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Resolução Normativa RNº 395
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||||||||||||||||
Segmento: | Saúde | ||||||||||||||||||
Módulo: | Plano de Saúde | ||||||||||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||||||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos relacionais | ||||||||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | B00 - Protocolo de Atendimento BE1 - Cabeçalho Autorização BEA - Complementos Movimentações B01 - Autorização Odontológica BQV - Evolução das Diárias B3S - Protocolos RN 395 SUC - Cabeçalho do Telemarketing SUD - Itens do Telemarketing | ||||||||||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Todos |
Descrição
Implementada melhoria para adequar o atendimento presencial e telefônico dos beneficiários do Plano de Saúde, de acordo com as novas regras da Resolução Normativa RNº 395 que entra em vigor em 15/05/2016.
Ao realizar um atendimento, o sistema registra um protocolo de atendimento que pode ser disponibilizado ao beneficiário quando solicitado, através de meio impresso ou digital (envio de arquivo PDF por e-mail). Para a impressão do arquivo, foram criados dois arquivos .doc modelo (um arquivo para atendimento Call Center e outro para geração de guia), que podem ser customizados conforme a necessidade de cada operadora.
Para operadoras cooperativas que realizam intercâmbio eletrônico, foi disponibilizada a opção de informar o protocolo gerado pela Operadora Origem.
Como base para gravação dos protocolos, foi atualizada antiga rotina de Protocolos de Negativas (PLSA773) que atendia RN 319/2013. Para atender a RN 395 atualizamos o nome da rotina para Protocolo de Atendimento. Na RN 319/2013 os protocolos eram gerados manualmente por um usuário do sistema, na RN 395, o protocolo é gerado automaticamente ao realizar um atendimento presencial ou telefônico.
O código do protocolo vai obedecer o padrão imposto pela ANS.
Importante
Antes de executar o compatibilizador informe o UPDRN395 é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
---|
- Em ByYou Smart Client,, digite o U_UPDRN395 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 12/04/2016.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
Atualizações do Compatibilizador
1. Criação /Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B3S | Protocolos RN 395 | C | N |
B00 | Protocolo de Atendimento | C | N |
B3B | Motivo Atend PLS TMK | C | N |
2. Criação/Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BE1 - Cabeçalho Autorização:
Campo | BE1_USUARI |
Val. Sistema | If(Empty(M->BE1_USUARI),.T.,PLSA090USR(M->BE1_USUARI,M->BE1_DATPRO,M->BE1_HORPRO,"BE1",,,,,,,,,,,,,,,,,,.T.)) |
Campo | BE1_PROATE |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 20 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Protocolo |
Descrição | Protocolo de Atendimento |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Relação | If(Inclui,"",BEA->BEA_PROTOC) |
Help | Protocolo de atendimento do paciente. |
- Tabela BE4 - Internações:
Campo | BE4_USUARI |
Val. Sistema | If(Empty(M->BE4_USUARI),.T.,PLSA090USR(M->BE4_USUARI,dDataBase,M->BE4_HORPRO,"BE4",,,,,,,,,,,,,,,,,,.T.)) |
Campo | BE4_PROATE |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 20 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Protocolo |
Descrição | Protocolo de Atendimento |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Protocolo de atendimento do paciente. |
- Tabela BQV - Evolução das Diárias:
Campo | BQV_CODPRO |
Val. Sistema | PLSMUDCOD("BQV") .AND. PLSA092Aut(M->BQV_SEQUEN,M->BQV_CODPAD,M->BQV_CODPRO,M->BQV_QTDPRO,"1","BQV","BE4","BQZ",1,nil,.T.) |
Campo | BQV_PROATE |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 20 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Protocolo |
Descrição | Protocolo de Atendimento |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Relação | cNumProto |
Help | Protocolo de atendimento do paciente. |
- Tabela B01 - Autorização Odontológica:
Campo | B01_CODPRO |
Val. Sistema | If(Empty(M->B01_USUARI),.T.,PLSA090USR(M->B01_USUARI,M->B01_DATPRO,M->B01_HORPRO,"B01",,,,,,,,,,,,,,,,,,.T.)) |
Campo | B01_PROATE |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 20 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Protocolo |
Descrição | Protocolo de Atendimento |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Relação | If(Inclui,"",BEA->BEA_PROTOC) |
Help | Protocolo de atendimento do paciente. |
- Tabela B00 - Protocolo de Atendimento:
Campo | B00_COD |
Tamanho | 20 |
Campo | B00_OBSERV |
When | M->B00_TIPPRO $ "13" |
Campo | B00_NUMGUI |
When | INCLUI .OR. EMPTY(M->B00_NUMGUI) .And. M->B00_TIPPRO == "1" |
Campo | B00_STATUS |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Formato | @! |
Título | Status Impr. |
Descrição | Status Impressão/Enviado |
Opções | 1=Pendente;2=Impresso/E-mail enviado |
Help | Status de impressão do protocolo |
Campo | B00_INTERC |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Interc. |
Descrição | Atendimento Intercâmbio |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 0=Não;1=Sim |
Help | Indica se é atendimento de intercâmbio. |
Campo | B00_STATE |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Status Atend. |
Descrição | Status Atendimento |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 0=Não informado;1=Autorizada;2=Autorizada Parcialmente;3=Nao Autorizada;4=Pendente Auditoria |
Help | Status do Atendimento. |
Campo | B00_TIPPRO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Tipo Protoc. |
Descrição | Tipo Protocolo |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Não |
Opções | 1=Atend. PLS;2=Atend. TMK;3=Atend. PLS e TMK |
Help | Tipo do protocolo. |
Campo | B00_CODATE |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 6 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cód.Atend. |
Descrição | Código Atendimento |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Código do Atendimento Call Center. |
Campo | B00_OCOTMK |
Tipo | Memo |
Tamanho | 100 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Ocorrência |
Descrição | Ocorrência Call Center |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
When | M->B00_TIPPRO $ "23" |
Help | Ocorrência registrada no Call Center. |
Campo | B00_SOLTMK |
Tipo | Memo |
Tamanho | 100 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Solução |
Descrição | Solução Call Center |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
When | M->B00_TIPPRO $ "23" |
Help | Ocorrência registrada no Call Center. |
Campo | B00_MATRIC |
Tipo | Catacter |
Tamanho | 17 |
Decimal | 0 |
Formato | @R !.!!!.!!!!.!!!!!!-!!.! |
Título | Matrícula |
Descrição | Matrícula |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Matrícula do beneficiário. |
Campo | B00_NOMUSR |
Tipo | Catacter |
Tamanho | 70 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Nome Usuário |
Descrição | Nome Usuário |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Nome do beneficiário. |
- Tabela B3S - Protocolos RN 395:
Campo | B3S_FILIAL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Filial |
Descrição | Filial |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Filial do sistema. |
Campo | B3S_SUSEP |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 6 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Reg. ANS |
Descrição | Registro ANS |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Registro ANS da Operadora. |
Campo | B3S_ANO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 4 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Ano |
Descrição | Ano |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Ano do protocolo. |
Campo | B3S_MES |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Mês |
Descrição | Mês |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Mês do protocolo. |
Campo | B3S_DIA |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Mês |
Descrição | Mês |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Dia do protocolo. |
Campo | B3S_CODIGO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 6 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Código |
Descrição | Código |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Código sequencial diário. |
- Tabela SUC - Cabecalho do Telemarketing
Campo | UC_MOTPLS |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 6 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Motivo.ANS |
Descrição | Motivo.ANS |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Não |
Val. Sistema | PLMotANSCC() |
Help | Protocolo de atendimento ANS. |
Campo | UC_DESCPLS |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 30 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Descrição |
Descrição | Descrição do Motivo PLS |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Relação | IIF(!INCLUI,Posicione("B3B",1,xFilial("B3B") + SUC->UC_MOTPLS, "B3B_DESCRI"),"") |
Help | Descrição do motivo de atendimento PLS. |
Campo | UC_PROTANS |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 20 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Protoc.ANS |
Descrição | Protocolo de Atend. ANS |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Protocolo de atendimento ANS. |
- Tabela B3B - Motivo Atend PLS TMK
Campo | B3B_FILIAL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Filial |
Descrição | Filial |
Nível | 0 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Filial do sistema |
Campo | B3B_CODIGO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 6 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cód.Motiv |
Descrição | Código Motivo |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Relação | GETSX8Num("B3B","B3B_CODIGO") |
Help | Código do motivo. |
Campo | B3B_DESCRI |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 30 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Desc.Motiv |
Descrição | Descrição Motivo |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Descrição motivo. |
Campo | B3B_GERPRO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Gera Protoc. |
Descrição | Gera Protocolo |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 0=Não;1=Sim |
Val. Sistema | Vazio() .Or. Pertence('01') |
Help | Indica se gera protocolo no padrão RN 395 no Atendimento TMK. |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
3. Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B00PLS:
Alias | B00PLS |
Tipo | 1 |
Sequência | 01 |
Coluna | DB |
Descrição | Protocolo |
Contém | B00 |
Alias | B00PLS |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Protocolo |
Alias | B00PLS |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Protocolo |
Contém | B00->B00_COD |
Alias | B00PLS |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 02 |
Descrição | Data Protoc. |
Contém | B00->B00_DTPROT |
Alias | B00PLS |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 03 |
Descrição | Hora Protoc |
Contém | Substr(B00->B00_HRPROT,1,2)+":"+Substr(B00->B00_HRPROT,3,2) |
Alias | B00PLS |
Tipo | 5 |
Sequência | 01 |
Contém | B00->B00_COD |
Alias | B00PLS |
Tipo | 6 |
Sequência | 01 |
Contém | B00->B00_STATUS == '1' .And. B00->B00_TIPPRO == '1' .And. Empty(B00->B00_NUMGUI) |
- Pesquisa B00TMK:
Alias | B00TMK |
Tipo | 1 |
Sequência | 01 |
Coluna | DB |
Descrição | Protocolo |
Contém | B00 |
Alias | B00TMK |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Protocolo |
Alias | B00TMK |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Protocolo |
Contém | B00->B00_COD |
Alias | B00TMK |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 02 |
Descrição | Data Protoc. |
Contém | B00->B00_DTPROT |
Alias | B00TMK |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 03 |
Descrição | Hora Protoc |
Contém | Substr(B00->B00_HRPROT,1,2)+":"+Substr(B00->B00_HRPROT,3,2) |
Alias | B00TMK |
Tipo | 5 |
Sequência | 01 |
Contém | B00->B00_COD |
Alias | B00TMK |
Tipo | 6 |
Sequência | 01 |
Contém | B00->B00_STATUS == '1' .And. B00->B00_TIPPRO == '2' .And. Empty(B00->B00_CODATE) |
- Pesquisa B3BTMK:
Alias | B3BTMK |
Tipo | 1 |
Sequência | 01 |
Coluna | DB |
Descrição | Código |
Contém | B3B |
Alias | B3BTMK |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código |
Alias | B3BTMK |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código |
Contém | B3B->B3B_CODIGO |
Alias | B3BTMK |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 02 |
Descrição | Descrição |
Contém | B3B->B3B_DESCRI |
Alias | B3BTMK |
Tipo | 5 |
Sequência | 01 |
Contém | B3B->B3B_CODIGO |
4. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | B3S |
Ordem | 1 |
Chave | B3S_FILIAL+B3S_SUSEP+B3S_ANO+B3S_MES+B3S_DIA+B3S_CODIGO |
Descrição | Reg.Ans+Mes+Ano+Dia+Seq. |
Proprietário | S |
Índice | B3B |
Ordem | 1 |
Chave | B3B_FILIAL+B3B_CODIGO |
Descrição | Filial+Código |
Proprietário | S |
Índice | B00 |
Ordem | 3 |
Chave | B00_FILIAL+B00_MATRIC |
Descrição | Filial+Matrícula |
Proprietário | S |
Índice | B00 |
Ordem | 4 |
Chave | B00_FILIAL+B00_NOMUSR |
Descrição | Filial+Nome Usuário |
Proprietário | S |
5. Criação de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela SUC – Cabeçalho de Telemarketing:
Campo | UC_MOTPLS |
Sequência | 001 |
Campo Domínio | UC_DESCPLS |
Tipo | P |
Regra | Posicione("B3B",1,xFilial("B3B") + M->UC_MOTPLS,"B3B_DESCRI") |
Posiciona? | N |
Proprietário | S |
Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PLRN395 |
Tipo: | Caracter |
Cont. Por.: | 1 |
Descrição: | Habilita a RN 395 no módulo SIGAPLS. 0=Desabilita / 1=Habilita |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PL395OC |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Indica os campos do atendimento Call Center que serão replicados para a Ocorrência do Protocolo ANS (tabela B00) ao realizar um atendimento Call Center com a RN395 ativada. (Separar campos com ; ) |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PL395SO |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Indica os campos do atendimento Call Center que serão replicados para a Solução do Protocolo ANS (tabela B00) ao realizar um atendimento Call Center com a RN395 ativada. (Separar campos com ; ) |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PL395MS |
Tipo: | Caracter |
Cont. Por.: | 1 |
Descrição: | Indica se exibe mensagem informando o tipo de usuário antes de exibir tela de preenchimento do protocolo. 0= Não exibe / 1= Exibe |
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Atualizações |
Submenu | Atendimento |
Nome da Rotina | Protocolo de Atendimento |
Programa | PLSA773 |
Módulo | Plano de Saúde - SIGAPLS |
Tipo | PLSA773 |
Menu | Atualizações |
Submenu | PLS x Call Center |
Nome da Rotina | Motivo PLS x TMK |
Programa | PLSA774 |
Módulo | Plano de Saúde - SIGAPLS |
Tipo | PLSA774 |
Procedimento para Utilização
Pré configuração
- Copie os arquivos Protocolo_Atendimento.dot, Protocolo_Atendimentos.dot, Protocolo_CallCenter.dot e Protocolo_CallCenters.dot para a pasta definida no parâmetro MV_PLDIDOT (a pasta padrão é "DOT") definida no Rootpath.
- Os arquivos Protocolo_Atendimento.dot e Protocolo_Atendimentos.dot são relacionados a protocolos com geração de Guia. Os arquivos Protocolo_CallCenter.dot e Protocolo_CallCenters.dot são relacionados a protocolos de atendimento no Call Center.
- Estes arquivos são os modelos para impressão do relatório Protocolo de Atendimento. Eles utilizam macros do Word, caso deseje, os clientes podem customizar este arquivo.
- No Configurador (SIGACFG), defina o parâmetro MV_PLRN395 com o conteúdo 1.
- No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente / Workflow / Contas de e-mail. Maiores informações de como configurar o e-mail estão disponíveis em Como configurar o envio de relatórios por e-mail
- No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações / Pls x Call Center / Motivo PLS x TMK (PLSA774). Inclua os motivos de interação entre o atendimento Call Center e o Plano de Saúde.
- No campo Gera Protoc. (B3B_GERPRO), indique se o atendimento no Call Center com este motivo vai gera um protocolo no padrão ANS.
Rotinas de Atendimento Plano de Saúde
- No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações / Atendimento / Liberação (PLSA094B) ou Autorização SADT (PLSA094A) ou Internação (PLSA092) ou Liberação Odonto (PLSA094D) ou Autorização Odont. (PLSA094C).
- Selecione a opção Incluir. Ao informar a matrícula do beneficiário, o sistema exibe uma mensagem informando que é necessário gerar/informar um protocolo.
- Importante: Se for uma operadora cooperativa Unimed, quando informado uma matrícula de beneficiário de intercâmbio, o sistema permitirá somente a opção de informar o protocolo. A opção Gerar não foi habilitada neste caso pois segundo a Unimed do Brasil, a Operadora responsável pelo protocolo é a Operadora Origem. A Unimed do Brasil vai disponibilizar uma interface para geração do número do protocolo de atendimento. Ao receber um beneficiário de intercâmbio, o operador deve solicitar um número de protocolo nesta interface e informar este protocolo ao realizar o atendimento no Plano de Saúde (SIGAPLS).
- Para atendimentos de intercâmbio, caso não seja possível gerar o número do protocolo de atendimento no momento do atendimento, é possível finalizar o atendimento sem informar o protocolo. Nestes casos, para posteriormente informar o protocolo, selecione o atendimento e clique em Ações Relacionadas / Informar Protoc.
- Caso deseje consultar o número do protocolo gerado, foi criado o botão Protocolo de Atendimento na barra de botões a esquerda da tela.
- Ao realizar uma Evolução SADT ou Evolução de Internação, será gerado um novo protocolo para cada evolução realizada. O número do protocolo gerado pode ser consultado na barra de eventos:
Atendimento Call Center - Somente Atendimento Telefônico
- No Call Center (SIGATMK) acesse Atualizações / Atendimento / Call Center (TMKA271). Clique no botão Chamadas.
- Selecione o campo Contato (UC_CODCONT) e pressione F3. No quadro entidades selecione a opção 8 - Beneficiário de Plano de Saúde. No quadro Informações da entidade informe o beneficiário que vamos digitar a guia de atendimento. Confirme a rotina.
- Preencha o campo Motivo.ANS (UC_MOTPLS). Se o motivo selecionado estiver com o campo Gera Protoc. (B3B_GERPRO) como Sim, o sistema apresenta uma tela para informar/gerar um Protocolo de Atendimento no padrão ANS.
- Preencha o atendimento e confirme.
- Importante: foram criados os parâmetros MV_PL395OC e MV_PL395SO. Ambos, definem respectivamente, os campos que serão replicados para os campos Ocorrência (B00_OCOTMK) e Solução (B00_SOLTMK) do Protocolo de Atendimento gerado para este atendimento.
- Importante: foi criado o ponto de entrada PL773PE01, o mesmo é acionado após a gravação das informações na tabela Protocolo de Atendimento - B00. O ponto de entrada passa como parâmetros o Código do Atendimento no Call Center, o Número do Protocolo utilizado e o RECNO da tabela B00 posicionado.
Atendimento Call Center - Gerando Guia
- No Call Center (SIGATMK) acesse Atualizações / Atendimento / Call Center (TMKA271). Clique no botão Chamadas.
- Selecione o campo Contato (UC_CODCONT) e pressione F3. No quadro entidades selecione a opção 8 - Beneficiário de Plano de Saúde. No quadro Informações da entidade informe o beneficiário que vamos digitar a guia de atendimento. Confirme a rotina.
- Preencha o campo Motivo.ANS (UC_MOTPLS). Se o motivo selecionado estiver com o campo Gera Protoc. (B3B_GERPRO) como Sim, o sistema apresenta uma tela para informar/gerar um Protocolo de Atendimento no padrão ANS.
- No canto inferior esquerdo pressione o botão Plano de Saúde.
- Na barra de botões superior, selecione a opção Guias, selecione uma opção de atendimento: Liberação, Autorização, GIH, Odonto ou Reembolso.
- Se o protocolo de atendimento não foi gerado ainda, o sistema solicita que o mesmo seja gerado ou informado para o atendimento.
Protocolo de Atendimentos (PLSA773)
- No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações / Atendimento / Protocolo de Atendimentos (PLSA773). Esta rotina permite gerenciar os protocolos de atendimento.
- Para incluir um protocolo para ser utilizado posteriormente, selecione a opção Cria nº protocolo.
- Para gerar um arquivo PDF com o Protocolo de Atendimento selecione a opção Ações Relacionadas / Gera pdf.
- Para realizar a impressão do Protocolo de Atendimento ou enviá-lo via e-mail para o beneficiário, selecione a opção Ações Relacionadas / Impressão e-mail.
- Importante: O e-mail será enviado para o indicado no campo Email Dest. (B00_EMAILD). O e-mail destino pode ser preenchido selecionando a opção Alterar do protocolo. Ele também é preenchido de maneira automática ao criar a guia de atendimento do beneficiário, utilizando o e-mail indicado no cadastro de Usuário do mesmo, campo E-mail (BA1_EMAIL). Caso o campo Email Dest. (B00_EMAILD) estiver vazio, o sistema apresentará somente a opção de impressão.
- Ao imprimir/enviar o e-mail o campo Status Impr.(B00_STATUS) é alterado de Pendente para Impresso/E-mail enviado.
- A guia do atendimento pode ser visualizada através da opção Ações Relacionadas / Visualizar Guia (quando protocolo com geração de guia).
- Importante: em protocolos que há uma guia de atendimento atrelada, será impresso o relatório Protocolo_Atendimento. Quando o protocolo estiver atrelado a uma atendimento no Call Center, será impresso o relatório Protocolo_CallCenter.
- Exemplo de visualização de um protocolo já impresso/enviado e-mail na rotina Protocolo de Atendimentos (PLSA773):
- Importante: a nova rotina de Protocolos de Atendimento substitui a rotina de Protocolo de Negativas. Caso o usuário deseje criar um protocolo referente a um atendimento não presencial ou telefônico:
- No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações / Atendimento / Protocolo de Atendimentos (PLSA773). Clique no botão Cria nº protocolo.
- Selecione o protocolo gerado e clique em Alterar. No Aba Guias, selecione o atendimento já realizado através do campo Numero Guia (B00_NUMGUI).
- O atendimento está apto para a geração do relatório de Protocolo de Atendimento.
Para desenvolvedores:
- Desenvolvedores que utilizam rotinas customizadas onde será necessário a criação um protocolo, podem utilizar a função P773GerPro para reservar o próximo número de protocolo.
- Ao definir a chamada para a rotina P773GerPro, passar por referência uma variável do tipo Caracter. O número do procolo vai ser informado nesta variável.
- Exemplo de chamada: P773GerPro(@cNumProt)
Ponto de Entrada
Descrição: | SIGATMK | ||||||||||||||||
Localização: | Atendimento | ||||||||||||||||
Eventos: | Call Center | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | TMKA271 | ||||||||||||||||
Função: | PL773PE01 | ||||||||||||||||
Parâmetros: |
| ||||||||||||||||
Retorno: | Não há |
Notas: Este ponto de entrada é acionado após o processo de confirmação de um protocolo na rotina de Atendimento do Call Center.
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function PL773PE01
Local cCodAteTMK := paramixb[1]
Local cCodProtAns := paramixb[2]
Local nRecnoB00 := paramixb[3]
//Desenvolvimento do usuario
Return
Descrição: | SIGAPLS | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Localização: | Atendimento | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Eventos: | Liberação Autorização Sadt Internação Liberação Odonto Autorização Odonto Autorização Reembolso Anexos Clínicos | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Programa Fonte: | PLSA773 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Função: | PL773PE2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Parâmetros: |
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Retorno: | cNumProto |
Notas: O ponto de entrada PL773PE2 é acionado onde o sistema apresentaria a tela para Gerar/Informar o protocolo do Atendimento. A chamada é realizada pelas rotinas de Atendimento do Plano de Saúde e o Atendimento do Call Center (TMKA271). Quando utilizado este ponto de entrada, o usuário deve gerar manualmente o registro na tabela B00, este ponto de entrada substitui todo o processo padrão de criação do Protocolo.
É obrigatório informar no retorno da rotina, o protocolo que será utilizado para atualizar o campo Protocolo disponível na tela da rotina acionada.
Exemplo:
User Function PL773PE2
Local cAlias := paramixb[1]
Local cNumProto := paramixb[2]
Local lInterc := paramixb[3]
Local lChamBotao := paramixb[4]
Local nOpc := paramixb[5]
Local lChamTMK := paramixb[6]
Local cMatric := paramixb[7]
//Desenvolvimento do usuário
Return(cNumProto)
Descrição: | SIGAPLS | ||||||||||||||||||||
Localização: | Atendimento | ||||||||||||||||||||
Eventos: | Liberação Autorização Sadt Internação Liberação Odonto Autorização Odonto Autorização Reembolso Anexos Clínicos | ||||||||||||||||||||
Programa Fonte: | PLSA773 | ||||||||||||||||||||
Função: | PL773PE3 | ||||||||||||||||||||
Parâmetros: |
| ||||||||||||||||||||
Retorno: |
Notas: Este ponto de entrada é acionado após o processo de confirmação de um protocolo nas rotinas de Atendimento do Plano de Saúde.
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function PL773PE3
Local cAlias:= paramixb[1]
Local cNumProto := paramixb[2]
Local cGuia := paramixb[3]
Local lAltB00 := paramixb[4]
//Desenvolvimento do usuario
Return