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Resolução Normativa RNº 395

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus 

Segmento:

Saúde

Módulo:

Plano de Saúde

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLSA773
Protocolo de Atendimento

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

PLSA094B

Liberação

PLSA094A

Autorização SADT
PLSA092Internação
PLSA094DLiberação Odonto
PLSA094CAutorização Odont.
TMKA271Atendimento

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos relacionais

Tabelas Utilizadas:

B00 - Protocolo de Atendimento
BE1 - Cabeçalho Autorização
BEA - Complementos Movimentações
B01 - Autorização Odontológica
BQV - Evolução das Diárias
B3S - Protocolos RN 395

SUC - Cabeçalho do Telemarketing

SUD - Itens do Telemarketing

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Descrição

Implementada melhoria para adequar o atendimento presencial e telefônico dos beneficiários do Plano de Saúde, de acordo com as novas regras da Resolução Normativa  RNº 395 que entra em vigor em 15/05/2016.

Ao realizar um atendimento, o sistema registra um protocolo de atendimento que pode ser disponibilizado ao beneficiário quando solicitado, através de meio impresso ou digital (envio de arquivo PDF por e-mail). Para a impressão do arquivo, foram criados dois arquivos .doc modelo (um arquivo para atendimento Call Center e outro para geração de guia), que podem ser customizados conforme a necessidade de cada operadora.

Para operadoras cooperativas que realizam intercâmbio eletrônico, foi disponibilizada a opção de informar o protocolo gerado pela Operadora Origem.

Como base para gravação dos protocolos, foi atualizada antiga rotina de Protocolos de Negativas (PLSA773) que atendia RN 319/2013. Para atender a RN 395 atualizamos o nome da rotina para Protocolo de Atendimento. Na RN 319/2013 os protocolos eram gerados manualmente por um usuário do sistema, na RN 395, o protocolo é gerado automaticamente ao realizar um atendimento presencial ou telefônico.

O código do protocolo vai obedecer o padrão imposto pela ANS.

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDRN395 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em ByYou Smart Client,, digite o U_UPDRN395 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 12/04/2016.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

 

Atualizações do Compatibilizador

1.    Criação /Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

B3S

Protocolos RN 395

C

N

B00Protocolo de AtendimentoCN
B3BMotivo Atend PLS TMKCN

 

2.  Criação/Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela BE1 - Cabeçalho Autorização:

 

Campo

BE1_USUARI

Val. Sistema

If(Empty(M->BE1_USUARI),.T.,PLSA090USR(M->BE1_USUARI,M->BE1_DATPRO,M->BE1_HORPRO,"BE1",,,,,,,,,,,,,,,,,,.T.))

 

 

Campo

BE1_PROATE

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Protocolo

Descrição

Protocolo de Atendimento

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Relação

If(Inclui,"",BEA->BEA_PROTOC)

Help

Protocolo de atendimento do paciente.


  • Tabela BE4 - Internações:

 

Campo

BE4_USUARI

Val. Sistema

If(Empty(M->BE4_USUARI),.T.,PLSA090USR(M->BE4_USUARI,dDataBase,M->BE4_HORPRO,"BE4",,,,,,,,,,,,,,,,,,.T.))



Campo

BE4_PROATE

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Protocolo

Descrição

Protocolo de Atendimento

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Protocolo de atendimento do paciente.


  • Tabela BQV - Evolução das Diárias:

 

Campo

BQV_CODPRO

Val. Sistema

PLSMUDCOD("BQV") .AND. PLSA092Aut(M->BQV_SEQUEN,M->BQV_CODPAD,M->BQV_CODPRO,M->BQV_QTDPRO,"1","BQV","BE4","BQZ",1,nil,.T.)



Campo

BQV_PROATE

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Protocolo

Descrição

Protocolo de Atendimento

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Relação

 cNumProto

Help

Protocolo de atendimento do paciente.

 

  • Tabela B01 - Autorização Odontológica:

 

Campo

B01_CODPRO

Val. Sistema

If(Empty(M->B01_USUARI),.T.,PLSA090USR(M->B01_USUARI,M->B01_DATPRO,M->B01_HORPRO,"B01",,,,,,,,,,,,,,,,,,.T.))



Campo

B01_PROATE

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Protocolo

Descrição

Protocolo de Atendimento

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Relação

 If(Inclui,"",BEA->BEA_PROTOC)

Help

Protocolo de atendimento do paciente.



  • Tabela B00 - Protocolo de Atendimento:

Campo

B00_COD

Tamanho

20



Campo

B00_OBSERV

When

M->B00_TIPPRO $ "13"



Campo

B00_NUMGUI

When

INCLUI .OR. EMPTY(M->B00_NUMGUI) .And. M->B00_TIPPRO == "1" 



Campo

B00_STATUS

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Formato

@!

Título

Status Impr.

Descrição

Status Impressão/Enviado

Opções

1=Pendente;2=Impresso/E-mail enviado 

Help

Status de impressão do protocolo



Campo

B00_INTERC

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Interc.

Descrição

Atendimento Intercâmbio

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

0=Não;1=Sim

Help

Indica se é atendimento de intercâmbio.


 

Campo

B00_STATE

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Status Atend.

Descrição

Status Atendimento

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

0=Não informado;1=Autorizada;2=Autorizada Parcialmente;3=Nao Autorizada;4=Pendente Auditoria

Help

Status do Atendimento.


 

Campo

B00_TIPPRO

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tipo Protoc.

Descrição

Tipo Protocolo

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Não

Opções

1=Atend. PLS;2=Atend. TMK;3=Atend. PLS e TMK

Help

Tipo do protocolo.


 

Campo

B00_CODATE

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cód.Atend.

Descrição

Código Atendimento

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Código do Atendimento Call Center.


 

Campo

B00_OCOTMK

Tipo

Memo

Tamanho

100

Decimal

0

Formato

@!

Título

Ocorrência

Descrição

Ocorrência Call Center

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

When

 M->B00_TIPPRO $ "23"

Help

Ocorrência registrada no Call Center.


 

Campo

B00_SOLTMK

Tipo

Memo

Tamanho

100

Decimal

0

Formato

@!

Título

Solução

Descrição

Solução Call Center

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

When

 M->B00_TIPPRO $ "23"

Help

Ocorrência registrada no Call Center.


 

Campo

B00_MATRIC

Tipo

Catacter

Tamanho

17

Decimal

0

Formato

@R !.!!!.!!!!.!!!!!!-!!.!

Título

Matrícula

Descrição

Matrícula

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Help

Matrícula do beneficiário.


 

Campo

B00_NOMUSR

Tipo

Catacter

Tamanho

70

Decimal

0

Formato

@!

Título

Nome Usuário

Descrição

Nome Usuário

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Help

Nome do beneficiário.



  • Tabela B3S - Protocolos RN 395:

Campo

B3S_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Filial do sistema.


 

Campo

B3S_SUSEP

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Reg. ANS

Descrição

Registro ANS

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Registro ANS da Operadora.



Campo

B3S_ANO

Tipo

Caracter

Tamanho

4

Decimal

0

Formato

@!

Título

Ano

Descrição

Ano

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Ano do protocolo.



Campo

B3S_MES

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Mês

Descrição

Mês

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Mês do protocolo.



Campo

B3S_DIA

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Mês

Descrição

Mês

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Dia do protocolo.



Campo

B3S_CODIGO

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Código

Descrição

Código

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Código sequencial diário.


  • Tabela SUC - Cabecalho do Telemarketing 

 

Campo

UC_MOTPLS

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Motivo.ANS

Descrição

Motivo.ANS

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Não

Val. Sistema

 PLMotANSCC()

Help

Protocolo de atendimento ANS.



Campo

UC_DESCPLS

Tipo

Caracter

Tamanho

30

Decimal

0

Formato

@!

Título

Descrição

Descrição

Descrição do Motivo PLS

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Relação

 IIF(!INCLUI,Posicione("B3B",1,xFilial("B3B") + SUC->UC_MOTPLS, "B3B_DESCRI"),"")

Help

Descrição do motivo de atendimento PLS.


 

Campo

UC_PROTANS

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Protoc.ANS

Descrição

Protocolo de Atend. ANS

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Protocolo de atendimento ANS.



  • Tabela B3B - Motivo Atend PLS TMK

 

Campo

B3B_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial

Nível

0

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Filial do sistema



Campo

B3B_CODIGO

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cód.Motiv

Descrição

Código Motivo

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Relação

GETSX8Num("B3B","B3B_CODIGO")

Help

Código do motivo.



Campo

B3B_DESCRI

Tipo

Caracter

Tamanho

30

Decimal

0

Formato

@!

Título

Desc.Motiv

Descrição

Descrição Motivo

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Descrição motivo.



Campo

B3B_GERPRO

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Gera Protoc.

Descrição

Gera Protocolo

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 0=Não;1=Sim

Val. Sistema

Vazio() .Or. Pertence('01')

Help

Indica se gera protocolo no padrão RN 395 no Atendimento TMK.



Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

3.  Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
  • Pesquisa B00PLS:

Alias

B00PLS

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

DB

Descrição

Protocolo

Contém

B00

 

 

Alias

B00PLS

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Protocolo

 

 

Alias

B00PLS

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Protocolo

Contém

B00->B00_COD

 

 

Alias

B00PLS

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

02

Descrição

Data Protoc.

Contém

B00->B00_DTPROT

 

 

Alias

B00PLS

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

03

Descrição

Hora Protoc

Contém

Substr(B00->B00_HRPROT,1,2)+":"+Substr(B00->B00_HRPROT,3,2)

 

 

Alias

B00PLS

Tipo

5

Sequência

01

Contém

B00->B00_COD

 

 

Alias

B00PLS

Tipo

6

Sequência

01

Contém

B00->B00_STATUS == '1' .And. B00->B00_TIPPRO == '1' .And. Empty(B00->B00_NUMGUI)

 

  • Pesquisa B00TMK:

Alias

B00TMK

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

DB

Descrição

Protocolo

Contém

B00

 

 

Alias

B00TMK

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Protocolo

 

 

Alias

B00TMK

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Protocolo

Contém

 B00->B00_COD

 

 

Alias

B00TMK

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

02

Descrição

Data Protoc.

Contém

B00->B00_DTPROT

 

 

Alias

B00TMK

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

03

Descrição

Hora Protoc

Contém

Substr(B00->B00_HRPROT,1,2)+":"+Substr(B00->B00_HRPROT,3,2)

 

 

Alias

B00TMK

Tipo

5

Sequência

01

Contém

B00->B00_COD

 

 

Alias

B00TMK

Tipo

6

Sequência

01

Contém

B00->B00_STATUS == '1' .And. B00->B00_TIPPRO == '2' .And. Empty(B00->B00_CODATE)

 

 

  • Pesquisa B3BTMK:

Alias

B3BTMK

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

DB

Descrição

Código

Contém

B3B

 

 

Alias

B3BTMK

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Código

 

 

Alias

B3BTMK

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Código

Contém

 B3B->B3B_CODIGO
 
 

Alias

B3BTMK

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

02

Descrição

Descrição

Contém

B3B->B3B_DESCRI

 

 

Alias

B3BTMK

Tipo

5

Sequência

01

Contém

B3B->B3B_CODIGO
 
4.  Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

B3S

Ordem

1

Chave

B3S_FILIAL+B3S_SUSEP+B3S_ANO+B3S_MES+B3S_DIA+B3S_CODIGO

Descrição

Reg.Ans+Mes+Ano+Dia+Seq.

Proprietário

S

 

 

Índice

B3B

Ordem

1

Chave

B3B_FILIAL+B3B_CODIGO

Descrição

Filial+Código

Proprietário

S

 

 

Índice

B00

Ordem

3

Chave

B00_FILIAL+B00_MATRIC

Descrição

Filial+Matrícula

Proprietário

S

 

 

Índice

B00

Ordem

4

Chave

B00_FILIAL+B00_NOMUSR

Descrição

Filial+Nome Usuário

Proprietário

S

 

 

5.  Criação de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

 

  • Tabela SUC – Cabeçalho de Telemarketing:

Campo

UC_MOTPLS

Sequência

001

Campo Domínio

UC_DESCPLS

Tipo

P

Regra

Posicione("B3B",1,xFilial("B3B") + M->UC_MOTPLS,"B3B_DESCRI")

Posiciona?

N

Proprietário

S

 

 

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PLRN395

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

1

Descrição:

Habilita a RN 395 no módulo SIGAPLS. 0=Desabilita / 1=Habilita

 

 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PL395OC

Tipo:

Caracter

Descrição:

Indica os campos do atendimento Call Center que serão replicados para a Ocorrência do Protocolo ANS (tabela B00) ao realizar um atendimento Call Center com a RN395 ativada.

(Separar campos com ; )


 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PL395SO

Tipo:

Caracter

Descrição:

Indica os campos do atendimento Call Center que serão replicados para a Solução do Protocolo ANS (tabela B00) ao realizar um atendimento Call Center com a RN395 ativada.

(Separar campos com ; )

 


Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PL395MS

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

1

Descrição:

Indica se exibe mensagem informando o tipo de usuário antes de exibir tela de preenchimento do protocolo. 0= Não exibe / 1= Exibe


CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

Atendimento

Nome da Rotina

Protocolo de Atendimento

Programa

PLSA773

Módulo

Plano de Saúde - SIGAPLS

Tipo

PLSA773

 

 

Menu

Atualizações

Submenu

PLS x Call Center

Nome da Rotina

Motivo PLS x TMK

Programa

PLSA774

Módulo

Plano de Saúde - SIGAPLS

Tipo

PLSA774

 

 

Procedimento para Utilização

 

Pré configuração

  1. Copie os arquivos Protocolo_Atendimento.dot,  Protocolo_Atendimentos.dot, Protocolo_CallCenter.dot e Protocolo_CallCenters.dot para a pasta definida no parâmetro MV_PLDIDOT (a pasta padrão é "DOT") definida no Rootpath.
  2. Os arquivos Protocolo_Atendimento.dot e Protocolo_Atendimentos.dot são relacionados a protocolos com geração de Guia. Os arquivos Protocolo_CallCenter.dot e Protocolo_CallCenters.dot são relacionados a protocolos de atendimento no Call Center.
  3. Estes arquivos são os modelos para impressão do relatório Protocolo de Atendimento. Eles utilizam macros do Word, caso deseje, os clientes podem customizar este arquivo.
  4. No Configurador (SIGACFG), defina o parâmetro MV_PLRN395 com o conteúdo 1.
  5. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente / Workflow / Contas de e-mail. Maiores informações de como configurar o e-mail estão disponíveis em Como configurar o envio de relatórios por e-mail
  6. No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações / Pls x Call Center / Motivo PLS x TMK (PLSA774). Inclua os motivos de interação entre o atendimento Call Center e o Plano de Saúde.
  7. No campo Gera Protoc. (B3B_GERPRO), indique se o atendimento no Call Center com este motivo vai gera um protocolo no padrão ANS.


Rotinas de Atendimento Plano de Saúde

  1. No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações / Atendimento / Liberação (PLSA094B) ou Autorização SADT (PLSA094A) ou Internação (PLSA092) ou Liberação Odonto (PLSA094D) ou Autorização Odont. (PLSA094C).
  2. Selecione a opção Incluir. Ao informar a matrícula do beneficiário, o sistema exibe uma mensagem informando que é necessário gerar/informar um protocolo.
    1. Importante: Se for uma operadora cooperativa Unimed, quando informado uma matrícula de beneficiário de intercâmbio,  o sistema permitirá somente a opção de informar o protocolo. A opção Gerar não foi habilitada neste caso pois segundo a Unimed do Brasil, a Operadora responsável pelo protocolo é a Operadora Origem. A Unimed do Brasil vai disponibilizar uma interface para geração do número do protocolo de atendimento. Ao receber um beneficiário de intercâmbio, o operador deve solicitar um número de protocolo nesta interface e informar este protocolo ao realizar o atendimento no Plano de Saúde (SIGAPLS).
    2. Para atendimentos de intercâmbio, caso não seja possível gerar o número do protocolo de atendimento no momento do atendimento, é possível finalizar o atendimento sem informar o protocolo. Nestes casos, para posteriormente informar o protocolo, selecione o atendimento e clique em Ações Relacionadas / Informar Protoc.
  3. Caso deseje consultar o número do protocolo gerado, foi criado o botão Protocolo de Atendimento na barra de botões a esquerda da tela.

  4. Ao realizar uma Evolução SADT ou Evolução de Internação, será gerado um novo protocolo para cada evolução realizada. O número do protocolo gerado pode ser consultado na barra de eventos:





Atendimento Call Center - Somente Atendimento Telefônico

  1. No Call Center (SIGATMK) acesse Atualizações / Atendimento / Call Center (TMKA271). Clique no botão Chamadas.
  2. Selecione o campo Contato (UC_CODCONT) e pressione F3. No quadro entidades selecione a opção 8 - Beneficiário de Plano de Saúde. No quadro Informações da entidade informe o beneficiário que vamos digitar a guia de atendimento. Confirme a rotina.
  3. Preencha o campo Motivo.ANS (UC_MOTPLS). Se o motivo selecionado estiver com o campo Gera Protoc. (B3B_GERPRO) como Sim, o sistema apresenta uma tela para informar/gerar um Protocolo de Atendimento no padrão ANS.
  4. Preencha o atendimento e confirme.
  5. Importante: foram criados os parâmetros MV_PL395OC e MV_PL395SO. Ambos, definem respectivamente, os campos que serão replicados para os campos Ocorrência (B00_OCOTMK) e Solução (B00_SOLTMK) do Protocolo de Atendimento gerado para este atendimento.
  6. Importante: foi criado o ponto de entrada PL773PE01, o mesmo é acionado após a gravação das informações na tabela Protocolo de Atendimento - B00. O ponto de entrada passa como parâmetros o Código do Atendimento no Call Center, o Número do Protocolo utilizado e o RECNO da tabela B00 posicionado.



Atendimento Call Center - Gerando Guia

  1. No Call Center (SIGATMK) acesse Atualizações / Atendimento / Call Center (TMKA271). Clique no botão Chamadas.
  2. Selecione o campo Contato (UC_CODCONT) e pressione F3. No quadro entidades selecione a opção 8 - Beneficiário de Plano de Saúde. No quadro Informações da entidade informe o beneficiário que vamos digitar a guia de atendimento. Confirme a rotina.
  3. Preencha o campo Motivo.ANS (UC_MOTPLS). Se o motivo selecionado estiver com o campo Gera Protoc. (B3B_GERPRO) como Sim, o sistema apresenta uma tela para informar/gerar um Protocolo de Atendimento no padrão ANS.
  4. No canto inferior esquerdo pressione o botão Plano de Saúde.
  5. Na barra de botões superior, selecione a opção Guias, selecione uma opção de atendimento: Liberação, Autorização, GIH, Odonto ou Reembolso.
  6. Se o protocolo de atendimento não foi gerado ainda, o sistema solicita que o mesmo seja gerado ou informado para o atendimento.


Protocolo de Atendimentos (PLSA773)

  1. No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações / Atendimento / Protocolo de Atendimentos (PLSA773). Esta rotina permite gerenciar os protocolos de atendimento.
  2. Para incluir um protocolo para ser utilizado posteriormente, selecione a opção Cria nº protocolo.
  3. Para gerar um arquivo PDF com o Protocolo de Atendimento selecione a opção Ações Relacionadas / Gera pdf.
  4. Para realizar a impressão do Protocolo de Atendimento ou enviá-lo via e-mail para o beneficiário, selecione a opção Ações Relacionadas / Impressão e-mail.
    1. Importante: O e-mail será enviado para o indicado no campo Email Dest. (B00_EMAILD). O e-mail destino pode ser preenchido selecionando a opção Alterar do protocolo. Ele também é preenchido de maneira automática ao criar a guia de atendimento do beneficiário, utilizando o e-mail indicado no cadastro de Usuário do mesmo, campo E-mail (BA1_EMAIL). Caso o campo Email Dest. (B00_EMAILD) estiver vazio, o sistema apresentará somente a opção de impressão.
    2. Ao imprimir/enviar o e-mail o campo Status Impr.(B00_STATUS) é alterado de Pendente para Impresso/E-mail enviado.
  5. A guia do atendimento pode ser visualizada através da opção Ações Relacionadas / Visualizar Guia (quando protocolo com geração de guia).
  6. Importante: em protocolos que há uma guia de atendimento atrelada, será impresso o relatório Protocolo_Atendimento. Quando o protocolo estiver atrelado a uma atendimento no Call Center, será impresso o relatório Protocolo_CallCenter.
  7. Exemplo de visualização de um protocolo já impresso/enviado e-mail na rotina Protocolo de Atendimentos (PLSA773):



  8. Importante: a nova rotina de Protocolos de Atendimento substitui a rotina de Protocolo de Negativas. Caso o usuário deseje criar um protocolo referente a um atendimento não presencial ou telefônico:
    1. No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações / Atendimento / Protocolo de Atendimentos (PLSA773). Clique no botão Cria nº protocolo.
    2. Selecione o protocolo gerado e clique em Alterar. No Aba Guias, selecione o atendimento já realizado através do campo Numero Guia (B00_NUMGUI).
    3. O atendimento está apto para a geração do relatório de Protocolo de Atendimento.

Para desenvolvedores:

  1. Desenvolvedores que utilizam rotinas customizadas onde será necessário a criação um protocolo, podem utilizar a função P773GerPro para reservar o próximo número de protocolo.
  2. Ao definir a chamada para a rotina P773GerPro, passar por referência uma variável do tipo Caracter. O número do procolo vai ser informado nesta variável.
    1. Exemplo de chamada: P773GerPro(@cNumProt)

 

Ponto de Entrada

Descrição:

SIGATMK

Localização:

Atendimento

Eventos:

Call Center

Programa Fonte:

TMKA271

Função:

PL773PE01

Parâmetros:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 cCodAteTMK

Caracter

Código do atendimento no Call Center

 

 cCodProtAns

Caracter

Protocolo ANS

 

 nRecnoB00

Numérico

Recno posicionado na tabela B00

 

Retorno:

Não há

Notas: Este ponto de entrada é acionado após o processo de confirmação de um protocolo na rotina de Atendimento do Call Center. 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function PL773PE01
Local cCodAteTMK := paramixb[1]
Local cCodProtAns := paramixb[2]
Local nRecnoB00 := paramixb[3]

//Desenvolvimento do usuario

Return

 

Descrição:

SIGAPLS

Localização:

Atendimento

Eventos:

Liberação

Autorização Sadt

Internação

Liberação Odonto

Autorização Odonto

Autorização Reembolso

Anexos Clínicos

Programa Fonte:

PLSA773

Função:

PL773PE2

Parâmetros:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 cAlias

Caracter

Alias da rotina que está realizando a chamada

 

 cNumProto

Caracter

Número do protocolo já carregado

 

 lInterc

Lógico

Indica usuário de intercâmbio. .T. - Intercâmbio / .F. - Local

 
lChamBotaoLógicoIndica se é uma chamada dos botões laterais das rotinas de atendimento 
nOpcNumériconOpc da rotina selecionada 
lChamTMKLógicoIndica se é chamada do Call Center. .T. - Call Center / .F. - Plano de Saúde 
cMatricCaracterMatrícula do Beneficiário 

Retorno:

cNumProto

Notas: O ponto de entrada PL773PE2 é acionado onde o sistema apresentaria a tela para Gerar/Informar o protocolo do Atendimento. A chamada é realizada pelas rotinas de Atendimento do Plano de Saúde e  o Atendimento do Call Center (TMKA271). Quando utilizado este ponto de entrada, o usuário deve gerar manualmente o registro na tabela B00, este ponto de entrada substitui todo o processo padrão de criação do Protocolo.

É obrigatório informar no retorno da rotina, o protocolo que será utilizado para atualizar o campo Protocolo disponível na tela da rotina acionada.

Exemplo:

User Function PL773PE2
Local cAlias := paramixb[1]
Local cNumProto := paramixb[2]
Local lInterc := paramixb[3]
Local lChamBotao := paramixb[4]
Local nOpc := paramixb[5]
Local lChamTMK := paramixb[6]
Local cMatric := paramixb[7]

//Desenvolvimento do usuário

Return(cNumProto)

 

 

Descrição:

SIGAPLS

Localização:

Atendimento

Eventos:

Liberação

Autorização Sadt

Internação

Liberação Odonto

Autorização Odonto

Autorização Reembolso

Anexos Clínicos

Programa Fonte:

PLSA773

Função:

PL773PE3

Parâmetros:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 cAlias

Caracter

Alias da rotina que está realizando a chamada

 

 cNumProto

Caracter

Número do protocolo já carregado

 

 cGuia

Caracter

Número da guia gerada.

 
lAltB00LógicoIndica se foi alterado com sucesso o registro B00 correspondente ao atendimento. 

Retorno:

 

Notas: Este ponto de entrada é acionado após o processo de confirmação de um protocolo nas rotinas de Atendimento do Plano de Saúde. 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function PL773PE3
Local cAlias:= paramixb[1]
Local cNumProto := paramixb[2]
Local cGuia := paramixb[3]

Local lAltB00 := paramixb[4]

//Desenvolvimento do usuario

Return