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Deck of Cards
idIntegrações
Card
labelSuricato via Api

A integração das marcações do Suricato para o Datasul ocorre através da execução da api recordClockMarkings.

Esta api é de responsabilidade do Datasul. Ela realiza diversas validações com a marcação recebida e:

    • Se estiver tudo correto: atualiza a marcação na tabela marcac_nova_integr.
    • Se houver algum problema com a marcação recebida: a atualização não é realizada e é gerado um json de retorno informando o problema ocorrido. Consequentemente, as marcações não aparecem no arquivo gerado através da execução do programa PE7110.


Problema

Possíveis Causas

Análise/Ação

Exemplo Prático

Erro "oauth2/api/v1/token was not found" ao executar o serviço que chama a api recordClockMarkingsNa execução da api recordClockMarkings está sendo executada a api do token, que se aplica apenas para o Protheus e RM. O Datasul utiliza autenticação básica para a execução da api.

Encaminhar para a equipe de suporte da Telemática validar a chamada da api.


Consultar o ticket 17075658
Marcações não estão sendo integradas






Card
labelSuricato via Integração Antiga

A integração das marcações do Suricato para o Datasul é de responsabilidade da Telemática. 


ProblemaPossíveis CausasAnálise/AçãoExemplo Prático
"ERRO | SqlExceptionHelper - [DataDirect][OpenEdge JDBC Driver][OpenEdge] Tabela/exibição/sinônimo "SYSPROGRESS.MSA_CONTROL_MARCAC" não pode ser encontrado. (15814)"Não se trata de erro no produto Datasul, mas sim da conexão que a Telemática está tentando fazer com o banco do nosso produto.

Encaminhar  para a equipe de suporte técnico.


Consultar o ticket 13928979
Card
labelClock in

A integração das marcações do Clock in para o Datasul ocorre através da execução do programa PE9696, e:

    • Se estiver tudo correto: atualiza a marcação na tabela msa_control_marcac.
    • Se ocorrer algum problema durante o processamento: as marcações não são atualizadas e, consequentemente não aparecem no arquivo gerado através da execução do programa PE7110.


Pré-Requisitos:

Para verificar os problemas na execução do programa PE9696 é necessário solicitar os seguintes arquivos:

      • Log de execução - PE9696.txt
      • Log técnico
      • Log detalhado
      • Clientlog
      • Extrato de versão

Problema

Possíveis Causas

Análise/Ação

Exemplo Prático




Consultar o ticket 13125674

Marcações não estão sendo integradas



1 - Verificar se há problemas de conexão com a plataforma Carol relacionado ao protocolo TLSv1.1 x Progress 12.8

1) Confirmar se a versão do Progress que o cliente utiliza é 12.8. 

Em caso afirmativo: analisar o arquivo clientlog enviado, verificando se existe o erro "Bad/Unsupported protocol name parameter value TLSv1.1" .

  • Se existir: verificar em qual patch o cliente se encontra, pois a correção do programa fpapi9696.p foi expedida nos patches 12.1.2407.5, 12.1.2403.11 e 12.1.2311.16. Se o cliente estiver em patch anterior, orientar o cliente a realizar a atualização do patch.
  • Se não existir: verificar o item 2 - Problemas de conexão com a plataforma Carol.

Em caso negativo: verificar o item 2 - Problemas de conexão com a plataforma Carol.

Arquivo Clientlog


Consultar o ticket 21031512

2 - Problemas de conexão com a plataforma Carol

1) Analisar nos arquivos de log de execução, log detalhado e/ou log técnico se constam as mensagens sobre a finalização da requisição dos dispositivos. 

  • Se não constarem: transferir o ticket para a equipe de suporte do Clock in para a verificação a respeito de certificados, conector e token.
  • Se constarem: verificar o item 3 - Verificar se há problemas na requisição dos dispositivos.

OBS: o problema de conexão também pode ser verificado através do teste de conexão disponível no programa FP0540, pasta Carol/Con.

Arquivos de Log´s
3 - Verificar se há problemas na requisição dos dispositivos

1) Analisar no arquivo do log técnico se constam as mensagens referentes ao  detalhamento do json de retorno da requisição de dispositivos (log 9896, log 9895 e log 9894).

1.1) Se constarem: significa que a busca dos dispositivos ocorreu com sucesso. Verificar o próximo item do roteiro 4 - Verificar se o dispositivo foi retornado na requisição.

1.2)Se não constarem:

a) Analisar no arquivo clientlog a expressão "get_device_list -> v_response_code:". Ela indica o retorno da execução da requisição.

b) Caso o retorno seja de erro (diferente de 200 e 201) se usou a opção "Um Dispositivo por Vez', como paliativo deve-se sugerir a utilização da baixa de marcações por Lote de Dispositivos, e vice-versa.

c) Caso ainda não funcione, abrir issue de Apoio, contendo todos os arquivos do pré-requisito, além do detalhamento dos passos executados até o momento para tentar identificar o problema.

Arquivos de Log´s
4 - Verificar se o dispositivo foi retornado na requisição

Quando a requisição de dispositivos ocorrer com sucesso (1) Analisar no arquivo do log técnico consta a mensagem log 9896 com o detalhamento do json se no JSON de retorno da requisição de dispositivos): 1) Analisar no arquivo do log técnico se dos dispositivos consta o dispositivo em questão.

1.1) Se não constar: é provável que no Clock in este dispositivo não esteja parametrizado para integrar com o RH. Deve-se orientar o cliente a verificar esta informação e realizar a parametrização, caso necessário.

1.2) Se constar: deve-se verificar o próximo item do roteiro "5 - Verificar se faltam informações nos dispositivos".

OBS: - colocar imagem do log técnico demonstrando como localizar os dispositivos retornados na requisição.



5 - Verificar se faltam informações nos dispositivos

1) Analisar no arquivo de log detalhado a validação dos dispositivos, que indica se o mesmo será ou não considerado para a baixa de marcações.

1.1) Se constar mensagem que o dispositivo não será considerado para o processamento, deve-se analisar no arquivo do log técnico se o dispositivo em questão está com os campos obrigatórios informados, verificando na documentação Integração Datasul x Carol - Importação de Batidas Ponto o detalhe/orientação que consta para a mensagem.

1.2) Se constar mensagens que os dispositivos serão considerados para o processamento, deve-se verificar o próximo item do roteiro "Verificar se há problemas na requisição das marcações".

1.3) Se constar a mensagem "Validação de Dispositivos Interrompida (log 9988)", indica que o dispositivo foi recebido mas está com alguma informação inconsistente, normalmente relacionado à informação "repcode". Nesse caso, não é possível identificar no arquivo de log detalhado qual é o dispositivo que está apresentando este erro mas, no arquivo de log técnico é possível. Para isto:

1.3.1) No arquivo de log detalhado, pesquisar pela última palavra "Devicecode:" que aparece antes da mensagem "Validação de Dispositivos Interrompida (log 9988)". O texto que aparecer após esta palavra é o código do último dispositivo que foi validado antes da interrupção do processo de validação dos dispositivos. Anotar este código.

1.3.2) No arquivo de log técnico, pesquisar o código do dispositivo encontrado no item "1.3.1". Quando encontrar, verificar as informações do próximo dispositivo, pois foi o que apresentou o erro que interrompeu o processo de validação.

OBS: - colocar imagem do log detalhado demonstrando as mensagens que indicam que o dispositivo será considerado ou não será considerado para a baixa de marcações. - colocar imagem do log técnico destacando as informações necessárias para que o dispositivo seja considerado para a baixa de marcações. - colocar imagem do log detalhado demonstrando a mensagem de erro que ocorre quando o dispositivo não possui número do REP informado. - colocar imagem do log técnico demonstrando as informações do dispositivo que causou a interrupção do processo de validação dos dispositivos.



6 - Verificar se há problemas na requisição das marcações

Quando estiver tudo OK com a requisição dos dispositivos e seu retorno, deve-se:

1) Analisar no arquivo do log técnico se consta a mensagem log 9892 com o detalhamento do json de retorno das marcações.

1.1) Se constar: significa que a busca das marcações ocorreu com sucesso. Verificar o próximo item do roteiro "Verificar se a marcação foi retornada na requisição".

1.2) Se não constar:

a) analisar no arquivo clientlog a palavra 'v_response_code:'. Ela mostra o retorno da execução da requisição.

b) procurar na documentação Integração Datasul x Carol - Importação de Batidas Ponto se consta a mensagem que está no clienlog e que está descrito como possível origem.

c) Se não identificar o problema, abrir issue de Apoio, contendo todos os arquivos mencionados no item 1, além do detalhamento dos passos executados até o momento para tentar identificar o problema.

OBS: colocar imagem do log técnico demonstrando como identificar se houve erro ou não.



7 - Verificar se a marcação foi retornada na requisição

Quando a requisição de marcações ocorrer com sucesso:

1) Analisar no arquivo do log técnico se consta a marcação em questão no json de retorno da requisição..

1.1) Se constar: deve-se verificar o item 'Verificar se faltam informações nas marcações'. 1.2) Se não constar: deve-se verificar no Clock in se a marcação possui NSR.

1.2.1) Se não possuir: transferir o ticket para a equipe de suporte do Clock in para a verificação a respeito da geração do NSR.

1.2.2) Se possuir: pode ser que a marcação lá no Clockin esteja com um NSR menor que último NSR existente na tabela msa_control_marcac para o REP. Isto pode ocorrer quando o número do REP foi utilizado em um dispositivo (geralmente em período de testes) e depois foi informado para outro dispositivo. Neste caso o NSR inicia no número 1 novamente. Para conferência, solicitar ao cliente o arquivo gerado pelo programa PE7110, selecionando o número do REP que está com problema na baixa de marcações e deixar a faixa de datas em aberto (01/01/2000 à 31/12/9999) para que sejam geradas no arquivos todas as marcações que foram baixadas para o REP. Quando o arquivo for enviado, deve-se comparar o número do último NSR que consta para o REP aqui no Datasul com o número do NSR da batida lá no Clockin que não está sendo baixada. Se ficar comprovado que o NSR registrado para a marcação no Clockin está inferior ao último NSR registrado na tabela msa_control_marcac para o mesmo REP, a orientação é solicitar ao cliente que altere do número do REP do dispositivo no Clockin e no cadastro do relógio no Datasul (PE0620). Lembrando que somente as marcações realizadas a partir desta mudança é que serão baixadas para o Datasul.

OBS: colocar imagem do log técnico demonstrando como localizar as marcações retornadas na requisição.



8 - Verificar se faltam informações nas marcações

1) Se na execução do programa PE9696 foi parametrizado “Um Dispositivo por Vez” para a baixa de marcações, verificar: a) no arquivo do log de execução PE9696.txt se consta a mensagem de erro número " 7 - Falha na requisição de marcações. Verifique na Carol Clock-in o conteúdo e o formato dos campos: nsrCode, eventdatestr e piscode".

Se existir:

a.1) analisar no arquivo do log detalhado se consta a mensagem "log 9976", que indica que a marcação possui dados incorretos. Ver para qual dispositivo esta mensagem foi apresentada.

Se existir:

a.2) analisar no arquivo do log técnico a mensagem "log 9889" que consta para o dispositivo em questão. Esta mensagem demonstra o retorno da requisição das marcações para o dispositivo. Verificar se constam as informações: nsrCode, eventdatestr, piscode e mdmpersonid".

OBS: a) colocar imagem do log detalhado demonstrando como identificar se houve o erro ou não. b) colocar imagem do log técnico destacando as informações necessárias para que a marcação seja baixada do Clock in para o Datasul.


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