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label | Informações técnicasTécnicas |
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Restrição:Nessa primeira versão não será contemplado a utilização de atendimentos que possuam parâmetros do tipo de atendimento configurados em: Totvs Gestão de Relacionamento com o cliente\Worflow\Tipo do atendimento. |
Informações |
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Pré-RequisitosTOTVS Linha RM:- Versão 12.1.28 ou superior.
Mobile: |
Configurações
Acesso externo ao servidor
Para o funcionamento correto do aplicativo Minhas Aprovações , é necessário que o RM.Host.config e RM.Host.Service.Config esteja devidamente configurado, pois o mesmo terá informações necessárias para o consumo de serviços do aplicativo.
1) Para incluir/editar as portas pelo arquivo de configuração, acesse o diretório C:\totvs\CorporeRM\RM.Net, e edite os arquivos RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config.
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Inclua/edite as tags abaixo, em ambos os arquivos, dentro do escopo das tags appSettings:
<add key="ApiPort" value="8051" />
<add key="HttpPort" value="8051" />
<add key="DefaultDb" value="CorporeRM"/>
Obs.: Neste exemplo utilizamos a porta 8051, caso esta seja utilizada para outra finalidade o departamento de TI deverá informar outra porta para uso.Exemplo:RM.Host.exe.config | RM.Host.Service.exe.config |
<?xml version="1.0"?> <configuration> <appSettings> <add key="JobServer3Camadas" value="false" /> <add key="Port" value="8050" /> <add key="ActionsPath" value="C:\totvs\CorporeRM\RM.Net;C:\totvs\CorporeRM\Corpore.Net\Bin" /> <add key="EnableCompression" value="true" /> <add key="ApiPort" value="8051" /> <add key="HttpPort" value="8051" /> <add key="DefaultDb" value="CorporeRM"/> </appSettings> <runtime> ... | <?xml version="1.0"?> <configuration> <appSettings> <add key="JobServer3Camadas" value="false" /> <add key="Port" value="8050" /> <add key="ActionsPath" value="C:\totvs\CorporeRM\RM.Net;C:\totvs\CorporeRM\Corpore.Net\Bin" /> <add key="EnableCompression" value="true" /> <add key="ApiPort" value="8051" /> <add key="HttpPort" value="8051" /> </appSettings> <runtime> ... |
Importante: Após alterar as configurações de portas é necessário reiniciar o serviço do Host.
2 ) Validação para verificar se os arquivos RM.Host.config e RM.Host.Service.Config foram devidamente configurados:
Digite a URL http://Endereço:APIPort/api/swagger/ui/index
Exemplo:
http://localhost:8051/api/swagger/ui/index
Verifique se a página abaixo foi carregada.
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Configuração Totvs Gestão de Relacionamento com o cliente para o App Minhas Aprovações
Para que o App Minhas Aprovações funcione corretamente, existem algumas configurações que devem ser realizadas no Totvs Gestão de Relacionamento com o cliente.
1) Inserir a URL para acesso.
Observação: A URL solicitada é a mesma configurada no arquivo RM.Host.config , ou seja, http://Endereço:APIPort.
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- Exemplo da URL configurada
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- Após o processo de configuração ser executado, o Totvs Gestão de Relacionamento com o cliente informa que deve ser executado o processo 'Validar tipo de Atendimento'.
Para mais informações sobre esse processo acesse: Tipo de Atendimento - CRM
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2) Configuração do QRCode
- No Totvs Gestão Relacionamento com o cliente no menu principal , pode se gerar link QRCode para utilização do App Minhas Aprovações.
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Informações |
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Para realizar a leitura do QRCode é necessário habilitar parâmetro que permite sua utilização informando o caminho do servidor, caso não esteja configurado a mensagem abaixo será exibida.
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Testando as configurações em um emulador
É possível usar emuladores para executar o aplicativo 'Minhas aprovações', isso pode ser feito de várias formas, uma delas é utilizando a extensão do Chrome para emuladores, segue abaixo o link:
https://chrome.google.com/webstore/detail/android-online-emulator/lnhnebkkgjmlgomfkkmkoaefbknopmja?hl=pt-BR
Após adicionar a extensão, basta fazer upload do apk do aplicativo 'Minhas aprovações'
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Em seguida, é só configurar o caminho do host desejado e usar:
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| Informações técnicas |
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| Informações técnicas |
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label | Fluxo Simplificado |
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title | Fluxo Simplificado |
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| Com objetivo de agilizar o processo de aprovação de usuários foi disponibilizado um parâmetro para que o sistema identifique automaticamente as etapas de aprovação e reprovação.
Abaixo será demonstrado a diferença da utilização de tal configuração ou não.1 - (Sem a configuração) - Neste caso todos os fluxos possíveis são exibidos ao usuário.
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2 - (Com todas as etapas de aprovação e reprovação definidas) Ao informar a finalidade nas etapas:Neste caso a aprovação é bem simples e a aprovação ocorre diretamente sem a necessidade de preenchimento de informações.
Image RemovedObs: Se mais de uma etapa for definida como aprovação neste caso a tela sera exibida ao usuário para definição do fluxo de avanço.
Como configurar as etapas:1- Editar as etapas de Aprovação e informar a finalidade aprovação na aba Configurações do aplicativo Minhas Aprovações.
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2- Editar as etapas de reprovação e informar a finalidade reprovação na aba Configurações do aplicativo Minhas Aprovações.
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Foram disponibilizados nos Objetos Gerenciais dois modelos de relatórios para auxiliar na visualização dos dados para aprovação de tarefas.
Os relatórios são parametrizados por tipo de atendimento, cada modelo de relatório será associado a um tipo de atendimento específico. A parametrização dos relatórios é realizada nos tipos de atendimento na aba Configuração do aplicativo 'Minhas Aprovações' e no anexo etapas. do atendimento na aba Configuração do aplicativo 'Minhas Aprovações'.
Atendimento:
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Anexo Etapa do atendimento
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Para atendimentos gerados a partir de movimentação no TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento foi disponibilizado o relatório CRMREL0001 - Dados para aprovação. O relatório exibe dados dos movimentos incluídos e o fluxo para aprovação gerado no atendimento.
Para atendimentos gerados a partir dos contratos no TOTVS Obras e Projetos foi disponibilizado o relatório CRMREL0002 - Dados para Aprovação - Contrato. O relatório exibe as informações dos contratos e dos itens/objetos associados a ele.
Com o relatório corretamente parametrizado, na geração do atendimento, será gerado o relatório em arquivo pdf no anexo do atendimento em Arquivos anexos do atendimento e pode ser visualizado no Aplicativo Minhas Aprovações e ao clicar no botão Carregar documento.
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Para visualizar a geração de relatórios no aplicativo Minhas Aprovações, deve-se acessar o atendimento gerado no aplicativo e selecionar Dados para aprovação ou os Anexos do atendimento.
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- CRMREL0001 - Dados para aprovação
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- CRMREL0002 - Dados para aprovação - Contrato,
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Criando relatórios personalizados.
É possível criar seus próprios relatórios com dados que se adeguem melhor a sua realidade, para isso, o relatório deve ter uma sentença SQL com a tabela HATENDIMENTOBASE como fonte de dados, essa sentença deve ser filtrada pela chave primária da tabela HATENDIMENTOBASE, que é composta por CODCOLIGADA, CODLOCAL e CODATENDIMENTO, além disso, devem ser incluídos parâmetros nesse relatório para cada um dos campos que compõe a chave, ou seja, CODCOLIGADA, CODLOCAL, CODATENDIMENTO, os 3 parâmetros devem ser do tipo inteiro. Segue abaixo um exemplo de como seria a sentença SQL e os parâmetros do relatório:
Sentença SQL:
SELECT * FROM HATENDIMENTOBASE (NOLOCK)
WHERE CODCOLIGADA = :CODCOLIGADA
AND CODLOCAL = :CODLOCAL
AND CODATENDIMENTO = :CODATENDIMENTO
Dessa forma, é possível usar qualquer campo da tabela de atendimento no relatório, bastando pra isso substituir o * pelos campos desejados, também é possível usar outras tabelas desde que tenham alguma ligação com a tabela de atendimentos, o que ocorre nas integrações.
Abaixo, como os parâmetros devem ser incluídos no relatório:
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label | Personalizações via fórmula |
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O uso de fórmula para definir o repasse de uma etapa, é uma ferramente poderosa e de comum uso no sistema Gestão de relacionamento com cliente, da mesma forma, essa ferramenta também pode ser usada no aplicativo Minhas aprovações, segue abaixo alguns exemplos uteis:
Fórmula para alterar o assunto (ou outro campo) do atendimento
Para isso, os seguintes passos devem ser seguidos:
1 - Criar 3 funções de fórmula conforme imagens abaixo:
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2 - Criar uma sentença SQL que traga as informações desejadas, ela deve conter a tabela HATENDIMENTOBASE filtrada pelas formulas anteriores, essa SQL pode conter qualquer tabela relacionada com a atendimentos, nesse exemplo, iremos acrescentar o id do movimento ao assunto:
SELECT TMOV.IDMOV
FROM HATENDIMENTOBASE (NOLOCK)
LEFT JOIN TMOVATEND (NOLOCK) ON (HATENDIMENTOBASE.CODCOLIGADA = TMOVATEND.CODCOLIGADAATEND AND
HATENDIMENTOBASE.CODLOCAL = TMOVATEND.CODLOCAL AND
HATENDIMENTOBASE.CODATENDIMENTO = TMOVATEND.CODATENDIMENTO)
LEFT JOIN TMOV (NOLOCK) ON (TMOVATEND.CODCOLIGADA = TMOV.CODCOLIGADA AND
TMOVATEND.IDMOV = TMOV.IDMOV)
WHERE HATENDIMENTOBASE.CODCOLIGADA = :FRM_COLIGADA
AND HATENDIMENTOBASE.CODLOCAL = :FRM_CODLOCAL
AND HATENDIMENTOBASE.CODATENDIMENTO = :FRM_CODATEND
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3 - Criar a fórmula que irá alterar o assunto do atendimento e atribui-la a primeira etapa do fluxo, caso a primeira etapa já possua uma fórmula, esses comandos podem ser acrescentado à fórmula existente sem influenciar no seu funcionamento, seguem os comandos:
DECL IDMOV;
DECL NOVOASSUNTO;
EXECSQL( 'SQL_002' );
SETVAR( IDMOV, CONCATENA('Gerado pelo movimento:', RESULTSQL( 'SQL_002', 'IDMOV' ), ''));
SETVAR( NOVOASSUNTO, CONCATENA(IDMOV, CAMPOSATENDIMENTO('ASSUNTOOC'), ' - '));
ALTERARCAMPOATENDIMENTO(CONCATENA('ASSUNTOOC', NOVOASSUNTO, '='));
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Segue abaixo um exemplo de duas tarefas, uma criada com a fórmula de alteração do assunto (código 331) e outra com o texto padrão (código 330)
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| Fluxo Simplificado |
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