Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Objetivo

Cadastrar promoções personalizadas, para serem utilizadas somente em softwares de parceiros. O uso das promoções é feito por meio da integração com a API.

Importante: Os processos do ERP não consomem as promoções cadastradas nesta aplicação.

Caminho

Módulo SM Web > Menu Promoções > Aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas - PROMWEB001

Pré-Requisitos e Instruções

Atualizar o sistema para a versão 2021.01 ou versão superior.

Passo a Passo

Entre na aplicação:Image Removed

Image Added

Imagem 1 - Tela Inicial

Caso tenha alguma promoção já cadastrada ela será listada.

Cadastrar Promoção

Clique no botão + Cadastrar nova promoção.

Image Removed

Informe os campos:

Será aberta a tela com 3 passos: Dados Gerais, Empresa, e Detalhes.

Image Added

Imagem 2 - Cadastro de Dados Gerais

No passo de Dados Gerais, informe os campos:

  • Descrição*Descrição;
  • Texto Legal;
  • Data início de promoção*;
  • Data fim da promoção*;
  • Tipo da promoção*: combo que exibe com as opções Redução de preçoValor de descontoPercentual de desconto e Compre e ganhe;
    • Exige Identificação do Cliente;
    • Exige Registro Completo;
    • Exige Ativação da Oferta;
    • Quantidade total alocada: para definir a quantidade total disponível para a ação promocional;
    • Quantidade limite por cliente: para definir o limite de aplicação da promoção, por cliente;
    • Ticket médio mínimo: para informar um valor mínimo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção;
    • Ticket médio máximo: para informar um valor máximo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção.

    Após preencher os campos, clique em Avançar.

    Image RemovedPreencha os campos:

    • Divisão: lista com as divisões cadastradas;
    • Segmento: lista com os segmentos de venda pertencentes à divisão selecionada;
    • Tipo de agrupamento: combo com as opções Empresa, Grupo de Empresas e Porte, sendo o valor padrão Empresa;
    • Campo para pesquisa de empresas específicas;
    • Tabela:
      • com a lista de empresas, ou grupos, ou portes, de acordo com o tipo de agrupamento, e a caixa de seleção no início de cada linha;
      • Coluna com a ação Detalhar, quando se utiliza o tipo de agrupamento Grupo de Empresas ou Porte, para listar as empresas pertencentes a cada grupo ou porte.

    Após informar os campos, clique para Avançar.

    Image RemovedAo clicar no botão de pesquisar do produto, será aberta a lista com todos os produtos:

    Image RemovedClique para finalizar.

    ---------------------------------------------

    PESQUISAR

    Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
    Link para Busca avançada;

    Mais abaixo, é exibida uma caixa, contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação, sendo Período vigente e Ativa, além de tag Remover todos, para limpar os filtros;

    • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:
      Código (para exibir o código sequencial das promoções existentes);
      Descrição (para exibir a descrição das promoções existentes);
      Tipo de Promoção (para exibir o tipo de cada promoção listada);
      Data Inicial (para exibir a data de início de cada promoção);
      Data Final (para exibir a data fim de cada promoção);
      Status (para exibir a situação de cada promoção, através de círculos, com as letras A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);
      E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções Editar, Duplicar e Inativar.

    No fim da tela, é exibido o botão Carregar mais resultados.

    Inclusão das promoções - Segmentos / Empresas

    O usuário, com permissão de acesso, abre a aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas.

    2. Será exibida a tela inicial, contendo:

    • Título dos registros da aplicação (Promoções Personalizadas);
    • Na linha abaixo:
      • Botão + Cadastrar nova promoção;
      • Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
      • Link para Busca avançada;
    • Mais abaixo, é exibida uma caixa, contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação, sendo Período vigente e Ativa, além de tag Remover todos, para limpar os filtros;
    • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:
      • Código (para exibir o código sequencial das promoções existentes);
      • Descrição (para exibir a descrição das promoções existentes);
      • Tipo de Promoção (para exibir o tipo de cada promoção listada);
      • Data Inicial (para exibir a data de início de cada promoção);
      • Data Final (para exibir a data fim de cada promoção);
      • Status (para exibir a situação de cada promoção, através de círculos, com as letras A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);
      • E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções EditarDuplicar e Inativar.
    • No fim da tela, é exibido o botão Carregar mais resultados.

    3. O usuário aciona o botão + Cadastrar nova promoção;

    4. Será exibida a tela de Cadastrar nova promoção, exibindo guia lateral, com 3 steps: Dados geraisEmpresas e Detalhes. No canto superior direito, são exibidos os botões Cancelar e Avançar.

    5. O primeiro step selecionado é Dados gerais, em que o usuário define as principais informações e parâmetros da promoção.

    6. O usuário clica no botão Avançar, passando para a tela do segundo step: Empresas, em que são exibidos os campos:

    • Divisão: combo que lista as divisões cadastradas;
    • Segmento: combo que lista os segmentos de venda pertencentes à divisão selecionada;
    • Tipo de agrupamento: combo com as opções Empresa, Grupo de Empresas e Porte, sendo o valor padrão Empresa;
    • Campo para pesquisa de empresas específicas;
    • Grid:
      • com a lista de empresas, ou grupos, ou portes, de acordo com o tipo de agrupamento;
      • com a caixa de seleção no início de cada linha;
      • Coluna com a ação Detalhar, quando se utiliza o tipo de agrupamento Grupo de Empresas ou Porte, para listar as empresas pertencentes a cada grupo ou porte.
    • No canto superior direito, são exibidos os botões CancelarVoltar e Avançar.

    7. O usuário realiza as configurações desejadas, e aciona o botão Avançar para prosseguir com a criação da promoção, ou botão Voltar, para retornar ao step anterior, ou aciona o botão Cancelar para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.

    Critérios de aceitação

    As empresas a serem exibidas devem estar ativas para o segmento selecionado.

    Se o agrupamento for grupo ou porte, devem ser exibidos apenas os grupos ou portes em que pelo menos uma de suas empresas está ativa para o segmento selecionado.

    Na tabela de relacionamento com a promoção, devem ser incluídas apenas as empresas ativas para o segmento selecionado.

    Para a criação da promoção, é obrigatória a seleção de no mínimo uma empresa, ou um grupo, ou um porte.

    Divisão: combo que lista as divisões cadastradas;
    Image Removed

    Segmento: combo que lista os segmentos de venda pertencentes à divisão selecionada;
    Image Removed

    Tipo de agrupamento: combo com as opções Empresa, Grupo de Empresas e Porte, sendo o valor padrão Empresa;
    Image Removed

    Campo para pesquisa de empresas específicas;

    • Pesquisando pelo código da empresa:
      Image Removed
    • Pesquisando pela descrição da empresa:
      Image Removed

    Será exibida a tela inicial, contendo:

    • Título dos registros da aplicação (Promoções Personalizadas);
    • Na linha abaixo:
      • Botão + Cadastrar nova promoção;
      • Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
      • Link para Busca avançada;
    • Mais abaixo, é exibida uma caixa, contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação, sendo Período vigente e Ativa, além de tag Remover todos, para limpar os filtros;
    • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:
      • Código (para exibir o código sequencial das promoções existentes);
      • Descrição (para exibir a descrição das promoções existentes);
      • Tipo de Promoção (para exibir o tipo de cada promoção listada);
      • Data Inicial (para exibir a data de início de cada promoção);
      • Data Final (para exibir a data fim de cada promoção);
      • Status (para exibir a situação de cada promoção, através de círculos, com as letras A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);
      • E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções EditarDuplicar e Inativar.
    • No fim da tela, é exibido o botão Carregar mais resultados.

    3. O usuário aciona o botão + Cadastrar nova promoção;

    4. Será exibida a tela de Cadastrar nova promoção, exibindo guia lateral, com 3 steps: Dados geraisEmpresas e Detalhes. No canto superior direito, são exibidos os botões Cancelar e Avançar.

    5. O primeiro step selecionado é Dados gerais, em que são exibidos os campos:

    • Descrição (campo texto);
    • Texto Legal (campo texto);
    • Data início de promoção;
    • Data fim da promoção;
    • Tipo da promoção: combo que exibe as opções Redução de preçoValor de descontoPercentual de desconto e Compre e ganhe;
    • Exige Identificação do Cliente: caixa de seleção (padrão desmarcado);
    • Exige Registro Completo: caixa de seleção (padrão desmarcado);
    • Exige Ativação da Oferta: caixa de seleção (padrão desmarcado);
    • Quantidade total alocada: para definir a quantidade total disponível para a ação promocional;
    • Quantidade limite por cliente: para definir o limite de aplicação da promoção, por cliente;
    • Ticket médio mínimo: para informar um valor mínimo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção;
    • Ticket médio máximo: para informar um valor máximo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção.

    6. O usuário realiza as configurações desejadas, e aciona o botão Avançar para prosseguir com a criação da promoção, ou aciona o botão Cancelar para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.
    Critérios

    Os campos DescriçãoData início da promoçãoData fim da promoçãoTipo da promoção são obrigatórios.

    A aplicação deve realizar as validações em cada campo, conforme o tipo e valores permitidos.

    A data início não pode ser menor que a data atual.

    A data início não pode ser maior que a data fim.

    Quando informada a quantidade limite por cliente, seu valor não pode ser maior que a quantidade total alocada, caso esta também seja informada.

    Quando informado o ticket médio mínimo, seu valor não pode ser maior que o ticket médio máximo, caso este também seja informado.

    • Descrição (campo texto);
      Texto Legal (campo texto);
      Image Removed

      Data início de promoção;
      Data fim da promoção;

      • A data início não pode ser menor que a data atual.
      • A data início não pode ser maior que a data fim.
        Image Removed

    Image Removed
    Data Inferior a data atual:
    Image Removed

    • Tipo da promoção: combo que exibe as opções Redução de preço, Valor de desconto, Percentual de desconto e Compre e ganhe;
      Image Removed

    • Image Removed

      Exige Identificação do Cliente: caixa de seleção (padrão desmarcado);
      Exige Registro Completo: caixa de seleção (padrão desmarcado);
      Exige Ativação da Oferta: caixa de seleção (padrão desmarcado);

      Image Removed

      Quantidade total alocada: para definir a quantidade total disponível para a ação promocional;
      Quantidade limite por cliente: para definir o limite de aplicação da promoção, por cliente;

      Quando informada a quantidade limite por cliente, seu valor não pode ser maior que a quantidade total alocada, caso esta também seja informada.

      Image Removed

      Ticket médio mínimo: para informar um valor mínimo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção;
      Ticket médio máximo: para informar um valor máximo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção.

      Quando informado o ticket médio mínimo, seu valor não pode ser maior que o ticket médio máximo, caso este também seja informado.

      Image Removed

    • Image Removed

    1. O usuário, com permissão de acesso, abre a aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas.

    2. Será exibida a tela inicial, contendo:

    • Título dos registros da aplicação (Promoções Personalizadas);
    • Na linha abaixo:
      • Botão + Cadastrar nova promoção;
      • Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
      • Link para Busca avançada;
    • Mais abaixo, é exibida uma caixa, contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação, sendo Período vigente e Ativa, além de tag Remover todos, para limpar os filtros;
    • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:
      • Código (para exibir o código sequencial das promoções existentes);
      • Descrição (para exibir a descrição das promoções existentes);
      • Tipo de Promoção (para exibir o tipo de cada promoção listada);
      • Data Inicial (para exibir a data de início de cada promoção);
      • Data Final (para exibir a data fim de cada promoção);
      • Status (para exibir a situação de cada promoção, através de círculos, com as letras A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);
      • E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções EditarDuplicar e Inativar.
    • No fim da tela, é exibido o botão Carregar mais resultados.

    3. O usuário aciona a opção Busca avançada;

    4. Será aberta uma janela modal, com o título Busca avançada, exibindo os seguintes campos:

    • Somente Ativas: caixa de seleção para filtrar somente promoções com status Ativo;
    • Período Vigente: caixa de seleção para filtrar somente promoções que estão em vigor na data atual, ou seja, a data atual está entre as datas início e data fim das promoções, isto é, a data atual é maior ou igual a data de início da promoção e menor ou igual a data fim de promoção;
    • Período: dois campos de datas para definir um intervalo de filtro das promoções;
    • Tipo da promoção: combo que exibe as opções Redução de preçoValor de descontoPercentual de desconto e Compre e ganhe, para filtrar somente as promoções de um determinado tipo;
    • Empresas: campo de pesquisa, para selecionar empresas que serão usadas para filtrar promoções vinculadas;
    • Produtos: campo de pesquisa, para selecionar produtos que serão usados para filtrar promoções em que os produtos selecionados estejam incluídos.

    5. O usuário define os filtros desejados e aciona o botão Aplicar filtros para retornar a tela principal da aplicação, exibindo as promoções conforme os filtros utilizados. Ou aciona o botão Cancelar para descartar os filtros.
    Critérios

    Ao selecionar o filtro Período Vigente, o campo Período deve ser desabilitado.

    Ao selecionar o tipo de promoção Compre e ganhe, o filtro de Produtos deve ser desabilitado.

    EDITAR

    Somente Ativas: caixa de seleção para filtrar somente promoções com status Ativo;

    Image Removed

    Image Removed

    Image Removed

    Período Vigente: caixa de seleção para filtrar somente promoções que estão em vigor na data atual, ou seja, a data atual está entre as datas início e data fim das promoções, isto é, a data atual é maior ou igual a data de início da promoção e menor ou igual a data fim de promoção;

    Ao selecionar o filtro Período Vigente, o campo Período deve ser desabilitado.

    Image Removed

    Image Removed

    Período: dois campos de datas para definir um intervalo de filtro das promoções;

    Image Removed

    Image Removed

    Tipo da promoção: combo que exibe as opções Redução de preço, Valor de desconto, Percentual de desconto e Compre e ganhe, para filtrar somente as promoções de um determinado tipo;

    Ao selecionar o tipo de promoção Compre e ganhe, o filtro de Produtos deve ser desabilitado.

    Image Removed

    Image Removed

    Image Removed

    Image Removed

    Image Removed

    Image Removed

    Na Opção Compre e Ganhe, o filtro de Produto fica desabilitado, corretamente.
    Image Removed

    Empresas: campo de pesquisa, para selecionar empresas que serão usadas para filtrar promoções vinculadas;

    ...

    Image Removed

    Image Removed

    ...

      • No tipo de promoção Redução de preço, o preço promocional não pode ser maior ou igual ao preço atual.
      • No tipo de promoção Valor de desconto, o valor de desconto não pode ser maior ou igual ao preço atual.
      • No tipo de promoção Percentual de desconto, o percentual de desconto não pode ser maior ou igual a 100.
      • No tipo de promoção Compre e ganhe, o valor de desconto não pode ser maior que o valor de compra.
      • No tipo de promoção Pack Virtual, a quantidade mínima do pack deve ser múltiplo do campo Quantidade Limite por Cliente. (Recurso Liberado a partir da versão 21.02.039 e 22.01.003)
    • Fluxo de Alocação: definir que uma determinada promoção poderá ser alocada de forma manual, no ambiente de configurações da parceira, para que somente um grupo específico de clientes tenha acesso à referida promoção. (Recurso Liberado a partir da versão 21.02.037 e 22.01.002)
            Sem restrição (padrão de exibição no carregamento inicial);
            Automático;
            Manual.
    • Exige Identificação do Cliente;
    • Exige Registro Completo;
    • Exige Ativação da Oferta;
    • Apura Verba na Venda;
      • Pessoa gera título financeiro da Verba Apurada: ao marcar o botão de Apura Verba na Venda, este campo é habilitado para vincular a pessoa no título. Quando não informada uma pessoa específica para o título, será considerado o fornecedor principal na apuração. Consulte a documentação sobre Geração de Acordo por Estoque e Venda PDV (Concorrente) - MAC0052.
    • Quantidade total alocada: para definir a quantidade total disponível para a ação promocional;
    • Quantidade limite por cliente: para definir o limite de aplicação da promoção, por cliente;
    • Ticket médio mínimo: para informar um valor mínimo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção;
    • Ticket médio máximo: para informar um valor máximo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção.

    Após preencher os campos, clique em Avançar.

    Image Added

    Imagem 2 - Cadastro de Empresas

    Preencha os campos do passo Empresa:

    • Divisão: lista com as divisões cadastradas;
    • Segmento: lista com os segmentos de venda pertencentes à divisão selecionada;
    • Tipo de agrupamento: com as opções Empresa, Grupo de Empresas e Porte, sendo o valor padrão Empresa;
    • Pesquisa de empresas específicas;
    • Tabela
      • Lista de empresas, grupos, ou portes, de acordo com o tipo de agrupamento, e a caixa de seleção no início de cada linha;
      • Para a criação da promoção, é obrigatória a seleção de no mínimo uma empresa, ou um grupo, ou um porte.

    Após informar os campos, clique para Avançar.

    Image Added

    Imagem 3 - Cadastro de Detalhes

    Informe os campos do passo Detalhes:

    • Quando o tipo de promoção é Redução de preçoValor de desconto ou Percentual de desconto:
      • Tipo de acesso aos produtos: combo com as opções Código do produtoCódigo GTIN (EAN/DUN)Código barras interno e Descrição do produto;
      • Produto: campo de busca e exibição do produto selecionado. O produto não deverá estar em promoção normal do ERP, e nem ser inserido mais de uma vez na mesma promoção.
        • Ao clicar no botão de pesquisar do produto, será aberta a lista com todos os produtos, basta selecionar o produto desejado:

          Image Added

    Imagem 4 - Pesquisar Produto

      • Embalagem: com a lista das embalagens do produto ativas para venda, no segmento selecionado. A embalagem padrão de venda é definida no cadastro de famílias, aba Segmentos.
      • Preço atual: será exibido o maior preço atual entre segmento e empresas selecionadas no passo Empresas. O preço atual é o preço praticado no momento, podendo ser de promoção ou não. Se o produto está em promoção normal do ERP, o preço atual é o preço promocional válido no momento, senão é o preço normal. Esse campo não é editável.
      • Preço promocional / Valor de desconto / Percentual de desconto: campo se altera dependendo do tipo de promoção, para informar o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto;
      • Quantidade total alocada: define a quantidade unitária total do produto, reservada para aplicação da promoção. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
      • Quantidade limite por cliente: define a quantidade unitária limite do produto, em que a promoção será aplicada a um mesmo cliente. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
      • Incluir todos os produtos da família: define a ação de incluir automaticamente os demais produtos da mesma família de um produto incluído pelo usuário, caso exista;

    Clique para incluir o produto. Será listado na parte inferior os produtos já incluídos na promoção, com as colunas:

    • Código: código sequencial do produto;
    • Produto: descrição completa do produto;
    • Embalagem: embalagem do produto, definida para a promoção;
    • Preço Atual: preço atual dos itens da promoção;
    • Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto: coluna se altera dependendo do tipo de promoção para exibir o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto dos itens;
    • Margem Atual: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço atual;
    • Margem Promocional: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço promocional, ou preço com desconto;
      • Para o cálculo de margem de lucro do preço, é considerado como base o custo atual do produto, ou seja, o custo visualizado na Consulta de Produtos, a composição do custo líquido depende da configuração de Método de Precificação, definido no cadastro da divisão. Será considerada a empresa que possui o maior custo dentre as empresas selecionadas no passo Empresas. 

      • O custo utilizado no cálculo da margem deve ser proporcional à quantidade da embalagem de preço.

    • Quantidade total alocada: quantidade total do produto reservada para a promoção;
    • Quantidade limite por cliente: quantidade limite do produto a ser aplicada para cada cliente;
    • Gerenciador de Colunas: coluna com o ícone próprio, e ao clicar sobre o ícone, exibe um menu com as colunas disponíveis para visualização, sendo que o padrão de seleção para exibição são as colunas Código (fixo), Produto (fixo), Emb (opcional), Preço Atual (opcional), Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto (fixo);

    Quando o tipo de promoção é Pack Virtual((Recurso Liberado a partir da versão 21.02.038 e 22.01.003), além dos campos acima mencionados, também é demonstrado o campo Qtd. mínima do pack , sendo que o campo é obrigatório para esse tipo de promoção e deverá ser múltiplo do campo Qtd. Limite por cliente(Unidade), caso esse seja informado.

                                                                                        Image Added 
                                                                                                                                  Imagem 5 - Detalhes - Qtd mínima do pack


    Quando o tipo de promoção é Compre e ganhe:

    Image Added

    Imagem 6 - Detalhes - Compre e Ganhe 

    • Comprando a partir de: campo para informar o valor mínimo de compra, em que o cliente terá direito ao desconto;
    • Ganhe: campo para informar o valor de desconto que o cliente terá direito, caso compre um valor igual ou acima do mínimo;

    Após incluir um produto, é possível editar ou excluir por meio do botão de reticências ... :

    Image Added

    Imagem 7 - Editar e Excluir Produto

    Ao concluir, clique no botão de Finalizar, e será exibida a mensagem de sucesso.

    Pesquisar Promoções

    É exibida uma caixa contendo os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação estarão filtrados as promoções por Período vigente e Ativa, além da opção de Remover todos para limpar os filtros;

    • Código: código sequencial das promoções existentes;
    • Descrição: descrição das promoções existentes;
    • Tipo de Promoção: tipo de cada promoção listada;
    • Data Inicial: data de início de cada promoção;
    • Data Final: data fim de cada promoção;
    • Status: situação de cada promoção, sendo: A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa).

    Image Added

    Imagem 8 - Pesquisar Promoções

    A opção representada pela engrenagem é o gerenciador de colunas, nele estão listadas todas as colunas, podendo marcar ou desmarcar as que deseja visualizar:

    Image Added

    Imagem 9 - Gerenciador de Colunas

    No fim da tela, caso tenha mais registros, por meio do botão Carregar mais resultados poderá visualizar as demais promoções.

    Para realizar uma pesquisa mais avançada, clique sobre a opção Busca avançada. Será aberta uma janela, exibindo os seguintes campos:

    • Somente Ativas: para filtrar somente promoções com status Ativo;
    • Período Vigente: para filtrar somente promoções que estão em vigor na data atual, ou seja, a data atual está entre as datas início e data fim das promoções, isto é, a data atual é maior ou igual a data de início da promoção e menor ou igual a data fim de promoção;
    • Período: dois campos de datas para definir um intervalo de filtro das promoções. Será possível editar apenas quando o Período Vigente estiver desmarcado.
    • Tipo da promoção: com as opções Redução de preçoValor de descontoPercentual de desconto e Compre e ganhe, para filtrar somente as promoções de um determinado tipo;
    • Empresas: para selecionar empresas que serão usadas para filtrar promoções vinculadas;
    • Produtos: para selecionar produtos que serão usados para filtrar promoções em que os produtos selecionados estejam incluídos.

    Image Added

    Imagem 10 - Busca Avançada

    Após definir os filtros desejados, clique no botão Aplicar filtros para retornar a tela principal da aplicação, exibindo as promoções conforme os filtros utilizados. 

    Editar e Duplicar

    Para editar ou duplicar uma promoção, basta clicar nas reticências ... ao final da linha, e escolher as opções de Editar ou Duplicar. Ao clicar sobre a opção desejada, será aberta a tela de cadastro para que sejam feitas as alterações.

    Image AddedImagem 11 - Editar e Duplicar

    Na edição e duplicação de promoção, quando desmarcar uma empresa que já esteja pré-selecionada abrirá um aviso informando que os produtos relacionados com aquela empresa serão excluídas. 

    Image AddedImagem 12 - Alteração de empresas

    Ativar e Inativar

    Para ativar ou inativar uma promoção, basta clicar nas reticências ... ao final da linha, e escolher a opção Ativar/Inativar. Ao pressionar, será exibida a mensagem para confirmação:

    Image AddedImagem 13 - Inativar Promoção

    As promoções inativas serão exibidas apenas se o filtro de status ativos estiver desmarcado:

    Image AddedImagem 14 - Status Ativo

    Atividades Relacionadas

    Consultar e Gerenciar Promoções Personalizadas - GET

    Geração de Acordo por Estoque e Venda PDV (Concorrente) - MAC0052

    Image Removed

    Image Removed

    Image Removed

    ...

    Image Removed

    Image Removed

    Image Removed

    Inclusão das Promoções

    O usuário, com permissão de acesso, abre a aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas.

    2. Será exibida a tela inicial, contendo:

    • Título dos registros da aplicação (Promoções Personalizadas);
    • Na linha abaixo:
      • Botão + Cadastrar nova promoção;
      • Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
      • Link para Busca avançada;
    • Mais abaixo, é exibida uma caixa, contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação, sendo Período vigente e Ativa, além de tag Remover todos, para limpar os filtros;
    • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:
      • Código (para exibir o código sequencial das promoções existentes);
      • Descrição (para exibir a descrição das promoções existentes);
      • Tipo de Promoção (para exibir o tipo de cada promoção listada);
      • Data Inicial (para exibir a data de início de cada promoção);
      • Data Final (para exibir a data fim de cada promoção);
      • Status (para exibir a situação de cada promoção, através de círculos, com as letras A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);
      • E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções EditarDuplicar e Inativar.
    • No fim da tela, é exibido o botão Carregar mais resultados.

    3. O usuário aciona o botão + Cadastrar nova promoção;

    4. Será exibida a tela de Cadastrar nova promoção, exibindo guia lateral, com 3 steps: Dados geraisEmpresas e Detalhes. No canto superior direito, são exibidos os botões Cancelar e Avançar.

    5. O primeiro step selecionado é Dados gerais, em que o usuário define as principais informações e parâmetros da promoção.

    6. O usuário clica no botão Avançar, passando para a tela do segundo step: Empresas, em que o usuário define as empresas participantes da promoção.

    7. O usuário clica no botão Avançar, passando para a tela do terceiro step: Detalhes, em que são exibidos os campos:

    • Quando o tipo de promoção é Redução de preçoValor de desconto ou Percentual de desconto:
      • Título do step, concatenando o tipo de promoção;
      • Formulário para inclusão dos produtos, com os campos:
        • Tipo de acesso aos produtos: combo com as opções Código do produtoCódigo GTIN (EAN/DUN)Código barras interno e Descrição do produto;
        • Produto: campo de busca e exibição do produto selecionado;
        • Embalagem: combo que lista as embalagens do produto, ativas para venda, no segmento selecionado no segundo step, por default, é selecionada a embalagem padrão de venda do produto/família;
        • Preço atual: campo que exibe o preço atual do produto (só exibição, não é editável);
        • Preço promocional / Valor de desconto / Percentual de desconto: campo se altera, dependendo do tipo de promoção, para informar o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto;
        • Incluir: botão para incluir o item selecionado na promoção;
        • Quantidade total alocada: campo que define a quantidade unitária total do produto, reservada para aplicação da promoção. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
        • Quantidade limite por cliente: campo que define a quantidade unitária limite do produto, em que a promoção será aplicada a um mesmo cliente. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
        • Incluir todos os produtos da família: componente switch, ligado por padrão, que define a ação de incluir automaticamente os demais produtos da mesma família de um produto incluído pelo usuário, caso exista;
      • Mais abaixo, grid com a lista dos produtos já incluídos na promoção, com as colunas:
        • Código: exibe o código sequencial do produto;
        • Produto: exibe a descrição completa do produto;
        • Emb: exibe a embalagem do produto, definida para a promoção;
        • Preço Atual: exibe o preço atual dos itens da promoção;
        • Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto: coluna se altera, dependendo do tipo de promoção, para exibir o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto dos itens;
        • Margem Atual: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço atual;
        • Margem Promocional: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço promocional, ou preço com desconto;
        • Quantidade total alocada: exibe a quantidade total do produto reservada para a promoção;
        • Quantidade limite por cliente: exibe a quantidade limite do produto a ser aplicada para cada cliente;
        • Gerenciador de Colunas: coluna com o ícone próprio, e ao clicar sobre o ícone, exibe um menu com as colunas disponíveis para visualização, sendo que o padrão de seleção para exibição são as colunas Código (fixo), Produto (fixo), Emb (opcional), Preço Atual (opcional), Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto (fixo);
        • E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções Editar e Excluir.
    • Quando o tipo de promoção é Compre e ganhe:
      • Título do step, concatenando o tipo de promoção;
      • Comprando a partir de: campo para informar o valor mínimo de compra, em que o cliente terá direito ao desconto;
      • Ganhe: campo para informar o valor de desconto que o cliente terá direito, caso compre um valor igual ou acima do mínimo;
    • No canto superior direito, são exibidos os botões CancelarVoltar e Finalizar.

    8. O usuário define os detalhes da promoção e seleciona a próxima ação:

    • Aciona o botão Finalizar, para finalizar a inclusão da promoção, através de uma mensagem de confirmação;
    • Aciona o botão Voltar, para retornar ao step Empresas;
    • Aciona o botão Cancelar, para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.

    9. Se a promoção foi finalizada, retorna para a tela principal da aplicação, com a lista das promoções existentes, exibindo a mensagem de sucesso da promoção criada. Se a promoção foi cancelada, retorna para a tela principal da aplicação, com a lista das promoções existentes.
    Critérios de aceitação e Regras

    Alterar estrutura de banco de dados dos detalhes da promoção, para gravar status dos itens, quantidade total alocada e quantidade limite por cliente, por produto.

    A busca de produtos depende da seleção do filtro Tipo de acesso aos produtos. O mesmo campo de exibição do produto será utilizado para busca.

    • Quando o tipo de acesso é Código do produto, o usuário digita o código sequencial do produto, no campo Produto, e ao teclar Tab, a descrição do produto é exibida, concatenada ao código.
    • Quando o tipo de acesso é Código GTIN (EAN/DUN), o usuário digita o código EAN ou DUN do produto, no campo Produto, e ao teclar Tab, a descrição do produto é exibida, concatenada ao código.
    • Quando o tipo de acesso é Código barras interno, o usuário digita o código de acesso interno do produto, no campo Produto, e ao teclar Tab, a descrição do produto é exibida, concatenada ao código.
    • Quando o tipo de acesso é Descrição do produto, o usuário clica no ícone de lupa, no campo Produto, para abrir modal para a pesquisa dos produtos.

    Ao selecionar um produto, deve ser verificado se o mesmo se encontra em promoção normal do ERP. Caso esteja em promoção, deve ser exibida mensagem de Atenção, informando que o produto está em promoção normal.

    Ao selecionar o produto, no campo de Embalagem, será exibida automaticamente a embalagem padrão de venda do produto, de acordo com o segmento definido no step Empresas. A embalagem padrão de venda é definida no cadastro de famílias, aba Segmentos.

    No combo de Embalagem, devem ser exibidas as embalagens ativas para venda, entre o segmento e as empresas definidas no step Empresas.

    No campo Preço atual, será exibido o maior preço atual entre segmento e empresas selecionadas no step Empresas. O preço atual é o preço praticado no momento, podendo ser de promoção ou não. Se o produto está em promoção normal do ERP, o preço atual é o preço promocional válido no momento, senão é o preço normal válido no momento. Esse campo não é editável.

    Quantidade total alocada: herda a quantidade definida no step Dados Gerais. Campo pode ser nulo.

    Quantidade limite por cliente: herda a quantidade definida no step Dados Gerais. Campo pode ser nulo.

    Ao carregar a página, o indicador Incluir todos os produtos da família é exibido ligado, por padrão, mas o usuário pode desligar. O indicador permanecerá conforme a escolha do usuário, enquanto permanecer no step Detalhes, ou até que se altere novamente.

    Quando ligado o indicador Incluir todos os produtos da família, ao clicar no botão Incluir, deve ser verificado se o produto pertence a uma família que possui outros produtos, e todos os produtos da família serão incluídos automaticamente na promoção.

    Para finalizar a promoção, deve existir pelo menos um produto incluído, caso o tipo da promoção seja Redução de preçoValor de desconto ou Percentual de desconto. Se o tipo da promoção for Compre e ganhe, os dois campos devem possuir valores informados.

    No tipo de promoção Redução de preço, o preço promocional não pode ser maior ou igual ao preço atual.

    No tipo de promoção Compre e ganhe, o valor de desconto não pode ser maior que o valor de compra.

    No tipo de promoção Valor de desconto, o valor de desconto não pode ser maior ou igual ao preço atual.

    No tipo de promoção Percentual de desconto, o percentual de desconto não pode ser maior ou igual a 100.

    Ao utilizar a opção Editar, no menu de opções, da grid de produtos incluídos na promoção, o produto será carregado no formulário de inclusão para que o usuário possa alterar a informação desejada. O botão Incluir é alterado para Alterar. O indicador Incluir todos os produtos da família é alterado para Alterar todos os produtos da família. Ao editar um item, o indicador Alterar todos os produtos da família será ligado por padrão, mas o usuário pode desligar, antes de finalizar a alteração.

    Ao utilizar a opção Excluir, no menu de opções, da grid de produtos incluídos na promoção, o produto é excluído da grid.

    Um produto não pode ser inserido mais de uma vez, na mesma promoção.
    Regras de Negócio

    Para o cálculo de margem de lucro do preço, a ser exibida na aplicação, deve ser considerado como base o custo atual do produto, ou seja, o custo visualizado na Consulta de Produtos. Será considerada a empresa que possui o maior custo dentre as empresas selecionadas no step Empresas.

    Para o cálculo de margem de lucro do preço, sempre é considerado o custo líquido, e a composição do custo líquido depende da configuração de Método de Precificação, definido no cadastro da divisão.

    Para as configurações por segmento de vendas, utilizados no cálculo de margem, será considerado o segmento selecionado no step Empresas.

    O custo utilizado no cálculo da margem deve ser proporcional à quantidade da embalagem de preço.

    Verificar as regras de negócio de cálculo da margem (RN_MARGEM_PRECO) e associadas, os documentos estão anexos.

    Título do step, concatenando o tipo de promoção;

    ...

    Image Removed

    -------

    Tipo de acesso aos produtos: combo com as opções Código do produto, Código GTIN (EAN/DUN), Código barras interno e Descrição do produto;

    Quando o tipo de acesso é Código do produto, o usuário digita o código sequencial do produto, no campo Produto, e ao teclar Tab, a descrição do produto é exibida, concatenada ao código.
    Quando o tipo de acesso é Código GTIN (EAN/DUN), o usuário digita o código EAN ou DUN do produto, no campo Produto, e ao teclar Tab, a descrição do produto é exibida, concatenada ao código.
    Quando o tipo de acesso é Código barras interno, o usuário digita o código de acesso interno do produto, no campo Produto, e ao teclar Tab, a descrição do produto é exibida, concatenada ao código.
    Quando o tipo de acesso é Descrição do produto, o usuário clica no ícone de lupa, no campo Produto, para abrir modal para a pesquisa dos produtos.

    Image RemovedImage Removed

    ...

    Image Removed

    Image Removed

    Image Removed

    Image Removed

    ----------

    Produto: campo de busca e exibição do produto selecionado;
    Ao selecionar um produto, deve ser verificado se o mesmo se encontra em promoção normal do ERP. Caso esteja em promoção, deve ser exibida mensagem de Atenção, informando que o produto está em promoção normal.
    Ao selecionar o produto, no campo de Embalagem, será exibida automaticamente a embalagem padrão de venda do produto, de acordo com o segmento definido no step Empresas. A embalagem padrão de venda é definida no cadastro de famílias, aba Segmentos.

    Image Removed

    Embalagem: combo que lista as embalagens do produto, ativas para venda, no segmento selecionado no segundo step, por default, é selecionada a embalagem padrão de venda do produto/família;

    No combo de Embalagem, devem ser exibidas as embalagens ativas para venda, entre o segmento e as empresas definidas no step Empresas.

    A embalagem já é selecionada a de padrão de venda automaticamente e corretamente, porém se o usuário desejar, pode mudar para outra embalagem ativa, conforme abaixo:

    Image Removed
    Notar que ao alterar a embalagem é demonstrado o preço corretamente da embalagem selecionada.
    Image Removed

    -----------

    Preço atual: campo que exibe o preço atual do produto (só exibição, não é editável);
    No campo Preço atual, será exibido o maior preço atual entre segmento e empresas selecionadas no step Empresas. O preço atual é o preço praticado no momento, podendo ser de promoção ou não. Se o produto está em promoção normal do ERP, o preço atual é o preço promocional válido no momento, senão é o preço normal válido no momento. Esse campo não é editável.

    -O Preço na Empresa 08 é R$5,99 e na Empresa 09 R$ 5,00, a aplicação exibe o preço da empresa 08, que é o maior preço, corretamente:

    • Esse campo, não é editável.
      Image Removed

    ----------

    Preço promocional / Valor de desconto / Percentual de desconto: campo se altera, dependendo do tipo de promoção, para informar o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto;
    No tipo de promoção Redução de preço, o preço promocional não pode ser maior ou igual ao preço atual.
    No tipo de promoção Valor de desconto, o valor de desconto não pode ser maior ou igual ao preço atual.
    No tipo de promoção Percentual de desconto, o percentual de desconto não pode ser maior ou igual a 100.

    • Redução de Preço:
      Image Removed

    *Valor de Desconto:
    Image Removed

    *Percentual de Desconto:
    Image Removed

    ----------------

    Quando o tipo de promoção é Compre e ganhe:
    Título do step, concatenando o tipo de promoção;
    Comprando a partir de: campo para informar o valor mínimo de compra, em que o cliente terá direito ao desconto;
    Ganhe: campo para informar o valor de desconto que o cliente terá direito, caso compre um valor igual ou acima do mínimo;

    No tipo de promoção Compre e ganhe, o valor de desconto não pode ser maior que o valor de compra.

    Image Removed

    ----------

    Quantidade total alocada: campo que define a quantidade unitária total do produto, reservada para aplicação da promoção. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
    Quantidade total alocada: herda a quantidade definida no step Dados Gerais. Campo pode ser nulo.
    e
    Quantidade limite por cliente: campo que define a quantidade unitária limite do produto, em que a promoção será aplicada a um mesmo cliente. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
    Quantidade limite por cliente: herda a quantidade definida no step Dados Gerais. Campo pode ser nulo.

    ...

    Image Removed

    ----------

    Tentando incluir produto que já existe na promoção.

    Image Removed

    ----------

    O Switch de incluir todos os produtos da família, já vem por default 'ligado', conforme print abaixo:
    Image Removed

    Ao Clicar em incluir, todos os produtos pertencentes a família do produto 102, são incluído na grid.
    Image Removed

    ----------

    Mais abaixo, grid com a lista dos produtos já incluídos na promoção, com as colunas:
    Código: exibe o código sequencial do produto;
    Produto: exibe a descrição completa do produto;
    Emb: exibe a embalagem do produto, definida para a promoção;
    Preço Atual: exibe o preço atual dos itens da promoção;
    Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto: coluna se altera, dependendo do tipo de promoção, para exibir o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto dos itens;
    Margem Atual: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço atual;
    Margem Promocional: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço promocional, ou preço com desconto;
    Quantidade total alocada: exibe a quantidade total do produto reservada para a promoção;
    Quantidade limite por cliente: exibe a quantidade limite do produto a ser aplicada para cada cliente;

    Todas as Colunas exibindo corretamente.

    • O Calculo da Margem e Margem Promocional, caso tenha mais de uma empresa selecionada, sempre irá pegar o maior preço e maior custo entre as empresas para a realização do cálculo.

    Image Removed

    -------------

    Gerenciador de Colunas: coluna com o ícone próprio, e ao clicar sobre o ícone, exibe um menu com as colunas disponíveis para visualização, sendo que o padrão de seleção para exibição são as colunas Código (fixo), Produto (fixo), Emb (opcional), Preço Atual (opcional), Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto (fixo);

    Notar, que no protótipo, não é possível o usuário desabilitar as colunas onde foi definido como "FIXO", já na aplicação é possível realizar tal processo.

    • Foi aberto Sub-Task de Correção, porém informado pelo desenvolvedor que o framework utilizando não possui o recurso de deixar as colunas como fixo, portanto, o usuário poderá desabilitar quaisquer colunas. Situação informado ao PO Elias.

    Image Removed

    -------------

    E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções Editar e Excluir.
    Ao utilizar a opção Editar, no menu de opções, da grid de produtos incluídos na promoção, o produto será carregado no formulário de inclusão para que o usuário possa alterar a informação desejada. O botão Incluir é alterado para Alterar. O indicador Incluir todos os produtos da família é alterado para Alterar todos os produtos da família.
    Ao utilizar a opção Excluir, no menu de opções, da grid de produtos incluídos na promoção, o produto é excluído da grid.

    Image Removed

    Image Removed

    Ao alterar de R$5,29 para 5,09, todos os produtos são alterados corretamente.

    Image Removed

    Ao selecionar um item e clicar em Excluir o item é excluído corretamente.

    Image Removed

    Image Removed

    Ao clicar em "Confirmar" o Item 103, é excluído da promoção.

    Image Removed

    --------

    No canto superior direito, são exibidos os botões Cancelar, Voltar e Finalizar.
    O usuário define os detalhes da promoção e seleciona a próxima ação:
    Aciona o botão Finalizar, para finalizar a inclusão da promoção, através de uma mensagem de confirmação;
    Aciona o botão Voltar, para retornar ao step Empresas;
    Aciona o botão Cancelar, para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.

    Image Removed

    Ao clicar em "Voltar", a aplicação volta para a STEP de "Empresa", corretamente.

    Ao clicar em "Avançar" retorna para a STEP de Detalhes, corretamente.

    Image Removed

    Ao clicar em "Cancelar" é para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.

    Image Removed

    Ao clicar em "Confirmar" a promoção é descartada e volta para a tela principal.
    Ao clicar em "Cancelar" volta para a tela da promoção.

    Ao clicar no botão "Finalizar" e "Confirmar"

    Image Removed

    Promoção Salva com Sucesso

    Image Removed