O app "Minhas Aprovações" permite aos usuários do TOTVS Aprovações e Atendimento , acessar suas funcionalidades com uma melhor usabilidade e adaptável a qualquer dispositivo mobile como tablets e smartphones.


    Está disponível na Play Store, para dispositivos Android, e na APP Store para os dispositivos IOS.

    Clique nos logos abaixo para ser redirecionado para a página de download do seu sistema operacional:



      






    Restrição:

    Nessa primeira versão somente parâmetros configurados como obrigatórios no tipo de atendimento serão apresentados para preenchimento no App. A configuração dos parâmetros é realizada em: TOTVS Aprovações e Atendimento\Worflow\Tipo do atendimento.

    Pré-Requisitos

    TOTVS Linha RM:

    • Versão 12.1.28 ou superior;
    • Possuir licença do TOTVS Aprovações e Atendimento (RM Agilis).

    Mobile:

    • Android 6.0 ou superior 
    • IOS 8.0 ou superior
    • Acesso à internet
    • Acesso externo ao servidor estar liberado.



    Veja também : Videos How To - App Minhas Aprovações


    Configurações

    Acesso externo ao servidor

    Para o funcionamento correto do aplicativo Minhas Aprovações , é necessário que o RM.Host.config e RM.Host.Service.Config esteja devidamente configurado, pois o mesmo terá informações necessárias para o consumo de serviços do aplicativo. 


    1) Para incluir/editar as portas pelo arquivo de configuração, acesse o diretório C:\totvs\CorporeRM\RM.Net, e edite os arquivos RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config.

    Inclua/edite as tags abaixo, em ambos os arquivos, dentro do escopo das tags appSettings:

    <add key="ApiPort" value="8051" />

    <add key="HttpPort" value="8051" />

    <add key="DefaultDb" value="CorporeRM"/>


    Obs.: Neste exemplo utilizamos a porta 8051, caso esta seja utilizada para outra finalidade o departamento de TI deverá informar outra porta para uso.


    Exemplo:

    RM.Host.exe.config

    RM.Host.Service.exe.config

    <?xml version="1.0"?> 
    <configuration> 
      <appSettings
           <add key="JobServer3Camadas" value="false" /> 
           <add key="Port" value="8050" /> 
           <add key="ActionsPath" value="C:\totvs\CorporeRM\RM.Net;C:\totvs\CorporeRM\Corpore.Net\Bin" /> 
           <add key="EnableCompression" value="true" /> 
           <add key="ApiPort" value="8051" />

          <add key="HttpPort" value="8051" />

          <add key="DefaultDb" value="CorporeRM"/>  </appSettings
    <runtime> 
    ...

    <?xml version="1.0"?> 
    <configuration> 
      <appSettings
           <add key="JobServer3Camadas" value="false" /> 
           <add key="Port" value="8050" /> 
           <add key="ActionsPath" value="C:\totvs\CorporeRM\RM.Net;C:\totvs\CorporeRM\Corpore.Net\Bin" /> 
           <add key="EnableCompression" value="true" /> 
           <add key="ApiPort" value="8051" />

          <add key="HttpPort" value="8051" />

      </appSettings
    <runtime> 
    ...

    Importante: Após alterar as configurações de portas é necessário reiniciar o serviço do Host.



    2 ) Validação para verificar se os arquivos  RM.Host.config e RM.Host.Service.Config  foram devidamente configurados:


     Digite a URL http://Endereço:APIPort/api/swagger/ui/index

        Exemplo: 
                 http://localhost:8051/api/swagger/ui/index

     Verifique se a página abaixo foi carregada.


    Configuração TOTVS Aprovações e Atendimento para o App Minhas Aprovações

    Para que o App Minhas Aprovações funcione corretamente, existem algumas configurações que devem ser realizadas no TOTVS Aprovações e Atendimento.


    1) Inserir a URL para acesso.

        Observação: A URL solicitada é a mesma configurada no arquivo RM.Host.config , ou seja, http://Endereço:APIPort.





















    • Exemplo da URL configurada



    • Após o processo de configuração ser executado, o TOTVS Aprovações e Atendimento  informa que deve ser executado o processo  'Validar tipo de Atendimento'.

                   Para mais informações sobre esse processo acesse: Tipo de Atendimento - TOTVS Aprovações e Atendimento  

                   Veja também : Videos How To - App Minhas Aprovações



    2) Configuração do QRCode


    • No Totvs Aprovações e Atendimento no menu principal , pode se gerar link QRCode para utilização do App Minhas Aprovações.



    Para realizar a leitura do QRCode é necessário habilitar parâmetro que permite sua utilização informando o caminho do servidor, caso não esteja configurado a mensagem abaixo será exibida.



















    Testando as configurações em um emulador


    É possível usar emuladores para executar o aplicativo 'Minhas aprovações', isso pode ser feito de várias formas, uma delas é utilizando a extensão do Chrome para emuladores, segue abaixo o link:

    https://chrome.google.com/webstore/detail/android-online-emulator/lnhnebkkgjmlgomfkkmkoaefbknopmja?hl=pt-BR


    Após adicionar a extensão, basta fazer upload do apk do aplicativo 'Minhas aprovações'

     


    Em seguida, é só configurar o caminho do host desejado e usar:






    Inicializando o aplicativo Minhas Aprovações


    Pressionando o ícone do aplicativo na visão do aparelho móvel, teremos acesso a tela Minhas Aprovações,


    Para realizar a primeira configuração de acesso acesso a opção Configurações 





    Ao clicar em Configurações será exibida uma tela de inicio de configuração , nela será possível escolher a forma de se configurar o aplicativo.




    Para realizar a primeira configuração de acesso poderemos escanear o QR Code, na opção "Configurar com o QRCode" ou a  outra opção manual, "Não Tenho o QRCode, e agora?" caso não possua o QR Code disponível


    Configurar com o QRCode

    Realizar a leitura do QR Code que será disponibilizado no TOTVS Aprovações e Atendimento / Meus Atendimentos / CódigoQR APP


    Não Tenho o QRCode, e agora?

    Caso não possua acesso ao QR Code, pode-se realizar a configuração manualmente, inserindo a URL de acesso ao Portal do Cliente como mostra a imagem abaixo.



    • Ao clicar em Concluir, após o preenchimento da URL corretamente, ou caso a configuração tenha sido feita via QRCode, o usuário será direcionado para a tela de login onde deverá informar o usuário e a senha de acesso.  O campo Lembra senha caso seja ativado, após realizar o primeiro Login, os próximos serão feitos automaticamente.


    • Depois que a configuração do QRCode for feita, é possível passa-la de um aparelho para outro acessando as configurações novamente.




    Com objetivo de agilizar o processo de aprovação de usuários foi disponibilizado um parâmetro para que o sistema identifique automaticamente as etapas de aprovação e reprovação.


    Abaixo será demonstrado a diferença da utilização de tal configuração em dois tipos de atendimentos diferentes.

    1 - (Sem a configuração) - Neste caso todos os fluxos possíveis são exibidos ao usuário aprovador.





    2 - (Com todas as etapas de aprovação e reprovação definidas) Ao informar a finalidade nas etapas:



    3 - Se a etapa do Tipo de Atendimento estiver com o Grupo de atendentes preenchido e Mostrar atendentes do grupo marcado, após avançar etapa 

    o campo de Atendentes do grupo será exibido trazendo todos os Atendentes do grupo.


    Neste caso, é possível perceber que o fluxo de aprovação é bem simples e ocorre diretamente sem a necessidade de preenchimento de informações.

    Obs: Se mais de uma etapa for definida como aprovação neste caso a tela sera exibida ao usuário para definição do fluxo de avanço.


    Como configurar as etapas:


    1- Editar as etapas de Aprovação e informar a finalidade aprovação na aba Configurações do aplicativo Minhas Aprovações.






    2- Editar as etapas de reprovação e informar a finalidade reprovação na aba Configurações do aplicativo Minhas Aprovações.






    Nos Dados para Aprovação, o usuário poderá visualizar os dados detalhados da tarefa que está sendo aprovada.

    A demonstração destes dados ocorrerá através dos relatórios que estiverem configurados no cadastro do respectivo tipo do atendimento do TOTVS Aprovações e Atendimento.

    Os relatórios são parametrizados no tipo de atendimento, sendo cada modelo de relatório associado a uma etapa do tipo de atendimento, ou seja, para um mesmo tipo de atendimento podem ser configurados vários modelos de relatório conforme a etapa do fluxo em que o atendimento se encontra.

    Caso em todas as etapas vá ser utilizado o mesmo relatório, basta informá-lo apenas na primeira etapa, senão em cada etapa deve ser informado o respectivo relatório. A parametrização dos relatórios é realizada nos tipos de atendimento no anexo etapas do atendimento na aba Configuração do aplicativo 'Minhas Aprovações'.


    Anexo Etapa do atendimento

    Para atendimentos gerados a partir de movimentação no TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento foram disponibilizados os relatórios CRMREL0010 - WorkFlow Minhas Aprovações - Movimento CRMREL0001 - Dados para aprovação - Movimento. Ambos os relatórios exibem dados dos movimentos incluídos e o fluxo para aprovação gerado no atendimento, e diferem no formato.

    Para atendimentos gerados a partir dos contratos no TOTVS Obras e Projetos foi disponibilizado o relatório CRMREL0011 - WorkFlow Minhas Aprovações - Contratos CRMREL0002 - Dados para Aprovação - Contrato. Os relatórios exibem as informações dos contratos e dos itens/objetos associados a ele.

    Para atendimentos gerados a partir de Requisições de Aumento de Quadro do TOTVS Gestão de Pessoas, foi disponibilizado os relatórios CRMREL0014 - WorkFlow Minhas Aprovações - Requisição de Aumento de Quadro CRMREL0003 - Dados para aprovação - Requisição de Aumento de Quadro, que trazem as informações e competências necessárias para atender a  requisição que deu origem à tarefa.

    Para atendimentos gerados a partir de Requisições de Desligamento do TOTVS Gestão de Pessoas, foram disponibilizados os relatórios CRMREL0012 - WorkFlow Minhas Aprovações - Requisições de Desligamento CRMREL0004 - Dados para aprovação - Requisição de Desligamento, ambos trazem as informações e competências necessárias para atender a requisição que deu origem à tarefa. 

    Para atendimentos gerados a partir de uma Requisição de Alteração de dados funcionais do TOTVS Gestão de Pessoas, foram disponibilizados os relatórios CRMREL0013 - WorkFlow Minhas Aprovações - Alteração de Dados Funcionais ou CRMREL0005 - Dados para aprovação - Alteração de Dados Funcionais, que trazem as informações referentes ao tipo de requisição de alteração de função. Eles diferem apenas no formato, pois o primeiro foi desenvolvido para visualização em celular e o segundo em formato A4, respectivamente.

    Foi disponibilizado também entre os objetos gerenciais, o relatório CRMREL0006 - Workflow Minhas Aprovações - Pedido de Material, que traz as informações referentes as requisições de materiais incluídas a partir do TOTVS Obras e Projetos.

    Para atendimentos gerados a partir de adiantamentos do contrato, foi disponibilizado o relatório CRMREL0007 - Workflow Minhas Aprovações - Adiantamento , que traz as informações referentes ao adiantamento de contratos incluídos no TOTVS Obras e Projetos. 

    O relatório CRMREL0008 - Workflow Minhas Aprovações - Liberação de Período, traz as informações (medições, deduções e retenções ) referentes ao período liberado dos contratos incluídos no TOTVS Obras e Projetos.

    Foi disponibilizado também utilizando um modelo diferente de lista entre os objetos gerenciais, o relatório CRMREL0009 - Workflow Minhas Aprovações - Liberação de Período, mantendo o formato do Boletim de medição, que também traz as informações (medições, deduções e retenções ) referentes ao período liberado de contratos incluídos no TOTVS Obras e Projetos.

    Com o relatório corretamente parametrizado, na geração do atendimento, será gerado o relatório em arquivo pdf no anexo do atendimento em Arquivos anexos do atendimento e pode ser visualizado no Aplicativo Minhas Aprovações e ao clicar no botão Carregar documento.




    Para visualizar a geração de relatórios no aplicativo Minhas Aprovações, deve-se acessar o atendimento gerado no aplicativo e selecionar Dados para aprovação ou os Anexos do atendimento.



    Abaixo os modelos dos relatórios citados acima e disponíveis no book:


    • CRMREL0010 - WorkFlow Minhas Aprovações - Movimento 



    • CRMREL0001 - Dados para aprovação - Movimento


         


    • CRMREL0011 - WorkFlow Minhas Aprovações - Contratos

    Contrato de Serviço:

          

    Contrato de Insumo:

          


    • CRMREL0002 - Dados para aprovação - Contrato


         


    • CRMREL0014 - WorkFlow Minhas Aprovações - Requisição de Aumento de Quadro


           


    • CRMREL0003 - Dados para aprovação - Requisição de Aumento de Quadro


         


    • CRMREL0012 - WorkFlow Minhas Aprovações - Requisições de Desligamento


       


    • CRMREL0004 - Dados para aprovação - Requisição de Desligamento


         


    • CRMREL0013 - WorkFlow Minhas Aprovações - Alteração de Dados Funcionais


         


    • CRMREL0005 - Alteração de Dados Funcionais


         


    • CRMREL0006 - Workflow Minhas Aprovações - Pedido de Material

         

           


    • CRMREL0007 - WorkFlow Minhas Aprovações - Adiantamentos


        


    • CRMREL0008 - Workflow Minhas Aprovações - Liberação de Período

    Contrato de serviço:

                

    Contrato de Insumo:

              


    • CRMREL0009 - Workflow Minhas Aprovações - Liberação de Período






    Criando relatórios personalizados.

    É possível criar seus próprios relatórios com dados que se adeguem melhor a sua realidade, para isso, o relatório deve ter uma sentença SQL com a tabela HATENDIMENTOBASE como fonte de dados, essa sentença deve ser filtrada pela chave primária da tabela HATENDIMENTOBASE, que é composta por CODCOLIGADA, CODLOCAL e CODATENDIMENTO, além disso, devem ser incluídos parâmetros nesse relatório para cada um dos campos que compõe a chave, ou seja, CODCOLIGADA, CODLOCAL, CODATENDIMENTO, os 3 parâmetros devem ser do tipo inteiro. Segue abaixo um exemplo de como seria a sentença SQL e os parâmetros do relatório:


    Sentença SQL:

    SELECT * FROM HATENDIMENTOBASE (NOLOCK) 

                  WHERE CODCOLIGADA       = :CODCOLIGADA 

                  AND     CODLOCAL              = :CODLOCAL 

                  AND    CODATENDIMENTO = :CODATENDIMENTO


    Dessa forma, é possível usar qualquer campo da tabela de atendimento no relatório, bastando pra isso substituir o * pelos campos desejados, também é possível usar outras tabelas desde que tenham alguma ligação com a tabela de atendimentos, o que ocorre nas integrações.

    Abaixo, como os parâmetros devem ser incluídos no relatório:



    Segue abaixo um exemplo de duas tarefas, uma criada com uma fórmula de personalização do assunto (código 331) e outra com o texto padrão (Nome do Tipo de Atendimento) 

    Tarefa de código 331 com personalização.

    Tarefa de código 330 sem personalização.



    O uso de fórmula para definir o repasse de uma etapa, é uma ferramente poderosa e de comum uso no sistema TOTVS Aprovações e Atendimento, da mesma forma, essa ferramenta também pode ser usada no aplicativo Minhas aprovações, segue abaixo alguns exemplos uteis:


    Fórmula para alterar o assunto (ou outro campo) do atendimento

    Para isso, os seguintes passos devem ser seguidos:

    1 - Criar 3 funções de fórmula conforme imagens abaixo:





    2 - Criar uma sentença SQL que traga as informações desejadas, ela deve conter a tabela HATENDIMENTOBASE filtrada pelas formulas anteriores, essa SQL pode conter qualquer tabela relacionada com a atendimentos, nesse exemplo, iremos acrescentar o id do movimento ao assunto:

    SELECT TMOV.IDMOV 
    FROM HATENDIMENTOBASE (NOLOCK) 
    LEFT JOIN TMOVATEND (NOLOCK) ON (HATENDIMENTOBASE.CODCOLIGADA = TMOVATEND.CODCOLIGADAATEND AND
    HATENDIMENTOBASE.CODLOCAL = TMOVATEND.CODLOCAL AND
    HATENDIMENTOBASE.CODATENDIMENTO = TMOVATEND.CODATENDIMENTO)
    LEFT JOIN TMOV (NOLOCK) ON (TMOVATEND.CODCOLIGADA = TMOV.CODCOLIGADA AND
    TMOVATEND.IDMOV = TMOV.IDMOV)
    WHERE HATENDIMENTOBASE.CODCOLIGADA = :FRM_COLIGADA
    AND HATENDIMENTOBASE.CODLOCAL = :FRM_CODLOCAL
    AND HATENDIMENTOBASE.CODATENDIMENTO = :FRM_CODATEND



    3 - Criar a fórmula que irá alterar o assunto do atendimento e atribui-la a primeira etapa do fluxo, caso a primeira etapa já possua uma fórmula, esses comandos podem ser acrescentado à fórmula existente sem influenciar no seu funcionamento, seguem os comandos:


    DECL IDMOV;
    DECL NOVOASSUNTO;
    EXECSQL( 'SQL_002' );
    SETVAR( IDMOV, CONCATENA('Gerado pelo movimento:', RESULTSQL( 'SQL_002', 'IDMOV' ), ''));
    SETVAR( NOVOASSUNTO, CONCATENA(IDMOV, CAMPOSATENDIMENTO('ASSUNTOOC'), ' - '));
    ALTERARCAMPOATENDIMENTO(CONCATENA('ASSUNTOOC', NOVOASSUNTO, '='));



    Ao utilizar mais de uma sentença sql com o mesmo código e vincular a mesma no parâmetro "Consulta SQL a ser utilizada para recuperar os registros para a visão de atendimentos" é importante que os campos sejam informados em ordem , e não é recomendado o uso do * . 





    É possível configurar parâmetros do tipo de atendimento: TOTVS Aprovações e Atendimento\ Anexo \ Parâmetro do Tipo de Atendimento



    E também é possível configurar  campos do atendimento e parâmetros do tipo de atendimento como obrigatórios.

    Estes parâmetros e campos são definidos na etapa do atendimento no TOTVS Aprovações e Atendimento \Worflow\ Tipo de atendimento\Anexo \ Etapas

    Ao editar a etapa na aba campos obrigatórios é possível habilitar se é obrigatório ou não nas abas "Campos obrigatórios" e "Campos necessários da etapa anterior".



    Após realizar a configuração dos campos e/ou parâmetros que serão obrigatórios a baixo segue imagem de como fica a visualização no TOTVS Aprovações e Atendimento. 


    Observação: Só estará visível somente na etapa que foi configurado.



    Agora um exemplo de como é  visualizado no App Minhas aprovações: 


         


    Após informar no App Minhas Aprovações as informações  obrigatórias e salvar , a alteração dessas informações neste primeiro momento será realizada somente no TOTVS Aprovações e Atendimento.



    Para a correta utilização das aprovações de Requisições do Vitae pelo aplicativo minhas aprovações se faz necessário a realização da configuração abaixo.

    Atenção: A partir da realização destas configuração todas as aprovações passam a ser realizadas exclusivamente pelo aplicativo e não mais pelo Portal do RH.


    1 - Configurar o Tipo de Atendimento


    Observação: Caso não encontre o Serviço RHU disponível. Favor entrar em contato com o suporte Agilis para disponibilização de script para inclusão da opção do Serviço de RHU nas integrações Agilis.

    2 - Configurar as ações do Fluxo do Atendimento



     TOTVS Aprovações e Atendimento é possível a elaboração de WorkFlows para bloqueio da execução de processos.

    No documento abaixo é demonstrado o passo a passo de como realizar a configuração de um workflow em qualquer processo ou cadastro na linha RM.

    Fluxo de Atendimentos (Global)