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Na matricula do aluno no período letivo ao criar um contrato podemos definir que a cobrança das disciplinas serão por crédito e não por parcelas fixas (parcelas com mesmos valores), abaixo itens que devemos configurar para esse comportamento.


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titleCadastro do Plano de Pagamento

Cadastrar

Portuguese

Os lançamentos 

Primeiramente, vamos cadastrar

o plano de pagamento, pois as parcelas deverão ser geradas com valores diferentes do fixo

, ou seja, parcelas com mesmos valores

.

Acesse: Financeiro/Contábil / Planos de pagamento (cadastrar) / Anexo / Parcelas do Plano

 

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  • O parâmetro “Valor calculado pelo número de créditos” deve estar marcado em cada parcela do plano de pagamento.

Neste exemplo foi criado o plano de pagamento

“PLANO01

“PLANO – Plano

de Cobrança por

créditos – Sistema de Informação”

créditos”, com 6 parcelas que serão calculadas pelo número de créditos do aluno, para o período letivo

2010

2019/2.

Obs:

O

Quando estiver marcado "Valor calculado pelo número de créditos" o valor da parcela ficará como 0,00.

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-
  • É necessário indicar quais matrizes aplicadas poderão utilizar este plano de pagamento
. As
  • , as instituições podem criar um plano de pagamento para cada curso, se for de desejo da mesma.

Veja no exemplo abaixo, a matriz aplicada cadastrada no plano de pagamento.

Acesse: Financeiro/Contábil / Planos de pagamento / Anexo / Habilitações do Plano de pagamento.

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titleNúmero e Valor do Créditos na Matriz Curricular
-

Devemos parametrizar nas disciplinas da Matriz Curricular, o número de créditos que cada disciplina possui

,

e o valor de cada crédito.
Acesse: Currículo e Oferta / Matrizes Curriculares / Anexos / Período / Anexos / Disciplinas da Matriz Curricular

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Aviso

As casas decimais do campo N° de créditos para cobrança obedecerá o parâmetro contido no TOTVS Educacional | Parâmetros | Tesouraria | Geral 2/4 → Casas Decimais/Créditos Financ.:, já as casas decimais do campo Valor de crédito para cobrança sempre obedecerá a parametrização definida no TOTVS Gestão Financeira | Contas a Receber | Manutenção e Lançamentos | Lançamentos | Opções Gerais → N° Casas Decimais

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Uma mesma disciplina pode estar contida em duas Matrizes Curriculares diferentes, com número de créditos e valores diferentes, por isso, essas informações são cadastradas por matriz curricular

,

e não

do cadastro da disciplina

no cadastro da disciplina.


Atualizar número e valor de créditos das disciplinas na Matriz Curricular

Quando o cliente precisa realizar reajuste de valor de disciplina da matriz curricular é possível através do assistente, informando um % ou número e valor de crédito para mais detalhes, clique aqui. 


Sincronizar créditos Financeiros com a Matriz

Após qualquer alteração realizada nas disciplinas da Matriz é possível através do processo de Sincronizar créditos Financeiro com a Matriz para mais detalhes do processo, clique aqui.

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titleSituação de matricula

A situação de matrícula associada para o aluno nas disciplinas deve estar com o parâmetro “Conta como créditos financeiros (cobrança por crédito)” marcado.

Acesse: Currículo e Oferta / Situação de Matrícula / Aba “Status na disciplina”.

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titleParâmetro: Dividir valor de créditos entre parcelas do contrato

Utilizaremos o parâmetro “Dividir valor de créditos financeiros das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato” para que o sistema possa somar os créditos das disciplinas em que o aluno esta matriculado, multiplicar por seus respectivos valores e dividir entre as parcelas do contrato. 

Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2

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titleMatriculando nas disciplinas da matriz do aluno

Temos um aluno que foi matriculado nas 5 disciplinas do 1º período da MATRIZ ALUNO, a situação de matrícula nas disciplinas foi associada como “Matriculado”.

Neste exemplo, o aluno tem 5 disciplinas cadastradas com os mesmos números e valores de créditos e deverá pagar um total de R$

2500

2.500,00 para cursar as 5 disciplinas do 1º período.

5 (Nº de Créditos por disciplina) x

R$ 100,00

R$100 por 5 disciplinas inscritas = RS

2500

2.500,00


  • Após matriculado nas disciplinas do período letivo podemos acessar o número do crédito, conforme abaixo: 

Acesse: Currículo e Oferta / Alunos / Anexos / Matrícula no período letivo / Anexos / Matrícula em disciplinas

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Temos um aluno que foi matriculado nas 5 disciplinas do 1º período do exemplo anterior, onde a situação de cada uma das matrículas em disciplinas foi associada como “Ativo”.

- A situação de matrícula associada para o aluno nas disciplinas deve estar com o parâmetro “Conta como créditos financeiros (cobrança por crédito)” marcado.

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O número de créditos presentes na aba de dados adicionais da matrícula tem origem da matriz curricular da disciplina, o sistema sempre busca esse valor para matricula, salvo parametrizações em casos de equivalência.

Aviso

Quando o aluno já está matriculado, o número de créditos presentes na aba de dados adicionais foi preenchido pela matricula e é esse que é utilizado para o cálculo nas parcelas do contrato.

Caso o mude a parametrização, número de créditos da matriz curricular ou equivalência, o número de créditos na aba de dados adicionais da matrícula deverá ser atualizado, manualmente ou via processo.

Aviso
titleAtenção

Caso seja necessário desconsiderar o número de créditos financeiros presente na aba de dados adicionais na matrícula da disciplina do aluno. Será necessário configurar parâmetro "Desconsiderar nº de créditos na matrícula da disciplina para geração e simulação de lançamento".

Desta forma, o sistema irá desconsiderar o número de créditos financeiros presente na matrícula da disciplina do aluno calculado durante a matrícula. E irá calcular novamente o número de créditos financeiros para a matrícula da disciplina na geração e simulação do lançamento financeiro vinculado à parcela do contrato do aluno.

Acesse o parâmetro: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2.

Parâmetro disponível a partir dos patches: 12.1.2302.185 e 12.1.2306.130 ou superiores


Acesse: Currículo e Oferta

/ Situação de Matrícula / Aba “Status na disciplina”.

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Obs:

/ Alunos / Anexos / Matrícula no período letivo / Anexos / Matrícula em disciplinas / Aba "Dados adicionais"

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Nota

Caso um aluno esteja cursando uma disciplina em outra Matriz Curricular que possua um número de créditos e valores diferentes, é possível parametrizar para que o sistema busque na hora da matricula o

valor

Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2

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crédito que desejar (da matriz do aluno ou da matriz que o aluno está cursando a disciplina).

 
Para mais informações acesse a aba desse documento em Parâmetros Crédito da Matriz do aluno



No exemplo deste aluno, que está cursando a disciplina

“Algoritmo de programação I”

“Introdução a Ciência do Direito", irá pagar pela disciplina 5 x R$100

,00 = R$ 500,00.

Caso o aluno estivesse cursando essa mesma disciplina em outra Matriz Curricular, que custasse 5 x R$80,00 = R$400,00, poderia ser utilizado o parâmetro “Usar valor do crédito financeiro da matriz curricular do aluno” para determinar qual o valor ele iria pagar.

Com o parâmetro marcado: R$ 500,00 (Valor de sua matriz curricular)

Com o parâmetro desmarcado: R$ 400,00 (Valor da outra matriz curricular)

Devemos associar o plano de pagamento no contrato do aluno que está matriculado na Matriz Aplicada citada até o momento.

Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos

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Associamos então o “Plano - Cobrança por créditos - Sistema de Informação” criado no item 1, no

= R$500 cursando a disciplina na sua matriz.


  • Após a matricula será criado o contrato e podemos então associar o “PLANO – Plano de Cobrança por créditos” no contrato do aluno para o período letivo
2010
  • 2019/2.

Observe que a Matriz Aplicada associada ao contrato é a mesma dos exemplos acima.

- Devemos parametrizar o sistema para que o valor total do plano de pagamento possa ser dividido entre as parcelas do contrato.

Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2

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- Utilizaremos o parâmetro “Dividir

Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos

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  • Com o parâmetro “Dividir valor de créditos financeiros das disciplinas matriculadas entre as parcelas do
contrato” para que
  • contrato” marcado, o sistema
possa somar
  • soma os créditos das disciplinas em que o aluno esta matriculado, multiplicar por seus respectivos valores e dividir entre as parcelas do contrato. 

Temos o contrato com um plano de pagamento que terá um valor total de R$

2500,00, calculado no item 3

2.500 calculado, onde o mesmo deverá ser divido entre 6 parcelas, que foram cadastrados no plano de pagamento

durante o item 1

.

5 (Nº de Créditos por disciplina) x

R$ 100,00

R$100 x 5 (disciplinas) =

RS 2500,00

 RS2.500 / 6 (parcelas)= R$ 416,67

.

-


  • Vamos gerar então a primeira parcela para esse plano de pagamento, onde ele deverá gerar um valor de R$ 416,67, conforme demonstrado acima.

Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos / Anexos / Parcelas / Processo / Gerar Lançamento.

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Temos a parcela gerada com o valor de 416,67.

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Podemos verificar também no cadastro do contrato do aluno, na coluna “Valor Simulado” o valor de cada parcela, antes mesmos de gerar as parcelas.

Obs: O valor real destas parcelas seria R$416,6666...7, porém o sistema arredondou para R$416,67, dando um valor total de R$2500,02, uma diferença de R$0,02. No momento de gerar a última parcela desse contrato, o sistema irá comparar o valor “ simulado” com o valor “real” do contrato, e caso tenha diferença entre os valores, esse valor será aplicado na parcela. O valor gerado da ultima parcela será de R$416,65.

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Informações Adicionais

Na rematrícula dos alunos, é muito comum que as instituições não saibam em quantas disciplinas o aluno irá se matricular, porém a instituição já deve cobrar do aluno um valor para “garantir” essa rematrícula. Para isso, elas criam uma parcela fixa no contrato, com um determinado valor, e mandam para todos os seus alunos efetuarem o pagamento.

Depois da matrícula e o valor total do contrato de acordo com os créditos forem conhecidos, é possível parametrizar para que esse valor seja abatido no valor total do contrato, e o novo valor seja dividido entre as parcelas restantes.

Exemplo: O contrato do aluno possui 6 parcelas. A 1º parcela será fixa em um valor de R$500,00. O aluno se matricula em 5 disciplinas, todas possuem 5 créditos de R$ 100,00.

Valor total do contrato: 5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$ 100,00 x 5 (disciplinas) = R$ 2500,00

Porém o aluno já pagou R$ 500,00, então o sistema deverá abater este valor nos R$ 2500,00, deixando R$2000,00 para ser dividido entre as 5 parcelas restantes.

Calculando 5 parcelas no valor de R$ 400,00.

Para que o sistema faça isto, o parâmetro “Considerar parcelas fixas na divisão de créditos financeiros entre as parcelas do contrato” deverá ser marcado.

Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2

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Informações
titleCréditos da Matriz do Aluno


Funcionamento dos parâmetros: Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno / Usar valor do créditos financeiros da matriz curricular do aluno / Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno ou da faixa de crédito em caso de equivalência múltipla

Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2


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titleMesma disciplina em matriz diferente
  • Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver com este parâmetro marcado, e se a disciplina matriculada for de outra matriz curricular e também estiver ofertada na matriz curricular do aluno deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno. 

  • Usar valor do créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver com este parâmetro marcado, e se a disciplina matriculada for de outra matriz curricular e também estiver ofertada na matriz curricular do aluno deverão ser considerados o valor do créditos da disciplina matriz do aluno. 

Exemplo: 

Disciplina Matriz do aluno

Nº Crédito x Valor do Crédito

Mesma Disciplina (fora da grade do aluno)

Nº Crédito x Valor do Crédito

Introdução a Ciência do Direito

5  *  100 = 500

Introdução a Ciência do Direito

4  *  150 = 600

Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado na mesma disciplina da sua matriz, mas essa disciplina pertence a outra grade.

Com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz
5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 = RS500

Sem os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da outra grade 
4 (Nº de Créditos por disciplina) x R$150 = RS600


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titleDisciplinas diferentes com equivalência
  • Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver parametrizado marcado, e se a disciplina for ofertada em outra matriz curricular e equivaler alguma disciplina na matriz curricular do aluno, deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno.

  • Usar valor do créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver parametrizado marcado, e se a disciplina for ofertada em outra matriz curricular e equivaler alguma disciplina na matriz curricular do aluno, deverão ser considerados o valor do créditos da disciplina matriz do aluno.

Exemplo: 

Disciplina Matriz do aluno

Nº Crédito x Valor do Crédito

Disciplinas equivalentes (fora da grade do aluno)

Nº Crédito x Valor do Crédito

Introdução a Ciência do Direito

5  *  100 = 500

Teoria Geral do Direito

3  *  150 = 450

Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado na disciplina da outra grade que possui equivalência cadastrada com a disciplina da matriz da sua grade.

Com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz
5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 = RS500

Sem os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da outra grade 
3 (Nº de Créditos por disciplina) x R$150 = RS450


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titleDisciplinas diferentes com equivalência múltipla

Se o parâmetro "Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno ou da faixa de crédito em caso de equivalência múltipla", o comportamento do sistema deve ser o conforme descrito abaixo:

  1. Matricula tem duas disciplinas com equivalência para uma da matriz: o sistema sempre irá considerar o número de crédito e valor do crédito da disciplina da matriz. 

    Disciplina Matriz do aluno

    Nº Crédito x Valor do Crédito

    Disciplinas equivalentes (fora da grade do aluno)

    Nº Crédito x Valor do Crédito


    Português

    5  *  100

    Redação

    5  *  100 = 500

    Número de créditos e valor do crédito da disciplina de português



    Comunicação

    0

    A segunda disciplina ficará zerada, pois o valor foi considerado na primeira disciplina equivalente.




  2. Matricula tem uma disciplina com equivalência para duas da matriz: o sistema sempre irá considerar a disciplina com maior número de crédito e a disciplina com maior valor do crédito da matriz do aluno.

    Disciplinas Matriz do aluno

    Nº Crédito x Valor do Crédito

    Disciplina equivalente (fora da grade do aluno)

    Nº Crédito x Valor do Crédito


    Redação

      5  * 500

    Português

    6 * 500 = 3.000

    Vai prevalecer o maior valor de crédito e o maior número de crédito de cada disciplina equivalente

    Comunicação

      6 * 150
Aviso

Quando os parâmetros para considerar o n° de crédito e valor de crédito da matriz curricular do aluno estiver marcado e o sistema não encontre a mesma disciplina na matriz curricular do aluno, ou se o valor da disciplina na matriz do aluno não estiver preenchido, o sistema irá considerar o valor da disciplina matriculada 

Exemplo:

Disciplinas Matriz do alunoNº Crédito x Valor do CréditoDisciplina equivalente (fora da grade do aluno)Nº Crédito x Valor do Crédito
Português0Comunicação4 * 100 = 400

Mesmo com os parâmetros para considerar o n° de crédito e valor de crédito da matriz curricular do aluno, no momento da matrícula, será considerado o valor da disciplina "Comunicação", já que a disciplina "Português" está zerada.

Informações
titleFaixa de Crédito

Funcionamento do parâmetro Utilizar Faixa de Crédito e  Utilizar Faixa de Crédito | Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2

 Utilizar Faixa de Crédito                                                                                                                                                 Utilizar Faixa de Crédito | Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno 

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titleMesma disciplina em matriz diferente
  • Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver com este parâmetro marcado, e se a disciplina matriculada for de outra matriz curricular e também estiver ofertada na matriz curricular do aluno deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno. 


Exemplo: 

Disciplina Matriz do aluno

Nº Crédito x Valor da Faixa de Crédito

Mesma Disciplina (fora da grade do aluno)

Nº Crédito x Valor do Crédito

Introdução a Ciência do Direito

1  *  500 = 500

Introdução a Ciência do Direito

3  *  200 = 600

Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado na mesma disciplina da sua matriz, mas essa disciplina pertence a outra grade.


Com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz
1 (Nº de Créditos por disciplina) x R$500 (Valor de Crédito da Faixa de Crédito) = RS500


Sem os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da outra grade 
3 (Nº de Créditos por disciplina) x R$200 = RS600


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titleDisciplinas diferentes com equivalência
  • Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno

Se o sistema estiver parametrizado marcado, e se a disciplina for ofertada em outra matriz curricular e equivaler alguma disciplina na matriz curricular do aluno, deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno.


Exemplo: 

Disciplina Matriz do aluno

Nº Crédito x Valor da Faixa de Crédito

Disciplinas equivalentes (fora da grade do aluno)

Nº Crédito x Valor do Crédito

Introdução a Ciência do Direito

1  *  500 = 500

Teoria Geral do Direito

4  *  150 = 600

Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado na disciplina da outra grade que possui equivalência cadastrada com a disciplina da matriz da sua grade.

Com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz
1 (Nº de Créditos por disciplina) x R$500 (Valor de Crédito da Faixa de Crédito = RS500


Sem os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da outra grade 
4 (Nº de Créditos por disciplina) x R$150 = RS600


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titleDisciplinas diferentes com equivalência múltipla

Se o parâmetro "Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno em caso de equivalência múltipla", o comportamento do sistema deve ser o conforme descrito abaixo:

  1. Quando o parâmetro estiver desmarcado e o aluno matriculado a duas ou mais disciplinas equivalentes da disciplina da matriz o valor de crédito cobrado será por disciplina equivalente

    Disciplina Matriz do aluno

    Nº Crédito x Valor do Crédito

    Disciplinas equivalentes (fora da grade do aluno)

    Nº Crédito x Valor do Crédito


    Português

    5  *  100

    Redação

    5  *  100 = 500

    Número de créditos e valor do crédito da disciplina de português



    Comunicação

    5  *  100 = 500

    Número de créditos e valor do crédito da disciplina de português

  2. Quando o parâmetro estive marcado e o aluno matriculado a duas ou mais disciplinas equivalentes da disciplina da matriz o valor de crédito cobrado será somente em uma disciplina equivalente, e as demais terá seu valor de crédito zerado.

    Disciplina Matriz do aluno

    Nº Crédito x Valor do Crédito

    Disciplinas equivalentes (fora da grade do aluno)

    Nº Crédito x Valor do Crédito


    Português

    5  *  100

    Redação

    5  *  100 = 500

    Número de créditos e valor do crédito da disciplina de português



    Comunicação

    0

    A segunda disciplina ficará zerada, pois o valor foi considerado na primeira disciplina equivalente.

    Aviso
    titleATENÇÂO

    Esse comportamento do parâmetro está disponível a partir do patch 12.1.28.303


Para mais informações sobre o cadastro de Faixa de Crédito, clique aqui.

Informações
titleDisciplina Equivalência com número de créditos cadastrado como "Zero"


Para os casos em que a disciplina equivalente foi cadastrada como "Zero" no número de crédito


Se o parâmetro "Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno" ou "Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno em caso de equivalência múltipla"o comportamento do sistema deve ser o conforme descrito abaixo:


Este cenário se aplica para os casos de Créditos da Matriz do Aluno ou Faixa de Crédito:

  • Mesma disciplina em matrizes diferentes
  • Disciplinas diferentes com equivalência
  • Disciplinas diferentes com equivalência múltipla


Exemplo: 

Disciplina Matriz do aluno

Nº Crédito x Valor do Crédito

Mesma Disciplina Equivalente

Nº Crédito x Valor do Crédito

Introdução a Ciência do Direito

0  *  200 = 0

Introdução a Ciência do Direito

3  *  200 = 600



Com apenas um dos parâmetros marcados acima
0 (Nº de Créditos por disciplina) x R$200 (Valor de Crédito da Disciplina) = RS0


Sem algum dos parâmetros marcado acima
3 (Nº de Créditos por disciplina)  x R$200 (Valor de Crédito da Disciplina) = RS600




Informações Adicionais

  1. Aumento e Cancelamento de disciplinas 
    Na matricula do aluno é comum que alunos matriculem em disciplinas após o inicio do período letivo ou cancele a matricula de determinada disciplina, para explicar melhor o comportamento do sistema em relação ao calculo  acesso o documento, Aumento e Cancelamento de disciplinas - Cobrança por crédito.

  2. Parcela fixa em contrato com parcelas calculadas por crédito
    Na rematrícula dos alunos, é muito comum que as instituições não saibam em quantas disciplinas o aluno irá se matricular, porém a instituição já deve cobrar do aluno um valor para “garantir” essa rematrícula. Para isso, elas criam uma parcela fixa no contrato, com um determinado valor, e mandam para todos os seus alunos efetuarem o pagamento. Acesse o documento Parcela fixa em contrato com parcelas calculadas por crédito 

  3. Número e Valor de créditos no Currículo Individual e Turma Livre
    Para saber sobre o calculo, clique aqui.