Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Cadastro de Item -

...

MAN10021

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação LogixEsse programa realiza a integração com mensagem única (via adapter) na inclusão e modificação de novos dados. Caso integração seja ativada no EAI10000 (Monitor de integração Logix) com alguma rota acionada.

Os itens são todos os produtos que passam e sofrem alguma transformação na empresa. Estes itens possuem vários atributos que serão definidos nesta tela e explicados no help do próprio campo.

...

Na inclusão de um item, algumas informações serão geradas automaticamente, como o custo do item, estoque e auditoria, esta com a data de criação do item e usuário responsável pela inclusão.

A criação do item no Planejamento e no Fiscal poderá ser feita realizada de maneira automática, sendo parametrizado o LOG200 (Régua de Parâmetros) da seguinte forma:

  • Posição 1 = “1” - Criação automática do item no Planejamento;
  • Posição 1 = “2” - Criação automática do item no Suprimentos;
  • Posição 1 = “3” - Criação automática do item Planejamento e Suprimentos.

Essa rotina também permite a integração com mensagem única (via adapter) na inclusão e modificação de novos dados. Caso a integração esteja ativada no EAI10000 (Monitor de integração Logix) com alguma rota acionada.

no LOG00087 (Manutenção Parâmetros de Sistema) – Processo Manufatura – Engenharia – Cadastro do item – “Gera as informações do item de manufatura e suprimentos”. Valores possíveis para este parâmetro:

  • 0 - Gera informações do item geral e item grade;
  • 1 - Gera informações do item geral, item grade e item manufatura;
  • 2 - Gera informações do item geral, item grade e item suprimentos;
  • 3 - Gera informações do item geral, item grade, item manufatura e item suprimentos;
  • 5 - Gera informações do item geral, item grade, item manufatura e item comercial;
  • 6 - Gera informações do item geral, item grade, item suprimentos e item comercial;
  • 7 - Gera informações do item geral, item grade, item manufatura, item suprimentos e item comercial.

Cadastro de Item - MAN10021

...

Objetivo da tela:

Cadastrar as principais informações necessárias para o controle do item, ou seja, itens comprados, fabricados, máquinas ou ferramentas e suas características gerais. As informações estão agrupadas em áreas de conhecimento, como básico, estoque, qualidade, custos, wmsWMS, planejamento, compras e comercial.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

realizar a cópia dos atributos de um item para outro.

Ação:

Descrição:

0-Cópia
Reserva ProvisóriasPermite
1-Carregar ImagemPermite carregar uma ou mais fotos para identificar o item.
2-Exibe ImagemPermite exibir as fotos do item. Caso exista mais de uma foto para aquele item, uma navegação será disponibilizada para a consulta.
3-TextoPermite exibir especificações do item.
4-Item ProgramadorPermite definir os programadores responsáveis pelo item na empresa.
5-CaracterísticasPermite exibir as características informadas para o item consultado.
6-SimilaridadeExibir os itens similares as características informadas pelo usuário, de acordo com o formulário PDM (Padrão Descritivo de Materiais) escolhido.
7-Itens suspeitosInformar o grupo de estoque ou família para pesquisar os itens que não foram submetidos ao PDM (Padrão Descritivo de Materiais) e também os itens que utilizam um formulário PDM que sofreu alterações recentemente.
8-SKUSPermite chamar o WMS6173, programa de cadastro de SKU - Stock Keeping Unit (em Português: Unidade de Manutenção do Estoque) do item.

9-Item Fornecedor

Permite chamar o WMS6179, programa de cadastro de Item fornecedor.

B-Grade Família

Permite incluir controles para os itens de uma família.
D-Grade Linha ProdutoPermite incluir controles para os itens de uma linha de produto.

G-Curva ABC

Permite consultar a classificação dos itens na curva ABC;

H-Consulta Armazenagem

H-Consulta Armazenagem – Permite consultar as condições de armazenagem do item informado.

J-Aplicação Item

Permite consultar a aplicação do item.

K-Item Substituto

Permite consultar o item substituto.

N-Histórico Compras

Exibir histórico das últimas compras deste item.

O-Ordem

Exibir a tela de inclusão de ordens de compra. Esta função somente será permitida para itens com controle de estoque.

P-Estoque

Exibir a tela de informações referentes ao estoque do item.

Q-Consumo

Exibir a tela de informações referentes ao consumo do item.

R-Zoom Meses

Exibir a tela que contém os meses nos quais houve previsão/ consumo para o item, com a quantidade prevista e a quantidade efetivamente consumida, exibindo a diferença (em percentual) a nível de item e total.

T-Grau de utilização

Exibir a tela SUP8072 (Grau de Utilização do Item) que permitirá verificar o grau de utilização do item informado.

U_Classificação ABC

Consultar a classificação ABC do item ativo.

V-Item Barra

Permite acessar o programa de cadastro dos dados de código de barras do item.

W-Minhas Pendências

Permite selecionar as pendências do usuário.

X-Minhas Solicitações

Permite selecionar as solicitações do usuário.

Y-Todas Pendências

Permite selecionar todas as pendências cadastradas.

Z-Baixar Todas

Baixar todas as pendências do usuário.

Ordenação Dimensionais

Permite acessar o cadastro de ordenação por dimensionais.

Básico 

Cadastrar as informações iniciais e gerais do item. São as informações básicas que o item recebe para que ele possa “existir” dentro do sistema
efetuar o controle de itens para reservas provisórias.
Texto

Permite executar o programa que efetua o cadastro de um texto para o item, sendo uma especificação do material.

Inf. Compl.

Permite visualizar as informações complementares do item.

Docs. Associados

Permite relacionar os documentos ao registro consultado em tela.

Ao acionar o botão, é apresenta a tela Associação de Documentos, que permite informar a tabela e o registro a serem relacionados.

Item Programador

Permite associar o item ao programador.

Características

Permite visualizar as características do item.

Similaridades

Permite associar o template PDM ao item.

Auditoria PDM

Permite gerar o relatório das informações para auditoria PDM.

Fator conversão

Permite cadastrar e efetuar a manutenção das informações do fator de conversão.

Qualidade

Permite cadastrar e efetuar a manutenção das informações relacionada às normas de qualidade do item.

Custo

Permite relacionado o componente de custo do item.

SKU

Permite cadastrar e efetuar a manutenção das informações relacionadas ao item WMS.

Item Fornecedor

Permite cadastrar e efetuar a manutenção das informações do item relacionadas ao item fornecedor.

Complemento

Permite cadastrar e efetuar a manutenção das informações complementares.

FISPQ

Permite visualizar e efetuar a manutenção da ficha de informação de segurança de produto químico.

Bloqueia item

Permite efetuar o bloqueio do item para impedir a utilização.

Desbloqueia item

Permite efetuar o bloqueio do item para liberar a utilização.

Altera bloco

Permite efetuar a consulta e alteração do item em bloco.

Atributos Estoque

Permite relacionar, por meio da tela WMS6901 (Relacionamento Item x Atributo Estoque), um item aos atributos de estoque, configurando quais atributos de estoque serão solicitados para cada item no momento da conferência da expedição.

Planejamento

Permite visualizar e efetuar a manutenção das informações do planejamento do item.

Planejamento 2

Permite visualizar e efetuar a manutenção das informações do planejamento do item.

Grade Família

Permite cadastrar as informações de controle de grade da família do item.

Grade Linha Produto

Permite cadastrar as informações de controle de grade da linha do produto.

Grade Ordenação Dimensionais

Permite visualizar e efetuar a manutenção da ordenação dos dimensionais para baixa de estoque.

Grupo grade

Permite visualizar e efetuar a manutenção das informações do grupo de grade.

Planej. Grade

Permite visualizar e efetuar a manutenção das informações do planejamento grade.

Curva ABC

Permite cadastrar e efetuar a manutenção da classificação ABC do item.

Consulta Armazenagem

Permite cadastrar e permitir a manutenção das informações referentes às condições de armazenagem.

Aplicação Item

Permite cadastrar e permitir a manutenção das informações referente à utilização do item.

Item Substituto

Permite cadastrar e permitir a manutenção do item substituto para o item apresentado na consulta.

Histórico de Compras

Permite visualizar as informações das últimas compras o item.

Ordem

Permite visualizar as informações do planejamento da ordem de compra do item.

Estoque

Permite visualizar as informações de estoque relacionadas ao item.

Consumo

Permite visualizar as informações de consumo do item.

Zoom Meses

Permite visualizar as informações referentes ao histórico de consumo do item.

Grau de Utilização

Permite visualizar e efetuar a manutenção das informações do grau de utilização do item.

Fiscal

Permite cadastrar e efetuar a manutenção das informações fiscais do item.

Classificação ABC

Permite cadastrar e efetuar a manutenção das informações fiscais grade do item.

Item Barra

Permite visualizar as informações do código de barra do item.

Comercial 2

Permite cadastrar e efetuar a manutenção das informações comerciais do item.

Comercial 3

Permite cadastrar e efetuar a manutenção das informações comerciais do item.

Comercial Grade

Permite cadastrar e efetuar a manutenção das informações comerciais grade do item.

Minhas Pendências

Permite visualizar as pendências relacionadas ao usuário responsável por efetuar a manutenção das informações do item.

Minhas solicitações

Permite visualizar as pendências relacionadas ao usuário que solicitou alteração nas informações do item.

Todas as pendências

Permite visualizar todas as pendências referente a alteração das informações do item.

Baixar Todas

Permite efetuar a baixa da pendência

Objetivo da tela:

.


Principais Campos e Parâmetros:

Nota

Descrição:

Campo:

Código que será utilizado para identificar o item na empresa.

Nota
title

Item

:

No código do item podem-se utilizar dígitos verificadores. Existindo duas formas de cálculo, Módulo 11 e Módulo 10. E para utilização dos mesmos deve-se selecionar no LOG2200 (Régua de Parâmetros do Logix) os parâmetros descritos a seguir:

  • Posição 3 e 4 - identificara a posição onde será colocado o dígito verificador. Deve ser menor que 14, pois o código possui 15 posições.
  • Posição 2 - identificará o módulo que se deseja calcular o dígito verificador. Para calcular pelo Módulo 10 setar com "0". Para calcular pelo Módulo 11 setar com "1".
Outra opção para o código do item é a numeração automática. Para se utilizar da numeração automática deve-se setar no LOG2200 a posição 33 = "S". Na inclusão basta deixar o código do item em branco e ao final da inclusão o programa se encarregará de trazer um número seqüencial para o código.

Tipo do item

Indica Selecionar o tipo do item que sofrerá um processo de transformação dentro da empresa.

T – Fantasma. Itens intermediários a produção que sofrerão algum processo, porém não são controlados os estoques;

F – Final. Itens que serão comercializados;

P – Produzido. Itens que sofrerão alguma transformação durante o processo e que são controlados os estoques;

B – Beneficiados. Itens que recebem alguma transformação, porém fora da própria empresa;

C – Comprados. São todos os itens que serão comprados para serem transformados ou agregados a outros.

Nota
titleNota:

Ao alterar um item para o tipo de ‘T’ "T" (Fantasma), sempre serão consistidos os seguintes pontos:

  • Se o item não possui alguma ordem já aberta ou liberada;
  • Se o componente pertence a alguma ordem já aberta ou liberada;
  • Se o item está sendo considerado como opcional ou alternativo de algum outro item.
  • Na alteração do tipo do item também verificará o roteiro e alternativo de produção do item no Planejamento, fazendo suas devidas alterações.
Dica
titleExemplo:

Item cadastrado como comprado e alterado para produzido, será solicitado o cadastro do roteiro de produção do item.

Item cadastrado como produzido e alterado para comprador será eliminado o roteiro de produção cadastrado no Planejamento.

Caso este campo seja alterado serão gerados os dados do item que foram alterados para o MAN0213 MAN10120 (Controle das Alterações do Item).

Família

Código da família do item que será utilizado para agrupar itens com características comuns. É utilizado pelo sistema como opção para formar o plano de vendas (que será utilizado no módulo Plano Mestre), para processamento da rotina do MRP, por meio do MAN6166 () e para emissão de relatórios. 

Nota
titleNota:

Deverá estar previamente cadastrado no

MAN0040

MAN10003 (Família).

title
Nota

Nota:

Campo obrigatório, mas caso não deseje utilizá-lo, deve-se cadastrar uma família genérica para todos os itens no MAN0040no MAN10003.

Grupo controle estoque

Código do grupo de controle de estoque do item que será utilizado para agrupar itens de estoque na emissão do relatório.

Nota
titleNota:

O grupo de controle de estoque deve estar previamente cadastrado no SUP10001 (Grupos de Controle de Estoques).

Item

Código que será utilizado para identificar o item na empresa. Corresponde à identidade do item para o sistema.

Nota
titleNota:

Pode-se efetuar a parametrização do dígito verificador do código do item, no LOG00087 (Manutenção Parâmetros de Sistema), no parâmetro "Qtd de dígitos que serão utilizados no cálculo do dígito verificador".

O dígito verificar ainda pode ser parametrizado para indicar qual módulo será utilizado para o calculo do dígito verificador junto a este cadastro do item. Esta parametrização é feita por meio do LOG00087 – Manutenção Parâmetros de Sistema – “Indicar do módulo utilizado para calculo do dígito verificador” que poderá ter os seguintes valores: 0-Módulo 10; 1-Módulo 11; 3-Não utiliza.

O código do item pode ter até no máximo quinze posições entre letras e números, podendo ser informado pelo usuário ou controlado automaticamente pelo sistema. O código do item não poderá ser alterado após efetivação de sua inclusão.

Outra opção para o código do item é a numeração automática. Para se utilizar da numeração automática deve-se selecionar no LOG00087 - Manutenção Parâmetros de Sistema – “Numeração automática do item”. Na inclusão basta deixar o código do item em branco e ao final da inclusão o programa se encarregará de trazer um número sequencial para o código.

Item barra

Código de barra do item.

Nota
titleNota:

Este código poderá seguir o padrão AEN (Área e Linha do Negócio) ou poderá ser um código de barras interno da empresa.

 

Desta forma poderá ser digitado ou gerado automaticamente por meio de um número

seqüencial

sequencial. Para isso, deverão ser parametrizados no MAN4510 (Régua Parâmetros Manufatura), os seguintes pontos:

  • Posição 67 = "D" para digitar o código de barra;
  • Posição 67 = "A" para gerar a numeração automática.

PDM

Código do formulário PDM (Padrão Descritivo de MatériasMateriais), conforme cadastro efetuado no MAN2580 MAN10015 (Modelo PDM).

Nota
titleNota:

Esse campo não é obrigatório, mas quando for informado, a denominação geral e reduzida do item serão geradas automaticamente..

Descrição do formulário PDM

Descrição do formulário PDM, campo apenas informativo.

Unidade de medida

Código da unidade de medida do item que será utilizado para administrar as quantidades do item (estoque, produção) dentro da empresa.

Descrição da unidade de medida

Descrição da unidade de medida, campo apenas informativo.

DescriçãoDenominação

Denominação completa do item que será utilizada para identificar o item na empresa.

Nota
titleNota:

Este campo será utilizado em relatórios oficiais, como por exemplo, em notas fiscais ou em relatórios específicos.

Caso este campo seja alterado, serão geradas as informações dos itens que foram alterados no

MAN0213

MAN10120 (Controle das Alterações do Item).

Denominação reduzida

Denominação reduzida do item que será utilizada em telas de consulta e relatórios para identificar o item.

Coleção

Código da coleção do item.

Unidade medida

Código da unidade de medida do item que será utilizado para administrar as quantidades do item (estoque, produção) dentro da empresa.

Este código deverá estar previamente cadastrado no MAN1170 (Unidades Medida).

Nota
titleNota:

Para não permitir a alteração da unidade de medida do item, após seu cadastro, deverá ser selecionado no LOG2200 (Régua de Parâmetros), na posição ‘5’, a opção ‘S/Marcado’.

Peso unitárioPeso de uma unidade do item.
O peso deverá ser informado em quilogramas.
Caso este campo seja alterado serão geradas as informações do item que foram alterados no MAN0213 (Controle das Alterações do Item).
Situação do item

Indica a situação que se encontra o item dentro da empresa.

A – Ativo. Item que está ativo, podendo ser faturado, planejado, etc;

C – Cancelado. Item que está cancelado, ou seja, que não esta sendo movimentado dentro da empresa, podendo ser ativado novamente caso seja necessário;

I – Inativo. Item que ainda está em projeto, que não foi produzido. No momento que for aprovado poderá ser ativado.

Linha de produto

Código da linha de produto do item.

É o primeiro nível (de 4) da estrutura que classificará os itens da empresa.
Essa classificação será utilizada na emissão de diversos relatórios gerenciais, bem como para administrar algumas parametrizações, como por exemplo: Percentual de desconto nas listas de preço, comissão, MRP etc.
Deverá estar cadastrado no VDP0340 (Linha Produto).

Linha receita

Código da linha de receita do item.

É o segundo nível (de 4) da estrutura que classificará os itens da empresa.
Essa classificação é utilizada na emissão de diversos relatórios gerenciais, bem como para administrar algumas parametrizações, como por exemplo: Percentual de descontos nas listas de preço, comissão etc.
Deverá estar cadastrado no VDP0340 (Linha Produto).

Segmento mercadoCódigo do segmento de mercado do item.
É o terceiro nível (de 4) da estrutura que classificará os itens da empresa.
Essa classificação é utilizada na emissão de diversos relatórios gerenciais, bem como para administrar algumas parametrizações, como por exemplo: Percentual de descontos nas listas de preço, comissão, etc.
Deverá estar cadastrado no VDP0340 (Linha Produto).
Classe UsoCódigo da classe de uso do item.
É o quarto nível (de 4) da estrutura que classificará os itens da empresa.
Essa classificação é utilizada na emissão de diversos relatórios gerenciais, bem como para administrar algumas parametrizações, como por exemplo: Percentual de descontos nas listas de preço, comissão, etc.
Deverá estar cadastrado no VDP0340 (Linha Produto).

Grupo controle estoque

Código do grupo de controle de estoque do item que será utilizado para agrupar itens de estoque na emissão do relatório. 
O grupo de controle de estoque deve estar previamente cadastrado no SUP0270 (Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Controles Específicos - Grupos Controle Estoques).

Pendências

Objetivo da tela:

Exibir as pendências de cadastro de item. O usuário logado pode verificar aqui tanto as pendências que estão sob sua responsabilidade, como também as pendências geradas pelo usuário em virtude de cadastros que ele tenha realizado.

...

Operação

Esse campo será exibido somente para o segmento calçadista e têxtil.

Depositante

Código da pessoa física ou jurídica ao qual pertence o item.

Nota
titleNota:

É a empresa contratante dos serviços de armazenagem para o item identificado anteriormente. O código da pessoa física/jurídica deverá estar previamente cadastrado no VDP10000 (Cliente e Fornecedor) com o campo "Depositante" marcado.

Item depositante

Código pelo qual o depositante conhece o item

Campo:

Descrição:

Solicitação

Código do usuário que iniciou o processo de cadastro do item

Data aberturaData em que o cadastro do item teve início

.

Nota
titleNota:

Com esta data, é possível medir o tempo de processo do cadastro do item.

Destinatário

Usuário que tem pendência para realizar o complemento do cadastro.

Nota
titleNota:

Quando existir mais de um usuário em um mesmo folder, o primeiro que realizar o cadastro baixa a pendência de todos os outros usuários dentro do folder.

Indica qual operação foi realizada no item, indicando se foi uma inclusão ou modificação. Na inclusão todos os usuários dos demais folders serão avisados. Na modificação, apenas quando alguns campos forem alterados.

 

 

Para que seja possível utilizar esta codificação é necessário que no LOG00087 (Manutenção Parâmetros de Sistema), no parâmetro "Utiliza codificação do item do depositante?", esteja selecionada a opção "S/Marcado". Caso este parâmetro não esteja ativo o código do item do depositante sempre será igual ao próprio código do item.