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Perguntas frequentes do ByYou Smart Client
Perguntas frequentes do ByYou Smart Client

Perguntas frequentes do TOTVS | SmartClient

Veja, a seguir, as respostas para algumas perguntas comuns sobre o TOTVS | SmartClient.

O que fazer quando não conseguir conectar/executar o TOTVS | SmartClient?

Quais são as diferenças do TOTVS | SmartClient Linux em relação a versão Windows?

Como realizar a impressão no TOTVS | SmartClient Linux?

É possível realizar a impressão direto na porta USB?

É possível realizar a integração dos aplicativos MS-Office, Crystal Reports, MS-Visio e etc.?

Os produtos podem ser utilizados ou estão homologados em máquinas virtuais (VMware, VirtualBox, etc)?

 Teste

O que fazer quando não conseguir conectar/executar o TOTVS | SmartClient?

Quando não conseguir conectar/executar o TOTVS | SmartClient com o TOTVS | Application Server, é necessário verificar:

  • Se os parâmetros de configuração de conexão (servidor e porta), no arquivo de configuração (smartclient.ini), estão corretos.
     
  • O TOTVS | Application Server está em execução?
    Caso não, é necessário executar/iniciar o TOTVS | Application Server.
     
  • O TOTVS | SmartClient e o TOTVS | Application Server estão atualizados com a mesma versão e build?
    Caso não, atualize os produtos com a mesma versão e build.
     
  • Existe firewall ou proxy entre a máquina estação e a servidora?
    Se sim, verifique se a configuração não está barrando as portas TCP/IP utilizadas pelo sistema.
     
  • Existe firewall local sendo executado na máquina local?
    Se sim, verifique se a configuração não está barrando as portas TCP/IP utilizadas pelo sistema.
     
  • É possível executar o comando ping para a máquina que está executando o TOTVS | Application Server?
    Se não, provavelmente a configuração TCP/IP da máquina local está incompatível com a máquina servidora.
     
  • As conexões de rede, cabos e drivers estão corretamente instalados.

 

Quais são as diferenças do TOTVS | SmartClient Linux em relação a versão Windows?

O TOTVS | SmartClient Linux foi desenvolvido para clientes que necessitam de uma interface para o servidor do sistema em ambiente Linux de forma nativa e não emulada.

O ambiente Linux, em particular, o ambiente X Windows, tem muitas semelhanças mas também possui muitas diferenças em relação ao ambiente Microsoft Windows. A principal diferença está no fato do Microsoft Windows ter um único gerenciador de janelas enquanto que o X Windows, por sua natureza aberta, pode ter 'n' tipos diferentes de gerenciadores de janelas.

Em um ambiente X Windows, cada janela de programa tem um comportamento separado o que nos permite, as vezes, clicar em janelas que estão em diferentes níveis de execução, no Microsoft Windows isso não acontece.

Os arquivos de configuração também são diferentes entre os ambientes X Windows e Microsoft Windows.

Para quem programa em AdvPL, tentaremos que os programas não tenham que ter comportamento diferente entre os ambientes, mas quando houver necessidade, notificaremos as diferenças.

A documentação sobre ambiente X Windows, pode ser encontrada em sites de configuração de ambiente Linux.

 

Como realizar a impressão no TOTVS | SmartClient Linux?

A impressão no TOTVS | SmartClient Linux pode ser executada da seguinte maneira:

  • Via spool do Linux (semelhante ao spool do Windows).
  • Via porta LP (semelhante as portas de impressão do MS-DOS). Neste caso, como o Linux restringe o acesso as portas \dev\lp0, \dev\lp1, para se imprimir na porta LPT1, por exemplo, deve-se dar acesso de escrita ao usuário que executa o TOTVS | SmartClient a port \dev\lp0.
  • Mapeando uma impressora do spool de impressão CUPS a uma porta de impressão. Para mais informações, consulte a documentação da seção Printer_Map_Port2Spool, do arquivo de configuração (smartclient.ini).

 

É possível realizar impressões direto na porta USB?

Não, pois as portas USBs dependem e são gerenciadas pelo sistema operacional. Neste caso, recomendamos que a impressão seja realizada via spool ou através das LPT ou COM.

 

É possível realizar a integração dos aplicativos MS-Office, Crystal Reports, MS-Visio e etc.?

Sim, exceto em ambientes Linux, por se tratar de aplicativos exclusivos do Microsoft Windows.

 

Os produtos podem ser utilizados ou estão homologados em máquinas virtuais (vmware, virtualbox, etc)?

A TOTVS não homologa ambientes ou máquinas virtuais. No entanto, se o fornecedor do sistema operacional e o fornecedor do virtualizador de ambiente garantirem que as características do ambiente se mantém, o uso desse ambiente é válido.

 

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Portuguese

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Perguntas frequentes do TOTVS SmartClient
Perguntas frequentes do TOTVS SmartClient

Perguntas frequentes do TOTVS | SmartClient

Veja, a seguir, as respostas para algumas perguntas comuns sobre o TOTVS | SmartClient.

 

Abrangência
ERP 10 e 11



O que fazer quando não conseguir conectar/executar o TOTVS | SmartClient?

Quais são as diferenças do TOTVS | SmartClient Linux em relação a versão Windows?

Como realizar a impressão no TOTVS | SmartClient Linux?

É possível realizar a impressão direto na porta USB?

É possível realizar a integração dos aplicativos MS-Office, Crystal Reports, MS-Visio e etc.?

Os produtos podem ser utilizados ou estão homologados em máquinas virtuais (VMware, VirtualBox, etc)?

Impressoras virtuais estão homologadas para uso com nossos produtos?

É possivel imprimir direto na porta em impressoras mapeadas a partir da rede?

 

 

O que fazer quando não conseguir conectar/executar o TOTVS | SmartClient?

Quando não conseguir conectar/executar o TOTVS | SmartClient com o TOTVS | Application Server, é necessário verificar:

  • Se os parâmetros de configuração de conexão (servidor e porta), no arquivo de configuração (smartclient.ini), estão corretos.
     
  • O TOTVS | Application Server está em execução?
    Caso não, é necessário executar/iniciar o TOTVS | Application Server.
     
  • O TOTVS | SmartClient e o TOTVS | Application Server estão atualizados com a mesma versão e build?
    Caso não, atualize os produtos com a mesma versão e build.
     
  • Existe firewall ou proxy entre a máquina estação e a servidora?
    Se sim, verifique se a configuração não está barrando as portas TCP/IP utilizadas pelo sistema.
     
  • Existe firewall local sendo executado na máquina local?
    Se sim, verifique se a configuração não está barrando as portas TCP/IP utilizadas pelo sistema.
     
  • É possível executar o comando ping para a máquina que está executando o TOTVS | Application Server?
    Se não, provavelmente a configuração TCP/IP da máquina local está incompatível com a máquina servidora.
     
  • As conexões de rede, cabos e drivers estão corretamente instalados.

 

Quais são as diferenças do TOTVS | SmartClient Linux em relação a versão Windows?

O TOTVS | SmartClient Linux foi desenvolvido para clientes que necessitam de uma interface para o servidor do sistema em ambiente Linux de forma nativa e não emulada.

O ambiente Linux, em particular, o ambiente X Windows, tem muitas semelhanças mas também possui muitas diferenças em relação ao ambiente Microsoft Windows. A principal diferença está no fato do Microsoft Windows ter um único gerenciador de janelas enquanto que o X Windows, por sua natureza aberta, pode ter 'n' tipos diferentes de gerenciadores de janelas.

Em um ambiente X Windows, cada janela de programa tem um comportamento separado o que nos permite, as vezes, clicar em janelas que estão em diferentes níveis de execução, no Microsoft Windows isso não acontece.

Os arquivos de configuração também são diferentes entre os ambientes X Windows e Microsoft Windows.

Para quem programa em AdvPL, tentaremos que os programas não tenham que ter comportamento diferente entre os ambientes, mas quando houver necessidade, notificaremos as diferenças.

A documentação sobre ambiente X Windows, pode ser encontrada em sites de configuração de ambiente Linux.

 

Como realizar a impressão no TOTVS | SmartClient Linux?

A impressão no TOTVS | SmartClient Linux pode ser executada da seguinte maneira:

  • Via spool do Linux (semelhante ao spool do Windows).
  • Via porta LP (semelhante as portas de impressão do MS-DOS). Neste caso, como o Linux restringe o acesso as portas \dev\lp0, \dev\lp1, para se imprimir na porta LPT1, por exemplo, deve-se dar acesso de escrita ao usuário que executa o TOTVS | SmartClient a port \dev\lp0.
  • Mapeando uma impressora do spool de impressão CUPS a uma porta de impressão. Para mais informações, consulte a documentação da seção Printer_Map_Port2Spool, do arquivo de configuração (smartclient.ini).

 

É possível realizar impressões direto na porta USB?

Não, pois as portas USBs dependem e são gerenciadas pelo sistema operacional. Neste caso, recomendamos que a impressão seja realizada via spool ou através das LPT ou COM.

 

É possível realizar a integração dos aplicativos MS-Office, Crystal Reports, MS-Visio e etc.?

Sim, exceto em ambientes Linux, por se tratar de aplicativos exclusivos do Microsoft Windows.

 

Os produtos podem ser utilizados ou estão homologados em máquinas virtuais (vmware, virtualbox, etc)?

A TOTVS não homologa ambientes ou máquinas virtuais. No entanto, se o fornecedor do sistema operacional e o fornecedor do virtualizador de ambiente garantirem que as características do ambiente se mantém, o uso desse ambiente é válido.

 

Impressoras virtuais estão homologadas para uso com nossos produtos?

Não. A utilização de impressoras virtuais, que geram arquivos do tipo *.pdf, não estão homologadas para uso com nossos produtos.

É possivel imprimir direto na porta em impressoras mapeadas a partir da rede?

Sim é possivel, porém esta é uma caracteristica suportada e não homologada, pois alterações ocorridas em novas versões de um  Sistema Operacional podem prejudicar seu funcionamento.