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Controlando Saques em Dinheiro no PDV

Controlando Saques em Dinheiro efetuados na operação dos caixas (PDV).

Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisitoInforme o ponto de entrada relacionado (link). Informe o requisito relacionado (Issue).

Linha de Produto:

RMS.

Segmento:

VAREJO.

Módulo:

TESOURARIA.

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Controle de saques em dinheiro na operação de caixa (PDV).

Controle de Saques no PDV.

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Controle de Operadores.

VGTUCOPE.

 Coletas

VGTUCOLE.
Histórico de movimentaçõesVGTUMMOV.
Relatório de CaixasVGTURLCX.
Fechamento de caixaVGTUINIC.

Cadastros Iniciais:

.

Parâmetro(s):

Parametrização para Saque no PDV.

 

Parametrização para Saque:
Tab.45 – xxxxxxxSAQ – ffaaa, onde “xxxxxxx” é a filial sem dígito, “ff” é a finalizadora do saque e “aaa” é a agenda para integração no cofre.

 

Parametrização de relacionamento transação x finalizadoras
Tab.45 – TTRxxxxxtt – ff, onde “xxxxx” é a filial sem dígito, “tt” é o tipo de transação da capcupom e “ff” é a finalizadora associada.

Na inexistência desta parametrização é assumido:
Transação 7 = Finalizadora 39
Transação 8 = Finalizadora 40

Ponto de Entrada:


Chamados Relacionados

TVFVJR.

Requisito (ISSUE):

País(es):

BRASIL.

Banco(s) de Dados:

ORACLE 8i ou qualquer versão posterior.

Tabelas Utilizadas:

AG2WTRAN.

Sistema(s) Operacional(is):

WINDOWS.

Descrição

Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoria.

Rotinas que envolvem o Saque

  1. Controle de Operadores:
    1. Os valores referentes aos saques devem ser lançados pelo PDV na tabela DETCUPOMT1 com a finalizadora de dinheiro. Não é permitido saque em outra finalizadora.O valor final da linha de dinheiro na grade de venda pode ficar negativo, visto que é possível existir um valor maior de saque do que o valor da venda. Neste caso, para bater o valor do operador é necessário que existam lançamentos de Fundo de Troco ou Reforço de Caixa para compensar a falta do dinheiro da venda. No lançamento do cofre, quando o valor é negativo, em vez de uma entrada no cofre do valor, será feita uma saída com a agenda informada na parametrização do saque.

  2. Coletas:
    1. Como no processo de coletas não é possível informar valores negativos, o lançamento do valor sacado deve ser informado na finalizadora de saque parametrizada no sistema. Quando o sistema identificar que a finalizadora é a de saque, efetuará um movimento de saída do cofre utilizando a agenda informada na parametrização do saque. A sugestão é que o valor sacado seja informado na íntegra e, o valor no dinheiro, o correspondente à venda. É possível também informar somente o valor líquido, ou seja, o saque menos o dinheiro de venda.

  3. Totais por finalizadora:
    1. O lançamento efetuado pelo PDV pode conter um valor negativo para a finalizadora dinheiro. Este movimento será considerado para abater o valor das demais finalizadoras e fechar o total com a venda líquida. Caso exista saque em um movimento de serviço, o valor deve ser tratado da mesma forma, ou seja, com a finalizadora do recebimento no campo PDVOP_FINAL, a finalizado finalizadora de dinheiro no campo PDVOP_FINAL_DIN e o valor sacado negativo em PDVOP_VENDA_LIQ.  Na tela do Relatório de Caixa o valor do dinheiro irá aparecer com valor negativo.

  4. Quebra e Sobra:
    1. Em todos as transações referentes aos operadores, telas e relatórios, o valor do saque será sempre positivo e estará associado à finalizadora de saque parametrizada no sistema. Não pode haver diferença entre o valor integrado e o valor coletado na finalizadora de saque. Quando existir diferença na finalizadora de saque, será criado automaticamente um movimento com a diferença na finalizadora dinheiro. No caso das coletas normais, existe um processo para efetuar o desconto do saque da finalizadora dinheiro. Caso o saque seja maior que dinheiro, a linha de dinheiro fica zero e a linha do saque com valor positivo. Caso contrário, a linha de dinheiro fica com o saldo e o saque fica zerado.

 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
  2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

Informe o Nome da Variável

Tipo:

Informe o Tipo

Descrição:

Informe a Descrição

Valor Padrão:

Informe o Valor Padrão

 

 

Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

  1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

(X1_PERGUNT)

Nome

 

Grupo

(X1_GRUPO)

Ordem

(X1_ORDEM)

Tipo

(X1_TIPO)

Tamanho

(X1_TAMANHO)

 

2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

B04

(X2_CHAVE)

Dente/Região

(X2_NOME)

C

(X2_MODO)

N

(X2_PYME)

 

3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

Chave

Ex.: AR

Descrição

Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras

 

4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:

 

Campo

(X3_CAMPO)

Tipo

(X3_TIPO)

Tamanho

(X3_TAMANHO)

Decimal

(X3_DECIMAL)

Formato

(X3_PICTURE)

Título

(X3_TITULO)

Descrição

(X3_DESCRIC)

Nível

(X3_NÍVEL)

Usado

(X3_USADO) Informe Sim ou Não

Obrigatório

(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não

Browse

(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não

Opções

(X3_CBOX)

When

(X3_WHEN)

Relação

(X3_RELACAO)

Val. Sistema

(X3_VALID)

Help

Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX

 

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B05PLS:

Alias

(XB_ALIAS)

Tipo

(XB_TIPO)

Sequência

(XB_SEQ)

Coluna

(XB_COLUNA)

Descrição

(XB_DESCRI)

Contém

(XB_CONTEM)

 

6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

AA1

Ordem

6

Chave

AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

Descrição

Cod. Vendedor

Proprietário

S

 

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)

 

8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela BD5 – Contas Médicas:

Campo

Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

Sequência

Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

Campo Domínio

Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

Tipo

Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

Regra

Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

Posiciona?

Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

Chave

Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

Condição

Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

Proprietário

Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por
    1. .
:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.
 No Configurador (SIGACFG),

 

acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

O processo de saque para uma filial trabalha com o processo de controle de operadores (VGTUCOPE) que será demonstrado na filial 4-3, dia 05/05/15. Para esta filial foram feitos 2 saques no caixa 4, um referente a uma venda de R$ 8,94 com R$ 100,00 de saque e outro em um recebimento de R$ 10,00 com um saque de R$ 50,00. Em ambos os movimentos o pagamento foi feito na finalizadora 4.

 O processo de saque para uma filial que trabalhe com coleta normal será demonstrado na filial 9-4, dia 15/06/16. Para esta filial foram feitos 2 saques no caixa 1, um referente a uma venda de R$ 30,00 com R$ 100,00 de saque e outro em um recebimento de R$ 10,00 com um saque de R$ 50,00. Em ambos os movimentos o pagamento foi feito na finalizadora 4.

 

Parametrização para Saque – Tab. 45 – xxxxxxxSAQ, onde “xxxxxxx” é a filial sem dígito.

Necessário cadastrar uma finalizadora de saque. Deve ser uma finalizadora normal com a agenda de integração no cofre como entrada, retirando dinheiro do cofre. Esta finalizadora e agenda serão utilizadas na atualização do cofre. No caso da coleta normal, o valor do saque deve ser informado nesta finalizadora com valor positivo. No processo de controle de operadores o valor fica negativo, assim como os valores entregues de fechamento de caixa.

No exemplo foi cadastrada a finalizadora 30 e a agenda 086.

 

 

Tabela contábil da agenda de saque – Ent/Sai = E, Tesouraria = S, Itens = N.

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Movimento aberto – Filial 43 – Data 05/05/15:

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Controle de operadores – Filial 43 – Caixa 4:

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Movimento – Diferença no fundo de troco de R$ 150,00:

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Fechamento do Operador:

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Operador fechado.

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Cofre:

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Documentos do cofre movimentados – Valor em dinheiro atualizado como saída:

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Movimentos de cofre:

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Captura de movimento:

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PDV Padrão – AG1PDVRC:

 

 

PDV Padrão – AG1PDVTB AG1PDVTB:

 

 

PDV Padrão – AG1PDVOP:

 

 

Captura efetuada.

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Relatório de caixa – Valor em dinheiro negativo:

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Relatório de caixa – Recebimento:

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Relatório de quebra e sobra:

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Critica do movimento – Movimento Liberado:

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Movimento aberto Filial 94 – Caixa 1:

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Abertura da coleta:

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Coleta aberta:

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Valores entregues – O valor de saque foi informado na finalizadora parametrizada e em valor positivo.

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Valores totais:

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Criticando a coleta:

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Crítica da coleta Emitida.

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Atualização da coleta:

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Coleta atualizada com sucesso.

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Cofre – O valor atualizado de saque efetua uma saída do cofre.

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Documentos do cofre – A saída ocorre sempre no documento de Dinheiro (TESDOCDINH):

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Histórico de Movimentos:

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Captura de movimento:

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PDV Padrão – AG1PDVRC:

 

 

PDV Padrão – AG1PDVTB:

 

 

PDV Padrão – AG1PDVOP:

 

 

Captura efetuada.

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Relatório de caixa – Valor negativo no dinheiro:

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Relatório de caixa – Recebimentos:

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Relatório de Quebra e Sobra:

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Crítica do movimento – Movimento liberado

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Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

:

Image Added

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab