Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

4. Será necessário preencher os seguintes campos: 

Cenário 2: Efetuando conversões de Unidades de Medida

  • Quantidade: 1000
  • Unidade de Medida da Quantidade: UN
  • Preço Unitário: 10
  • Unidade de Medida do Preço: CX-CAIXA
  • Conversão de Unidades de Medida: Cada caixa contemplando 5 unidades do produto

Resultado: O Preço FOB Total do item será igual a: 1000 / 5 * 10 = 2000

 

Definição dos valores das despesas internacionais

As despesas internacionais representam as despesas que compõem o valor do produto na condição de venda, ou seja, o valor na condição de venda será composto pelo valor FOB e pelo valor das despesas internacionais.

Os valores de despesas disponíveis para associação a um Pedido de Exportação são:

  • Frete Internacional: Informado no campo “Frete Prev.” (EE7_FRPREV)
  • Frete Interno: Informado no campo “Frete Adic.” (EE7_FRPCOM)
  • Frete Embutido: Informado no campo "Fre. Embut." (EE7_FREEMB), representa um valor de frete que já foi incluído no valor unitário informado para os itens, ou seja, somente será destacado sem que seja somado ou subtraído de nenhum dos totalizadores. Somente é possível informar este tipo de frete quando o parâmetro MV_EEC0039 estiver ligado (desligado por padrão).
  • Seguro Internacional: Informado no campo “Seguro %” (EE7_SEGURO) ou “Seguro Prev” (EE7_SEGPRE), de acordo com o método escolhido no campo “Tipo Vl. Seguro” (EE7_TIPSEG), que possibilita definir se o seguro será informado em um valor fixo ou percentual.
  • Despesas Adicionais no Brasil: Informado no campo “Desp. Interna” (EE7_DESPIN)

Estas despesas internacionais deverão ser informadas de acordo com as regras da condição de venda escolhida, e devem sempre ser informadas em valores na mesma moeda do Pedido de Exportação. Todas as despesas serão submetidas aos mesmos tratamentos de formação de preços (apresentados nos próximos tópicos), não existindo tratamento diferenciado por despesa.

Informações
titleNota
Na fase de Embarque, as despesas internacionais são registradas no botão “Despesas Internacionais”, onde é possível informar os dados do fornecedor, moeda de pagamento, condição comercial, etc., viabilizando o controle de câmbio. Na fase de Pedido de Exportação os valores informados não geram nenhuma obrigação financeira, sendo utilizados somente como previsões para formação de preços.

Rateio do Frete

O rateio do valor do frete por item poderá ser configurado a partir do parâmetro “MV_AVG0021”, que possibilita escolher entre três formatos:

...

historyfalse
idrateio

...

id1
labelPeso Líquido
Dica
Parâmetro MV_AVG0021 = “1”

Neste cenário, o valor do frete correspondente ao item será determinado a partir da proporção entre o seu peso líquido e o pelo líquido total do processo.

...

id2
labelPeso Bruto
Dica
Parâmetro MV_AVG0021 = “2”

Neste cenário, o valor do frete correspondente ao item será determinado a partir da proporção entre o seu peso bruto e o pelo bruto total do processo.

...

defaulttrue
id3
labelPreço
Dica
Parâmetro MV_AVG0021 = “3” (padrão)

Neste cenário, que é o padrão do sistema, o valor do frete correspondente ao item será determinado a partir da proporção entre o seu preço (preço base)  e o preço total do processo.

Rateio das demais despesas

As demais despesas (com exceção do frete) sempre são rateadas utilizando como critério o preço base dos itens.

Seguro Internacional

O seguro internacional, quando determinado para ser apurado por percentual, respeitará as regras de negociação do processo (preço aberto e preço fechado) e a prática de mercado, aplicando uma taxa de acréscimo de 10% sobre o valor do seguro calculado sobre o valor do processo.

Dica

A taxa de acréscimo de 10% sobre o valor do seguro é definido no parâmetro MV_AVG0124 e pode ser modificado para atender ao modelo praticado pela empresa. 

...

idSeguro Internacional

...

labelPreço Aberto

Quando for preço aberto, os valores dos itens somados aos valores das despesas internacionais, inclusive o valor do seguro, irão compor a base a ser usada para apuração do seguro internacional previsto.

Exemplo:

  • Total FOB: 20.000,00
  • Frete: 1.000,00
  • Percentual de seguro: 10% + taxa de acréscimo = 10% x (1+10%) = 11%
  • Seguro previsto = (Total FOB + Frete + Seguro) x 11%

Como não temos o valor do seguro internacional, ele será acrecentado ao montante que será a base para a sua apuração (cálculo por dentro), 

  • Seguro previsto = ((20.000,00 + 1.000,00) / (1 - 11%)) x 11% = 2.595,51
Dica
titleCálculo direto do seguro:

Através do parâmetro MV_AVG0183 é possível mudar o comportamento do cálculo do seguro, passando a apurar pela aplicação direta do percentual sobre o total do processo.

Exemplo:

  • Seguro previsto = (20.000,00 + 1.000,00)  x 11% = 2.310,00
Informações
titleDesconto

Quando é preço aberto é possível definir através do campo "Desc. Seg." (EE7_DESSEG) se o desconto informado será considerado na apuração do seguro.

...

labelPreço Fechado

Quando for preço fechado, os valores dos itens somados aos valores das despesas internacionais, exceto o valor do seguro, irão compor a base a ser usada para apuração do seguro internacional previsto.

Exemplo:

  • Total do Processo: 20.000,00
  • Frete: 1.000,00
  • Desconto: 500,00
  • Percentual de seguro: 10% + taxa de acréscimo = 10% x (1+10%) = 11%
  • Seguro previsto = (Total do Processo - Desconto) x 11%
  • Seguro previsto = (20.000,00 - 500,00)  x 11% = 2.145,00
Informações
titleNota

Quando é preço fechado o desconto sempre será considerado na apuração do valor base para cálculo do seguro internacional previsto.

Neste cenário os valores das despesas internacionais sempre estarão no Total do Processo. Sobre a formação de preço, consulte Formação do Preço Final dos Itens.

Tabela: Código referente a tabela de despesas.

Via Transp.: Código da Via de Transporte.

Obs: Este campo é opcional visto que tanto em fase de pedido e fase de embarque, teremos essa informação gravada nos processos.

Descrição: Descrição para tabela de despesas.

Rateio de Frete: Indica a forma que o frete será rateado no documento de pré-cálculo.

Opções:

Peso

Quantidade

5. Além disso, o usuário definirá quais serão as despesas e os detalhes de cada uma delas.

Observação: Caso seja necessário deletar alguma despesa da tabela, selecione a mesma e pressione o botão Delete do seu teclado, a linha correspondente a despesa ficará inativa.

6. Será apresentado no browser as seguintes colunas:

Despesa: Código da despesa.

Descrição: Descrição da despesa.

Tipo: Especificação do tipo de despesa, este campo servirá de base para o calculo dos totais. O sistema não permite que o usuário altere a informação na rotina de tabela de Pré-cálculo visto que esta informação é definida diretamente no cadastro de despesas.

Exemplo: 1 – Valor, 2 – Percentual, 3 – Quantidade e 4 – Peso.

Moeda: Moeda em que a moeda será calculada.

% Aplicado: Para as despesas do tipo percentual, o usuário deverá informar nesta coluna, o valor do percentual que o sistema irá utilizar para o cálculo do valor final da despesa.

Despesa Base: Existem algumas despesas que são calculadas com base em outras despesas. Neste campo o usuário pode informar as despesas que servirão de base para o cálculo da despesa atual.

Exemplo: Cód. Desp: “Geral”
Desp. Base: 101/102/103
Para a despesa “Geral”, o sistema irá apurar o valor de cada despesa base (101/102/103) e no final irá apurar o valor (Coluna % Aplicado) para determinar o valor dadespesa “Geral”.

Valor: Para as despesas do tipo “Valor Fixo”, deverá ser preenchido nessa coluna o valor da despesa. O sistema não irá realizar nenhum cálculo para apuração do valor, será considerado somente o valor digitado nesta coluna

Qtde de Dias: Quantidade de dias para pagamento da despesa a partir da data de entrega. Caso a despesa tenha que ser quitada antes da entrega, o usuário deverá preencher a coluna com valor negativo. Ex.: -10.

Valor Max.: Valor de piso para a despesa.

Valor Min.: Valor de teto para a despesa.

1) Ate: Nesta coluna o usuário poderá especificar uma faixa de peso para cálculo do valor da despesa. São seis faixas para preenchimento do nível (peso) e valor para a faixa.

Valor p/ Kg1: Valor para a faixa.

2) Ate: Nesta coluna o usuário poderá especificar uma faixa de peso para cálculo do valor da despesa. São seis faixas para preenchimento do nível (peso) e valor para a faixa.

Valor p/ Kg2: Valor para a faixa.

3) Ate: Nesta coluna o usuário poderá especificar uma faixa de peso para cálculo do valor da despesa. São seis faixas para preenchimento do nível (peso) e valor para a faixa.

Valor p/ Kg3: Valor para a faixa.

4) Ate: Nesta coluna o usuário poderá especificar uma faixa de peso para cálculo do valor da despesa. São seis faixas para preenchimento do nível (peso) e valor para a faixa.

Valor p/ Kg4: Valor para a faixa.

5) Ate: Nesta coluna o usuário poderá especificar uma faixa de peso para cálculo do valor da despesa. São seis faixas para preenchimento do nível (peso) e valor para a faixa.

Valor p/ Kg5: Valor para a faixa.

6) Ate: Nesta coluna o usuário poderá especificar uma faixa de peso para cálculo do valor da despesa. São seis faixas para preenchimento do nível (peso) e valor para a faixa.

Valor p/ Kg6: Valor para a faixa.



Pedido de Exportação

Parametrização

Caso seja necessário integrar o módulo Easy Export Control e o módulo Financeiro, configure o ambiente de acordo com parâmetro abaixo:

Dica

Parâmetro MV_AVG0131 = T


Pedido de Exportação

Na fase de Pedido de Exportação, o sistema disponibiliza ao usuário as seguintes funcionalidades:

  • Vinculação de tabela de Pré-cálculo (fase pedido);
  • Impressão do documento de Pré-cálculo

Exemplo - Como vincular uma Tabela de Pré-Calculo:

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Pedido Export.\Manutenção.
2. No browser clique na opção Incluir.
3. Na pasta Cadastrais, preencha os campos obrigatórios.

4. Na pasta Financeiro, informe a tabela de Pré-calculo.

Tab Pre-Calc.: Código da tabela de Pré-cálculo. Este campo apresenta consulta para que o usuário selecione uma tabela previamente cadastrada no sistema.(cadastro de tabelas de Pré-cálculo).

5. Na pasta Embalagens, informe os campos a seguir (caso seja necessário).

Qtd.Cont.20: Neste campo o usuário deverá informar a quantidade de contêineres do tipo 20 que farão parte do processo. Esta informação será utilizada para cálculo da despesa de frete. Será descrito nos próximos tópicos, os cálculos efetuados para apuração desta despesa.

Qtd.Cont.40:Neste campo o usuário deverá informar a quantidade de contêineres do tipo 40 que farão parte do processo. Esta informação será utilizada para cálculo da despesa de frete. Será descrito nos próximos tópicos, os cálculos efetuados para apuração desta despesa.

Qtd.Cont.40HC.:Neste campo o usuário deverá informar a quantidade de contêineres do tipo 40HC que farão parte do processo. Esta informação será utilizada para cálculo da despesa de frete. Será descrito nos próximos tópicos, os cálculos efetuados para apuração desta despesa.

6. Clique em Outras Ações \ Incluir, será apresentado a tela de itens. Preencha as informações e clique em Ok.

7. Na tela de processo de exportação clique em Salvar, para confirmação da inclusão do pedido.


Informações
titleNota

Na fase de pedido, o sistema não armazena as despesas calculadas para o pré-cálculo (pré-custo). As despesas são calculadas no momento da geração do documento de pré-custo, para cada geração as despesas são calculadas considerando a situação atual do processo, itens, quantidades, preços, containeres e etc.


Impressão do Pré-Cálculo - Fase Pedido

O sistema disponibiliza ao usuário a impressão do documento de Pré-Cálculo. Neste documento são impressas as principais informações financeiras do pedido de exportação.

Exemplo - Como Imprimir o Pré-Calculo:

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Pedido Export.\Manutenção.

2. No browser selecione o pedido e clique em Visualizar.

3. Na tela que será apresentada, clique em clique no botão Docs/Cartas.

4. Este tipo de relatório esta configurado para ser impresso no idioma Português do tipo Documento, porém caso seja necessário altere essas informações em Miscelânea/Atividades/Doctos. Clique em Ok.

5. Na tela de Documentos selecione a opção A-138 - Documento Pré-cálculo, clique em Confirmar.

6. Será apresentado a tabela com as despesas cadastradas para o processo, clique em Confirmar.

Relatório de Pré-Cálculo:


Image Added



Para melhor visualização das informações, os dados e valores são impressos em quatro diferentes quadros, sendo eles:

Deck of Cards
historyfalse
id1
Card
id1
labelQuadro de informações gerais (A)

Neste quadro são impressas as informações genéricas do pedido, como exemplo: Nome do exportador, condição de pagamento, tipo de transporte, tipo de preço, entre outras.

Card
id2
labelQuadro de Despesas (B)

Neste quadro são impressas as informações pertinentes as despesas apuradas para o processo de acordo com a tabela de Pré-Cálculo vinculada. Neste quadro são impressas as seguintes colunas:

Coluna Descrição
DespesaDescrição da despesa.
Valor em R$Valor unitário em Reais
TaxaTaxa utilizada para conversão de moedas.
Valor Valor da despesa na moeda da despesa.
% FOBPercentual de representatividade da despesa sobre o valor total FOB do processo.
Card
id3
labelQuadro Custo por Item (C)

Este quadro é opcional, ou seja, o usuário pode decidir no momento da impressão se deseja imprimi-lo ou não. As despesas apuradas e impressas no quadro Despesas são rateadas para cada item lançado no pedido, dessa forma, o usuário consegue visualizar a distribuição das despesas nos itens e constatar o custo para exportação de cada item do pedido.
Neste quadro são impressas algumas informações de identificação do produto (código, fabricante, quantidade, NCM, entre outras) e as informações das despesas distribuídas nas colunas abaixo:

Coluna Descrição
DespesaDescrição da despesa.
Valor Unit. em R$Valor unitário em Reais
TaxaTaxa utilizada para conversão de moedas.
Valor Unit.Valor unitário na moeda da despesa.
Valor Tot. em R$Valor total apurado da despesa em Reais.
Valor Tot.Valor total apurado da despesa na moeda da despesa.
% FOBPercentual de representatividade da despesa sobre o valor total FOB do processo.


O rateio dos valores das despesas obedece a algumas regras em particular para cada tipo de despesa. Veja abaixo:

Desp.CálculoVl. Un. R$Vl. Un. US$Vl. Tot. R$Vl. Tot. US$FOB %
FOB

Nenhum.

Obs: Para as colunas Vl.Un.R$ e Vl.Un.US$ o sistema considera o preço unitário do
Produto. Para as colunas Vl.Tot.R$ e Vl.Tot.US$ o sistema considera o preço
total do produto .

(Preço * Taxa)Preço(Preço Total * Taxa)Preço TotalBase
FreteO sistema apura o percentual do item com relação ao total do processo.
nPerc = (Prc.Tot.Item/Fob)
Aplica o percentual encontrado no valor total da despesa.
X = (Val.Despesa *nPerc)
Calcula o valor unitário a partir do total da despesa calculado para o item.
Y = ( X / Qtde. do Item)
Calculo proporcional com relação ao valor FOB do item.
Z = (( X / Prc.Tot.Item) * 100)
Y * TaxaYX*TaxaXZ
Demais

Para as demais despesas (fora FOB e Seguro) o rateio das despesas obedece a
configuração do parâmetro MV_AVG0021: “1” – Rateio a partir do peso líquido;
“2” – Rateio a partir do peso Bruto;
“3” – Rateio a partir do preço FOB.

O sistema apura o percentual do item com relação ao valor configurado no MV,
podendo utilizar o peso líquido total, bruto total ou o preço FOB.
nPerc = (Total Item/Total Capa)
Aplica o percentual encontrado no valor total da despesa.
X = (Val.Despesa * nPerc)
Calcula o valor unitário a partir do total da despesa calculado para o item.
Y = ( X / Qtde. do Item)
Calculo proporcional com relação ao valor FOB do item.
Z = (( X / Prc.Tot.Item)* 100)

Y * TaxaYX*TaxaXZ
Card
id4
labelQuadro Observações Gerais (D)

Neste quadro serão impressas as informações das despesas referentes ao Despachante, sendo elas: Adiantamento ao Despachante, Complementos ao Despachante, Devoluções do Despachante e Valor trabalhado com o Despachante.


Embarque

Na fase de embarque, o sistema disponibiliza ao usuário as seguintes funcionalidades:

  • Vinculação de tabela de Pré-Cálculo (fase embarque);
  • Histórico de Pré-Cálculo;
  • Impressão do documento de Pré-cálculo.


Exemplo - Como vincular uma Tabela de Pré-Calculo:

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Embarque\Manutenção.

2. No browser clique em Incluir.

3. Na pasta Cadastrais, preencha os campos obrigatórios. Após clique em Pedidos.

4. Clique duas vezes sobre o pedido e clique em confirmar.

5. Caso a tabela de Pré-Calculo ainda não tenha sido vinculada no processo, na pasta Dados Complementares é possível informar a mesma.

6. Na tela que será apresentada, clique em Ok para salvar.

Histórico de Pré-cálculo

Na fase de pedido o sistema não realiza a gravação das despesas apuradas. Já na fase de embarque o sistema mantém os valores apurados gravados na base de dados. Dessa maneira, o usuário terá a sua disposição sem necessitar da impressão do documento de Précálculo as despesas apuradas para o processo em questão.
Com essa funcionalidade o usuário poderá facilmente analisar as despesas estimadas contra as despesas reais que compuseram seu custo na exportação. Esta situação seria o comparativo Pré-Cálculo X Custo Realizado.
O usuário tem acesso ao histórico do Pré-cálculo apenas na opção de visualização, isto ocorre visto que, na opção de alteração, caso o usuário altere informações chave (quantidade de itens, preços, pesos, etc.) o sistema irá reapurar as despesas, deixando-as de acordo com o cenário mais novo do embarque.


Exemplo – Como visualizar o Histórico de Pré-Calculo:

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Embarque\Manutenção.

2. No browser, selecione o embarque cadastrado e clique em Visualizar. Na tela que será apresentada, clique no botão Histórico Pré-Calculo.

3. Será possível visualizar as despesas vinculadas através da tabela de Pré-Calculo. Clique em Detalhes Despesas.

4. São exibidas as seguintes colunas:


ColunaDescrição
DespesaDescrição da Despesa
DescriçãoDescrição da Despesa
Valor R$Valor apurado da despesa em Reais
MoedaTaxa utilizada para conversão de moedas
ValorValor da despesa na moeda da despesa.


5. Será apresentado o documento de Pré-Calculo.


Relatório de Pré-cálculo

Na fase de pedido o sistema não realiza a gravação das despesas apuradas. Já na fase de embarque o sistema mantém os valores apurados gravados na base de dados.
Além do documento de Pré-cálculo, o sistema disponibiliza ao usuário o Relatório de PréCálculo, para que o mesmo possa visualizar de forma globalizada, as despesas para os processos que o mesmo possui em andamento.

Exemplo – Como imprimir o Relatório de Pré-Calculo:

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações\ Embarque\Manutenção.

2. No browser, selecione o embarque cadastrado e clique em Visualizar. Na tela que será apresentada, clique no botão Doctos/Cartas.

3. Na tela que será apresentada, o tipo de documento informe como Relatório e clique em Ok.

4. Selecione a opção A-137 Relatório de Pré-Calculo e clique em Ok.

5. Será apresentada a tela de Filtro "Relatório de Pré-Cálculo", informe os dados: Embarque, Cod Cliente e Despesa.

6. Será impresso o relatório de Pré-Calculo conforme abaixo:

Image Added


7. O relatório possui as seguintes características:

  • Filtros:
Filtro Descrição
Nr. EmbarqueNúmero do processo de embarque.
Cód. ClienteCódigo do cliente.
Cód. DespesaCódigo da despesa


  • Colunas:
Coluna Descrição
ProcessoNúmero do processo de embarque.
ClienteRazão social do cliente.
DespesaDescrição da despesa.
DescriçãoDescrição da despesa.
MoedaMoeda da despesa.
ValorValor da despesa em sua moeda.
Valor em R$Valor da despesa em Reais


  • Totais:

Para cada agrupamento, o sistema totaliza as colunas “Valor” e “Valor em R$”.


Apuração de Despesas


Para apuração das despesas de FOB e Frete o sistema realiza tratamentos diferenciados.


Deck of Cards
historyfalse
idCálculo
Card
id1
labelCálculo de Frete

Para o calculo das despesas de Frete, algumas condições são consideradas, como por exemplo, o conteúdo do parâmetro MV_AVG0021 que pode assumir três condições:

Rateio: 1 = Peso líquido, 2 = Peso bruto e 3 = Preço FOB.

1) Na Via de Transporte, na alteração da origem e destino é possível realizar algumas configurações no agente, como por exemplo, informar o valor mínimo e máximo por kg da mercadoria, desta forma o frete será calculado com base nesses valores.

Exemplo: Faixa Peso * Valor Kg

2) No Pedido de Exportação, na pasta Embalagens é possível informar o valor de Cubagem e a quantidade de containers que será utilizado para o processo, com base nessas informações o sistema realiza o calculo.
Caso os campos de Quantidade de Containers (20,40 e 40Hc) estejam informados na capa do processo, o valor da despesa obedece a seguinte regra:

Exemplo: Vl. Desp. = (Qtde 20 * Vl. Frete 20)+ (Qtde 40 * Vl. Frete 40)+ (Qtde 40HC * Vl. Frete 40 HC)

Caso os campos de Quantidade de Containers não tenham sido informados:

O sistema verifica entre o total do Peso Líquido e o Peso Bruto com base no valor total de Cubagem qual representa o maior custo de acordo com as faixas de preço por Kg descritos no cadastro de vias de transporte. A partir disso o sistema calcula o valor do frete.

3) Caso o processo não tenha os valores informados de container e cubagem, o sistema assume o peso líquido total do processo.

4) Caso contrário, os valores considerados pelo sistema serão os valores informados na tabela de Pré-Calculo.

Exemplo:

Por Valor = o sistema irá considerar o valor informado no campo Valor da tabela de Pré-Calculo;

Por Percentual = o sistema considera o percentual da despesa informada como sua base de calculo.

Os campos Vl. Frete 20, Vl. Frete 40, Vl. Frete 40HC são carregados a partir do cadastro de vias de transporte, para os agentes cadastrados para uma determinada origem e destino.

Veja abaixo:

Image Added

O sistema considera a via e origem/destino cadastradas na capa do processo (pedido ou embarque) e realiza um estudo de viabilidade nas taxas cadastradas para os agentes cadastrados. Com a conclusão deste estudo, o sistema apura automaticamente com a taxa menos custosa para utilização na apuração do valor do frete.

Informações
titleNota

Caso o usuário não informe as quantidades para os containers na capa do pedido, o sistema irá verificar entre o total do Peso Líquido do processo e o total de Cubagem qual representa o maior custo de acordo com as faixas de preço por Kg cadastrados para os agentes. Também neste caso o sistema irá realizar a análise das faixas de preço automaticamente, sempre visando o cenário mais propício de negociação e lucro.

Card
id2
labelCálculo do FOB

O valor da despesa é igual o valor FOB do processo de exportação.

O sistema realizará automaticamente as validações necessárias para apuração das despesas. Com relação à configuração de despesas base, o usuário não poderá configurar a relação das “bases” de modo que caracterize uma referência circular, ou seja, uma despesa base não poderá apontar para outra despesa base que dependa do cálculo da despesa anterior.

Exemplo:

Despesa: 777

Despesas base: 101/102/777 (Referência Circular)

Card
id3
labelCálculo do Seguro

O valor informado na despesa de Seguro será considerado para todo o processo de exportação, caso os itens possuem quantidades iguais, o sistema rateado o valor do seguro entre os itens do processo.


Visão Geral - Tratamentos de Pré-Cálculo Exportação

Image Added

...

Formação do Preço Final dos itens 

O preço final do item será definido em função do tipo de calculo definido para o processo (Preço aberto ou fechado), dos valores de preço e quantidade negocidas, das despesas internacionais e dos descontos.

A configuração de preço aberto ou fechado é definida pelo campo "Preço Ab." (EE7_PRECOA), disponível na aba "Financeiro" da capa do processo. Por padrão o processo é iniciado com a configuração "Preço aberto = Sim".

Na definição do preço dos itens, todas as despesas terão o seu valor apurado para cada item do processo e o valor será o resultado do rateio do valor total da despesa de acordo com os critérios de rateio apresentados na seção anterior. As despesas sempre são rateadas entre todos os itens do processo, ou seja, sempre que uma despesa for lançada no processo haverá um valor proporcional desta despesa para cada item do processo, não havendo situações em que uma despesa incida sobre um produto mas não incida sobre outro.

Após a formação de preço final dos itens, será possível observar dois valores totalizadores na tela de visualização/edição dos itens do processo, sendo:

  1. Total FOB: Irá sempre representar o valor do item sem as despesas
  2. Total Incoterm: Irá representar o valor total do item, considerando FOB + Despesas

Abaixo apresentaremos a composição do preço final dos itens de acordo com cada critério de formação:

Preço Aberto

O preço aberto indica que o preço unitário negociado entre o exportador e o cliente representa somente o valor da mercadoria, ou seja, o usuário informou o "Valor FOB" no campo de preço do produto e o preço final ainda poderá ser acrescido do valor das despesas.

Desta forma, o preço total na configuração de preço aberto será igual a:

Dica
Preço Aberto = (Preço Unitário + Valor Unitário das Despesas) * Quantidade

Exemplo:

Valores base:

  • Quantidade: 1000
  • Unidade de Medida da Quantidade: UN
  • Preço Unitário: 10
  • Unidade de Medida do Preço: UN (Campo “U. M. Preço” em branco, assumindo a mesma unidade da quantidade)
  • Valor Unitário das Despesas: 1,50

Resultados:

  • Preço FOB Unitário: 10 (Mesmo valor do Preço Unitário informado pelo usuário)
  • Total FOB: 1000 * 10 = 10.000
  • Total Incoterm: (10 + 1,50) * 1000 = 11.500

Preço Fechado

O preço fechado indica que o preço unitário negociado entre o exportador e o cliente representa o valor final negociado entre as partes, ou seja, o usuário informou o "Valor Incoterm" no campo de preço do produto e este não poderá ser acrescido do valor das despesas.

Desta forma, o preço total na configuração de preço fechado será igual a:

Dica

Preço Fechado = (Preço Unitário * Quantidade)

Exemplo:

Valores base:

  • Quantidade: 1000
  • Unidade de Medida da Quantidade: UN
  • Preço Unitário: 10
  • Unidade de Medida do Preço: UN (Campo “U. M. Preço” em branco, assumindo a mesma unidade da quantidade)
  • Valor Unitário das Despesas: 1,50

Resultados:

  • Preço FOB Unitário: 8,50 (Preço Unitário informado pelo usuário subtraído o valor unitário das despesas)
  • Total FOB: 1000 * 8,50 = 8.500
  • Total Incoterm: (10 * 1000) = 10.000

Aplicação de Descontos

Após a definição do preço final de exportação, pode ser necessário aplicar descontos sobre os valores calculados. Neste caso, é possível trabalhar com três maneiras distintas de aplicação de descontos, sendo elas:

Deck of Cards
historyfalse
iddesconto
Card
id1
labelDesconto por Processo
Dica

Neste cenário, o parâmetro MV_AVG0119 deve ser configurado com o conteúdo igual a "F" (padrão) e o parâmetro MV_AVG0085 deve ser configurado com o conteúdo igual a "F" (padrão)

Configuração padrão do sistema, indica que o desconto será informado uma única vez, no campo "Desconto" (EE7_DESCON) da aba "Financeiro", localizado na capa do processo.

Ao informar o desconto neste campo, o sistema irá efetuar o rateio do valor do desconto informado para cada item do processo, de acordo com as configurações de preço aberto ou fechado apresentadas abaixo:

Preço Aberto:

Ao utilizar preço aberto o desconto será abatido proporcionalmente do valor total e unitário do item.

Preço Fechado:

Neste caso, será observado do campo "Tp. Desconto" (EE7_TPDESC), disponível na aba "Financeiro" da capa do processo (somente quando o processo for do tipo preço fechado), para deteminar se o desconto será aplicado ou somente destacado, conforme abaixo:

  • Campo "Tp. Desconto" com o conteúdo igual a "Subtrai": Neste caso, o valor do desconto será subtraído do valor total dos itens e do processo.
  • Campo "Tp. Desconto" com o conteúdo igual a "Soma": Neste caso, o valor do desconto será somente destacado, ou seja, assume-se que ele já foi aplicado no preço fechado com o cliente final e somente precisá ser apresentado sem que o valor final seja alterado. Para isso, o valor será aplicado ao valor FOB mas não ao valor total.
Card
id2
labelDesconto por Item
Dica

Neste cenário, o parâmetro MV_AVG0119 deve ser configurado com o conteúdo igual a "T" e o parâmetro MV_AVG0085 deve ser configurado com o conteúdo igual a "F" (padrão)

Semelhante ao cenário de desconto por processo, porém o valor do desconto é informado por item, ou seja, é possível informar valores de desconto distintos por item ou mesmo não informar desconto para algum dos itens.

O valor do desconto de cada item deverá ser informado na própria tela de edição do item, no campo "Vl. Desconto" (EE8_VLDESC).

Ao informar desconto para um item, seus valores totais serão calculados de acordo com as configurações de preço aberto ou fechado apresentadas abaixo, enquanto que o campo de desconto da capa do processo (Aba Financeiro) neste cenário não é editável e irá apresentar a soma dos valores de desconto informados nos itens:

Preço Aberto:

Ao utilizar preço aberto o desconto será abatido proporcionalmente do valor total e unitário do item.

Preço Fechado:

Neste caso, será observado do campo "Tp. Desconto" (EE7_TPDESC), disponível na aba "Financeiro" da capa do processo (somente quando o processo for do tipo preço fechado), para deteminar se o desconto será aplicado ou somente destacado, conforme abaixo:

  • Campo "Tp. Desconto" com o conteúdo igual a "Subtrai": Neste caso, o valor do desconto será subtraído do valor total dos itens e do processo.
  • Campo "Tp. Desconto" com o conteúdo igual a "Soma": Neste caso, o valor do desconto será somente destacado, ou seja, assume-se que ele já foi aplicado no preço fechado com o cliente final e somente precisá ser apresentado sem que o valor final seja alterado. Para isso, o valor será aplicado ao valor FOB mas não ao valor total.
Card
id3
labelDesconto somente no valor total do processo
Dica

Neste cenário, o parâmetro MV_AVG0085 deve ser configurado com o conteúdo igual a "T"

Neste cenário, o sistema não irá aplicar o valor do desconto no valor dos itens, ou seja, o mesmo será somente subtraído do valor total do processo após a apuração dos valores dos itens.

Definição do Preço de Faturamento

Quando o Easy Export Control estiver integrado com o módulo de faturamento, ao incluir um Pedido de Exportação o sistema irá automaticamente criar um Pedido de Vendas, que será a base para o faturamento do processo.

Nesta integração, o valor unitário dos itens do pedido sempre serão integrados a partir do valor FOB, ou seja, nos processos do tipo “Preço Aberto” será enviado o preço informado pelo usuário no item e nos processos “Preço Fechado” será enviado o preço informado pelo usuário subtraído o valor das despesas por item.

Adicionalmente, os valores das despesas internacionais possuem algumas configurações distintas de integração com o faturamento, sendo elas:

...

historyfalse
idfaturamento
Card
id1
labelSem integração
Dica

Neste cenário, o parâmetro MV_AVG0196 deve ser configurado com o conteúdo igual a "F" (padrão)

Neste cenário, nenhum dos valores previstos de despesas internacionais informados no Pedido de Exportação serão integrados com o módulo de faturamento. Desta forma, quando houverem valores aplicáveis de despesas para serem inseridas na nota fiscal, estes valores deverão ser informados diretamente no módulo de faturamento.

...

defaulttrue
id2
labelIntegração de valores de despesas internacionais
Dica

Neste cenário, o parâmetro MV_AVG0196 deve ser configurado com o conteúdo igual a "T"

Ao parametrizar o sistema para integrar os valores das despesas internacionais a partir do Pedido de Exportação, o sistema irá preencher os seguintes campos do pedido de venda:

  • Frete (C5_FRETE): Será preenchido com a soma dos campos "Frete Prev." (EE7_FRPREV) e "Frete Adic" (EE7_FRPCOM).
  • Seguro (C5_SEGURO): Será preenchido com o valor do campo "Seguro Prev." (EE7_SEGPRE)
  • Despesa (C5_DESPESA): Será preenchido com o valor do campo "Desp. Interna" (EE7_DESPIN)

Adicionalmente, caso o parâmetro MV_EEC0039 estiver ligado o valor do campo "Fre. Embut." (EE7_FREEMB) será somado ao campo "Frete" (C5_FRETE). Mais detalhes sobre o campo podem ser verificados na seção "Definição dos valores das despesas internacionais"

Informações

Note que os valores são enviados somente na capa do processo (tabela SC5), sendo o rateio de valores definido de acordo com as regras padrão configuradas para o Faturamento, sem interferência do módulo de exportação.

...

id3
labelAtualização de valores das despesas internacionais a partir do Embarque de Exportação
Dica

Neste cenário, o parâmetro MV_AVG0196 deve ser configurado com o conteúdo igual a "T" e o parâmetro MV_EEC0038 deve ser configurado com o conteúdo igual a "T"

Com esta confiiguração, o sistema irá atualizar automaticamente os valores das despesas internacionais no momento da emissão da nota fiscal com base nos valores do embarque. Para isso, ao emitir a nota fiscal de um pedido de exportação o sistema irá verificar se já existe embarque criado para o pedido de exportação e irá atualizar os valores com base nas despesas internacionais, proporcionalizadas de acordo com a quantidade faturada.

...