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De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), estima-se 46 novas alterações ou normas tributárias são publicadas diariamente. Muito além de estatísticas este número indica a criação de novos tributos, alteração de incedência incidência de tributos existentes, aplicação de beneficios fiscaisbenefícios fiscais, regras em regime especial e muitos outros pontos desafiadores para empresas e sistemas de gestão fiscal . 

Desde a criação do Microsiga as configurações de tributos tem sido feitas pelo cadastro de TES - Tipo de Entrada e Saída (MATA080). As evoluções tecnológicas e tributárias aplicadas deste de a criação destas configuração foram aplicadas em partes por neste cadastros mais mas também exigiu a criação de outras funcionaidade funcionalidade como, por exemplo, a exceção fiscal (MATA540), UF x UF (FISA080). A realizade atual realidade atual é um sistema com cadastros dispersos e desentralizados descentralizados e uma jornada de usuários longa e pouco intuitiva para configuração do sistema.

Para solucionar estas divergências será desenvolvimento desenvolvido o "Configurador de Tributos", uma nova experiência de configuração e atualização de dados fiscais, que reúne os principais elementos de uma operação fiscal gerando mais agilidade aos clientes e usuários para adaptar o sistema a à realidade tributária atual e deixa deixar o sistema preparado para atender de forma configuravél e configurável e intuitiva as diretrizes da reforma tributária brasileira.

A funcionalidade também apresenta um controle de periodicidade e históricos para planejamento e consulta dos usuários.

Benefícios

  • As informações relacionadas a definição e cálculo de tributo passariam a ser apresentadas em um único local;
  • Possibilitar o reaproveitamento de configurações para diferentes entidades (incluindo vigência), facilitando o processo de inclusão, edição e exclusão de itens;
  • Sendo assim, todo o processo fiscal estaria em um único local, sem a dependência de outras áreas (módulos) para a manutenção ou criação de novas regras;

  • Permitir que o analista construa fórmulas para o cálculo do tributo sem a necessidade de acionar a equipe de TI e/ou Suporte e DEV TOTVS
  • As regras de cálculos básicas/triviais já serão disponibilizadas automaticamente para uso, as demais poderão ser criadas;
  • Permitir que o analista visualize o resultado do calculo tributário resultante da combinação de produto, origem e destino, conforme forem sendo incluídos na nota (tempo real);
  • Disponibilizar o histórico de configurações tributárias, permitindo alterar somente os itens que hoje podem ser retificados via cartão de correção eletrônica (CFOP e CST).
  • Controle de vigência das regras e tributos trazendo segurança em possíveis fiscalizações;
  • Oferecer um conjunto de informações e configurações pré-cadastradas a fim de facilitar a implementação de uma nova filial
  • Atender a qualquer as diversas formas de tributação apresentadas pelas entidades tributárias Federal, Estadual e Municipal por meio de fórmulas;
  • Autonomia ao analistas fiscais dos clientes BackOffice ProtheusRetirar as regras de cálculos tributários do código fonte perminto que os analistas fiscais criem as suas próprias regras;

Análise de Usabilidade - UX Lab

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O projeto completo esta disponível em: Conteúdo Projeto UX

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Em um projeto UX LAB envolvendo clientes, analistas de suporte e analistas de desenvolvimento, foram apresentados os pontos de evolução do produto total.A necessidade desta damanda teve como origem os resultados do UX Lab do Configurador de Tributos, durante os processos de entrevista foi possível identificar a "Personas" disposta a invertir em facilitadores de cadastros de regras. 

Diante desta necessidade a UX sugeriu um MVP com integração via Web Service consumindo serviços públicos.

Foram feitas diversas pesquisas e não identificamos este tipo de funcionalidade em orgãos públicos, por isto a opção foi captar e desenvolver parceiros para o desenvolvimento de um MVP.

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Conteúdo Projeto UX

Fluxo de integração:

A integração Systax - TOTVS Protheus tem como premissa de utilização dos cadastros da "Camada de Perfil" como insumo base para envio da REST API de insumos de operações. O REST API de retorno irá alimentar a camada de regras das operações 

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Entregavéis:

  • MVP 01 - Release 12.1.27 - Criação de um centralizador de novos tributos, focando os diversos Fundos Estaduais  com autonomia de cadastro e controle de versionamento.
    • Status: Entregue ao mercado.
  • MVP 02 - Release 12.1.33 - Centralizador de tributos legados calculados nas operações fiscais com gravações em referência de impostos na estrutura de dicionário legado e configurador.
    • Status: Entregue pelo time (Fev/2021)
    • Observação: A previsão inicial era o lançamento na Release 12.1.31. Por decisão estratégica da companhia a expedição da Release 12.1.31 foi suspensa em decorrência da pandemia COVID-19.
  • MVP 03 - Release 12.1.33 - Centralização das regras de tributos legados não cálculados (Isenção, Redução de Base, Diferimento) e ajustes para tratamento das integrações (SIGATMS, SIGALOJA, SIGAEIC, SIGAEEC), focando em eliminar a dependência do TES existente hoje no sistema. 
    • Status: Em desenvolvimento - Épico DSERFIS1DSERFISE-24108269 - Squad Fiscal Escrituração
    • Status: Em desenvolvimento - Épico DSERFIS1-24598 - Squad Fiscal Arquivos
  • MVP 04 - Release 12.1.35 - Reavaliação de Arquivos e Relatório para desligamento da regra de TES.
    • Status: Estudo
  • MVP 05 - Release 12.1.37 - Interface PO UI
    • Status: Planejado - Épico - DSERFIS1-24601 - Squad Fiscal Escrituração.

Etapas de evolução do Projeto:

Uma vez definido o parceiro comercial responsável pelas regras fiscais a serem implementadas, o projeto será executado nas seguintes etapas:

  1. Protótipo de comunicação de envio;
  2. Protótipo de comunicação de retorno;
  3. Avaliação técnica de aderência das funcionalidades - Systax x Protheus;
  4. Avaliação técnica de comunicação de dados e segurança, com foco nas funções da Engenharia Totvs;
  5. Estimativa de investimento para o desenvolvimento da solução;
  6. Definição de estratégia de comercialização;
  7. Plano de negócio, focando a viabilidade comercial da solução;
  8. Desenho de interface da solução em protótipo visual;
  9. Validação da usabilidade da solução proposta com clientes TOTVS (proposta de validação de prototipo UX);
  10. Estimativa de conclusão do projeto;
  11. Definição de responsabilidade de desenvolvimento TOTVS - Systax;
  12. Definição de responsabilidade de atendimento a funcionalidade TOTVS - Systax;
  13. Definição de responsabilidade de manutenção e evolução da funcionalidade;
  14. Apresentação do projeto para desenvolvimento;
  15. Desenvolvimento efetivo do produto final;
  16. Documentação escrita e HowTo;
  17. Treinamento time de desenvolvimento;
  18. Treimento time de suporte (Equipe Cálculos).

Histórico:

Em Janeiro/2020 com a definição estratégica de seguirmos o projeto do Configurador de Tributos, entendemos para estimular os clientes que já tinham as suas configurações cadastradas a migrarem a estrutura do legado para a nova funcionalidade, seria necessário que oferecêssemos facilitadores. 

Durante o primeiro semestre de 2020 buscamos no mercado parceiros, referência em regras de tributação, que tivessem ferramentas de integração destas regras para softwares ERP. Durante este processos 4 parceiros foram avaliados e entendemos que a Systax seria a mais aderente a nossa realidade. 

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MVP 03 - Release 12.1.33 - Centralização das regras de tributos legados não cálculados (Isenção, Redução de Base, Diferimento) e ajuste de código de lançamento fiscais.

  1. Spike para levantamento das tarefas pendentes;
  2. Criação das Story para execução das tarefas; 
  3. Release Planning;
  4. Atualização e divulgação do roadmap;
  5. Captação de Cliente Pilotos;
  6. Treinamentos (Desenvolvimento, Atendimento, DRG)
  7. Plano de divulgação da funcionalidade; 
  8. Criação de videos HOWTO;
  9. Documentação;
  10. Automação.