Árvore de páginas

CONTEÚDO

01. OBJETIVO

Apresentar ao usuário final que faça uso da plataforma Carol para marcações de ponto dos colaboradores, como configurar o Datasul para habilitar a integração automática de marcações.


Importante!

  • Este documento, assim como esta funcionalidade, somente terá utilidade para cliente que utilizam a Plataforma Carol, caso contrário não será possível a realização destas configurações.



02. VISÃO GERAL

A configuração da integração entre o produto Datasul e Carol se baseia na parametrização do FP0540 e na execução do programa PE9696 que aciona as API's para importação das batidas.

Posteriormente, é necessária a execução do programa PE7100 para realizar as importações das batidas no sistema Datasul, que poderão ser visualizadas junto das funções PE3700 (Batidas Ponto) ou PE3500 (Erros Importação Batidas).


Informação Importante!

  • Para o perfeito funcionamento do aplicativo 2C é necessário que o broker SQL esteja habilitado para a comunicação entre as Plataformas. Se ainda não estiver é necessário solicitar ao seu Administrador de Banco de Dados para conceder essa permissão. Isso se faz necessário porque na configuração do aplicativo 2C (via Web) a informação da porta que está configurado o banco DTHRPYC (banco que está definida a tabela utilizada no 2C) deverá ser inserida na parametrização do aplicativo. Se o broker não estiver habilitado o 2C não poderá ser configurado.


  • O campo PIS CODE e REP CODE na Plataforma Carol é obrigatório para a integração correta com o Datasul pois se trata de uma informação chave para o sistema.





03. PRÉ-REQUISITOS

  • A criação destes parâmetros está disponível a partir da 12.1.29.3 (versão mínima Progress 11.7.5). 
  • Necessária a utilização do módulo de Controle de Frequência do sistema Datasul.

04. PARAMETRIZAÇÃO DATASUL

a. Descentralização RH

A função FP0540 - Consulta Descentralização RH, através da pasta Carol/Con permite a configuração das informações de integração com a Carol/Clock in.

Essas informações são necessárias para realizar a comunicação entre Datasul e Carol, sendo fornecidas na contratação e criação do ambiente na Carol.



Importante

CampoOBS
Nome Organização e Nome AmbientePara mais informações verifique o documento https://docs.carol.ai/docs
Connector Id e Connector TokenPara mais informações verifique o documento https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/4408796105495-RH-Clock-In-by-Carol-Connector-Token
Cadastro Automático do Relógio

Este campo é utilizado pelo programa PE9696 - Importação de Marcações Clock in /Carol sempre que for identificado que o dispositivo do Clock in possui relacionado um REP que não existe cadastrado no programa PE0620 - Relógio Ponto.

Se o campo estiver:

  • Desmarcado: será gerada uma mensagem de erro nos arquivos de log de execução (código 4)  e log detalhado (códigos 4 e 9994), informando que o dispositivo não foi localizado, e a baixa de marcações deste dispositivo não será realizada. 
  • Marcado : será realizada a criação de dois relógios no programa PE0620:
    • um para o número do REP do dispositivo do Clock in e;
    • outro para o número da convenção coletiva informada no dispositivo do Clock in.

Botão

Após o preenchimento dos dados, é possível testar a comunicação com a Carol Clock In clicando neste botão


(informação) A partir desta configuração, é ativada a função FP9696 - Coordenadores Clockin/Carol permitindo que seja possível selecionar e definir quais funcionários tem perfil de coordenador.


b. Coordenadores Clock In/Carol

A função FP9696 - Coordenadores Clock In/Carol permite a identificação dos funcionários com papel de coordenador que utilizarão o aplicativo Clock In para realizar as marcações de seus funcionários.

Basta relacionar os funcionários (coordenadores) para que os dados destes sejam enviados para o ambiente da Carol.

Através do botão "Formar" será possível relacionar os coordenadores.

Será apresentada a seguinte tela:

Na coluna/browser da esquerda serão apresentados os funcionários da empresa corrente, e na coluna/browser da direita os coordenadores que já foram relacionados.

Caso o usuário queira relacionar funcionários de outras empresas, será necessário clicar no botão "Filtrar". Através desta tela é possível filtrar, além da empresa, por estabelecimento e matrícula. Caso contrário basta deixar os campos com o valor "0"(zero) para que sejam apresentados todos os estabelecimentos e matrículas da empresa informada:


Outra funcionalidade disponível nesta tela é a busca de funcionários pelo nome.

Basta informar no campo "Nome" e clicar no botão check verde.

Para os coordenadores que já estão relacionados, também é possível filtrar os funcionários que estão ativos, desligados ou ambos. 

Para salvar os registros, utilizar o botão central para movimentar da coluna esquerda para direita, em seguida clicar no botão "OK".



(informação) A inclusão/exclusão de coordenadores nesta função efetua o envio dos dados destes para atualização do ambiente na Carol.


c. Manutenção Relógio Ponto

Para implementação do cadastro de relógio ponto, deve-se definir um código e sua respectiva descrição, informando o local onde o mesmo está relacionado e o tipo de batida que o mesmo aceita. Para mais esclarecimentos acessar Manutenção do Relógio Ponto - PE0620.



    • O número do REP cadastrado no programa PE0620 deve ser o mesmo informado no campo REP no cadastro de dispositivos no Clock-in.

      Sobre o cadastro de dispositivos no Clock-in ressaltamos que:

      • Para cadastrar um dispositivo é premissa ter o cadastro de empresa e localização já efetuados.
      • O código do dispositivo deve ser informado sem máscara.
      • O código do REP é uma informação obrigatória e necessariamente:
        • deve ser diferente de 0 (zero).
        • não pode ser informado o mesmo código para mais de um dispositivo.
  •  
    • Também é necessário cadastrar no programa PE0620 um relógio cujo número do REP seja:
      • igual ao campo Convenção Coletiva informado no cadastro de dispositivos no Clock-in ou
      • igual a "99999999999999999' caso não haja convenção coletiva.

    • Este cadastro se faz necessário para que seja possível realizar:

      • A importação do arquivo AFD gerado pelo Clock in, quando necessário.
      • A geração do arquivo AEJ contendo o registro tipo "02 - Reps Utilizados" onde, para o campo nrRep será informado o número da Convenção Coletiva ou "99999999999999999"

05. IMPORTAÇÃO DAS MARCAÇÕES PONTO


Para realizar a importação das marcações é necessário utilizar o programa PE9696 -  Importação de Marcações Clock In/Carol que, através da conexão com o ambiente da Carol, fará a importação das marcações de ponto a partir do último NSR lido por dispositivo ativo.

Na aba Parâmetros é possível escolher entre duas opções de Baixa de Marcações:

    • Um Dispositivo por Vez - faz a baixa de marcações de um dispositivo por vez. Apresenta o limite de 200 registros por requisição/resposta.
      • Esta forma de baixar marcações apresenta vantagem quando há um número menor de dispositivos cadastrados e um melhor detalhamento do processo impresso no log de execução.
    • Por Lote de Dispositivos - faz a baixa de marcações de vários dispositivos em uma única requisição a Carol Clock In. Apresenta o limite de 1000 registros por requisição, obtendo as marcações de diversos dispositivos por resposta.
      • Esta forma de baixar marcações apresenta melhor performance, executando de forma mais rápida, principalmente quando existe um número maior de dispositivos.     



a. Log de Execução

Ao finalizar a execução, o PE9696 gera um log de execução das etapas do processo de baixa das marcações da Carol Clock-in para o Totvs Datasul, reportando os status e erros, caso ocorram. 



O Log de execução é composto por 4 colunas:

Código: Organiza e identifica as mensagens.

Tipo: Identifica a informação como Erro ou Status do processo feito pelo programa.

Descrição:  Identifica de forma resumida à que se refere a mensagem.

Detalhe/Observação: Traz mais detalhes sobre a mensagem conforme o ponto do processamento.


A tabela abaixo mostra todas as mensagens, e sua correlação de uso, situações de erro ou reporte.


CódigoTipoDescriçãoDetalhe/ObservaçãoOrientações
0ErroErro ao conectar no endereço informadoErro no endereço informado, por favor, validar o endereço cadastrado no FP0540Valida se foi possível se comunicar com o Clock-in, este erro pode ser causado por digitação errada do endereço no FP0540, ou por problemas de rede/comunicação entre Totvs x Clock-in
1ErroFalha de ConexãoFavor verificar a parametrização de conexão com a Carol Clock-in no programa FP0540Valida se foi possível se comunicar com o Clock-In, este erro é apresentado quando um dos campo do FP0540 não estão preenchido como: Nome da Organização, Nome do Ambiente, Connector Id, Connector Token
2StatusConexão Carol Clock-Inurl: mostraenderecoconexao.carol.aiMostra a Url de conexão apenas para informação
3ErroFalha na requisição dos dispositivosClock-in Erro requisitar dispositivo: ... Falha no momento em que o programa tenta acessar os dispositivos cadastrados na Carol Clock-in que contem as marcações. para baixar as informações
4ErroDispositivo não localizadoVerificar no programa PE0620 se existe relógio com Número REP informado no clockin: .. . Ou ativar o cadastro automático de relógio no programa FP0540Falha no momento em que o programa tenta acessar o dispositivo cadastrados na Carol Clock-in conforme cadastros de relógios no PE0620 
5ErroFalha ao registrar marcaçõesFalha ao registrar marcações nas tabelas do Totvs:Falha ao tentar gravar as marcações baixadas na Carol Clock-in
6ErroDispositivo com validade vencidaVerificar no programa PE0620 a data de validade do relógio, pois não contempla a data da marcação  REP: ...Falha ao tentar gravar as marcações baixadas na Carol Clock-in por erro de dados do cadastro do Relógio no PE0620
7ErroFalha na requisição de marcaçõesVerifique na Carol Clock-in o conteúdo e o formato dos campos: nsrCode, eventdatestr e piscodeFalha ao tentar requisição para começar a baixar informações de marcações
8StatusTérmino de Processo

Total de dispositivos lidos: ...

ou 

Termino processo requisição de marcações

Informa que o processo de leitura dos dispositivos terminou.

ou

Informa que o processo de leitura das marcações do Clock-in terminou.

9StatusBuscando MarcaçõesInicio da Busca de Marcação Código REP ... X NSR ...Indica o início do processo da busca das marcações para o REP indicado, a partir do NSR indicado.
10ErroDispositivo com código REP duplicadoVerificar na Carol Clock-in o cadastro do dispositivo, DevicecodeErro reportado quando mais de um dispositivo estiver cadastrado com mesmo número de Rep na plataforma da Carol Clock-in
11ErroDispositivo sem código REP informadoVerificar na Carol Clock-in o cadastro do dispositivo: Devicecode: ... REP: ...Falha no cadastro de dispositivos na Carol Clock-in, pois o dispositivo está parametrizado para integrar com RH mas não possui o coderep informado
12StatusDispositivo validado com sucessoDevicecode: ... REP: ...Término do processo de validação do dispositivo
13 *StatusLocal de Marcação criado com sucessoEmpresa: ... Local Marcação: ..Indica que foi criado um local de marcação do tipo função Ponto, para ser relacionado ao relógio que será criado para o dispositivo do Clock in.
14 *ErroLocal de Marcação não pode ser criadoJá existem 99 locais de marcação cadastrados para empresa: ...Indica que não foi localizado um local de marcação do tipo função Ponto e não foi possível criar um novo registro automaticamente porque já existem 99 locais de marcação criados.
15 *StatusRelógio criado com sucesso

Programa PE0620 → Empresa: ... Relógio: ... Devicecode: ...

Número REP: ...

Indica que foi criado um relógio para o dispositivo do Clock in.
16 *ErroRelógio não pode ser criadoJá existem 99.999 relógios cadastrados para empresa: ...Indica que não foi possível criar um relógio para o dispositivo do Clock in porque já existem 99.999 relógios cadastrados para a empresa.
17 *ErroRelógio não pode ser criadoNão foi possível criar o local de marcação para empresa: ...Indica que não foi possível criar um relógio para o dispositivo do Clock in porque não foi localizado um local de marcação do tipo função Ponto e não foi possível criar um automaticamente porque já existem 99 locais de marcação criados.
18 *ErroRelógio não pode ser criadoNão foi localizada empresa para o CNPJ: ..Indica que não foi possível criar um relógio para o dispositivo do Clock in porque não localizou um estabelecimento/empresa na base de dados com o CNPJ do dispositivo do Clock in.
500StatusErro Interno do ServidorErro Interno do Servidor ao tentar conectar com dispositivosErro de comunicação com o servidor, o servidor foi encontrado mais a comunicação não é concluída

Importante

As mensagens identificadas com * ao lado do seu código só serão apresentadas quando o campo "Cadastro Automático do Relógio" na função Manutenção Descentralização HCM - FP0540 estiver marcado.


b. Relatório Excel com as Marcações Importadas

Ao final da execução do PE9696 será gerado um arquivo com extensão '.csv' com todas as marcações baixadas e, que ainda não foram processadas pelo PE7100.

c. Arquivo de Log Detalhado

Na aba Parâmetros é possível indicar que se deseja gerar o arquivo de log detalhado.  Quando selecionado este campo, é obrigatório que seja informado o diretório para a geração deste arquivo.



Informação

O nome do arquivo de log detalhado é composto pelas seguintes informações:

    • Texto Fixo: ‘PE9696_log_detalhado’ +
    • Data Geração +
    • Hora geração +
    • Extensão ‘.txt’


Ex: PE9696_log_detalhado_220322_094547.txt 


No arquivo gerado constarão informações detalhadas sobre os processos executados durante a baixa de marcações da Carol/Clockin para o Datasul, possibilitando a identificação e avaliação de possíveis problemas que possam ter ocorrido. 

Ex:

    • Quantos dispositivos foram localizados para importação;
    • Quantos dispositivos foram validados com sucesso e serão considerados para a baixa de marcações.
    • Quantas batidas foram integradas;
    • Quantas batidas já estavam integradas;
    • Quantas batidas ainda estão pendentes de importação (não processadas).



A tabela abaixo demonstra a relação das mensagens exibidas no arquivo de log detalhado.


Código MensagemDetalhamento
log 9999Indica a quantidade de dispositivos que foram recebidos pela requisição realizada.
log 9998

Indica o número da requisição realizada para a busca dos dispositivos.

log 9997

Indica o status da requisição da busca de dispositivos.
log 9996Indica a data e a hora do início da validação dos dispositivos.
log 9995Indica a data e a hora de término da validação dos dispositivos.
log 9994Indica que o dispositivo não será considerado para a baixa das marcações por não ter código REP informado.
log 9993Indica a quantidade de dispositivos recebidos da Carol/Clockin que serão considerados para a baixa das marcações.

log 9992

Indica a quantidade de dispositivos recebidos da Carol/Clockin que estão sem o código REP informado.
log 9991Indica a quantidade de dispositivos recebidos da Carol/Clockin que estão com o código REP duplicado.
log 9990Indica a quantidade de dispositivos recebidos da Carol/Clockin que não foram localizados no programa PE0620 através do seu código REP.
log 9989Indica que o dispositivo será considerado para a baixa das marcações pois foi validado com sucesso.
log 9988Indica que a validação dos dispositivos foi interrompida porque algum dispositivo recebido da Carol/Clockin possui alguma informação incorreta.
log 9987Indica a data e a hora do início da execução do programa PE9696.
log 9986Indica a data e a hora do término da execução do programa PE9696.
log 9985Indica que não há dispositivos válidos para a baixa de marcações.
log 9984Indica o status da requisição da baixa das marcações.
log 9983Indica o número da requisição realizada para a baixa das marcações.
log 9982Indica a quantidade de marcações que foram recebidas pela requisição realizada.
log 9981Indica que a marcação já foi integrada anteriormente.
log 9980Indica que a validade do REP informada no programa PE0620 não contempla a data da marcação.
log 9979Indica que a marcação foi integrada com sucesso.
log 9978Indica a data e a hora do término da baixa das marcações do dispositivo/REP.
log 9977Indica a data e a hora do início da baixa das marcações do dispositivo/REP.

log 9976

Indica que a baixa de marcações foi interrompida devido à alguma marcação estar com dados incorretos (ex: CPF, data, hora não informado).

Somente quando a baixa de marcações parametrizada for “Um Dispositivo por Vez”.
log 9975Indica a quantidade de marcações que foram integradas com sucesso.
log 9974

Indica a quantidade de marcações não processadas.

Ex: a requisição retornou 10 marcações, mas a quarta marcações está sem o PIS informado. Devido a isto, as marcações restantes não são processadas.  
log 9973Indica a quantidade de marcações que já estavam integradas.
log 9972Indica a data e a hora do início da busca dos dispositivos.

log 9971

Indica a data e a hora do término da busca dos dispositivos.
log 9970

Indica que a baixa de marcações foi interrompida devido à alguma marcação estar com dados incorretos (ex: CPF, data, hora não informado).

Somente quando a baixa de marcações parametrizada for “Por Lote de Dispositivos”.
log 9969Indica a data e a hora do início da baixa das marcações por lote de dispositivos.
log 9968Indica a data e a hora do término da baixa das marcações por lote de dispositivos.
log 9967Indica o lote em que os dispositivos serão incluídos para a requisição da baixa de marcações.
log 9966Indica os dispositivos que foram incluídos no lote indicado na mensagem ‘log 9967’.

OBS

Todas as mensagens apresentadas no arquivo do log de execução também são apresentadas no arquivo de log Detalhado.


d. Arquivo de Log Técnico

Na aba Parâmetros é possível indicar que se deseja gerar o arquivo de log técnico.  Quando selecionado este campo, é obrigatório que seja informado o diretório para a geração deste arquivo.



  • O nome do arquivo de log técnico é composto pelas seguintes informações:
    • Texto Fixo: ‘PE9696_log_técnico’ +
    • Data Geração +
    • Hora geração +
    • Extensão ‘.txt’


Ex: PE9696_log_tecnico_280322_141253.txt 


  •  Caso tenha sido selecionado os campos para gerar o arquivo de log detalhado e o arquivo de log técnico, estes dois arquivos terão a mesma data e hora na composição do seu nome.


No arquivo gerado constarão informações detalhadas sobre as requisições/retornos dos dispositivos e marcações executados durante a baixa de marcações da Carol/Clockin para o Datasul, possibilitando a avaliação de possíveis problemas que possam ter ocorrido. 

Ex:

    • URL e parâmetros das requisições de dispositivos e marcações.
    • Informações do arquivo JSON da requisição de dispositivos (apenas para baixa de marcações por lote de dispositivos).
    • Informações do arquivo JSON de retorno da requisição de dispositivos.
    • Informações do arquivo JSON da requisição de marcações.
    • Informações do arquivo JSON do retorno da requisição de marcações.



Dependendo do editor de texto utilizado para visualizar o arquivo de log técnico, as informações do arquivo JSON são visualizadas sem formatação. Para correta visualização sugere-se utilizar os editores "Notepad++", "Word" ou "Excel".


A tabela abaixo demonstra a relação das mensagens exibidas no arquivo de log técnico.


Código MensagemDetalhamento
log 9987Indica a data e a hora do início da execução do programa PE9696.
log 9986Indica a data e a hora do término da execução do programa PE9696.
log 9978Indica a data e a hora do término da baixa das marcações do dispositivo/REP.
log 9977Indica a data e a hora do início da baixa das marcações do dispositivo/REP.
log 9972Indica a data e a hora do início da busca dos dispositivos.
log 9971Indica a data e a hora do término da busca dos dispositivos.
log 9969 Indica a data e a hora do início da baixa das marcações por lote de dispositivos.
log 9968Indica a data e a hora do término da baixa das marcações por lote de dispositivos.
log 9899

Indica a URL executada:

  • para a busca de dispositivos;
  • para a baixa das marcações.
log 9898

Indica os parâmetros enviados na requisição:

  • para a busca de dispositivos;
  • para a baixa das marcações.
log 9897Detalhamento do arquivo JSON enviado na requisição dos dispositivos, quando parametrizado para realizar a baixa de marcações por lote de dispositivos.
log 9896Indica o início do detalhamento do arquivo JSON recebido na requisição dos dispositivos.
log 9895Detalhamento do arquivo JSON recebido na requisição dos dispositivos.
log 9894Indica o término do detalhamento do arquivo JSON recebido na requisição dos dispositivos.
log 9893Indica o início do detalhamento do arquivo JSON enviado na requisição das marcações, quando parametrizado para realizar a baixa de marcações de um dispositivo por vez.
log 9892Indica o início do detalhamento do arquivo JSON recebido na requisição das marcações.
log 9891Indica o início do detalhamento do arquivo JSON enviado na requisição das marcações, quando parametrizado para realizar a baixa de marcações por lote de dispositivos.
log 9890Indica o término do detalhamento do arquivo JSON recebido na requisição das marcações.
log 9889Detalhamento do arquivo JSON recebido na requisição das marcações.
log 9888Detalhamento do arquivo JSON enviado na requisição das marcações, quando parametrizado para realizar a baixa de marcações de um dispositivo por vez.
log 9887Indica o cabeçalho para o JSON de retorno da requisição de marcações.
log 9886Indica o início do detalhamento do arquivo JSON enviado na requisição dos dispositivos, quando parametrizado para realizar a baixa de marcações por lote de dispositivos.
log 9885Indica o término do detalhamento do arquivo JSON enviado na requisição dos dispositivos, quando parametrizado para realizar a baixa de marcações por lote de dispositivos.
log 9884Indica o término do detalhamento do arquivo JSON enviado na requisição das marcações, quando parametrizado para realizar a baixa de marcações de um dispositivo por vez.
log 9883Indica o término do detalhamento do arquivo JSON enviado na requisição das marcações, quando parametrizado para realizar a baixa de marcações por lote de dispositivos.
log 9882Detalhamento do arquivo JSON enviado na requisição das marcações, quando parametrizado para realizar a baixa de marcações por lote de dispositivos.



06. CLIENTLOG

Também foram implementados alguns logs para auxiliar o atendimento na identificação de algum eventual problema na integração. Para consultar os log da integração pode-se buscar por #clockin no clientlog.

Segue uma tabela com as mensagens que podem estar no clientlog e alguns motivos da origem destas mensagens.


MensagemPossível Origem
verify_fields: verifique parametro de conexaoUma ou mais informações não estão preenchidas no FP0540.
get_device_list -> v_response_codeCódigo de retorno da requisição dos dispositivos, caso diferente de 200, está com algum erro de comunicação.
get_device_list -> v_response_statusDescrição detalhada do erro de comunicação.
get_device_list -> repcode: Este repcode: 99999 esta vindo com formato string.O dispositivo está com o formato errado, consultar a Totvs Labs para possível soluções.
get_device_list -> devicecodeNúmero do dispositivo reconhecido. Esta mensagem pode ser utilizada para verificar se realmente todos os dispositivos listados pelo cliente estão sendo importados.
get_device_list -> repcodeNúmero do repcode reconhecido. Esta mensagem pode ser utilizada para verificar se realmente todos os dispositivos listados pelo cliente estão sendo importados.
get_records_list > p-nsrCodeNúmero do nsrCode utilizado para consultar as marcações no Clockin, ou seja, o valor retornado nesta mensagem o sistema irá requisitar as marcações a partir dele.
get_records_list > p-deviceCodeNúmero do dispositivo que foi realizada a requisição das marcações.
get_records_list > v_response_codeCódigo de retorno da requisição dos dispositivos, caso diferente de 200, está com algum erro de comunicação.
get_records_list > v_response_statusDescrição detalhada do erro de comunicação.
get_records_list > Falha na requisição Servido Clockin - Verifique se informado e o formato campos: nsrCode, eventdatestr e mdmpersonid

Esta mensagem é originada quando o retorno das marcações do clockin possui alguma inconsistência de formato ou não existência dos campos, neste caso deve-se verificar com o Totvs Labs.

Caso aconteça alguma falha de comunicação com o servidor (falta de internet por exemplo) pode originar essa mensagem.

Neste caso é importante também verificar os certificados de importação.

pi_records_msa_control_marcac > before-recordAs marcações foram importadas corretamente e o próximo passo será a gravação na tabela msa_control_marcac.
pi_records_msa_control_marcac > validade dispositivoO período de validade do dispositivo está fora da marcação, deve-se verificar o programa PE0620.
pi_records_msa_control_marcac > falha ao registrar marcacoesNo processo de gravação das marcações na tabela msa_control_marcac ocorreu algum problema. Um dos motivos pode ser o formato dos campos retornados na requisição.
get_device_list > Verificar na Carol ClockIn o cadastro do dispositivo, Devicecode: devicecode Rep: repcodeErro reportado quando mais de um dispositivo estiver cadastrado com mesmo número de Rep na plataforma da Carol Clock-in




07. INTEGRANDO COM TOTVS CAROL

Para conhecer os principais serviços e saber como construir uma integração para envio e consumo de dados da Carol, acesse a página Integrando com TOTVS Carol.  

Os subtópicos podem ser acessados através da árvore da página conforme exemplo abaixo:



Essa funcionalidade foi criada pela TOTVS LABS.

Qualquer dúvida em relação a esta funcionalidade entre em contato com o atendimento da Carol [email protected].