estrutura de Retorno: Campo | Tipo | filFuncao | string | codFuncao | string | funcaoDesc | string |
Exemplo de Requisição: GET: api/rh/v1/ahgora/funcao?filter=&page=1&pageSize=10&branchCode=02 Expandir |
---|
| Como passei a filial 02 que está no filtro, optei por carregar apenas as funções dessa filial { "items": [ { "filFuncao": "02", "codFuncao": "00001", "funcaoDesc": "CP038" }, { "filFuncao": "02", "codFuncao": "00002", "funcaoDesc": "65456" } ], "hasNext": false } |
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
Card |
---|
| Objetivo: Listagem dos Departamentos
Tipo de requisição: GET Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/departamento Query Params: Campo | Descrição | Tipo | Obrigatório | Exemplo | page | Número da página | number | SIM | 1 | pageSize | Tamanho da página | numer | SIM | 50 | filter | Campo automático do lookup. Pode filtrar o C.Custo | string | Não | “Departamento X” | branchCode | Código da filial que está no filtro | string | Não | 02 |
Obs* O filtro da filial é obrigatório, ele vai estar no filtro da função caso queira retornar apenas os departamentos das filiais selecionadas.
Estrutura de Retorno: Campo | Tipo | filDepto | string | codDepto | string | deptoDesc | string |
Exemplo de Requisição: GET: api/rh/v1/ahgora/departamento?filter=&page=1&pageSize=10&branchCode=02 Expandir |
---|
| Como passei a filial 02 que está no filtro, optei por carregar apenas os departamentos dessa filial { "items": [ { "filDepto": "02", "codDepto": "000000060", "deptoDesc": "DEP MAT 002042" }, { "filDepto": "02", "codDepto": "000000061", "deptoDesc": "DEP DELETADO" }, { "filDepto": "02", "codDepto": "0002 ", "deptoDesc": "Depto Vendas" } ], "hasNext": false } |
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
Card |
---|
id | sitcateg |
---|
label | Situação/Categoria |
---|
| Objetivo: Listagem da situação do funcionário e categoria
Tipo de requisição: GET Endpoint: /api/rh/v1/ahgora/opcoes
Obs* Sempre será retornado os dois conjuntos de dados na requisição, após a primeira requisição, os dois conjuntos ficaram em memória para consulta;
Estrutura de Retorno: Para o retorno, utilizamos a forma abaixo. Campo | Tipo | label | string | value | string |
Exemplo de Requisição: GET: /api/rh/v1/ahgora/opcoes O retorno precisa ser uma lista com a propriedade 'items', com os dois arrays 'SitOptions' para a situação e 'catOptions' para as categorias. Expandir |
---|
| { "items": { "sitOptions": [ { "value": "N", "label": "SITUACAO NORMAL" }, { "value": "A", "label": "AFASTADO TEMP." }, { "value": "D", "label": "DEMITIDO" }, { "value": "F", "label": "FERIAS" } ], "catOptions": [ { "value": "A", "label": "AUTONOMO" }, { "value": "C", "label": "COMISSIONADO" }, { "value": "D", "label": "DIARISTA" }, { "value": "E", "label": "ESTAGIARIO MENSALISTA" }, { "value": "M", "label": "MENSALISTA" } ] } } |
Para o retorno de erro, seguir a estrutura abaixo. Campo | Tipo | code | number | message | string | detailedMessage | string | type | string (“error”, “warning”, “success”) |
Expandir |
---|
| { "code": 500, "detailedMessage": "", "message": "Internal Server Error", "type": "error" } |
|
|
|
|
|
|
Totvs custom tabs box items |
---|
| |
|